Pressione Enter para pesquisar ou ESC para sair
O estudante do curso de jornalismo da Uesb, Pedro Henrique Novaes, foi selecionado para a fase final do “Profissão Repórter Procura”, iniciativa da Academia LED em conjunto com o Jornalismo da Rede Globo. Exibido pelo Fantástico, o quadro busca identificar novos talentos do jornalismo brasileiro e terá o jornalista Caco Barcellos como responsável pela escolha final.
A primeira etapa do processo consistiu na produção e envio de uma reportagem de até dois minutos abordando alguma manifestação popular brasileira. Pedro escolheu retratar o Reisado de Mucugê, tradicional manifestação cultural que reúne música, dança, religiosidade e elementos da cultura popular, evidenciando a riqueza das tradições preservadas no interior da Bahia.
“Foi a partir dessa percepção de encanto pessoal que eu tenho pela manifestação, junto com a exigência do regulamento, que surgiu a ideia de se fazer essa reportagem sobre o Reisado. O modo em que ela acontece aqui na região me chamou sempre muito a atenção e eu percebi que seria um momento oportuno pra contar essa história”, afirma o estudante, que é oriundo de Mucugê, na Chapada Diamantina.
A produção da reportagem contou com a colaboração da família e do mestre do grupo de Reisado, Gilberto Paraguassú. Um dos principais desafios do processo foi transformar uma manifestação cultural tradicional em uma narrativa acessível e relevante para diferentes públicos. “Colocar sensibilidade, pensar em uma maneira narrativa de contar essa história e também transformá-la em um produto jornalístico, já que estamos lidando com cultura e com o risco do esquecimento e apagamento dessas histórias, e trazer um critério de noticiabilidade pra dentro dessa reportagem foi fundamental”, explica.
Morreu nesta quinta-feira (10), no Rio de Janeiro, aos 84 anos, o ator Roberto Guilherme. Ele era conhecido pelo papel marcante e irreverente do Sargento Pincel, em "Os Trapalhões", da TV Globo. O artista, que também era dublador, estava internado na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul. A informação foi confirmada pela família do artista e também por Lívia Aragão, mulher do também ator Renato Aragão. Pinça, como também era carinhosamente chamado, lutava contra um câncer havia alguns anos.
A TV Globo não chegou a um acordo com a Liberty Media, grupo detentor dos direitos comerciais da Fórmula 1, e não vai transmitir a competição a partir de 2021. Segundo o site "Meio e Mensagem", o motivo são os altos valores pedidos pela empresa para a renovação do contrato, cujo atual termina no final deste ano, em meio à crise financeira ocasionada pela pandemia do coronavírus. Inclusive, a Vênus Platinada já comunicou aos seus parceiros do mercado publicitário que a competição automobilística não estará na sua grade. A Globo já vinha negociando a renovação com a Liberty Media e feito uma proposta de revisão nos valores dos direitos de transmissão, mas as duas partes não chegaram a um entendimento. Ainda segundo o "Meio e Mensagem", a Globo vendeu cinco das seis cotas de patrocínio da temporada 2020 de F1. E pelo preço de tabela obteve uma receita de quase R$ 500 milhões, suficiente para cobrir o valor pedido pela Liberty Media pelos direitos de transmissão. Mas internamente, a emissora carioca tenta dividir este bolo com as 118 afiliadas para exibir a corrida no Brasil, o que segundo a direção, a conta não fecha.