Há mais de 15 anos no mercado, o provedor de Telecomunicações He-Net protagonizou o ranking da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). De acordo com o órgão, a He-Net é o maior provedor regional do estado da Bahia em número de assinantes. Atualmente, a empresa está investindo na ampliação da capacidade de transmissão de dados de sua malha óptica em importantes cidades do sul e sudoeste baiano. Já somam mais de 2500 quilômetros de redes ópticas! Mas não é só! Para continuar oferecendo o melhor serviço, gerando conexões de alta velocidade aos seus clientes residenciais e empresariais, a He-Net também está investindo na instalação de transponders Padtec da geração de 200 Gb/s. Segundo o Diretor Executivo da He-Net, Helder Araújo, este investimento em infraestrutura vem para impactar positivamente a experiência única de conectividade dos usuários do serviço, já que estamos inseridos em um contexto de alta comunicação entre dispositivos!
“Nos últimos anos a HE-NET tem se destacado como o provedor com serviços de banda larga de maior velocidade em sua área de cobertura de acordo com os principais sites de medição do país e, em 2020, recebeu a certificação internacional GPTW (Great Place to Work) que a certificou como uma das melhores empresas para se trabalhar”, conta o gestor.
O Diretor ainda reforça a importância da constante inovação em todos os processos: “Nosso objetivo é continuar sendo reconhecida por oferecer uma experiência única de conectividade e isso só é possível com fortes investimentos em infraestrutura e inovação em produtos e serviços. Nesse sentido, a solução DWDM da Padtec é uma aliada importante para a evolução das nossas redes ópticas”, completa Helder. Tecnologia que só avança! A He-Net demonstra a constante preocupação em investir em tecnologia para entregar aos seus clientes a melhor experiência no mundo online. A intenção é sempre proporcionar os mais felizes momentos de conexão! Fonte.
Ministro anuncia desenvolvimento de vacina financiada pelo governo
27 Mar 2021 // 10:00 Agência Brasil
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, anunciou hoje (26) que pesquisadores financiados com recursos do governo federal entraram com pedido na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de realização de testes para uma vacina contra a covid-19, batizada de Versamune-CoV-2F.
O imunizante está sendo desenvolvido pelo pesquisador Célio Lopes Silva, professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto, em parceria com as empresas Farmacore Biotecnologia e PDS Biotechnology Corporation. A solicitação apresentada ontem (25) pelo grupo foi para que os pesquisadores envolvidos no desenvolvimento do imunizante possam dar andamento às fases 1 e 2 dos testes clínicos, que envolvem a avaliação em humanos. Marcos Pontes informou que inicialmente serão 360 voluntários. O anúncio foi feito horas depois de o governador de São Paulo, João Doria, anunciar que o Instituto Butantan está desenvolvendo uma nova vacina totalmente nacional, a Butantanvac, e que o órgão entrará com pedido de autorização na Anvisa para os estudos clínicos. Perguntado por que o anúncio do governo federal foi no mesmo dia do realizado pelo governo de São Paulo, Pontes disse que é uma “coincidência”. “Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Eu estava na expectativa de anunciar. Ia fazer assim que entrassem [com o pedido na Anvisa]. Começaram em fevereiro a apresentar os documentos para a Anvisa. É uma coincidência que ele [governador João Dória] tenha anunciado em São Paulo”, disse o titular do MCTI.
Proibição da venda de bebida alcoólica na região de Brumado é prorrogada para 5 de abril
26 Mar 2021 // 19:17 Wilker Porto | Agora Sudoeste
O novo decreto do Governo do Estado que será publicado no Diário Oficial deste sábado (27) irá prorrogar a restrição da comercialização de bebidas alcoólicas na região de Brumado, no sudoeste baiano. A medida, que estava em vigor até esta sexta-feira (26), agora terá validade até as 5h de 5 de abril. Está vedada a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery). A ação visa conter aglomerações e o avanço da pandemia do coronavírus. Os estabelecimentos comerciais deverão isolar seções, corredores e prateleiras nos quais estejam expostas bebidas alcoólicas. A região de Brumado inclui os seguintes municípios: Aracatu, Barra da Estiva, Boquira, Botuporã, Brumado, Caturama, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Érico Cardoso, Guajeru, Ibicoara, Ibipitanga, Ituaçu, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Malhada de Pedras, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Pires e Tanhaçu.
Nesta sexta-feira (26), Brumado registrou 6.790 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. São 16.823 notificações. Entre os diagnósticos: 57 internações, 116 óbitos, 750 pacientes em tratamento e 5.924 recuperados. No momento, 170 pessoas aguardam resultado laboratorial e 8.677 foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
Brumado: OAB sugere criação de comissão para enfrentamento a Covid-19
26 Mar 2021 // 16:42 Wilker Porto | Agora Sudoeste
Diante do aumento dos casos de Covid-19 no município de Brumado, a 21ª Subseção da OAB-BA encaminhou no dia 16 de março sugestão para a Administração Municipal criar comissão composta por profissionais das mais diversas áreas da saúde, com autonomia e independência, visando atuar de forma consultiva, com produção de relatórios para embasar as decisões tomadas pela Secretaria de Saúde. Ainda aguardamos a resposta. Nesta sexta-feira (26), foi encaminhado ofício ao Governo do Estado (e ao Secretário Estadual de Saúde), solicitando informações sobre os critérios objetivos para adoção das medidas mais drásticas para o combate à pandemia do novo coronavírus, inclusive com restrição de funcionamento das atividades não essenciais. “Os números assustam: no último dia de fevereiro do corrente ano eram 5.011 casos confirmados em Brumado, com 61 óbitos. Apenas nestes 25 dias do mês em curso foram identificados 1.734 novos casos de COVID-19, alcançando a espantosa marca de mais de 25% de todos contaminados desde o início da pandemia (6.745 casos no total), além de 54 óbitos, estes que somam quase a metade de todas as notificações de falecimento em decorrência do novo coronavírus (totalizando 115 óbitos). Aguardemos a resposta do Governador e/ou do Secretário de Saúde. Tais fatos exigem medidas mais enérgicas dos governantes, maior fiscalização pelos entes públicos e de maior conscientização da população”, observou a Diretoria da 21ª Subseção da OAB-BA.
Família para velório e leva corpo a hospital após pastor dizer que criança estava viva
26 Mar 2021 // 14:47
Nesta quinta-feira (25), pais de uma criança de um ano e dez meses a desenterraram hora depois do sepultamento, em Itaetê, na Chapada Diamantina, após um pastor da igreja que frequentam ligar para eles afirmando que tinha tido “uma visão” de que a criança ainda estava viva. De acordo com informações do Jornal da Chapada, os pais correram até o cemitério, tiraram o corpo do local e procuraram de novo o Hospital Municipal de Itaetê, que atestou novamente o óbito. Mesmo caso teria ocorrido nos hospitais das cidades de Mucugê e Iaçu, que também afirmaram que a criança não tinha sinais vitais. O pai delas, Gerson Nevis dos Santos, acredita que a filha estava viva e morreu por falta de atendimento. Em nota desta sexta-feira (26), a prefeitura voltou a dizer que a criança tinha falecido após tentativas de reanimação feitas na unidade de saúde. “Pela ficha de atendimento, a criança chegou a unidade hospitalar sem sinais vitais, sendo assistida prontamente pela equipe que tentou incansavelmente reanimá-la por mais de 30 minutos seguindo as manobras de reanimação cardiopulmonar, infelizmente não respondendo aos procedimentos realizados, constatando assim o óbito da menor”, diz trecho da nota.
Brumado: Vereador Beto Bonelly busca instalação de Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher
26 Mar 2021 // 11:58 Wilker Porto | Agora Sudoeste
O vereador Beto Bonelly (PSB) apresentou na Câmara de Vereadores de Brumado um requerimento na qual solicita ao Governo do Estado da Bahia que crie na cidade de Brumado uma unidade da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM). “Isto é importante devido à falta histórica que temos com todas as mulheres. Vamos oferecer mais assistência e combater os crimes de violência Física e Mental, corrigindo anos de descaso com este problema. Queremos mais ação do Executivo estadual e municipal em dar atenção às mulheres. Continuamos fortes na determinação de auxiliar nesta que é uma importante ferramenta de Combate e auxilio as nossas mulheres. Contem sempre comigo”, escreveu o vereador.
Bahia recebe mais 347 mil doses de vacinas contra a Covid-19
26 Mar 2021 // 11:48 Wilker Porto | Agora Sudoeste
Mais 347 mil doses de vacinas contra a Covid-19 já estão em solo baiano. As novas doses dos imunizantes chegaram em voo comercial que pousou no Aeroporto Internacional de Salvador, na manhã desta sexta-feira (26). Nesta remessa foram enviadas 141 mil doses da vacina da AstraZeneca, produzidas pela Fiocruz, e mais 206 mil doses da Coronavac, produzida pela Instituto Butantan. Com o novo lote, a Bahia totaliza 2.386.600 doses de vacinas recebidas desde o dia 18 de janeiro, data de chegada da primeira remessa. Após a conferência da carga recebida, o novo lote de vacinas deve começar a ser distribuído, no início da tarde, para as 30 centrais regionais da Bahia e, de lá, despachadas para os municípios. O transporte das doses de Salvador para o interior do estado será feito em aeronaves do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador (CMG). Com 1.213.020 vacinados contra a Covid-19, dos quais 303.015 receberam também a segunda dose, até às 15h de quinta-feira (25), a Bahia é o quarto estado do país com o maior número de imunizados.
Instituto Butantan anuncia desenvolvimento da primeira vacina 100% nacional contra COVID-1
26 Mar 2021 // 10:28 Wilker Porto | Agora Sudoeste
O Governador João Doria anunciou nesta sexta-feira (26) que o Instituto Butantan, ligado ao Governo do Estado de São Paulo, iniciou o desenvolvimento e a produção-piloto da primeira vacina brasileira contra o novo coronavírus. A expectativa é que os ensaios clínicos de fases 1 e 2 em humanos com o novo imunizante comecem já em abril, após autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). “Este é um anúncio histórico para o Brasil e para o mundo. A ButanVac é a primeira vacina 100% nacional, integralmente desenvolvida e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, que é um orgulho do Brasil. São 120 anos de existência, o maior produtor de vacinas do Hemisfério Sul, do Brasil e da América Latina e agora se colocando internacionalmente como um produtor de vacina contra a COVID-19”, disse Doria. A ButanVac será uma vacina desenvolvida e produzida integralmente no Butantan, sem necessidade de importação do IFA (Insumo Farmacêutico Ativo). Os resultados dos testes pré-clínicos realizados com animais se mostraram promissores, o que permite evoluir para estudos clínicos em humanos.
Prezado afilhado, extensivo ao Compadre, Luciana e amadas tias. Hoje, vejo-me, mais uma vez, diante dessa obrigação pelo coração, a deixar algumas palavras, que bem sei, não servirão como bálsamo, para amenizar essa cruel dor que vocês padecem, em razão do precoce desaparecimento de Léo, um afilhado pela estima e pela amizade familiar. Nem posso imaginar, por mais que saiba me expressar, sobre essa fatídica ocorrência, por parte desse vírus que não nos dá alívio, pois, também, padecemos temerosos de que seja ou um dos meus entes queridos uma das suas vítimas. Dizer de você, Léo, do seu jeito. da sua afetividade, da sua inteligência, da sua religiosidade, seria desaguar palavras , que já não servem, além do nosso reconhecimento, pelo que você semeou nessa tão rápida passagem entre nós. Se perder amigos, pais, parentes, numa circunstância com esta, já é ruim demais, perder um filho, supera a qualquer dor, que me deixa postado e desperto pela noite longa e povoada de maus pensamentos, a pensar nos meus, que são a razão da minha vida. Os pais sabem, e como sabem, o que estou dizendo, quando, sem qualquer egoísmo, veem pedir a clemência do Grande Arquiteto do Universo, que por toda infinita bondade, nos livre desse mal, amém. Um jovem intelectual, preocupado em deslindar os enigmas do tempo e do mundo, um questionador voraz sobre o desconhecido, um crítico irriquieto sobre a nossa política, mas sem jamais apegar-se aos extremismos ou deixar-se influenciar, marcou a sua convivência social, de uma forma doce e agradável, engraçado, por vezes, quando. por exemplo, um dia, fiz um comentário sobre o "ser politico" do seu irmão, um orgulho para ele, como para mim não menos, e ele reagiu pesaroso, dizendo-me: "- Puxa, como pode um padrinho, pensar assim do seu afilhado"? Isso foi, aqui, à porta do Escritório, ao descer da Prefeitura, quando lá trabalhava. E olhe, que não foi uma ofensa, mas um comentário, apenas, em relação a uma das suas convicções políticas, por meu extremo querer bem! Ele se foi, e fiquei pesando naquilo, para depois comentar com Fredinho, como acho que o fiz. Ele era bom de prosa. Instigante. Insatisfeito. Curioso. Pesquisador e estudioso. Como dizia a sua mamãe: - "Um encanto de menino!" E ai de quem a contrariasse! Virava fera! Dele só guardo essas lembranças. E essas serão as que guardarei para sempre. Descanse em paz, Léo!. O brumadense Leandro Leite Rêgo, 33 anos, morreu vítima da covid-19.
Rio do Pires: Técnica de enfermagem se desculpa após não ter aplicado vacina Covid-19 em idosa
26 Mar 2021 // 09:37
Em vídeo divulgado nas redes sociais, a técnica de enfermagem que foi flagrada em vídeo injetando e tirando seringa do braço de uma idosa, mas sem aplicar a vacina da Covid-19, em uma comunidade do município de Rio do Pires, se desculpando pelo fato. De acordo com informações do G1, a profissional, identificada como Danila, foi exonerada, disse que não sabe o que aconteceu e afirmou que o caso não se tratou de golpe. “Errei no momento que fui administrar a vacina em dona Aparecida, lá na comunidade de Contagem. Não sei, gente, o que aconteceu no momento. Até agora não consigo entender. Não está sendo fácil para mim o que estou passando. Estou sendo julgada, estou sendo crucificada. Não foi um golpe. Jamais eu faria isso com ninguém. Venho há sete anos trabalhado nessa comunidade, e nunca ocorreu um erro desse. Mas infelizmente, ontem foi meu dia. O dia que aconteceu. Eu venho aqui pedir desculpas à família de dona Aparecida. Estou muito triste, estou com o coração angustiado com tudo isso que está ocorrendo, só que não poderia deixar de me pronunciar ", falou Danila no vídeo. O prefeito da cidade, Vânio de Gildásio (PP), atribuiu a conduta da profissional a uma “desatenção”. Segundo ele, a mulher é técnica de enfermagem contratada pelo município há cerca de sete anos. Ele contou ainda que a seringa com o líquido imunizante foi encontrado no lixo, junto com as outras que foram utilizadas.
Ministério Público apura suposto caso de nepotismo em Aracatu; Prefeita terá que seguir recomendação
26 Mar 2021 // 09:12 Wilker Porto | Agora Sudoeste
O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Membro Titular da 1ª Promotoria de Justiça de Brumado, Millen Castro Medeiros de Moura, considerando existir a possibilidade de controle do fenômeno do nepotismo por instauração de inquéritos civis públicos, que poderão embasar ações civis públicas contra os gestores que insistirem na manutenção indevida de parentes na máquina administrativa; recomenda à prefeita de Aracatu: que anule as contratações temporárias, no prazo de 20 (vinte) dias, de pessoas ligadas à Prefeita, ao Vice-Prefeito, aos Vereadores, Secretários Municipais e servidores municipais, por casamento ou parentesco até o terceiro grau, bem como se abstenha de realizar novos contratos com tais restrições; que anule as nomeações, no prazo de 20 (vinte) dias, dos servidores ocupantes de cargo comissionado ou função de confiança, parentes até o terceiro grau, afim, consanguíneo ou civil, da Prefeita, Vice-Prefeito, Secretários Municipais e Vereadores, bem como se abstenha de realizar novas nomeações com as mencionadas limitações; que informe a esta Promotoria de Justiça, no prazo de 10 (dez) dias, a lista de eventuais servidores municipais que sejam cônjuge, companheiro ou parente (linha reta, colateral ou afinidade), até o terceiro grau, inclusive, da Prefeita, do Vice-Prefeito, dos Vereadores e dos Secretários Municipais, comissionados ou contratados sem concurso público, relacionando-os com os respectivos parentes; que, no caso de agente político que possua o parentesco supramencionado, especifique a qualificação técnica ou experiência prévia, com o envio de prova documental, para tanto; e que comunique, em 20 dias, a esta Promotoria de Justiça as medidas adotadas em decorrência desta Recomendação.
Brumado: Dia 04 de abril acontece a 5ª live show da alegria especial de Páscoa
26 Mar 2021 // 08:35 Wilker Porto | Agora Sudoeste
Páscoa ou Domingo da Ressurreição é uma festividade religiosa e um feriado que celebra a ressurreição de Jesus ocorrida ao terceiro dia após sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento. É a principal celebração do ano litúrgico cristão e também a mais antiga e importante festa cristã. Próximo dia 04 de abril, celebramos o Domingo de Páscoa e para comemorar esta data tão especial a equipe de animação Kezinha Produções irá promover a 5ª live show da alegria especial de Páscoa, invadindo as residências levando alegria para nossas crianças e seus familiares em uma tarde festiva, com distribuição de brindes ,dança, brincadeiras e muita diversão para amenizar o sofrimento e preocupação que estamos vivenciando neste momento. Para assistirem a 5ª live show da alegria especial de páscoa, inscrevam no canal Kezinha Produções no youtube dê seu like e ficam por dentro de nossa programação . https://www.youtube.com/channel/UCxzEjna_AuhWGp1YMstw8fQ .
Contran acata pedido do Detran-BA e prazos da CNH e licenciamento são prorrogados na Bahia
26 Mar 2021 // 07:59 Wilker Porto | Agora Sudoeste
Após o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) solicitar ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a flexibilização na legislação para condutores e veículos no estado, por causa das medidas de combate à Covid-19, o órgão federal acatou o pedido do Detran-BA. Foi publicada nesta quarta-feira (24) a portaria do Contran n° 202, que suspende prazos relacionados à habilitação e veículos em território baiano, por tempo indeterminado. A portaria prorroga os prazos de validade da Carteira de Habilitação (CNH), da Permissão para Dirigir (PPD) e Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) vencidas desde 1° de fevereiro de 2020. Foi prorrogado também o prazo para registro e licenciamento de motos e carros novos adquiridos a partir de 12 de fevereiro de 2021. A decisão do Contran ainda estabelece a suspensão do prazo para a transferência de propriedade dos veículos comercializados desde 28 de janeiro de 2021. As datas finais para apresentação de defesa prévia e recursos em processos de infração, a partir de 26 de fevereiro de 2021, estão suspensas também. "Nossa provocação estava bem formulada e convenceu o Contran. Os baianos não poderiam ser prejudicados, quando vivemos um momento grave da pandemia no estado, que resultou na interrupção dos serviços de trânsito em Salvador e região metropolitana. A maior preocupação era com os motoristas que trabalham em serviços essenciais e estavam com medo de perder a renda. Agora, eles vão poder circular tranquilos", declarou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.
Mais de 750 mil pessoas já se recuperaram da Covid-19 na Bahia
26 Mar 2021 // 07:31 Wilker Porto | Agora Sudoeste
Esta quinta-feira (25) foi marcada por um número cheio de esperança: a Bahia atingiu a marca de 752.934 pessoas recuperadas da infecção pelo novo coronavírus (Covid-19). Dos 783.558 casos confirmados desde o início da pandemia, além dos que se recuperaram, 15.993 encontram-se ativos e 14.631 tiveram óbito confirmado. Os recuperados têm, em sua maioria, entre 20 e 49 anos, somando um total de quase 470 mil pessoas. As mulheres estão em maior número, representando 55,23% dos recuperados até então. Já os casos em que houve hospitalização chegaram a 24.618 do número total. Entre os pacientes com comorbidades, os que possuem doenças cardíacas crônicas e diabetes aparecem em maior número entre os recuperados, sendo 31.259 e 21.571 respectivamente. Além disso, 2.364 pessoas portadoras de doença renal crônica também alcançaram a recuperação. De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, ainda não há um remédio que cure a Covid-19, as o prognóstico de tratamento já avançou muito. “O fundamental que as pessoas precisam entender é que se prevenir continua sendo o melhor caminho. Usar máscaras, não aglomerar e lavar as mãos. Se cuidar até que todos possam ser imunizados e a situação se normalize”, afirmou. “Avançamos muito sobre como lidar com os pacientes com a Covid-19, desde casos leves e moderados a casos com bastante gravidade. Por isso, celebramos hoje também o bom conhecimento de Terapia Intensiva que obtivemos nesse período, tanto na rede pública quanto na privada, para que esse número continue crescendo”, comenta Antônio Bandeira, médico infectologista. Hugo Machado, 74 anos, é um dos curados. Hipertenso e diabético, o aposentado conta que, enquanto esteve internado, realmente pensou que não conseguiria sobreviver. “Era muita falta de ar e uma fadiga grande. É uma doença terrível, acaba com a gente.” Após dez dias de internamento, Hugo foi pra casa. “Agora, estou me cuidando direitinho, vivendo um dia de cada vez e agradecendo a Deus por ter me curado”, enfatiza o ex-empresário.
Brumado registra 06 mortes por Covid-19 nas últimas 24h; total chega a 115
25 Mar 2021 // 19:22 Wilker Porto | Agora Sudoeste
Nesta quinta-feira (25), Brumado registrou 6.745 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. São 16.758 notificações. Entre os diagnósticos: 58 internações, 115 óbitos, 743 pacientes em tratamento e 5.887 recuperados. No momento, 131 pessoas aguardam resultado laboratorial e 8.562 foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
Eleições 2022: ACM Neto tem dobro de votos de Wagner aponta Paraná Pesquisas
25 Mar 2021 // 17:15
De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, em parceria com o Bahia Notícias, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), lidera as intenções de voto em todos os cenários testados para o governo da Bahia. O presidente nacional do DEM foi testado em um cenário com até sete nomes e também em uma disputa direta com o ex-governador Jaques Wagner (PT) em 2022. ACM Neto tem percentual de intenções de voto entre 49,3% e 56,5% na corrida para governador. De acordo com informações do Bahia Notícias, o primeiro cenário testado foi pulverizado, trazendo também nomes como o senador Otto Alencar (PSD) e o vice-governador João Leão (PP), dois caciques partidários e que eventualmente podem disputar o Palácio de Ondina. O ex-prefeito de Salvador tem 49,3%, enquanto Wagner tem menos que a metade, 21,4%. A secretária de Saúde de Porto Seguro, Raíssa Soares, que é citada como um potencial nome do bolsonarismo na disputa pelo governo da Bahia aparece com 3,9% das intenções de voto, mesmo percentual do senador Otto Alencar. João Leão aparece abaixo, como opção para 2,5% dos eleitores. Completam a lista estimulada o vereador Alexandre Aleluia (DEM), com 0,6%, e ex-vereador Marcos Mendes (PSOL), com 0,5%. Brancos e nulos somam 12,5% e apenas 5,3% não souberam ou não responderam.
Matrículas para alunos novos na rede estadual de ensino seguem com cronograma por municípios
25 Mar 2021 // 15:59 Wilker Porto | Agora Sudoeste
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) continua, até 14 de abril, com o processo de matrícula de alunos novos e transferência para estudantes da rede que desejam mudar de escolar, para o ano letivo 2020/21. A matrícula é feita por blocos de municípios e Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e os estudantes precisam consultar as datas, conforme o cronograma disponível no Portal da Educação (estudantes.educacao.ba.gov.br/matricula2021). A matrícula para alunos novos pode ser feita pelo SAC Digital, no endereço eletrônico www.sacdigital.ba.gov.br/, ou pelo aplicativo SAC DIGITAL (disponível, gratuitamente, nos sistemas ANDROID e IOS). Para os estudantes ou pais sem acesso à internet, a matrícula pode ser realizada em qualquer escola da rede estadual, mesmo não sendo aquela que o estudante vá estudar, mediante agendamento prévio por telefone. Este também é o critério para os estudantes que são da rede e queiram mudar de escola. Quem é aluno da rede estadual já teve a matrícula renovada automaticamente. Durante esta semana, de terça a quinta (23 a 25), foram efetivadas as matrículas de concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental regularmente matriculados na rede pública de 134 municípios, no ano letivo de 2020, cujas escolas não oferecem a série subsequente, além do ingresso de candidatos em unidades escolares da rede estadual em qualquer ano/série para os ensinos Fundamental e Médio. Já a partir desta sexta-feira (26), até o dia 31 de março, será realizado o segundo bloco de matrículas, com o seguinte NTEs Caetité (NTE 13).
Rui Costa criticou a decisão da prefeita de Vitória da Conquista de entrar na justiça para retorno do toque de recolher para 20h
25 Mar 2021 // 15:27
Na última quarta-feira (24), da prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, entrou na justiça contra o governo do estado para reduzir o horário do toque de recolher no município. O governador da Bahia, Rui Costa, criticou a decisão. “O juiz já decidiu, negou o pedido do município e eu fico me perguntando o que leva as pessoas a tomarem essa decisão. Ou seja, estamos tomando uma medida intermediária, a outra seria fechar todo comércio e deixar somente o serviço essencial. Estamos reduzindo a aglomeração noturna, que basicamente só impacta aos bares e à venda de bebidas alcoólicas”, explicou Rui Costa em defesa do decreto. Ele ainda acrescentou: “Eu não consigo entender essa medida [de Sheila Lemos], vou continuar insistindo em medidas que salvem vidas humanas. A atividade econômica deveria estar batendo palmas, em Conquista está tudo funcionando até às 18h, o comércio, todas as atividades, as atividades industriais estão funcionando normalmente, mesmo a noite. O toque de recolher alcança basicamente atividades econômicas vinculadas ao lazer. Pelo menos não estão fechando atividades durante o dia. Cada um vai responder tanto a justiça como a justiça maior que é a divina por seus atos”, destacou Costa. O governador da Bahia ainda disse: "Os números falam por si mesmo, a cidade está com quase 100% de leitos, está morrendo gente quase todo dia e não podem parar com a bebedeira de 18 às 5h da manhã? É uma medida intermediária, a mais acertada tomada neste momento era fechar tudo e só deixar o serviço essencial, mas mesmo assim o município entra na justiça… O povo conquistense pode ficar tranquilo que ele vai ter sua vida preservada e uma redução na contaminação”.
Rio do Pires: Vídeo flagra Técnica de enfermagem injetando agulha sem aplicar vacina contra Covid em idosa
25 Mar 2021 // 14:58
Na quarta-feira (24), uma técnica de enfermagem da cidade de Rio do Pires foi flagrada injetando a agulha e retirando a seringa sem aplicar a vacina contra a Covid-19 em uma idosa. O vídeo que registra ação circula nas redes sociais e mostra a mulher colocando a seringa no braço da idosa, furando com a agulha, mas ela não injeta o líquido imunizante na paciente. Na sequência, outro homem é vacinado pela mesma mulher, mas ela faz o procedimento corretamente. De acordo com informações do G1, o caso aconteceu na comunidade de Contagem, na zona rural da cidade. O prefeito Vanio de Gildásio (PP) atribuiu a conduta da profissional a uma “desatenção”, e disse que ela foi afastada das funções. Segundo ele, a mulher é técnica de enfermagem contratada pelo Município há cerca de sete anos. Ele contou ainda que a seringa com o líquido imunizante foi encontrado no lixo, junto com as outras que foram utilizadas corretamente. A Secretaria de Comunicação de Rio do Pires informou que uma equipe da Saúde foi enviada à região de Contagem outra vez e, corretamente, vacinou a idosa que não foi imunizada no dia anterior.
Brumado: Funcionamento do SAC segue suspenso até sexta (26)
25 Mar 2021 // 14:38 Wilker Porto | Agora Sudoeste
O Governo do Estado suspendeu o funcionamento de quatro unidades da Rede SAC, conforme os decretos números 20.330 e 20.329, que instituíram restrições aos municípios da Bahia como medidas de enfrentamento ao Coronavírus. Conforme os decretos, o posto SAC de Brumado e o Ponto SAC de Barra da Estiva devem ficar fechados até o dia 26 deste mês, enquanto o Posto de Guanambi e o Ponto SAC Caetité terão as atividades suspensas até o dia 4 de abril. As unidades da Rede SAC que tiveram as atividades suspensas pelos decretos publicados nesta terça-feira (23) se somam a outras 23 que já estavam fechadas por determinações anteriores.
Com vacinação, Brasil terá novo horizonte em 60 dias, diz Guedes
25 Mar 2021 // 13:59 Agência Brasil
O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu hoje (25) que apenas a vacinação em massa dos brasileiros, associada a um isolamento "mais inteligente e seletivo", será capaz de garantir a sólida retomada da economia. Na direção do que prometeu ontem (24) o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, Guedes disse que, se o país passar a vacinar 1 milhão de pessoas, por dia, haverá um novo quadro em dois meses. “Se nós conseguirmos isso, é possível que, em 60 dias, nós tenhamos um novo horizonte completamente diferente pela frente: um país que pode retomar o crescimento – e que já estava retomando", avaliou. "Então, nós agora fazemos essa desaceleração do contágio com, justamente, um isolamento um pouco mais inteligente, um pouco mais seletivo, e reaceleramos as vacinas, e, em 60 dias, podemos estar num cenário já completamente diferente”, garantiu Guedes, em audiência pública da Comissão Temporária da Covid-19, no Senado. Sobre a demora na vacinação destacada por banqueiros em carta esta semana, Guedes disse que o Brasil vai acelerar a imunização da população. “Se não aceleramos antes pode ter havido uma falha mas como é outra área não vou nem comentar, mas estamos de acordo com os economistas”, ressaltou.
Polícia apura denúncia de exercício ilegal da medicina na UTI de hospital de Itapetinga
25 Mar 2021 // 12:28
Um estudante, que atuava como médico e interno na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Cristo Redentor, em Itapetinga, é investigado por exercício ilegal de medicina. De acordo com informações do G1, policiais civis foram até a unidade de saúde na terça-feira (23) após denúncias anônimas. De acordo com o coordenador regional de polícia, Roberto Júnior, a equipe foi até a UTI e constatou o estudante estava dentro do setor restrito aos profissionais da saúde, vestido com um jaleco branco, usados por médicos, que tinha a inscrição "medicina". Durante a ação, o jovem negou ser médico e afirmou ser estudante de medicina no Paraguai. Ele também contou que se encontrava no local, porque exercia uma função administrativa. Ainda segundo a polícia, os demais profissionais de saúde da UTI foram intimados para prestarem depoimento, porém ao serem questionados sobre a função dele, entraram em contradição. Alguns afirmaram que ele cumpria função administrativa e outros disseram que ele era estagiário de medicina. O órgão revelou que instaurou inquérito policial para apurar os fatos, porque receberam informações que possíveis óbitos na UTI do hospital podem ter acontecido por imperícia do estudante.
Brumado: Dupla é detida após ser flagrada com pé de Maconha no bairro Dr. Juracy
25 Mar 2021 // 12:00 Wilker Porto | Agora Sudoeste
Na manhã desta quarta-feira (24), uma guarnição da 34ª CIPM realizava rondas ostensivas no bairro Dr. Juracy, em Brumado, quando avistou um homem em atitude suspeita na Rua Américo da Silva. Ao abordar o indivíduo, foram informados por este de que no quintal da sua casa tinha um pé de "maconha", de propriedade do seu irmão. Ao verificar a denúncia com a devida autorização dos residentes, o irmão do abordado assumiu que todo material supracitado pertencia a ele. O material e os dois homens foram conduzidos para a Delegacia Territorial de Polícia de Brumado para que as medidas necessárias fossem adotadas.






















