Prefeitura de Brumado

Pressione Enter para pesquisar ou ESC para sair

MATEUS AUTO CENTER TOP
A Quitanda
Disbahia
Amorim Pisos

É falsa a informação que alíquota de contribuição do MEI subiu

26 Fev 2025 / 13h49
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
É falsa a informação que alíquota de contribuição do MEI subiu
Foto - Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O valor da contribuição do Microempreendedor Individual (MEI) ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não tem a ver com aumento de alíquota, que continua em 5% sobre o salário-mínimo, mas sim com o reajuste do piso nacional em janeiro de 2025. De forma simples: quando sobe o mínimo no início do ano, as contribuições são readequadas, mas o percentual de 5% não. Ou seja, o reajuste de R$ 70,60 para R$ 75,90 acompanha o aumento do salário-mínimo anunciado no início do ano. Peças de desinformação (fake news) apontam que houve "reajuste de alíquota do MEI". Isso não é verdade. O MEI contribui com 5% sobre o salário-mínimo para garantir benefícios previdenciários como aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte. O reajuste no valor da contribuição é por conta - exclusivamente - do aumento de R$ 1.412 para R$ 1.518 no piso nacional em 2025. Para o MEI caminhoneiro o valor passou de R$ 169,44 para R$ 182,16 para o MEI caminhoneiro (12% do salário mínimo). Neste último caso, o valor pode variar entre R$ 182,16 e R$ 188,16, de acordo com o tipo de produto transportado e local para onde é destinado. A contribuição é paga por Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que, além da contribuição previdenciária, cobra os impostos devidos pelos MEIs. O DAS vence todo dia 20 de cada mês. Ele pode ser emitido diretamente no Portal do Simples Nacional ou pelo App MEI, disponível para iOS e Android. Há opção de pagar por boleto, PIX, débito automático, entre outras formas. Os MEIs que exercem atividades sujeitas ao ICMS (comércio e indústria) têm um acréscimo de R$ 1 por mês no DAS. Para atividades sujeitas ao ISSQN (prestador de serviços), a soma é de R$ 5. Os empreendedores que realizam os dois tipos de atividade precisam pagar os dois impostos, desembolsando R$ 6 a mais na contribuição mensal.

Comentários

    Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Comentar notícia
Adicione e Participe

Textos, Fotos e Vídeos

77 99992-3542
Top Acessadas


Marquinho Viana é reeleito deputado estadual com 60.210 votos
Marquinho Viana é reeleito deputado estadual com 60.210 votos
05 Out 2026 / 01h18
Confira os 63 deputados estaduais eleitos na Bahia para a nova legislatura da Alba
Confira os 63 deputados estaduais eleitos na Bahia para a nova legislatura da Alba
05 Out 2026 / 07h48
Confira os 39 deputados federais eleitos pela Bahia nas eleições de 2026
Confira os 39 deputados federais eleitos pela Bahia nas eleições de 2026
05 Out 2026 / 08h40
Rubens Araújo é reeleito presidente da Câmara de Brumado por unanimidade
Rubens Araújo é reeleito presidente da Câmara de Brumado por unanimidade
01 Out 2026 / 19h23
PM apreende 22 cestas básicas após denúncia de possível distribuição eleitoral em Brumado
PM apreende 22 cestas básicas após denúncia de possível distribuição eleitoral em Brumado
02 Out 2026 / 06h25
Comentários


marcos comentou em:
Datafolha: Lula tem 47% e Flávio Bolsonaro, 45%, em cenário de segundo turno
Isso ae comentou em:
Governo da Bahia oferece mais de 20 mil vagas para CNH gratuita
Jorge Timbó comentou em:
Prefeito Fabrício Abrantes anuncia licitação para a segunda etapa da Barragem de Cristalândia em Brumado
Otrebla seravat sotnas comentou em:
Policlínica Manoel Fernandes registra crescimento de 180% nos atendimentos e terá espaço requalificado inaugurado neste sábado (29)
Joao comentou em:
Fabrício Abrantes inaugura Praça Solon Milton Castro no centro de Brumado
Genes Academia
Arquivo


2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
Café Brumado