Agora Sudoeste
Agora Sudoeste

Operação integrada localiza mais 2 toneladas de maconha na zona rural de Brotas de Macaúbas

Operação integrada localiza mais 2 toneladas de maconha na zona rural de Brotas de Macaúbas
Foto - Divulgação / Polícia Militar

Uma operação integrada das forças de segurança resultou na localização de aproximadamente duas toneladas de maconha na zona rural de Brotas de Macaúbas, na tarde deste domingo (22), por volta das 15h. A apreensão ocorreu durante desdobramentos da Operação Nexus Nordeste 2026 – RENOE, que vem intensificando o combate ao tráfico de drogas na região.

O entorpecente estava enterrado e acondicionado de forma a proteger o material contra chuva e umidade. Após a localização, a droga foi retirada da área e encaminhada para os procedimentos legais, incluindo a incineração.

A ação contou com a participação de unidades especializadas da Polícia Militar da Bahia, além do apoio da Polícia Federal. O balanço consolidado da operação aponta a erradicação de cerca de 200 mil pés de maconha, além da apreensão de aproximadamente três toneladas da droga pronta para comercialização ao longo das ações.

Também foram registradas prisões e apreensões de armas de fogo, veículos e aparelhos celulares. O prejuízo estimado às organizações criminosas envolvidas chega a R$ 175 milhões, conforme levantamento das forças de segurança. A ocorrência foi apresentada à Delegacia Territorial de Seabra para adoção das medidas cabíveis.


Clube de Tiros Elite Brumado realizará curso completo para retirada do Certificado de Registro (CR)

Clube de Tiros Elite Brumado realizará curso completo para retirada do Certificado de Registro (CR)

O Clube de Tiros Elite Brumado anunciou a realização do Curso Completo de Tiros para retirada do Certificado de Registro (CR), programado para o dia 07 de março de 2026, na sede do clube, localizada na zona rural de Brumado.


O curso tem como objetivo capacitar os participantes e atender aos requisitos exigidos pela Polícia Federal para a obtenção do CR. A programação inclui aulas teóricas e práticas, além de avaliação psicológica obrigatória, realizada previamente em clínica credenciada e sob supervisão de profissional cadastrada junto à instituição federal.


Durante o evento, os alunos participarão de atividades das 7h30 às 12h, seguidas de um intervalo para almoço, com retorno às 14h para a parte prática. Ao término, será emitido o laudo de tiros, documento necessário para o processo de registro.

Após a conclusão, o despachante do clube será responsável por reunir e encaminhar à Polícia Federal toda a documentação necessária, incluindo a filiação ao clube, o exame psicológico e o laudo prático.


Mais informações podem ser obtidas com Gilmar Flores, pelo telefone (77) 99968-1971.



Polícia Militar detém homem após agredir namorada e ameaçar sogro com facas em Brumado

Polícia Militar detém homem após agredir namorada e ameaçar sogro com facas em Brumado
Foto - Divulgação / Polícia Militar

Uma ocorrência de violência doméstica foi registrada no início da noite do último domingo (22), no bairro Novo Brumado, mobilizando uma guarnição do 24º Batalhão de Polícia Militar. A ação foi desencadeada após o Centro Integrado de Comunicações receber denúncia sobre uma briga envolvendo um casal.

Ao chegarem ao endereço indicado, os policiais mantiveram contato com familiares da vítima, que relataram que o suspeito teria apresentado comportamento agressivo, danificando objetos da residência e fazendo ameaças com facas de cozinha. A jovem informou que as agressões teriam começado após uma discussão relacionada ao término do relacionamento.

Diante da situação, o homem foi detido e conduzido à Delegacia Territorial vinculada à 20ª COORPIN, juntamente com a vítima, para adoção das medidas legais cabíveis. O caso passa a ser acompanhado pelas autoridades competentes, com base na legislação que trata de violência doméstica e familiar contra a mulher.


Carreta do glaucoma chega a Ituaçu e amplia atendimento especializado no município

Carreta do glaucoma chega a Ituaçu e amplia atendimento especializado no município
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O município de Ituaçu recebeu, nesta segunda-feira (23), a carreta de acompanhamento destinada a pacientes com glaucoma, fortalecendo a assistência oftalmológica na rede pública local. A iniciativa garante consultas, exames e monitoramento especializado para pessoas que necessitam de acompanhamento contínuo da doença.

Durante a ação, o prefeito Phellipe Brito ressaltou a importância do atendimento itinerante como ferramenta de ampliação do acesso à saúde, destacando o compromisso da gestão municipal com o cuidado da população. O gestor também agradeceu o apoio do Governo do Estado e das equipes envolvidas na realização da iniciativa.

A carreta possibilita que pacientes realizem acompanhamento periódico sem a necessidade de deslocamentos para outros centros, garantindo mais comodidade e continuidade no tratamento. A ação integra o conjunto de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da saúde em Ituaçu.


Prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes, recebe Moção de Aplausos da Câmara de Vitória da Conquista pela realização do Carnaval

Prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes, recebe Moção de Aplausos da Câmara de Vitória da Conquista pela realização do Carnaval
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes, recebeu na noite desta segunda-feira (23), na Câmara de Vereadores de Brumado, uma Moção de Aplausos concedida pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista. A homenagem é de autoria do vereador Ricardo Babão e foi entregue ao lado do presidente da Casa Legislativa conquistense, Ivan Cordeiro.


O reconhecimento foi concedido em razão da realização do Carnaval de Brumado, que movimentou a cidade durante cinco dias de festa, reunindo foliões e promovendo geração de emprego e renda no município.


Prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes, recebe Moção de Aplausos da Câmara de Vitória da Conquista pela realização do Carnaval
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Durante o ato, o prefeito destacou a importância do planejamento e da organização do evento. “O Carnaval de Brumado é a prova de que é possível, sim, unir alegria, valorização da nossa cultura e geração de emprego e renda. Foram cinco dias e noites de uma festa organizada, pacífica, pensada para todos os públicos e que projetou nossa região para todo o estado da Bahia”, afirmou.


Ele também ressaltou o significado da homenagem. “Um reconhecimento que reforça aquilo que a gente já sabe: quando há planejamento, responsabilidade e compromisso com as pessoas, o trabalho é aplaudido dentro e fora de casa”, completou.


A Moção de Aplausos simboliza o reconhecimento regional pelo trabalho desenvolvido na organização da festa, que ganhou destaque além dos limites do município.


Barra da Estiva se prepara para o 21º Campeonato de Futsal – Primeira Divisão 2026

Barra da Estiva se prepara para o 21º Campeonato de Futsal – Primeira Divisão 2026

Barra da Estiva se prepara para mais uma grande celebração do esporte com a realização do 21º Campeonato de Futsal – Primeira Divisão 2026. A competição tem início marcado para o dia 27 de fevereiro, no Ginásio de Esportes, e promete reunir atletas, torcedores e amantes da modalidade em uma das disputas mais aguardadas do calendário esportivo local.

A expectativa é de jogos equilibrados e arquibancadas cheias, reforçando a tradição do futsal no município. A competição destaca o talento dos atletas da cidade e da região, além de incentivar a prática esportiva e a integração da comunidade.

O campeonato já se consolidou como um dos principais eventos esportivos de Barra da Estiva, movimentando a economia local e promovendo momentos de lazer e confraternização entre famílias e amigos.


Mais de 2.500 crianças são beneficiadas com instalação de parquinhos e brinquedotecas nas escolas de Brumado

Mais de 2.500 crianças são beneficiadas com instalação de parquinhos e brinquedotecas nas escolas de Brumado
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

As creches e escolas de Educação Infantil de Brumado passaram a contar com parquinhos e brinquedotecas, garantindo mais estrutura e qualidade no atendimento às crianças da sede e da zona rural do município. Ao todo, mais de 2.500 alunos são beneficiados com os novos equipamentos instalados nas unidades de ensino.


O investimento contempla nove creches, 19 escolas em tempo integral e um núcleo de atendimento especializado, fortalecendo a rede municipal e ampliando as oportunidades de desenvolvimento das crianças desde os primeiros anos de vida.


Para a secretária municipal de Educação, Ana Cristina dos Santos, o brincar é parte fundamental do processo de aprendizagem. “Brincar é um direito universal da criança. A brincadeira é essencial para a aprendizagem; quando a criança está brincando, ela interage com outras crianças e aprende coisas novas”, destacou.


Segundo a secretária, esta é a primeira vez que todas as creches e escolas de Educação Infantil do município estão equipadas com brinquedos e espaços adequados para atividades lúdicas. “Acreditamos que o lúdico transforma o tempo na escola em um momento prazeroso, onde a criança usa a imaginação e aguça a criatividade. Além disso, é uma oportunidade de criar laços saudáveis com os coleguinhas”, salientou.


A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Brumado com a educação de qualidade, investindo não apenas na estrutura física das unidades, mas também no desenvolvimento integral das crianças, unindo aprendizagem, socialização e bem-estar.


Estudantes produzem bala de mel fortificada com plantas medicinais

Estudantes produzem bala de mel fortificada com plantas medicinais
Foto - Filipe Nascimento / SEC

Doenças respiratórias como gripes e resfriados são um problema de saúde recorrente para grande parte da população. Entre os principais sintomas dessas enfermidades estão dor de garganta, tosse e espirro. Na busca para aliviar esses sintomas de forma natural, as estudantes Dandara Bastos e Stefany Brito, do Centro Estadual de Educação Profissional em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII, de Jaguaquara, orientadas pela professora Polyanna Oliveira, desenvolveram balas de mel fortificadas com plantas medicinais.


A pesquisa das jovens cientistas, concluintes do curso técnico em Nutrição e Dietética, rendeu dois tipos de balas diferentes, todas à base de mel. A primeira foi fortificada com guaco (Mikania glomerata) e gengibre (Zingiber officinale), enquanto a segunda recebeu ingredientes como calêndula (Calendula officinalis) e erva-doce (Pimpinella anisum). Essas plantas são conhecidas pelo uso medicinal tradicional, inclusive com respaldo científico, como tratamento complementar.


Para Dandara Bastos, a proposta de desenvolver balas de mel com plantas medicinais é uma forma diferente e acessível de consumir ingredientes com benefícios à saúde. “O projeto nasceu da observação de que muitas pessoas recorrem apenas a remédios industrializados ou aos chás tradicionais para tratar problemas respiratórios. Pensamos em criar uma alternativa complementar mais prática, que pudesse auxiliar no cuidado com a saúde de forma natural”.


A professora Polyanna Oliveira, que busca incentivar jovens ao fazer científico, acredita que é possível empreender com o produto criado pelas estudantes. “Vemos potencial tanto para solicitar patente quanto para empreender, já que o mercado busca cada vez mais produtos naturais e funcionais. A ideia é que, futuramente, a bala possa se tornar uma fonte de renda extra ou até principal”.


Anvisa determina apreensão de canetas emagrecedoras sem registro sanitário

Anvisa determina apreensão de canetas emagrecedoras sem registro sanitário
Foto - Divulgação / PF

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta segunda-feira (23/2), uma resolução determinando a apreensão de canetas emagrecedoras sem registro no Brasil


Veja quais são dos produtos: Lipoless MD 15mg/Lipoless 15mg, 12,5mg e 10mg - todos os lotes produzidos pelo Laboratório Éticos; Retatrutide 40mg - todas as marcas e lotes; Tirzec 15mg/Tirzec pen 15mg – todas as marcas e lotes; Lipoland 15mg - todos os lotes produzidos pelo laboratório Landerlan; T.G 15mg e 10mg - todos os lotes produzidos pelo laboratório Landerlan.


Além desses produtos, a Resolução (RE) 690/2026 também prevê a apreensão do medicamento Natu Sec, fabricado por uma empresa desconhecida. Estão proibidas a comercialização, a distribuição, a fabricação, a importação e o uso do produto, que não tem registro sanitário. 


Outro produto com apreensão determinada pela Anvisa nesta segunda-feira (23/2) é o Tadala Pro Max, vendido como suplemento alimentar e fabricado por outra empresa desconhecida. As ações de fiscalização se aplicam a quaisquer pessoas físicas/jurídicas ou veículos de comunicação que comercializem ou divulguem o suplemento.  


Segurança, Inclusão e Garantia de Direitos marcam atuação do Plantão Social da SESOC durante o CarnaBrumas 2026

Segurança, Inclusão e Garantia de Direitos marcam atuação do Plantão Social da SESOC durante o CarnaBrumas 2026
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Durante os cinco dias de realização do Plantão Social, ação desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SESOC), as equipes da rede socioassistencial atuaram de forma preventiva, orientativa e protetiva, assegurando a garantia de direitos de crianças, adolescentes e demais públicos presentes no evento. As ações reforçaram o compromisso do município com a proteção integral e a promoção de um ambiente seguro para todos.


Entre as iniciativas de maior alcance esteve a distribuição de pulseiras de identificação para crianças. Ao todo, foram entregues 6.097 unidades. A medida se mostrou eficaz: três crianças que se perderam de seus responsáveis foram rapidamente localizadas graças ao uso da pulseira, garantindo tranquilidade às famílias.


A inclusão também foi prioridade. O Camarote da Acessibilidade garantiu atendimento a 122 pessoas com deficiência (PCDs) e a 122 acompanhantes, assegurando participação segura e com estrutura adequada durante a programação.


No campo da conscientização, foram distribuídos mais de seis mil panfletos com orientações sobre o combate ao trabalho infantil e ao abuso sexual de crianças e adolescentes, além de materiais voltados à prevenção da violência contra a mulher e do assédio no período festivo. Como parte das ações de enfrentamento ao trabalho infantil, também foram fixados 58 cartazes educativos e informativos em pontos estratégicos do circuito.


O Plantão Social, por meio do CREAS, realizou três atendimentos ao longo do evento. Já o Conselho Tutelar registrou 13 ocorrências, sendo dois casos de negligência, dois casos de trabalho infantil, quatro situações envolvendo adolescentes em uso de bebida alcoólica, um caso de abandono de incapaz e um caso de abuso sexual de criança.


As ações desenvolvidas evidenciam o comprometimento da rede socioassistencial com a proteção de direitos, fortalecendo a atuação integrada entre os órgãos responsáveis e promovendo um ambiente mais seguro e acolhedor durante os festejos.


Trabalho de Ivana Bastos e Gimmy assegura mais de R$ 3 milhões para a obra do Cais em Malhada

Trabalho de Ivana Bastos e Gimmy assegura mais de R$ 3 milhões para a obra do Cais em Malhada
Foto - Divulgação

A obra de revitalização do Cais de Malhada já é uma realidade. Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (19) o convênio para as obras de melhoria da urbanização do cais, no leito do Velho Chico. A conquista é resultado da luta do mandato da deputada Ivana Bastos, ao lado do prefeito Gimmy, através do compromisso do governador Jerônimo Rodrigues.


O convênio celebrado por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), garante a execução dos serviços, que vão contar com um investimento de mais de R$ 3 milhões. A intervenção contempla a requalificação do espaço, garantindo mais estrutura para que o local se torne um novo ponto de lazer e convivência para os moradores.


A obra, aguardada há anos pelos moradores, representa a concretização de uma demanda importante do município. “Estamos muito perto de comemorar a realização dessa grande obra. Essa publicação é a confirmação de que valeu a pena acreditar e trabalhar ao lado do prefeito Gimmy, do nosso governador Jerônimo Rodrigues e de todo o grupo político. Felicidade maior não há em saber que entregaremos um espaço reformado, que vai fortalecer a convivência, valorizar o Velho Chico e trazer mais qualidade de vida para o povo de Malhada”, afirmou a deputada.


Acabar com a escala 6x1 é prioridade do governo, afirma Boulos

Acabar com a escala 6x1 é prioridade do governo, afirma Boulos
Foto - Paulo Pinto / Agência Brasil

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, voltou a afirmar nesta segunda-feira (23) que acabar com a escala 6x1 é uma das principais prioridades do governo federal este ano.


“A proposta que nós estamos defendendo, junto com o [presidente Luiz Inácio] Lula  é o fim da escala 6x1, ou seja, no máximo 5x2. No mínimo, o trabalhador ter dois dias de descanso por semana livres e reduzir a jornada máxima para 40 horas semanais sem redução de salário”, explicou.


Durante a participação na estreia do programa Alô Alô Brasil, da Rádio Nacional, veículo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Boulos disse que há muita resistência de empresários contra a medida, mas que já era esperado, à exemplo de outros avanços históricos como a implantação do salário mínimo, do 13º salário ou férias remuneradas.

 

“Eu nunca vi patrão defender aumento de direito do trabalhador. Ele sempre vai ser contra, sempre vai contar um monte de lorota dizendo que vai acabar [com a economia]. O fato é que tudo isso foi aprovado historicamente no Brasil e a economia não ruiu”, afirmou.


Prefeitura de Tanhaçu promove reunião com servidores da limpeza urbana

Prefeitura de Tanhaçu promove reunião com servidores da limpeza urbana
Foto - Divulgação

A Prefeitura Municipal de Tanhaçu realizou nesta segunda-feira (23) um encontro com os servidores responsáveis pela limpeza urbana do município. A reunião teve como objetivo reforçar a importância do bom atendimento à população, a eficiência no trabalho e a busca constante pela melhoria dos serviços prestados à comunidade.


Durante o momento, a gestão destacou a relevância desses profissionais para o funcionamento da cidade, reconhecendo o papel fundamental que desempenham na manutenção da organização e limpeza dos espaços públicos.


A iniciativa também foi marcada por palavras de agradecimento e valorização aos trabalhadores que atuam diariamente para manter Tanhaçu limpa e bem cuidada.



Ônibus que seguia para Vitória da Conquista tomba e deixa passageiros feridos

Ônibus que seguia para Vitória da Conquista tomba e deixa passageiros feridos
Foto - Redes Sociais

Um ônibus interestadual tombou na madrugada desta segunda-feira (23) em um trecho da BR-116 localizado entre os municípios de Milagres e Jequié, no sudoeste baiano. Dezesseis passageiros ficaram feridos.


Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o veículo transportava cerca de 40 pessoas, além do motorista, e fazia o trajeto entre Salvador e Vitória da Conquista quando saiu da pista e tombou.


Em nota, a empresa Rota Transportes informou que o condutor respeitava o limite de velocidade permitido na rodovia. A causa do acidente ainda será investigada, mas a hipótese inicial aponta que a pista molhada pode ter contribuído para a perda de controle do veículo.


As vítimas foram encaminhadas ao Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié. De acordo com a unidade de saúde, todos os feridos apresentavam quadro estável.


Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lança Campanha da Fraternidade 2026 com foco em moradia

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lança Campanha da Fraternidade 2026 com foco em moradia
Foto - Divulgação / CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou oficialmente, na última quarta-feira, 18 de fevereiro, a Campanha da Fraternidade 2026, em cerimônia realizada na sede da instituição, em Brasília (DF). Com o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), a iniciativa convida a Igreja e a sociedade a refletirem sobre a moradia como direito fundamental e expressão concreta da dignidade humana.


A programação teve início com a celebração da Santa Missa na Capela Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers. Em seguida, no Auditório Dom Helder Câmara, ocorreu a cerimônia de abertura, que contou com a participação do coro da Arquidiocese de Brasília. Sob a regência de Geovane Ferreira da Silva, o grupo apresentou o hino oficial da Campanha da Fraternidade 2026.



Santa Missa na Capela Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers

Durante o evento, o secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul, fez a leitura da mensagem do Papa Leão XIV para a Quaresma. No texto, o Pontífice destacou a tradição de mais de 60 anos da Campanha da Fraternidade como expressão concreta da fé da Igreja no Brasil, especialmente no compromisso com os pobres. Ele recordou a Exortação Apostólica Dilexi te, reafirmando que “existe um vínculo indissolúvel entre a nossa fé e os pobres” e a necessidade de enfrentar as causas estruturais da pobreza.


Durante o evento, o secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul, fez a leitura da mensagem do Papa Leão XIV para a Quaresma. No texto, o Pontífice destacou a tradição de mais de 60 anos da Campanha da Fraternidade como expressão concreta da fé da Igreja no Brasil, especialmente no compromisso com os pobres. Ele recordou a Exortação Apostólica Dilexi te, reafirmando que “existe um vínculo indissolúvel entre a nossa fé e os pobres” e a necessidade de enfrentar as causas estruturais da pobreza.


Carnaval da Paz: Atendimento ágil no circuito evitou sobrecarga hospitalar durante o CarnaBrumas 2026

Carnaval da Paz: Atendimento ágil no circuito evitou sobrecarga hospitalar durante o CarnaBrumas 2026
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O posto de atendimento em saúde instalado no circuito do CarnaBrumas 2026 realizou 174 atendimentos ao longo dos cinco dias de festa em Brumado. O período foi marcado pela tranquilidade, sem registro de intercorrências graves, reforçando o clima de paz e organização do evento.


De acordo com o balanço geral da Secretaria de Saúde de Brumado (SESAU), a maior parte dos atendimentos esteve relacionada a casos de intoxicação alcoólica. Também foram realizados apenas três procedimentos de sutura e poucos curativos simples, todos resolvidos no próprio local, sem necessidade de encaminhamentos de maior complexidade.


A estrutura do posto contou, diariamente, com uma equipe composta por um médico, uma enfermeira, três técnicos de enfermagem e um condutor, garantindo assistência ágil e eficaz aos foliões.


No detalhamento por dia, foram registrados 23 atendimentos na sexta-feira, 24 no sábado, 35 no domingo, 41 na segunda-feira e 51 na terça-feira, totalizando 174 atendimentos, todos considerados de baixa gravidade.


A atuação eficiente do posto médico foi fundamental para evitar a sobrecarga do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HMPMN), assegurando que os casos fossem prontamente resolvidos no circuito da festa.


O resultado reforça o êxito do planejamento e do trabalho integrado das equipes envolvidas, evidenciando o comprometimento e a excelência dos profissionais de saúde, que atuaram com responsabilidade, dedicação e profissionalismo para garantir o bem-estar da população e dos visitantes durante todo o Carnaval 2026.


Avenida Cléio Antônio Diniz tem trânsito otimizado após conclusão de obra em Brumado

Avenida Cléio Antônio Diniz tem trânsito otimizado após conclusão de obra em Brumado
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Prefeitura de Brumado concluiu as obras de alargamento da Avenida Cléio Antônio Diniz, atendendo a uma reivindicação antiga da população. O trecho, que sempre apresentou espaço limitado e dificuldades na circulação de veículos, passa agora a contar com melhor estrutura viária e maior fluidez no tráfego.

A via é considerada estratégica para o deslocamento diário de moradores, trabalhadores e condutores que utilizam o percurso com frequência. Antes da intervenção, o fluxo intenso de veículos, aliado à largura reduzida da pista, contribuía para congestionamentos e transtornos.

A obra foi autorizada pelo prefeito Fabrício Abrantes no início da atual gestão, com o objetivo de promover melhorias na mobilidade urbana e oferecer mais segurança para motoristas e pedestres. Com a conclusão dos serviços, o trânsito na região já apresenta maior organização e agilidade.


Caminhão perde freios e provoca engavetamento em Iramaia

Caminhão perde freios e provoca engavetamento em Iramaia
Foto - Redes Sociais

Um acidente envolvendo um caminhão e outros quatro veículos foi registrado por volta das 6h da manhã do último sábado (21), na serra de acesso ao município de Iramaia, na Chapada Diamantina. A ocorrência resultou em grandes prejuízos materiais e mobilizou equipes de apoio na região.

Segundo informações preliminares, um caminhão Volkswagen branco teria apresentado falha no sistema de freios durante a descida da serra, colidindo de forma violenta contra outros veículos que estavam na pista. Com o impacto, uma Nissan Frontier, uma Fiat Fiorino, uma Chevrolet Montana e um Hyundai HB20 ficaram concentrados no mesmo ponto da rodovia, apresentando danos significativos.

O motorista do caminhão não sofreu ferimentos. Já o condutor da Nissan Frontier foi socorrido e levado para atendimento médico, apresentando apenas ferimentos leves. Nos demais veículos, não havia ocupantes no momento da colisão.


SMTT informa mudança no sentido de tráfego da Rua Urbano Rizério Amorim no bairro Santa Tereza

SMTT informa mudança no sentido de tráfego da Rua Urbano Rizério Amorim no bairro Santa Tereza
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes de Brumado (SMTT) divulgou aviso à população sobre alteração no sentido de circulação da Rua Urbano Rizério Amorim, no bairro Santa Tereza.


De acordo com o comunicado, a partir do dia 24 de fevereiro de 2026 (terça-feira), o trecho compreendido entre a interseção com a Rua Antônio Francisco da Silva e a Travessa Maria Cardoso passará a operar em sentido único invertido.


A mudança tem como objetivo melhorar a fluidez do tráfego e garantir maior segurança viária para motoristas e pedestres que transitam pela região.


A SMTT orienta que os condutores redobrem a atenção e respeitem a nova sinalização que será implantada


INFORME PUBLICITÁRIO

BYD Conquista é líder nacional em market share e faz história em 2026

BYD Conquista é líder nacional em market share e faz história em 2026
Foto divulgação — Foto: BYD CONQUISTA

BYD Conquista é #1 em market share no Brasil e faz história


A BYD Conquista alcançou o primeiro lugar nacional em participação de mercado em 2026, superando concessionárias de todas as capitais brasileiras. Um feito histórico que coloca o interior da Bahia no topo do país e reforça a força da marca no cenário nacional.


Do interior da Bahia para o topo do país


A liderança em market share representa muito mais do que volume de vendas. Esse indicador mede eficiência real, qualidade de atendimento, conexão com o cliente e a capacidade de transformar sonhos em realidade. A BYD Conquista mostrou que é possível crescer com consistência, proximidade e propósito.


Pessoas no centro de cada conquista

BYD Conquista é líder nacional em market share e faz história em 2026
Foto divulgação — Foto: BYD CONQUISTA

Segundo Caíque Oliveira, gerente da BYD Conquista, o resultado é reflexo direto do trabalho da equipe. “Esse resultado é reflexo de um time que acredita que atendimento de excelência não é diferencial — é obrigação. Cada cliente merece uma experiência que transforma, não apenas uma venda. Nosso compromisso é com pessoas, não com metas.”


Resultados que comprovam a liderança

BYD Conquista é líder nacional em market share e faz história em 2026
Foto divulgação — Foto: BYD CONQUISTA

A conquista do primeiro lugar nacional é sustentada por números e, principalmente, por histórias reais. São mais de 95 pontos de satisfação no NPS, 60% dos clientes chegando por indicação e milhares de pessoas, famílias e empresas que já economizam, inovam e escolhem um futuro mais sustentável.


2026 entrou para a história da BYD Conquista. E este é apenas o começo de uma jornada que continua acelerando rumo ao futuro. 


Desabamento atinge veículo na BR-030 em Guanambi e mobiliza equipes de emergência

Desabamento atinge veículo na BR-030 em Guanambi e mobiliza equipes de emergência
Foto - Redes Sociais

Uma ocorrência registrada às 22h10 deste domingo (22), na zona rural de Guanambi, mobilizou equipes de segurança e resgate após o desabamento de uma encosta na BR-030. Parte dos detritos atingiu um veículo que trafegava pela rodovia no sentido Guanambi–Caetité.

Quando a guarnição chegou ao local, o Corpo de Bombeiros já havia iniciado a desobstrução parcial da pista, enquanto o SAMU realizou avaliação e confirmou que não houve vítimas, retornando posteriormente à base. O condutor relatou que acabou colidindo com os escombros logo após o deslizamento.

Apesar do impacto, o veículo não apresentou danos aparentes, permanecendo apenas temporariamente imobilizado. Agentes de trânsito realizaram a sinalização da rodovia para garantir a segurança dos demais motoristas, enquanto a empresa responsável pela manutenção da via concluiu a retirada completa do material. A guarnição permaneceu no local até a total normalização do tráfego.


Câmara de Vereadores apresentará 3 Projetos de Lei e 15 indicações na sessão desta segunda-feira (23)

Câmara de Vereadores apresentará 3 Projetos de Lei e 15 indicações na sessão desta segunda-feira (23)
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Na pauta da sessão da próxima segunda-feira (23), a Câmara de Vereadores de Brumado colocará em apresentação 3 Projetos de Lei, 1 Projeto de Resolução, 15 indicações e 1 Moção de Aplausos.


As indicações versam sobre diversos temas, entre os quais a limpeza do cemitério na comunidade de Itaquaraí e na comunidade de Lagoa Funda; a reforma da Praça Gilson Flores, no Bairro Campo de Aviação; a viabilidade da construção de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em um terreno público do município; a reforma da Praça Manoel José de Souza, no Bairro Campo de Aviação; a iluminação nas comunidades rurais de Lagoa da Tapagem, Contendas, Bernardo José, Pedra e Pindoba; a iluminação na Avenida Duarte Muniz, em frente ao Cetib, e na Rua Francisco Manoel da Cruz, em frente ao Ifba, ambos no Bairro São José; a pavimentação das estradas vicinais sentido Espinheiro, Barreiro Branco e Campo Seco I; a implantação de uma rotatória na entrada da comunidade do Espinheiro; a implantação de placas de orientação de destino nas estradas vicinais; a necessidade de uma capina em geral no Bairro Rodoviário; a necessidade de uma reforma com revitalização na Praça Manoelita Gama, no Bairro Alto dos Escalavrado; a construção de uma quadra poliesportiva no Bairro São Jorge; a elaboração de um projeto de iluminação aos arredores do Ifba; limpeza, instalação de refletores e ligação de rede de água ou abastecimento das caixas no cemitério da Vila Presidente Vargas; e patrolamento de estradas vicinais.


Já os projetos de dispõem sobre a doação de imóvel urbano, de domínio municipal, à Defensoria Pública do Estado da Bahia para construção de sua sede própria; à doação de imóvel urbano, de domínio municipal, à Polícia Civil do Estado da Bahia para construção da sua sede própria; à declaração de utilidade pública da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais da Lagoa da Jurema e Adjacências; e sobre a concessão de Título de Cidadã Brumadense a Adineuza Ferreira Dias (Bombom).


Por fim, a Moção de Aplausos é direcionada ao prefeito Fabrício Abrantes pelo resgate e promoção do Carna Brumas 2026.


Caminhada para Jesus 2026 confirma Fabrício Mattos como terceira atração do evento

Caminhada para Jesus 2026 confirma Fabrício Mattos como terceira atração do evento

A organização da Caminhada para Jesus 2026 confirmou o cantor Fabrício Mattos como a terceira atração oficial do evento. Conhecido por suas canções de louvor e adoração, o artista integra a programação musical que promete reunir fiéis em um grande momento de celebração e unidade cristã.

Além de se apresentar no trio elétrico durante a caminhada, Fabrício Mattos também é um dos idealizadores do projeto, participando ativamente da organização desde as primeiras edições. A iniciativa se consolidou ao longo dos anos como uma das maiores manifestações públicas de fé da região.

A produção do evento também anunciou o início das vendas das camisas oficiais, que se tornaram símbolo de identificação entre os participantes. Outra ação confirmada é a comercialização de cupons que darão direito ao sorteio de prêmios no dia da caminhada.

Os interessados em comprar cupons, garantir a camisa ou atuar como voluntários podem entrar em contato diretamente com a produção pelo telefone: (77) 99978-7786.


Pe. Noé Moreira é novo pároco de Malhada de Pedras

Pe. Noé Moreira é novo pároco de Malhada de Pedras
Foto - Pascom Malhada de Pedras

O Padre Noé Moreira de Aguiar Neto, de 55 anos, tomou posse, neste domingo (22), como Pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus de Malhada de Pedras. A solene celebração foi presidida pelo bispo Dom José Roberto Silva Carvalho e concelebrada por padres da Diocese de Caetité, entre eles o Pe. Ronielson Souza, filhos da Paróquia local.


Muita gente da cidade e de comunidades rurais, além de outras paróquias, participou da celebração. Familiares de Pe. Noé e autoridades civis do município também marcaram presença.


O decreto de nomeação do novo pároco foi lido no início da Missa e apresentado para a comunidade presente. Segundo o decreto, Pe. Noé estará à frente da Paróquia de Malhada de Pedras pelos próximos seis anos.


Na homilia, o bispo destacou, em referência ao Evangelho do dia, as tentações que o padre pode sofrer durante o exercício do seu ministério na paróquia. Dirigindo-se ao Pe. Noé, o bispo disse: “Assumindo a Paróquia, Padre, é preciso não ceder as tentações que estão presentes na comunidade. Às vezes, tem tentações muito discretas, sutis, que dizem ‘venha pra cá, se atrele a essas pessoas, a esses grupos, não são essas pessoas que conduzem a Paróquia, fica do nosso lado’, mas o senhor pela experiência que tem sabe bem disso: o padre é para todos”.


No rito de posse, em juramento diante do bispo e com a mão direita sobre os Evangelhos, Pe. Noé prometeu fidelidade. “Promete obediência a mim e a meus sucessores?”, perguntou o bispo ao padre que respondeu: “Prometo”.


Acidente com 13 veículos deixa feridos e interdita trecho da BR-324

Acidente com 13 veículos deixa feridos e interdita trecho da BR-324
Foto - Redes Sociais

Um acidente envolvendo 13 veículos deixou uma pessoa gravemente ferida e outras cinco com ferimentos leves a moderados na tarde deste domingo (22), na BR-324, na altura do município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.


De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a ocorrência foi registrada às 13h23, no km 607, no sentido Feira de Santana. O trecho precisou ser totalmente interditado e só foi liberado por volta das 16h.


Equipes da PRF, do Corpo de Bombeiros e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) atuaram no atendimento da ocorrência e na organização do tráfego. Ainda não há confirmação oficial sobre para quais unidades de saúde as vítimas foram encaminhadas.


Segundo a PRF, no momento do acidente chovia na região, o que pode ter reduzido a visibilidade. A suspeita inicial é de que um dos veículos tenha aquaplanado, rodado na pista e provocado as demais colisões.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais