Pressione Enter para pesquisar ou ESC para sair
Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 têm até as 23 horas e 59 minutos desta segunda-feira (22) para pagar os R$ 85 da taxa de inscrição.
A Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) pode ser obtida na Página do Participante no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os participantes devem usar a senha cadastrada no portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
Meios de pagamento
O pagamento pode ser feito em qualquer banco, casa lotérica ou aplicativos bancários, por meio de pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança.
Não serão aceitos pagamentos de inscrições por depósito em caixa eletrônico, via postal, transferência ou depósito em conta corrente, nem ordem de pagamento.
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 ganharam mais tempo para pagar a taxa de inscrição do exame. O prazo foi ampliado até 22 de junho. O valor é de R$ 85 e pode ser pago por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança, a depender da instituição financeira. O pagamento da taxa é o que garante a participação dos candidatos não isentos no exame.
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram a mudança nesta quarta-feira, 17 de junho, após publicação no Diário Oficial da União (DOU).
Isenção – O Inep concedeu gratuidade para pessoas dos seguintes perfis:
- Matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública, em 2026;
- Aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada e que possuam renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa;
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, pertencentes a famílias de baixa renda e com registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
- Participantes do programa Pé-de-Meia.
Os interessados em participar do o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 devem fazer a inscrição exclusivamente pela Página do Participante no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até esta sexta-feira (12/6), às 23h59.
A partir desta edição, os estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas tiveram sua inscrição realizada de forma automática. Mas, atenção, mesmo com a inscrição pré-preenchida, o estudante deverá acessar o sistema do Enem, pela Página do Participante.
"Mesmo já inscrito automaticamente, é fundamental entrar na página do participante para realizar essas ações: escolher a língua, dizer se precisa de algum atendimento especializado. Isso é para todo mundo e responder o questionário do estudante. Sem isso, a inscrição fica ainda pendente de seleção da língua e não estará concluída. Efetivamente, não estará concluída", reforçou o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, em entrevista à Voz do Brasil desta quinta-feira (11).
Para os candidatos que não possuem isenção, o valor da taxa de inscrição foi mantido em R$ 85. O pagamento pode ser via Pix, cartão de crédito, débito ou boleto até o dia 10 de junho. Vale lembrar que mesmo os alunos que tiveram o pedido de isenção aprovado precisam acessar o sistema para confirmar sua participação no exame. O prazo para fazer o pagamento vai até o dia 17 de junho.
No edital do Enem 2026, é possível conferir todas as regras da edição, como o cronograma, os procedimentos para atendimento especializado e as demais orientações aos participantes. A realização das provas será nos dias 8 e 15 de novembro.
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já estão abertas. Os estudantes da rede estadual têm até o dia 5 de junho para garantir a participação diretamente pelo Portal do Enem (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/).
Uma das novidades deste ano é a inscrição automática para os alunos que estão concluindo o Ensino Médio. No entanto, é necessário acessar o sistema do exame para confirmar o local de prova, escolher a língua estrangeira e, se necessário, solicitar atendimento especializado. Todo o processo precisa ser realizado dentro do período de inscrição.
Além disso, os estudantes que terminam o Ensino Médio neste ano e são beneficiários do Programa Pé-de-Meia irão receber um incentivo extra de R$ 200. Esse valor será depositado na mesma conta em que recebem as outras parcelas do programa, logo após a confirmação da conclusão dos estudos.
Para os participantes que não conseguiram a isenção, é necessário pagar a taxa de R$ 85. O pagamento pode ser feito até o dia 10 de junho pelo próprio portal, com opções de boleto, Pix, cartão de crédito ou débito em conta.
A Uesb divulga, por meio do Edital 158/2026, a abertura da seleção para portadores de diploma de curso superior para ingresso em cursos de graduação. Os interessados devem se inscrever até 26 de maio, pelo link disponível aqui. A taxa de inscrição é de R$ 100,00 e deverá ser paga até o dia 27 de maio, para a validação do procedimento.
Estão disponíveis 202 vagas, distribuídas entre os três campi da Uesb. Em Vitória da Conquista, ofertam vagas os cursos de Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Economia, Engenharia Florestal, Filosofia, Física, Geografia, História, Jornalismo, Letras Modernas, Matemática e Pedagogia.
Em Jequié, é possível ingressar nas graduações de Ciências Biológicas, Dança, Educação Física, Letras, Química e Teatro. Já em Itapetinga, as opções são Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Física, Pedagogia, Química e Zootecnia.
O processo seletivo conta com isenção da taxa para os candidatos que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e atendam aos requisitos do Edital. O pedido deve ser realizado de 12 a 14 de maio, conforme orientação do documento.