Reprise: O Café com o Brumado Agora entrevista Dr. Juracy

Reprise: O Café com o Brumado Agora entrevista Dr. Juracy
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Ituasuense nascido na Fazenda Lucaia, no dia 8 de julho de 1932, filho do casal Joaquim Gomes Pereira (seu Quinquinha) e da senhora Antônia Plínia Gomes, Juracy Pires Gomes formou-se em Medicina, em 1959, na Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública. Constitui família, casando-se com a Livramentense radicada em Brumado, professora Maria Sônia Meira Gomes, em 25 de janeiro de 1969.Pai de Patrícia, Daniela e Priscila, avô de Larissa, Raniel e Lucas, Juracy foi prefeito em Brumado pela primeira vez em 1966, e por três mandatos consecutivos contribuiu para o desenvolvimento da cidade. O Café com o Brumado Agora reapresenta a participação do Dr. Juracy num bate papo descontraído e saudosista.

Reprise: O Café com o Brumado Agora entrevista Dr. Juracy
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Café com o Brumado Agora – O senhor administrou Brumado por três mandatos. É lembrando pelos brumadenses com muito carinho e há aqueles que o chamam de “O eterno Prefeito de Brumado”. Quais, na opinião do senhor, foram os principais legados deixados por suas gestões?

Dr. Juracy Pires Gomes –Cheguei a Brumado exercer a medicina como clínico e obstetra e acabei me tornando prefeito. A minha gestão deu início a uma série de mudanças em Brumado, foram várias as conquistas em nome da população brumadense, mas posso destacar as quais considero mais importante: a chegada da telefonia, luz, na sede, zona rural e diversos distritos, construção do prédio da Prefeitura, Mercado Municipal, o asfalto de Brumado a Vitória da Conquista, sinal de televisão, a construção da Biblioteca Municipal, construção de avenidas como a Mestre Eufrásio, Centenário e Otávio Mangabeira, e  barragem do Rio do Antônio, que serviu Brumado por mais de 30 anos. Posso acrescentar ainda a construção de prédios escolares, já que na época, havia apenas o Getúlio Vargas.

Reprise: O Café com o Brumado Agora entrevista Dr. Juracy
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Café com o Brumado Agora – Há algum projeto que o senhor não idealizou, mas que gostaria de ter concretizado naquele período?

Dr. Juracy Pires Gomes – Naquela época se governava com pouco recurso. Tive que me desdobrar para conseguir trazer para Brumado tudo que eu considerava necessário a populaçãoe tudo o que eles ainda me cobravam. Fui firme, e conseguir construir uma Brumado baseada no que os recursos favoreciam e desenvolvi a cidade. Acredito que sempre se pode fazer mais, melhorar, no entanto, acredito que consegui dar o pontapé inicial para o desenvolvimento da cidade.

Reprise: O Café com o Brumado Agora entrevista Dr. Juracy

Café com o Brumado Agora – Como o senhor conciliava a função de Prefeito da cidade com o exercício da função de médico?

Dr. Juracy Pires Gomes – Apesar de muito trabalho na administração, nunca deixei de exercer a função de médico, até mesmo por amor a profissão. Na época eu atendia do Posto de saúde, no meu consultório, alémda empresa Magnesita S.A. e também fui subgerente da 19ª DIRES. Possodizer ainda que cerca de 70% dos atendimentos no meu consultório eram de graça, atendia amigos, populares e fazia isso com muito gosto, muitos diziam que eu tinha um “coração muito mole”. Eu sempre digo que dinheiro não é tudo, eu fazia esses atendimentos por amor a minha profissão, para ver as pessoas bem, e por gostar do povo de Brumado.

Café com o Brumado Agora – Alguma situação inusitadaneste período?

Dr. Juracy Pires Gomes – São muitas, a começar de como eu fazia para chegar a alguns distritos e povoadospara fazer os atendimentos. Naquela época não havia a facilidade de locomoção que há hoje. Muitas vezes fui realizar partos a cavalo, tive que atravessar rios cheios a pé, pois naquela época chovia muito, São Pedro gostava muito de mim (risos).Eu atendia a sede, zona rural, distritos, povoados. Fiquei três anos como único médico para atender Brumado e região. Mas, lembro-me de uma história muito engraçada. Fui chamado para fazer um parto no Povoado de Várzea da Pedra e, ao chegar ao local, depois de uma dificuldade imensa de acesso, vi que a mulher estava com uma barriga enorme, só podia dar a luz a gêmeos, e assim ocorreu, duas lindas crianças. No entanto, o marido disse que não teria comome pagar o parto. Não me importei e voltei para Brumado. Dias depois, o senhor chegou a meu consultório com um galo, como pagamento pelo parto.

Reprise: O Café com o Brumado Agora entrevista Dr. Juracy

Café com o Brumado Agora–Qual seria hoje, na opinião do senhor, a mudança mais urgente para Brumado?

Dr. Juracy Pires Gomes – Continuidade e ampliação das obras, assistência efetiva as camadas mais desfavorecidas da cidade. Planejamento, foco. Hoje, as administrações municipais contam com muito mais recurso do que na minha época, pode-se mudar ainda mais a cara da cidade, trazer o verdadeiro desenvolvimento que Brumado merece. 

Café com o Brumado Agora – Qual mensagem o senhor deixa aos brumadenses?

Dr. Juracy Pires Gomes –Quero dizer que amo esta cidade e os brumadenses e me sinto lisonjeado em ser lembrado por tudo que fiz nos meus três anos como prefeito. Quero desejar que Brumado possa ter bons Prefeitos, que trabalhem e façam muito mais do que eu fiz pela cidade, se não, não tem graça (risos).

Fotos: Wilker Porto, Produção: Genival Moura, Reportagem e Redação: Janine Andrade.


Comentários


Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais