Pressione Enter para pesquisar ou ESC para sair
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) realizou uma série de fiscalizações durante a Romaria de Bom Jesus da Lapa, com o objetivo de acompanhar as condições de segurança oferecidas aos milhares de romeiros e visitantes que passaram pelo município entre os dias 28 de julho e 6 de agosto.
Entre os dias 3 e 5 de agosto, promotores de Justiça, servidores e equipe técnica do órgão estiveram em diferentes pontos da cidade para verificar o cumprimento das medidas preventivas estabelecidas previamente com a Mitra Diocesana, a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa e outras instituições envolvidas na organização da romaria.
No Santuário do Bom Jesus da Lapa, as equipes vistoriaram áreas consideradas de atenção, incluindo a torre do morro, além dos locais destinados à circulação dos visitantes durante a subida e descida. Também foi fiscalizado o cumprimento da exigência de uso de capacetes por guias e romeiros que acessam a Gruta da Ressurreição.
As situações que apresentaram necessidade de adequação foram comunicadas aos responsáveis e posteriormente corrigidas pelo 20º Batalhão de Bombeiros Militar e pela Mitra Diocesana. A fiscalização também contemplou a Gruta dos Milagres, onde foram analisadas condições geotécnicas e aspectos relacionados à segurança estrutural e à prevenção de acidentes.
A atuação do MPBA ocorreu em regime de plantão e também incluiu ações voltadas à proteção de crianças e adolescentes e ao acompanhamento da prestação dos serviços públicos de saúde durante o período de grande movimentação no município.
A fiscalização foi coordenada pela promotora de Justiça Raquel Souza, da 3ª Promotoria de Justiça de Bom Jesus da Lapa. Segundo ela, o trabalho teve como propósito garantir que a manifestação religiosa ocorresse com segurança para os participantes.
Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro!
Comentar notícia