Agora Sudoeste
Agora Sudoeste

Polícia Militar apreende dezenas de Cigarros Eletrônicos em Brumado

Polícia Militar apreende dezenas de Cigarros Eletrônicos em Brumado
Foto - Divulgação / Polícia Militar

A Polícia Militar apreendeu dezenas de cigarros eletrônicos durante uma fiscalização de rotina na estação rodoviária de Brumado, no início da tarde deste sábado (20). A ação foi conduzida por militares da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO). Durante a abordagem a um ônibus interestadual que fazia a linha São Paulo/Seabra, os policiais realizaram uma inspeção no compartimento de cargas. Durante a fiscalização, encontraram uma caixa contendo cigarros eletrônicos e insumos que estavam desacompanhados de documentação fiscal. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Brumado, juntamente com toda a mercadoria apreendida, para as medidas legais cabíveis. Após a apreensão, o ônibus foi liberado e seguiu viagem conforme programado.



Partido Liberal Publica Edital de Convocação para Convenção Partidária em Brumado

Partido Liberal Publica Edital de Convocação para Convenção Partidária em Brumado
Foto - Divulgação

O Partido Liberal (PL) publicou, nesta sexta-feira, (19/07) o edital de convocação para a sua convenção partidária, que será realizada no próximo dia 30 de julho. O evento acontecerá na sede do partido, a partir das 19h, e contará com a presença de membros e filiados do partido. A convenção partidária é um momento crucial para o partido, onde serão discutidas as diretrizes e estratégias para as próximas eleições, além da escolha dos candidatos que representarão o PL nas urnas. Em Brumado, o Partido Liberal tem se destacado pela defesa das pautas conservadoras, desenvolvimento econômico e agronegócio, sempre visando o bem-estar da comunidade local. De acordo com o presidente do diretório municipal, Cláudio Márcio Leite dos Santos, a expectativa é muito boa. "Estamos convocando todos os membros do nosso partido para que juntos possamos definir os rumos do nosso futuro. É uma oportunidade de discutir ideias e fortalecer nossa união", afirmou Cláudio Leite.


CIPE Sudoeste Prende Suspeito com Grande quantidade de drogas em Brumado

CIPE Sudoeste Prende Suspeito com Grande quantidade de drogas em Brumado
Foto - Divulgação / Cipe Sudoeste

Nesta sexta-feira (19), às 13h30, uma guarnição da CIPE Sudoeste flagrou um caso de tráfico de drogas em Brumado. Enquanto se deslocavam para a cidade de Livramento de Nossa Senhora, os policiais avistaram um indivíduo que, mesmo apresentando uma certa deficiência, tentou fugir rapidamente ao perceber a aproximação da viatura. O suspeito carregava uma sacola, o que levantou ainda mais a suspeita da equipe. Os policiais alcançaram e abordaram o homem, encontrando na sacola três tabletes de substância análoga à maconha. Questionado sobre a procedência do material, o suspeito indicou sua residência, que estava com o portão aberto, permitindo a entrada dos policiais. Na residência, os agentes encontraram uma grande quantidade de entorpecentes armazenados em baldes de leite. Ao todo, foram apreendidos 37 tabletes de substância análoga à maconha, um saco de farinha cheio de maconha, 15 porções médias e 7 pequenas da mesma substância. Além disso, os policiais encontraram uma balança de precisão média da marca Só Qualidade, uma balança de precisão pequena da marca Minimen, um supressor de ruído de arma de fogo portátil, uma luneta tática, 19 munições de calibre .45, 16 munições de calibre 9mm e embalagens plásticas para acondicionamento. O suspeito e todo o material apreendido foram levados para a 20ª COORPIN em Brumado, onde foram tomadas as medidas legais cabíveis.



PRF apreende arsenal de armas em veículo durante fiscalização em Barreiras

PRF apreende arsenal de armas em veículo durante fiscalização em Barreiras
Foto - Divulgação / PRF-BA

Hoje (19), por volta das 14h30, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava fiscalização de trânsito e combate ao crime em frente ao Posto da PRF em Barreiras (BA), quando ordenou a parada de um veículo FIAT/MOBI. O veículo estava sendo conduzido por um homem que apresentou sinais de nervosismo durante a abordagem. Além da análise da documentação obrigatória, foram verificadas as condições dos equipamentos obrigatórios do veículo. Ao inspecionar as luzes espia do painel, a equipe notou que o aparelho multimídia estava mal encaixado e um forro preto, não condizente com as características do veículo, estava visível atrás do equipamento. Diante das respostas desconexas do condutor e seu nervosismo extremo quando questionado sobre o aparelho, a equipe procedeu com uma fiscalização aprofundada. Pela fresta no aparelho multimídia, os agentes avistaram uma pistola, o que levou à remoção do equipamento e descoberta de um farto arsenal de armas. No total foram apreendidos 4 fuzis calibre 556, 2 carabinas calibre 9mm, 2 pistolas calibre 9mm e 1 revólver calibre .38.  Além das armas, foram apreendidos vários carregadores e acessórios como supressores e handstop, que garantem maior precisão e conforto na utilização do equipamento. O condutor foi informado de sua prisão em flagrante e conduzido para a Delegacia de Polícia Federal de Barreiras-BA para os procedimentos cabíveis. Questionado, ele revelou que havia pegado o veículo carregado com as armas em Luís Eduardo Magalhães (BA) e que deveria entregá-lo em Salvador (BA). O condutor, o veículo, as armas, munições e todo o material ilícito apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Barreiras,  onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis.


Veículo capota e quase cai na Barragem Luiz Vieira em Rio de Contas

Veículo capota e quase cai na Barragem Luiz Vieira em Rio de Contas
Foto - Leitor / Agora Sudoeste

Na manhã desta sexta-feira (19/07), um acidente impressionante ocorreu em Rio de Contas, quando um veículo capotou e quase caiu dentro da Barragem Luiz Vieira. O carro, que sofreu graves danos, ficou a poucos metros de entrar na água do manancial. No momento do acidente, o veículo transportava duas pessoas: o condutor e uma passageira. Apesar da gravidade do capotamento, a passageira não sofreu ferimentos, enquanto o condutor, que teve algumas lesões, foi socorrido e encaminhado consciente para uma unidade hospitalar.



Conselho de Segurança de Brumado convoca eleição para nova diretoria

Conselho de Segurança de Brumado convoca eleição para nova diretoria
Foto - Divulgação

O Conselho de Segurança de Brumado (Conseg) publicou o Edital 001/2024, convocando todos os seus membros para uma importante reunião. O encontro será realizado no dia 25 de setembro de 2024, às 19 horas, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Brumado. De acordo com o presidente do Conseg, Irenaldo Muniz, a reunião tem como principal objetivo a eleição da nova diretoria que atuará no período de 2024 a 2026. Esta convocação está em conformidade com o Estatuto do Conseg, especificamente o Art. 50, § 1°.  A participação de todos os membros é essencial para assegurar que o processo eleitoral seja conduzido de forma transparente e representativa. A nova diretoria terá a responsabilidade de continuar o trabalho de promoção da segurança e bem-estar da comunidade de Brumado.



MDB de Brumado convoca Convenção Municipal para Eleições de 2024

MDB de Brumado convoca Convenção Municipal para Eleições de 2024
Foto - Divulgação

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Brumado, na Bahia, anunciou a convocação de sua convenção municipal, que será realizada no dia 5 de agosto de 2024. O evento, marcado para ocorrer das 9h às 17h, será sediado na Rua Tibúrcio Leite, número 70, no Centro da cidade. De acordo com João Nolasco da Costa, presidente da Comissão Executiva Municipal do MDB, todos os membros do diretório municipal e filiados com domicílio eleitoral em Brumado estão convidados a participar. A convenção abordará uma série de pontos cruciais para a preparação do partido para as próximas eleições municipais, programadas para 6 de outubro de 2024. A ordem do dia da convenção inclui: Decisão sobre candidatura ou coligação majoritária; Escolha dos candidatos que concorrerão nas eleições municipais; Escolha de dois delegados do partido; Designação de um representante para atuar junto à Justiça Eleitoral; Delegação de poderes à Comissão Executiva Municipal para celebrar coligações com outros partidos e para gerir a chapa de candidatos às eleições proporcionais; Sorteio dos números dos candidatos a vereador; Discussão de outros assuntos de interesse partidário e eleitoral.


PMB declara apoio à Pré-Candidatura de Guilherme Bonfim a Prefeito de Brumado

PMB declara apoio à Pré-Candidatura de Guilherme Bonfim a Prefeito de Brumado
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Em um movimento significativo para as eleições municipais de Brumado, o Partido da Mulher Brasileira (PMB) declarou oficialmente seu apoio à pré-candidatura de Guilherme Bonfim para prefeito. A declaração foi feita pelo presidente estadual do PMB, Vanderlei Santos, e consolidada durante uma reunião com os pré-candidatos a vereadores do partido na noite de ontem. “Olá,  meus amigos, aqui é Vanderlei Santos, presidente estadual do Partido da Mulher Brasileira. Estou agora aqui com nosso pré-candidato a prefeito Guilherme, onde eu e a comissão municipal vamos dar apoio à sua pré-candidatura a Prefeito de Brumado,” afirmou Vanderlei Santos. O apoio do PMB vem para somar forças aos já apoios dos partidos PT, PCdoB, PV, PSB, PSD, PODEMOS e PDT, consolidando uma ampla frente partidária em torno da pré-candidatura de Guilherme Bonfim. “A união desses partidos fortalece ainda mais a minha posição na corrida eleitoral, trazendo uma diversidade de perspectivas e um compromisso renovado com o desenvolvimento de Brumado”, afirmou Guilherme Bonfim.


Colisão na BA-148 resulta em morte de jovem de 24 anos

Colisão na BA-148 resulta em morte de jovem de 24 anos
Foto - Divulgação / PRE-BA

Um trágico acidente de trânsito resultou na morte de um jovem de 24 anos na manhã desta sexta-feira (19). A colisão traseira ocorreu por volta das 06h00 na rodovia BA-148, no trecho entre Condeúba e Cordeiros, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações fornecidas pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a Central da PRE foi informada do acidente às 07h30. O incidente envolveu um automóvel Fiat Uno Mille EP, conduzido por um homem, de 58 anos, e uma motocicleta Honda CG 160 Start, pilotada por Rafael V. D. O., de 24 anos. A colisão resultou em danos materiais significativos e, tragicamente, Rafael V. D. O. não resistiu aos ferimentos, falecendo no local do acidente. A guarnição da PRE foi imediatamente deslocada para o local para registrar a ocorrência e encaminhar o caso à Delegacia competente para investigação.



Operação investiga esquema de propina para concessão de licenças ambientais do Inema em Salvador, Camaçari, Guanambi e Riacho de Santana

Operação investiga esquema de propina para concessão de licenças ambientais do Inema em Salvador, Camaçari, Guanambi e Riacho de Santana
Foto - Divulgação / MP-BA

Seis pessoas, entre elas servidores e ex-funcionários do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), foram alvos na manhã desta sexta-feira, dia 19, da ‘Operação Ceres’, deflagrada pelo Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Atuação de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e da Promotoria de Justiça de Proteção da Moralidade Administrativa, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Companhia Independente de Policiamento Especializado da Região Sudoeste da Polícia (Cipe Sudoeste) e do Comando de Policiamento Regional do Extremo Sul da Bahia, da Polícia Militar. Elas são investigadas por crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e de associação criminosa. Segundo as investigações, elas estariam envolvidas em esquema de pagamento de propinas, no total de quase R$ 16,5 milhões, cobradas para viabilizar ilegalmente a concessão de licenças ambientais e autorizações de supressão de vegetação, entre os anos de 2019 e 2023. As investigações apontam que o pagamento de propinas foi realizado, na maior parte, por fazendeiros ou empresas relacionadas a empreendimentos rurais do oeste do estado, via depósitos bancários nas contas de um dos investigados. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em endereços residenciais nos municípios de Salvador, Camaçari, Guanambi e Riacho de Santana e em uma empresa, na cidade de Lauro de Freitas. A pedido do MP, a 1ª Vara Criminal Especializada da capital também determinou a suspensão das funções de um técnico do Inema e o sequestro de bens dos investigados. O material apreendido (documentos, celulares, computadores, jóias) será submetido a conferência e análise pelos promotores de Justiça e, posteriormente, encaminhado aos órgãos competentes para adoção das medidas cabíveis. Na mitologia romana, Ceres é a deusa da agricultura e da fecundidade da terra.


Acidente na BA-617 em Caculé resulta na morte de casal de idosos

Acidente na BA-617 em Caculé resulta na morte de casal de idosos
Foto - Leitor / Agora Sudoeste

Na noite desta quinta-feira, 18 de julho, um trágico acidente de trânsito ocorreu na BA-617, na cidade de Caculé, sentido saída para Ibiassucê. A 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada por volta das 18h30 para atender a ocorrência. No local, foi constatado que um veículo Toro havia colidido na traseira de uma motocicleta. O impacto resultou na morte instantânea do casal que estava a bordo da moto. As vítimas foram identificadas como Geraldo Alves Azevedo, de 69 anos, e Naova Soares Bonfim Alves, de 67 anos, ambos moradores de Caculé. A área do acidente foi prontamente isolada pela polícia até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que realizou a perícia no local. Após os procedimentos, os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi para serem necropsiados.


Brasil tem 7,6 mil comunidades quilombolas, mostra Censo

Brasil tem 7,6 mil comunidades quilombolas, mostra Censo
Foto - Reprodução

A população quilombola no país era formada por 7.666 comunidades que habitavam 8.441 localidades em 25 Unidades da Federação. Esse conjunto soma 1,3 milhão de pessoas. Os dados fazem parte de mais um suplemento do Censo 2022, divulgado nesta sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O instituto explica que algumas das comunidades são formadas por integrantes em mais de uma localidade. Isso justifica o fato de haver 775 mais agrupamentos do que comunidades. Segundo o gerente de Territórios Tradicionais e Áreas Protegidas do (IBGE), Fernando Damasco, o pertencimento às comunidades está relacionado a “questões étnicas, históricas e sociais”. “A localidade é o lugar onde tem aglomeração de pessoas. Já a comunidade expressa o vínculo étnico e comunitário que extrapola a localização espacial”, descreve.


CDL de Brumado realiza sorteio da Campanha de São João de Prêmios

CDL de Brumado realiza sorteio da Campanha de São João de Prêmios
Foto - Divulgação

Nesta sexta-feira, 19 de julho/ às 17h, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado (CDL) promove o aguardado sorteio dos prêmios da Campanha de São João de Prêmios. A iniciativa tem como objetivo incentivar o comércio local e premiar os consumidores que prestigiaram as lojas participantes durante o período de festas juninas. O grande destaque do sorteio é uma moto NXR Bross ESDD 0 KM, que promete transformar a vida de um felizardo ganhador. Além da moto, serão sorteados 10 vales-compra no valor de R$ 500,00 cada, proporcionando aos consumidores premiados a oportunidade de realizar novas compras no comércio da cidade. A CDL também valoriza os vendedores que desempenham um papel fundamental na campanha. O vendedor do cupom sorteado para a moto 0 KM será contemplado com um vale-compra de R$ 1.000,00, reconhecendo sua dedicação e esforço na promoção da campanha.


PM apreende 5 armas e 431 munições em Jequié

PM apreende 5 armas e 431 munições em Jequié
Foto - Divulgação / Polícia Militar

Policiais militares do 19º Batalhão apreenderam, no início da noite desta quinta-feira (18), cinco armas de fogo, 431 munições de diversos calibres, drogas, balança e roupas camufladas em uma ocorrência na cidade de Jequié, a 366 quilômetros da capital baiana. A guarnição realizava a operação de intensificação na localidade conhecida como Zibrune, no bairro Mandacaru, onde criminosos atiraram contra os pms e houve troca de tiros com criminosos. As equipes da PM cercaram o local e houve novos confrontos. Durante as buscas no perímetro, os policiais encontraram dois resistentes feridos, uma pistola, uma espingarda, duas armas longas e um revólver. Além das cinco armas de fogo, os militares encontraram no local 431 munições (calibres 12, 380, 38 e 40), maconha e cocaína, uma balança, um colete balístico, roupas camufladas, um carro e duas motocicletas com restrição de roubo. Os resistentes foram encaminhados ao Hospital Geral Prado Valadares, onde não resistiram. O material apreendido foi apresentado na 9ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin). As equipes seguem em diligências para localizar e prender os comparsas dos criminosos.


Apagão Virtual Global afeta voos, bancos, telecomunicações e mídia

Apagão Virtual Global afeta voos, bancos, telecomunicações e mídia
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Nesta sexta-feira, 19 de julho, uma falha tecnológica global causou interrupções significativas em vários setores, com companhias aéreas, emissoras de televisão e sistemas bancários ficando fora do ar. A crise começou nas primeiras horas do dia e afetou milhões de pessoas ao redor do mundo. Entre as companhias aéreas afetadas estão a American Airlines, a Delta Airlines, a United Airlines e a Allegiant Air. Essas empresas foram obrigadas a suspender seus voos devido a problemas de comunicação. "Uma falha de software de terceiros está afetando os sistemas de computadores em todo o mundo, inclusive na United. Enquanto trabalhamos para restaurar esses sistemas, estamos mantendo todas as aeronaves em seus aeroportos de partida", declarou a United Airlines em comunicado. "Os voos que já estão no ar continuam em seus destinos." A origem da falha parece estar relacionada a uma interrupção nos serviços em nuvem da Microsoft, que afetou várias companhias aéreas de baixo custo. No entanto, não está claro se todas as companhias aéreas mencionadas estão relacionadas a esse problema específico. O governo da Austrália também relatou problemas em várias indústrias, incluindo mídia, bancos e empresas de telecomunicações. A falha foi atribuída a um problema na empresa global de segurança cibernética Crowdstrike. De acordo com um alerta enviado pela Crowdstrike a seus clientes e analisado pela Reuters, o software Falcon Sensor da empresa está causando travamentos no Microsoft Windows, resultando na temida Tela Azul da Morte. O alerta, enviado às 2h30 (horário de Brasília) desta sexta-feira, incluía uma solução manual para corrigir o problema. Apesar disso, um porta-voz da Crowdstrike não respondeu a emails ou ligações solicitando comentários. A Coordenadora Nacional de Segurança Cibernética da Austrália, Michelle McGuinness, afirmou em um post no X que não há informações sugerindo que a falha seja um incidente de segurança cibernética.


Prazo para Partidos e Federações realizarem convenções partidárias inicia neste sábado (20/7)

Prazo para Partidos e Federações realizarem convenções partidárias inicia neste sábado (20/7)
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A partir deste sábado (20/7), até o dia 5 de agosto, Partidos e Federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher seus candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador para as Eleições Municipais de 2024. Após esta definição, as agremiações terão até 15 de agosto para oficializar suas candidaturas na Justiça Eleitoral. As Convenções partidárias são reuniões de filiados a um partido político para debater assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos e formação de coligações (união de dois ou mais partidos a fim de disputarem eleições). A legislação que dispõe sobre a matéria é composta pela Lei nº 9.504/1997, a Lei das Eleições; pela Resolução TSE 3.609/2019; e pela Lei 13.165/2015, a Lei da Reforma Política. O servidor Jonas Oliveira Dias Júnior, da Seção de Gerenciamento de Registro de Dados Partidários e Candidatos do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia alerta que só poderá fazer convenção o Partido que tiver um órgão municipal vigente anotado na Justiça Eleitoral. “Ainda assim, após a convenção, os Partidos têm até o dia seguinte para submeter a ata”, reforça o servidor. A partir da escolha dos candidatos e submissão para a Justiça Eleitoral da ata dos partidos e federações, iniciam-se os procedimentos para o registro de candidatura. “Quando recepcionarmos os pedidos de registro, vamos utilizar essa mesma ata, já que ele é parte integrante do processo”, finaliza Jonas.


Três corpos são encontrados na Zona Rural de Barra do Choça

Três corpos são encontrados na Zona Rural de Barra do Choça
Foto - Divulgação / SSP-BA

Na manhã desta quinta-feira (18), três corpos foram localizados na zona rural de Barra do Choça, no sudoeste da Bahia. A descoberta chocou a comunidade local e mobilizou as autoridades. De acordo com informações da Polícia Civil, populares encontraram o primeiro corpo, de um homem, coberto por galhos. A Polícia Militar foi chamada, isolou a área e acionou a Polícia Civil. Durante a investigação inicial, outro corpo, também do sexo masculino, foi encontrado enterrado nas proximidades. O terceiro corpo, de uma mulher, foi localizado cerca de 50 metros distante dos outros dois. As três vítimas estavam desaparecidas desde a última segunda-feira (15). No entanto, ainda não há informações sobre a identidade delas. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar a perícia no local e encaminhar os corpos ao Instituto Médico Legal (IML), onde passarão por necropsia e exames de identificação. A Polícia Civil já iniciou a investigação para determinar as circunstâncias das mortes e encontrar os responsáveis por esse  acontecimento.



Drogas e uma máquina hidráulica são apreendidas em Conquista

Drogas e uma máquina hidráulica são apreendidas em Conquista
Foto - Divulgação / Polícia Civil

Policiais civis da 8ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/Vitória da Conquista) com apoio da 78ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar) efetuaram o cumprimento de mandado de busca e apreensão, na última quarta-feira (17), no bairro Bateias, naquele município. O imóvel era utilizado por traficantes na localidade. Os investigadores apreenderam na residência, que fica localizada no loteamento cidade Serrinha, porções de maconha, celulares, um veículo, além de uma prensa hidráulica usada para comprimir tabletes de cocaína, crack e maconha. Duas mulheres foram conduzidas para a unidade especializada, onde foram interrogadas sobre os crimes. Outros envolvidos já foram identificados e são investigados no inquérito policial que apura os fatos. 


Moto com B.O registrado em São Paulo é recuperada pela PRF na BR 116

Moto com B.O registrado em São Paulo é recuperada pela PRF na BR 116
Foto - Divulgação / PRF-BA

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou, nesta quinta-feira (18), uma motocicleta Honda/Cg 160 durante fiscalização em Feira de Santana. Nos procedimentos de identificação veicular, os agentes observaram sinais de adulteração. Tudo começou quando a equipe abordou uma van que transitava com um semirreboque (carretinha) acoplado. A carretinha levava uma motocicleta de cor prata. Foi feita uma vistoria minuciosa na moto e levou os PRFs à descoberta de que se tratava de um clone, com diversas adulterações, inclusive com placa diferente da original. Os agentes descobriram ainda um boletim de ocorrência (B.O) no qual era informado o furto do veículo na cidade de São Paulo em 01/06/2024. O motorista da van disse que foi contratado para trazer a moto de São Paulo até a cidade de Pé de Serra, na Bahia. Diante do flagrante, ele juntamente com o veículo, foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil em Feira de Santana, onde será investigada a possível prática de receptação.


Para cumprir marco fiscal, governo suspende R$ 15 bilhões do orçamento

Para cumprir marco fiscal, governo suspende R$ 15 bilhões do orçamento
Foto - Rovena Rosa / Agência Brasil

Após reunião no Palácio do Planalto, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quinta-feira (18) que o governo federal fará uma contenção de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir as regras do arcabouço fiscal e preservar a meta de déficit zero das despesas públicas prevista para o fim do ano. Desse total, segundo o ministro, R$ 11,2 bilhões serão de bloqueio e outros R$ 3,8 bilhões de contigenciamento. "A Receita fez um grande apanhado do que aconteceu nesses seis meses [na arrecadação]. O mesmo aconteceu com o Planejamento, no que diz respeito às despesas. E nós vamos ter que fazer uma contenção de R$ 15 bilhões, para manter o ritmo do cumprimento do arcabouço fiscal, até o final do ano, consistindo em R$ 11,2 bilhões de bloqueio, em virtude do excesso de dispêndio acima dos 2,5% [de crescimento acima da inflação] previstos no arcabouço fiscal. E de R$ 3,8 bilhões de contigenciamento, em virtude da Receita, particularmente em função do fato de que ainda não foram resolvidos os problemas pendentes [reoneração da folha de pagamento das empresas] junto ao Supremo Tribunal Federal, ao Senado Federal", explicou o ministro, em declaração à imprensa. Ele estava acompanhado das ministras Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos) e do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. A decisão foi tomada após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Ferramentas de Educação Digital: Transformando Salas de Aula Tradicionais com Tecnologia

Ferramentas de Educação Digital: Transformando Salas de Aula Tradicionais com Tecnologia

Descubra como a Vai De Bet está transformando o setor de apostas com ferramentas de educação digital, utilizando tecnologia para educar jogadores de forma responsável e envolvente. Saiba mais sobre a integração de plataformas de aprendizado online e interativas que beneficiam tanto a empresa quanto seus clientes.

Ferramentas de Educação Digital: Transformando Salas de Aula Tradicionais com Tecnologia

A tecnologia está revolucionando as salas de aula. Transforma como os alunos aprendem. Estende-se a setores como apostas online. A Vai De Bet é uma empresa de apostas. Está associada ao cantor Gusttavo Lima. Pode se beneficiar muito de tecnologias educacionais.

As Ferramentas de Educação Digital

Plataformas de aprendizado online são essenciais na educação digital moderna. Incluem aplicativos interativos e sistemas de gestão de aprendizado. Essas ferramentas permitem personalizar o ensino. Tornam a aprendizagem mais envolvente. Para empresas como a Vai De Bet, essas tecnologias podem ser adaptadas. Servem para educar sobre jogos responsáveis e estratégias de apostas. A parceria da Vai De Bet com Gusttavo Lima, conhecida como "Vaidebet Gusttavo Lima", ilustra o potencial de usar a popularidade do cantor para promover iniciativas educacionais focadas em jogos de apostas.

Aplicação no Setor de Apostas

A Vai De Bet pode usar ferramentas educacionais para melhorar a experiência do cliente. Tutoriais interativos podem ajudar novatos a fazer suas primeiras apostas. Seminários online e transmissões ao vivo oferecem análises profundas e estratégias de apostas. Isso capacita usuários e cria um ambiente de jogo transparente e confiável.

Benefícios para a Vai De Bet

Integrar tecnologias educativas traz vários benefícios. Clientes informados tendem a jogar mais responsavelmente. Isso pode reduzir jogos problemáticos. Entender regras e estratégias aumenta o engajamento e a permanência na plataforma. A educação também atrai novos usuários e fortalece a lealdade dos existentes.

Desafios e Considerações

Há desafios na implementação de ferramentas educacionais nas apostas. É necessário conteúdo especializado, abordando técnicas e táticas. Isso exige investimento significativo em desenvolvimento de conteúdo. Também é crucial garantir a segurança digital para proteger dados dos usuários em sessões online. A Vai De Bet pode superar esses desafios com parcerias estratégicas ou investindo em segurança avançada.

Conclusão

Adaptar ferramentas de educação digital no setor de apostas traz oportunidades de inovação. Com a estratégia certa, a Vai De Bet pode liderar no mercado de jogos online. Oferece uma experiência educativa que beneficia empresa e clientes. Promove um ambiente de apostas informado e responsável. Isso reforça a posição da Vai De Bet no mercado. Garante um jogo seguro e enriquecedor para todos.

CONTINUE LENDO

Geração de energia no Brasil tem expansão recorde de 18,7%

Geração de energia no Brasil tem expansão recorde de 18,7%
Foto - Manu Dias / GOVBA

Com 168 novas usinas de geração de energia em funcionamento, o Brasil fechou o primeiro semestre de 2024 com um incremento de 5,7 gigawatts (GW) de potência instalada na matriz elétrica. O número representa um aumento de 18,7% em relação ao primeiro semestre de 2023 e um recorde nos últimos 27 anos para o período. Apenas em junho deste ano, houve um incremento de 889,51 megawatts (MW) com a entrada em operação de 27 usinas, sendo 13 eólicas, 10 fotovoltaicas e quatro termelétricas. A matriz elétrica é o conjunto de fontes disponíveis para a geração de energia elétrica em um país, como hidrelétricas, usinas eólicas, solares e termelétricas. Expansão: Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a previsão de crescimento da geração de energia elétrica do país para 2024 é de 10,1 GW, menor que a do ano passado, quando houve crescimento de 10,3 GW. Atualmente, a capacidade instalada de energia elétrica do Brasil, ou seja, a quantidade máxima de produção de energia do país, soma 203,8 gigawatts. Desse total em operação, 84,62% das usinas são consideradas renováveis. As quatro maiores fontes renováveis que compõem a matriz de energia elétrica brasileira são a hídrica (53,88%), eólica (15,22%), biomassa (8,31%) e solar (7,2%). Entre as fontes não renováveis, as maiores são gás natural (8,78%), petróleo (3,92%) e carvão mineral (1,7%).


INSS orienta segurados a usarem serviços digitais durante greve

INSS orienta segurados a usarem serviços digitais durante greve
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entrou nesta quinta-feira (18) no terceiro dia. Embora sustente que a paralisação dos servidores não impactou significativamente os serviços prestados à população, o órgão reforçou as orientações a quem precisar de determinados atendimentos. Segundo o instituto, mais de 100 serviços podem ser agendados por meio do site Meu INSS; pela plataforma de mesmo nome, que tem versão para celular (app) ou pela central de atendimento telefônico 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. O INSS também orienta os cidadãos que necessitarem de atendimento pericial para a obtenção do auxílio-doença a utilizarem o Atesmed, serviço de avaliação remota de documentos que o instituto implantou prometendo tornar a análise mais rápida e menos burocrática, dispensando a realização de perícia presencial. Nos casos de perícia médica já agendada para benefício por incapacidade temporária, o segurado pode pedir conversão de agendamento de perícia para o Atestmed. “Para os demais casos, a orientação é reagendar o atendimento pelo 135 ou Meu INSS”, orienta o instituto. Os servidores do INSS entraram em greve na terça-feira (16), por tempo indeterminado.


Livramento de Nossa Senhora: Morre Nahim Monteiro Lima, professor aposentado do Colégio Estadual João Vilas Boas

Livramento de Nossa Senhora: Morre Nahim Monteiro Lima, professor aposentado do Colégio Estadual João Vilas Boas
Foto - Reprodução / Blog Regional

Faleceu nesta quinta-feira (18), Nahim Monteiro Lima, professor aposentado do Colégio Estadual João Vilas Boas. As causas da morte não foram divulgadas. Em nota, o colégio expressou seu pesar: "Comunicamos com grande consternação e tristeza o falecimento de Nahim Monteiro Lima, foi professor dessa instituição, lotado na sede. Este ocorrido em 18 de julho do corrente ano no município de Livramentode Nossa Senhora. O Colégio Estadual João Vilas Boas declara luto por essa perda irreparável e se solidariza com os familiares neste momento de dor." O colégio também informou a suspensão das atividades administrativas e pedagógicas neste dia. O velório será realizado na Rua Ursino Tanajura Meira, próximo ao Clube Caíçara. O sepultamento ocorrerá nesta quinta-feira (18), às 16h, no Cemitério Campo Santo.


Sorteio define confrontos das oitavas da Copa do Brasil

Sorteio define confrontos das oitavas da Copa do Brasil
Foto - Staff Images / CBF

Os confrontos e a ordem dos mandos de campo das oitavas de final da Copa do Brasil foram definidos por sorteio na tarde desta quinta-feira (18), na sede da CBF, no Rio de Janeiro. As datas base para as partidas de ida e de volta são 31 de julho e 7 de agosto, respectivamente. Os clubes que avançarem para as quartas garantem R$ 4,5 milhões e os que ficarem pelo caminho, R$ 3,4 milhões. Nesta fase, não houve separação de potes nem limitação de enfrentamentos entre os 16 clubes participantes. Esta etapa promete embates disputados, como Flamengo x Palmeiras, rivais pelos principais títulos dos últimos anos, Red Bull Bragantino x Athletico-PR, reedição da final da Copa Sul-Americana de 2021, além de Botafogo x Bahia e Grêmio x Corinthians. A competição mais inclusiva do Brasil também terá outros grandes duelos, como Atlético-GO x Vasco, Goiás x São Paulo, CRB-AL x Atlético-MG e Fluminense x Juventude.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais