Pressione Enter para pesquisar ou ESC para sair
A Prefeitura de Brumado realizou, na noite desta segunda-feira (26), um encontro do Programa Municipal “Educação em Rede”, iniciativa voltada ao fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos no município. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, o evento reuniu representantes das áreas de educação, saúde, assistência social, segurança pública, sistema de justiça, conselhos e instituições da sociedade civil em uma mobilização conjunta pela proteção integral de crianças e adolescentes.
A programação integrou as ações do Maio Laranja, campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, reforçando a importância da atuação intersetorial no enfrentamento às violências e na promoção dos direitos da infância e juventude.
Durante a abertura, foi destacada a importância da união entre os diferentes órgãos e instituições para fortalecer a rede de proteção no município. O evento também evidenciou o papel da escola como espaço de acolhimento, escuta, pertencimento e cuidado, fortalecendo ações preventivas e de acompanhamento de situações de vulnerabilidade.
Instituído em 2025, o Programa Municipal “Educação em Rede” tem como objetivo integrar as políticas públicas por meio de ações articuladas de prevenção, orientação, acompanhamento socioassistencial e garantia de direitos, fortalecendo a atuação conjunta entre os diferentes setores da rede de proteção.
A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais e representantes de diversas instituições, entre elas a secretária municipal de Educação, Ana Cristina dos Santos Silva; a primeira-dama Abiara Abrantes; da presidente da 21ª Subseção da OAB/BA, Ingrid Freire; o presidente da Câmara de Vereadores, Rubens Araújo; o representante do CEJUSC, Luis Antônio Meira; além do juiz da Vara da Infância e Juventude, Genivaldo Alves Guimarães.
A programação também incluiu apresentações culturais do Grupo IdentiArt e dos estudantes da Escola Oscarlina Oliveira, com atividades artísticas e teatrais em alusão à campanha Maio Laranja, promovendo reflexão sobre escuta, cuidado e proteção integral.
A campanha Maio Laranja segue mobilizando a sociedade no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em Brumado. A ação tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância da proteção da infância e da adolescência, reforçando o cuidado, o acolhimento e a responsabilidade coletiva diante do tema.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania da Prefeitura de Brumado reafirmou seu compromisso com a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, fortalecendo ações educativas, preventivas e de conscientização por meio da campanha Faça Bonito.
A gestão municipal destaca que o abuso e a exploração sexual infantil são crimes e reforça a importância da denúncia como instrumento fundamental para proteger vítimas e combater esse tipo de violência.
As denúncias podem ser realizadas de forma anônima e gratuita pelo Disque 100, que funciona todos os dias. O Conselho Tutelar de Brumado também atende em plantão 24 horas, inclusive finais de semana e feriados, pelo telefone (77) 9 9961-0116. Já o CREAS disponibiliza atendimento em horário administrativo pelo número (77) 9 9803-3032.
A campanha também busca fortalecer a rede de proteção, incentivando a participação da sociedade na defesa dos direitos das crianças e adolescentes.