Prefeitura de Brumado

Pressione Enter para pesquisar ou ESC para sair

MATEUS AUTO CENTER TOP
A Quitanda
Disbahia
Amorim Pisos

Candidatas e candidatos não podem ser presos

21 Set 2026 / 13h00
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Candidatas e candidatos não podem ser presos
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O Código Eleitoral estabelece períodos específicos em que candidatas e candidatos, eleitoras e eleitores, mesárias, mesários e fiscais de partido não podem ser presos, ressalvadas as exceções previstas na legislação. As restrições têm prazos distintos, conforme a condição da pessoa e o período eleitoral.  

Candidatas e candidatos 

As candidatas e os candidatos que disputam o 1º turno das Eleições 2026, marcado para 4 de outubro, não podem ser detidos ou presos a partir de 15 dias antes da votação até 48 horas depois do encerramento do pleito. A restrição também se aplica às pessoas que continuam na disputa do 2º turno, agendado para 25 de outubro, pelo mesmo intervalo de 15 dias antes da votação até 48 horas após o encerramento. 

A exceção prevista no Código Eleitoral é o flagrante delito. Nessa hipótese, a pessoa detida deve ser conduzida imediatamente à presença de um juiz competente, que avaliará a legalidade da prisão. 

Eleitoras e eleitores 

Para o eleitorado, a restrição à prisão começa cinco dias antes da votação e se estende até 48 horas após o encerramento do pleito. Nesse período, a prisão somente pode ocorrer em caso de flagrante delito, de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou em caso de descumprimento de salvo-conduto emitido pela Justiça Eleitoral. 

Mesárias, mesários e fiscais 

Mesárias, mesários e fiscais de partido também são abrangidos pelas regras do Código Eleitoral. Durante o período previsto em lei, não podem ser presos ou detidos, salvo em caso de flagrante delito.  

A restrição se aplica às pessoas que exercem essas funções eleitorais, observadas as condições e os prazos estabelecidos na legislação.  

Comentários

    Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Comentar notícia
Adicione e Participe

Textos, Fotos e Vídeos

77 99992-3542
Top Acessadas


Tragédia na BA-262: cantor Natanael Santana morre em acidente entre Brumado e Aracatu
Tragédia na BA-262: cantor Natanael Santana morre em acidente entre Brumado e Aracatu
06 Set 2026 / 08h00
Brumado está entre as cidades-alvo da Operação Eirene II, deflagrada pela FICCO/BA, PM, PC e PF contra organização criminosa
Brumado está entre as cidades-alvo da Operação Eirene II, deflagrada pela FICCO/BA, PM, PC e PF contra organização criminosa
16 Set 2026 / 06h10
PM atualiza balanço e confirma recuperação de 32 celulares furtados durante show de Gusttavo Lima em Goiânia
PM atualiza balanço e confirma recuperação de 32 celulares furtados durante show de Gusttavo Lima em Goiânia
14 Set 2026 / 10h16
Vídeo: Carreta-cegonha se envolve em acidente seguido de incêndio e interdita BR-116 na Bahia
Vídeo: Carreta-cegonha se envolve em acidente seguido de incêndio e interdita BR-116 na Bahia
10 Set 2026 / 18h00
Nova Avenida Agnelo Azevedo ganha primeira ciclovia de Brumado, com mais de 2,7 km de extensão
Nova Avenida Agnelo Azevedo ganha primeira ciclovia de Brumado, com mais de 2,7 km de extensão
09 Set 2026 / 07h30
Comentários


Jorge Timbó comentou em:
Prefeito Fabrício Abrantes anuncia licitação para a segunda etapa da Barragem de Cristalândia em Brumado
Otrebla seravat sotnas comentou em:
Policlínica Manoel Fernandes registra crescimento de 180% nos atendimentos e terá espaço requalificado inaugurado neste sábado (29)
Joao comentou em:
Fabrício Abrantes inaugura Praça Solon Milton Castro no centro de Brumado
Queiroz Santos comentou em:
Vinte e uma cidades recebem a Operação Gatonet da Neoenergia Coelba a partir de segunda-feira; confira a programação
Valmon comentou em:
Governo da Bahia homologa licitação para pavimentação de 30,77 km da BA-569 em Livramento
Genes Academia
Arquivo


2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
Café Brumado