Pressione Enter para pesquisar ou ESC para sair
A Unidade de Saúde da Família Joaquim de Castro Donato, localizada no bairro Irmã Dulce, realiza no próximo dia 14 de abril uma Feira de Saúde voltada para a avaliação do pé diabético. A ação é destinada aos pacientes com diagnóstico de Diabetes Mellitus atendidos pela unidade e tem como objetivo ampliar o cuidado, a prevenção e a orientação sobre a doença.
As atividades começam a partir das 8h e incluem café da manhã, renovação de receitas médicas, atendimentos odontológicos, exames específicos dos pés diabéticos, verificação de medidas antropométricas e sinais vitais, além de uma palestra educativa sobre os cuidados necessários para evitar complicações. A Feira de Saúde é uma ação de conscientização sobre a importância do acompanhamento regular da pessoa com diabetes e do diagnóstico precoce de complicações, como o pé diabético, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, cerca de 20 milhões de brasileiros vivem com a doença, o que representa aproximadamente 10,2% da população. A adoção de hábitos saudáveis, como a prática regular de atividades físicas, alimentação equilibrada e a redução do consumo de álcool e tabaco, é fundamental para a prevenção não apenas do diabetes, mas também de outras doenças crônicas.
Entre os tipos mais comuns, o diabetes tipo 2 é o mais frequente e está relacionado à dificuldade do organismo em utilizar adequadamente a insulina ou à produção insuficiente desse hormônio. Fatores como obesidade, sedentarismo e alimentação inadequada aumentam o risco da doença, que tem sido cada vez mais diagnosticada também em pessoas mais jovens. Em muitos casos, o controle pode ser feito com mudanças no estilo de vida, embora alguns pacientes necessitem de medicação ou uso de insulina.
Já o diabetes tipo 1, que atinge cerca de 600 mil pessoas no país, tem origem genética e ocorre quando o sistema imunológico ataca as células responsáveis pela produção de insulina no pâncreas. Esse tipo costuma surgir na infância ou adolescência e exige tratamento contínuo com insulina, aliado a acompanhamento médico, alimentação adequada e prática de exercícios.
Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro!
Comentar notícia