Pressione Enter para pesquisar ou ESC para sair
O avanço das condições climáticas adversas e a possibilidade de um período prolongado de estiagem colocaram Brumado no centro de uma discussão sobre medidas preventivas para reduzir os impactos da seca. Na quarta-feira (2), o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) promoveu uma reunião extraordinária para avaliar o cenário e buscar alternativas para o município.
O encontro foi realizado no auditório da antiga Prefeitura, na Praça Coronel Zeca Leite, e reuniu representantes ligados ao setor produtivo e à administração municipal. Entre as principais medidas apresentadas está a proposta de criação de um Comitê de Crise Climática, que deverá atuar no planejamento e acompanhamento das ações relacionadas à estiagem.
De acordo com o presidente do CMDS, Cláudio Ribas, uma resolução propondo a criação do comitê foi entregue diretamente ao prefeito Fabrício Abrantes. A intenção é estabelecer uma estrutura capaz de acompanhar a evolução do período de seca e auxiliar na definição de estratégias para a convivência com os efeitos da estiagem.
O secretário municipal de Agricultura, Agno Meira, explicou que o novo mecanismo também deverá organizar a atuação conjunta entre o Conselho e o poder público. A proposta é estabelecer medidas que permitam direcionar recursos, ações e parcerias para amenizar os prejuízos provocados pela falta de chuvas.
Segundo o secretário, a administração municipal já busca articulação com os governos Federal e Estadual para viabilizar políticas públicas destinadas ao município. A preocupação está relacionada à possibilidade de a estiagem se estender por um período maior, aumentando a pressão sobre a população e, principalmente, sobre as atividades desenvolvidas no campo.
Outra medida discutida durante a reunião foi a criação de um Fundo de Convivência com a Seca. A iniciativa pretende criar uma ferramenta específica para apoiar ações de prevenção e enfrentamento dos períodos de estiagem, fortalecendo a capacidade de resposta do município diante dos efeitos climáticos.
Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro!
Comentar notícia