Participe do projeto 'Somos todos APAE Brumado!'

Participe do projeto 'Somos todos APAE Brumado!' Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Em parceria com novos voluntários, a APAE está empreendendo para viver melhor. A “Nossa Lojinha” é um exemplo criado com doações das lojas e pessoas físicas brumadenses, sempre no intuito de melhorar o atendimento dos assistidos da entidade. “Venham conhecer a Lojinha, ela é nossa!. Tem roupas novas e outros artigos de muita qualidade. Precinhos e atendimento vip. Uma comissão foi formada por voluntários e servidores da instituição para coordenar os aspectos organizacionais e financeiros da Lojinha. Venham nos visitar. Ficamos próximo do Detran na Rua Auta Leite, 328 Bairro Santa Teresa”, informou a direção da unidade.


PIB do agronegócio baiano cresce 8,5% no segundo trimestre de 2021

PIB do agronegócio baiano cresce 8,5% no segundo trimestre de 2021 Foto - Aiba

O PIB do agronegócio baiano, calculado e divulgado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) nesta terça-feira (14), registrou crescimento de 8,5% no segundo trimestre de 2021 na comparação com o segundo trimestre de 2020. Mais uma vez, os resultados mostram a importância do segmento para a economia baiana. O índice do PIB do agronegócio foi superior ao crescimento observado para o conjunto da economia baiana que, no mesmo período, apontou avanço de 6,7%. “O agronegócio é composto pelo setor de insumos para produção agrícola e pecuária, pela produção agropecuária, indústria de produtos agro e também transportes e comercialização dos produtos”, explica o diretor de Estatísticas da SEI, Armando de Castro. Ele acrescenta que, em valores monetários, o agronegócio baiano totalizou R$ 33,8 bilhões, correspondendo a 35% de toda a economia baiana no segundo trimestre. No segundo trimestre, todos os subsegmentos do agronegócio registraram expansão com destaque para a agroindústria e a própria produção agrícola. Entre as culturas que mais contribuíram para o bom desempenho do agronegócio baiano, destacam-se: a produção física de soja com crescimento de 12,6%; banana com crescimento de 3,4%; uva (15,3%) e batata (93,5%). Por outro lado, as culturas de milho, feijão, algodão, mandioca e tomate têm registrado queda na produção física.


Estudantes concluintes do Ensino Médio de 2020 realizam exames de certificação da CPA

Estudantes concluintes do Ensino Médio de 2020 realizam exames de certificação da CPA

Os estudantes do Ensino Médio concluintes de 2020 da rede estadual de ensino já estão realizando os exames de certificação por meio das Comissão Permanente de Avaliação (CPA). As provas, que começaram a ser aplicadas em quatro fases, no dia 6 de setembro, seguem até o dia 28 de outubro, conforme o calendário divulgado através da Portaria SEC nº 1142/2021, publicada no Diário Oficial, e que pode ser conferido no endereço https://bit.ly/2Uxdrhn. As provas estão sendo realizadas nas unidades escolares certificadoras, as quais as CPAs estão vinculadas (ver lista no anexo III da portaria no endereço https://bit.ly/2Uxdrhn ) e devidamente autorizadas pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). Os candidatos inscritos no mês de março de 2020, cuja aplicação do exame foi suspensa em virtude da pandemia da Covid-19, já realizaram os exames de certificação entre os dias 9 de agosto a 3 de setembro. A estudante Ana Caroline Pinho, 20, 3º ano, do Colégio Estadual Eduardo Bahiana, em Salvador, realizou, nesta segunda-feira (13), a prova da área de linguagem, no Colégio Estadual Governador Roberto Santos. As provas das demais áreas serão aplicadas ao longo da semana. “Esta é uma boa oportunidade de finalizar os meus estudos e receber o certificado de conclusão, pois muitas empresas exigem este documento no momento da contratação e eu estou em busca de emprego. Gostei muito da avaliação de hoje”, afirmou.


Pacheco devolve MP que dificultava retirada de conteúdo da internet Fonte: Agência Senado

Pacheco devolve MP que dificultava retirada de conteúdo da internet   Fonte: Agência Senado Foto - Jefferson Rudy / Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, confirmou que devolveu ao Executivo a Medida Provisória (MP) 1068/2021, que limitava a remoção de conteúdos publicados nas redes sociais. Com a decisão de Pacheco, as regras previstas na MP deixam de valer e não serão analisadas pelo Congresso Nacional. Ele disse considerar que as previsões da MP são contrárias à Constituição de 1988 e às leis, caracterizando exercício abusivo do Executivo, além de trazer insegurança jurídica. — Há situações em que a mera edição de Medida Provisória é suficiente para atingir a funcionalidade da atividade legiferante do Congresso Nacional e o ordenamento jurídico brasileiro – apontou Pacheco, durante a ordem do dia desta terça-feira (14). De acordo com o presidente Pacheco, a MP traz dispositivos que atingem o processo eleitoral e afetam o uso de redes sociais. Ele destacou que parte da matéria já é tratada no PL 2630/2020, que visa instituir a Lei Brasileira de Liberdade e Transparência na Internet. A matéria já foi aprovada no Senado, em junho do ano passado, e agora está em análise na Câmara dos Deputados. A MP cria novas regras para a moderação de conteúdos nas redes sociais, estabelecendo garantias aos usuários e dificultando a remoção de publicações ou a suspensão de contas. Um dos pontos mais polêmicos é a necessidade de sempre haver justa causa e motivação para que ocorra cancelamento ou suspensão de funcionalidades de contas ou perfis nas redes sociais pelas plataformas ou provedores. A previsão, em tese, dificultaria a remoção de informações falsas da internet.


Projeto de Lei propõe isentar de Imposto de Renda a remuneração de professores de todos os níveis

Projeto de Lei propõe isentar de Imposto de Renda a remuneração de professores de todos os níveis Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Um projeto de lei do senador Sérgio Petecão (PSD-AC) propõe isentar de Imposto de Renda (IR) a remuneração de professores de todos os níveis. O parlamentar espera que a medida contribua para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) para a valorização salarial desses profissionais. Ele argumenta que a solução para o problema educacional brasileiro passa pela intervenção pública, e cabe ao poder público instrumentalizar mecanismos incentivadores de adesão ao magistério. O Projeto de Lei 3.018/2021 modifica a legislação do IR (Lei 7.713, de 1988) acrescentando à lista de isenções o salário de professores na educação infantil, fundamental, média e superior, desde que em efetivo exercício. De acordo com a justificativa do projeto, seguiriam sujeitos a tributação as remunerações e rendimentos gerados por outras atividades. O senador sublinha que o piso salarial do magistério está acima da faixa de isenção do IR, de modo que mesmo os professores do ensino fundamental estão sujeitos ao recolhimento do imposto. “Nossa ideia é beneficiar os professores ora em efetivo exercício e incentivar o maior número possível de pessoas a migrar para o magistério”, explica Petecão.


Casos ativos da Covid-19 em Brumado baixam para 93

Casos ativos da Covid-19 em Brumado baixam para 93

Nesta terça-feira (14), Brumado registrou 9.814 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 0 internações, 197 óbitos, 93 em recuperação e 9.524 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.


Ivana Bastos cumpre agenda de trabalho por municípios baianos

Ivana Bastos cumpre agenda de trabalho por municípios baianos Foto - Divulgação

Nos últimos dias 10, 11 e 12, a deputada Ivana Bastos cumpriu agenda de trabalho pelos municípios de Contendas do Sincorá, Rio do Antônio, Jacaraci, Piripá, Caetité e Tanque Novo. Nas localidades, a parlamentar se reuniu com lideranças para tratar de prioridades com o objetivo de buscar apoio dos órgãos de governo para atender os anseios da população. Contendas de Sincorá: No município, a parlamentar foi recepcionada pela prefeita Margareth Pina e todo o grupo político para colocar em pauta novas demandas da cidade. Participaram da reunião, o vice-prefeito Roberto Menezes, os secretários de Administração e Finanças, Newton Ribeiro; Agricultura, Adalberto Oliveira; Educação, Leonara Ribeiro; Saúde, Luciene Alves; Assistência Social, Ely Ribeiro; e de Obras, Jorge. Estiveram presentes também os vereadores João, Cledson, Evanildo Isaias, João Daniel; além do assessor Jurídico, Eduardo, o engenheiro Civil Mateus, a contadora Noely Lopes, e o diretor da Câmara, Lamar Reis. Na oportunidade, a parlamentar reforçou o compromisso de seguir junto à gestora municipal e o grupo político para colaborar na construção de uma nova história no município, marcada pelo desenvolvimento e mais qualidade de vida. Rio do Antônio: No município, Ivana Bastos esteve reunida com o líder local, Antônio Lima, para ouvir demandas e pautar prioridades. Participaram do encontro os vereadores; Gilberto Guimarães (Galego de Zé Alves), André Berkovitz Soares e Manoel da Noca de Guajerú, o ex-candidato a prefeito de Rio do Antônio, Nelson Antônio Soares, o ex-prefeito de Rio do Antônio, Deca. O encontro contou ainda com a participação de Elizângela Porto e familiares lideranças de Guajerú; Salvador Aguiar, Nilmarques Novais (Mega), Zelito (Ibitira) e Carlúcio Carvalho, a esposa do vereador Galego, Celi Guimarães, além de demais representantes de Rio do Antônio e Guajerú. Jacaraci: Na cidade, a parlamentar esteve no distrito de Irundiara para um encontro com a vice-prefeita, Cleulete Fernandes, e o líder comunitário, Airton Dias, o representante do grupo teatral voluntário Tontos do Sertão e Manoelito Paixão. “Ao lado desse grupo forte e preocupado com o desenvolvimento de Jacaraci, o nosso mandato tem somado forças para lutar pelo progresso da cidade”, expressou Ivana Bastos. Piripá: Na cidade, Ivana Bastos esteve reunida com o líder local, Toni Ribeiro, e representantes da cidade, a exemplo do candidato a prefeito, Adriano, e os vereadores Lucas e Miranda. Caetité: A visita ao município foi marcada com uma produtiva reunião no distrito de Caldeiras. Para Ivana Bastos, o encontro é extremamente importante para ouvir as demandas e seguir com o trabalho do mandato em prol do desenvolvimento das comunidades. Tanque Novo: A agenda de trabalho foi encerrada no município de Tanque Novo. Na cidade, Ivana Bastos foi recepcionada pelo ex-prefeito Vanderlei Cardoso para uma produtiva reunião. O encontro contou também com as presenças do ex-prefeito Juca, os vereadores Juscélia, Alex Mucambo, Nilton professor e Zinho Branco. “Saímos com novas demandas que iremos batalhar junto aos órgãos de governo, para cada vez mais assegurar obras e serviços e mais qualidade de vida aos moradores”, finalizou Ivana Bastos.


Leilão virtual do Detran-BA disponibiliza 491 lotes de veículos conservados e sucatas

Leilão virtual do Detran-BA disponibiliza 491 lotes de veículos conservados e sucatas Foto - Divulgação / Detran-BA

Um novo leilão virtual de veículos e sucatas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) será realizado no dia 27 deste mês, e acontece através do site da RJ Leilões (www.rjleiloes.com.br) . No total, são 491 lotes que estão nos pátios de Salvador, Feira de Santana e Jequié. O público já pode acessar o site do leiloeiro para dar lances em sucatas destinadas à reciclagem e também em veículos conservados, que estão aptos para voltar à circulação, sem restrições policiais ou judiciais e desvinculados de qualquer pendência legal ou financeira. Entre os carros, um Citroen C4 Pallas 2011/2012 localizado em Feira de Santana e um Peugeot 207 Passion 2011/2012, em Jequié, ambos com lance inicial de R$ 3 mil. Destaque também para uma moto Honda XRE 300, ano 2010, localizada em Salvador, com lance iniciado em R$ 900. Interessados podem realizar a visitação prévia dos lotes, para conhecer e examinar os bens, nos cinco dias úteis que antecedem o leilão, das 9h às 12h e das 14h às 17h, nos pátios indicados no edital. Todos os bens disponíveis e seus lances mínimos podem ser consultados no Edital nº 11/2021, no site do Detran-BA (www.detran.ba.gov.br), na aba Leilões.


Produção de motocicletas cresce 30,2% em agosto

Produção de motocicletas cresce 30,2% em agosto Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A produção de motocicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM) chegou a 123.722 unidades em agosto, o que representa 30,2% a mais do que em julho, quando foram produzidas 95.025 unidades. O número é também 25,8% maior na comparação com o mesmo mês do ano passado (98.358 unidades). Esse foi o segundo melhor resultado do ano, ficando atrás apenas de março, quando saíram das linhas de montagem 125.556 motocicletas. Os dados foram divulgados hoje (13) pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). No acumulado do ano foram fabricadas 787.610 motocicletas, alta de 33,8% na comparação com o mesmo período de 2020 (588.495 unidades). Segundo a entidade, esse é o melhor resultado para os oito primeiros meses do ano, desde 2015 quando a produção totalizou 913.972 motocicletas.


Carnaval pode ser planejado em 3 meses, diz prefeito de Salvador

Carnaval pode ser planejado em 3 meses, diz prefeito de Salvador Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Durante o lançamento da Carteira Digital de Vacinação no Teatro Gregório de Mattos, nesta terça-feira (14), o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), disse ser possível o Carnaval 2022 ser planejado dentro de três meses. "A Prefeitura tem condições de realizar (o Carnaval), em 3 meses ele está planejado. A gente já tem o know how, expertise, já realizamos oito carnavais consecutivos, mas tem todo o trade, todo o segmento cultural de entretenimento. Eles não têm condições de se organizar se não tiver um tempo mínimo, então nós vamos discutir como será esse Carnaval e se será possível", disse. Empresários do setor de entretenimento garantem que já existe um planejamento para a folia e plano B para caso ela não aconteça no formato tradicional. 


Brumado: Vereador Beto Bonelly indica ações em benefício da comunidade brumadense

Brumado: Vereador Beto Bonelly indica ações em benefício da comunidade brumadense Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O vereador Beto Bonelly (PSB) trouxe para a Câmara de Vereadores de Brumado uma ideia executada no município de Guanambi, que se trata de um contêiner de lixo próprio para os restaurantes e bares, que deve ser instalado na zona franca municipal de Brumado, situada na praça da prefeitura. A ideia - matriz na cidade de Guanambi -  consiste na entrega de uma chave para cada empresário ter acesso ao contêiner e este ser utilizado unicamente para o depósito de lixo dos bares e restaurantes. “O lixo depositado nos fins de expediente atrai os animais de rua que rasgam as sacolas e sujam o local, exalando um odor desagradável. Instalando um contêiner para o depósito de lixo, trará mais conforto para o local”, disse o vereador. O vereador ainda disse que essa instalação de contêiner poderá reduzir a quantidade de animais na Praça da Prefeitura, facilitando, portanto, o trânsito local. Outra indicação do vereador seria o aumento dos tanques de água da zona rural do município de Brumado, pois segundo ele “nossa região geográfica é seca e o poder público deve ajudar os agricultores locais. O município vem enfrentando altas temperaturas e o homem e mulher do campo acabam sofrendo, pois, com a falta de água, as plantações podem se perder totalmente, causando um enorme prejuízo para quem vive da terra. Inicialmente a cobrança seria apenas para uma localidade, contudo, a situação da seca vem afetando todos os locais, o que justifica a necessidade do aumento e alimentação dos tanques da zona rural brumadense. Vou além, solicito aqui ao prefeito que aumente não somente da Fazenda Arapongas, mas de toda a zona rural do nosso Município”, disse o parlamentar.


Serviços crescem 1,1% e atingem maior patamar em cinco anos

Serviços crescem 1,1% e atingem maior patamar em cinco anos Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O volume de serviços no país teve alta de 1,1% em julho deste ano, na comparação com o mês anterior. Essa foi a quarta taxa de crescimento consecutiva do indicador, que acumula ganhos de 5,8% nos últimos quatro meses. Com o resultado, o setor atingiu o maior patamar desde março de 2016.O dado, da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), foi divulgado hoje (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os serviços também tiveram altas de 17,8% na comparação com julho do ano passado, de 10,7% no acumulado do ano e de 2,9% no acumulado de 12 meses. Na passagem de junho para julho deste ano, duas das cinco atividades pesquisadas pelo IBGE tiveram alta: serviços prestados às famílias (3,8%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (0,6%). Nos serviços prestados às famílias, o avanço foi puxado pelo desempenho dos segmentos de hotéis, restaurantes, serviços de buffet e parques temáticos, que costumam crescer em julho devido às férias escolares. Por outro lado, três atividades tiveram queda em seu volume: serviços de informação e comunicação (-0,4%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-0,2%) e os outros serviços (-0,5%).


Brumado: Vereadora Verimar do Sindicato tem aprovado requerimento para instalação de Centro de Recuperação e Integração Social

Brumado: Vereadora Verimar do Sindicato tem aprovado requerimento para instalação de Centro de Recuperação e Integração Social Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, vereadora Verimar do Sindicato, teve aprovado na sessão da última segunda-feira (13) o requerimento para implantação de um Centro de Recuperação e Integração Social de pessoas viciadas em álcool e drogas. “O requerimento tem por objetivo resgatar o interno para uma vida de abundância, uma vida digna, que permita ao homem e a mulher andarem de cabeça erguida “, justificou a vereadora.


Realizada solenidade de passagem de Comando da 34ª CIPM - Brumado

Realizada solenidade de passagem de Comando da 34ª CIPM - Brumado Foto - Divulgação / Polícia Militar

Aconteceu nesta terça-feira (14) no auditório do 9º Batalhão da Polícia Militar em Vitória da Conquista a passagem de comando da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM - Brumado). Despede-se do comando da 34ª CIPM o Major Cabral e assume a Major PM Leila.

Realizada solenidade de passagem de Comando da 34ª CIPM - Brumado Foto - Divulgação / Polícia Militar

No encerramento da solenidade, o Comandante Regional, Cel PM Ivanildo da Silva, frisou a importância da lealdade e da confiança entre toda tropa “Encarar a nova missão com fidelidade, respeito e dedicação é o que precisamos para construir uma sociedade melhor.”


Brumado: Homem acusado de importunação sexual foi preso em Aracatu

Brumado: Homem acusado de importunação sexual foi preso em Aracatu Foto - Divulgação / Polícia Civil

Na manhã desta terça-feira (14), a Polícia Civil da Bahia, através da Delegacia Territorial de Brumado, cumpriu um mandado de prisão preventiva decretado pela Desembargadora do TJBA, Nágila Maria Sales Brito, no último dia 09 de setembro em desfavor de um homem acusado de praticar crime de importunação sexual contra uma mulher, no dia 17 de novembro de 2020, no centro de Brumado. Ele foi encontrado no centro da cidade de Aracatu. O denunciado foi preso em flagrante delito à época, pois chegou até a vítima e apalpou os seus seios com o objetivo de satisfazer a própria lascívia. A vítima recebeu ajuda de um transeunte, acionou a Polícia Militar de modo que, ao empreenderem diligências, localizaram o agressor, sendo preso em flagrante. Comunicada a prisão ao Poder Judiciário de primeira instância, o juízo concedeu liberdade provisória ao flagranteado, ocasião em que o Ministério Público interpôs recurso e o Tribunal de Justiça, considerando em especial o fato de o agressor ser reincidente, tanto que ainda cumpre pena por homicídio, deu provimento e decretou sua prisão preventiva.

INFORME PUBLICITÁRIO


Armazém do Criador: Super saldão para o seu pet

Armazém do Criador: Super saldão para o seu pet

O Armazém do Criador está com promoção para portão pet, por R$109,00. A promoção é válida até o dia 30 de setembro. Venha conferir! Em Brumado, na Av. Dr. Antônio Mourão Guimarães, nº 514 Centro. Telefone: (77) 3441-6188/ 3441-5046.


Deputado Marquinho Viana confirma o abastecimento de água para povoados de Ituaçu

Deputado Marquinho Viana confirma o abastecimento de água para povoados de Ituaçu Foto - Divulgação

O deputado Marquinho Viana (PSB), acompanhou nesta segunda-feira (13.09), o prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito, em reunião com os moradores dos povoados de São José de Noé e de Boca da Mata, para tratar da implantação do sistema de abastecimento de  água, já autorizado pelo Governador Rui Costa. O deputado confirmou que ainda este mês os serviços terão início.


Mais de 1,6 milhão de famílias baianas não serão impactadas pelo novo valor da bandeira tarifária

Mais de 1,6 milhão de famílias baianas não serão impactadas pelo novo valor da bandeira tarifária Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Clientes cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica não serão impactados pela bandeira tarifária escassez hídrica (R$14,20 a cada 100 quilowatt-hora). Na Neoenergia Coelba, significa que mais de 1,6 milhão de famílias não irão incorporar o novo valor na conta de energia. Para essas famílias baixa renda, continua incidindo a bandeira vermelha patamar 2 (R$9,492 a cada 100 kWh). O benefício também concede descontos de até 65% na fatura e, até o momento, 285 mil clientes foram inscritos proativamente pela distribuidora. A empresa estima que, aproximadamente, 80 mil famílias poderiam estar contempladas com o benefício, mas ainda não se cadastraram. Para ampliar a quantidade de famílias beneficiadas pela Tarifa Social, a distribuidora continuará intensificando a divulgação e facilitando o acesso à atualização do cadastro.   Para ter acesso ao desconto, o cliente deve estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). As famílias de baixa renda devem obter o Número de Identificação Social (NIS) diretamente em um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da área administrativa onde reside. Os usuários inscritos, com renda mensal por pessoa menor ou igual a meio salário-mínimo nacional, podem fazer o credenciamento junto à concessionária. O cadastro pode ser realizado diretamente no site da distribuidora (www.neoenergiacoelba.com.br), acessando o campo Tarifa Social.


Setor de eventos espera que governo reveja certificação de vacinação para acesso a festas

Setor de eventos espera que governo reveja certificação de vacinação para acesso a festas  Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

No último sábado (11), o governo do estado da Bahia anunciou a liberação para a realização de eventos com até 1 mil pessoas, porém, participar das festas, é necessário a certificação de vacinação com as duas doses do imunizante ou dose única, com a apresentação do documento e do certificado fornecido pelo CONECT SUS, aplicativo do Ministério da Saúde. De acordo com o decreto estadual, a exigência inclui todos os envolvidos, entre artistas, público, equipe técnica e colaboradores. Cm isso, o presidente da Abrape, Marcelo Britto, afirmou ao Bahia Notícias que o setor deve tentar em outras reuniões fazer com que a exigência seja modificada para apenas uma dose. "Vamos tentar fazer com que no próximo decreto do governador, no dia 21 de setembro, eles modifiquem, ao invés de duas doses, uma dose só. Estamos tentando ao máximo tirar essa questão da segunda dose, mas entendemos que também a população já está sendo vacinada", disse.


Capitão Wagner Rocha irá assumir o comando da 46ª CIPM em Livramento de Nossa Senhora

Capitão Wagner Rocha irá assumir o comando da 46ª CIPM em Livramento de Nossa Senhora Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Conforme publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) da Bahia, edição de terça-feira (14), o Capitão Wagner Rocha, ex-sub Comandante de Brumado, foi nomeado comandante da 46ª CIPM de Livramento de Nossa Senhora. Quando em atuação em Brumado, na época, a 34ª CIPM comandada pelo Ten Coronel Berlink, Rocha contribuiu para a modernização da sede da unidade.


MP recomenda aos Municípios de Guanambi e Pindaí recadastramento dos servidores públicos municipais

MP recomenda aos Municípios de Guanambi e Pindaí recadastramento dos servidores públicos municipais Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Tatyane Miranda Caires, recomendou aos Municípios de Guanambi e Pindaí que realizem, no prazo de 90 dias, o recadastramento dos servidores públicos municipais, por meio de uma declaração de não-cumulação ou cumulação de cargos, funções ou empregos públicos. Segundo a promotora de Justiça, ficou configurada a acumulação remunerada de um servidor público que ocupava, ao mesmo tempo, o cargo em comissão de coordenador de agente de trânsito no Município de Guanambi com o cargo público efetivo de motorista de ambulância no Município de Pindaí. “Não podemos falar em compatibilidade de horários ou ausência de prejuízo para a administração pública quando o servidor acumula cargos ilicitamente, como é o presente caso, por se tratar de hipótese não excepcionada, de forma taxativa, pela Constituição Federal, pela Lei Orgânica do Município de Guanambi e pelo Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Guanambi, sob pena de frontal violação aos princípios da legalidade e da moralidade administrativa”, destacou. No documento, o MP recomendou ainda que os Municípios, no prazo de 20 dias contados a partir de hoje (13), observem e sigam os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, eficiência, dentre outros, nas suas gestões. Caso seja configurado o acúmulo ilegal/inconstitucional de cargos públicos, deverá ser instaurado o devido Processo Disciplinar Administrativo (PAD) em face do servidor envolvido, a fim de serem devidamente apurados os fatos e aplicadas as penalidades cabíveis. Além disso, os Municípios não devem nomear novos servidores em cumulação ilegal de cargos ou fora das condições excepcionais previstas no texto constitucional, devendo no ato da posse o servidor assinar declaração de que não acumula cargos, funções ou empregos públicos; e, caso os Municípios verifiquem que o servidor público municipal não escolheu pela permanência no cargo efetivo de motorista de Pindaí ou no cargo comissionado de coordenador de agente de trânsito de Guanambi, instaurem PAD, comunicando o fato ao Ministério Público estadual. “Nas situações de configuração de acúmulo ilegal de cargos constitui dever da Administração Pública a adoção das medidas saneadoras, a fim de não comprometer a observância dos princípios da legalidade, da moralidade, da isonomia e da eficiência”, ressaltou a promotora de Justiça.


Vacina Covid-19: spray nasal feito no Brasil pode estar disponível até 2022

Vacina Covid-19: spray nasal feito no Brasil pode estar disponível até 2022 Foto - Divulgação / USP

Uma vacina em forma de spray nasal contra a covid-19 está sendo desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Em fase de estudos, o novo imunizante promete ser de baixo custo, proteger contra variantes e bloquear o novo vírus ainda no nariz. A expectativa é que ela esteja disponível até o fim de 2022. “Você já começa a induzir resposta no epitélio nasal e induzir a produção de um anticorpo que é muito importante nas mucosas, que são as IgAs [Imunoglobulina A] secretórias”, explica o coordenador do estudo, Jorge Elias Kalil Filho, professor da Faculdade de Medicina da USP e chefe do Laboratório de Imunologia Clínica e Alergia do Hospital das Clínicas. Além de inovar na forma de inoculação do vírus, com aplicação pelo nariz e não por via intramuscular, o imunizante também se diferencia no antígeno. “Em vez de usarmos a Spike do vírus de Wuhan, nós vamos utilizar só a RBD [domínio receptor obrigatório, pela sigla em inglês] das quatro variantes de preocupação”, diz Kalil Filho. De acordo com a Fiocruz, a proteína Spike é associada à capacidade de entrada do patógeno nas células humanas e é um dos principais alvos dos anticorpos neutralizantes produzidos pelo organismo para bloquear o vírus. O pesquisador explica ainda que o antígeno vai conter pedaços de proteínas que estimulem a resposta celular mais duradoura do que aquela mediada pelos anticorpos neutralizantes. “Nós estudamos 220 pessoas que tiveram a doença, estudamos também por informática todo o genoma do vírus e selecionamos fragmentos que teoricamente induzem uma boa resposta celular”, acrescenta. 


Corpo de Bombeiros reforça o combate na região oeste

Corpo de Bombeiros reforça o combate na região oeste Foto - Divulgação / Corpo de Bombeiros Militar da Bahia

Mais 25 bombeiros especialistas em prevenção e combate à incêndios florestais do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) vão reforçar o combate na região Oeste do Estado. Os militares seguem para Barreiras e serão alocados em locais onde existem focos. "O reforço é muito importante, pois vamos conseguir combater todos os focos simultaneamente. Os nossos bombeiros florestais vão atuar de forma ainda mais precisa", explicou o comandante-geral do CBMBA coronel BM Adson Marchesini. Outros Estados - O CBMBA também enviou 10 bombeiros florestais para o Piauí. Os especialistas estão atuando no combate na região próxima a fronteira com a Bahia em apoio ao Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMPI). Mais 20 especialistas foram deslocados para Acre para atuarem numa ação da Força Nacional. Os bombeiros baianos estão concluindo o curso se nivelamento entre as forças, e posteriormente vão seguir para o combate naquela região.