Pressione Enter para pesquisar ou ESC para sair
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, na noite do último feriado de segunda-feira (12), um transporte irregular de produto florestal na BR-116, em Milagres (BA). A abordagem a uma carreta ocorreu por volta das 20h50, no km 544 da rodovia.
Durante a fiscalização minuciosa do carregamento de madeira nativa, a equipe constatou irregularidades documentais e físicas. A medição realizada na carga ultrapassou o limite legal de tolerância cujo excesso verificado invalidou a licença. Além disso, identificou-se fraude na origem declarada da carga e a presença de espécies não autorizadas, incluindo a Bertholletia excelsa (Castanheira-do-Brasil), espécie ameaçada de extinção e de corte estritamente proibido por lei.
Em continuidade à inspeção, os policiais identificaram ainda o crime de poluição ambiental decorrente do uso sistemático de Óleo Diesel S500 em veículo fabricado a partir de 2012. O uso do combustível com alto teor de enxofre em motor que exige exclusivamente Diesel S10 inativa os sistemas de pós-tratamento de gases, lançando poluentes nocivos diretamente na atmosfera.
Diante dos fatos, foram constatados em tese crimes contra a flora e de poluição ambiental, sendo a carreta e carga apreendidas, ficando à disposição do IBAMA. O condutor assinou Termo de Compromisso de Comparecimento ao Juizado Especial Criminal e foi liberado no local.
Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro!
Comentar notícia