Pressione Enter para pesquisar ou ESC para sair
Protótipo pode ajudar a resolver o problema do acúmulo de lixo em áreas litorâneas
A preocupação com o meio ambiente e o ecossistema marinho levou quatro estudantes do Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia Mãe Stella, localizado no bairro do Cabula, em Salvador, a criarem um carrinho autônomo, de peças de lego, que recolhe o lixo acumulado nas areias das praias.
Orientados pelos professores Alex Fonseca e Sâmara Azevedo, os estudantes Guilherme Oliveira, Laís Barreto, Vitória Barreto e Yasmym Andrade, fazem parte do clube de ciências da escola. Eles aproveitam as aulas de robótica para desenvolver projetos que causem impacto positivo à comunidade.
Vitória e Yasmym contam como surgiu a ideia de criar o carrinho. “Fizemos uma pesquisa sobre como os lixos jogados nas praias podem ficar décadas boiando”, dizem. “Como nossa escola já possuí o laboratório completo de robótica, pensamos em, com o conhecimento que tínhamos, usar o material Lego Technic para a confecção do protótipo”, complementam.
A montagem mobilizou os jovens cientistas, unindo curiosidade e inovação. “Fizemos desenhos de como poderia ser o protótipo e usamos nossa criatividade e conhecimento para montar os motores e as bases dele em lego. Também adaptamos as rodas do carro com esteira para facilidade de locomoção em solo arenoso”, afirma Vitória.
Com foco na sustentabilidade, já que não precisa de combustíveis fósseis para seu funcionamento, o carrinho está em fase de desenvolvimento. “Nós já concluímos o mecanismo do protótipo, mas o próximo passo é criar um casco pra ele utilizando a impressora 3D fornecida pelo colégio no laboratório maker”, destaca Guilherme Oliveira.
O município de Brumado está entre as cidades baianas que receberão o Selo de Transparência dos Festejos Juninos 2026, reconhecimento concedido pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) aos gestores que colaboraram com o Painel de Transparência dos Festejos Juninos. A cerimônia de entrega acontecerá na próxima terça-feira, dia 16, a partir das 9h, no auditório da sede do MPBA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
O Painel de Transparência encerrou, no último dia 10, o primeiro período de coleta de informações sobre os gastos públicos relacionados às festas juninas deste ano, contabilizando a adesão de 390 municípios baianos, além do Governo do Estado. Desse total, 367 municípios informaram a realização de festejos com contratação de atrações artísticas, enquanto outros 23 comunicaram que não promoverão eventos juninos.
Ao prestar informações ao Painel, Brumado garantiu o recebimento do selo, demonstrando compromisso com a transparência na aplicação dos recursos públicos destinados às festividades. A ferramenta reúne dados sobre artistas contratados, valores dos cachês, fontes de recursos e a programação dos eventos realizados entre os meses de maio e julho.
Segundo o gerente do projeto, o promotor de Justiça Frank Ferrari, o resultado alcançado nesta edição reforça a consolidação do Painel como um importante instrumento de controle social e incentivo à transparência. "Foi um resultado excelente e esperamos que até amanhã tenhamos cadastros de todos os municípios baianos, repetindo o sucesso do ano passado. O Painel disponibiliza uma série histórica dos gastos públicos e também funciona como ferramenta de fomento ao turismo", destacou.
A edição deste ano trouxe novidades, como a aba "Cachês", que permite a consulta dos valores médios pagos aos artistas desde 2023, além da comparação dos percentuais de reajuste ao longo dos anos. Já o Transparentômetro disponibiliza um mapa atualizado indicando quais municípios já prestaram contas e quais ainda estão pendentes.
O ex-ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta quinta-feira (11) que os novos investimentos anunciados pelo governador Jerônimo Rodrigues para municípios baianos refletem a prioridade dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva às cidades brasileiras. A declaração foi feita durante evento no Parque de Exposições, em Salvador, que reuniu centenas de prefeitos e gestores municipais, além dos senadores Jaques Wagner e Otto Alencar.
Responsável pela coordenação do Novo PAC no governo federal, Rui afirmou que Lula determinou, ainda em 2023, que o programa fosse estruturado para beneficiar o maior número possível de municípios do país. Segundo ele, essa orientação resultou em um volume de investimentos sem precedentes na história recente do Brasil, alcançando 99% dos municípios brasileiros.
“Não existe, na história do Brasil, nenhum presidente mais municipalista do que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula me chamou, em 2023, para montar o PAC e disse: ‘Rui, monte uma estratégia para alcançar o maior número possível de municípios’. Quando fazemos um balanço do PAC, conseguimos verificar que 99% dos municípios brasileiros receberam alguma ação do programa”, afirmou.
Rui também criticou a ausência, segundo ele, de programas federais voltados à apresentação de projetos por prefeituras entre 2016 e 2022. “Durante dois mandatos de dois presidentes, nenhum prefeito foi convidado a apresentar propostas. Nenhuma vez”, disse.
Ao defender a parceria entre União, estado e municípios, Rui afirmou que a valorização das cidades é uma marca dos governos liderados por Lula e também da trajetória administrativa construída na Bahia por Jaques Wagner, por ele próprio e por Jerônimo Rodrigues.
“Nós aprendemos com aquele que é o mestre da política brasileira, o nosso presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Aprendemos a reconhecer a importância de fazer parcerias com os municípios, de estender a mão aos prefeitos e prefeitas”, declarou, antes de pedir uma salva de palmas das centenas de gestores municipais presentes ao presidente da República.
Durante o evento, o governo estadual autorizou obras e anunciou ações nas áreas de educação, saúde, desenvolvimento rural, abastecimento de água e infraestrutura. Segundo o governo, as medidas têm como objetivo ampliar investimentos e melhorar serviços para a população.
O prefeito de Ituaçu (BA), Phellipe Brito (PSD), afirmou nesta quinta-feira (11) que a oposição voltará a ser derrotada nas urnas e rebateu críticas feitas por ACM Neto aos gestores municipais. “Estou com Jerônimo, como estive na eleição passada e, neste ano, a vitória será em primeiro turno, de Jerônimo e de Lula. A oposição diz que os prefeitos não têm força, não têm acesso ao povo. Por isso, vai perder mais uma vez”, declarou.
O gestor também afirmou que enquanto a oposição não tem projetos para apresentar, o Governo do Estado segue realizando entregas que impactam diretamente a vida da população. “Nós temos entregas constantes, escolas que antes só se via em filmes. Nós estamos juntos com um time que tem compromisso, enquanto o lado de lá não tem o que mostrar e só fica falando”, disse durante anúncio de investimentos para 200 cidades baianas realizado no Parque de Exposições, em Salvador.
Phellipe Brito destacou os avanços em educação e acesso à água no município, atribuídos à parceria com o governo estadual. Entre as ações citadas está a entrega do Centro Educacional Anísio Honório da Silva, inaugurado em novembro do ano passado. Com investimento de R$ 14,5 milhões, a unidade conta com laboratórios, quadra coberta, piscina olímpica, biblioteca e outras estruturas modernas.
“A história que a oposição faz é de falácias. Eles estiveram no poder e não fizeram. Depois de Wagner, Rui e Jerônimo, a realidade é outra. Em Ituaçu, temos escolas com teatro, cantina, piscina, além de obras de água encanada na casa do povo, pavimentação asfáltica, chegando também na zona rural”, afirmou.
A Neoenergia Coelba realiza a Operação Gatonet em 22 municípios baianos nesta semana. Até a próxima sexta-feira (12/06), a distribuidora manterá profissionais atuando exclusivamente na remoção de cabos e equipamentos de telecomunicações instalados de maneira irregular nos postes da concessionária. A ação tem como objetivo evitar acidentes, reduzir as possibilidades de chamas em fiações e interrupções de energia para a população.
As cidades foram escolhidas devido ao alto número de provedores irregulares, que causam poluição visual. Os municípios que estão recebendo a Operação Gatonet são: Água Fria, Alagoinhas, Belo Campo, Brumado, Caetité, Cafarnaum, Chorrochó, Cruz das Almas, Curaçá, Gavião, Ilhéus, Itabuna, Lafaiete Coutinho, Lauro de Freitas, Lençois, Luís Eduardo Magalhães, Salvador, Santa Maria da Vitória, Senhor do Bonfim, Serrinha, Vitória da Conquista e Xique-Xique.
Os estudantes Henrique Junqueira da Silva Fontana, 17 anos, medalhas de prata estadual e prata nacional, e Felipe Vieira Simões, 16 anos, bronze estadual, ambos da 2ª série do Colégio Estadual Paulo Freire, no município de Jequié, além de Michael Nunes Viana, 17 anos, do 3° ano do Colégio Estadual de Tempo Integral de Tanque Novo, bronze estadual, foram os vencedores da rede estadual da Bahia na edição de 2025 da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Na cerimônia de premiação, que aconteceu neste sábado (30), no Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA, no Campus de Ondina, em Salvador, também receberam honrarias o citado Colégio Estadual Paulo Freire e a professora de Física da unidade, Karla Pedroza Oliveira.
Para o premiado Henrique, participar de olimpíadas tem sido um grande incentivo nos seus estudos. “Um momento como este é revigorante e um sinal de estar seguindo o caminho certo. A OBFEP foi uma experiência única para a aplicação de todo o conhecimento construído na área", relatou, antes de receber as suas medalhas. Ele disse que ficou surpreso com a conquista. "Achei que tinha ido mal na fase experimental. Fiquei muito feliz com o resultado, mas a ideia de receber uma medalha nacional ainda não foi totalmente processada pelo meu cérebro", disse o estudante, que também já foi premiado na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
A experiência de participar de olimpíadas também foi comentada pelo colega Felipe. “Foi incrível e está sendo muito emocionante ser premiado e conhecer a capital baiana. Como sempre gostei de Matemática e Física, comecei a participar de olimpíadas de exatas e estou constatando a grandiosidade que elas proporcionam na vida escolar e, futuramente, na vida profissional. Estou muito realizado e feliz”.
O estudante Michael Nunes Viana, de Tanque Novo, também presente na premiação, falou do seu orgulho de ter sido premiado na OBFEP. "É muito gratificante este momento, porque é uma forma de mostrar que o meu esforço está sendo reconhecido. Esta olimpíada abriu meus olhos para as oportunidades que essas iniciativas trazem, como conhecer Salvador. Já é a segunda vez que eu venho aqui por causa da OBFEP, que estimulou meu amor pela Física".
Karla Pedroza, que já foi aluna do colégio onde hoje é docente, foi medalhista em olimpíadas do conhecimento, no Ensino Médio, e a primeira vez que esteve em Salvador foi para receber medalha da Olimpíada Baiana de Química (OBAQ), em 2013. "Durante a graduação de Física, fui voluntária na OBFEP e na OBF (Olimpíada Brasileira de Física), ajudando na aplicação das provas e na organização das premiações. Refazer essa trajetória, agora como professora, é saber que estou conseguindo proporcionar aos meus alunos as oportunidades que ajudaram a me moldar enquanto pessoa e profissional. Estou muito feliz com esse resultado.”
A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre) publicou o edital do Processo Seletivo Simplificado REDA nº 001/2026 para contratação temporária de profissionais de nível superior. Ao todo, são ofertadas três vagas para atuação nos municípios de Salvador e Brumado.
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site selecao.ba.gov.br, até sexta-feira, 29 de maio de 2026. O processo seletivo será composto por etapa única de Avaliação Curricular, de caráter eliminatório e classificatório.
Das vagas ofertadas, uma é destinada à função de Técnico Nível Superior, na área de Supervisão de Ações de Intermediação, no município de Brumado. Para concorrer, é necessário possuir diploma de curso superior em qualquer área de formação reconhecida pelo Ministério da Educação.
As outras duas vagas são para Técnico Nível Superior, na área de Supervisão de Monitoramento, em Salvador. Neste caso, os candidatos devem possuir graduação em Administração, Economia ou Estatística.
A remuneração para ambas as funções é de R$ 3.810,40, composta por vencimento básico e gratificação de função temporária, para jornada de 40 horas semanais. Os contratados também terão direito a auxílio-refeição e auxílio-transporte. Os contratos terão duração de até 36 meses, com possibilidade de renovação por igual período, uma única vez.
Mais informações sobre requisitos, cronograma, documentação e critérios de avaliação podem ser consultadas no edital disponível no site da Setre (www.ba.gov.br/trabalho) e no portal www.selecao.ba.gov.br.
O Ministério Público da Bahia deflagrou na manhã desta terça-feira, dia 26, a ‘Operação Sponsor’, que investiga crimes de peculato, fraudes em processos licitatórios e desvios de recursos públicos que deveriam ser destinados a entidades carnavalescas e organizadores de Paradas LGBTI+ em Salvador. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em um órgão público, uma associação e endereços ligados a cinco pessoas físicas, entre elas servidores do Município de Salvador. A Justiça determinou o afastamento do presidente e do diretor-geral da associação, bem como de duas servidoras municipais investigadas.
A operação foi deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e pela Promotoria de Justiça de Proteção da Moralidade Administrativa, com apoio da Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTI+, da Central de Assessoramento Técnico Interdisciplinar (Cati) e da Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento de Apoio Operacional (CPAp).
Segundo as investigações, recursos públicos que deveriam ser destinados ao patrocínio de eventos carnavalescos e ações voltadas à comunidade LGBTI+ teriam sido desviados por meio de uma associação de fachada. De acordo com os promotores de Justiça, a associação teria recebido mais de R$ 1,1 milhão do Município de Salvador, sendo que parte desses recursos teria beneficiado integrantes da associação. Os valores deveriam viabilizar eventos em 57 bairros de Salvador, além do apoio a 18 blocos carnavalescos durante o Carnaval de 2025.
A apuração teve início após o MPBA receber informações e documentos apresentados por organizadores de eventos e integrantes da comunidade LGBTI+, relatando irregularidades na destinação de verbas públicas destinadas à realização do projeto “Caminhada da Diversidade LGBTI+”.
A Seleção Sub-15 de Brumado garantiu vaga na fase final da 16ª edição da Copa 2 de Julho após conquistar o título do zonal regional disputado na cidade de Guanambi, nesta sexta-feira (23).
A equipe brumadense teve uma campanha de destaque ao vencer Caetité por 2 a 1 na semifinal e superar Guanambi, também pelo placar de 2 a 1, na grande final da competição regional.
Com o resultado, Brumado assegurou o direito de disputar a fase decisiva da Copa 2 de Julho, em Salvador, onde estarão reunidas as melhores equipes classificadas nos zonais realizados em diversas regiões da Bahia.
Os atletas e membros da comissão técnica foram premiados pelo desempenho alcançado. A equipe está sob o comando do técnico Jeferson Santos e conta com atletas do AJAX reforçados por jogadores da escolinha América, fruto de uma parceria entre os projetos esportivos.
A delegação também agradeceu o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SECULT), responsável pelo suporte no transporte dos atletas durante a competição.
“A Ponte Salvador-Itaparica e o Sistema Viário do Oeste começaram a ser concretizados nesta terça-feira (19.05), com a chegada dos equipamentos para implantação dos canteiros de obras”, afirmou a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, comemorando o desembarque no porto de Salvador das primeiras peças para a obra, vindas da China. “Confirmando o que foi dito em audiência pública promovida pela ALBA, as obras começam no segundo semestre deste ano”, lembrou Ivana.
Resultado de uma articulação da presidente Ivana Bastos com o governador Jerônimo Rodrigues, a audiência pública aconteceu em setembro de 2025 e detalhou as etapas e o planejamento da obra. Na época, a deputada comentou que a criação de uma secretaria exclusiva para questões da ponte Salvador-Itaparica e do sistema viário como um todo seria de extrema importância para o desenvolvimento do projeto.
A carga desembarcada partiu do Porto de Xangai no dia 30 de março, em 44 contêineres. Uma parte do material irá para o estaleiro de Maragogipe, onde será instalado um dos canteiros de obras. Outra parte seguirá para Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, para montagem de outros canteiros. “A espera valeu a pena porque esta obra, associada à retomada da Ferrovia Oeste-Leste, vai transformar a logística do estado”, disse Ivana Bastos.
Um imóvel de quatro andares desabou na tarde deste sábado (16) no bairro Luiz Anselmo, na região de Brotas, em Salvador, provocando a morte de duas pessoas e mobilizando uma grande operação de resgate.
Segundo informações das equipes que atuam na ocorrência, seis pessoas estavam no prédio no momento em que a estrutura cedeu. Três delas conseguiram deixar o local com vida antes do colapso total do imóvel, enquanto outras ficaram presas sob os escombros.
A primeira vítima fatal confirmada foi um homem de 60 anos que trabalhava na obra realizada no prédio. Horas depois, os bombeiros localizaram uma segunda vítima sem vida em meio aos destroços. A identidade dela ainda não havia sido oficialmente divulgada até a última atualização da ocorrência.
As buscas continuam no local em busca de mais uma pessoa desaparecida. Equipes do Corpo de Bombeiros utilizam equipamentos de escavação e técnicas de resgate para tentar localizar a vítima.
Entre os sobreviventes estão dois adultos e um bebê de apenas um ano e seis meses, integrantes de uma família que residia no imóvel. Eles conseguiram escapar antes que a estrutura viesse abaixo.
Além dos moradores, trabalhadores realizavam serviços na edificação no momento do desabamento. As causas do acidente ainda deverão ser investigadas pelos órgãos responsáveis.
A operação de resgate conta com a atuação de pelo menos 30 bombeiros militares, além de equipes do Samu, Defesa Civil de Salvador (Codesal) e Polícia Militar da Bahia.
Em celebração ao bicentenário da Polícia Militar da Bahia (PMBA), o governador Jerônimo Rodrigues participou, na noite desta quinta-feira (14), da inauguração de um monumento histórico em homenagem à corporação. A obra, assinada pelo artista plástico baiano André Moreno, foi instalada em frente ao Quartel do Comando-Geral da PMBA, no Largo dos Aflitos, em Salvador.
A cerimônia também foi marcada pela entrega da Medalha Comemorativa pelos 200 anos de criação da PMBA. A honraria foi concedida a 132 personalidades civis e militares que contribuíram para a construção, fortalecimento e valorização da trajetória da instituição ao longo de dois séculos.
“Fiz questão de ir até cada uma e cada um dos homenageados, apertar as mãos, agradecer e reconhecer aqueles que estão na ativa e os que já passaram por essa missão, que não é fácil. A sociedade muitas vezes imagina que o policial não enfrenta problemas financeiros, familiares, emocionais ou de saúde. Mas vivem tudo isso e, ainda assim, permanecem prontos para servir e proteger”, destacou Jerônimo Rodrigues.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, ressaltou a relevância da homenagem para a segurança pública baiana. “A Polícia Militar é um patrimônio do povo baiano, presente de forma permanente nos 417 municípios. Além disso, desenvolve ações operacionais e preventivas, com policiamento ostensivo cada vez mais orientado pela inteligência e pela proximidade com a comunidade”, afirmou.
Já o comandante-geral da PMBA, coronel Antônio Magalhães, destacou o significado histórico da celebração e o compromisso da corporação com a modernização da atuação policial. “Nossa preocupação é estar cada vez mais preparados para prestar um serviço melhor à sociedade. Estamos investindo em tecnologia, qualificação e fortalecimento das operações, sempre buscando mais eficiência na segurança pública e melhores condições de atuação para a tropa”, ressaltou.
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (14/5), a Operação Sombras da Mata III, visando cumprir dois mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária nas cidades baianas de Salvador e de Porto Seguro. A ação teve apoio da Polícia Militar da Bahia, da Polícia Civil da Bahia e da Força Nacional.
As ordens judiciais foram expedidas no contexto das investigações destinadas a apurar a atuação de grupos armados em invasões de propriedades rurais, as chamadas retomadas.
As medidas cautelares têm como objetivo apreender documentos, anotações, aparelhos celulares, computadores, eletrônicos, armas de fogo e outros objetos considerados fundamentais para o aprofundamento das investigações e para a completa elucidação dos fatos, com a consequente responsabilização dos envolvidos.
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) abriu uma nova rodada de leilões com oportunidades para quem deseja adquirir veículos e sucatas a preços mais acessíveis. Ao todo, estão disponíveis 2.395 lotes, distribuídos em oito editais, com participação de 23 municípios baianos, incluindo Brumado.
Entre os itens ofertados estão carros, motocicletas e sucatas aproveitáveis, provenientes de veículos custodiados. Os leilões serão realizados de forma totalmente online, sempre com início às 9h, e conduzidos por leiloeiros oficiais credenciados pela Junta Comercial do Estado da Bahia (JUCEB).
Além de Brumado, participam cidades como Salvador, Vitória da Conquista, Guanambi, Feira de Santana, Ilhéus, Porto Seguro, entre outras, ampliando as possibilidades para os interessados em todo o estado.
Podem participar tanto pessoas físicas quanto jurídicas, desde que atendam aos requisitos estabelecidos nos editais. Os interessados devem acessar a página oficial do órgão para conferir datas, horários e condições de participação em cada certame.
Um novo levantamento eleitoral divulgado pela Paraná Pesquisas em parceria com o Bahia Notícias apresentou os números da disputa pelo Governo da Bahia nas eleições de 2026. O estudo aponta o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), na liderança das intenções de voto em diferentes cenários avaliados pelo instituto.
Na modalidade espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, ACM Neto aparece com 26,3% das intenções de voto. O atual governador Jerônimo Rodrigues (PT) registra 19,8%, enquanto Ronaldo Mansur (PSOL) soma 0,1%. Outros nomes citados representam 1,1% das respostas. O percentual de entrevistados que não souberam ou preferiram não opinar chegou a 47%.
Já no cenário estimulado, em que os candidatos são apresentados aos eleitores, ACM Neto alcança 47,8% das intenções de voto, seguido por Jerônimo Rodrigues com 38,7%. Ronaldo Mansur aparece com 1,7%. Os entrevistados que declararam voto branco, nulo ou em nenhum candidato também foram contabilizados, enquanto 4,9% afirmaram não saber ou não responderam.
A pesquisa também avaliou os índices de rejeição dos possíveis candidatos ao Palácio de Ondina. Jerônimo Rodrigues lidera nesse quesito, com 37,1% dos entrevistados afirmando que não votariam no atual governador. ACM Neto aparece com 27,4% de rejeição, enquanto Ronaldo Mansur registra 25,2%. Outros 12,4% disseram que poderiam votar em qualquer um dos nomes apresentados e 7,6% não opinaram.
O levantamento foi realizado entre os dias 10 e 12 de maio de 2026, através de entrevistas pessoais domiciliares e presenciais em 65 municípios baianos. Ao todo, foram ouvidos 1.510 eleitores. A margem de erro estimada é de 2,6 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BA-03619/2026 e foi contratada pelo portal Bahia Notícias em parceria com o instituto Paraná Pesquisas.
Um grave acidente registrado nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (12) resultou na morte de um homem e deixou outras quatro pessoas feridas na BR-324, no trecho que passa por Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o caso ocorreu por volta das 06h35, quando um ônibus que seguia no sentido Feira de Santana acabou tombando na altura do km 603. As circunstâncias que levaram ao acidente ainda não foram esclarecidas.
O veículo, um coletivo utilizado para o transporte de trabalhadores, fazia o deslocamento de passageiros de Salvador em direção ao Polo Industrial de Camaçari no momento do ocorrido. Com o impacto, um dos ocupantes, um homem com idade estimada inferior a 40 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.
Outras quatro pessoas sofreram ferimentos considerados leves e foram atendidas por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que prestaram os primeiros socorros.
Além do SAMU, o Corpo de Bombeiros também foi acionado para atuar na ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) ficou responsável pelos procedimentos de remoção do corpo.
Em resposta ao compromisso para o fortalecimento da saúde pública em Abaíra, a deputada Ivana Bastos entregou, no pátio da Secretaria de Saúde, em Salvador, na última terça-feira (5), um veículo 0 km para somar com o trabalho da gestão do prefeito Dr. Welington Barbosa e do vice-prefeito, Dema.
A entrega do veículo contou com a presença das vereadoras Ana Lúcia Souza e Vanessa Moreira; do vereador Antônio Cruz; e do secretário de Assistência Social, Hermínio.
O investimento é resultado de emenda parlamentar do mandato de Ivana Bastos, por meio do apoio do Governo do Estado, para garantir melhores condições de atendimento à população. A conquista conta, também, com a parceria do deputado Vitor Bonfim.
Na oportunidade, Ivana Bastos reafirmou o compromisso do mandato com a saúde e com a melhoria da qualidade de vida de Abaíra. “Essa conquista é mais uma demonstração da nossa responsabilidade e do trabalho construído na união de forças com o prefeito Wellington, o governador Jerônimo Rodrigues e todo o nosso time para cada vez mais garantir avanços para Abaíra. E, com presença, trabalho e parceria, vem muito mais por aí”, ressaltou.
O prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes (Avante), participou nesta quarta-feira (06), em Salvador, do 2º INDEX Bahia, considerado o maior evento da indústria do estado e um dos principais do Nordeste. A agenda institucional teve como foco a atração de investimentos e o fortalecimento de parcerias para impulsionar o desenvolvimento econômico do município.
Durante a visita à Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), o gestor se reuniu com o presidente da entidade, Carlos Henrique Passos, e sua equipe, discutindo estratégias para viabilizar a instalação de novas empresas e indústrias em Brumado. O encontro também teve como objetivo estreitar relações institucionais e ampliar oportunidades de geração de emprego e renda.
Fabrício Abrantes também destacou a receptividade da equipe da FIEB e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), ressaltando a importância do diálogo com instituições que atuam diretamente no fortalecimento da indústria e da qualificação profissional.
Ao longo da programação, o prefeito visitou estandes, conheceu empresas e manteve contato com representantes de grandes negócios que movimentam a economia estadual. Em seguida, participou da abertura oficial do 2º INDEX Bahia, evento que reúne gestores públicos, empresários e lideranças para debater o futuro da indústria e fomentar novas oportunidades.
Durante o evento, o prefeito também se encontrou com o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardos, reforçando a importância do diálogo entre os entes públicos na busca por investimentos.
“É uma satisfação participar do maior evento da indústria do Nordeste. Ao lado de outros prefeitos, conhecendo grandes iniciativas e ampliando oportunidades para levar mais desenvolvimento aos municípios, com a atração de empresas e geração de empregos. Parabéns pela organização e pela grandiosidade do evento”, afirmou o prefeito.
Hoje, 6 de maio, é o último dia para que cidadãos(ãs) com domicílio eleitoral no estado possam ficar quites com a Justiça Eleitoral. Portanto, é a oportunidade final para que a população possa emitir a primeira via do título, transferir o local de votação, atualizar dados cadastrais, entre outros serviços, disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
Para atender a demanda do grande fluxo nesse período de encerramento do cadastro eleitoral, o Tribunal ampliou o horário de atendimento ao público. Em Salvador, os cartórios eleitorais e a Central de Atendimento ao Público (CAP) funcionam das 8h às 18h. No interior do estado, nas CAPs e cartórios, os trabalhos são realizados das 8h às 15h. Essa iniciativa começou na segunda, 4, (em que 31.361 atendimentos foram realizados) e seguirá até esta quarta-feira, dia 6.
Após essa data, o cadastro eleitoral será fechado para a organização do pleito, conforme prevê a Lei das Eleições.
A escolinha Ajax, de Brumado, conquistou o título de campeã baiana Sub-15 de forma invicta em competição realizada em Barra da Estiva. A equipe contou com o apoio do prefeito Fabrício Abrantes e se destacou ao longo do torneio, garantindo a primeira colocação com desempenho consistente.
Além do título coletivo, o time também teve atletas premiados individualmente. Breno foi eleito o melhor goleiro da competição, Arthur recebeu o prêmio de melhor jogador e Antônio terminou como artilheiro, reforçando o destaque da equipe na disputa estadual.
Com o resultado, a equipe garantiu o direito de representar Brumado em competições que serão realizadas em Salvador no segundo semestre. Paralelamente, a escolinha trabalha na organização documental para se tornar a primeira da cidade a se filiar à federação baiana de futsal.
A Bahia gerou 14.008 empregos formais em março de 2026, segundo dados do Novo Caged divulgados nesta quarta-feira (29/4) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Quatro dos cinco grandes grupos de atividades econômicas pesquisadas registraram saldo positivo no estado baiano no terceiro mês do ano. O setor de Serviços foi o que mais gerou empregos formais, tendo aberto 8.872 vagas. Em seguida aparecem a Construção (2.831 postos), Indústria (2.183) e Agropecuária (156). O desempenho negativo foi registrado no setor de Comércio (-33).
MUNICÍPIOS – A capital Salvador foi o município baiano com maior saldo de empregos formais em março, tendo gerado 5.616 novos empregos com carteiras assinadas. Em seguida aparecem as cidades de Feira de Santana (1.691), Camaçari (774) e Luís Eduardo Magalhães (511).
GÊNERO – No recorte por gênero, a maior parte dos empregos com carteira assinada gerados na Bahia em março foi ocupada por mulheres: 7.712. No período, os homens foram responsáveis por ocupar 6.296 novos empregos.
FAIXA ETÁRIA E INSTRUÇÃO – No que diz respeito à faixa etária, a maior parte dos postos gerados na Bahia no período foi ocupada por jovens de 18 a 24 anos, que preencheram 7.298 novos postos formais. Na análise sobre grau de instrução, a maioria dos vínculos no estado em março foi ocupada por pessoas com ensino médio completo, que preencheram 11.383 vagas.
O deputado estadual Marquinho Viana esteve na sede da CERB, em Salvador, acompanhado de importantes lideranças municipais, para tratar de ações voltadas ao abastecimento de água na zona rural.
Participaram da agenda os prefeitos Phillipe Brito, de Ituaçu; Piu de Santo, de Iramaia; Wilson do Café, de Barra da Estiva; e Didi, de Contendas do Sincorá. A comitiva foi recebida pela presidente da CERB, Larissa Morais.
Durante a reunião, foram discutidos projetos e demandas para a implantação de sistemas de abastecimento de água que atendam comunidades rurais dos municípios representados. O objetivo é ampliar o acesso à água potável e garantir mais qualidade de vida para a população que vive nessas localidades.
Marquinho Viana destacou a importância da iniciativa. “Estamos unindo forças com os prefeitos e o Governo do Estado para levar água a quem mais precisa, especialmente na zona rural, onde ainda há muitas carências. Essa é uma pauta essencial para o desenvolvimento dos municípios”, afirmou.
A agenda reforça o compromisso das lideranças com a busca por soluções concretas para o abastecimento hídrico, promovendo avanços estruturais e mais dignidade para as famílias do interior baiano.
Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (29) pela Quaest revela um cenário de equilíbrio na corrida pelo governo da Bahia. O levantamento apresenta dois cenários de primeiro turno, ambos indicando empate técnico entre o ex-prefeito de Salvador ACM Neto e o atual governador Jerônimo Rodrigues, que busca a reeleição.
No primeiro cenário, com quatro pré-candidatos, ACM Neto aparece com 41% das intenções de voto, enquanto Jerônimo Rodrigues soma 37%. Ronaldo Mansur registra 1%, e José Estevão não pontua. Indecisos representam 11%, enquanto 10% afirmaram votar em branco, nulo ou não participar.
Já no segundo cenário, com três nomes na disputa, ACM Neto mantém 41%, enquanto Jerônimo Rodrigues aparece com 36%. Ronaldo Mansur segue com 1%. Nesse recorte, os indecisos somam 14% e 8% optam por branco, nulo ou não votar.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 1.200 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 23 e 27 de abril. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
O levantamento também simulou um eventual segundo turno entre os dois principais nomes. Nesse cenário, ACM Neto aparece com 41% das intenções de voto, enquanto Jerônimo Rodrigues registra 38%. Indecisos somam 12% e 9% declararam voto em branco, nulo ou abstenção.
O Flamengo iniciou sua trajetória na edição 2026 da Copa do Brasil com um triunfo de 2 a 1 sobre o Vitória, na noite desta quarta-feira (22) no estádio do Maracanã.
Após a vitória diante de sua torcida, o Rubro-Negro da Gávea avança para a próxima fase da Copa do Brasil até mesmo com um empate no confronto de volta, que será disputado apenas no dia 14 de maio, uma quinta-feira, a partir das 21h30 (horário de Brasília) no estádio do Barradão, em Salvador.
Já o Leão precisa de um triunfo na capital baiana para continuar sonhando com as oitavas de final.
O deputado estadual Marquinho Viana participou de uma audiência com o governador Jerônimo Rodrigues, em Salvador, para tratar de pautas estratégicas voltadas ao fortalecimento do município de Cordeiros e ao desenvolvimento da região.
A reunião contou com a presença do ex-prefeito de Cordeiros, Delci, além do ex-prefeito Vavá, do empresário Cido Pereira e dos vereadores Dão Joia, Fabiano Souza, Letícia Oliveira, Lió e Reneitinho, que reforçaram as principais demandas da população local.
Durante o encontro, foram discutidos investimentos em áreas essenciais, com foco em infraestrutura, melhorias nos serviços públicos e ações voltadas à elevação da qualidade de vida dos moradores. As lideranças destacaram a importância da união política e institucional para viabilizar novos projetos e garantir avanços concretos para o município.
Segundo Marquinho Viana, o diálogo com o Governo do Estado é fundamental para acelerar a chegada de benefícios. “Seguimos trabalhando de forma articulada, ouvindo as demandas da população e buscando investimentos que tragam desenvolvimento e mais qualidade de vida para o povo de Cordeiros”, afirmou.