Chega ao Brasil lote com mais de 1 milhão de vacinas da Pfizer

Chega ao Brasil lote com mais de 1 milhão de vacinas da Pfizer Foto - Dado Ruvic / Reuters

A Pfizer desembarcou, na noite de terça-feira (20), 1,05 milhão de doses de sua vacina no Brasil. Este é o 24º lote do imunizante entregue ao Brasil. Nesta quarta-feira (21), outra carga com a mesma quantidade de doses da vacina chega no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo. O voo UPS410 decolou nesta quarta-feira (21), às 11h05 - no fuso horário local (por volta de 12h no fuso horário brasileiro) do Aeroporto Internacional de Miami, nos Estados Unidos, com 1,05 milhão de doses da vacinas ComiRNAty contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech. A previsão de aterrissagem no Aeroporto de Viracopos é 19h43.  Até o momento, foram produzidas mais de 1,2 bilhão de doses da vacina Pfizer-BioNTech Covid-19. Em todo o mundo, já foram enviadas mais de 860 milhões de doses para mais de 100 países. Este será o 24º lote do imunizante entregue ao Brasil.


Barreiras: Três PMs e dois empresários são os alvos presos em Operação Bandeirantes

Barreiras: Três PMs e dois empresários são os alvos presos em Operação Bandeirantes Foto - Divulgação / SSP-BA

Deflagrada na manhã  desta quarta-feira  (21), pelo Departamento  de Polícia do Interior (Depin) da Polícia Civil  da Bahia, a Operação  Bandeirantes cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão  contra suspeitos de envolvimento na morte do empresário Paulo Grendene no Oeste Baiano. "Essa é  mais uma ação  para cumprimento de prisões, que visa retirar de circulação envolvidos nessa prática criminosa. A intenção da operação  também  é  conseguir provas e informações de outros possíveis envolvidos”, disse a diretora do Depin, delegada Rogéria Araújo. Também  participam da operação  policiais da Superintendência de Inteligência  da Secretaria da Segurança Pública (SSP), Corregedoria Geral da SSP (Coger-SSP), Assessoria Executiva de Operações de Polícia Judiciária  (AEXPJ), Coordenação  de Operações  Especiais (COE), Departamento  de Homicídios  e Proteção  a Pessoa (DHPP), Departamento de Inteligência  Policial (DIP) e o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) do Ministério Público  Estadual. 


Covid-19 – Gestantes não devem receber vacinas diferentes

Covid-19 – Gestantes não devem receber vacinas diferentes Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

As mulheres que já têm mais de 45 dias de parida devem se vacinar com a segunda dose do mesmo imunizante que tomaram ainda gestantes. Esta é a posição do Plano Nacional de Imunizações e é a recomendação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, enquanto não há estudos conclusivos acerca da eficácia e possíveis consequências da intercambialidade entre vacinas de laboratórios e tecnologias diferentes. Se a primeira dose tiver sido feita com a vacina da AstraZeneca, as mulheres devem aguardar o prazo pós parto de 45 dias para completar o esquema vacinal. A imunização com vacinas da Oxford/AstraZeneca e Janssen-Cilag, de composição com vetor viral, para vacinação das gestantes e puérperas a partir de 18 anos continua suspensa. Para este público, a vacinação deverá ser realizada com as vacinas dos fabricantes Sinovac/Butantan e Pfizer/Wyeth. A vacinação poderá ser realizada em qualquer trimestre da gestação e deve ser avaliada individualmente por cada paciente junto ao seu médico, para avaliação da relação risco-benefício. “As gestantes e puérperas tem risco aumentado para complicações obstétricas decorrentes da Covid-19, tais como parto prematuro e óbito fetal”, explica Tereza Paim, médica neonatologista e subsecretária da Saúde do estado da Bahia.


Covid-19: média de mortes no país atinge menor nível desde fevereiro

Covid-19: média de mortes no país atinge menor nível desde fevereiro Foto - Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O número de mortes diárias por covid-19 no país, segundo a média móvel de sete dias, divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, chegou ontem (20) a 1.192. Esse é o menor patamar desde 27 de fevereiro, quando houve uma média de 1.178 óbitos. De acordo com os dados da Fiocruz, as mortes também registraram quedas de 23,5% em relação a duas semanas antes e de 42,2% na comparação com um mês atrás. A média de ontem está abaixo da metade do pico da pandemia anotado em 12 de abril deste ano, quando os óbitos diários atingiram 3.124. Apesar disso, ainda se encontra acima do número mais alto observado em 2020 (1.097 em 25 de julho daquele ano). O número de casos, também segundo a média móvel de sete dias, chegou a 38.206 ontem, o menor nível desde 6 de janeiro (36.376). Foram observados recuos de 21,7% em relação a 14 dias antes e 48,1% na comparação com um mês atrás. A média móvel de sete dias é calculada pela Fiocruz através da soma dos registros do dia em questão com os seis dias anteriores e da divisão do resultado por sete.


Rio do Antônio: Irmãos entram em vias de fato por causa de herança

Rio do Antônio: Irmãos entram em vias de fato por causa de herança Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Na tarde desta terça-feira (20), a guarnição da Polícia Militar (34ª CIPM) lotada no município de Rio do Antônio foi acionada para averiguar uma ocorrência envolvendo dois irmãos. De imediato, os militares se deslocaram até a Avenida Aulino Silva, no centro da cidade, e confirmaram a veracidade da denúncia. Conforme relato de um dos envolvidos, um senhor de 69 anos, o desentendimento que culminou em vias de fato, ocorreu devido à necessidade de assinatura em um documento fruto de herança. A guarnição local empreendeu rondas e diligências com o intuído de localizar o suposto autor da agressão, um senhor de 65 anos. Porém, até o momento, o agressor não foi localizado. Diante do ocorrido, a vítima foi orientada a formalizar a denúncia através de um boletim de ocorrência na Delegacia local para que sejam adotadas as medidas cabíveis.


Clube Social de Brumado realiza obra de modernização da área da piscina

Clube Social de Brumado realiza obra de modernização da área da piscina Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Diretoria Administrativa está executando no Clube Social de Brumado a obra de modernização da área da piscina. A obra foi iniciada em maio e está em andamento, com modernização  aprovada pelo Conselho Deliberativo. A expectativa é que a obra seja concluída até o final do ano. Estão sendo construídos quiosques, bares, o piso de toda a área será renovado, instalação de som ambiente e um palco.

Clube Social de Brumado realiza obra de modernização da área da piscina Foto - Divulgação

"Foi uma promessa de campanha da diretoria, os sócios ansiavam a muito tempo pela modernização do nosso principal cartão postal que é a área da piscina. Termos um Clube Social ainda mais bonito", disseram os diretores.


Brumado: Xl Conferência Municipal de Assistência Social será realizada no dia 12 de agosto

Brumado: Xl Conferência Municipal de Assistência Social será realizada no dia 12 de agosto

Por meio do decreto Nº 5.535 de 16 de julho de 2021 , a Prefeitura Municipal de Brumado dispõe sobre â convocação da Xl Conferência Municipal de Assistência Social. A conferência  será realizada no dia 12 de agosto, tendo com tema “ Assistência  Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.


Prefeitura de Brumado desativa Cemitério Senhor do Bonfim

Prefeitura de Brumado desativa Cemitério Senhor do Bonfim Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Prefeitura Municipal de Brumado, considerando a atual estrutura física, onde se apresenta localizado o Cemitério Senhor do Bonfim, inadequada para realizações de sepultamento e serviços funerários e também que não há mais capacidade para a realização de novos sepultamentos no local do referido cemitério, decretou a desativação do Cemitério Senhor do Bonfim, localizado na Rua Dr. Guilherme Dias, n° 90, Centro. Deste modo, está proibida a realização de novos sepultamentos no local.


Governo convoca 51 aprovados no concurso da Polícia Civil

Governo convoca 51 aprovados no concurso da Polícia Civil Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O Governo do Estado publica nesta quarta-feira (21) a convocação de 51 candidatos aprovados em concurso público para a Polícia Civil baiana, conforme anunciou o governador Rui Costa, nesta terça-feira (20), no Papo Correria. O grupo deve se apresentar para a entrega da documentação e dos exames pré-adminssionais, como exigência para ingresso na função de investigador de polícia. Ao todo, serão duas publicações - ambas disponíveis para consulta no Diário Oficial do Estado (DOE) e no Portal do Servidor – com orientações sobre data, hora e local da apresentação, além da lista dos itens exigidos em edital. Para a delegada-geral Heloísa Campos de Brito, a convocação é mais uma conquista da sociedade, que terá mais policiais servindo na sua proteção. "Também é uma conquista de todos que se esforçaram para integrar esta instituição. Desejo boas vindas aos nomeados", afirmou. A última convocação para a corporação ocorreu em abril de 2021. No último ano, a área de segurança pública passou a contar com 237 novos profissionais, entre delegados, investigadores e escrivães.


Deputado Marquinho Viana participa de audiência na Conder com prefeitos de Rio de Contas e de Ituaçu

Deputado Marquinho Viana participa de audiência na Conder com prefeitos de Rio de Contas e de Ituaçu Foto - Divulgação

O deputado Marquinho Viana (PSB), participou de uma audiência nesta terça-feira (20.07), na Conder, acompanhado pelo prefeito de Rio de Contas, Dr. Cristiano, pelo presidente da Câmara, vereador Marinaldo, pelo vereador Bado, e também pelo prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito. No encontro com o presidente da Conder, José Trindade, foram informados de que os convênios de requalificação da entrada de Rio de Contas e a pavimentação asfáltica em Ituaçu, já estão na área técnica, finalizando as análises para elaboração dos termos.


Rui anuncia novas convocações de professores e coordenadores pedagógicos do Concurso público da Educação

Rui anuncia novas convocações de professores e coordenadores pedagógicos do Concurso público da Educação Foto - Divulgação

O Governo do Estado publica, nesta quarta-feira (21), a convocação de 117 candidatos aprovados no concurso para a rede estadual de ensino, conforme anunciou o governador Rui Costa, nesta terça-feira (20), no Papo Correria. Deste quantitativo, 95 são para professor e 22 para coordenador pedagógico. Com estas convocações de final de lista, o Estado ultrapassa o número de 3.759 vagas ofertadas, no certame lançado em 2017, sob organização da Fundação Carlos Chagas (FCC). A lista dos convocados estará disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) e também no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br). “Estamos chamando aqueles que pediram a convocação do final da lista e aqueles residuais. Com isso, nós vamos encerrar e zerar esse concurso. Além disso, eu autorizei, para os professores que solicitaram a elevação da carga horária, passando de 20 para 40 horas, dentro do regramento e da lei existente", declarou Rui. A superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Educação do Estado, Rosário Muricy, falou sobre a importância destas novas convocações. “Acima de tudo, estas nomeações representam o compromisso do Governo do Estado com a carreira do magistério público estadual. Com estas novas convocações, teremos novos professores e coordenadores pedagógicos efetivos na rede estadual de ensino, que qualificam ainda mais a educação pública na rede estadual de ensino, tendo estabilidade no emprego e a possibilidade de progredir na carreira”, afirmou.


Bahia registra 654 novos casos de Covid-19 e mais 54 óbitos pela doença

Bahia registra 654 novos casos de Covid-19 e mais 54 óbitos pela doença

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 654 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%) e 1.923 recuperados (+0,2%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (20) também registra 54 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.175.267 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.141.106 já são considerados recuperados, 8.857 encontram-se ativos e 25.304 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.411.917 de casos descartados e 229.951 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça. Na Bahia, 51.231 profissionais de saúde foram confirmados para Covid-19. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 25.304, representando uma letalidade de 2,15%. Dentre os óbitos, 55,75% ocorreram no sexo masculino e 44,25% no sexo feminino.

INFORME PUBLICITÁRIO


Confira as ofertas da Quarta Econômica do Disbahia Supermercado

Confira as ofertas da Quarta Econômica do Disbahia Supermercado

Hoje (21) é dia de fazer economia no Disbahia Supermercado. Venha conferir nossas promoções na "Quarta Econômica". Disbahia Supermercado, Rua Tenente Amarílio da Silva Leite, 260, Bairro das Flores. Fone: 77 3441-3070. Filiado a Rede 7 de supermercados.

Confira as ofertas da Quarta Econômica do Disbahia Supermercado

5 a 0: Brasil goleia a China em estreia nos Jogos Olímpicos

5 a 0: Brasil goleia a China em estreia nos Jogos Olímpicos Foto - Sam Robles / CBF

Na manhã desta quarta-feira (21), a Seleção Feminina goleou a China por 5 a 0, no Estádio de Miyagi, e começou com o pé direito a corrida pelo sonho dourado nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Marta (x2), Debinha, Andressa Alves e Bia Zaneratto marcaram os gols do triunfo brasileiro na primeira rodada do Grupo F dos Jogos Olímpicos.


Ministro da Educação defende retorno das aulas presenciais

Ministro da Educação defende retorno das aulas presenciais Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, defendeu nesta terça-feira (20) o retorno dos estudantes às aulas presenciais nas escolas. Ribeiro fez um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV e afirmou que a medida não pode ser mais adiada. “Quero conclamá-los ao retorno às aulas presenciais. O Brasil não pode continuar com as escolas fechadas, gerando impactos negativos neste e nas futuras gerações”, disse. O ministro citou ainda que estudos de organismos internacionais mostram que o fechamento de escolas provoca consequências devastadoras para os alunos, como perda de aprendizagem, do progresso do conhecimento e o aumento do abandono escolar. “Vários países retornaram às aulas presenciais ainda em 2020, quando sequer havia previsão de vacinação. O uso de álcool-gel, a utilização de máscaras e o distanciamento social são medidas que o mundo está utilizando com sucesso”, comentou. Segundo o ministro, a decisão sobre o fechamento e abertura das escolas não é do governo federal e o retorno pode ser feito com restrições sanitárias nas instituições de ensino básico e superior. O ministro disse que a pasta investiu mais de R$ 1,7 bilhão para o enfrentamento da covid-19 nas escolas públicas. “O Ministério da Educação não pode determinar o retorno presencial da aulas, caso contrário, eu já teria determinado”, afirmou. Ribeiro também disse que solicitou ao Ministério da Saúde a priorização de todos os profissionais da educação básica na vacinação contra a covid-19. 


Brumado registra 23 casos da Covid-19 em 24h

Brumado registra 23 casos da Covid-19 em 24h

Nesta terça-feira (20), Brumado registrou 9.405 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 07 internações, 188 óbitos, 191 em recuperação e 9.026 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.


Kezinha Produções realiza 7ª Live Show da Alegria dia 08 de agosto

Kezinha Produções realiza 7ª Live Show da Alegria dia 08 de agosto

No próximo domingo (08), às 16h, acontece a 7ª Live Show da Alegria, especial em homenagem ao Dia dos Pais. Durante a live haverá show de prêmios para os papais que ligarem ao vivo e participação dos artistas mirins: Sandro Júnior e Tainá Freitas. Se inscreva no canal Kezinha Produções https://www.youtube.com/channel/ucxzejna_auhwgp1ymstw8fq “Estamos pertinho de alcançar os tão sonhados mil inscritos, nos ajude compartilhando com seus amigos para aqueles que já são inscritos em nosso canal o muito obrigado”, disse Kezinha Produções.


Encontro em Jequié vai discutir ações em benefício dos municípios do traçado da Fiol e BR-030

Encontro em Jequié vai discutir ações em benefício dos municípios do traçado da Fiol e BR-030 Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Com o objetivo de planejar ações nos municípios que serão beneficiados pelo traçado da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e da BR-030 será realizado um encontro na próxima sexta-feira (23), promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento (Seplan). Presencial, o evento ocorrerá às 14h, no Hotel Gran Terrara, em Jequié, e contará com a presença do vice-governador João Leão, secretário do Planejamento. Na pauta, serão discutidos questões estruturantes das duas obras, como a continuidade da obra da linha 2 da Fiol, trecho Caetité-Barreiras; a apresentação das ações e necessidades dos municípios do traçado da Fiol 1 e 2 e da BR-030; a importância da retomada das obras da BR-030, que liga Marau à Cocos. Os encaminhamentos e pleitos serão enviados ao Ministério de Infraestrutura. O traçado da Fiol passará pelos seguintes municípios: Aracatu, Aurelino Leal, Barreiras, Boa Nova, Bom Jesus da Lapa, Bom Jesus da Serra, Brumado, Caetanos, Caetité, Carinhanha, Cocos, Coribe, Correntina, Dário Meira, Feira da Mata, Gongogi, Guanambi, Ibiassucê, Ilhéus, Itagi, Itagibá, Jaborandi, Jequié, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora, Luiz Eduardo Magalhães, Malhada, Manoel Vitorino, Maraú, Mirante, Palmas de Monte Alto, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Santa Maria da Vitória, São Desidério, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Tanhaçu, Ubaitaba e Uruçuca. Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a participação no evento é exclusiva para os prefeitos e prefeitas, sem acompanhante, em cumprimento ao Decreto Estadual 20.585/2021, o qual define 100 pessoas como público máximo participante, com utilização de máscara, álcool 70% e distanciamento mínimo de 1,5m. 


Resultado da primeira etapa do Prouni já está disponível

Resultado da primeira etapa do Prouni já está disponível Foto - Agência Brasil

O resultado da primeira etapa do Programa Universidade para Todos (Prouni) já está disponível, desde a manhã desta terça-feira (20), no site gov.br, plataforma do governo federal que reúne, em um só lugar, serviços para o cidadão e informações sobre a atuação de todas as áreas do governo. Caso o estudante não seja cadastrado, basta criar a conta. No site é possível conhecer a lista de pré-selecionados e ver a listagem, em ordem alfabética, em cada curso, que é única e compreende pré-selecionados em ampla concorrência e ações afirmativas, segundo o Ministério da Educação. Os estudantes convocados terão de hoje a 28 de julho para comprovar as informações. O resultado da segunda chamada está marcado para 3 de agosto, com a comprovação de dados no período de 3 a 11 de agosto. Haverá ainda lista de espera no período de 17 a 18 de agosto. O resultado deve sair no dia 20 de agosto e a entrega de documentos ficará para o período de 23 a 27 de agosto. As inscrições para o Prouni do segundo semestre terminaram na sexta-feira (16). Ao todo estão sendo ofertadas 134.329 bolsas, sendo 69.482 integrais e 64.847 parciais, para 10.821 cursos em 952 instituições de ensino superior da rede privada. 


Covid-19: Brumado vacina profissionais da educação com 18 e mais

Covid-19: Brumado vacina profissionais da educação com 18 e mais Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O sistema de senhas eletrônicas para vacinação contra Covid-19 estará disponível a partir das 17h desta terça-feira (20), apenas para o seguinte grupo prioritário: 18 anos e mais (Profissionais da Educação) que serão vacinados nesta quarta-feira, 21, no CMEAS. A senha eletrônica poderá ser solicitada pelo WhatsApp: 77 99872-7025.


Jussiape receberá grandes investimentos garantidos pelo governador Rui Costa

Jussiape receberá grandes investimentos garantidos pelo governador Rui Costa Foto - Divulgação

“Ontem levamos diretamente ao governador Rui Costa as demandas prioritárias do município de Jussiape e recebemos diversas autorizações de obras e investimentos que, com certeza, atenderão os anseios dos moradores”, afirmou a deputada Ivana Bastos, após reunião, na última segunda-feira (19), com o governador e o prefeito da cidade, Dr. Éder. Nessa importante reunião, foi autorizada por Rui Costa a ampliação da Casa de Farinha, na comunidade de São José, que beneficiará em torno de 250 famílias, fortalecendo assim a agricultura familiar. Vale destacar que a Companhia de Ação Regional (CAR) já realizou um estudo de viabilidade e deu parecer favorável para a ampliação. Ainda para melhor infraestrutura da cidade, também foi liberada a celebração de um convênio para a realização das obras de pavimentação e drenagem superficial no distrito de Caraguataí, no valor de mais de R$ 700 mil, em tramitação na Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder). O chefe do executivo também autorizou a disponibilização de recursos para realização da obra de urbanização e construção da ciclovia na entrada da cidade. Um investimento de mais de R$ 550 mil. A saúde ganhou reforço com a liberação de equipamentos hospitalares, tais como reveladora digital de aparelho Raio-X, centrífuga basculante e 25 aparelhos de ar-condicionado para climatização e melhor estrutura da Casa de Saúde Ana Medrado Luz, que encontra-se atualmente reformada. “Queremos garantir condições ideais no atendimento aos pacientes”, afirmou a deputada. Outras demandas autorizadas pelo governador foram: a implantação da iluminação para o Estádio Municipal Ordelange Novais Pereira; uma quadra poliesportiva coberta no Colégio Estadual Horácio de Matos e dois ônibus escolares para transporte de alunos da zona rural. “Os nossos pleitos foram atendidos pelo governador e são conquistas importantes que fortalecem a infraestrutura e educação. Em nome de todos que confiam na nossa administração, o nosso agradecimento à guerreira e amiga, deputada Ivana Bastos, e ao governador Rui Costa, trabalhando por uma Jussiape cada vez melhor”, ressaltou o prefeito. Já a deputada agradeceu ao Governo da Bahia e reafirmou que o mandato está à disposição da cidade, no sentido de fortalecer ainda mais o trabalho para assegurar obras e benefícios para Jussiape. “Agradeço ao governador pelo pronto atendimento e saio desta reunião com grandes expectativas para a concretização dos pleitos. Agora, vamos correr nos órgãos para que os investimentos cheguem com brevidade ao município. Jussiape tem estado presente em nosso mandato, e seguirei na luta em prol da população, em parceria com o grupo político de Dr. Éder”, concluiu Ivana Bastos.


Pesquisa: ACM Neto lidera com intenções de voto para o governo da Bahia

Pesquisa: ACM Neto lidera com intenções de voto para o governo da Bahia Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O instituto Real Time Big Data realizou em 79 cidades, a pedidos da Record TV Itapoan nova pesquisa de intenção de votos para a disputa do governo do Bahia. De acordo com o levantamento, na Pesquisa Estimulada, quando os nomes são apresentados, ocorre o seguinte resultado: ACM Neto (DEM) - 41%, Jaques Wagner (PT) - 27%, João Roma (Republicanos) - 4%, e Hilton Coelho - 2%. A pesquisa também levou em consideração o apoio de possíveis candidatos a presidência da República. Nesse quesito o maior crescimento é de João Roma (Republicanos), colado ao nome de Jair Bolsonaro (sem partido). Nessa dividida quem perde os votos é ACM Neto: ACM Neto (DEM) com apoio de Ciro Gomes (PDT) - 35%, Jaques Wagner (PT) com o apoio de Lula (PT) - 29%, João Roma (Republicanos) com apoio de Bolsonaro - 15%, e Hilton Coelho (PSOL) com apoio de Boulos (PSOL) - 2%.


Deputado Marquinho Viana parabeniza Ibicoara 59 anos de emancipação política

Deputado Marquinho Viana parabeniza Ibicoara 59 anos de emancipação política

Nesta terça-feira (20), o Deputado Marquinho Viana parabenizou o município de Ibicoara pelos 59 anos de emancipação política. “O aniversário de uma cidade é muito mais do que um marco na vida de cada cidadão, é sim, uma página que viramos para conquistar novos sonhos, novas realizações e continuar reescrevendo a história. Aniversários são anos que refletem a permanência de algo que dura. Por isso, com orgulho, devemos comemorar o aniversário de Ibicoara”, disse o parlamentar.


Ensino Médio da rede estadual inicia aulas semipresenciais na segunda-feira (26) e o Ensino Fundamental no dia 9 de agosto

Ensino Médio da rede estadual inicia aulas semipresenciais na segunda-feira (26) e o Ensino Fundamental no dia 9 de agosto

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (20), a portaria que estabelece orientações gerais e dispõe sobre o retorno híbrido das atividades letivas, na rede estadual de ensino. A portaria institui a segunda fase do ano letivo de forma híbrida, a partir da próxima segunda-feira (26); recomenda a observância de protocolos de biossegurança para o enfrentamento da pandemia da Covid-19; e estabelece a volta para as escolas de forma escalonada. De acordo com a portaria, neste primeiro momento, no dia 26 de julho, só devem ir para as aulas semipresenciais na escola apenas os alunos do Ensino Médio das diferentes ofertas e modalidades. Para as demais etapas, incluindo o Fundamental nas suas diferentes modalidades e ofertas, o início das aulas sempresenciais será no dia 9 de agosto e, até esta data, esses alunos continuam com as atividades do ensino remoto.

Para todas as situações, a realização das atividades letivas fica condicionada à ocupação máxima de 50% da capacidade de cada sala de aula e à observância aos protocolos sanitários. Cada turma de estudantes será dividida em duas, sendo uma turma formada por alunos cujo nome próprio seja iniciado por letra constante do grupo de letras de “A” a “I” e a outra turma formada por alunos cujo nome próprio seja iniciado por letra constante do grupo de letras de “J” a “Z”. A unidade escolar poderá fazer o ajuste relacionado a esta escala conforme a realidade de cada turma e em função de outro critério que a unidade escolar considere relevante.

A unidade escolar implementará a mesma organização de aulas programadas para as rotinas regulares, de modo que, a cada dia, metade da quantidade de alunos de uma turma participará das atividades de maneira presencial e a outra metade desenvolverá atividades de maneira não presencial, em sistema de alternância diária e com igual carga horária.

Quanto à alternância, ela ocorrerá entre os dias da semana e entre as semanas. Assim, na semana 1, metade da turma irá na segunda, quarta e sexta e a outra metade, terça, quinta e sábado. Na semana 2, os dias serão invertidos e quem foi na segunda, quarta e sexta-feira irá na terça, quinta e sábado, e o contrário. Essa alternância assegura que todos os estudantes tenham aulas presenciais de todos os componentes curriculares.

Caberá a cada Núcleo Territorial de Educação (NTE) validar a escala do retorno híbrido definida por cada unidade escolar, bem como efetuar o devido e respectivo acompanhamento. A escala do retorno híbrido deverá ser rigorosamente efetivada por cada unidade escolar, a fim de que nenhum aluno seja desassistido, respeitando-se o revezamento, sendo de absoluta importância o controle interno da frequência do aluno.

A alternância das atividades é exclusiva dos estudantes. Os professores lecionarão nas turmas e nos horários definidos na programação e não modificarão os citados horários, exceto em função da inclusão dos sábados letivos, quando haverá atividades presenciais e remotas, conforme a escala do retorno híbrido descrita na portaria.

CONTINUE LENDO