Pressione Enter para pesquisar ou ESC para sair
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia finalizou com sucesso mais uma edição da Campanha Maio Amarelo, consolidando um balanço altamente positivo nas ações de segurança viária. Ao longo de todo o mês, as atividades desenvolvidas por todas as Delegacias da instituição no estado alcançaram 31.618 pessoas, que receberam orientações diretas sobre a responsabilidade coletiva na construção de um trânsito mais seguro e humanizado.
Neste ano, as ações foram norteadas pelo slogan “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”. A mensagem ecoou em 517 atividades educativas promovidas pelos policiais rodoviários federais de norte a sul da Bahia. O foco principal foi conscientizar crianças e adultos, pedestres, passageiros, motoristas, motociclistas; todos com a mesma importância em seus diversos papéis no trânsito.
Dicas de segurança, direção defensiva e os perigos para quem trafega por rodovias sem obedecer as normas trânsito também foram assuntos abordados durante as ações.
O trabalho educativo da PRF não se limitou aos principais trechos das rodovias federais que cortam o estado. Coordenadas por equipes do Grupo de Educação para o Trânsito (Getran-BA), as dinâmicas e palestras alcançaram um público diversificado e chegaram a escolas, universidades, empresas, instituições militares e públicas, entidades da sociedade civil organizada e grandes eventos regionais. Um trabalho que uniu diversos órgãos parceiros que também abraçaram a causa, formando uma grande rede de cooperação em prol da segurança viária.
A campanha Maio Amarelo 2026 tem como tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, destacando a importância da empatia, da atenção ativa e da redução de sinistros. O movimento, de caráter internacional, busca engajar a sociedade em ações educativas, reforçando a responsabilidade compartilhada na construção de um trânsito mais humano e seguro.
Em Brumado, a Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), convida a população para a palestra de abertura da campanha. O evento será realizado às 17h desta segunda-feira (4), no auditório da Prefeitura, localizado na Praça Coronel Zeca Leite.
Além da mobilização educativa, dados recentes apontam avanços importantes no município. De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) Regional de Brumado, o primeiro trimestre de 2026 registrou uma queda significativa no número de acidentes de trânsito em comparação ao mesmo período de 2025. A redução foi de 19,5%, o que representa 25 ocorrências a menos em ruas, avenidas e rodovias da cidade, incluindo a zona rural.
Os resultados refletem o fortalecimento das ações de fiscalização, organização viária e educação para o trânsito desenvolvidas pela SMTT, em parceria com outros órgãos de segurança e saúde. A expectativa é que, com a intensificação das atividades do Maio Amarelo, os índices continuem em queda ao longo do ano.