Nesta quinta (19), entram em vigor novas tarifas de pedágio das BRs 324 e 116

Nesta quinta (19), entram em vigor novas tarifas de pedágio das BRs 324 e 116 Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Conforme decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira (11), começam a valer a partir de quinta-feira (19) as novas tarifas de pedágio das BRs 116 e 324, administradas pela ViaBahia. De acordo com informações do A Tarde, no ato judicial, o presidente do STJ, Humberto Eustáquio Soares Martins, suspendeu a decisão favorável à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que permitia a redução do valor do pedágio.


Bahia: Termômetros podem marcar 10 graus nos próximos dias

Bahia: Termômetros podem marcar 10 graus nos próximos dias Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Em entrevista ao BNews, a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cláudia Valéria, informou que as temperaturas devem cair na Bahia nos próximos dias. A frete fria deve trazer ainda chuva e os termômetros devem registrar 10º graus Celsius neste fim de semana. “Vamos ter ocorrências de chuvas e após a passagem desse sistema, na retaguarda como chamamos, ocorre uma ligeira queda nas temperaturas na Bahia, de uma forma mais perceptível no sul e sudoeste. Pontualmente, essas temperaturas podem atingir 10º durante as madrugadas. Pode parecer uma temperatura baixa, mas para o outono-inverno baiano esses valores são recorrentes nesse período”, afirma.


PROERD: Livramento de Nossa Senhora e Paramirim recebem atividades do programa

PROERD:  Livramento de Nossa Senhora e Paramirim recebem atividades do programa

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência - PROERD, continua atuante na 46ª CIPM sendo uma importante ferramenta de conscientização para crianças e adolescentes. Na cidade de Paramirim, o instrutor Sd PM Borba atua na Escola Áurea Pereira Guedes e Escola Professora Dirlene Matos Mendonça. Em Livramento de Nossa Senhora, o instrutor ST PM Souza desenvolve as atividades no Centro Educacional São Francisco de Assis, Escola D. Pedro II e Dr. Felipe Nery Rêgo. O Programa que é de caráter social e preventivo fortalece o lema: “Nossas crianças longe das drogas”.


Ministro negocia acordo para suspensão de reajuste da conta de luz

Ministro negocia acordo para suspensão de reajuste da conta de luz Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur lira (PP-AL), disse nesta quarta-feira (18) que espera “em um prazo bastante curto” um encaminhamento por parte do Ministério de Minas e Energia de uma proposta viável para redução da tarifa de energia. A declaração foi dada após reunião com o ministro da pasta, Adolfo Sachsida, representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), líderes de partidos e representantes da sociedade civil. As discussões se concentram na viabilidade do PDL 94/22 (Projeto de Decreto Legislativo de Sustação de Atos Normativos do Poder Executivo). O texto, de autoria do deputado Domingos Neto (PSD-CE), que tramita na Casa, suspende a decisão da Aneel que autorizou o reajuste da conta de luz dos consumidores atendidos pela Enel Distribuição, no Ceará. “Tivemos uma reunião bastante produtiva, onde o ministro Sachsida saiu daqui com a incumbência de se reunir com as distribuidoras, com a Aneel e com os parlamentares para discutir uma saída equilibrada para que possa, a partir desse momento, ter um encaminhamento de solução para diminuição desse repasse que, apesar de contratual, pode ser minimizado no momento ainda de grande dificuldade com a retirada da bandeira e com incremento desse aumento por das distribuidoras”, ressaltou Lira.


15ª sessão da Câmara de Vereadores de Brumado tem aprovação de projetos de lei, requerimentos e indicações

15ª sessão da Câmara de Vereadores de Brumado tem aprovação de projetos de lei, requerimentos e indicações Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Foi realizada nesta quarta-feira, 18 de maio de 2022, a 15ª sessão ordinária do legislativo brumadense. A presidente Verimar Dias da Silva Meira (Verimar do Sindicato) iniciou os trabalhos solicitando a chamada nominal dos vereadores. Estiveram presentes os seguintes edis: Verimar Dias da Silva Meira (Verimar do Sindicato), Lia Teixeira, Harley Lopes, Renato Santos, Vanderlei Bastos Miranda (Boca), Reinaldo de Almeida Brito (Rey de Domingão) , Luiz Carlos Caires da Silva (Palito), José Santos (Santinho), Amarildo Bomfim, Beto Bonelly e João Vasconcelos. As ausências dos vereadores César Bar, Wanderley Amorim da Silva (Wanderley Nem), Tiago Amorim e Rubens Araújo foram justificadas.Depois, foi realizada a leitura da ata da sessão anterior, aprovada por unanimidade pelos vereadores. Durante a sessão, os edis debateram sobre diversos assuntos e aprovaram alguns textos apresentados. Dentre os assuntos debatidos e aprovados, estão indicações, requerimentos, além de votação dos projetos de lei:Projeto de Lei nº 021/2022, de autoria da vereadora Lia Teixeira, institui a campanha Oftalmologista na Escola para os alunos da rede municipal de ensino de Brumado (aprovado por unanimidade);Projeto de Lei nº 022/2022, de autoria a vereadora Lia Teixeira, que autoriza o executivo a incluir medidas de conscientização, prevenção e combate e automutilação, depressão e suicido entre crianças e adolescentes (aprovado por unanimidade).


Caesg realiza doutrina de patrulhamento urbano com ênfase ao combate a atentados contra instituições financeiras

Caesg realiza doutrina de patrulhamento urbano com ênfase ao combate a atentados contra instituições financeiras Foto - Divulgação / CAESG

Nesta terça-feira (17), foi realizado na sede Cipe Sudoeste, em cumprimento ao Plano Anual de Instruções, que visa manter o nível de proficiência do efetivo, mais uma etapa de instruções, desta vez, ministrada instruções de Doutrina de Patrulhamento Urbano com ênfase ao combate a atentados contra instituições financeiras, tendo os policiais do Pelotão ALFA como discentes. Assim, a Cipe Sudoeste se mantém firme na máxima das tropas especializadas: Treinar, Operar e dar Treinamento.


Quaest/Genial: ACM Neto lidera com 67% das intenções de voto para o governo do estado

Quaest/Genial: ACM Neto lidera com  67% das intenções de voto para o governo do estado Foto/Composição - Wilker Porto / Agora Sudoeste

De acordo com Levantamento Quaest/Genial, publicado no início da manhã desta quarta (18), ACM Neto (União Brasil) aparece liderando as intenções de voto para o governo do estado da Bahia com 67%.  Em seguida, aparecem Jerônimo Rodrigues (PT) e João Roma (PL), com 6% e 5%, respectivamente. Os valores representam um empate técnico. Os que irão votar em branco, anular ou deixar de votar representa 12%. Os indecisos equivalem a 8%. ACM Neto também aparece como vitorioso em cenários de segundo turno contra João Roma e Jerônimo Rodrigues. Contra o petista, a vitória seria de 73% x 11%. Contra o bolsonarista, manteve os 73% frente aos 10% de Roma.


PM apreende fuzil 5,56 com suspeito de matar soldado

PM apreende fuzil 5,56 com suspeito de matar soldado Foto - Divulgação / SSP-BA

Um suspeito de participação na morte do soldado Alexandre Menezes, policial lotado na 3ª Companhia Independente da Polícia Militar, crime ocorrido no último dia 7, no bairro de Águas Claras, foi encontrado na região norte do estado, na tarde desta terça-feira (17), durante uma ação conjunta das Polícias Militar da Bahia e de Pernambuco, e das Polícias Federal e Rodoviária Federal. Com ele foi encontrado um fuzil calibre 5.56. Informações preliminares davam conta de que parte do grupo fugiu para a região norte após a morte do policial. Com base nas informações de inteligência, equipes do Batalhão de Operações Policiais Militares (BOPE), da Companhia Independente de Policiamento Especializado Caatinga (Cipe/Caatinga), do Batalhão de Choque, através do Patrulhamento Tático Móvel (Patamo), e da 3ª CIPM (Cajazeiras) montaram pontos de abordagem na região de divisa entre a Bahia e Pernambuco, com o auxílio de policiais do estado vizinho. Segundo informou o comandante do Batalhão de Choque, tenente coronel Wildon Reis,  no município baiano de Abaré, um veículo Corolla branco tentou fugir da abordagem e houve perseguição. “O ocupante perdeu o controle do carro e já saiu atirando, dando início ao confronto com os policiais”, afirmou o oficial. Ele foi atingido, socorrido, mas não resistiu.

 

Identificado como o líder do tráfico de drogas do bairro de Águas Claras, o homem portava um fuzil 5.56, além de 310 pedras de crack, 59 pinos de cocaína e um caderno com anotações da venda de drogas. O armamento será enviado para o Departamento de Polícia Técnica, que vai avaliar as características e se foi o mesmo utilizado contra o soldado Menezes.


Senado aprova volta do despacho gratuito de bagagem

Senado aprova volta do despacho gratuito de bagagem Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O Senado aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória (MP) 1089/2021, que disciplina o transporte aéreo no país e que foi editada pelo governo com o intuito de atrair investidores e desburocratizar o setor. Os senadores mantiveram o trecho incluído na Câmara que retoma o despacho gratuito de bagagem de até 23 quilos em voos nacionais e de até 30 quilos em voos internacionais. O texto volta à Câmara para nova análise. O relator da MP no Senado, Carlos Viana (PL-MG), retirou do relatório a retomada do despacho gratuito de bagagem. Na defesa da retirada do trecho, ele utilizou o argumento de que retomar a franquia de bagagem pode aumentar os preços das passagens e, da mesma forma, o despacho pago pode reduzir os preços. Viana sustentou o mesmo entendimento do início da cobrança de bagagem, após aproximadamente cinco anos de vigência dessa regra e sem reduções significativas terem sido observadas. Ele atribuiu a não redução dos preços à crise gerada pela pandemia e também à guerra entre Rússia e Ucrânia.


Boquira: Polícia Militar recupera retroescavadeira avaliada em quase meio milhão de reais

Boquira: Polícia Militar recupera retroescavadeira avaliada em  quase meio milhão de reais Foto - Divulgação / Polícia Militar

Na tarde desta terça-feira (17), por volta das 13h, policiais da 4ª CIPM, em Boquira, foram informados sobre a ocorrência de furto de veículo na fazenda Tamboril, zona rural do município. De acordo com informações da polícia, a retroescavadeira havia pernoitada as margens da BA-156, nas proximidades do Povoado de Contendas. Através da localização, via GPS, foi montada uma operação ccomposta por duas guarnições, vindo a localizar a referida máquina estacionada numa propriedade rural há 50 km de Boquira, sentido ao município de Paratinga. O veículo avaliado em quase meio milhão de reais foi devidamente apresentando à Polícia Civil, para que fossem tomadas as medidas cabíveis, onde se fazia presente, um representante da Empresa.


Brumado: Beto Bike e André Luiz participarão de etapa do Baiano de Ciclismo

Brumado: Beto Bike e André Luiz participarão de etapa do Baiano de Ciclismo Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O atleta brumadense Alguiberto Santos (Beto Bike) se prepara para maior competição de ciclismo do Distrito Federal, em Brasília, evento que acontecerá dia 19 junho deste ano, com a participação de mais de 700 atleta de todo Brasil. Em entrevista ao Agora Sudoeste, o atleta declarou que “é muito bom participar de provas fora do estado, objetivo inicial é buscar conhecimento e relacionamento nesse esporte que só cresce. Mas antes, participarei do Campeonato Baiano de Ciclismo, que acontecerá no dia 29 de maio na cidade de Guaimbi. Vou participar com outro atleta, André Luiz, que está em 3º lugar no campeonato em sua categoria. Nós dois temos o apoio de vários empresários de Brumado. Quando recebemos esse apoio, fica mais tranquilo preparar para competições e vem aqui agradecer a todos que vem contribuindo para esse desenvolvimento esportivo”, disse o atleta.

Brumado: Beto Bike e André Luiz participarão de etapa do Baiano de Ciclismo Beto Bike participará de maior competição de ciclismo em Brasília

PRF BA recupera caminhão roubado avaliado em mais de R$ 250 mil e prende três assaltantes na divisa entre a Bahia e Minas Gerais

PRF BA recupera caminhão roubado avaliado em mais de R$ 250 mil e prende três assaltantes na divisa entre a Bahia e Minas Gerais Foto - Divulgação / PRF-BA

Na madrugada de hoje (18), policiais rodoviários federais recuperaram um caminhão roubado e prenderam três criminosos apontados como responsáveis por assaltos a veículos de carga na região sudoeste da Bahia. A ação foi registrada no KM 932 da BR 116, trecho do município baiano de Encruzilhada. A ocorrência iniciou-se quando uma equipe da PRF fiscalizava o trecho e visualizou dois veículos parados no acostamento em atitude suspeita. Foi feita a abordagem para identificação dos ocupantes. Após uma consulta nos sistemas, os policiais descobriram que o caminhão M.Benz/Atron 2324, com placas de Sergipe, possuía uma ‘queixa’ de roubo, registrada há dois dias (16/05) e já estava circulando com placas falsas para tentar escapar de fiscalizações da polícia. Após alguns minutos de conversa, um dos homens relatou que era proprietário do caminhão. Disse também que havia comprado o veículo de carga por R$ 20 mil e estava escoltando com o Golf até a cidade de Vitória da Conquista (BA). Os PRFs desconfiaram das informações contraditórias dos três homens e resolveram aprofundar à fiscalização. Foi feita uma vistoria e na cabine do caminhão foi apreendido um equipamento conhecido como jammer, o qual tem por finalidade interromper a frequência do rastreador, impedindo deste modo que a operadora ou o smartphone conectado a ele receba o sinal de localização do veículo. Logo em seguida, o motorista de uma Van se aproximou dos policiais e relatou que foi vítima de uma tentativa de assalto ocorrido momentos antes na rodovia. Ele reconheceu os ocupantes do Golf como responsáveis pelo crime.


Brasil tem 4.486 denúncias de violações de direitos contra crianças

Brasil tem 4.486 denúncias de violações de direitos contra crianças Foto - Madalena Rodrigues

Dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos indicam que este ano já foram registradas 4.486 denúncias de violações de direitos humanos contra crianças e adolescentes ligados a situações de violência sexual. Para alertar sobre o assunto, hoje (18) marca o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Entre janeiro e dezembro de 2021, houve 18.681 registros contabilizados entre as denúncias recebidas pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, o equivalente a 18,6% dos relatos. O levantamento de 2021 indicou que o cenário da violação que aparece com maior frequência nas denúncias é a residência da vítima e do suspeito (8.494), a casa da vítima (3.330) e a casa do suspeito (3.098). O padrasto e a madrasta (2.617) e o pai (2.443) e a mãe (2.044) estão entre os maiores suspeitos nos casos. Em quase 60% dos registros, a vítima tinha entre 10 e 17 anos. Em cerca de 74%, a violação é contra meninas. Apesar dos dados relatados, a subnotificação de casos pode esconder o agravamento da situação. De acordo com informações do Ministério da Saúde, entre 2011 e 2017, 70% das 527 mil pessoas estupradas no Brasil anualmente, em média, eram crianças e adolescentes. Além disso, 51% das que foram abusadas têm entre um e cinco anos.


Sessão da Câmara e Vereadores de Brumado acontece nesta quarta-feira, 18 de maio de 2022

Sessão da Câmara e Vereadores de Brumado acontece nesta quarta-feira, 18 de maio de 2022 Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A 15.ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado será realizada nesta quarta-feira, 18 de maio de 2022, em horário excepcional, a partir das 9h30. A transferência do dia da sessão foi publicada em Diário Oficial da Câmara na quinta-feira, 12 de maio de 2022. A presença dos cidadãos é sempre de extrema importância para promoção de transparência nos assuntos debatidos. Além disso, as sessões são sempre transmitidas no canal do YouTube, no site da Câmara e na rádio Câmara 103.3 FM.

INFORME PUBLICITÁRIO


Confira as ofertas da Quarta Econômica do Disbahia Supermercado

Confira as ofertas da Quarta Econômica do Disbahia Supermercado

Hoje (18) é dia de fazer economia no Disbahia Supermercado. Venha conferir nossas promoções na "Quarta Econômica". Disbahia Supermercado, Rua Tenente Amarílio da Silva Leite, 260, Bairro das Flores. Fone: 77 3441-3070. Filiado a Rede 7 de supermercados.


Investimento de R$ 5.6 milhões para Igaporã é assegurado por Ivana

Investimento de R$ 5.6 milhões para Igaporã é assegurado por Ivana Foto - Divulgação

O município de Igaporã será contemplado com diversas obras de infraestrutura, graças ao trabalho da deputada Ivana Bastos e do prefeito Neto Cotrim. Após o empenho do time junto ao Governo da Bahia, cerca de R$ 5.6 milhões serão investidos na cidade. Para isso, foi publicado no Diário Oficial deste sábado (14), dois convênios entre a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) e a prefeitura de Igaporã para a realização de obras de calçamento e para a reforma dos prédios do mercado municipal. Os calçamentos serão realizados em ruas do bairro Alto do Cruzeiro e Marginal da BR 430/BA, Rua Projetada 1 e 2 e ampliação da Rua Bahia; adequação do acesso à BR 430/BA com a Avenida Silêncio Fernandes, marginal esquerda e direita da BR 430; acessos à Rua Bahia, avenida Silêncio Fernandes e Rua Projetada 1 e urbanização de canteiro entre a Rua Bahia e a BR430/BA. “Esse é mais um resultado do trabalho em equipe para proporcionar melhores condições de vida para a população de Igaporã. Além de melhorar a trafegabilidade, o calçamento garante mais saúde, conforto e desenvolvimento”, afirmou Ivana Bastos.  

 


Inscrições para o Enem 2022 terminam no sábado

Inscrições para o Enem 2022 terminam no sábado Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até o próximo sábado (21) para fazer a inscrição, habilitando-se para as provas que serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. As inscrições para o Enem 2022, tanto para a edição impressa como para a digital, devem ser feitas na Página do Participante. Para acessá-la, clique aqui. A taxa é de R$ 85, e poderá ser paga via PIX, cartão de crédito ou por boleto bancário até o dia 27 deste mês. No momento da inscrição, o candidato escolhe se quer fazer a prova de língua estrangeira em inglês ou espanhol. Ele escolhe também se quer o exame impresso ou digital e informa se precisa de algum atendimento especial (acessibilidade, por exemplo). O estudante também preenche um questionário socioeconômico informando se já concluiu o ensino médio e outras informações cadastrais.


Brasil deve mostrar que rejeita "aventuras autoritárias", diz ministro

Brasil deve mostrar que rejeita Foto - Divulgação / TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, disse hoje (17) que o que ocorre no Brasil serve como vitrine para a comunidade global, e que o país tem obrigação de mostrar que não aceita mais aventuras autoritárias. "Somos hoje uma vitrine para os analistas internacionais, e cabe à sociedade brasileira garantir que levaremos aos nossos vizinhos uma mensagem de estabilidade, de paz e de segurança, e que o Brasil não mais aquiesce a aventuras autoritárias", disse Fachin. A declaração foi dada durante abertura do evento Democracia e Eleições na América Latina, na sede do TSE, em Brasília. Fachin disse que o Brasil não está alheio ao que acontece em outros países, e que o acontece aqui também exerce influência nos rumos internacionais. O presidente do TSE lembrou casos recentes de ataques a instituições democráticas – como a invasão ao Capitólio, nos EUA e ataques a autoridades eleitorais no México, Peru e Equador – e afirmou que o Brasil deve considerar esses episódios como um alerta do que não pode ser tolerado. Fachin anunciou ainda parceria com o professor Daniel Zovatto, do Instituto Internacional para Democracia e Assistência Eleitoral (Idea Internacional), para trazer ao Brasil observadores eleitorais europeus, além de outros já confirmados pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e pela Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), entre outros.


Vaga de Estágio: Profissional estudante de Contabilidade ou Administração

Vaga de Estágio: Profissional estudante de Contabilidade ou Administração

Empresa em Brumado contrata profissional com formação em Contabilidade ou Administração. O contratado (a) será responsável por lançamentos contábeis, arquivamento, emissão de notas, abertura e alteração empresarial, planilhas de faturamento. Bolsa Auxílio será de R$450,00 e Bolsa Transporte: R$50,00. Requisitos: cursando Contabilidade ou administração, informática básica, proativo, pontual e comunicativo. Período do estágio: segunda à sexta das 07h30 às 12h.


Em 2021, 5 mil pessoas morreram em 64 mil acidentes de carro

Em 2021, 5 mil pessoas morreram em 64 mil acidentes de carro Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O número de acidentes e de mortes em rodovias federais cresceu em 2021, na comparação com 2020, interrompendo uma série de quedas consecutivas observadas desde 2011. Os dados constam do Anuário 2021, divulgado hoje (17) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O número de acidentes subiu de 63.548, em 2020, para 64.441, neste ano. Em 2011, quando teve início a sequência consecutiva de quedas, o total de registros de acidentes ficou em 192.322. Os acidentes registrados em 2021 resultaram em 5.381 mortes, ante as 5.291 registradas no ano anterior. Houve aumento no número de feridos, que passou de 71.480 para 71.690; e de feridos graves, que passou de 17.104 para 17.601, no ano passado. A base de dados apresentada no anuário tem início em 2007, ano em que foram registrados 127.671 acidentes que resultaram em 6.742 mortes e um 81.307 feridos. O ano com maior número de mortos em rodovias federais foi 2011 (com 8.675 óbitos contabilizados). Naquele ano, o total de acidentes e de feridos ficou em 192.322 e 106.827, respectivamente. De acordo com o Anuário 2021, Minas Gerais foi o estado com maior número de acidentes (8.308) e de feridos (9.962) e mortos (692). Santa Catarina e Paraná vêm em seguida, com um total de 7.882 e 7.330 acidentes, respectivamente.


Seleção Brasileira: Léo Ortiz está convocado para amistosos contra Coreia do Sul e Japão

Seleção Brasileira: Léo Ortiz está convocado para amistosos contra Coreia do Sul e Japão Foto - Lucas Figueiredo / CBF

O zagueiro Léo Ortiz, do Red Bull Bragantino, foi convocado pelo técnico Tite nesta terça-feira (17) para os próximos dois amistosos da Seleção Brasileira, nos dias 2 e 6 de junho contra Coreia do Sul e Japão, em Seul e Tóquio, respectivamente. Originalmente, a lista contava com quatro zagueiros: Marquinhos, Thiago Silva, Éder Militão e Gabriel Magalhães. "A Data FIFA de junho é sempre muito crítica por coincidir com o final de temporada na Europa. Não é uma exclusividade da Seleção Brasileira, mas de diversas seleções que sofrem com essa incerteza na performance física do atleta associada ao desgaste natural provocado pelo acúmulo de jogos", explicou o fisiologista da Seleção Brasileira, Guilherme Passos. O primeiro treino da Seleção Brasileira será no dia 27 de maio, em Seul. A Seleção ficará reunida por 11 dias na penúltima data FIFA antes da Copa do Mundo FIFA Qatar 2022, em novembro. Depois deste período, os próximos compromissos da equipe comandada por Tite serão em setembro.


Medida Provisória muda tabela do preço do frete rodoviário de carga

Medida Provisória muda tabela do preço do frete rodoviário de carga Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Foi publicada hoje (17) no Diário Oficial da União (DOU) a Medida Provisória (MP) 1117/2022 que altera uma regra para a elaboração da tabela de preço do piso mínimo de frete rodoviário de carga. A MP reduz de 10% para 5% o percentual de variação no preço do diesel para a correção dos valores da tabela. A medida ocorre após o anúncio de mais uma alta no preço do óleo diesel na semana passada. Elaborada em 2018, após a greve dos caminhoneiros, a legislação sobre a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas estabelece que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deve publicar a tabela a cada seis meses, até os dias 20 de janeiro e 20 de julho de cada ano, com os valores serão válidos de piso para o semestre. O texto prevê ainda que a tabela deve ser atualizada sempre que houver oscilação no preço do produto igual ou superior a 10%. Com a mudança introduzida pela MP, esse percentual foi reduzido para 5%. A partir de agora, sempre que ocorrer oscilação no preço do óleo diesel no mercado nacional superior a 5% em relação ao preço considerado na planilha de cálculos, a ANTT deve atualizar a tabela.