Puxada pelos combustíveis, inflação oficial fecha agosto em 0,87%

Puxada pelos combustíveis, inflação oficial fecha agosto em 0,87% Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou agosto com alta de 0,87%, a maior inflação para o mês desde o ano 2000. Com isso, o indicador acumula altas de 5,67% no ano e de 9,68% nos últimos 12 meses, o maior acumulado desde fevereiro de 2016, quando o índice alcançou 10,36%. Em agosto do ano passado, a variação foi de 0,24%. Os dados foram divulgado hoje (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre os nove grupos e serviços pesquisados pelo instituto, oito subiram em agosto, com destaque para os transportes, com alta de 1,46%, puxado pelos combustíveis. A gasolina subiu 2,80% o etanol 4,50%, gás veicular 2,06% e óleo diesel 1,79%. Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) teve alta de 0,88% em agosto, 0,14 ponto percentual abaixo do resultado de julho, quando a alta foi de 1,02%. No ano, o indicador acumula elevação de 5,94% e em 12 meses chega a 10,42%, acima dos 9,85% observados nos 12 meses anteriores. Em agosto do ano passado, a taxa variou 0,36%. Para o INPC, a principal influência foram dos produtos alimentícios, que subiram 1,29% em agosto, acima de 0,66% observado em julho. Os produtos não alimentícios desacelararam e tiveram alta de 0,75% no mês, após variação positiva de 1,13% em julho.


OMS pede que 3ª dose de vacina seja aplicada só em grupos de risco

OMS pede que 3ª dose de vacina seja aplicada só em grupos de risco Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou aos países com taxas elevadas de vacinação contra a covid-19 que não avancem com uma terceira dose até o fim do ano.O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, explicou que o objetivo é reduzir a desigualdade mundial na distribuição de imunizantes. Em entrevista coletiva na sede da instituição em Genebra, Tedros Adhanom lembrou que não há, a essa altura, evidência de uma terceira dose, com exceção dos grupos de maior risco. O objetivo global da OMS é que cada país vacine pelo menos 10% de sua população até o fim deste mês, 40% até o fim do ano e que 70% da população mundial estejam imunizados até meados do próximo ano. Nessa quarta-feira (8), a Irlanda anunciou que vai avançar com a terceira dose da vacina contra a covid-19 para os idosos.


Presidente do Senado, solução para crise exige diálogo e entendimento entre os Poderes

Presidente do Senado, solução para crise exige diálogo e entendimento entre os Poderes Foto - Divulgação / TV Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou, em pronunciamento nesta quarta-feira (8), que a solução para os problemas do país não está em arroubos antidemocráticos, mas no diálogo, entendimento e respeito entre os Poderes. O pronunciamento de Pacheco fez referência às manifestações ocorridas na terça-feira (7) e veio após declarações consideradas antidemocráticas feitas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Mais uma vez, Pacheco pediu a harmonia entre os três Poderes. Para ele, os brasileiros que foram às ruas e os que ficaram em casa têm um ponto em comum: todos vivem em um país em “crise real de fome e miséria”, com aumento da inflação, diminuição do poder de compra, desemprego, crise energética e crise hídrica, além da pandemia. — É uma crise real que nós vivemos e que nós temos que dar a solução a ela. Essa solução não está no autoritarismo, não está nos arroubos antidemocráticos, não está em questionar a democracia.  A solução está na maturidade política dos poderes constituídos de se entenderem e de buscarem as convergências para aquilo que verdadeiramente interessa aos brasileiros — advertiu o presidente do Senado. Pacheco afirmou que é fundamental para os Poderes  “sentarem à mesa “, se organizarem e se respeitarem, cada um cumprindo seu papel. A harmonia, de acordo com Pacheco, vai significar a solução dos problemas do país e é em busca disso que se deve trabalhar. — Repito: não é com excessos, não é com radicalismo, não é com o extremismo, mas sim com diálogo e com respeito à constituição que nós vamos conseguir resolver os problemas dos brasileiros. É isso que os eles esperam de Brasília e dos poderes constituídos — disse.


Conquista: Polícia prende avô que estuprou as três netas

Conquista: Polícia prende avô que estuprou as três netas Foto - Divulgação

O avô acusado de abusar sexualmente de suas três netas foi preso, nesta quarta-feira (8), por policiais do Núcleo da Criança e do Adolescente da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), de Vitória da Conquista. “Toda a violência sexual sofrida foi relatada pelas meninas, que tem idades entre sete e doze anos. O abusador ainda aliciava os netos, também crianças e adolescentes, passando filmes com teor pornográficos para assistirem, momento em que os estimulavam a manterem relações sexuais com as crianças, presenciando todo o abuso, a fim de satisfazer a sua lascívia sexual”, relatou a presidente do inquérito, delegada Rosilene Correia. O mandado de prisão preventiva, expedido pela Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, foi cumprido na residência do acusado. Ele foi encaminhado para a DT de Vitória da Conquista, onde segue preso à disposição da Justiça. 


Covid-19: melhora taxa de ocupação de leitos de UTI, diz Fiocruz

Covid-19: melhora taxa de ocupação de leitos de UTI, diz Fiocruz Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O cenário de melhora nas taxas de ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para adultos no SUS persiste, com mais de 90% das unidades da Federação e 85% das capitais estando fora da zona de alerta, com taxas menores que 60%. A informação faz parte da edição extraordinária do Boletim Observatório Covid-19 Fiocruz, publicada nesta quarta-feira (8).Segundo o boletim, Roraima é o único estado na zona crítica, com 82% de ocupação, mas encontra-se em situação particular de poucos leitos disponíveis. O Rio de Janeiro apresentou queda no indicador, de 72% para 66% de ocupação, o que agora o coloca na zona de alerta intermediário. De acordo com os pesquisadores da Fiocruz, trata-se de um reflexo da tendência geral de diminuição da incidência de casos graves, internações e mortes por covid-19.


Brasil enfrenta o Peru pelas Eliminatórias da Copa

Brasil enfrenta o Peru pelas Eliminatórias da Copa Foto - Lucas Figueiredo / CBF

A Seleção Brasileira está pronta para mais um desafio! Nesta quinta-feira (9), o Brasil enfrenta o Peru pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022. A bola rola às 21h30 na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE), em jogo que terá transmissão da Rede Globo e do Sportv. Atual líder das Eliminatórias da Copa do Mundo, o Brasil ostenta, até aqui, uma campanha sem igual. São sete vitórias nos primeiros sete jogos, que deixam a Seleção cada vez mais perto de uma vaga no Mundial do Catar. O próximo desafio é contra o Peru, que tem sido um adversário bem frequente nos últimos anos. Só nesse ano, as duas equipes já se enfrentaram em duas oportunidades, pela fase de grupos e pela semifinal da Copa América 2021. Em ambas, o Brasil venceu: 4 a 0 e 1 a 0. Esta será, aliás, a primeira partida "de volta" da Seleção Brasileira nestas Eliminatórias. Na ida, o Brasil derrotou o Peru por 4 a 2 em Lima. Apesar disso, o técnico Tite pregou respeito ao adversário. "Retrospecto não ganha. O grau de dificuldade a gente sabe que tem, a qualidade a gente sabe que tem. A gente vai ter que produzir muito, jogar muito, manter regularidade nos diferentes jogos dentro do próprio jogo. Tem aquele momento em que tu vai ser dominado, mas tem que controlar, grande parte dominando, mas ser efetivo, transformar em gol. A esse contexto todo, estamos atentos", disse Tite.


Bahia recebe mais 222.300 doses de vacinas em duas remessas na manhã desta quinta

Bahia recebe mais 222.300 doses de vacinas em duas remessas na manhã desta quinta Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Uma nova pauta de distribuição de vacinas foi divulgada pelo Ministério da Saúde para esta quinta-feira (9). A previsão é que a primeira carga, com 81.900 doses de Pfizer/BioNTech desembarque na capital baiana por volta das 9h35. Cerca de duas horas depois, às 11h40, devem ser entregues 140.400 doses do imunizante Sinovac/Coronavac. Com estas duas novas remessas, a Bahia chegará ao total de 17.595.718 doses de vacinas recebidas, sendo 6.793.918 da Sinovac/Coronavac; 6.751.580 da Oxford/AstraZeneca; 3.789.120 da Pfizer e 261.100 da Janssen.


Brumado: Caminhoneiros bloqueiam BA-262 e BR-030

Brumado: Caminhoneiros bloqueiam BA-262 e BR-030 Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Na manhã desta quinta-feira (09) os caminhoneiros fecharam a rotatória da BA-262 com a BR-030, em Brumado. O movimento acontece na rotatória da saída para Vitória da Conquista. O objetivo é impedir a passagem de outros caminhões. Apenas cargas perecíveis seguem viagem. Carros, ambulâncias e ônibus também estão liberados. Os caminhoneiros que são a favor do governo do presidente Jair Bolsonaro e contra os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) promovem manifestações e bloqueiam rodovias em todo o país na manhã desta quinta-feira (9).

Brumado: Caminhoneiros bloqueiam BA-262 e BR-030 Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

INFORME PUBLICITÁRIO


Brumado: No Posto Meira, você tem a super troca de óleo

Brumado: No Posto Meira, você tem a super troca de óleo

No Posto Meira, ao adquirir 03 litros de óleo, ganhe o filtro. Tudo isso por R$ 103,00 no cartão e R$ 96,00 a vista. Faça-nos uma visita  e confira as nossas promoções. Av. Cel Santos, bairro São Félix, em Brumado. Telefone: (77) 3441-7851 / 99940-7857.  


Deputado Marquinho Viana leva água para o Povoado de Samambaia, em Barra da Estiva, através de Emenda Impositiva de sua autoria

Deputado Marquinho Viana leva água para o Povoado de Samambaia, em Barra da Estiva, através de Emenda Impositiva de sua autoria Foto - Divulgação

O deputado Marquinho Viana (PSB), recebeu nesta quarta-feira (08), em seu escritório político em Barra da Estiva, o engenheiro da CERB, Tiago, para informar que a obra de implantação do sistema de abastecimento de água do povoado de Samambaia, em Barra da Estiva, será construido pelo Governo do Estado, através de Emenda Impositiva de sua autoria.


Presidente do STF: Corte não aceitará ameaças à sua independência

Presidente do STF: Corte não aceitará ameaças à sua independência Foto - Marcelo Camargo / Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, disse nesta quarta-feira (8) que a Corte não vai aceitar ameaças à sua independência e ao cumprimento de suas decisões. As declarações foram dadas em resposta às falas do presidente Jair Bolsonaro durante as manifestações de 7 de setembro. No início da sessão desta tarde, o presidente do STF leu discurso no qual declarou que críticas institucionais ao trabalho da Corte não se confundem com “narrativas de descredibilização do STF e de seus membros, tal como vem sendo gravemente difundidas pelo chefe da nação”. “Ofender a honra dos ministros, incitar a população a propagar discursos de ódio contra a instituição do Supremo Tribunal Federal e incentivar o descumprimento de decisões judiciais são práticas antidemocráticas, ilícitas e intoleráveis, em respeito ao juramento constitucional que fizemos ao assumirmos uma cadeira na Corte”, afirmou. Fux também declarou que o Supremo não vai aceitar ameaças ao descumprimento de suas decisões. “O Supremo Tribunal Federal também não tolerará ameaças à autoridade de suas decisões. Se o desprezo às decisões judiciais ocorre por iniciativa do chefe de qualquer dos Poderes, essa atitude, além de representar um atentado à democracia, configura crime de responsabilidade, a ser analisado pelo Congresso Nacional", alertou.  O presidente do STF também destacou que as manifestações ocorreram pacificamente e elogiou as forças de segurança por preservarem a ordem. “De norte a sul do país, percebemos que os policiais e demais agentes atuaram conscientes de que a democracia é importante não apenas para si, mas também para seus filhos, que crescerão ao pálio da normalidade institucional que seus pais contribuíram para manter”, disse. 


Ivana defende Fundo de Assistência à menores órfãos da Covid-19

Ivana defende Fundo de Assistência à menores órfãos da Covid-19 Foto - Divulgação

Em busca de assegurar a proteção social às crianças e adolescentes órfãos de pais vítimas da Covid-19, a deputada Ivana Bastos encaminhou indicação ao Governo do Estado, solicitando a criação do Fundo Estadual de Assistência às Crianças e Adolescentes órfãos de pais, mães e/ou responsáveis que tenham falecido em decorrência do vírus. Na solicitação ao governador, a parlamentar justifica dizendo que os efeitos da pandemia não se restringem apenas às mortes e sequelas provocadas pela Covid-19, causando também um grande sofrimento aos brasileiros e brasileiras que choram pelas perdas de seus entes queridos e pelos longos tratamentos. Segundo Ivana Bastos, a situação se agrava para as crianças e adolescentes órfãos em decorrência do vírus. Ivana Bastos sugere que o estado crie um banco de dados dessas crianças e adolescentes para um planejamento coordenado, com linhas de execução delineadas para que haja uma efetividade. “Com os recursos desse Fundo, o estado criará um programa de assistência com o objetivo de atender, de forma emergencial, aos órfãos da Covid-19”, completou. De acordo com a sugestão o público estabelecido seria beneficiado com cuidados psicossociais, entre eles, atendimento psicológico prioritário quinzenal, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); a visitação quinzenal, de assistentes sociais e/ou de médicos da família vinculados às Unidades Básicas de Saúde (UBS) em que a criança ou adolescente já esteja cadastrado, ou em que esteja cadastrada a família que tenha o órfão sob seus cuidados. Além de acompanhamento de conselheiro tutelar. “Acreditamos na sensibilidade do Governo da Bahia para acatar esse pedido que visa amenizar os reflexos sociais da pandemia da Covid-19, reforçando o compromisso do estado em proteger a família e assegurar à criança e ao adolescente os seus direitos”, finalizou Ivana Bastos.


Detran-BA relembra aos condutores sobre validade dos prazos de renovação

Detran-BA relembra aos condutores sobre validade dos prazos de renovação Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) alerta aos condutores com a Carteira de Habilitação (CNH) vencida em 2020 que está em vigor, na Bahia, a portaria do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que determinou novos prazos para a renovação. As  carteiras vencidas desde 1° de fevereiro de 2020 constam na tabela com os novos prazos, divulgada pelo órgão no mês de julho. A portaria 230 do Contran estabeleceu que os portadores de CNH e de Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) vencidas em março, abril e maio de 2020 têm até dia 30 de setembro deste ano para renovar suas habilitações. As vencidas em junho, julho e agosto do ano passado têm até dia 31 de outubro e assim sucessivamente, conforme a tabela que pode ser encontrada no site do Detran-BA (www.detran.ba.gov.br). É importante lembrar que quem teve a CNH vencida em fevereiro de 2020, e continua dirigindo, está cometendo infração gravíssima. As penalidades  previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro incluem desde  a perda de 7 pontos na carteira, multa de R$ 293,47, até retenção do veículo. Para regularizar a situação, é preciso agendar o serviço através do portal (www.sacdigital.ba.gov.br) ou aplicativo SAC Digital.


Últimos dias de inscrição para a monitoria do Programa Mais Estudo

Últimos dias de inscrição para a monitoria do Programa Mais Estudo Foto - Josenildo Almeida / SECBA

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realiza, até sexta-feira (10), a nova seleção para os estudantes que tiverem interesse em participar como monitores de Matemática, Língua Portuguesa e Educação Científica do programa Mais Estudo. O preenchimento das vagas deverá ser feito pelo gestor escolar ou coordenador pedagógico, no Sistema de Gestão do Mais Estudo, através do endereço educacaobahia.com.br, por meio de login e senha pessoal.  Como incentivo à ação de monitoria, os estudantes recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 100 por mês. Serão incluídos, na seleção, os estudantes com resultado nas unidades  letivas I e II do continuum 2020/2021 para o remanejamento entre os componentes e/ou preenchimento das vagas nas unidades escolares, seguindo os critérios já estabelecidos no Edital nº 02/2021. O início da monitoria para os novos monitores será no dia 13 de setembro. A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito, falou sobre a iniciativa de uma nova seleção. “Diante das aulas semipresenciais e após finalizada a terceira unidade letiva, a SEC possibilitará que estudantes ainda não contemplados e com interesse em ingressar no programa Mais Estudo possam ter uma nova oportunidade”. Instituído pela Lei Estadual nº 14.306/2021 e regulamentado pelo Decreto n° 20.258/2021, o Mais Estudo tem o objetivo de apoiar as aprendizagens dos estudantes, por meio de atividades de reforço escolar com alunos monitores nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, além da inserção de ações voltadas à Educação Científica para estudantes do 8° e 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 4ª série do Ensino Médio da rede estadual de ensino. Em 2021, estão sendo ofertadas 52 mil vagas no Programa.


'A Constituição jamais será rasgada', afirma Presidente da Câmara dos Deputados em pronunciamento após ataques de Bolsonaro

'A Constituição jamais será rasgada', afirma Presidente da Câmara dos Deputados em pronunciamento após ataques de Bolsonaro Foto - Divulgação / Câmara dos Deputados

Em pronunciamento feito nesta quarta-feira (8), relativo aos acontecimentos do Sete de Setembro, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que o Parlamento vai ser uma ponte de pacificação entre os Poderes Executivo e Judiciário. Ontem, durante manifestações de apoio ao governo, Bolsonaro afirmou que não iria mais cumprir ordens judiciais do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele defendeu o “enquadramento do ministro”. “É hora de dar um basta a esta escalada, em um infinito looping negativo. Bravatas em redes sociais, vídeos e um eterno palanque deixaram de ser um elemento virtual e passaram a impactar o dia a dia do Brasil de verdade. O Brasil que vê a gasolina chegar a R$ 7 reais, o dólar valorizado em excesso e a redução de expectativas. Uma crise que, infelizmente, é superdimensionada pelas redes sociais, que, apesar de amplificar a democracia, estimula incitações e excessos”, afirmou Lira. Sem citar o presidente Bolsonaro, que defendeu ontem o voto impresso, proposta derrubada pela Câmara no mês passado, Lira afirmou que essa é uma questão superada. “Não posso admitir questionamentos sobre decisões tomadas e superadas – como a do voto impresso. Uma vez definida, vira-se a página. Assim como também vou seguir defendendo o direito dos parlamentares à livre expressão – e a nossa prerrogativa de puni-los internamente se a Casa com sua soberania e independência entender que cruzaram a linha”, disse. Arthur Lira reafirmou o respeito à Constituição e disse que ela “jamais será rasgada”. “O único compromisso inadiável e inquestionável que temos em nosso calendário está marcado para 3 de outubro de 2022. Com as urnas eletrônicas. São nas cabines eleitorais, com sigilo e segurança, que o povo expressa sua soberania”, defendeu Lira. Lira lembrou as ações da Câmara no combate à pandemia e à crise econômica. Segundo ele, o Legislativo não faltou ao povo e vai seguir adiante com as reformas. “A Casa do Povo seguiu adiante com as pautas do Brasil – especialmente as reformas. Nunca faltamos para com os brasileiros. A Câmara não parou diante de crises que só fazem o Brasil perder tempo, perder vidas e perder oportunidades de progredir, de ser mais justo e de construir uma nação melhor para todos", afirmou.


Produção de veículos cresce 0,3% em agosto

Produção de veículos cresce 0,3% em agosto Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A produção de veículos teve aumento de 0,3% em agosto chegando a 164 mil unidades. Já na comparação com agosto de 2020, quando foram produzidas 210 mil unidades, houve queda de 21,9%. No acumulado do ano o setor registrou expansão de 33% com a produção de 1.476,1 mil veículos. Os dados foram divulgados hoje (8), em São Paulo, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que observou o aumento no mês mesmo com as paralisações totais ou parciais de 11 fábricas, por conta da falta de semicondutores.


Brumado: 34ªCIPM participa de palestra com tema 'Violência Contra a Mulher'

Brumado: 34ªCIPM participa de palestra com tema 'Violência Contra a Mulher' Foto - Divulgação / Polícia Militar

Por solicitação do gerente administrativo da Empresa IMI Fabi Talco S/A, Natanael Aganette, foram realizadas duas palestras (em Catiboaba e na Mina de Cabeceiras), para colaboradores da empresa com o tema "Violência Contra a Mulher". A empresa desenvolveu a campanha Agosto Lilás e na oportunidade, a Cabo PM Valdilena foi convidada para abordar o tema. “Esse tipo de ação educativa aspira fomentar uma convergência social que abrace a prevenção da violência doméstica e familiar contra as mulheres como algo inerente à dignidade da pessoa humana”, disse a policial militar.


Moradores de Rio do Antônio, passam a contar com serviço de coleta e tratamento de esgoto

Moradores de Rio do Antônio, passam a contar com serviço de coleta e tratamento de esgoto Foto - Divulgação / Polícia Militar

Os moradores da sede municipal de Rio do Antônio, município localizado no centro-sul baiano, passaram a contar com serviço de coleta e tratamento de esgoto graças à implantação de sistema de esgotamento sanitário (SES) realizada pela Embasa. O empreendimento beneficia mais de 3.500 pessoas e tem capacidade para atender 80% das áreas ocupadas da sede municipal, com a gradativa instalação dos pontos de ligação dos imóveis à rede pública coletora implantada. A Embasa investiu, com recursos próprios e financiados pela Caixa/FGTS, R$ 10,1 milhões na obra do SES de Rio do Antônio. O sistema atualmente está atendendo os imóveis dos bairros Xavier, Estação, e parte dos imóveis dos bairros da Subestação, Lagoa do Barro, Umbuzeiro e centro da cidade. As intervenções programadas nessa área para aumentar o número de ligações na rede pública de esgoto vão contribuir para a despoluição do rio do Antônio, afluente do rio de Contas, e da Lagoa do Cunha, ambos localizados no perímetro urbano do município. O SES implantado pela Embasa inclui 20.000 metros de rede coletora, 4 estações elevatórias, 2.700 metros de linha de recalque (tubulação que transporta efluente bombeado), 1 estação de tratamento de esgotos, 1 emissário de 1.500 metros, além de 3.300 metros de ramais prediais (tubulação onde é feita a ligação da rede interna do imóvel à rede pública). De acordo com Newton Cotrim, gerente de obras da Embasa, mesmo com o SES já concluído e em operação, foi providenciada uma contratação complementar, já em fase de conclusão, para, entre outros serviços, executar mais 3.340 metros de redes coletoras e 145 metros de ramais prediais. Nessa etapa, ocorre a complementação da obra nos bairros da Subestação, Lagoa do Barro, Umbuzeiro e no centro da cidade, além de atendimento ao bairro Alto da Lagoa.


Brumado: Conseg assina termo de doação e anuncia a ampliação do sistema de Vídeo Monitoramento

Brumado: Conseg assina termo de doação e anuncia a ampliação do sistema de Vídeo Monitoramento Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Na última sexta-feira (03), o presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), Glauber Bacelar, esteve em reunião com representantes da empresa Comércio e Transporte de Brumado (COMTRASIL) para assinatura do contrato de prestação de serviços  de rede e provedor para atender a central de videomonitoramento comunitária. Na ocasião foi realizada a apresentação do projeto de videomonitoramento implantado pelo Conseg desde 2018, que desde então atende ao CICOM (Centro de Integrado de Comunicação). A parceria com a empresa COMTRASIL ampliará o número de câmeras no município e passará a monitorar os postos rodoviários da 2º CIPRV- Brumado (Companhia Independente de Polícia Rodoviária); a previsão que até ao final do mês de setembro 22 câmeras passam a operar a favor da segurança da comunidade.

Brumado: Conseg assina termo de doação e anuncia a ampliação do sistema de Vídeo Monitoramento Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

 “É mais uma grande conquista do Conseg para comunidade, ampliando o sistema é mais segurança para todos, gostaria de agradecer e em tempo parabenizar aos Diretores da COMTRASIL pelo comprometimento da empresa em servir a comunidade, além de manter o serviço em funcionamento não mediu  esforços para ampliá-ló”, destacou Bacelar. A reunião contou com a participação dos diretores da COMTRASIL, Fábio Luiz Sousa e Thales Souza;  comandante da 2º CIPRV- Brumado, Major PM Leila Gonçalves; e  coordenador do CICOM- Brumado, Capitão Pm Felipe Barcellos.  O projeto demostrada o quanto iniciativas como esta podem contribuir a favor da comunidade, unindo ações do setor público e privado para melhoria da segurança pública.


Brumado segue sem internações por Covid-19

Brumado segue sem internações por Covid-19

Nesta terça (07), Brumado registrou 9.788 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 0 internações, 197 óbitos, 127 em recuperação e 9.464 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.


Cerimônia no Palácio do Alvorada celebra o Sete de Setembro

Cerimônia no Palácio do Alvorada celebra o Sete de Setembro Foto - Divulgação / PR

No dia em que o Brasil comemorou 199 anos de sua independência de Portugal, a Bandeira Nacional flamulou no céu de Brasília. Um dos principais símbolos nacionais chegou de paraquedas até a Praça das Bandeiras, no Palácio da Alvorada, para ser hasteada na cerimônia do Sete de Setembro. O Presidente Jair Bolsonaro fez o percurso do Palácio da Alvorada até o local de hasteamento da Bandeira Nacional no tradicional Rolls-Royce, acompanhado de crianças. Na direção do veículo estava o tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet. A escolta foi feita pela Cavalaria dos Dragões da Independência. De um avião da Força Aérea, 18 paraquedistas saltaram e pousaram em frente ao Alvorada. Das mãos de uma paraquedista, o Presidente Jair Bolsonaro recebeu a Bandeira que foi hasteada. Enquanto a Bandeira Nacional ganhava o ponto mais alto do hasteamento, a Banda do Cerimonial do Batalhão da Guarda Presidencial executava o Hino Nacional e o Hino da Independência. A Salva de Gala de 21 tiros de canhão também fez parte desse roteiro. Logo depois foi a hora do Esquadrão de Demonstração Aérea da Fab imprimir no céu, a três mil metros do solo, a inscrição em fumaça “Ordem e Progresso”. A Marinha fez a demonstração de um exercício militar com uso de helicóptero e veículos anfíbios, que cortaram o Lago Paranoá, na capital federal. O encerramento da cerimônia foi com os tradicionais aviões A-29 Super Tucano, da Esquadrilha da Fumaça, que realizaram acrobacias e muito rastro de fumaça no céu.


Bahia: Carga de soja avaliada em R$ 138 mil é recuperada

Bahia: Carga de soja avaliada em R$ 138 mil é recuperada Foto - Divulgação / Polícia Civil

Policiais da Delegacia Territorial (DT) de Itapetinga recuperaram e apreenderam na segunda-feira (6), um caminhão bi-trem carregado com 50 toneladas de soja, roubado na cidade de Rafael Jambeiro, no domingo (5). A carga é avaliada em R$ 138 mil. “O caminhão foi levado por três homens armados as margens da BR 242 em Rafael Jambeiro. Os criminosos renderam o motorista e deixaram ele amarrado no local. Fomos informados que o caminhão tinha passado por Itapetinga com destino à BR-101, em diligência conseguimos localizar”, disse o titular da DT de Itapetinga, delegado Irineu Alves Andrade. O caminhão estava aberto e recém abandonado. “Possivelmente os criminosos perceberam a aproximação dos policiais e abandonaram o caminhão e a carga. Ainda estamos tentando localizar os envolvidos na nossa região”, ressaltou. O caminhão foi levado para o pátio da DT, onde foi periciado e devolvido ao proprietário. 

INFORME PUBLICITÁRIO


Confira as ofertas da Quarta Econômica do Disbahia Supermercado

Confira as ofertas da Quarta Econômica do Disbahia Supermercado

Hoje (08) é dia de fazer economia no Disbahia Supermercado. Venha conferir nossas promoções na "Quarta Econômica". Disbahia Supermercado, Rua Tenente Amarílio da Silva Leite, 260, Bairro das Flores. Fone: 77 3441-3070. Filiado a Rede 7 de supermercados.

Confira as ofertas da Quarta Econômica do Disbahia Supermercado
Confira as ofertas da Quarta Econômica do Disbahia Supermercado