Segundo Instituto Paraná Pesquisas, Bolsonaro lidera todas as intenções de voto para 2022

Segundo Instituto Paraná Pesquisas, Bolsonaro lidera todas as intenções de voto para 2022
Foto - Marcos Corrêa / PR

De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas, realizado entre os dias 18 e 21 de julho e divulgado pela revista Veja, o presidente Jair Bolsonaro lidera todos os cenários eleitorais de primeiro turno para 2022.  Segundo a pesquisa, com percentuais que vão de 27,5% a 30,7%, Bolsonaro derrotaria os seis potenciais adversários em um segundo round da corrida ao Planalto em 2022: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-­prefeito Fernando Haddad (PT), o ex-­governador Ciro Gomes (PDT), o ex-­ministro Sergio Moro, o governador paulista João Dória (PSDB) e o apresentador Luciano Huck. Na mesma pesquisa, 48,1% dos brasileiros desaprovam a gestão Bolsonaro (eram 51,7% no fim de abril) e 38% consideram ruim ou péssimo o seu trabalho (eram 39,4%). Comparada a um levantamento anterior da Paraná Pesquisas, de três meses atrás, a aprovação do presidente oscilou positivamente de 44% para 47,1%, enquanto o contingente que considera seu mandato ótimo ou bom foi de 31,8% para 34,3%, variação acima da margem de erro de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos político.  Os nordestinos ainda são os brasileiros menos afeitos ao presidente, porém os que desaprovam o governo caíram de 66,1% para 56,8% entre abril e julho e os que aprovam subiram de 30,3% para 39,4%. De acordo com os dados, se a disputa presidencial fosse hoje, ele seria reeleito.


Serviços de melhorias suspendem abastecimento temporariamente em localidades rurais de Brumado e Malhada de Pedras nesta sexta (24)

Serviços de melhorias suspendem abastecimento temporariamente em localidades rurais de Brumado e Malhada de Pedras nesta sexta (24)
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que, para possibilitar a realização de manutenção preventiva, o abastecimento em localidades rurais de Brumado e na cidade de Malhada de Pedras, estará interrompido até as 13 horas desta sexta-feira (24). Durante a interrupção, as equipes da Embasa vão trabalhar em serviços visando garantir maior segurança operacional à adutora de Malhada de Pedras. Confira a relação completa dos bairros e das localidades rurais afetadas abaixo. A Embasa recomenda o uso criterioso da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando usos que possam ser adiados, além de todas as formas de desperdício. Os imóveis que possuem reservatório com capacidade suficiente para o atendimento das necessidades diárias de seus moradores não sentirão os efeitos da interrupção programada. Locais afetados: Vila Presidente Vargas, Campo Seco Velho, Espinheiro, Campo Seco I e II, Barrinha, Jurema, Passagem de Pedra, Fundão, Cachoeira, Canudos, Tocassu, Lagoa Redonda, Queimada Grande, Rasta Pé, Arrecifinho, Boa Vista, Lagoa do Julião, Pebas, Frutuoso, Pompéia e a cidade de Malhada de Pedras. 


Brumado: Legislativo promulga lei que reformula tempo de permanência dos alunos nas Escolas de Tempo Integral

Brumado: Legislativo promulga lei que reformula tempo de permanência dos alunos nas Escolas de Tempo Integral
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Câmara de Vereadores de Brumado promulgou a Lei nº 1.893/2020, de 22 de julho de 2020, que altera e acresce dispositivos na lei nº. 1.752, de 30 de junho de 2015, que reformula o plano municipal de educação (decênio 2015-2025), devido sanção tácita, pelo Executivo Municipal. Deste modo, o programa de Educação em Tempo Integral para os alunos visa cumprir um tempo de permanência de 09 horas e meia, sendo das 07:00h às16:30h. Os alunos do ensino fundamental 1 e 2, deverão cumprir um tempo de permanência mínimo obrigatório de 07 (sete) horas, sendo das 07:00h às 14:00h. Durante este período de permanência obrigatória, os alunos deverão ter aulas que englobam o núcleo comum com as disciplinas: Matemática, Língua Portuguesa, Ciências Naturais, História, Geografia, Artes, Educação Física e o currículo complementar com atividades diversificadas que contemplem o reforço escolar como Orientação em estudo e pesquisa, Experiências Matemáticas, Experiências com Ciências Naturais e Hora de Leitura. Nas atividades lúdicas como Xadrez, Jogos e Recreação, Teatro, Dança, Música, Coral e, Atividades Físicas como Futebol, Baleado, Capoeira, Karatê e demais atividades congêneres oferecidas pela escola, os alunos terão sua participação facultativa, não sendo obrigatório a permanência até as 16:30h. O Município deverá ofertar o transporte escolar após às 14:00h para os alunos da zona rural, que não desejarem participar das demais atividades complementares não obrigatórias, oferecidas pela unidade escolar.


Brumado: Prefeitura decreta Situação de Emergência por Estiagem

Brumado: Prefeitura decreta Situação de Emergência por Estiagem
Foto/Arquivo - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Considerando que nos últimos quatro anos a estiagem se intensificou por todo o município de Brumado, que a estiagem provocou desabastecimento de água para o consumo humano, para a dessedentação animal e para as outras em geral, causando a perda total da safra 2019/2020 e que o parecer da COMDEC relatando a ocorrência deste desastre é favorável à declaração de situação de emergência, a Prefeitura Municipal de Brumado declarou situação de emergência devido a estiagem nas áreas contidas no Formulário de Informações do Desastre-FIDE e demais documentos. Fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem, sob coordenação COMDEC, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução. 


Operadoras começam testes no Brasil da tecnologia 5G

Operadoras começam testes no Brasil da tecnologia 5G
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

As maiores operadoras do país de telefonia celular iniciaram neste mês de julho o funcionamento, em caráter experimental, da tecnologia de quinta geração (5G) para os aparelhos móveis. Neste primeiro momento, o 5G compartilhará as faixas de transmissão já existentes do 3G e do 4G, com o uso da tecnologia chamada DSS (compartilhamento dinâmico de espectro, na sigla em inglês). Isso ocorre porque o leilão do espaço do espectro, destinado exclusivamente ao 5G (a faixa de 3,5GHz), só deverá ocorrer no início de 2021. Com a tecnologia DSS é possível compartilhar, com o 5G, a faixa do 3G e 4G não utilizada. No entanto, como esse espectro não possui uma banda contínua e dedicada, a experiência do 5G ainda não poderá ser utilizada em sua totalidade. O 5G, em sua máxima potência, deverá oferecer altíssimas velocidades de internet, maior confiabilidade e disponibilidade, além da capacidade para conectar massivamente um número significativo de aparelhos ao mesmo tempo. Para poder utilizar o serviço, porém, o usuário terá de ter em mãos um aparelho celular que seja compatível com a tecnologia 5G. Hoje, no mercado brasileiro, há apenas um modelo disponível com a tecnologia, o Motorola Edge, com valor acima de R$ 4,9 mil na loja oficial da fabricante.


Brasil volta a registrar mais de 1.300 mortes por Covid-19 em 24 horas; total de óbitos é de 84.082

Brasil volta a registrar mais de 1.300 mortes por Covid-19 em 24 horas; total de óbitos é de 84.082

O Brasil voltou a registrar mais de 1.300 mortes por Covid-19 no período de 24 horas. Desde a última atualização dos dados pelo Ministério da Saúde, foram 1.311 óbitos em todo o país. Ao longo da pandemia, 84.082 pessoas morreram em decorrência da infecção pelo coronavírus em território nacional. O total de casos confirmados é de 2.287.475. No cenário entre as unidades da Federação, Santa Catarina ultrapassou o Paraná no número de diagnósticos de coronavírus, embora ainda tenha menos mortes do que o estado vizinho. São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará seguem como os locais mais afetados pela pandemia até o momento.


Confirmados mais quatro óbitos por Covid-19 em Conquista

Confirmados mais quatro óbitos por Covid-19 em Conquista

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, nesta quinta-feira (23), o falecimento de mais quatro pacientes por Covid-19. Com isso, aumentou para 42 o número de óbitos ocorridos em Vitória da Conquista. 39º óbito – Homem de 63 anos, morador do povoado de Itaipu, portador de Diabetes Melito e Hipertensão; foi internado no dia 9 de julho no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), onde veio a óbito no dia 22 de julho. 40º óbito – Homem de 48 anos, morador do bairro Zabelê, portador de Doença cardiovascular crônica, Hipertensão e Obesidade; estava internado desde o dia 7 de julho no Hospital São Vicente e veio a óbito no dia 22 de julho. 41º óbito – Mulher de 44 anos, moradora do bairro Ibirapuera, sem comorbidades; foi internada no dia 20 de julho no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), onde veio a óbito no dia 22 de julho. 42º óbito – Homem de 78 anos, morador do Centro, portador de doença cardiovascular; estava em atendimento domiciliar privado e apresentou piora do quadro de saúde, sendo atendido pelo SAMU 192 e encaminhado para o Pronto Atendimento da Unimed, onde veio a óbito no dia 22 de julho. O Boletim epidemiológico desta segunda (23), registrou 90 novos casos confirmados de Covid-19. Até agora, foram 1.950 casos confirmados em Conquista, desde o início das notificações, e 1.507 recuperados. Outros 401 pacientes ainda estão com o vírus ativo e seguem em recuperação (30 estão internados e 371 em tratamento domiciliar).


Aprovada MP que desobriga escolas a cumprir a quantidade de dias letivos em 2020

Aprovada MP que desobriga escolas a cumprir a quantidade de dias letivos em 2020
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Em sessão remota nesta quinta-feira (23), o Senado aprovou o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 22/2020, que desobriga escolas e universidades de cumprir a quantidade mínima de dias letivos em 2020 devido à pandemia da Covid-19. Aprovada com 73 votos, a matéria será encaminhada à sanção presidencial. O PLV 22/2020 tem origem na Medida Provisória (MPV) 934/2020, que promove ajustes no calendário escolar de 2020. O texto foi relatada pelo senador Carlos Fávaro (PSD-MT). A matéria será encaminhada à sanção presidencial. O relator apresentou voto pela aprovação da matéria na forma do projeto de lei de conversão aprovado na Câmara dos Deputados, no último dia 7, e rejeitou as 41 emendas apresentadas ao texto no Senado. Carlos Fávaro explicou que rejeitou as emendas para que não houvesse a caducidade da MP, cujo prazo de vigência vence em 29 de julho. Ele ressaltou ainda que muitas alterações previstas nas emendas já estariam contempladas no texto do projeto.


Brumado registra 21 casos do Novo Coronavírus nas últimas 24h

Brumado registra 21 casos do Novo Coronavírus nas últimas 24h

Nesta quinta-feira, 23 de julho de 2020, o município de Brumado registra  405 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 16,08% do total de 2.518 notificações. Entre os diagnósticos: 3 internações, 3 óbitos, 86 pacientes em tratamento e 316 recuperados. No momento, 80 ainda aguardam resultado laboratorial e 902 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município. Importante lembrar que a Secretaria Municipal de Saúde criou um canal de comunicação direto com a população para tirar dúvidas sobre a Covid-19 e atender pessoas que apresentem sintomas característicos. A Central de Informação Covid está disponível de domingo a domingo, de 8h às 20h, através dos telefones: (77) 9.9961-0107; (77) 9.9961-0110; (77) 9.9961-0115; (77) 9.9961-0118; (77) 9.9961-0119; (77) 9.9961-0128; (77) 9.9961-0131e (77) 9.9961-0402. Antes de procurar atendimento, ligue na central e garanta a sua segurança e de todos!


Petrobras reajusta preço do gás de cozinha em 5% nas refinarias

Petrobras reajusta preço do gás de cozinha em 5% nas refinarias
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Petrobras reajustou em 5% o preço médio do gás liquefeito de petróleo (GLP) nas suas refinarias. O aumento vale a partir de hoje (23). Com isso, o preço médio da Petrobras será equivalente a R$ 26,55 por botijão de 13kg. No acumulado do ano, o preço do gás de cozinha teve uma queda de 4,5%, ou de R$ 1,26 no botijão de 13 kg. A companhia destacou que, desde novembro de 2019, igualou os preços de GLP para os segmentos residencial e industrial/comercial. A Petrobras acrescentou que vende o GLP a granel. A companhia informou ainda que as distribuidoras são as responsáveis pelo envase em diferentes tipos de botijão e, junto com as revendas, são responsáveis pelos preços ao consumidor final. De acordo com a Petrobras, os preços do GLP vendidos às distribuidoras têm como base o preço de paridade de importação, formado pelas cotações internacionais destes produtos mais os custos que importadores teriam, como transporte e taxas portuárias, por exemplo. Para a empresa, a paridade é necessária porque o mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência, dando às distribuidoras a alternativa de importar os produtos. Além disso, o preço considera uma margem que cobre os riscos, como volatilidade do câmbio e dos preços.


MP pede que município de Igaporã distribua merenda escolar para estudantes durante pandemia

MP pede que município de Igaporã distribua merenda escolar para estudantes durante pandemia
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça Jailson Trindade Neves, acionou o Município de Igaporã para que os gêneros alimentícios já adquiridos ou que vierem a ser adquiridos em processos licitatórios sejam distribuídos pela administração municipal aos estudantes durante a pandemia do coronavírus. “O Município deve observar todas as medidas de segurança quanto à prevenção do contágio do Covid, adotando, por exemplo, um sistema de rodízio e descentralização no processo de entrega, bem como acompanhamento e fiscalização por parte do Conselho  de Alimentação Escolar (CAE)”, destacou o promotor de Justiça Jailson Trindade. Na ação, o MP requer tamém que a administração municipal faça a distribuição dos alimentos de forma a evitar aglomerações de pessoas e proibindo, por parte dos beneficiários, a venda dos alimentos ou a sua destinação a finalidade diversa que não seja a alimentação dos alunos. Além disso, o Município deve apresentar ao MP os extratos relativos aos recursos provenientes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que se encontram disponíveis em conta específica.


Hemoba completa 31 anos com uma das maiores qualificações na oferta de sangue no Brasil

Hemoba completa 31 anos com uma das maiores qualificações na oferta de sangue no Brasil
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Como uma das maiores referências em hematologia e hemoterapia do país, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) celebra 31 anos de existência no próximo domingo (26). A unidade pública é responsável pela oferta e distribuição de sangue e seus componentes, tratamentos ambulatoriais de doenças benignas do sangue e cadastro de doadores de medula óssea em todo o estado desde 1989. No início, no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), com o conhecido ‘Hemobinha’, e desde 1993 na sede própria, na Vasco da Gama, onde funciona até hoje. Segundo diretor da fundação, Fernando Araújo, parte do sangue coletado atende à demanda ambulatorial de pacientes com doenças hematológicas que são acompanhados pela Hemoba. “Há 27 anos, desde que fomos para a Vasco, atendemos pacientes com diagnóstico de doenças hematológicas benignas, tais como hemofilia e anemia falciforme, entre outras. Além das transfusões de sangue, esses pacientes realizam consultas médicas e de enfermagem, curativos, recebem atendimento odontológico, fisioterapêuticos, psicológicos e do serviço social e assistência farmacêutica, com a dispensação de medicamentos”. A Hemoba também funciona como Hemocentro Coordenador (HC), com o objetivo de coordenar a Política Nacional de Sangue na Bahia. Para isso, foi criada a hemorrede, que hoje possui 21 unidades de coleta no interior da Bahia, três unidades móveis e quatro unidades fixas na capital (sede da Hemoba e unidades do Hospital do Subúrbio, Hospital Irmã Dulce e SAC Cajazeiras. A distribuição desses postos garante a realização de uma média de 12 mil coletas por mês.


Barra da Estiva: Deputado Marquinho Viana participa da entrega de trator na comunidade do Camulengo

Barra da Estiva: Deputado Marquinho Viana participa da entrega de trator na comunidade do Camulengo
Foto - Divulgação

O deputado Marquinho Viana (PSB) participou, no último dia 17 de julho, da entrega  de um trator  agrícola com implementos no Camulengo, comunidade Quilombola remanescente e certificada do município de Barra da Estiva.


Prefeito de Caraíbas multado por contratação irregular de pessoal

Prefeito de Caraíbas multado por contratação irregular de pessoal
Foto - Divulgação

O Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta quinta-feira (23/07), realizada por meio eletrônico, julgou parcialmente procedente termo de ocorrência lavrado contra o prefeito de Caraíbas, Jones Coelho Dias, em razão de irregularidades na contratação de servidores para diversos cargos no exercício de 2018, sem concurso público e sem atender nem mesmo aos requisitos legais para contratação por tempo determinado. O relator do processo, conselheiro Francisco Netto, multou o prefeito em R$15 mil. Também foi determinado pelos conselheiros do TCM o desligamento dos servidores contratados ilegalmente e a adoção de providências imediatas para a realização de concurso público. De acordo com a relatoria, a Prefeitura de Caraíbas possui, no seu quadro de pessoal, 75,54% de servidores contratados por tempo determinado, enquanto que os efetivos representam apenas 14,76%. O gestor, em sua defesa, afirmou, sem comprovar, a ocorrência de situações de anormalidade justificaria essas contratações tanto que, segundo ele, “atualmente, é significativamente menor o número de contratações temporárias, em relação aos anos anteriores”. Ele ainda atribuiu a programas custeados pela União Federal e/ou Estado da Bahia, “a quase totalidade dos vínculos temporários no âmbito da Prefeitura Municipal de Caraíbas”. Para o conselheiro Francisco Netto a justificativa apresentada pelo prefeito não é aceitável, sobretudo em razão do desequilíbrio verificado entre as contratações temporárias e o quantitativo de servidores efetivos da prefeitura. Além disso, não há indicativo de que as contratações temporárias tenham sido precedidas de seleção simplificada. “A Lei Municipal nº 012/2016, invocada para conferir ares de legalidade às contratações temporárias realizadas, não se constitui e nem poderia se constituir, em cheque em branco para a administração pública municipal realizar contratações temporárias quando e como lhe convier”, ressaltou o relator. Ademais, não restou comprovado o preenchimento dos requisitos necessários à contratação por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, quais sejam: a) previsão legal da hipótese de contratação temporária; b) prazo pré-determinado da contratação; c) a necessidade deve ser temporária; d) o interesse público deve ser excepcional. Cabe recurso da decisão.


Reitoria da UNEB informa sobre suspensão das atividades presenciais por mais 30 dias

Reitoria da UNEB informa sobre suspensão das atividades presenciais por mais 30 dias
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Reitoria da Universidade do Estado da Bahia comunica a continuidade da suspensão das atividades administrativas e acadêmicas presenciais por mais 30 dias no âmbito da UNEB. A deliberação ocorre em concordância com as recomendações apresentadas administrativamente pela comissão com a finalidade de acompanhar e orientar as condutas institucionais relativas à pandemia da Covid-19, no âmbito da UNEB (Portarias 133/2020 e 224/2020), e considerando a regulamentação do Plano de Ação para o enfrentamento à pandemia da Covid-19 (Resolução CONSU Nº 1.406/2020). A Reitoria da universidade informa também que as atividades administrativas continuam sendo realizadas por TRABALHO REMOTO; que foi constituída uma Comissão com a finalidade de elaborar a proposta de implementação do Comitê Permanente de Biossegurança da UNEB; e que o semestre 2020.1 do cursos de graduação na modalidade à distância (EaD) ofertados pela instituição, através do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), teve início na última semana.


INFORME PUBLICITÁRIO

Centro Médico Santa Clara alerta sobre cuidados que devem ser tomado nas empresas contra a Covid-19

Centro Médico Santa Clara alerta sobre cuidados que devem ser tomado nas empresas contra a Covid-19

O Centro Médico Santa Clara, em Brumado, reforça que, seguindo os cuidados básicos de prevenção, será possível passar por esse período difícil em decorrência da Covid-19. Na sua empresa, esses cuidados estão sendo seguidos? Mesas de refeições com marcas de distanciamento; Medidas de distanciamento com marcas e barreiras; Distribuição de informativos sobre Covid-19; Funcionários sempre usando máscaras e face Shields; Aferição de temperatura dos funcionários por turno de trabalho; Reforço na orientação de higienização das mãos; Disponibilização de álcool em gel.


COVID-19: Hospital Geral de Vitória da Conquista contará com mais 20 leitos de UTI

COVID-19: Hospital Geral de Vitória da Conquista contará com mais 20 leitos de UTI
Foto - Divulgação

Em continuidade às ações para enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, o Hospital Geral de Vitória da Conquista, unidade da rede da Secretaria da Saúde do Estado, vai receber mais 20 leitos de terapia intensiva adulto (UTI). O objetivo é ampliar a assistência a pacientes infectados com Covid-19, na região sudoeste do estado. Deste total, 10 foram abertos na última sexta-feira (17). A previsão é de que os demais comecem a receber pacientes até esta sexta-feira (24). Com a chegada dos novos leitos, a unidade de saúde totaliza 40 vagas de UTI adulto destinadas ao tratamento de pacientes com o novo coronavírus. Agora, em todo o município, o total de leitos de Terapia Intensiva adulto voltados para pessoas com covid-19 chega a 70. O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, afirma que a ação é importante neste momento em que há muitas pessoas infectadas com a doença e, segundo ele, “não faltarão leitos ou respiradores para atender a população de Vitória da Conquista”.


Nordestão: Bahia, Botafogo-PB, Sport, Confiança, Ceará, Vitória e Santa Cruz vão às quartas

Nordestão: Bahia, Botafogo-PB, Sport, Confiança, Ceará, Vitória e Santa Cruz vão às quartas
Foto - Divulgação

Tudo pronto para o mata-mata! Com o apito final da última rodada da primeira fase, a Copa do Nordeste 2020 conheceu, nesta quarta-feira (22), todos os classificados para as quartas de final. Além do Fortaleza, que entrou em campo na última terça-feira, Bahia, Botafogo-PB, Sport, Confiança, Ceará, Vitória e Santa Cruz seguem na briga pela taça do Nordestão. Em decorrência da pandemia de Covid-19, cada jogo da rodada seguiu um rigoroso protocolo de segurança e saúde implementado pela CBF. Confira os resultados: CRB 1 x 2 Ceará, Bahia 4 x 1 Náutico, Sport 1 x 1 Confiança, Botafogo-PB 1 x 1 Vitória e ABC 0 x 2 CSA. Com a classificação final da primeira fase, os confrontos das quartas de final ficaram assim definidos: Fortaleza x Sport, Bahia x Botafogo-PB, Confiança x Santa Cruz e Ceará x Vitória.

 


Robinson Almeida se posiciona contra tentativa de reeleição de Nelson Leal à presidência da Assembleia Legislativa

Robinson Almeida se posiciona contra tentativa de reeleição de Nelson Leal à presidência da Assembleia Legislativa
Foto - Divulgação

Durante entrevista ao vivo no quadro “Política Agora”, do BNews, o deputado estadual Robinson Almeida (PT) se posicionou contra o desejo de Nelson Leal (PP) de pleitear a reeleição como presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em 2021. A reeleição na Casa foi proibida após aprovação, por unanimidade, de uma proposta em 2017. "Esse um ano e meio de gestão de Nelson Leal eu avalio como positivo o esforço que tem feito pra equilibrar as contas na AL-BA, honrar os compromissos com os servidores, fornecedores. Agora, não sou favorável à reeleição. E não é para o 'caso Nelson Leal'. Eu creio que é muito saudável pro Poder Legislativo que haja sempre uma renovação no exercício do presidente", disse Almeida. Ele ainda declarou que a prática poderia criar um "monópolio de poder". "O caboclo se elege uma vez, gosta e parte pra segunda, terceira, quarta; já vimos esse filme. Creio que foi uma medida adotada recentemente pela AL-BA, a proibição da reeleição, e isso não tem a ver com Nelson Leal. E, a não ser que haja orientação contrária do PT, a minha posição pessoal é votar contra o instituto da reeleição na AL-BA", completou. Em entrevista ao jornalista José Eduardo, na Rádio Metrópole, em junho, Leal afirmou que vai tentar se reeleger presidente da AL-BA. Ano passado, o BNews revelou a existência de um planejamento nos bastidores para o pepista continuar na cadeira de presidente. A reeleição quebra acordo com o grupo do governador Rui Costa (PT), uma vez que a escolha de Adolfo Menezes (PSD) para o cargo em 2021 já havia sido sacramentada.


Homem é preso em Livramento acusado de descumprir medida protetiva

Homem é preso em Livramento acusado de descumprir medida protetiva
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Na tarde desta quarta-feira (2), por volta de 15h30, policiais da 46ª CIPM se deslocaram até Avenida Paramirim, próximo à rodoviária, em Livramento de Nossa Senhora, para apurar a informação de que no local uma mulher de 26 anos  teria sido ameaçada e agredida por seu ex-companheiro, de 25 anos. O acusado também teria ameaçado uma senhora,  verbalizando que iria atear fogo em sua residência. Foram realizadas rondas e o indivíduo localizado nas proximidades da rodoviária desta cidade e conduzido à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora.


Motociclista fica ferido após colisão com Saveiro na saída de Brumado para Caetité

Motociclista fica ferido após colisão com Saveiro na saída de Brumado para Caetité
Foto - Reprodução / WhatsApp

Na manhã desta quinta-feira (23), uma motocicleta e uma Pick-up Saveiro  se envolveram em um acidente na Avenida Centenário, sentido ao município de Caetité. Não há informações sobre a causa do acidente. Com o impacto, o motociclista foi lançado a alguns metros do local do acidente. Ele foi socorrido e encaminhado por uma equipe do Samu 192 ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. O motorista do Saveiro não sofreu ferimentos.


Pesquisa da Fiocruz indica que volta às aulas pode expor pessoas do grupo de risco ao coronavírus

Pesquisa da Fiocruz indica que volta às aulas pode expor pessoas do grupo de risco ao coronavírus
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Conforme dados de levantamento realizado pela Fiocruz, a volta às aulas pode expor um público vulnerável ao novo coronavírus. De acordo com o relatório, o número de pessoas, idosos e adultos, que vivem com crianças em idade escolar e tem diabetes, doença do coração ou doença do pulmão é de cerca de 9,3 milhões. Mais suscetíveis às complicações que a doença pode ter, a exposição desse grupo poderia levar a sobrecarga dos sistemas de saúde, além de aumentar a taxa de mortalidade. Os dados foram obtidos pelo MonitoraCovid-19, sistema que integra dados sobre a pandemia lançado pelo Laboratório de Informação em Saúde (LIS) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT), da Fiocruz. Os dados obtidos apontam que essas pessoas que estariam entre os grupos de risco e moram com menores em idade escolar (entre 3 e 17 anos) equivalem a 4,4% da população brasileira. Se 10% desse total necessitarem de cuidados intensivos, seriam cerca de 900 mil pessoas que poderiam precisar de tratamento intensivo. “Se tomarmos como referência a taxa de letalidade observada no país, isso pode representar 35 mil óbitos somente nessa população”, alerta a por meio de nota técnica.  De acordo com o levantamento, apesar das crianças e adolescentes representaram 2,5% dos casos e terem uma letalidade muito baixa, uma eventual contaminação destes poderia levar o vírus para dentro de casa, onde esses grupos de risco poderiam contrair a doença. Os adultos seriam os responsáveis pelo maior número de casos, 74,3%; enquanto os idosos representam 23,3% dos infectados. Entretanto, 75,5% das mortes causadas pela doença ocorre em maiores de 60 anos. “O aumento do contato entre estes grupos pode facilitar a transmissão do vírus e sob risco grupos de maior vulnerabilidade, como portadores de doenças crônicas e idosos. A probabilidade de transmissão secundária do vírus SARS-CoV-2 no ambiente domiciliar foi estimada em 12 a 30% , sendo a população idosa mais suscetível a infecções”, diz a nota da Fiocruz.


Conquista registra 38 mortes por Covid-19; 360 pacientes seguem em recuperação

Conquista registra 38 mortes por Covid-19; 360 pacientes seguem em recuperação
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Foram confirmados, nesta quarta-feira (22), mais três falecimentos de pacientes diagnosticados com Covid-19, totalizando 38 óbitos em Vitória da Conquista. 36º óbito – Homem de 74 anos, morador do bairro Lagoa da Flores, portador de Diabetes Melito, Asma e Hipertensão; foi internado no Hospital Geral de Vitória da Conquista em 21 de julho, vindo a falecer no mesmo dia. 37º óbito – Mulher de 93 anos, moradora do bairro Recreio, portadora de Diabetes Melito; estava internada desde o dia 16 de julho no Hospital São Vicente e veio a óbito no dia 22 de julho. 38º óbito – Mulher de 89 anos, moradora do bairro Patagônia, sem comorbidades; foi internada no dia 19 de julho no Hospital São Vicente, onde veio a óbito no dia 20 de julho. 87 pessoas foram diagnosticadas com a doença no município, somando 1.860 casos confirmados em quase cinco meses de notificações. Além disso, mais 66 pacientes recuperaram-se da infecção e receberam alta, elevando para 1.462 o número de recuperados. Ainda permanecem em recuperação 360 pacientes, sendo que 29 estão internados e 331 em tratamento domiciliar. Estão sendo investigados 5.062 casos notificados de Síndrome Gripal que aguardam classificação final no sistema e-SUS Notifica. Destes, 4.085 possuem critérios de coleta para exame laboratorial ou Teste Rápido* e 977 pacientes aguardam resultado laboratorial de exame RT-PCR.


Nova parcela do vale-alimentação estudantil será paga no dia 28

Nova parcela do vale-alimentação estudantil será paga no dia 28
Foto - Divulgação

Os 800 mil estudantes da rede pública estadual baiana vão ter direito, mais uma vez, ao auxílio de R$ 55 do Vale-Alimentação Estudantil. O governador Rui Costa contou a novidade durante o #PapoCorreria, na noite desta quarta-feira (22), e explicou que o pagamento da parcela começará a ser feito pelo Estado já na próxima terça-feira (28). Este é o terceiro pagamento realizado desde o início das medidas de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus. Os estudantes deverão utilizar o valor estritamente para adquirir produtos do gênero alimentício. A compra pode ser feita em qualquer mercado instalado na Bahia. O recurso investido pelo Governo do Estado neste novo pagamento é de R$ 44 milhões, mesma quantia destinada para o repasse das outras duas parcelas já liberadas do benefício, lembrou o governador. “O estudante terá acesso aos R$ 55, que é o valor médio de uma cesta-básica, já no dia 28 de julho, quando a quantia já estará disponível no cartão que cada um dos 800 mil alunos recebeu", afirmou. Rui destacou ainda que o benefício "é uma importante contribuição do ponto de vista social e alimentar e também um grande esforço, já que os R$ 132 milhões envolvidos nas três parcelas não faziam parte do orçamento deste ano e ainda houve uma queda na previsão de arrecadação de R$ 1,8 bilhão para 2020”. 
 


Brumado tem 301 pacientes curados do Novo Coronavírus; 80 estão em tratamento

Brumado tem 301 pacientes curados do Novo Coronavírus; 80 estão em tratamento

Nesta quarta-feira, 22, o município de Brumado registra 384 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 15,52% do total de 2.473 notificações. Entre os diagnósticos: 3 internações, 3 óbitos, 80 pacientes em tratamento e 301 recuperados. No momento, 70 ainda aguardam resultado laboratorial e 889 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município. Importante lembrar que a Secretaria Municipal de Saúde criou um canal de comunicação direto com a população para tirar dúvidas sobre a Covid-19 e atender pessoas que apresentem sintomas característicos. A Central de Informação Covid está disponível de domingo a domingo, de 8h às 20h, através dos telefones: (77) 9.9961-0107; (77) 9.9961-0110; (77) 9.9961-0115; (77) 9.9961-0118; (77) 9.9961-0119; (77) 9.9961-0128; (77) 9.9961-0131e (77) 9.9961-0402. Antes de procurar atendimento, ligue na central e garanta a sua segurança e de todos!


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais