Se você quer começar o ensino superior ainda este ano e não se inscreveu para o vestibular 2017/2 da UNOPAR, ainda dá tempo. A última data da prova será neste domingo (27), às 10h, no Polo de Brumado. Realize sua inscrição pelo site: www.unopar.br ou agende gratuitamente pelo WhatsApp (38) 9.9954 2453. As inscrições serão feitas somente até esta sexta-feira (25).
Apesar das diversas reuniões realizadas durante o dia, ficou para esta quarta-feira (23) a votação da proposta de emenda à Constituição que cria um fundo público para financiar campanhas eleitorais e que muda o sistema de eleição de deputados e vereadores (PEC 77/03). A proposta chegou a ter o processo de análise iniciado no final da noite no Plenário da Câmara dos Deputados, mas um impasse sobre a votação fatiada do texto inviabilizou o andamentos dos trabalhos. Um requerimento apresentado sugeria a votação, em primeiro lugar, do sistema eleitoral “distritão” para eleição de deputados em 2018 e 2022 e de vereadores em 2020. O "distritão" é um dos pontos mais polêmicos da proposta. Trata-se do sistema majoritário, em que serão eleitos os mais votados em cada estado. Hoje, deputados e vereadores são eleitos pelo sistema proporcional, em que as cadeiras das câmaras e assembleias são divididas de acordo com o desempenho nas urnas do partido ou coligação.
Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica acontece no dia 2 de setembro em Brumado
23 Ago 2017 // 06:43
No dia 02 de setembro de 2017 acontece o dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica. Serão vacinados cães e gatos a partir do terceiro mês de vida. Em Brumado, os pontos de vacinação são os Postos de Saúde, o Colégio Estadual de Brumado e o Clube do Sindicato. Os locais ficarão abertos das 8h às 17h. Não se esqueça de levar o cartão de vacina do seu animal de estimação.
Por unanimidade, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou hoje (22) denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador Fernando Collor (PTC-AL) pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Com a decisão, Collor vira réu nas investigações da Operação Lava Jato. A PGR acusa o parlamentar de receber R$ 29 milhões em propina pela suposta influência política na BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras. Segundo o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, além de Collor, estão envolvidos no suposto esquema a mulher do senador, Caroline Collor, e mais seis acusados que atuavam como “operadores particulares” e “testas de ferro” no recebimento dos valores. Os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello seguiram o voto do relator, Edson Fachin. Sem entrar no mérito das acusações, que serão analisadas ao fim do processo, Fachin entendeu que a denúncia contém os indícios legais que autorizam a abertura de ação penal contra o senador.
A Taisan Auto está com a ação “Super compra e Avaliação Taisan”. Evite surpresas! Traga o seu veículo usado para uma avaliação e faça um bom negócio. Visite a nossa loja e confira a melhor avaliação do seu usado. Taisan Auto - Avenida Centenário, 853, Bairro Novo Brumado, em Brumado. Telefone: (77) 3441-5551.
Deputado Marquinho Viana participa de missa em Arapiranga, município de Rio de Contas
22 Ago 2017 // 16:58
No domingo (20), o deputado Marquinho Viana (PSB), fez questão de participar da missa solene em homenagem ao Padroeiro São Bernardo, em Arapiranga, município de Rio de Contas, em companhia do prefeito Cristiano Cardoso de Azevedo, a primeira-dama Mariana, o vice-prefeito Tiago Rocha Reis, os vereadores Marivaldo, Gildo e o deputado Cajado. A população teve participação maciça no evento, cercado de muita religiosidade.
Brumado: operação desencadeada na região da Fazenda Santa Inês identifica ligações clandestinas na rede de água
22 Ago 2017 // 16:34 Janine Andrade
Na manhã desta terça-feira (22), ligações clandestinas de água na rede de abastecimento da Embasa foram descobertas e desarticuladas na região da Fazenda Santa Inês, em Brumado. A operação foi realizada em conjunto por funcionários da Embasa e polícias Civil e Militar os quais identificaram as ligações irregulares que eram utilizadas para a irrigação de algumas plantações nas imediações da Fazenda Santa Inês e ainda no abastecimento de algumas residências. Os autores do ato ilícito poderão responder a Inquérito Policial.
Legislativo brumadense participa de importante encontro de vereadores em Livramento
22 Ago 2017 // 16:00 ASCOM | CMB | Eliana Costa
Dando continuidade ao processo iniciado em Brumado para a criação da União Regional dos Vereadores o presidente do legislativo brumadense, Léo Vasconcelos acompanhado de vereadores que compõem a Casa esteve na noite da última sexta-feira, (18) na Câmara Municipal de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora participando de outra reunião agendada no primeiro encontro. Na oportunidade estiveram presentes integrantes da Diretoria da União dos Vereadores – UVB, das Câmaras de Érico Cardoso, Paramirim, Dom Basílio, Macaúbas, Coração de Maria, Aracatu, Tanque Novo, Abaíra, Jussiape, Jacaraci, Botuporã, Rio de Contas, Lagoa Real, Caculé e Feira da Mata, e da casa Legislativa anfitriã, sendo expostos as principais necessidades de cada uma das localidades, assim como salientando a importância do fortalecimento do Legislativo Municipal Baiano.
O Diretor de Relações Institucionais da UVB, Vinicius Costa observou que a mobilização de todos para a criação da União Regional dos Vereadores é imprescindível, pois todos serão fortalecidos, contribuindo para a eficácia na busca de melhoramentos para os municípios. Segundo informado no encontro já foram visitadas mais de 180 Câmaras Municipais pela UVB que pretende atingir a meta de 100% das visitas até o final de 2017. O presidente do legislativo brumadense frisou que a união de todos os vereadores em prol da criação da União Regional é fundamental, “pois através dessa articulação teremos nossos mandatos fortalecidos e a conquista de benefícios para nossas cidades, promovendo o desenvolvimento e o crescimento”, pontuou Léo Vasconcelos. Durante a reunião foi divulgado o Encontro Baiano de Parlamentares Municipais, que estará acontecendo nos dias 05 e 06 de setembro em Serrinha.
Brumado: câmara aprova projeto que autoriza prefeito a promover remanejamentos, transposições e transferências de saldo entre categorias de programação, fontes de recursos e órgãos
22 Ago 2017 // 15:35 Janine Andrade
Na noite de segunda-feira (21), entrou em segunda discussão e votação na Câmara de Vereadores de Brumado o Projeto de Lei de nº 021/2017, oriundo do prefeito Eduardo Vasconcelos, que solicita dos vereadores a autorização para promover remanejamentos, transposições e transferências de saldo entre categorias de programação, fontes de recursos e órgãos previstos na Lei Orçamentaria n° 1.786 de 29 de dezembro de 2016 e estabelece. Além de ter direito a remanejar os 60 % dos recursos referentes a LOA - Lei Orçamentária Anual , já aprovado pelo legislativo, o prefeito requer a autorização para remanejar recursos que não estavam na previsão deste orçamento, inclusive, aqueles que chegaram após a aprovação da LOA, segundo ele, no limite já autorizado na referida LOA, propiciando a utilização de recursos nas áreas de maior grau de necessidade, em conformidade com o fluxo de caixa, no decorrer do exercício financeiro. O projeto foi aprovado pela maioria dos vereadores, sendo rejeitado pelos vereadores Zé Ribeiro (PT)e Lek Cabeleireiro (PV).
Os contribuintes que possuem veículos com placa de final 9 têm até o dia 28 de agosto para quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 5% de desconto, em cota única. A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) lembra que existe ainda a opção do pagamento em três parcelas, com o vencimento da primeira cota também no dia 28. Também neste mês de agosto, os proprietários de veículos de placa final 6 devem ficar atentos ao pagamento da terceira parcela, ou ao pagamento integral do imposto, em cota única, que vencem dia 31/8. Já a segunda parcela dos veículos com placas de final 7 e 8 vencem nos dias 28/8 e 29/08, respectivamente. O pagamento pode ser efetuado nas agências ou caixas eletrônicos do Banco do Brasil, do Bradesco ou do Bancoob, com o número do Renavam em mãos. As datas de vencimento para as demais placas podem ser consultadas no calendário do IPVA 2017, disponível no site da Sefaz-Ba (www.sefaz.ba.gov.br), clicando-se no canal Inspetoria Eletrônica e em seguida em IPVA. A Secretaria da Fazenda ressalta que não encaminha para os contribuintes boleto de pagamento do imposto. Em caso de dúvida, é possível entrar em contato com o call center da Sefaz, pelo 0800 071 0071. O pagamento é integrado: é necessário quitar ainda a taxa de licenciamento e eventuais multas relacionadas ao Renavan informado.
Brumadense é presa em Caetité acusada de tráfico de drogas
22 Ago 2017 // 14:31 Janine Andrade
Nesta terça-feira (22), foi presa na rodoviária de Caetité a brumadense Caroline Santos de Andrade, 24 anos de idade, que tentava desembarcar na cidade com drogas. De acordo com informações da polícia, a jovem estava com uma criança de 5 anos de idade, mas ao perceber a presença dos policiais, escondeu de maneira súbita uma sacola dento da mochila da criança. A atitude suspeita da mulher chamou a atenção dos policiais que procederam a revista e encontraram aproximadamente 330 gramas de substância análoga a cocaína dentro da sacola. A mulher foi presa em flagrante e a criança levada para o Conselho Tutelar. A polícia suspeita que alguém já a aguardava para receber os entorpecentes.
Brumado: será realizada dia 03 de setembro a 4ª Mini Corrida Rústica do Campo Seco
22 Ago 2017 // 14:00
Acontecrá no dia 03 de setembro, em Brumado, a 4ª Mini Corrida Rústica do Campo Seco. A atividade reunirá centenas de crianças com idades entre 2 a 12 anos. A competição chega na sua 5ª edição e tem e é organizada por Sérgio Pinheiro e a Associação de Moradores do Campo Seco. O evento tem como objetivo promover a integração entre as crianças e o incentivo a prática de esportes.
Processo Mágico de Tratamento do Melasma, agora na Carolina Caires Estética Especializada
22 Ago 2017 // 13:01
Quer resultados rápidos? Conheça o Magical Process. O protocolo inclui uma ampla tecnologia de dermocosméticos, nutracêuticos e a técnica. O tratamento apresenta uma proposta diferenciada, onde a pele não sofre agressões e não descama. Método totalmente diferente dos apresentados hoje no mercado, quando o assunto é Melasma! Não fica com a pele danificada. Pode ser realizado em qualquer estação do ano. O uso de alguns ativos associados a técnicas específicas, torna o processo da melanogênese deficiente, bloqueando as principais enzimas responsáveis pelo depósito de melanina na pele, evitando também o efeito rebote. Agende já uma consulta! Carolina Caires - Estética Especializada (77) 9.9829-0893.
Brumado recebe visita de agentes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
22 Ago 2017 // 12:29
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, em parceria com a equipe do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal da Bahia - Cecane/Ufba, selecionou 35 (trinta e cinco) municípios para receber uma visita técnica. A assessoria consiste na assistência técnica e operacional prestada aos estados e municípios, com vistas ao aprimoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, que contempla a orientação/formação dos atores sociais envolvidos no programa (Secretário de Educação, nutricionistas, contabilistas, conselheiros de alimentação escolar, agricultores familiares que já fornecem alimentos para o programa, coordenador da merenda escolar, sindicato rural) e demais envolvidos na gestão. Brumado foi um dos municípios selecionados para receber o apoio técnico na execução do PNAE, por meio de reuniões com os atores envolvidos com a alimentação escolar. A ação de monitoramento, assessoria e formação teve duração de quatro (4) dias consecutivos, iniciando-se no dia 8 de agosto de 2017, e contemplou visitas a algumas escolas escolhidas pela própria equipe técnica do Cecane. Nas visitas, as agentes do PNAE/Cecane/Ufba, a Nutricionista Amanda Castro e a Contadora Lívia Santos, fizeram elogios à organização das despensas das cantinas das escolas, bem como ao tipo de alimentação servida aos alunos. No dia 11 de agosto, foi realizada também a Formação de Atores na Gestão do PNAE e Brumado recebeu diversos municípios da região: Malhada de Pedras, Dom Basílio, Caetité, Ibiassussê, Contendas do Sincorá, Livramento de Nossa Senhora, dentre outros que fizeram parte do encontro.
Brumado: qualidade e bom atendimento são na Todo Estilo - Malharia e Confecções
22 Ago 2017 // 11:33
A Todo Estilo - Malharia e Confecções é uma empresa que vai ganhando espaço no mercado que investe em equipamentos importados de alta tecnologia procurando buscar melhorias em seus trabalhos. A Todo Estilo tem ainda uma equipe de funcionários experientes e bem qualificados buscando qualidade para uma entrega rápida e um ótimo atendimento para os seus clientes. Rua Visconde de Ouro Preto, 36, Bairro das Flores, Brumado/BA. Fones: 77 9.9981-6404 / 9.9984-0068.
Confira as ocorrências policiais do último final de semana em Brumado
22 Ago 2017 // 11:05 Janine Andrade
No último sábado (19), a guarnição da 34ª Companhia de Policia Militar (34ª CIPM) atendeu a solicitação do vigia de uma empresa particular, onde informado que um homem e dois menores de idade adentraram a propriedade para pesca clandestina. Quando orientados pelo responsável pela proteção do local sobre a irregularidade, os indivíduos ameaçaram o vigia, se recusando a sair da propriedade e ainda afirmaram que iriam buscar uma arma de fogo. Envolvidos na ocorrência foram conduzidos para 1ª Delegacia Territorial. No mesmo dia, após abordagem ao condutor de uma motocicleta, policiais da 34ª CIPM/Guajerú verificaram que o veículo estava sendo conduzido por um menor de 16 anos de idade e que ainda a moto não ostentava placa de identificação e estava com a numeração do chassi adulterado. O adolescente foi conduzido juntamente com o veiculo para 1ª Delegacia Territorial de Brumado. Ainda no sábado, a Polícia Militar apresentou na delegacia a motocicleta Honda CG Titan 150, placa policial JOX 8378, veículo que foi abandonado em via pública. No domingo (20), a Polícia Militar foi informada que um indivíduo apresentava aparente transtorno mental na Avenida Centenário, próximo a EPC, e para evitar um mal maior na rodovia, deslocou uma guarnição para o atendimento. No local, uma equipe do SAMU 192 foi acionada e conduziu o homem para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Ainda no domingo, um homem informou à polícia que um indivíduo havia adentrado sua residência portando uma arma de fogo , no momento em que ele estava com seu filho, uma criança de 10 anos de idade. Ele informou ainda que este indivíduo matou dois papagaios de sua propriedade, fugindo em seguida. O autor da violência foi localizado pela guarnição, conduzido e apresentado na 1ª Delegacia Territorial de Brumado.
Equipe de animação by Kezinha Produções animou abertura da Semana Nacional do Excepcional
22 Ago 2017 // 10:26 Janine Andrade
De 21 a 28 de agosto acontece, em Brumado, a Semana Nacional do Excepcional. O evento é um esforço nacional coordenado no sentido de sensibilizar e conscientizar a sociedade em geral e ao Governo, nas suas diferentes esferas, sobre os direitos fundamentais da cidadania plena das pessoas com deficiência. A equipe de animação by Kezinha Produções participou da abertura dos festejos com os serviços voluntários de esculturas de balões e show da Galinha Pintadinha que encantou a todos. “Na oportunidade, quero parabenizar toda diretoria da instituição em especial a presidente Soledade Brandão pelo convite”, disse o promoter Kezinha.
Barra da Estiva: neste domingo (27) tem a 8ª Cavalgada Amigos da Cavalgada
22 Ago 2017 // 09:57
Netinho do Forró - Vaqueiro Cantador e Robson Aguiar serão as atrações musicais da 8ª edição da Cavalgada Amigos da Cavalgada, em Barra da Estiva. O evento acontece neste domingo (27) com concentração da cavalgada às 10h, no Bar do Nilsinho (Pé do Morro) e festa a partir das 18h, na Praça Rochael Alves da Silva, com mini-trio Kamaleão. Apoio deputado estadual Marquinho Viana.
Brumado: Dia do Maçom é lembrado durante sessão na Câmara de Vereadores
22 Ago 2017 // 09:33 Janine Andrade
Durante a sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira (21), usou o espaço da Tribuna Livre a Maçonaria Aliança Sertaneja Bahiana para falar sobre o Dia do Maçom: comemorado no Brasil, no dia 20 de agosto e nos Estados Unidos da América dia 22 de fevereiro. A História da Maçonaria está estreitamente relacionada com os movimentos de libertação na América e no Brasil. Há marca dos maçons e consequentemente da Maçonaria, na Inconfidência Mineira, na Revolução Pernambucana de 1817, na Independência do Brasil, na Confederação do Equador, na Guerra dos Farrapos, na Questão Religiosa, na Abolição da Escravatura, na Proclamação da República, dentre outros movimentos libertários. De acordo com a história maçônica, no dia 20 de agosto de 1822 aconteceu uma sessão histórica entre as Lojas de Maçonaria "Comércio e Artes" e "União e Tranquilidade", na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, o Irmão Gonçalves Ledo teria feito um discurso emocionante e inspirador, pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano. A ideia de Gonçalves foi aprovada por todos os irmãos naquela reunião e registrada na ata do Calendário Maçônico no 20º dia, do 6º mês do ano da Verdadeira Luz de 5.822. Esta data, convertida para o calendário gregoriano (o que é usado na maioria dos países ocidentais), seria equivalente ao dia 20 de Agosto de 1822. Teria sido por impulso da sociedade maçônica que o Príncipe Regente Dom Pedro I teria proclamado a Independência do Brasil no dia 7 de Setembro de 1822 (menos de um mês depois da grande reunião no Rio de Janeiro). A data oficial foi oficializada no artigo 179 da Constituição do Grande Oriente do Brasil, tornando o dia 20 de Agosto o Dia do Maçom Brasileiro.
Policial morre após ter se sentido mal durante a realização do Teste de Habilidade Específica
22 Ago 2017 // 09:15
A Polícia Militar da Bahia informa o falecimento do soldado Yuri Lindemberg de Souza Lima Bezerra, 35 anos, nesta madrugada de terça-feira (22). Yuri estava internado no Hospital Menandro de Farias desde ontem (21) após ter se sentido mal durante a realização do Teste de Habilidade Específica para ingresso no Curso de Operações de Choque da Polícia Militar da Bahia. Ele foi atendido pela equipe médica do Departamento de Saúde da corporação que acompanhava o teste e levado para o hospital. O estado de saúde dele agravou e nesta madrugada ele não resistiu. Yuri era lotado na Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe)/Chapada e há nove anos integrava as fileiras da corporação. Natural de Petrolina (PE), o soldado era solteiro e deixa um filho.
Brumado: Polícia Militar apreende menor de idade envolvido em atos infracionais
22 Ago 2017 // 08:27 Janine Andrade
Durante patrulhamento na Rua Padre Feijó, em Brumado, uma guarnição da 34ª Companhia de Policia Militar (34ª CIPM) observou a presença de um indivíduo que ao perceber a aproximação da viatura policial empreendeu fuga. Ele foi acompanhado pelos policiais, acabou adentrando uma residência e, após autorização da proprietária, os policiais adentraram o local e encontraram o suspeito que se tratava de um menor de idade, contumaz em atividades delituosas - envolvimento com venda de drogas e roubo. Foi encontrado no interior da residência, escondido no quarto do menor, grande quantidade de material para o condicionamento de entorpecentes, balança de precisão, certa quantidade de droga, aparelhos de telefone celular um Moto G3 e um Motorola, um relógio da marca Século. Material e individuo foram apreendidos e apresentados na 1ª Delegacia Territorial de Brumado.
Empresários brumadenses e representantes da CDL de Brumado participaram da 35ª Convenção Estadual do Comércio Lojista da Bahia, em Salvador
22 Ago 2017 // 08:00 Janine Andrade
Empresários brumadenses e representantes da CDL de Brumado participaram no último final de semana, em Salvador, da 35ª Convenção Estadual do Comércio Lojista da Bahia. O encontro teve a finalidade de levar conhecimentos à classe empresarial com informações atuais e também de integrar os comerciantes de todo estado, no intuito de fortalecer os laços para que possam continuar firmes na busca dos objetivos em comum. Foram discutidos temas como a Reforma Trabalhista (Dep. Federal Rogério Marinho), Economia e Varejo (Samy Dana - Comentarista da Globo News), além de apresentação de Cases de sucesso e da Palestra encantadora de Bráulio Bessa (poeta do programa Encontro de Fátima Bernardes). Na foto, o casal de empresários brumadenses Idenor e Sandra Amorim; Manoel Messias, vice-presidente da CDL; Fernando Coelho, Adm. da CDL; e Cláudia Giudice, escritora e palestrante.
Deputado Marquinho Viana entrega trator na comunidade de Capivara, em Caculé
22 Ago 2017 // 07:11Cumprindo mais um compromisso assumido com a Associação de Capivara, em Caculé, o deputado Marquinho Viana (PSB), fez a entrega, no último sábado, 19, de um trator, equipamento que facilitará a produção de alimentos pelos produtores da agricultura familiar, e que já abastecem a cidade e municípios vizinhos. Prestigiaram a entrega do trator, Pedrão e João Filho, que posivelmente serão candidatos, respectivamente, a prefeito e a vice-prefeito, nas próximas eleições de 2018, além dos membros da Associação e grande número de moradores de Capivara.



















