AGUIBERTO: BRUMADENSES VOLTAM A MORAR NA CIDADE

AGUIBERTO: BRUMADENSES VOLTAM A MORAR NA CIDADE Aguiberto: “Brumado melhorou, brumadenses voltam a morar na cidade. (Foto: Divulgação)

As melhorias ocorridas em Brumado nos últimos 8 anos teve um reflexo positivo nos brumadenses que um dia deixaram a cidade. Prova disso é que mais de duas mil pessoas transferiu seus títulos eleitorais para Brumado, cidade natal da maioria. “Brumado hoje é um lugar melhor de viver. Antes as pessoas precisavam sair da cidade em busca de uma educação melhor para os filhos e melhor atendimento na saúde. Atualmente, esses que deixaram Brumado estão retornando porque temos educação e saúde de qualidade”, explicou Aguiberto. “E meu desejo é melhorar ainda mais a qualidade de vida de nosso povo”, emendou.


MARIZETE QUER REATIVAR AS ESCOLAS DA ZONA RURAL

MARIZETE QUER REATIVAR AS ESCOLAS DA ZONA RURAL Os primeiros dias na escola são os mais difíceis e tendo que estudar muito longe de casa, o desgaste das crianças é muito maior.

Manter as crianças perto das suas famílias, evitando que elas tenham que, ainda muito novas, se locomover até a sede do município para ter acesso aos serviços educacionais. Esta é uma das propostas e Marizete e Marlúcio, candidatos a prefeita e vice-prefeito pela coligação Brumado Melhor e Mais Forte. A proposta visa, acima de tudo, preservar o bem estar física das crianças pequenas, que atualmente têm que se deslocar até a sede do município, deixando as suas casas por volta das 4 horas da madrugada e só retornando à tarde, após as 15 horas. A proposta de Marizete e Marlúcio é fazer com que estas crianças mais novas estudem, até uma determinada idade, perto de suas casas, evitando esta rotina cansativa, desgastante e muitas vezes perigosa, que são um desestímulo para que estas crianças continuem o seu processo de aprendizagem.


CARNAVAL: MÚSICOS E MONITORAMENTO BUSCAM PAGAMENTO

CARNAVAL: MÚSICOS E MONITORAMENTO BUSCAM PAGAMENTO Os músicos e o empresário esperam que os valores sejam liberados o mais breve possível. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

A empresa de monitoramento e os músicos brumadenses que tocaram no Carnaval 2012, em Brumado, ainda buscam o pagamento pelos serviços prestados durante a festa momesca e, na noite dessa segunda-feira, 10, estiveram na sessão da Câmara de Vereadores, na tentativa de buscar apoio para a  resolução do problema. Segundo a comissão organizadora do carnaval, essa dívida ainda não foi paga devido ao fato da verba da Bahiatura ainda não ter sido liberada. Durante o seu discurso, o vereador Léo Vasconcelos (PMDB) disse que, “faltou clareza por parte da comissão organizadora por não terem prestado conta a população do que foi arrecadado e do que foi gasto, diferente do que foi feito pelos empresários Vanderlito Sousa e Newton Cardoso que fizeram uma prestação de contas do que foi patrocinado para a festa". O presidente do Legislativo, Aguiberto Lima Dias (PSL) também comentou o assunto. "Eu lamento o ocorrido e quero dizer que a câmara não tem condições de resolver o problema, pois os recursos do legislativo são somente para custear as despesas da casa, podemos sim abrir o espaço na tribuna livre para que os senhores externem suas solicitações e também podemos manter contato com a Bahiatursa para saber em que situação está para que a verba seja liberada". Os artistas querem que o problema seja resolvido, pois, segundo eles, o trabalho foi bem prestado e não acham justo ficarem sem o recebimento.


COMUNICADO MAXXNET

Falha nos sistemas de refrigeração foi à causa do superaquecimento nos roteadores do fornecedor do link de internet da Maxxnet, travando todo sistema e deixando vários usuários sem internet nas cidades de Livramento de Nossa Senhora, Rio de Contas, Dom Basílio, Brumado, Aracatu, Anagé, Caraíbas e Maetinga. A Falha ocorreu entre as 16h12 do dia 10/09 segunda-feira às 03h da manha do dia 11/09 terça-feira. Segundo o representante da Maxxnet em Brumado, o sistema já foi restabelecido e a internet normalizada. Os dois sistemas de refrigeração, o principal e o de emergência já foram trocados.


DOM BASÍLIO E LIVRAMENTO NA ROTA DA EXPORTAÇÃO

DOM BASÍLIO E LIVRAMENTO NA ROTA DA EXPORTAÇÃO As duas cidades, grandes produtoras de manga no Estado, agora estão autorizadas pelo Ministério da Agricultura a exportar o fruto para os Estados Unidos. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

A boa notícia, divulgada pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) na última quarta-feira(5),  veio após a publicação de uma instrução normativa do Ministério da Agricultura (MAPA). A instrução nada mais é do que uma autorização do Ministério da Agricultura para que os municípios de Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora, que já são grandes produtores de manga no estado da Bahia, possam exportar seus produtos para os Estados Unidos. O grande empecilho para que a fruta fosse exportada ainda estava no desafio do combate a uma praga conhecida como Mosca-das-Frutas, que causa grandes prejuízos econômicos à cultura da mangueira. Considerada uma das piores pragas da fruticultura mundial, as perdas econômicas calculadas somam o valor de US$ 80 milhões por ano. O combate à praga foi desenvolvido a partir de um Projeto Estadual de Controle de Moscas-das-Frutas, em uma parceria do MAPA e a Associação dos Produtores de Livramento de Nossa Senhora e Região para o Controle da Mosca-das-Frutas – APROMOL.


LIGA DO NORDESTE: IBAR BRUMADO ESTREIA COM DERROTA

LIGA DO NORDESTE: IBAR BRUMADO ESTREIA COM DERROTA A Ibar Brumado representa a Bahia na competição. (Foto/Reprodução: Portal Lagartense)

A estreia da Ibar Brumado na 8ª Liga do Nordeste de Futsal 2012 foi com derrota. O time brumadense perdeu para Lagarto-SE (donos da casa) por 2 a 0. O jogo aconteceu no Ginásio Ribeirão. Com a derrota a Ibar fica na lanterna do grupo B. Os gols do jogo foram marcados por Luizinho, aos nove do primeiro tempo, e Foca aos treze. O time de Brumado teve várias chances de gols nos contra-ataques, mas esbarrou sempre no goleiro lagartense. A Ibar entrará em quadra nessa terça-feira, 11, às 17h contra o Cajuína do Piauí precisando vencer.


BRUMADO: JUSTIÇA ELEITORAL APREENDE CAVALETES

BRUMADO: JUSTIÇA ELEITORAL APREENDE CAVALETES Os cavaletes apreendidos foram encaminhado para o Fórum Duarte Moniz. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

O juiz Genivaldo Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral - Brumado, determinou um Oficial de Justiça para recolher os cavaletes de propaganda eleitoral, que foram considerados irregulares, quando colocados em jardins públicos e calçadas, e que impeçam o trânsito de pessoas. As apreensões começaram a ser feitas no final da tarde dessa segunda-feira (10). As placas apreendidas foram levadas para o Fórum Duarte Moniz.


AGUIBERTO: 'VOU CRIAR A SECRETARIA DE ESPORTE'

AGUIBERTO: 'VOU CRIAR A SECRETARIA DE ESPORTE' O candidato Aguiberto tem em seu plano de governo criar a secretaria de Esporte, Cultura e Lazer. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Na última sexta-feira, 07, o candidato a prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias, no seu programa eleitoral gratuito disse que irá desmembrar a secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, da secretaria de Educação, “Hoje vivemos em nossa cidade um grande desajuste social causado pelas drogas e, todos sabem que o Esporte é uma das maiores armas para acabar com isso, por isso, tenho uma grande notícia para todos vocês, que será a criação da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, caso eleito for, para justamente, facilitar a realização do meu plano de governo”, finalizou o candidato.


ANAGÉ: CANDIDATO A VEREADOR É ACUSADO DE ESTUPRO

ANAGÉ: CANDIDATO A VEREADOR É ACUSADO DE ESTUPRO O mandado de prisão preventiva contra Alex Brito de Almeida (PSD) foi expedido nesta segunda-feira, 10. (Foto/Reprodução: TSE)

O candidato a vereador Alex Brito de Almeida (PSD) é acusado de estuprar uma menina de 13 anos, no município de Anagé, onde tenta a candidatura. O mandado de prisão preventiva contra ele foi expedido nesta segunda-feira (9). segundo informações da delegada Laíse Testa, responsável pelo inquérito. Com o mandado de prisão expedido, o candidato é, agora, considerado foragido da Justiça. A denúncia foi registrada no dia 1º de setembro, um dia depois do estupro. "O acusado conhece os tios da adolescente e o relacionamento entre eles era normal", explicou a delegada responsável pelo caso. Um exame de corpo de delito realizado no Departamento de Polícia Técnica (DPT) comprovou que houve violência sexual. Porém, para a confirmação ou não da identidade do autor é preciso que Alex Brito ceda material genético para teste. "Aconselhamos os genitores da menor a encaminhá-la para acompanhamento psicológico porque esse tipo de agressão é algo muito grave e deixam as vítimas abaladas", concluiu Laíse Testa. Informações Correio.


MÁRCIO PARABENIZA FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS MUNICIPAL

Em seu discurso no Bairro Olhos D'água na última quinta-feira, 06, o ex-chefe de gabinete da Prefeitura de Brumado e candidato a vereador, Márcio Moreira dentre parabenizou todos os funcionários públicos de Brumado. Os quais segundo Moreira "receberam do prefeito uma atenção muito grande, dando a eles condições dignas de trabalho ao exemplo, de ambientes climatizado e com ferramentas de trabalho de qualidade". Ainda em seu discurso Márcio disse, "A todos que participaram dessa administração, quero atribuir parte do sucesso. E em especial os professores do município que lutam cada dia por um educação melhor", finalizou o candidato.


BRUMADO: CAPACITAÇÃO PARA A REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL

BRUMADO: CAPACITAÇÃO PARA A REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL O evento foi realizado no auditório do SEMAC. (Foto: Divulgação)

O Serviço Social da Agência da Previdência Social de Brumado, na pessoa do Sr. Valdir Pedro Rodrigues - Assistente Social e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania - SESOC, representada pela Secretária Sra. Maria Nicéia de Oliveira Almeida Silva, promoveram a capacitação para a rede de proteção social, objetivando socializar informações acerca dos benefícios assistenciais previdenciários e as exigências legais, uniformizar procedimentos de triagem e encaminhamentos de usuários para requerimento de benefícios; atualizar os profissionais/estagiários sobre o novo conceito de grupo familiar do Benefício de Prestação Continuada - BPC ao deficiente e idoso, cujo tema: “Os Benefícios Assistenciais e Previdenciários e a intervenção do Assistente Social”, devidamente explanado pelo Sr. Valdir Rodrigues. O evento foi realizado no auditório do SEMAC e contou com a participação de profissionais dos municípios de Aracatu, Barra da Estiva, Brumado, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Ibicoara, Jânio Quadros, Malhada de Pedras e Rio do Antonio. 


CEEP: MATRÍCULA PARA CURSO TÉCNICO EM VENDAS

CEEP: MATRÍCULA PARA CURSO TÉCNICO EM VENDAS Matrículas do período letivo 2012.2 para o Módulo I do Curso Técnico em Vendas encontram-se abertas (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

O CEEP - Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente (antigo Colégio Modelo) abre matrículas para o Módulo I do Curso Técnico em Vendas (PROEJA - Nível Médio - Noturno) com duração de 5 Módulos (dois anos e meio). Requisitos: Ensino Fundamental completo e idade mínima de 18 anos. Documentação: Histórico ou Declaração de conclusão do Ensino Fundamental, cópia do comprovante de residência, cópia da Cédula de Identidade, cópia do CPF e 3 fotos 3x4. O início das aulas está previsto para 24 de setembro de 2012.


BRUMADO: CAPOTAMENTO NA BR 030 NESSA SEGUNDA (10)

BRUMADO: CAPOTAMENTO NA BR 030 NESSA SEGUNDA (10) A Polícia Rodoviária Estadual esteve no local do acidente. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Nessa segunda-feira, 10, por volta das 06h30 foi registrado um capotamento na BR – 030 trecho que liga Brumado/Caetité, no KM 237. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (P.R.E.), um carro Fiat Uno Mille, que era conduzido por Renê Alexandre Mota Souza, 32 anos, capotou quando trafegava pela BR, o motorista que é de Ilhéus – BA sofreu ferimentos leves e não precisou ser encaminhado para o Hospital de Brumado.


TEMPO QUENTE E SECO EM BRUMADO NESSA SEGUNDA (10)

TEMPO QUENTE E SECO EM BRUMADO NESSA SEGUNDA (10) Durante toda semana o tempo deve continuar quente em Brumado. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

A semana começou com tempo quente em Brumado, no Sudoeste da Bahia. Na tarde dessa segunda-feira (10) a temperatura segundo o instituto Clima Tempo é de 33ºC. A umidade relativa do ar está em 26%, o que é preocupante. O forte calor e a ausência de nuvens favoreceram a forte queda da umidade do ar. Com o tempo assim é preciso ter alguns cuidados de saúde para driblar a baixa umidade. Use sempre protetor solar e creme hidratantes na pele. Use protetor labial e manteiga de cacau para evitar que os lábios rachem. Beba bastante água. Tente aproximar-se do 3 litros durante o dia. Beba também água de coco e bebidas isotônicas (com moderação). Evite a prática de esportes nos horários mais quentes do dia. Faça refeições leves com muitas frutas. Mexerica (tangerina), Laranja e Melancia são ótimas para reidratação. Evite consume excessivo de bebidas alcoólicas e bebidas com cafeína, como café, guaraná, energéticos e alguns chás.


PT CULPA JAQUES WAGNER POR FRACASSO NA BAHIA

PT CULPA JAQUES WAGNER POR FRACASSO NA BAHIA PT culpa Jaques Wagner por fracasso na Bahia. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

O PT e lideranças partidárias na Bahia atribuem ao governador Jaques Wagner as dificuldades, e até possível fracasso, de candidatos petistas e da base nas eleições municipais. Wagner enfrenta forte onda de rejeição após a demorada greve dos professores, que durou 115 dias. Segundo os próprios aliados, o desgaste do governador deverá gerar prejuízo maior nas eleições em Salvador e nas grandes cidades. Em baixa – Ressentidos por seus pleitos não terem sido atendidos, professores acompanham Jaques Wagner em eventos públicos só para vaiá-lo. (Coluna de Cláudio Humberto) Jornal da Mídia.


LIGA DO NORDESTE: A IBAR BRUMADO ESTRÉIA HOJE

LIGA DO NORDESTE: A IBAR BRUMADO ESTRÉIA HOJE A Ibar Brumado será a equipe representante da Bahia. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Começa nessa segunda-feira, 10, na cidade de Lagarto - SE a 8ª Liga do Nordeste de Futsal. E a cidade de Brumado e o estado da Bahia serão representadas pela Ibar Brumado. A competição é organizada pela CBFS – Confederação Brasileira de Futsal. Serão 10 equipes participando da competição em dois grupos. No grupo A estão: Alto Santo (CE), Alecrim F.C. (RN), A.A. Santa Rita (AL); Maranhão A.C. (MA) e Amamp Futsal (SE). No grupo B estão: Brejo do Cruz (PB), Cajuína E.C. (PI), Brumado E.C. – Ibar Brumado (BA), A.B. Tigre (PE) e Lagarto F.C. (SE). A estréia do time Brumadense será às 20 horas enfrentando o Lagarto F.C (SE). CONFIRA A TABELA DE JOGOS.


BRUMADO: CAVALETES AINDA ESTÃO SENDO COLOCADOS

BRUMADO: CAVALETES AINDA ESTÃO SENDO COLOCADOS Os candidatos colocaram os cavaletes mesmo com a proibição. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

A Justiça Eleitoral através do Juiz do Cartório Eleitoral 90ª ZE – Brumado, Genivaldo Alves Guimarães determinou a retirada imediatamente dos cavaletes de propaganda eleitoral localizadas nos jardins públicos e calçadas, em Brumado. Nessa segunda-feira, 10, nossa reportagem constatou que os cavaletes ainda estão sendo colocados. Essa modalidade de propaganda foi considerada irregular, pois está dificultando o trânsito de pessoas.


POLÍCIA MILITAR REALIZOU BLITZ EM BRUMADO

POLÍCIA MILITAR REALIZOU BLITZ EM BRUMADO Vários carros e motos foram abordados nessa blitz. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Na manhã dessa segunda-feira, 10, a Polícia Militar (34ª CIPM), realizou uma blitz na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura), em Brumado. Segundo informações passadas ao Brumado Agora pelo subtenente Jailson essa operação é uma blitz de rotina "estamos abordando carros e motos, essa é uma medida preventiva, mas estamos exigindo documentação dos veículos e dos condutores". Os veículos irregulares tiveram que ser retidos, e terão que ser regularizados para que sejam liberados.

POLÍCIA MILITAR REALIZOU BLITZ EM BRUMADO Documentos dos veículos e condutores foram verificados. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

BRUMADO: POLÍCIA REALIZA RECONSTITUIÇÃO DE ACIDENTE

BRUMADO: POLÍCIA REALIZA RECONSTITUIÇÃO DE ACIDENTE A reconstituição foi realizada nesse domingo, 09. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

No último domingo (09), foi realizada a reconstituição do acidente de trânsito que aconteceu em 19 de janeiro de 2012, onde Ricardo Meira Silva, de 34 anos, que pilotava uma motocicleta pela Avenida Antônio Mourão Guimarães, em Brumado, acabou colidido com a porta de uma van que estava estacionada e, em seguida, foi atropelado por um caminhão caçamba que estava indo na mesma direção. Ricardo chegou a ser socorrido com vida e levado para o Hospital Magalhães Neto (HMN), mas não resistiu os ferimentos e veio a óbito. Em entrevista ao Brumado Agora, o delegado Dr. Hudson Santana comentou a realização da reconstituição. “Foi realizado o inquérito policial, onde indiciei os dois envolvidos no acidente (homicídio culposo, em que não há a intenção de matar), porém o promotor pediu a reconstituição dos fatos. A esposa da vítima estava no dia do acidente e está muito abalada e novamente foi ouvida pelo perito”. A esposa é uma testemunha do acidente e participou da reconstituição. O trânsito na Avenida foi bloqueado para que a reconstituição acontecesse e vários curiosos assistiram.


INTERMUNICIPAL: BRUMADO TEM A MELHOR CAMPANHA

INTERMUNICIPAL: BRUMADO TEM A MELHOR CAMPANHA Com mais uma vitória Brumado chega aos 18 pontos no campeonato. (Foto: João Augusto | Brumado Agora)

A seleção de Brumado continua com uma campanha intocável no Campeonato Intermunicipal 2012. O selecionado brumadense dessa vez venceu a seleção de Condeúba por 2 a 0, jogando no estádio Minhocão, em Malhada de Pedras. Os gols do jogo foram marcados por Neguinho e Ninho no segundo tempo. Com mais esse resultado positivo Brumado segue líder do grupo 06 da competição com 18 pontos ganhos. Em 7 partidas foram 6 vitórias e apenas uma derrota. Tendo assim a terceira melhor campanha do campeonato até o momento. Faltam ainda três partidas para o fim da primeira fase e o time já conseguiu classificação antecipada para a próxima fase. O próximo jogo será conta Itambé no domingo (16) na casa do adversário. Resultados da 7ª rodada: Brumado 2 X 0 Condeúba (Malhada de Pedras), Luís Eduardo Magalhães 1 X 1 Belo Campo (São Desidério) e Macaúbas 1 X 2 Itambé (Macaúbas).

INTERMUNICIPAL: BRUMADO TEM A MELHOR CAMPANHA Classificação após 7 rodadas.

MORRE NO HOSPITAL VÍTIMA DE ACIDENTE NA BA-148

MORRE NO HOSPITAL VÍTIMA DE ACIDENTE NA BA-148 Samuel Teixeira Dias, 23 anos, não resistiu os ferimentos e morreu nesse domingo, 09. (Foto/Reprodução: Facebook)

Morreu nesse domingo (9) Samuel Teixeira Dias, 23 anos que sofreu um acidente na BA 148, sentido Brumado/Livramento de Nossa Senhora, próximo à comunidade de Lagoa do Arroz, em Brumado, na noite desse sábado (8). Logo após que a equipe do SAMU chegou ao local do fato o homem que estava muito machucado e foi encontrado por populares a 100 metros do local do acidente, foi encaminhado ao Hospital Magalhães Neto em estado grave, e depois para o Hospital de Base em Vitória da Conquista, mas não resistiu os ferimentos e veio a óbito. Ainda na noite do sábado (8) Samuel Bitencourt, 20 anos, morreu carbonizado após o carro em que os dois estavam, ter saído da pista e colidir com um ponto comercial que fica nas margens da BA 148. O veículo ficou completamente queimado, as vítimas estavam indo para uma festa de aniversário na Vila de Pedra Preta, de onde tinham saído para levar duas amigas à Brumado. 

MORRE NO HOSPITAL VÍTIMA DE ACIDENTE NA BA-148 Samuel Teixeira Dias, conseguiu sair do carro antes que o veículo pegasse fogo. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

BRUMADO: JUSTIÇA PROÍBE CAVALETES DE CAMPANHA

BRUMADO: JUSTIÇA PROÍBE CAVALETES DE CAMPANHA A população estava reclamando dos cavaletes colocados nas calçadas, principalmente no centro. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

O juiz do Cartório Eleitoral da 90ª ZE – Brumado, Genivaldo Guimarães, determinou a retirada de propagandas irregulares localizadas nos jardins públicos e calçadas, da cidade. Na notificação encaminhada às coligações eleitorais, solicita a retirada dos cavaletes, pois é um tipo de propaganda irregular. Confira o ofício: Chegando ao conhecimento deste juízo da 90ª Zona, por meio de Ofício nº 041-09/2012, desta data, oriundo do Ministério Público Eleitoral, que determinados candidatos e coligações vêm infringindo a legislação, mediante a colocação de cavaletes em jardins públicos e em calçadas desta cidade, dificultando o trânsito de pessoas, a despeito do quanto disposto na Res. TSE nº 23.370/2011, art 10. 3º e 4º, de ordem do MM Juiz desta 90º ZE, Dr. Genivaldo Alves Guimarães, notificamos V. Sa, na qualidade de representante de Partido/Coligação, para que, em sendo o caso, retire imediatamente, a propaganda irregular.