Prefeitura de Brumado

Pressione Enter para pesquisar ou ESC para sair

A Quitanda
MATEUS AUTO CENTER TOP
Disbahia
Amorim Pisos

Memória de Angelino Rocha e Maria de Lourdes ganha espaço em duas praças de Brumado

01 Out 2026 / 14h30 • Atualizado em: 01 Out 2026 / 14h00
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Memória de Angelino Rocha e Maria de Lourdes ganha espaço em duas praças de Brumado

Duas histórias de vida passam a fazer parte oficialmente da paisagem de Brumado. O prefeito Fabrício Abrantes assinou, nesta quinta-feira (1º), no gabinete municipal, os decretos que dão os nomes de Angelino Rocha da Silva e Maria de Lourdes de Novais Mota a duas praças da cidade. O momento contou com a presença dos familiares dos homenageados.

No bairro Dr. Juracy, a futura praça que será construída nas proximidades da Rua Manoel Leobino da Silva passa a se chamar Praça Angelino Rocha da Silva. Morador da região, Angelino construiu sua trajetória marcada pelo trabalho, pela honestidade e pela dedicação à família. O decreto também destaca a alegria, a simplicidade, a coragem e o vínculo com a comunidade como características que marcaram sua história.

No bairro Santa Teresa, a homenagem é para Maria de Lourdes de Novais Mota, que dá nome às praças situadas na Avenida Gertudes Inácio Pereira. Natural de Brumado, Maria de Lourdes foi reconhecida pela dedicação à família, pela fé e pela perseverança. Seu talento na preparação de alimentos também fez parte de sua trajetória e contribuiu para conquistar o carinho e o reconhecimento de pessoas da comunidade.

Mais do que identificar espaços públicos, os novos nomes preservam na cidade a memória de pessoas que construíram suas histórias no convívio com a comunidade. A partir da instalação das placas de identificação, os nomes de Angelino e Maria de Lourdes estarão incorporados ao cotidiano dos bairros onde viveram e deixaram suas marcas.

Angelino Rocha da Silva

Nascido em 13 de janeiro de 1974, Angelino Rocha da Silva foi criado pela mãe, Jasmira Soares Rocha, e pelo padrasto, Asemiro. Desde muito jovem, conheceu a rotina do trabalho e da responsabilidade. Ainda adolescente, começou a trabalhar para ajudar os pais e contribuir com o sustento dos irmãos mais novos.

Aos 17 anos, casou-se com Marilene de Jesus da Silva, com quem teve quatro filhos: Mateus, Maicon, Maísa e Milene. Homem trabalhador e batalhador, dedicou grande parte da vida à família e ficou conhecido pela honestidade, alegria e simplicidade.

Morador do bairro Dr. Juracy, na Rua Manoel Leobino da Silva, Angelino construiu ali parte importante de sua história. Também gostava de aproveitar a vida, tinha paixão pela pesca e era conhecido pelo espírito aventureiro e pela disposição para viver bons momentos ao lado de familiares e amigos.

Pai de quatro filhos e avô de cinco netos, deixou como legado os valores que conduziram sua trajetória: trabalho, honestidade, coragem, alegria e amor pela família.

Angelino morreu em 12 de julho de 2026, deixando saudades entre familiares e amigos. Sua história, porém, permanece viva nas lembranças, nos ensinamentos e nos vínculos construídos ao longo de sua caminhada.

Maria de Lourdes de Novais Mota

Maria de Lourdes de Novais Mota nasceu em Brumado, em 11 de maio de 1957, filha de Antônio Ribeiro de Novais e Heloisa Leite de Novais. Foi na cidade onde nasceu que construiu sua trajetória, marcada pelo trabalho, pela dedicação à família e pela fé.

Casou-se com Silvestre Mota Barros, conhecido como Seu Nozin. Juntos, construíram uma família formada por cinco filhos, dez netos e uma bisneta, que tiveram em Maria de Lourdes uma presença marcada pelo carinho e pela dedicação.

Profissionalmente, trabalhou como servente no Banco Baneb. Foi, porém, na cozinha que revelou um talento que a tornou conhecida em Brumado. Dona de “mãos de fada”, transformou o preparo dos alimentos em trabalho e também em uma forma de demonstrar cuidado e afeto.

Durante anos, preparou marmitas e conquistou clientes com receitas como feijoada e buchada, sempre marcadas pelo sabor e pelo capricho. Católica e de muita fé, encontrou na espiritualidade força para enfrentar os desafios e transmitir à família valores que também fazem parte de seu legado.

Maria de Lourdes morreu em 23 de setembro de 2026, aos 69 anos. Deixou saudades entre familiares, amigos e todos que conheceram sua história e tiveram contato com o carinho que colocava no trabalho e nas relações.

Sua memória permanece na família que construiu, nas amizades que cultivou e também nos sabores que marcaram sua trajetória. A nova praça no bairro Santa Teresa passa a representar, assim, mais um lugar de memória para uma mulher cuja história esteve profundamente ligada à comunidade brumadense.

Comentários

    Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Comentar notícia
Adicione e Participe

Textos, Fotos e Vídeos

77 99992-3542
Top Acessadas


TJBA instala 2ª Vara Criminal na Comarca de Brumado
TJBA instala 2ª Vara Criminal na Comarca de Brumado
01 Out 2026 / 07h00
Joanina Sampaio comemora investimento de R$ 11,8 milhões para novo Centro de Reabilitação em Livramento
Joanina Sampaio comemora investimento de R$ 11,8 milhões para novo Centro de Reabilitação em Livramento
01 Out 2026 / 07h30
Ponte do São Félix ganha mais um arco e avança para se tornar novo cartão-postal de Brumado
Ponte do São Félix ganha mais um arco e avança para se tornar novo cartão-postal de Brumado
01 Out 2026 / 05h00
Prefeito Fabrício Abrantes destaca avanço do Judiciário com instalação da 2ª Vara Criminal em Brumado
Prefeito Fabrício Abrantes destaca avanço do Judiciário com instalação da 2ª Vara Criminal em Brumado
01 Out 2026 / 08h30
Eleições: Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras não terão Lei Seca no domingo
Eleições: Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras não terão Lei Seca no domingo
01 Out 2026 / 08h00
Comentários


Isso ae comentou em:
Governo da Bahia oferece mais de 20 mil vagas para CNH gratuita
Jorge Timbó comentou em:
Prefeito Fabrício Abrantes anuncia licitação para a segunda etapa da Barragem de Cristalândia em Brumado
Otrebla seravat sotnas comentou em:
Policlínica Manoel Fernandes registra crescimento de 180% nos atendimentos e terá espaço requalificado inaugurado neste sábado (29)
Joao comentou em:
Fabrício Abrantes inaugura Praça Solon Milton Castro no centro de Brumado
Queiroz Santos comentou em:
Vinte e uma cidades recebem a Operação Gatonet da Neoenergia Coelba a partir de segunda-feira; confira a programação
Genes Academia
Arquivo


2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
Café Brumado