Brumado: Duas mulheres são detidas no Bairro São Jorge acusadas de tráfico de drogas

Brumado: Duas mulheres são detidas no Bairro São Jorge acusadas de tráfico de drogas Foto - Divulgação / Polícia Militar

Na noite de segunda-feira (19), ao realizar rondas pelo Bairro São Jorge, uma guarnição da Polícia Militar (34ª CIPM) se deparou com duas mulheres a bordo de uma motocicleta, em atitude suspeita. Os policiais, ao perceberem a inquietação da ocupante da garupa do veículo, decidiram realizar busca pessoal em ambas e deram ordem de parada. Neste momento, uma das ocupantes da motocicleta dispersou um embrulho ao solo. Neste pacote foi encontrado 4  porções de substância análoga à maconha e uma porção de substância análoga à cocaína. Diante do ocorrido, as envolvidas juntamente com a motocicleta, foram conduzidas para a 20ª Coorpin para que as medidas cabíveis sejam adotadas. 

INFORME PUBLICITÁRIO


Proativa Contabilidade completa 15 anos de história

Proativa Contabilidade completa 15 anos de história

A Proativa está debutando! Fundada em 01 de agosto de 2006, há 15 anos, nascia na cidade de Brumado a Proativa Contabilidade. Empresa pautada em rígidos princípios e valores éticos, com foco total na satisfação dos seus clientes. “Por esses 15 anos, precisamos agradecer a todos que escreveram e escrevem essa história: Deus, familiares, clientes, servidores públicos e privados, fornecedores e a nossa competente equipe de funcionários. Não conseguiríamos chegar até aqui sem vocês. Nosso muito obrigado!”, ressalta a diretoria da Proativa Contabilidade.


Feira da Agricultura Familiar será realizada dia 07 de agosto em Brumado

Feira da Agricultura Familiar será realizada dia 07 de agosto em Brumado Foto - Divulgação

"Um sonho realizado!" A vereadora Verimar agradece aos 14 vereadores que votaram a favor dessa indicação, como também “ao prefeito Eduardo Vasconcelos, por ter nos atendido ao secretário de agricultura Márcio Aguiar, pelo empenho e a disposição para colocar  em prática essa conquista tão importante, para os nossos agricultores  familiares, para o fortalecimento e a comercialização  dos  produtos saudáveis, sabemos que 70% da  nossa alimentação  vem da agricultura  familiar, essa feira demostra a capacidade que tem esse seguimento tão importante é precisa ser valorizado”, disse  a vereadora  presidenta da Câmara Verimar. A Feira da Agricultura  Familiar será realizada  todos os sábados das 07h às 16h no Mercado Município, no bairro São Felix, a data da inauguração será  07 de agosto de 2021.


Brumado: Moradores da Vila Presidente Vargas denunciam que rua foi obstruída com entulho

Brumado: Moradores da Vila Presidente Vargas denunciam que rua foi obstruída com entulho Foto - Leitor / Agora Sudoeste

Em contato com a reportagem do Agora Sudoeste, moradores da Vila Presidente Vargas, em Brumado, denunciam que uma rua, única passagem de veículos no fundo de um mercadinho, próximo a linha férrea, foi obstruída há duas semanas. Ainda segundo os moradores, no local, um morador jogou entulhos e até o momento não realizou a devida limpeza. Os populares cobram da administração municipal uma medida urgente.


Dom Basílio: Lavradores denunciam crimes ambientais de empresa francesa

Dom Basílio: Lavradores denunciam crimes ambientais de empresa francesa Foto - Divulgação

Moradores de comunidades rurais no município de Dom Basílio, denunciam uma empresa francesa de irregularidades ambientais, com invasão e desmatamento de áreas privadas. De acordo com os denunciantes, quase 10 mil metros quadrados de vegetação nativa foram destruídos, inclusive umbuzeiros, preservados por lei. O caso foi registrado na delegacia de Polícia Civil e será investigado. 


Protocolo de Intenção para a criação do ‘Consórcio Chapada Diamantina Sul’ foi assinado

Protocolo de Intenção para a criação do ‘Consórcio Chapada Diamantina Sul’ foi assinado Foto - Divulgação

Nesta segunda-feira (19), o protocolo de intenção para a criação do "Consórcio Chapada Diamantina Sul" foi finalmente reafirmado e assinado pelos 10 prefeitos dos municípios integrantes. O próximo passo é encaminhar o documento para ser apreciado pelo Poder Legislativo Estadual. Além de Cristiano Azevedo, chefe do executivo da Prefeitura Municipal de Rio de Contas, participaram da reunião, na capital baiana: os representantes dos municípios consorciados, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Nelson Leal e o deputado federal Cláudio Cajado. Os municípios que integram o consórcio são: Rio de Contas, Barra da Estiva, Jussiape, Ituaçu, Tanhaçu, Ibicoara, Contendas do Sincorá, Mirante, Iramaia e Caetanos. A finalidade desse consórcio de cooperação intermunicipal é congregar esforços e ampliar as vozes dos municípios integrantes, no que se refere a captação de recursos em âmbito estadual e federal. Para o prefeito Cristiano Azevedo, o consórcio é uma saída inteligente para alavancar a economia dos municípios consorciados, que têm sofrido com os efeitos funestos da pandemia. “ Nosso propósito é fortalecer a economia regional, através do compartilhamento de experiências, tecnologias, maquinários e recursos financeiros que serão aplicados em setores importantes como: infraestrutura (saneamento básico), educação, agricultura, turismo, etc.", reitera.


Prefeitura de Salvador adia 'Evento-teste' para retomada do setor de entretenimento

Prefeitura de Salvador adia 'Evento-teste' para retomada do setor de entretenimento Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Durante o podcast "Eu Te Explico", desta segunda-feira (19), o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington disse que o evento-teste para a retomada do setor de entretenimento em Salvador, com data anunciada pela prefeitura da capital baiana para o dia 29 de julho, foi adiado. "A gente acha que pela complexidade que é esse evento, eu acho muito improvável que isso [evento-teste] seja no mês de julho", disse Isaac Edington. Segundo o presidente da Saltur, a realização do evento-teste está condicionada aos ajustes finais do protocolo, que está sendo analisado por equipes da prefeitura.


Vendas no comércio crescem 10,1% no primeiro semestre, diz Serasa

Vendas no comércio crescem 10,1% no primeiro semestre, diz Serasa Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

As vendas no comércio físico brasileiro cresceram 10,1% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, apontou o Indicador de Atividade do Comércio. Esse foi o maior crescimento semestral desde 2010, disse a Serasa Experian. No entanto, segundo Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, essa alta observada é uma recuperação apenas parcial, “pois não compensa a queda expressiva relacionada a pandemia em 2020”. A alta foi puxada pelo setor de móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e informática, que cresceram 13,6% no período. Já a retração ocorreu principalmente nos setores de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, com queda de 6,5% no período.


Novo lote com 314 mil doses da vacina contra a Covid-19 será entregue na noite desta terça-feira

Novo lote com 314 mil doses da vacina contra a Covid-19 será entregue na noite desta terça-feira Foto - Divulgação

No início da noite desta terça-feira (20), a Bahia receberá mais um lote de vacinas contra Covid-19. Serão 314 mil doses da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz que chegarão no voo das 18h45, que pousará no aeroporto de Salvador. Serão doses para primeira e segunda aplicação. As vacinas serão distribuídas por via terrestre e também em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador, após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado. Elas serão remetidas, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa do SUS e reúne representantes dos 417 municípios baianos e o Estado. Com esta nova remessa, a Bahia chegará ao total de 10.222.380 doses de vacinas recebidas, sendo 3.554.400 da Coronavac, 5.373.050 da Oxford/AstraZeneca, 1.040.130 da Pfizer e 254.800 da Janssen.

INFORME PUBLICITÁRIO


Faça o seu Certificado Digital na CDL de Brumado

Faça o seu Certificado Digital na CDL de Brumado

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado apresenta os beneficios do Certificado Digital: Segurança nas transações eletrônicas; Assinatura digital de documentos e e-mails, garantindo sua autenticidade; Redução de custos; Desburocratização dos processos; Redução de tempo nas transações; Eliminação de papéis. Para mais esclarecimentos, entre em contato com a área de Certificação Digital da CDL de Brumado: (77) 3441-1222 ou 3441-7027.


Homem com mandado de prisão em aberto em Mato Grosso do Sul é preso em Brumado

Homem com mandado de prisão em aberto em Mato Grosso do Sul é preso em Brumado Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Na tarde do último domingo (18), a Polícia Militar realizava fiscalização nas imediações da comunidade dos Pebas, zona rural de Brumado, quando um indivíduo tentou fugir da fiscalização.  A bordo de um automóvel, o individuo tentou fugir da fiscalização, mas foi abordado. Ao consultar os dados do condutor do veículo, foi constatado que contra o mesmo  havia um mandado de prisão expedido pelo judiciário do Estado do Mato Grosso do Sul, pelo crime de tráfico de drogas, fato ocorrido no ano de 2020. O indivíduo foi detido e conduzido à Delegacia para adoção das medidas necessárias.


Presidente diz que deve vetar dinheiro para o fundo eleitoral

Presidente diz que deve vetar dinheiro para o fundo eleitoral Foto - Divulgação / EBC

O presidente Jair Bolsonaro garantiu que deverá vetar o aumento no fundo eleitoral de R$ 5,7 bilhões aprovado, na quinta-feira (15), pelo Congresso na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2022.  “Posso adiantar para você que não será sancionada”, disse o presidente em entrevista exclusiva para a Rádio Nacional da Amazônia, que teve trechos exibidos no programa A Voz do Brasil desta segunda-feira (19). “A tendência nossa é não sancionar isso daí em respeito aos trabalhadores, ao contribuinte brasileiro”, disse o presidente. Segundo o presidente, o dinheiro pode ser mais bem empregado na construção de pontes e construção de malha rodoviária, por exemplo.


Brumado registra 01 morte por Covid-19 nas últimas 24h

Brumado registra 01 morte por Covid-19 nas últimas 24h

Nesta segunda-feira (19), Brumado registrou 9.382 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 11 internações, 188 óbitos, 188 em recuperação e 9.006 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.


Polícia lança nova ferramenta para registros de ocorrência eletrônica

Polícia lança nova ferramenta para registros de ocorrência eletrônica Foto - Divulgação / SSP-BA

Em uma aula inaugural, a Polícia Civil da Bahia lançou o sistema desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para registro de ocorrências e tramitação de procedimentos por meio eletrônico. O evento ocorreu na Academia de Polícia (Acadepol) já com a primeira turma de multiplicadores do Procedimento Policial Eletrônico (PPE). O novo sistema vai substituir o Sistema de Informação e Gestão Integrada Policial (Sigip) e implantar o inquérito digital em uma única oportunidade. “Ao longo dessa semana serão capacitados 60 policiais, divididos em três turmas, sendo elas da 26ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santa Maria da Vitória), 5ª Delegacia Territorial (DT) de Periperi e 14ª DT da Barra”, explicou o delegado Arthur Guimarães.  A semana será dedicada ao treinamento do sistema que passará a funcionar a partir da semana seguinte. “Essa implantação é um divisor de águas na história da Polícia Civil, pois é o marco do início da Era Digital do Inquérito Policial”, disse a delegada-geral adjunta, Elâine Nogueira. O uso da ferramenta terá implantação regionalizada a fim de facilitar a assimilação do sistema pelos servidores, o PPE também terá melhor coleta dos dados estatísticos. A aula inaugural contou com a presença da diretora da Acadepol Joelma Jezler, e do Coordenador Geral do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) Rafael Rodrigues. 


DJ Ivis aparece com cabeça raspada em fotos divulgadas nas redes sociais

DJ Ivis aparece com cabeça raspada em fotos divulgadas nas redes sociais Foto - Divulgação

Na última sexta-feira (16), Iverson de Souza Araújo, o DJ Ivis, foi transferido para o presídio Irmã Imelda Lima Pontes, em Aquiraz, na região metropolitana de Fortaleza, no Ceará. Ao chegar na unidade prisional, precisou seguir os procedimentos de praxe e teve seu cabelo raspado. Ele ainda  teve seu habeas corpus negado pela Justiça no sábado. De acordo com informações do G1, o presídio onde está o agressor é de segurança máxima. Até então, ele estava detido na Delegacia de Capturas de Fortaleza. Se for condenado por lesão corporal, DJ Ivis pode ter uma pena máxima de três anos em regime aberto ou semiaberto.


Iniciadas obras de energia elétrica em comunidade rural de Jacaraci

Iniciadas obras de energia elétrica em comunidade rural de Jacaraci Foto - Divulgação

Muito em breve, as 15 famílias da comunidade de Fazenda Quilombo no município de Jacaraci, terão acesso à energia elétrica. As obras que já foram iniciadas, atende a um pedido da deputada Ivana Bastos, do líder comunitário e representante da Associação de Pequenos Produtores Rurais da Fazenda Quilombo, Airton Dias,da vice-prefeita Cleulete Fernandes, junto à Superintendência de Energia e Comunicação do Estado (Supec). De acordo com a vice-prefeita, o serviço significa o início para a realização de um sonho dos moradores da localidade que aguardam ansiosos por essa instalação. Cleulete ressalta inclusive, que a Coelba chegou a instalar os postes na localidade e não deu continuidade aos serviços. A parlamentar destaca que ampliar a implantação da eletrificação rural é uma bandeira do mandato, e com o trabalho em conjunto a Cleulete e Airton foi possível levar esse importante benefício para a comunidade. “É sempre muito gratificante saber que o nosso mandato tem conseguido atuar com o forte trabalho de levar a mais e mais comunidades rurais serviços essenciais, a exemplo da energia elétrica”, expressou a deputada Ivana Bastos dizendo ainda que: “o início das obras representa mais um resultado positivo do trabalho ao lado dessa aguerrida vice-prefeita e o empenhado líder comunitário, Airton. Tenho certeza que teremos muitos outros bons frutos para a região”. Ivana Bastos ressaltou também que o apoio da Secretaria de Infraestrutura do Estado, através da Superintendência de Energia e Comunicações do Estado (Supec), tem sido de fundamental importância para a tarefa do mandato em ofertar esse direito básico. “Agradeço toda dedicação do secretário Marcus Cavalcanti, do superintendente Celso Rodrigues em somar com o nosso mandato para levar mais dignidade, segurança e oportunidades aos moradores da localidade”, finalizou.


Brumado: Pessoas com 18 anos ou mais, com comobiddades serão vacinados contra Covid-19 nesta terça (20)

Brumado: Pessoas com 18 anos ou mais, com comobiddades serão vacinados contra Covid-19 nesta terça (20)

A Prefeitura Municipal de Brumado comunica que pessoas com 18 anos ou mais, com as seguintes comorbidades, poderão procurar os postos de vacinação contra Covid-19: Diabetes Mellitus tipos 1 e 2; Doença renal crônica dialítica, Síndrome de Down, Imunossuprimidos; Insuficiência Cardíaca ( CF III e IV); Valvulopatas e com dispositivos cardíacos implantados; Obesidade Mórbida; Cirrose Hepática; Peneumopatias crônicas  graves. Vacinação das 08h às 12h e das 14h às 16h30, nesta terça-feira ( 20 de julho) , no CMEAS.


Brumado: Caminhão carregado de blocos tombou na 'Curva do Cinco'

Brumado: Caminhão carregado de blocos tombou na 'Curva do Cinco' Foto - Leitor / Agora Sudoeste

Na manhã desta segunda-feira (19), um caminhão carregado de blocos tombou em trecho da BR-030, em Brumado, em uma curva conhecida popularmente como “Curva do Cinco”. O veículo tombou logo após o motorista perder o controle da direção. Não há informações sobre o que pode ter provocado o acidente. O motorista sofreu ferimentos foi socorrido e encaminhado pelo Samu 192 ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Não há informações sobre o atual estado de saúde da vítima.


Bahia receberá 293.700 doses de vacina contra a Covid-19 nesta terça

Bahia receberá 293.700 doses de vacina contra a Covid-19 nesta terça Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Bahia receberá 293.700 doses de vacinas contra Covid-19 nesta terça-feira (20). O primeiro voo está previsto para chegar no aeroporto de Salvador às 00h40, trazendo 79.400 doses do imunizante da Astrazeneca/Covax e 132.400 doses da Coronavac/Butantan, enquanto que às 20h30 chegarão 81.900 doses da Pfizer. Serão doses para primeira e segunda aplicação. As vacinas começarão a ser distribuídas ainda nesta terça-feira por via terrestre e também em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador, após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado. Elas serão remetidas, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa do SUS e reúne representantes dos 417 municípios baianos e o Estado. Com esta nova remessa, a Bahia chegará ao total de 9.908.380 doses de vacinas recebidas, sendo 3.554.400 da Coronavac, 5.059.050 da Oxford/AstraZeneca, 1.040.130 da Pfizer e 254.800 da Janssen.


Abertas inscrições para médicos na Policlínica Regional de Brumado

Abertas inscrições para médicos na Policlínica Regional de Brumado Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Estão abertas de amanhã (20) até o próximo dia 23, as inscrições de processo seletivo simplificado para cadastro de reserva e preenchimento de vagas para profissionais médicos do quadro de pessoal da Policlínica de Saúde da Região de Brumado. As inscrições devem ser efetuadas por meio da entrega da ficha de inscrição, currículo padronizado, formulário de relação de títulos e demais documentos, de 8 às 12h e de 14 às 17h, pessoalmente, na sede da Prefeitura Municipal de Brumado, Praça Coronel Zeca Leite, 415. Os profissionais médicos poderão ser contratados com cargas horárias semanais de 8, 12,16 ou 20 horas semanais, em turnos de trabalho de 4 horas, com remuneração proporcional, e poderão ter condicionado ao orçamento indicadores de avaliação para gratificação de desempenho de até 100% em relação ao salário base. Estão sendo oferecidas vagas para as seguintes especialidades: angiologista, cardiologista\ergonometria, cardiologista clínico,ginecologia e obstetrícia, mastologista, oftalmologista, pneumologista e gastroenterologistra\colonoscopista. Clique aqui para conferir a íntegra do Edital.


Conquista: Polícia procura seis envolvidos em assassinatos de PMs

Conquista: Polícia procura seis envolvidos em assassinatos de PMs Foto - Divulgação / SSP-BA

As polícias Civil e Militar procuram seis pessoas envolvidas de forma direta e indireta, nas mortes do tenente Luciano Libarino Neves e do soldado Robson Brito de Matos. A informação foi repassada ao secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, nesta segunda-feira (19), durante reunião técnica, na cidade de Vitória da Conquista. Além dos seis foragidos, outros três integrantes da organização criminosa morreram em confrontos, nas cidades de Vitória da Conquista e de Itiruçu, e um deles acabou preso em flagrante durante a ação do duplo homicídio. O homem terminou ferido no braço e, após atendimento, foi autuado. "Estou aqui para prestar toda a minha solidariedade à Polícia Militar, atingida de forma brutal por conta desse ataque covarde. Parabenizo a PM e a Polícia Civil pelo empenho na identificação e localização dos autores", declarou o secretário Ricardo Mandarino.


Último dia de inscrições para 1.050 vagas de cursos do PRONATEC

Último dia de inscrições para 1.050 vagas de cursos do PRONATEC

Encerram, nesta segunda-feira (19), as  inscrições para o processo simplificado de seleção e matrícula de estudantes nas turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), executado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC).  São ofertadas 1.050 vagas para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade de ensino não presencial de Educação à Distância (EAD). >>> Inscrições aqui. As vagas são para os cursos de Assistente de Recursos Humanos; Microempreendedor Individual (MEI);  e Promotor de Vendas. Os cursos são de curta duração, 160 horas, e o objetivo da oferta é preparar o estudante à vida produtiva e social, promovendo a inserção e reinserção de jovens e trabalhadores no mundo do trabalho.


Deputado Marquinho Viana participa da solenidade de entrega de veículos no município de Ituaçu

Deputado Marquinho Viana participa da solenidade de entrega de veículos no município de Ituaçu Foto - Divulgação

O deputado Marquinho Viana (PSB), acompanhou no último sábado (17.07), o prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito, o vice-prefeito Luiz Pessoa, o deputao federal Paulo Magalhães, o ex-prefeito Albercinho, vereadores, Secretários municipais, lideranças políticas e amigos, na solenidade de entrega de nove veículos 0 Km para servir à população do município.


Termina hoje prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2021 Valor da inscrição é R$ 85

Termina hoje prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2021  Valor da inscrição é R$ 85 Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Termina hoje (19) o prazo para pagamento, via GRU Cobrança, da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) edição 2021. O valor da taxa é de R$ 85 e deve ser paga até o fim do dia. “O participante deve se atentar ao horário estabelecido pela sua instituição financeira para realização de pagamentos on-line”, alerta o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova. A inscrição para o exame só será confirmada após a realização do pagamento da taxa de inscrição. De acordo com o instituto, 4.004.764 pessoas estão inscritas para a edição 2021 do Enem – número que corresponde às duas versões do exame (impressa e digital). As provas do Enem 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro – tanto a versão digital quanto a impressa. As duas versões também terão a mesma estrutura de prova: quatro cadernos de questões e a redação.