Motocicletas se envolvem em acidente no bairro Esconso

Motocicletas se envolvem em acidente no bairro Esconso
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Na noite do último domingo (29), Polícia Militar da 34ª CIPM/Brumado foi acionada para atender ocorrência de acidente de trânsito, envolvendo duas motocicletas ocorrido na Rua Cleóbulo Meira Leite, no bairro Esconso. No local, os militares constataram que a condutora da motocicleta,  uma senhora de 42 anos, estava caída ao solo sendo posteriormente socorrida por equipe do Samu 192. Os envolvidos foram conduzidos ao Hospital Municipal para receberem atendimento médico e posteriormente à delegacia para que as medidas cabíveis fossem adotadas.


Estudo revela que vacinados com CoronaVac têm 74% menos chance de morte

Estudo revela que vacinados com CoronaVac têm 74% menos chance de morte
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

De acordo com trabalho publicado na plataforma medRxiv e ainda em processo de revisão, de autoria de pesquisadores das universidades federais da Bahia e de Ouro Preto, da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e da London School of Hygiene & Tropical Medicine e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com dados de 60 milhões de brasileiros vacinados entre 18 de janeiro e 30 de junho, o estudo avaliou a efetividade das vacinas CoronaVac e AstraZeneca para prevenir casos graves de covid-19, hospitalizações, admissão em UTIs e mortes. Segundo o resultado, no caso da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, a CoronaVac, com o esquema vacinal completo, a pessoa imunizada tem 74% menos risco de morte. Com a AstraZeneca, o percentual é acima de 90%. Segundo informações da da Agência Brasil, considerando todas as faixas etárias dos vacinados, entre os que tomaram duas doses da CoronaVac, 54,2% apresentaram risco menor de infecção pelo novo coronavírus, 72,6% menos risco de hospitalização, 74,2% menos risco de admissão na UTI, e 74% menos risco de morte. Para quem tomou apenas uma dose, o risco de infecção caiu pela metade, além disso, o estudo apontou 26,5% menos risco de hospitalização, 28,1% menos risco de admissão em UTI e 29,4% menos risco de morte.Com a AstraZeneca, os que completaram a imunização com duas doses apresentaram 70% menos risco de infecção, 86,8% menos risco de internação, 88,1% menos risco de admissão na UTI e 90,2% menos risco de morte.


Rodrigo Pacheco diz que se depender das Forças Armadas, não haverá ruptura institucional

Rodrigo Pacheco diz que se depender das Forças Armadas, não haverá ruptura institucional
Foto - Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Em entrevista para o jornal O Globo, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), presidente do Senado, comentou sobre a possibilidade de ocorrer um golpe militar no Brasil. “São instituições maduras, com um patriotismo muito forte e com obediência absoluta ao estado democrático de direito. Nesta semana, estarei no comando da Aeronáutica novamente para conversar com os brigadeiros, a convite do Alto Comando da Aeronáutica. Tenho mantido esse contato constante com essas instituições e vejo nelas uma obrigação de defesa do Brasil. Nós não admitiremos qualquer retrocesso e tenho certeza que também esse será o papel das Forças Armadas’, afirmou o democrata, ressaltando que, se depender das Forças Armadas, não haverá ruptura institucional. Ele ainda disse que não teme as manifestações convocadas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para o dia 7 de Setembro. "Manifestações são próprias da democracia. Temos que respeitá-las, mas manifestações que tenham como objetivo retroceder a democracia, pretender intervenção militar ou a ruptura institucional ferindo a Constituição devem ser repelidas no campo das ideias". 


Inauguração do Frigorífico da Chapada tem expectativa de gerar 3 mil postos de trabalho na região de Andaraí

Inauguração do Frigorífico da Chapada tem expectativa de gerar 3 mil postos de trabalho na região de Andaraí
Foto - Camila Souza / GovBA

A região de Andaraí, na Chapada Diamantina, já conta com um novo e moderno frigorífico, que está atendendo mais de 3,2 mil produtores, entre pequenos, médios e grandes. Somente na unidade, foram gerados 230 empregos diretos e aproximadamente 800 indiretos. A estrutura, idealizada pelo empresário e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, tem capacidade de abater até 400 animais por dia e para processar 168 tipos de produtos, de embutidos aos cortes mais sofisticados.  A inauguração contou com a presença do governador Rui Costa, da primeira-dama Aline Peixoto e de outras autoridades, além de empresários e pequenos produtores locais. Rui destacou a atuação do Governo da Bahia no incentivo para que a iniciativa privada tenha facilidade para investir no estado. “Nós estamos intensificando a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) não só como ente de fiscalização ou de regulação, mas o ente que apoia, incentiva e estimula a produção. E por isso, esse empreendimento aqui, eu tenho absoluta certeza, eleva o padrão de qualidade da produção de carne da Bahia. E vai ter um impacto positivo na geração de emprego, de renda e na economia de toda a Chapada. E nós vamos apoiar os produtores para que se utilizem dessa ferramenta para melhorar a renda, seja do pequeno, do médio ou do grande produtor”, afirmou o governador. O complexo de produção – numa área total de 180 mil metros quadrados (m²), sendo 15 mil m² de área construída – abriga cinco fábricas, que serão responsáveis por processos que irão do abate a desossa, passando pela industrialização, salga e beneficiamento de produtos não comestíveis.


Homem invade fazenda, mata mulher e fere criança na zona rural de Barra da Estiva

Homem invade fazenda, mata mulher e fere criança na zona rural de Barra da Estiva
Foto - Arquivo Pessoal

Na noite do último sábado (28), um homem invadiu uma fazenda situada na zona rural de Barra da Estiva, matou a tiros um mulher de 26 anos de idade e ainda deflagrou três tiros na filha da mulher, uma menina de 07 anos.  A criança foi socorrida com vida e está internada no Hospital Susy Zanfretta. Até o momento, não há informações sobre a autoria do crime e motivação. O atual estado de saúde da criança inda não foi informado. A Polícia Militar realiza rondas  a fim de localizar o autor do crime.


Vinte estados têm taxa de ocupação de leitos abaixo de 50%

Vinte estados têm taxa de ocupação de leitos abaixo de 50%
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O Ministério da Saúde informou que, pela primeira vez desde o início da pandemia do novo coronavírus, 20 estados brasileiros estão com taxa de ocupação em leitos de covid-19 abaixo de 50%. O dado envolve tanto leitos clínicos como Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O índice de ocupação, segundo o órgão, é considerado normal e é resultado do avanço da vacinação no país. “Na prática, isso significa que a rede hospitalar desses estados está menos sobrecarregada e registrando menos casos graves ou gravíssimos de covid-19, ou seja, situações que demandam internação e intervenção médico-hospitalar”, diz o ministério em nota. Os seguintes estados estão com taxa de ocupação de leitos abaixo de 50%: Acre, Pará, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Santa Catarina. Os estados de Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul estão em zona de alerta, com taxas entre 51% e 69%. O Rio de Janeiro está na faixa de emergência, com taxa de 70% a 80%. Segue em zona grave o estado de Roraima, com ocupação entre 80% e 94%.


Covid-19: Brasil chega a 80% da população acima de 18 anos com 1ª dose

Covid-19: Brasil chega a 80% da população acima de 18 anos com 1ª dose
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O Brasil atingiu a marca de 80% da população acima de 18 anos vacinada com a primeira dose da vacina contra a covid-19, de acordo com o Ministério da Saúde. Isso significa que mais de 128 milhões de brasileiros receberam a primeira dose. A pasta estima que até o dia 15 de setembro serão distribuídas vacinas suficientes para aplicar a primeira dose a toda a população brasileira com mais de 18 anos, o que representa um total de 160 milhões de pessoas. Para ter a proteção, é preciso completar o esquema vacinal. A maior parte das vacinas aplicadas no Brasil precisa de uma segunda dose para atingir a potência máxima. Ao todo, até o momento, 60 milhões de brasileiros, o equivalente a 37% da população adulta, estão com o esquema vacinal completo. Estudos divulgados recentemente mostram que as vacinas reduzem significativamente o risco de morte, de internações e de infecções causadas pelo vírus, mas não evitam completamente que a pessoa se contagie nem que leve o vírus para outras pessoas. O Ministério da Saúde ressalta que, mesmo com a vacina, os cuidados individuais, como o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social, são importantes para evitar o contágio. "O cuidado é de cada um, mas o benefício é para todos", diz em nota.


Vitória empata com o Náutico em jogo disputado nos Aflitos

Vitória empata com o Náutico em jogo disputado nos Aflitos
Foto - Divulgação

O Vitória conquistou um ponto precioso ao empatar por 1 a 1 com o Náutico, neste domingo (29) à tarde, no Aflitos, em Recife, pela 21ª rodada do Brasileiro da Série B. O Rubro-Negro saiu atrás do placar, buscou a igualdade e poderia ter saído de Recife com a vitória. Aos 41 minutos do 2º tempo, Cedric acertou a trave do goleiro Alex Alves. Bruno Oliveira, que substituiu Soares no intervalo, foi o herói do empate do Leão. Vinícius colocou o time pernambucano em vantagem nos primeiros minutos da etapa complementar. Com 20 pontos ganhos, o Vitória permanece entre os quatro últimos na classificação, ocupando o 18º lugar. Uma vitória no próximo jogo, sábado (4), diante do Operário (PR), em Ponta Grossa (PR), pode tirar a equipe do Z-4.


Brumado registra 04 casos da Covid-19 nas últimas 24h

Brumado registra 04 casos da Covid-19 nas últimas 24h

Neste domingo (29), Brumado registrou 9.757 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 03 internações, 196 óbitos, 145 em recuperação e 9.416 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.


FPM: prefeituras recebem R$ 2,4 bilhões nesta segunda-feira (30)

FPM: prefeituras recebem R$ 2,4 bilhões nesta segunda-feira (30)
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Entra nas contas das prefeituras nesta segunda-feira (30) a terceira parcela do decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do mês de agosto. O valor do repasse é de R$ 2.487.837.524,26, que é parte da arrecadação da União com o Imposto de Renda (IR) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos dez dias anteriores. Segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o montante é cerca de 27,2% menor quando comparado ao terceiro decêndio do mês de julho. De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), quando se avalia o comportamento dos repasses de mês a mês não há uma distribuição uniforme ao longo do ano. São dois ciclos distintos, onde no primeiro semestre os repasses são maiores e entre julho e outubro os valores costumam diminuir significativamente. Brumado receberá R$ 893.483,89.


MEIs podem regularizar impostos em atraso até o dia 31

MEIs podem regularizar impostos em atraso até o dia 31
Foto - Agência Brasil

Cerca de 1,8 milhão de microempreendedores individuais (MEI) precisam ficar atentos. Caso não quitem os tributos e as obrigações em atraso até a próxima terça-feira (31), eles serão incluídos na Dívida Ativa da União e estarão sujeitos a cobrança judicial. Segundo a Receita Federal, existem 4,3 milhões de microempreendedores inadimplentes, que devem R$ 5,5 bilhões ao governo. Isso equivale a quase um terço dos 12,4 milhões de MEI registrados no país. No entanto, a inscrição na dívida ativa só vale para dívidas não quitadas superiores a R$ 1 mil, somando principal, multa, juros e demais encargos. Atualmente, o 1,8 milhão de MEI nessa situação devem R$ 4,5 bilhões. Com um regime simplificado de tributação, os MEI recolhem apenas a contribuição para a Previdência Social e pagam, dependendo do ramo de atuação, o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ou o Imposto sobre Serviços (ISS). O ICMS é recolhido aos estados; e o ISS, às prefeituras. Para quitar as dívidas, o microempreendedor pode emitir um Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), no portal do Simples Nacional. O débito pode ser parcelado. O DAS também pode ser emitido pelo Aplicativo MEI disponível para celulares Android ou iOS.


Bahia: CIB aprova vacinação contra Covid-19 de jovens de 12 a 17 anos e 3ª dose para grupos prioritários

Bahia: CIB aprova vacinação contra Covid-19 de jovens de 12 a 17 anos e 3ª dose para grupos prioritários
Foto - Divulgação / Ministério da Saúde

Em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada nesta sexta-feira (27), foi aprovada a inclusão de jovens com idade de 12 a 17 anos sem comorbidade na vacinação contra Covid-19, de forma escalonada. Foi decidida ainda a antecipação da dose de reforço (3ª dose) para idosos de 80 anos ou mais; idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPI); imunossuprimidos; e profissionais de saúde ativos da linha de frente, com idade acima de 60 anos. “A antecipação da 3ª dose para esses grupos prioritários tem o objetivo de conter o avanço da variante Delta, identificada pelo Lacen-BA (Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia), através de sequenciamento genético. Será realizado ainda o rastreamento por meio de teste de antígeno e RT-PCR nas regiões onde foram detectadas as variantes, e todos os pacientes internados nas UTIs terão amostras colhidas e sequenciadas”, explica a secretária estadual da Saúde em exercício, Tereza Paim. De acordo com a decisão da CIB, as doses de reforço devem ser aplicadas com intervalo mínimo de seis meses em relação à última dose, no caso de idosos, pessoas institucionalizadas e profissionais de saúde. Já para pessoas imunossuprimidas, a 3ª dose deve ser aplicada com intervalo de 28 dias em relação à última dose. A imunização deverá ser feita, preferencialmente, com a vacina da Pfizer ou, de maneira alternativa, com Janssen ou AstraZeneca. No escalonamento por idade, apenas os municípios que já alcançaram a vacinação de pessoas com 18 anos poderão avançar para a faixa etária de 17 a 12 anos sem comorbidades, de forma escalonada. Para este grupo, a vacinação deverá acontecer, obrigatoriamente, com o imunizante da Pfizer.


Brumado: Neste sábado (28) acontece o 12º Agosto Gospel

Brumado: Neste sábado (28) acontece o 12º Agosto Gospel

Seguindo todo protocolo de segurança contra o covid-19, a Igreja Missões do Evangelho Pleno (IMEP), em Brumado, realizará o 12º Agosto Gospel. O evento ocorrerá neste sábado (28), com o tema "Unidade Rm 12;4,5". O evento iniciará as 17h na Rua Antônio Francisco da Silva, Nº 989, Bairro Olhos D'água. O evento contará com Jovens IMEP, Ministério Missões Pela Arte (MMPA), Pastor Heron Luíz, Banda Plenitude e Bispo Júnior Lima.


INFORME PUBLICITÁRIO

Centro Médico Santa Clara: O que é Exame Toxicológico ?

Centro Médico Santa Clara: O que é Exame Toxicológico ?

O Exame Toxicológico identifica a presença de substâncias químicas proibidas para o consumo no organismo do trabalhador. Como é feito o Exame Toxicológico? O exame é realizado por meio de uma análise de amostras coletadas, nesse caso cabelos e/ou pelos do paciente. Quando uma pessoa utiliza drogas estas entram em sua corrente sanguínea e alimentam os bulbos capilares que produzem continuamente cabelos e pêlos. Ocorre que uma pequena parte dessa droga e mais tarde de seus metabólitos são depositados em quantidades proporcionais as consumidas, na estrutura do cabelo ou pêlo que está sendo formada naquele momento, essas quantidades são muito pequenas, mas através de técnicas especiais podem ser detectados e quantificados com extrema precisão e segurança. Para mais informações entre em contato com a matriz: Salvador- Bahia. (71) 3241-1885 / Brumado- Bahia (77) 3441-5206 ou (77) 98857-9313. 


Câmara dos Deputados aprova distribuição gratuita de absorventes higiênicos para mulheres de baixa renda

Câmara dos Deputados aprova distribuição gratuita de absorventes higiênicos para mulheres de baixa renda
Foto - Divulgação / Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (26) o Projeto de Lei 4968/19, da deputada Marília Arraes (PT-PE) e outros 34 parlamentares, que prevê a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para estudantes dos ensinos fundamental e médio, mulheres em situação de vulnerabilidade e detidas. A matéria será enviada ao Senado. De acordo com o substitutivo aprovado, da deputada Jaqueline Cassol (PP-RO), por meio do Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual serão beneficiadas principalmente as estudantes de baixa renda matriculadas em escolas da rede pública de ensino, mas também receberão o produto as mulheres em situação de rua ou de vulnerabilidade social extrema, as mulheres presidiárias e as adolescentes internadas em unidades para cumprimento de medida socioeducativa. A faixa etária varia de 12 a 51 anos. Para atingir parte desse público, as cestas básicas entregues no âmbito do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) deverão conter o absorvente higiênico feminino como item essencial. A quantidade, a forma da oferta gratuita e outros detalhes serão estabelecidos em regulamento. Já a implantação do programa deverá ocorrer de forma integrada entre os entes federados, em especial pelas áreas de saúde, assistência social, educação e segurança pública. Nas compras dos absorventes higiênicos pelo poder público, terão preferência aqueles feitos com materiais sustentáveis caso apresentem igualdade de condições. Esse tipo terá preferência ainda como critério de desempate em relação aos demais licitantes. Também deverá haver campanhas públicas informativas sobre a saúde menstrual e as consequências para a saúde da mulher.


Brumado: Vereador Beto Bonelly solicita mudas de Palmas para agricultores do município

Brumado: Vereador Beto Bonelly solicita mudas de Palmas para agricultores do município
Foto - Divulgação / Embrapa

O vereador Beto Bonelly indicou a prefeitura de Brumado que, através da Secretaria Municipal de Agricultura, venha a distribuir mudas de Palmas para os agricultores, com objetivo de melhorar a alimentação de seu rebanho nas longas estiagem em nossa região. "Sabemos o quanto o homem do campo sofre com as longas estiagens que assolam nosso município, e são muitos criadores que passam dificuldades com água e alimento para seu rebanho. Uma solução para alimentar os animais seria a palma que é uma alternativa barata para complementar a alimentação destes animais nas longas estiagens, como tem feito a Prefeitura de Paramirim, em nossa região. Apesar de oferecer muita água e ser fonte de energia para o animal — podendo substituir em até 70% a energia fornecida pelo milho — a palma tem baixo teor de fibra, proteína e matéria seca. Portanto, ela não deve ser utilizada como única fonte de alimento para os bovinos, ovinos e caprinos, e sim como complementação da dieta. É necessário compensar a baixa quantidade de proteína. A palma pode participar em até 50% da matéria seca da alimentação dos animais, combinada com outro volumoso, como, por exemplo, silagem de sorgo, milho, mileto ou cana", recomenda yair Mendes, técnico da Epamig no Vale do Jequitinhonha, próximo a nossa região que tem usado muito este recurso para suprir as necessidades do rebanho no Norte de Minas. Solicitamos a Secretaria de agricultura, a possibilidade de oferecer aos pequenos agricultores (Agricultura Familiar) este recurso que vai fazer a diferença nas longas estiagens", disse o vereador.


Presidente Jair Bolsonaro faz apelo para população economizar energia

Presidente Jair Bolsonaro faz apelo para população economizar energia
Foto - Reprodução / YouTube

O presidente Jair Bolsonaro voltou a pedir que a população economize energia elétrica em meio ao agravamento da situação das usinas hidrelétricas por causa da seca. Durante sua live semanal nas redes sociais, na noite desta quinta-feira (26), o presidente classificou como "problema sério" a atual crise energética. "O problema é sério. Eu vou tentar fazer um apelo a você que está em casa agora. Eu tenho certeza que você pode apagar um ponto de luz agora. Eu peço esse favor pra você. Assim você estará ajudando a economizar energia e a economizar água das hidrelétricas", afirmou. O volume de chuvas muito abaixo do esperado nos últimos meses, inclusive na comparação com o ano passado, deixou os reservatórios das hidrelétricas da região centro-sul do país em condições críticas. "Em grande parte, nessas represas, já estamos na casa de 10%, 15% de armazenamento. Estamos no limite do limite. Algumas vão deixar de funcionar se essa crise hidrológica continuar existindo", acrescentou Bolsonaro. Na última terça-feira (24), o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), comandado pelo Ministério de Minas e Energia, já havia alertado sobre a piora condições hídricas no país.


Bahia: Governo reconhece situação de emergência em 10 municípios atingidos pela estiagem

Bahia: Governo reconhece situação de emergência em 10 municípios atingidos pela estiagem

O Governo Federal reconheceu a situação de emergência em dez cidades da Bahia atingidas pela estiagem. A falta de chuvas tem causado prejuízo às cidades de Abaré, Belo Campo, Boa Vista do Tupim, Dom Basílio, Ibipitanga, Ituaçu, Lafaiete Coutinho, Maetinga e Presidente Jânio Quadros. Com o reconhecimento federal, os municípios podem solicitar auxílio do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, para ações de respostas a desastres naturais e de reconstrução de infraestrutura pública danificada. Karine Lopes, diretora de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, conta como deve ser feita a solicitação. "Para solicitar o recurso, o ente deve ter o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública. Os pleitos devem ser remetidos por meio do S2iD, o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. É importante que todos os municípios estejam cadastrados e com os cadastros atualizados."


Governo institui sistema de crédito facilitado para microempresas

Governo institui sistema de crédito facilitado para microempresas
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que institui o Sistema Nacional de Garantias de Crédito, com o objetivo de facilitar o acesso de micro e pequenas empresas ao crédito simplificado. A medida foi publicada nesta quinta-feira (26) no Diário Oficial da União e entra em vigor imediatamente.Pelo novo sistema, as garantias dos empréstimos poderão ser realizadas por outras instituições, uma espécie de “fiador”. As entidades autorizadas são: as sociedades de garantia solidária e as sociedades de contragarantia; as cooperativas de crédito; os fundos públicos ou privados; e qualquer instituição cujo estatuto ou contrato social contemple a outorga de garantia em operações de crédito. “Assim, por exemplo, um grupo de empresas poderá se juntar e montar uma cooperativa de crédito e garantir as operações que forem contratadas pelos seus cooperados”, explicou a Secretaria-Geral da Presidência, em nota.


População brasileira chega a 213,3 milhões de pessoas em 2021

População brasileira chega a 213,3 milhões de pessoas em 2021
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A população brasileira chegou a 213,3 milhões de pessoas em 1º de julho de 2021, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ano passado, o Brasil tinha 211,7 milhões de habitantes. O dado foi publicado na edição de hoje (27) do Diário Oficial da União. O crescimento estimado da população de 2020 para 2021 foi de 0,74%, de acordo com o IBGE. A estimativa mostra que os estados mais populosos são: São Paulo (46,65 milhões), Minas Gerais (21,41 milhões) e o Rio de Janeiro (17,46 milhões). O país tem três estados com menos de 1 milhão de habitantes: Roraima (652,7 mil), Amapá (877,6 mil) e Acre (906,9 mil).


Bolsonaro confirma que estará na Bahia dia 3 de setembro

Bolsonaro confirma que estará na Bahia dia 3 de setembro
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Durante live com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou que estará na Bahia para assinar o contrato da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), dia 3 de setembro. "Tenho conversado com o Roma sobre esse projeto, o leilão foi um sucesso. E dia 3 o senhor estará na Bahia assinando o contrato. É iniciar R$ 8,3 bi será na ferrovia para a operação e mais outro valor para o Porto de Ilhéus", disse o ministro Tarcísio de Freitas.


INFORME PUBLICITÁRIO

Brumado: Confira as ofertas 'Dia dos Pais' Disbahia Rede 7

Brumado: Confira as ofertas 'Dia dos Pais' Disbahia Rede 7

O Disbahia Supermercado, em Brumado, filiada a Rede 7 de Supermercados, apresenta uma gama de produtos, com os melhores preços da cidade, no seu jornal de ofertas. Quer economizar? Veja o nosso jornal de super promoções, com os melhores preços, produtos e marcas.

Brumado: Confira as ofertas 'Dia dos Pais' Disbahia Rede 7

Covid-19: Bahia confirma variantes Delta e Beta e propõe antecipação da 3ª dose em 281 municípios

Covid-19: Bahia confirma variantes Delta e Beta e propõe antecipação da 3ª dose em 281 municípios
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou nesta quinta-feira (26), por meio de sequenciamento genético, três amostras da variante indiana da Covid-19 (Delta) e uma sul-africana (Beta) no estado. O governador Rui Costa se reuniu com técnicos da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e propôs o início imediato da terceira dose em todos os municípios que já alcançaram a faixa etária de 18 anos. A medida será pauta da reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) prevista para esta sexta-feira (27), que é uma instância deliberativa do SUS que reúne representantes dos 417 municípios. De acordo com a secretária estadual da Saúde em exercício, Tereza Paim, "281 municípios se enquadram nesta característica, sendo que a imunização deverá ser feita, preferencialmente, com uma dose da Pfizer, ou de maneira alternativa, com a vacina de vetor viral da Janssen ou da AstraZeneca", afirma. A dose de reforço está estimada para um público superior a 950 mil baianos e a ação será destinada a todos os indivíduos imunossuprimidos após 28 dias da segunda dose e para pessoas acima de 70 anos vacinadas há 6 meses. Como medida de contenção, a Sesab fará ainda o rastreamento por meio de teste de antígeno e RT-PCR nas regiões onde foram detectadas as variantes. Todos os pacientes internados nas UTIs com Covid-19 terão amostras colhidas e sequenciadas para identificação do tipo da variante. "É preciso que os municípios acelerem a vacinação para impedir o avanço de novas cepas, bem como manter o distanciamento social, higienizar frequentemente as mãos e continuar usando máscara", ressalta Tereza Paim.


Brumado tem 02 pacientes internados com a Covid-19

Brumado tem 02 pacientes internados com a Covid-19

Nesta quinta-feira (26), Brumado registrou 9.750 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 02 internações, 196 óbitos, 144 em recuperação e 9.410 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais