CBF divulga calendário do futebol brasileiro para 2019

CBF divulga calendário do futebol brasileiro para 2019
Foto - Lucas Mercon / Fluminense FC

A CBF publicou, na quarta-feira (3), o calendário do futebol brasileiro para 2019. O Campeonato Brasileiro da Série A começará em 28 de abril e vai até 8 de dezembro. A Série B irá de 27 de abril até 30 de novembro. Já a Copa do Brasil terá seu início no dia 6 de fevereiro. As finais acontecerão nos dias 4 e 11 de setembro. Boa notícia para clubes, atletas e torcedores é que, em 2019, todos os jogos noturnos começarão até o horário de 21h30. O calendário do futebol brasileiro em 2019 inicia no dia 2 de janeiro, com a abertura da pré-temporada, que terá 18 dias, quatro a mais do que em 2018. Os campeonatos estaduais continuarão a ter 18 datas disponíveis, entre 20 de janeiro e 21 de abril, respeitando a qualificação técnica obtida neste ano e os contratos vigentes. A exemplo do que aconteceu em 2018, o calendário do ano que vem será impactado por um torneio internacional. Neste caso a Copa América, que será realizada no Brasil entre 14 de junho e 7 de julho. Neste período, as principais competições nacionais terão uma pausa. O calendário reduz para uma semana o intervalo entre as partidas de ida e volta das quartas de final, semifinais e finais da Copa do Brasil. O torneio terminará em setembro. Com isso, não vai mais coincidir com as rodadas finais da Série A e das copas continentais. A mudança distribui ao longo do ano as principais decisões. Em abril, serão definidos os campeões estaduais. Em setembro, o vencedor da Copa do Brasil. E em novembro e dezembro os campeões brasileiros e os das copas Libertadores e Sul-Americana.A elaboração do calendário nacional é o exercício de alocar nas datas disponíveis os contratos existentes, a agenda mundial do futebol e a legislação vigente.


INFORME PUBLICITÁRIO

Carolina Caires Estética Especializada: faça limpeza de pele e mantenha sua pele linda

 Carolina Caires Estética Especializada: faça limpeza de pele e mantenha sua pele linda

Mesmo com os cuidados diários cumpridos à risca, de vez em quando a pele precisa de uma limpeza mais profunda para remover as impurezas. E, assim, impedir o aparecimento de cravos, espinhas e outras imperfeições que prejudicam a saúde e a beleza da pele. Pele limpa é uma questão de saúde, e não somente de estética. Agende a sua limpeza de pele - Climeb - Rua Cel. Paulino Chaves, 278A, no Centro de Brumado. Telefone  (77) 9.9957-8342.


Ibope: Bolsonaro tem 32% das intenções de voto; Haddad tem 23%

Ibope: Bolsonaro tem 32% das intenções de voto; Haddad tem 23%
Foto - Divulgação

Em nova pesquisa do Ibope Inteligência sobre a intenção de votos para a Presidência da República, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) tem 32% e Fernando Haddad (PT) soma 23%. Ciro Gomes (PDT) tem 10%, Geraldo Alckmin (PSDB), 7% e Marina Silva, 4%. João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB) registraram 2% cada. Alvaro Dias (Podemos) e Cabo Daciolo (Patriota), 1%. Guilherme Boulos (PSOL), Vera Lúcia (PSTU), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram. Brancos e nulos somam 11% e 6% não sabem ou não responderam. Votos válidos: De acordo com o Ibope, nos votos válidos, descontados nulos e brancos, Bolsonaro atinge 38%, Haddad, 28%; Ciro, 12%; Alckmin, 8%; e Marina, 4%. Amoêdo tem 3%. Meirelles, Alvaro Dias e Cabo Daciolo, 2%. Boulos tem 1%. Vera Lúcia, João Goulart Filho e Eymael não pontuaram. Conforme a legislação, se nenhum candidato atingir 50% mais um dos votos válidos, haverá 2º turno.O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Rejeição: A taxa de rejeição de Jair Bolsonaro é de 42% e de Fernando Haddad é de 37%. Segundo turno: Conforme o Ibope, uma eventual disputa em 2° turno entre Fernando Haddad e Jair Bolsonaro, o petista teria 43% dos votos e Bolsonaro, 41% - resultado considerado empate técnico por causa da margem de erro da pesquisa. Brancos e nulos somam 12% e não sabem, 3%. Se o segundo turno fosse entre Ciro e Bolsonaro, Ciro venceria com 46%, Bolsonaro teria 39%, com 13% de votos em branco ou nulo e 3% não declarados. Alckmin (41%) também supera Bolsonaro (40%). A diferença está dentro da margem de erro. Nessa hipótese, 16% dos entrevistados declaram voto em branco ou nulo e 3% preferiram não declarar. Jair Bolsonaro (43%) venceria em um eventual confronto direto com Marina (39%). Nesse cenário, 16% dos entrevistados declaram voto em branco ou nulo e 2% preferiram não declarar. O levantamento do Ibope foi realizado segunda e terça-feiras (1º e 2 de outubro) e ouviu 3.010 eleitores em 209 municípios. A pesquisa foi contratada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (BR-08245/2018). 


Bahia vence nos pênaltis e chega as quartas da Sul-Americana

Bahia vence nos pênaltis e chega as quartas da Sul-Americana
Foto - Felipe Oliveira / Divulgação / Bahia

E o Tricolor fez história! Pela primeira o Bahia vai disputar as quartas de final da Copa Sul-Americana. Foi com doses de emoção, mas o Esquadrão de Aço conseguiu avançar na competição continental. A equipe agora enfrenta o Atlético Paranaense em duelo por uma vaga na semifinal. Jogando no estádio Nilton Santos, a equipe azul, vermelha e branca, perdeu para o Botafogo por 2 a 1, mesmo placar de Salvador, e a partida foi definida na cobrança de pênaltis. O time carioca abriu o placar com Rodrigo Pimpão, aos 25 do primeiro tempo. Mas logo o Tricolor empatou, aos 32, com Edigar Junio aproveitando uma assistência de cabeça de Gilberto. Porém, aos 39 novamente o Botafogo ficou na frente do placar com Luiz Fernando.

 

Bahia vence nos pênaltis e chega as quartas da Sul-Americana
Foto - Felipe Oliveira / Divulgação / Bahia

Nas penalidades máximas, Rodrigo Lindoso abriu a sequência e marcou, mas Gilberto empatou para o Bahia. Aguirre fez o segundo e Zé Rafael igualou o placar. Marcinho, para o Botafogo, e Jackson, para o Bahia, perderam suas cobranças. Kieza fez e Allione novamente empatou a sequência. Nas últimas cobranças, Renatinho e Nílton fizeram. Nas cobranças alternadas, Moisés bateu e Douglas acertou o canto e defendeu. Coube ao volante Flávio, marcar e classificar o Esquadrão para as quartas.


Eleições 2018: Rui Costa visitou Dom Basílio, Livramento, Caturama, Macaúbas e Boquira nesta quarta (3)

Eleições 2018: Rui Costa visitou Dom Basílio, Livramento, Caturama, Macaúbas e Boquira nesta quarta (3)
Foto: Ulisses Dumas/ Divulgação

Rui Costa, candidato petista à reeleição, abriu a caminhada por municípios da região sudoeste da Bahia em Dom Basílio, no povoado do Itapicuru, hoje (3), na primeira das cidades visitadas pela caravana. Ao lado de Rui, os candidatos a senador, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD), além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças locais e candidatos a deputado federal e estadual. A jornada de hoje incluiu outras quatro cidades dos territórios de identidade do Sertão Produtivo e Bacia do Paramirim - Livramento de Nossa Senhora, Caturama, Macaúbas e Boquira, somando 137 municípios visitados.  A caravana só encerra a correria nesta sexta (5). Até lá, amanhã Rui lidera uma caminhada na Cidade Baixa, a partir das 15h, com percurso do Largo de Roma até o Bonfim, e concentração na rótula do largo, sentido avenida Caminho de Areia. Antes, faz caminhadas em Salinas, Itaparica e Vera Cruz. Sexta é dia de voltar ao interior do estado, concluindo a maratona em Monte Santo, Euclides da Cunha, Tucano e Araci.


Incêndio destrói plantação de mangueiras em Livramento; proprietário suspeita de incêndio criminoso

Incêndio destrói plantação de mangueiras em Livramento; proprietário suspeita de incêndio criminoso
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Uma plantação de mangueiras situada no Bairro Beira Rio, em Livramento de Nossa Senhora, foi incendiada nesta quarta-feira (03). O proprietário da unidade rural percebeu as chamas por volta do meio dia e em contato com o Agora Sudoeste informou que ainda há focos de incêndio nas imediações do Rio do Taquari. A plantação foi completamente destruída pelas chamas, inclusive, sistemas de tubulação de água. Alguns animais nativos foram queimados e outros ainda fogem das áreas onde há chamas. A suspeita é que o incêndio tenha sido criminoso e dois indivíduos os responsáveis. De acordo com o proprietário da área, no dia anterior estes suspeitos estavam querendo cercar parte da área particular para colocar animais e chegaram a instalar algumas estacas. Estas foram retiradas e nesta quarta teve início o incêndio.


Brumado: candidatos contemplados na lista de isenção do Vestibular Uneb 2019 devem apresentar documentação até dia 05 de outubro

Brumado: candidatos contemplados na lista de isenção do Vestibular Uneb 2019 devem apresentar documentação até dia 05 de outubro

Os candidatos selecionados para participarem da segunda etapa da Política de Isenção para o Vestibular UNEB 219 deverão apresentar no período de 03 a 05 de outubro de 2018, os documentos conforme o item 1.9 do edital de isenção nos Departamentos do interior. Informações e inscrições: www.vestibular.uneb.br


Pesquisa Real Time Big Data: Coronel ultrapassa Lázaro e assume vice para Senado; Wagner lidera

Pesquisa Real Time Big Data: Coronel ultrapassa Lázaro e assume vice para Senado; Wagner lidera
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste / Divulgação

De acordo com levantamento realizado pelo Real Time Big Data, encomendado pela Record TV Itapoan e divulgado nesta quarta-feira (03), o candidato ao Senado Angelo Coronel,  ultrapassou Irmão Lázaro (PSC) pela primeira vez e assumiu a vice-liderança das intenções de voto nas eleições deste ano. Segundo a pesquisa,  Coronel tem 26% das intenções de voto, enquanto Lazaro aparece com 23%. No entanto, há empate técnico entre os dois na margem de erro. Jaques Wagner (PT) continua na liderança com 42%, aparecem na lista Jutahy Jr. (PSDB) – 18%; Comandante Rangel (PSL) – 6%; Jorge Vianna (MDB) – 3%; Fábio Nogueira (PSOL) – 2%; Outros – 2%; Nulos/Brancos – 19%; Indecisos para 1ª vaga – 11% e Indecisos para 2ª vaga - 29%. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) com o número BA-01122/2018. O instituto Real Time Big Data ouviu 1.200 eleitores nesta terça-feira (2) com entrevistas por telefone. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 3%, para mais ou para menos.


Após avaliação médica, Bolsonaro não participará de debate da Globo

Após avaliação médica, Bolsonaro não participará de debate da Globo
Foto - Divulgação

O candidato a Presidência da República, Jair Bolsonaro ( PSL) não participará, após contraindicação do cirurgião Antônio Luiz Bonsucesso Macedo e do clínico cardiologista Leandro Echenique, do debate com os presidenciáveis que acontece nesta quinta-feira (04), na TV Globo. "Ele não irá porque ele é extremamente obediente", afirmou Macedo, Hospital Albert Einstein, que foi ao Rio de Janeiro  nesta quarta-feira (03) para avaliar o candidato. Os especialistas falaram que o deputado mostrou vontade de participar, mas que ele não costuma desrespeitar ordens médicas. "Nós contraindicamos participação em debates ou em qualquer atividade que pudesse cansá-lo ou obrigá-lo a falar por mais de dez minutos", emendou o cirurgião. De acordo com O Globo, Macedo explicou que Jair não tem condições de ficar 15 minutos em atividade que exija esforço físico. "Isso pode prejudicar a evolução dele. Então, nós contraindicamos que ele participe de qualquer atividade que exija mais de dez minutos de conversa", frisou Macedo.


Faltam 4 dias: saiba como justificar o voto

Faltam 4 dias: saiba como justificar o voto
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

No dia 07 de outubro, o eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral e não solicitou o voto em trânsito, terá de justificar sua ausência por meio do formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que deve ser preenchido – com o número do título e os dados do eleitor – e entregue, apenas no dia da eleição, em qualquer seção eleitoral ou posto de justificativa. O formulário pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, na página do TSE na internet e, no dia do pleito, nos locais de votação ou postos de justificativas. Junto com o requerimento o eleitor deve apresentar original de documento oficial com foto. O comparecimento do eleitor, no dia da eleição, em mesa receptora de justificativa, instalada fora do seu domicílio eleitoral, dispensa a apresentação de qualquer outro documento ao juiz eleitoral competente em momento posterior (Res.-TSE nº 23.456, de 2015, art. 65, p. único). Caso o eleitor não apresente sua justificativa no dia da eleição, pode preencher o Requerimento de Justificativa (pós-eleição) e entregá-lo pessoalmente em qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo, por via postal, ao juiz da zona eleitoral na qual é inscrito, até 60 dias após cada turno da votação, acompanhado da documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito. 


Brumado: aulas acontecerão em horário normal no CEEP na sexta (05) e segunda (08)

Brumado: aulas acontecerão em horário normal no CEEP na sexta (05) e segunda (08)
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

mbora o CEEP em Gestão e Meio Ambiente seja seção eleitoral, o equipe gestora informa aos estudantes e seus respectivos pais/responsáveis, que as aulas acontecerão normalmente na sexta (05/10) e segunda (08/10).


Bahia: Polícia passará a ter acesso a roteiros de carros-fortes

Bahia: Polícia passará a ter acesso a roteiros de carros-fortes
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O fornecimento do roteiro dos carros-fortes para munir a polícia baiana de informações que auxiliem na adoção de medidas preventivas foi uma das decisões acertadas na manhã desta quarta-feira (3), durante reunião entre a cúpula da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e representantes de empresas de transporte de valores que atuam no estado. Presidida pelo subsecretário da SSP, Ary Pereira de Oliveira, o encontro também contou com autoridades das polícias Militar e Civil. Reivindicação antiga das forças de segurança, a disponibilização das rotas, do perfil e quantidade de valores transportados, entre outras informações, são consideradas fatores importantes para ajudar no estabelecimento de ações preventivas e repressivas no combate a quadrilhas especializadas em roubo de valores. “Já temos boa parte das quadrilhas que atuam neste ramo identificada, inclusive as envolvidas nas últimas ocorrências. As polícias Militar e Civil têm executado um belo trabalho no combate aos ataques contra agências bancárias, alcançando a redução de 29% nos registros em relação ao ano passado e nos casos envolvendo transporte de valores não vai ser diferente”, garantiu Oliveira.


Brumado: CMDS promoveu debate para apresentação dos candidatos a deputado estadual; apenas um candidato compareceu

Brumado: CMDS promoveu debate para apresentação dos candidatos a deputado estadual; apenas um candidato compareceu
Foto - Janine Andrade / Agora Sudoeste

Na manhã desta quarta-feira (03), no auditório do Semac, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) promoveu reunião e debates entre os candidatos a deputado estadual com representatividade em Brumado, para que os eleitores da zona rural conheçam os candidatos, suas plataformas políticas e as propostas de ações voltadas para a zona rural. Para participar do encontro foram convidados: o deputado estadual e candidato a reeleição, Vitor Bonfim (PR); Márcio Moreira (Patriota), e Manoel Rodrigues Filho (MDB), o Carcará do Sertão, porém, esteve presente somente Vitor Bonfim. Márcio Moreira foi representando por Márdio Davi Alves, e Carcará do Sertão não enviou representante ou justificou a ausência. No ofício lido por Márdio Davi Alves, Márcio Moreira justificou a ausência informando que no mesmo dia e horário da atividade proposta pelo CMDS estaria com a comitiva do governador Rui Costa (PT) em visita a  municípios da região. Disse, ainda, que aproveitaria esta oportunidade para junto com o governador debater políticas públicas para o homem do campo, pois conhece as dificuldades que este enfrenta e a necessidade de investimentos para a região que é muito castigada pela seca. Em seu pronunciamento, o deputado estadual e candidato a reeleição, Vitor Bonfim (PR) falou sobre as ações realizadas enquanto secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura e que continuará as atividades para fortalecer as cadeias produtivas da Bahia. Falou da necessidade de fortalecimento da agricultura familiar, com recursos que permitam ao agricultor ter avanços na produção e novas fontes de produtos. Falou sobre a escassez d’água, observando que a região é atingida por longos períodos de estiagem, sendo necessário muito trabalho e estratégias efetivas para a convivência com a seca, um dos principais pontos observados pelo seu mandato.

Brumado: CMDS promoveu debate para apresentação dos candidatos a deputado estadual; apenas um candidato compareceu
Foto - Janine Andrade / Agora Sudoeste

A reunião também foi aberta para que o público presente pudesse direcionar perguntas aos convidados. A mesa de debate foi composta por Frederico Maciel de Carvalho Neves, presidente do (CMDS); Zé Leite, presidente da Associação da Agricultura Familiar; Aroldo Meira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STR); deputado estadual e candidato a reeleição, Vitor Bonfim (PR); e Márdio Davi Alves, diretor do Departamento de Agricultura e Recursos Hídricos do município de Brumado, representando o candidato a deputado estadual Márcio Moreira (Patriota).


Cinco candidatos ao governo da Bahia  participaram de debate na TV Bahia

Cinco candidatos ao governo da Bahia  participaram de debate na TV Bahia

Cinco dos sete candidatos ao governo do estado da Bahia nas eleições de 2018 -  João Santana (MDB), João Henrique (PRTB), Marcos Mendes (PSOL), Rui Costa (PT) e Zé Ronaldo (DEM) -participaram na terça-feira (02) de debate promovido pela TV Bahia, afiliada da Rede Globo. Somente os candidatos Célia Sacramento (Rede) e Orlando Andrade(PCO) não participaram do debate, cujo critério seguiu o definido pela Justiça Eleitoral, que determina a participação somente de candidatos filiados a partidos ou coligações que tenham mais de cinco representantes no congresso nacional. O debate, mediado pelo jornalista Márcio Gomes, foi dividido em cinco blocos, sendo os quatro primeiros com "confronto direto", em que os candidatos puderam fazer perguntas entre si. No primeiro e no terceiro blocos, as perguntas foram com temas livres: os candidatos falaram de questões envolvendo segurança, agronegócio, saneamento, desemprego, funcionalismo público, transporte, infraestrutura, educação, central de regulação e turismo. No segundo e no quarto blocos, os candidatos fizeram perguntas entre si a partir de temas determinados, como geração de emprego, Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais da Bahia (Planserv), homicídios, impostos e taxas, infraestrutura, educação, agronegócio, saneamento básico, turismo e central de regulação. Já no quinto e último bloco, os candidatos tiveram a oportunidade de fazer as considerações finais. O encontro durou quase 2h e foi transmitido ao vivo também pelo portal pelo G1 Bahia.


INFORME PUBLICITÁRIO

Fisioterapia Tito Almeida - Palmilhas Posturais

 Fisioterapia Tito Almeida - Palmilhas Posturais

Baixa representação de negros na política deve ser mantida nas eleições deste ano

Baixa representação de negros na política deve ser mantida nas eleições deste ano
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A sub-representação de negros nos cargos eletivos tende a ser mantida após o pleito deste ano. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pretos e pardos correspondem a 54,9% da população brasileira, mas são apenas 46,5% (35,7% pardos e 10,8% negros) dos cerca de 29 mil candidatos aos oito cargos que estarão em disputa em 7 de outubro. Ao todo, são pouco mais de 13 mil candidatos negros: a maior parte deles (66% pardos e 61,9% pretos) disputa as assembleias legislativas, enquanto que apenas cerca de 3% decidiram disputar cargos majoritários de presidente (0,07%), governador (1,1%) e senador (1,9%). Por outro lado, o número total de candidatos negros subiu 2% neste ano em relação às eleições de 2014 (44,2%). Em 2014, apenas 103 (20%) dos 513 deputados federais eleitos se autodeclararam pretos ou pardos. Nas eleições deste ano, os negros (30,8% pardos e 10,9% pretos) correspondem a 41,7% do total dos mais de 8.500 candidatos à Câmara dos Deputados. O percentual é praticamente o mesmo de quatro anos atrás (41%), embora os números absolutos mostrem cerca de 600 candidatos negros a mais na disputa para deputado federal.


Pesquisa Real Time Big Data: Rui Costa tem 57% das intenções de voto, contra 16% de José Ronaldo

Pesquisa Real Time Big Data: Rui Costa tem 57% das intenções de voto, contra 16% de José Ronaldo
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O candidato à reeleição ao governo da Bahia, Rui Costa (PT), alcançou 57% das intenções de voto, oscilando um ponto para cima, segundo pesquisa da Real Time Big Data, encomendada pela RecordTV Itapoan e divulgada nesta quarta-feira, 3. Em segundo lugar na preferência dos eleitores, está o candidato José Ronaldo (DEM), com 16% das intenções de voto. Ele é seguido por Marcos Mendes (PSOL), com 3%, João Santana (MDB) e João Henrique (PRTB), ambos com 1%. Os candidatos Célia Sacramento (Rede) e Orlando Andrade (PCO) somam 1%. Os votos nulos/brancos alcançam 13%. Já os indecisos somam 8%. Quando são considerados apenas os votos válidos, Rui Costa alcança 72% das intenções de voto, contra 21% de José Ronaldo (DEM), que obteve 21% das intenções de voto. Na sequência, aparecem os candidatos Marcos Mendes (PSOL), com 4%, João Santana (MDB) e João Henrique (PRTB), ambos com 1%. Os demais candidatos, somados, alcançaram 1%. Foram entrevistados 1.200 eleitores no dia 2 de outubro. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral. 


75% dos brasileiros temem que ‘fake news’ influencie seu voto, afirma pesquisa CNDL/SPC Brasil

75% dos brasileiros temem que ‘fake news’ influencie seu voto, afirma pesquisa CNDL/SPC Brasil

As redes sociais vêm se consolidando como uma das principais ferramentas de propaganda política e de informação no processo eleitoral, mas a disseminação de notícias falsas nesses meios é um problema que afeta a formação do pensamento crítico da população. Uma pesquisa feita em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que 75% dos brasileiros têm receio de que seu voto seja influenciado por fake news nas eleições deste ano, temor que sobe para 82% considerando os que possuem até 34 anos de idade. Em uma escala que varia de zero a dez, 67% dos entrevistados que se informam sobre as propostas dos candidatos nas redes sociais atribuem nota igual ou superior a seis para o grau de influência que elas exercem sobre a sua decisão de voto e opinião nas eleições. Considerando todos os entrevistados, a nota média é 6,6 pontos. “A proximidade das eleições coloca a propagação de notícias inverídicas ainda mais em evidência, uma vez que este é um período em que as pessoas recorrem a todo tipo de fonte e são bombardeadas por diversas informações a respeito dos candidatos, propostas e planos de governo”, alerta o presidente da CNDL, José Cesar da Costa.


Brumado: CMDS promoverá debate entre candidatos a deputado estadual nesta quarta (03)

Brumado: CMDS promoverá debate entre candidatos a deputado estadual nesta quarta (03)

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) promoverá nesta quarta-feira (03) reunião e debates entre os candidatos a deputado estadual, os quais terão a oportunidade de apresentar suas plataformas de trabalho. O evento acontece a partir das 09h no auditório do Semac. Toda a comunidade brumadense está convidada a participar. 


Eleições interrompem aulas em unidades da rede pública de ensino na sexta (05)

Eleições interrompem aulas em unidades da rede pública de ensino na sexta (05)
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Na capital e interior do estado, as aulas de escolas municipais e estaduais estarão suspensas a partir de sexta-feira (05) para que sejam realizadas as eleições de domingo (07). Na sexta, as urnas vão começar a ser instaladas. As unidades de ensino serão cedidas ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para serem utilizadas como locais de votação. No caso das escolas estaduais, os alunos voltarão às salas de aula na terça-feira (9). Já nas uniddes da rede municipal, as atividades para os estudantes serão normalizadas na segunda-feira (8). O TRE-BA assegurou que a suspensão das aulas nas escolas estaduais, municipais e particulares que abrigam seções eleitorais não afetará o calendário escolar, que prevê o cumprimento dos 200 dias letivos, regulamentados pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Na Bahia, 35.088 urnas serão preparadas para o 1º turno da eleição. Ainda não há previsão de quantos equipamentos serão utilizados no 2° turno. A lacração das urnas eletrônicas que serão usadas deve terminar nesta terça-feira (2).


Caatiba: incêndio na zona rural destruiu ponte e deixou moradores de fazendas isolados

Caatiba: incêndio na zona rural destruiu ponte e deixou moradores de fazendas isolados
Foto - Arquivo Pessoal

No último fim de semana, um incêndio atingiu uma grande área de vegetação na zona rural do município de Caatiba e as chamas atingiram uma ponte de madeira que dá acesso a várias fazendas da região, deixando os moradores isolados. De acordo com informações da TV Sudoeste, o fogo começou numa mata próxima a uma mangueira e se alastrou até destruir a ponte. As chamas foram controladas pelos próprios moradores. Ainda não há informações sabe o tamanho da área atingida e o que provocou o incêndio.


Brumado: Polícia Militar apreende uma submetralhadora 9mm

Brumado: Polícia Militar apreende uma submetralhadora 9mm
Foto - Divulgação / Polícia Militar

Na noite de terça-feira (02) por volta de 22h30min, uma guarnição do PETO vializou dois invidividuos em atitude suspeita na rua Juscelino Kubitschek, bairro Novo Brumado, pelo que se procedeu abordagem. Os jovens estavam em frente a uma casa abandonada, sendo que ao realizar buscas no interior dessa edificação desocupada foi encontrada uma mochila contendo uma submetralhadora 9mm e munições de calibre .38. Por essa razão, os suspeitos e todo o material apreendido foram levados e apresentados ao preposto da Polícia Civil na sede da 20°COORPIN, onde o fato foi registrado.


INFORME PUBLICITÁRIO

Brumado: Confira o jornal de ofertas Disbahia Rede 7

Brumado: Confira o jornal de ofertas Disbahia Rede 7

O Disbahia Supermercado, em Brumado, filiada a Rede 7 de Supermercados, apresenta uma nova gama de produtos, com os melhores preços da cidade, no seu jornal de ofertas. Quer economizar? Veja o nosso jornal de super promoções, com os melhores preços, produtos e marcas.

Brumado: Confira o jornal de ofertas Disbahia Rede 7

Datafolha: Bolsonaro tem 32% das intenções de voto; Haddad tem 21%

Datafolha: Bolsonaro tem 32% das intenções de voto; Haddad tem 21%
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Nova pesquisa do Instituto Datafolha para presidente da República, divulgada nesta terça-feira (2), informa que Jair Bolsonaro (PSL) atingiu 32% das intenções de voto. Fernando Haddad (PT) foi escolhido por 21% dos entrevistados; Ciro Gomes (PDT), 11%; Geraldo Alckmin (PSDB), 9% e Marina Silva (Rede), 4%. Conforme a pesquisa, João Amoêdo (Novo) é o candidato de 3% do eleitorado. Henrique Meirelles (MDB), Alvaro Dias (Podemos) e Cabo Daciolo (Patriota) estão empatados com 2% cada um. Guilherme Boulos (PSOL), João Goulart Filho (PPL), Eymael (DC) e Vera Lúcia (PSTU) não pontuaram no levantamento. Oito por cento dos entrevistados indicaram a intenção de anular ou votar em branco; enquanto 5% disseram que não sabem em quem vão votar ou não quiseram responder. Como nos levantamentos anteriores, o nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa, encomendada ao jornal Folha de S. Paulo, foi feita hoje (2) e entrevistou 3.240 eleitores em 225 municípios. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (BR-03147/2018).


Bahia: Setembro supera agosto e fecha com menor número de mortes violentas desde 2012

Bahia: Setembro supera agosto e fecha com menor número de mortes violentas desde 2012
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Setembro superou agosto e terminou com o menor número de mortes violentas (homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte) desde 2012. No último mês foram 392 ocorrências contabilizadas e a redução, no ano, subiu de 8,6% para 9,1% em todo o estado. Ações do Grupamento Aéreo (Graer) ampliaram o patrulhamento ostensivo em regiões mapeadas. Antes de setembro, os 399 casos em agosto correspondiam aos menores números computados em um mês, nos últimos seis anos. No acumulado do ano, entre janeiro e setembro, as mortes violentas, em Salvador, diminuíram 16,4%, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) caíram 15,3% e no interior regrediram 5,4%. Em números absolutos, na Bahia, foram preservadas 430 vidas. No total, a polícia contabilizou 4.316 casos este ano, contra 4.746 em 2017.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais