Livramento: Homem é detido acusado de tráfico de drogas no bairro Taquari

Livramento: Homem é detido acusado de tráfico de drogas no bairro Taquari Foto - Divulgação / CAESG

Na noite dessa segunda-feira (09), ao efetuar rondas pelo bairro Taquari, em Livramento de Nossa Senhora, a Polícia Militar verificou a movimentação de um indivíduo em atitude suspeita. Dada a voz de abordagem, o mesmo tentou evadir pulando um muro, no entanto, foi contido pela guarnição, além de resistir à abordagem, foi encontrado sob sua posse, 7 papelotes de maconha; 10 trouxinhas de cocaína, 02 celulares (1 motorola e 1 lenovo) e material plástico usado para acondicionamento e comercialização de drogas. Após isso, um transeunte informou que o indivíduo tentou pular o muro da própria residência, sendo então realizada buscas no local, onde foi encontrado o restante da droga. O detido e o material recolhido foram apresentados na delegacia de Brumado para as medidas cabíveis.


Com goleada, Vitória vence pela primeira vez fora de casa

Com goleada, Vitória vence pela primeira vez fora de casa Foto - Rui Santos / Paraná Clube

Soberano, o Vitória goleou o Paraná por 4 a 1 na noite desta terça-feira (1º) no Estádio Durival de Britto, em Curitiba (PR), em jogo válido pela 6ª rodada do returno do Brasileirão da Série B. Léo Ceará foi o artilheiro da noite com dois gols e alcançou 10 na competição. Vico e Jean (contra) completaram o placar, descontando Vitinho para o clube paranaense. Foi o primeiro triunfo do Vitória fora de casa na competição. Também o segundo consecutivo e sob o comando do técnico interino, Rodrigo Chagas, do time sub-20. Com a goleada, o Vitória soma 32 pontos e subiu para a 14ª colocação, estando oito pontos atrás do Juventude (RS), último do G-4. O próximo compromisso do Vitória será contra o Confiança, sexta-feira (4), às 19h15, no Estádio Manoel Barradas, em Salvador (BA).


Governo prorroga até 17 de dezembro decreto que proíbe aulas na Bahia

Governo prorroga até 17 de dezembro decreto que proíbe aulas na Bahia Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

As aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada seguem suspensas em toda a Bahia. O Governo do Estado decidiu prorrogar até 17 de dezembro o decreto nº 19.586, que venceria nesta quarta-feira (2).
O decreto também proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como shows, eventos religiosos, feiras, apresentações circenses, eventos científicos e passeatas. A prorrogação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (2).


Covid-19: plano nacional de vacinação terá quatro fases

Covid-19: plano nacional de vacinação terá quatro fases Foto - Dado Ruvic / Reuters

O plano nacional de vacinação contra a covid-19 terá quatro fases. Em cada etapa serão atendidos determinados tipos de públicos, escolhidos a partir do risco da evolução para quadros graves diante da infecção, da exposição ao vírus e de aspectos epidemiológicos da manifestação da pandemia no país. A proposta preliminar foi discutida em reunião realizada hoje (1º) com a participação do Ministério da Saúde e outras instituições, como a Fundação Oswaldo Cruz, o Instituto Butantan, o Instituto Tecnológico do Paraná e conselhos nacionais de secretários estaduais (Conass) e municipais (Conasems) de saúde. A primeira fase terá como prioridade trabalhadores de saúde, pessoas de 75 anos ou mais e idosos em instituições de longa permanência (como asilos), bem como povos indígenas. Na segunda fase a imunização será focada nos idosos de 60 a 74 anos. Pacientes a partir de 60 anos são considerados grupo de risco pelo risco maior da contaminação evoluir para uma morte. Na terceira fase estarão pessoas com comorbidades, condições médicas que também favorecem um agravamento do quadro a partir da covid-19. Entre as doenças crônicas incluídas neste grupo estão as cardiopatias e doenças renais crônicas. A quarta fase vai focar em professores, forças de segurança, trabalhadores do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. O conjunto destes segmentos soma 109,5 milhões de pessoas, que deverão receber, cada um, duas doses. No comunicado do Ministério sobre a reunião não há informações sobre o restante da população. O Brasil já firmou acordo para compra de 100,4 milhões de doses com o consórcio Oxford/Astrazeneca e 42,5 milhões no âmbito do grupo Covax Facility, que reúne governos e empresas de diversos países. De acordo com o ministério, o planejamento apresentado pode sofrer alterações no decorrer dos debates sobre o esforço de imunização contra a covid-19. Os representantes da pasta informaram durante a reunião que estão negociando a aquisição de mais seringas e agulhas. O órgão está providenciando a aquisição de 300 milhões de seringas no mercado nacional e 40 milhões no internacional. O Ministério da Saúde manteve reunião nas últimas semanas com outros grupos desenvolvendo vacinas, como Pfizer e Biontech (EUA e Alemanha), Instituto Gamaleya (Rússia), Baharat Biontech (covaxin). Governo estaduais firmaram parcerias próprias, como o de São Paulo com Sinovac para a Coronavac e os governos do Paraná e da Bahia com o Instituto Gamaleya para a Sputinik V, mas não houve anúncio de planos específicos. Nenhuma destas vacinas obteve ainda a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).  


Brumado registra 8 casos da Covid-19 em 24h

Brumado registra 8 casos da Covid-19 em 24h

Nestaterça-feira (1ª), Brumado registrou 2.993 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. São 9.422 notificações. Entre os diagnósticos: 05 internações, 40 óbitos, 200 pacientes em tratamento e 2.753 recuperados. No momento, 236 ainda aguardam resultado laboratorial e 5.187 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.


Evento na INB Caetité nesta terça (1°) marca Retomada da Produção de Urânio no Brasil

Evento na INB Caetité nesta terça (1°) marca Retomada da Produção de Urânio no Brasil Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Com a inauguração de uma nova mina, na Bahia, o Brasil retomou, depois de cinco anos, a produção de urânio. O anúncio ocorreu em cerimônia nesta terça-feira (1º), na Unidade de Concentração de Urânio das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), no município de Caetité, e contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Durante o evento, foi feita uma detonação, simbolizando o início da lavra a céu aberto na Mina do Engenho. “Trata-se de uma determinação do Presidente Jair Bolsonaro. Uma conquista para a INB e também para o país. Representa um fator importante para a geração de empregos e recursos para a região sudoeste da Bahia”, enfatiza o ministro Bento Albuquerque.

Evento na INB Caetité nesta terça (1°) marca Retomada da Produção de Urânio no Brasil Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Segundo o Ministério de Minas e Energia, numa primeira etapa, a nova unidade tem capacidade para produzir 260 toneladas de concentrado de urânio por ano. Mas a expectativa é que, até 2025, esteja produzindo 1.400 toneladas de concentrado de urânio; e, até 2030, 2.400 toneladas anualmente, pois existe o planejamento de entrada de outra mina em operação, em Santa Quitéria, no Ceará. “Essa retomada é a primeira fase para consolidar a nossa proposta de tornar o Brasil autossuficiente e um exportador de urânio”, acrescenta o ministro de Minas e Energia.

Evento na INB Caetité nesta terça (1°) marca Retomada da Produção de Urânio no Brasil Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

No Brasil, segundo o assistente para Governança do Setor Nuclear, do Ministério de Minas e Energia, Eduardo Grand Court, o urânio é utilizado, basicamente, para a produção de energia, dentro de usinas nucleares, e para a propulsão nuclear de submarinos. Ele destacou a importância da retomada do urânio para o país. “Nós temos hoje duas usinas em operação, Angra 1 e Angra 2. A retomada da produção de urânio vai permitir que a INB continue fabricando elemento combustível e garanta que as usinas continuem gerando energia. Nós temos hoje, em Angra 2, uma geração de 1.305 Megawatts; e, em Angra 1, 640 Megawatts. Ou seja, 30% da energia do Rio de Janeiro é fornecida por essas usinas. Então, a importância está, em um dos pontos, na região do Rio de Janeiro ser abastecida; e a outra, na estabilidade do sistema interligado. As usinas em operação garantem também a estabilidade da região Sudeste, que é um centro de carga que distribui para o Brasil todo”, explica Grand Court.


Habilitações vencidas em 2020 terão um ano a mais de validade

Habilitações vencidas em 2020 terão um ano a mais de validade Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Está em vigor, a partir de hoje (1º), a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que restabelece os prazos para a regularização das carteiras nacionais de Habilitação (CNHs) vencidas. Segundo a nova resolução, os documentos de habilitação vencidos em 2020 ganharam mais um ano de validade. Com isso, a renovação das CNHs vencidas em 2020 ocorrerá de forma gradual, de acordo com um cronograma estabelecido no documento. A medida inclui também a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) e a Permissão Para Dirigir (PPD), documento provisório utilizado no primeiro ano de habilitação do condutor. Pelo texto, a renovação ocorrerá com base no mês de vencimento do documento. Ainda de acordo com a resolução, para fins de fiscalização, qualquer documento de habilitação vencido em 2020 deve ser aceito até o último dia do mês correspondente em 2021. A medida, publicada no último dia 24, revogou uma portaria publicada em março pelo órgão, que suspendeu os prazos para a renovação das CNHs, aplicação de multas, transferência de veículo, registro e licenciamento de veículo novo, entre outros, em razão da pandemia do novo coronavírus.


Brumado: Câmara de Vereadores constitui Comissão de Transmissão de Governo Legislativo

Brumado: Câmara de Vereadores constitui Comissão de Transmissão de Governo Legislativo Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Por meio da portaria n.º 083/2020, de 01 de dezembro de 2020, a Câmara de Vereadores de Brumado constitui a Comissão de Transmissão de Governo no âmbito da Câmara Municipal de Brumado. O documento determina a Resolução nº 1.311/2012 do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia – TCM/BA e ainda, a necessidade de propiciar todos os meios para que a futura administração do Legislativo brumadense não sofra solução de continuidade dos serviços públicos. A Comissão de Transmissão de Governo no âmbito da Câmara Municipal de Brumado, será composta pelos servidores I – Adriana Ribeiro da Silva Coqueiro – Chefe do Controle Interno II – Jackeline Lima Novais Cruz – Chefe de Divisão, responsável pelo setor contábil III – Salete Viana Nogueira – Chefe de Divisão. A comissão ora constituída será presidida por Adriana da Silva Ribeiro Coqueiro, chefe do Controle Interno, que adotará todas as providências necessárias para obter as informações dos diversos setores do Legislativo Municipal, visando ao cumprimento do que determina a Resolução 1.311/2012/TCMBA. 


Livramento confirma o 6° óbito por Coronavírus

Livramento confirma o 6° óbito por Coronavírus Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Por meio de Boletim Epidemiológico, a Secretaria Municipal de Saúde de Livramento de Nossa Senhora confirmou o 6° óbito por Coronavírus. São atualmente 717 casos confirmados de Covid-19, sendo 06 óbitos. São 160 casos suspeitos monitorados, 57 em tratamento e 650 curados. No total são 3050 casos notificados.


SEC divulga lista dos selecionados do Programa Universidade para Todos

SEC divulga lista dos selecionados do Programa Universidade para Todos Foto - Geraldo Carvalho

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) divulgou, nesta terça-feira (1º), o resultado da seleção para o Programa Universidade para Todos (UPT). O nome dos classificados está disponível no Portal da Educação. O candidato contemplado efetuará sua matrícula de 03 a 07 de dezembro, exclusivamente on-line, em plataforma específica adotada por cada universidade parceira (UNEB, UESC, UESB, UEFS e UFRB). Esse ano foram ofertadas 12.105 vagas, totalizando 17.232 inscritos, nos 27 Territórios de Identidade da Bahia. No ato da matrícula on-line o candidato contemplado preencherá uma ficha contendo informações pessoais e escolares, um termo de compromisso atestando a veracidade das informações e cadastrará uma senha pessoal e intransferível. No retorno às atividades na modalidade híbrida (tempo casa/tempo escola), o estudante irá fazer a comprovação com a apresentação dos documentos, constantes no Edital SEC/CEPEE 011/2020.


UNEB retoma cronograma de matrículas (2ª e 3ª chamadas) do Vestibular UNEB 2020 a partir de 07/12

UNEB retoma cronograma de matrículas (2ª e 3ª chamadas) do Vestibular UNEB 2020 a partir de 07/12 Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

 A UNEB divulga a retomada das convocatórias para validação documental (acesso pelo Sistema de Cotas) e para efetivação de matrículas dos candidatos classificados em processos seletivos para cursos de graduação da instituição. Assim, a universidade convoca aprovados, em segunda e terceira chamadas, do Vestibular UNEB, para ingresso no primeiro período de 2020. Os convocados devem realizar, entre os dias 7 e 15 de dezembro, o envio online da documentação solicitada pelo Edital de Matrícula, conforme prevê o novo cronograma (veja detalhes sobre a validação documental). Após recomendações da Resolução Nº 1.423/2020, do Conselho Universitário (Consu), instância máxima deliberativa da instituição, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) da UNEB realizou adaptações procedimentais, frente ao estado de calamidade pública causado pela pandemia da Covid-19, para a garantia dos direitos dos candidatos aprovados. 


Anvisa inicia inspeção de fabricação de vacinas na China

Anvisa inicia inspeção de fabricação de vacinas na China Foto - Dado Ruvic / Reuters

Uma equipe de inspetores, designados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já está na China em missão para vistoriar as empresas Sinovac e Wuxi Biologics, envolvidas nas pesquisas de vacinas contra a covid-19. A viagem será até 11 de dezembro. Ontem (30), no primeiro dia de inspeção, eles verificaram as  práticas de fabricação da vacina CoronaVac, da Sinovac, que está em fase de testes no Brasil, em parceria com o Instituto Butantan. Caso seja eficaz, o órgão passará a fabricar a vacina com os insumos da Sinovac e, posteriormente, com insumos próprios. Foram analisados os pontos do sistema de gestão da qualidade farmacêutica da empresa, como o gerenciamento de risco, gerenciamento de documentos e plano mestre de validação, além dos requisitos técnicos dos bancos de sementes e celulares (partículas virais e células hospedeiras utilizadas na fabricação da vacina). 


Barra da Estiva: Irmão de vereadora e cunhado de vice-prefeito morre em grave acidente na BA-142

Barra da Estiva: Irmão de vereadora e cunhado de vice-prefeito morre em grave acidente na BA-142 Foto - Reprodução / WhatsApp

Na noite dessa segunda-feira (30), Antônio Barbosa Gonçalves, 33 anos, familiar de políticos da cidade de Barra da Estiva: filho do ex-vereador Afrânio Gonçalves, irmão da vereadora Simone Martins e cunhado do vice-prefeito Son Martins morreu em grave acidente na “Ladeira dos Miranda”, em Barra da Estiva, trecho na saída para Ituaçu. Segundo informações do site Vinny Publicidade, ele conduzia um veículo Ford Fiesta, quando capotou o automóvel várias vezes. Não há informações sobre a causa do acidente. Ele chegou a ser socorrido, mas chegou ao Hospital Suzi Zanfretta sem vida. 


Dezembro terá fenômeno astronômico que não ocorre desde a Idade Média

Dezembro terá fenômeno astronômico que não ocorre desde a Idade Média Foto - Divulgação / Nasa

Um fenômeno astronômico que não acontece desde a Idade Média poderá ser observado no dia 21 de dezembro, logo após o pôr do Sol: a proximidade entre Júpiter e Saturno fará com que esses dois corpos celestes pareçam um planeta duplo. A proximidade entre os dois planetas já está ocorrendo e, entre os dias 16 e 25 de dezembro, a percepção será de que eles estarão separados por menos do que um diâmetro de lua cheia. “Na noite de maior aproximação, em 21 de dezembro, eles se parecerão com um planeta duplo, separados por apenas um quinto do diâmetro da lua cheia”, explica o astrônomo da Rice University, Patrick Hartigan. Embora as melhores condições de visualização sejam próximas ao Equador, o fenômeno poderá ser observado em qualquer lugar da Terra, se o clima permitir. Hartigan explica que a dupla planetária aparecerá baixo no céu ocidental por cerca de uma hora após o pôr do sol todas as noites. “Para a maioria dos observadores do telescópio, cada planeta e várias de suas maiores luas estarão visíveis no mesmo campo de naquela noite”, acrescentou.


Deputado Marquinho Viana lembra da necessidade de prevenção ao HIV

Deputado Marquinho Viana lembra da necessidade de prevenção ao HIV Foto - Divulgação

Assim como acontece com o Outubro Rosa, sobre o câncer de mama, e Novembro Azul, sobre o câncer de próstata, o Dezembro Vermelho tem como objetivo chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência e proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. Por isso, previna-se, ainda é o melhor remédio.


Tanhaçu: Motociclista morre em acidente na BA-026, em Sussuarana

Tanhaçu: Motociclista morre em acidente na BA-026, em Sussuarana Foto - Reprodução / WhatsApp

Um acidente de trânsito foi registrado na noite do último domingo (29) na BA-026, no distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, a 74 km de Brumado. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), um homem de 33 anos morreu após colidir a motocicleta que conduzia contra um automóvel  Chevrolet/Ônix.  Com o impacto, o carro pegou fogo no local do acidente. O corpo da vítima fatal foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), em Vitória da Conquista para ser necropsiado.

 


Conta de luz terá aumento a partir desta terça-feira (1º)

Conta de luz terá aumento a partir desta terça-feira (1º) Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A partir desta terça-feira, 1º de dezembro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) retomará o sistema de bandeiras tarifárias.  O mecanismo havia sido suspenso em maio devido à pandemia do novo coronavírus, e a agência havia acionado a bandeira verde, sem cobrança de taxa extra, até o fim deste ano. A agência informou que as condições atuais não permitem mais manter a bandeira verde acionada. Por isso, as tarifas terão bandeira vermelha em seu segundo patamar, com uma taxa extra de R$ 6,243 a cada 100 kWh. O diretor Efrain Pereira da Cruz mencionou "afluências críticas" nos principais reservatórios do País, no Sudeste e Centro-Oeste, além do Sul, e deterioração nos meses de outubro e novembro. Isso levou ao acionamento de termelétricas, o que pressionou o custo de geração de energia no País diante de uma "oferta adversa". Ele reforçou ainda que o preço da energia no mercado de curto prazo (PLD) está no teto em todos os submercados. Ele disse ainda que o Custo Marginal da Operação (CMO) da próxima semana operativa (de 28 de novembro a 4 de dezembro) foi estabelecido em R$ 744,43/MWh em todos os submercados do País, o maior do ano.


46ª CIPM-Livramento realiza Operação ‘Fim de ano em Paz’

46ª CIPM-Livramento realiza Operação ‘Fim de ano em Paz’ Foto - Divulgação / Polícia Militar / 46ª CIPM

Na manhã desta segunda-feira (30), a 46ª CIPM lançou a Operação ”Fim de Ano em Paz”, cujo objetivo é a intensificação do policiamento ostensivo durante o final de ano, na área comercial dos 09 municípios de responsabilidade da CIPM. A Operação “Fim de Ano em Paz” se pauta na ação do policiamento ostensivo, na prevenção e combate às ações delituosas como: furtos e roubos a pessoas e veículos, extorsões, arrombamentos e vias de fato, os quais, comprovadamente costumam acontecer nos finais de ano, quando há uma maior circulação de pessoas, de bens vendidos e comprados, de serviços  e de dinheiro na área comercial dos municípios. Entre os motivos que ensejam esse momento de maior preocupação com o policiamento na área comercial estão: a visitação de pessoas aos seus familiares no fim de ano, o recebimento do 13º salário e a euforia de pessoas durante as compras que as transformam em vulneráveis e desatentas, tornando-as possíveis vítimas desses delitos. A partir da segunda semana de dezembro até o dia 31/12, o policiamento da 46ª CIPM será fortalecido com patrulhamento em viaturas e motocicletas, além do policiamento a pé, principalmente nos dias de maior movimento comercial e feiras livres, onde em alguns municípios acontecem as segundas-feiras e sextas-feiras, sendo a maioria aos sábados. O planejamento dessa operação trabalha em consonância aos objetivos estratégicos da Instituição, promovidos pelo Comando Geral da PMBA, na busca e manutenção da gestão de qualidade, promovendo ações que fortalecem a manutenção da segurança e ordem pública. O lançamento da Operação nesta segunda-feira contou com a presença de autoridades públicas e representantes do comércio dos municípios de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Rio de Contas e Jussiape.

 


Barra da Estiva tem 77 pacientes ativos com a Covid-19

Barra da Estiva tem 77 pacientes ativos com a Covid-19 Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Em Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde de Barra da Estiva informou que o município registra 283 casos de Covid-19, sendo 205 curados. São 77 casos ativos, 117 em investigação, 1457 descartados e 1857 notificados.


Junta de Serviço Militar 018 – Brumado-BA, informa sobre o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR)

Junta de Serviço Militar 018 – Brumado-BA, informa sobre o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR) Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Se Você prestou Serviço Militar ou passou pra reserva nos últimos cinco anos, é hora de reencontrar os amigos no Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR). Procure um Quartel ou Junta de Serviço Militar, com seu Certificado de Reservista, de 09 a 16 de dezembro, ou atualize seus dados via EXARNET, de 1º de dezembro a 31 de janeiro.  Empregador, colabore para que os funcionários cumpram o seu dever, é o serviço da cidadania. Ministério da Defesa - Pátria Amada Brasil. Lembrando que, se estiver em atraso com a apresentação do EXAR, compareça à Junta de Serviço Militar para atualização. É de suma importância estar em dia com as obrigações Militares.


Rotary Club de Brumado promoverá Bingo Beneficente em prol da Apae e projetos humanitários

Rotary Club de Brumado promoverá Bingo Beneficente em prol da Apae e projetos humanitários

O Rotary Club de Brumado realizará, por meio de transmissão ao vivo pelo Youtube e mídias sociais, Bingo Beneficente em prol da Apae e projetos humanitários. O 1º prêmio é um Nono Gol 1.0 0KM, 2º prêmio R$ 5.000 e 3º prêmio R$ 5.000. A cartela custa R$ 100 e o bingo será realizado no dia 13 de dezembro, a partir das 10h, a ser realizado na sede do Rotary Club de Brumado.


Brumado registra 20 novos casos da Covid-19 nas últimas 24h

Brumado registra 20 novos casos da Covid-19 nas últimas 24h

Nesta segunda-feira (30), Brumado registrou 2.985 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. São 9.313 notificações. Entre os diagnósticos: 04 internações, 40 óbitos, 221 pacientes em tratamento e 2.724 recuperados. No momento, 196 ainda aguardam resultado laboratorial e 5.146 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.