Segundo pesquisa, brasileiro trabalha, em média, 11 horas por mês só para pagar conta de luz

Segundo pesquisa, brasileiro trabalha, em média, 11 horas por mês só para pagar conta de luz
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

De acordo com levantamento realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Energético (Ilumina), para pagar a conta de luz de uma casa que possui uma pequena geladeira, algumas lâmpadas e uns dois ventiladores, um brasileiro que ganha um salário mínimo precisa trabalhar 11,1 horas, ou seja, pouco mais de uma jornada completa de trabalho.  A pesquisa teve como base dados da Agência Internacional de Energia (AIE) e dos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Na pesquisa, o Brasil surge como o país onde o consumidor que ganha um salário mínimo tem de trabalhar o maior número de horas para pagar suas contas de energia. No Brasil, o peso tributário varia de 28%, para quem consome até 300 kWh/mês, até 46%, acima desse volume, ou seja, a carga de impostos do setor elétrico  é altíssima.


Homem de 53 anos morre após ser atropelado por moto em Barra da Estiva

Homem de 53 anos morre após ser atropelado por moto em Barra da Estiva
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Na madrugada de hoje (25), Valdemi dos Santos Ferreira, de 53 anos,  morreu após ser atropelado por uma motocicleta conduzida por Vera Soares, de 25 anos, quando caminhava pela Avenida Paulo Souto, no município de Barra da Estiva. Informações preliminares indicam que o acidente ocorreu momentos depois da condutora sair de um show. O senhor chegou a ser conduzido para o hospital municipal, mas chegou sem vida unidade de saúde. A motociclista teve ferimentos leves.O corpo da vítima fatal foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal ) de Brumado . A polícia investigará o caso.


A 5 dias do fim do prazo, mais de 40% dos contribuintes não enviaram declaração

A 5 dias do fim do prazo, mais de 40% dos contribuintes não enviaram declaração
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

A Receita Federal recebeu até as 11h de hoje (25) mais de 16,319 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física. O número representa 57,19% dos 28,5 milhões de documentos previstos para serem entregues este ano. O programa gerador da declaração para ser usado no computador pode ser baixado no site da Receita Federal. O prazo de envio termina na próxima sexta-feira (29). O aplicativo do Imposto de Renda para dispositivos móveis (tablets e smartphones) está disponível nos sistemas Android e iOS, da Apple. Os aplicativos podem ser baixados nas lojas virtuais de cada sistema. Recentemente, a Receita Federal divulgou um vídeo de animação para ajudar os contribuintes que ainda não enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2016. O órgão liberou ainda um Perguntão, elaborado para esclarecer dúvidas quanto à declaração referente ao exercício de 2016, ano-calendário de 2015. O número estimado de declarações que devem ser enviadas à Receita este ano (28,5 milhões) representa crescimento de 2,1% em relação aos 27,9 milhões de documentos entregues no ano passado. Os contribuintes que fazem doações devem ficar atentos ao preenchimento da declaração. As pessoas que destinam recurso aos fundos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de seus municípios, por exemplo, devem optar pelo modelo completo. O programa do Imposto de Renda tem um campo próprio para o preenchimento das informações, na opção de doações para o Estatuto da Criança e do Adolescente. Quem perder o prazo de entrega estará sujeito a multa de R$ 165,74 ou de 1% do imposto devido por mês de atraso, prevalecendo o maior valor. A multa máxima pode chegar a 20% do imposto devido.


Legislativo brumadense faz parceria e cartório eleitoral amplia atendimento

Legislativo brumadense faz parceria e cartório eleitoral amplia atendimento
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

O trabalho em parceria tem sido uma constante no legislativo brumadense, que tem direcionado às suas ações no fortalecimento da união para a conquista de benefícios para toda comunidade. Dentro desta perspectiva a presidência da Câmara, na pessoa do vereador Alessandro Lôbo e Silva disponibilizou as duas funcionárias para prestação de serviços no cartório Eleitoral em razão do grande aumento de tarefas ocorridas em função de ano eleitoral. Com a disponibilização o Cartório Eleitoral pode ampliar o número de atendimentos para duzentos diariamente, assegurando que todos os interessados possam ser atendidos com maior celeridade. Através de ofício o juiz eleitoral, Dr. Genivaldo Alves Guimarães agradeceu a Câmara Municipal destacando a importância da colaboração entre os entes públicos. O presidente Alessandro Lôbo e Silva destacou que o legislativo brumadense está sempre pronto a colaborar com todas as instituições para que juntos possam oferecer serviços de qualidade aos brumadenses, principalmente na garantia dos direitos. “Gostaríamos de destacar que todos os jovens brasileiros de 15 anos que completam dezesseis anos até a data de 02 de outubro podem tirar seus títulos de eleitor até a data de 04 de maio”, observou o presidente.


Ivana Bastos e Otto Alencar oficializam PSD Mulher de Itapetinga

Ivana Bastos e Otto Alencar oficializam PSD Mulher de Itapetinga
Foto: Divulgação

No último domingo (25/4) a luta feminina ganhou mais força com a oficialização do PSD Mulher de Itapetinga. A deputada Ivana Bastos, que coordena o PSD Mulher no Estado, e o senador Otto Alencar estiveram no município e passaram a condução dos trabalhos para as mãos de Carine Barreto da Silva, Rita de Cássia santos Torres e Suleide Souza Costa. A coordenadora, vice-coordenadora e secretária municipal do PSD Mulher, respectivamente, têm o novo desafio de participar ativamente das bandeiras do partido, com destaque para a maior participação da mulher na política, a busca por mais direitos femininos, o combate e enfrentamento à violência de gênero, dentre outras questões. Segundo a deputada Ivana Bastos, as mulheres do município estão bem representadas e terão todo o apoio da parlamentar e do senador para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “ Caminharemos unidas por mais espaços na política, por igualdade de direitos, mais acesso ao mercado de trabalho, salários iguais, e outras importantes bandeiras que o PSD Mulher defende. O município de Itapetinga têm mulheres comprometidas com a causa e se trabalharmos muito teremos bons frutos”, destacou Ivana Bastos.


Chris Pimenta lança o CD 'Na balada e na sofrência'

Chris Pimenta lança o CD 'Na balada e na sofrência'

O cantor brumadense Chris Pimenta lançou na manhã desta segunda-feira (25) o seu novo álbum ‘Na balada e na sofrência’. O album é composto por 14 faixas. Baixe o CD acessando o linkAcesse também o site do cantor: www.chrispimenta.com.br. Contatos: (71) 9 9256-0201 ou (77) 9 8819-4502.


Brumado: Carro caiu da ponte do Bairro São Jorge

Brumado: Carro caiu da ponte do Bairro São Jorge
Foto: Reprodução | WhatsApp

Na madrugada do último domingo (24), um veículo Fiat Strada caiu da ponte localizada sobre o Rio do Antônio, no Bairro São Jorge, em Brumado. Não há informações sobre a causa do acidente. Ocupavam o veículo quatro pessoas, entre elas uma gestante, os quais foram socorridos por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhados ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. O carro ficou sobre a vegetação a margem do rio e foi retirado do local por um guincho.

Brumado: Carro caiu da ponte do Bairro São Jorge
Foto: Reprodução | WhatsApp

INFORME PUBLICITÁRIO

Bêda Auto Elétrica - Som e Acessórios

Bêda Auto Elétrica - Som e Acessórios

Brumado perde mais um órgão do governo estadual

Brumado perde mais um órgão do governo estadual
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Brumado perdeu mais um importante órgão do governo estadual: a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (Car). Este soma-se a unidades que também não mais integram o município, como exemplos, a unidade do Núcleo Regional de Educação (NRE), antiga Direc, a Diretoria Regional de Saúde (Dires) e o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba). Dirigida pelo ex-vereador Elielson da Silva Teixeira - o qual já teve a sua exoneração publicada no Diário Oficial da Bahia - a Car  era ligada ao Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), que também abrigava a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater). No município de Caetité, mantem-se o escritório da Car e este atenderá Brumado.


Geddel: 'PT enfrenta fim de um ciclo e pagará por isso'

Geddel: 'PT enfrenta fim de um ciclo e pagará por isso'
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Durante entrevista a Tribuna da Bahia, O presidente do PMDB na Bahia e ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, afirmou que o  "PT enfrenta fim de um ciclo e pagará por isso", se referindo ao  momento em que o impeachment avança no Congresso Nacional. Segundo a publicação, Geddel é visto como um dos homens de força do vice-presidente Michel Temer, mas ele evita traçar cenário de um eventual governo peemedebista. “Se, eventualmente, o Temer me chamar para algum espaço próximo a ele nessa coisa de elaboração da discussão política, posso examinar com muita simpatia. Mas não tenho o desejo de voltar a participar com cargos no plano federal”, afirmou Lima. Ainda durante a entrevista, Geddel  criticou o discurso do PT de que o impeachment é golpe e diz que o projeto petista está indo à falência. O peemedebista diz ainda que governador Rui Costa terá o tratamento institucional que a Constituição determina e que “quanto menos vontade de criar problema que ele demonstre, certamente mais apreço terá de um eventual governo Temer”. Disse também, que o PT "enfrenta o fim de si, que quase termina nas eleições passadas, quando venceram com uma margem muito apertada utilizando da máquina pública. É o fim do ciclo, isso acontece nas democracias. É o fim de um processo de desgastes e o PT pagará por isso. Evidentemente, eles terão que tentar se reinventar para conquistar espaço na sociedade brasileira além daqueles que tradicionalmente eles têm.", disse.


Agente do SMTT acusa Coordenador de Estatística de agressão e abuso de poder

Agente do SMTT acusa Coordenador de Estatística de agressão e abuso de poder
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Um agente da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) de Brumado acusa Albânio Souza Lima, o Coordenador de Estatística do município de agressão e abuso de poder dentro do paço municipal. Segundo o denunciante, na última quarta-feira (20), uma procuradora do município, acompanhada de outra senhora, chegou a sede do SMTT buscando orientações de como proceder após um acidente. Ele, por sua vez, que é designado para trabalho interno no SMTT, tratando de processos administrativos em relação ao trânsito, entre outros, orientou a senhora a - já que a segunda parte envolvida no acidente não estava - se encaminhar a delegacia e registrar uma ocorrência, pois o SMTT não pode realizar nenhum tipo de ação sem estarem presentes as duas partes envolvidas, caso contrário, poderia tornar-se crime e gerar processo para a prefeitura. No local, segundo o agente, o coordenador de estatística rebateu a explicação e disse que a solicitação da senhora poderia sim ser realizada. O agente explicou então novamente que as normas não permitiam. De forma grosseira, ainda segundo relatos do agente, o  coordenador desdenhou do seu trabalho , dizendo ser ele  "pessoa de confiança do prefeito" e que o agente não passava de um funcionário que deveria estar nas ruas e não fazendo trabalhos internos. O coordenador continuou com as agressões verbais e logo após atacou o agente com um tapa no ombro, seguido de empurrão. O agente levou o caso a Ouvidoria e seguiu para a delegacia, onde registrou um boletim de ocorrência.


Clube Amarock Bahia: Expedição Costa do Descobrimento foi pura emoção

Clube Amarock Bahia: Expedição Costa do Descobrimento foi pura emoção
Foto: Divulgação

‘O paraíso nunca esteve tão perto’. Com este slogan, o Clube Amarock Bahia seguiu para o sul da Bahia, onde os integrantes vivenciaram momentos de integração e muita diversão na Expedição Costa do Descobrimento - Porto Seguro/BA.

Clube Amarock Bahia: Expedição Costa do Descobrimento foi pura emoção
Foto: Divulgação

O evento aconteceu de 21 a 24 de abril, quando o grupo contemplou a cidade de Porto Seguro e região, e se divertiu a bordo das Amaroks nas trilhas de incríveis belezas naturais. Não faltou emoção e aventura. O evento teve o apoio da Brumauto


Maetinga tem maior taxa de estupros da Bahia

Maetinga tem maior taxa de estupros da Bahia
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Se considerados todos os municípios baianos, a maior taxa de estupros para cada 100 mil habitantes é de Maetinga, no Centro-Sul. Com pouco mais de 5 mil habitantes e oito casos registrados na delegacia local no ano passado, o município ganhou uma taxa de 154,6 casos. É oito vezes maior do que a taxa de Salvador, de 18,1. Marlene Porto, assistente social da prefeitura,  afirma que foram registrados pouco mais de cinco casos e que, na maioria deles, os agressores são próximos. “Tivemos casos graves, dois envolvendo pais ou irmãos das vítimas, e precisamos realmente de ajuda com isso”, citou. A conselheira tutelar Vanessa Fernandes alega não ter acompanhado os casos do ano passado, já que assumiu o cargo em 2016, mas disse perceber que a maioria das vítimas é criança. “Não sei dizer o que motivou, mas realmente teve um número alto”. Em 2014, não houve nenhum registro na cidade. Este ano, o Conselho Tutelar já atua sobre uma denúncia de uma criança que teria sido estuprada pelo vizinho. Em números absolutos, Maetinga se iguala, em 2015, a outras 11 cidades: Barra do Choça, Itarantim, Livramento de Nossa Senhora (Centro-Sul), Campo Formoso, Jacobina, Ruy Barbosa, Santa Bárbara (Centro-Norte), Ubaitaba (Sul), Vera Cruz (RMS), Maragojipe (Recôncavo) e Euclides da Cunha (Nordeste). A delegacia de Metinga foi procurada, mas o delegado titular, Francisco Tadeu Rodrigues, disse não ter autorização para falar dos casos por telefone. Já o coordenador da 20ª Coorpin (Brumado), Leonardo Rabelo, disse que só poderia falar sobre o assunto com autorização do delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito Filho. As informações são do Correio da Bahia.


Brumado: PRE recupera motocicleta com restrição de furto/roubo na BA-262

Brumado: PRE  recupera motocicleta com restrição de furto/roubo na BA-262
Foto: Divulgação | PRE

Policiais do TOR - Tático Ostensivo Rodoviário - recuperaram uma motocicleta com restrição de furto/roubo durante rondas pela BA - 262. Segundo a polícia, o condutor do veículo foi abordado após atitude suspeita, quando conduzia a motocicleta Honda CG 125 Titan KS, placa JMU 1283. Ao verificar no sistema, constatou-se que o veículo possuía restrição de furto/roubo. Condutor e moto foram apresentados na delegacia de Brumado.


Brumado: Bandidos invadem casa na Comunidade de Lagoa Funda, roubam vários objetos

Brumado: Bandidos invadem casa na Comunidade de Lagoa Funda, roubam vários objetos
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Uma família foi assaltada dentro de uma residência localizada na Comunidade Lagoa Funda, em Brumado. A ação dos bandidos foi registrada na noite de sábado (24) e, segundo as vítimas, o criminosos invadiram o imóvel e rendeu a todos. Eles subtraíram quatro aparelhos celulares, uma moto, vários objetos e quantia em dinheiro não divulgada. "Meu Deus em que mundo é esse que estamos vivendo. Proteção hoje só divina. Só tenho a agradecer a Deus por ter protegido eu e meus filhos", desabafou a mãe das vítimas.


Foi realizada em Brumado a 6ª Copa Tiradentes de Futsal

Foi realizada em Brumado a 6ª Copa Tiradentes de Futsal
Foto: Divulgação

Com semifinais realizadas durante a semana e finais na última quinta-feira (21), aconteceu em Brumado a VI Copa Tiradentes, no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro. O evento foi um grande sucesso e reuniu atletas das seguintes categorias: pré-mirim, mirim, infanto, juvenil e júnior. A competição foi  organizado pelo departamento de Esportes da Secult (Juarez Marcelo, Valdir Lima) , com o apoio do secretário de esportes Miguel Lima Dias. "Parabéns a todos os participantes, a equipe super competente de arbitragem, no comando de Ney, nossa equipe de apoio. Agradecemos também ao prefeito Aguiberto Lima Dias e ao público em geral que prestigiaram nosso evento", disseram os organizadores.


Deputado Marquinho Viana visita povoado do Rio da Caixa, em Érico Cardoso

Deputado Marquinho Viana visita povoado do Rio da Caixa, em Érico Cardoso
Foto: Divulgação

Na companhia do ex-deputado federal Robério Nunes, sua esposa Flávia, Dr. Medrado, vereadores Silvar, Lero e Zá, e mais o pré-candidato a vereador, Zé Roberto, e Dona Zute, o deputado Marquinho Viana PSB), esteve no povoado de Rio da Caixa, no município de Érico Cardoso, no sábado (16), quando em contato com a comunidade pode conhecer as necessidades locais, como a energia elétrica solicitada por trinta moradores. O deputado comprometeu-se a empenhar-se junto ao Governo do Estado para atender ao referido pleito.


Contribuintes têm último fim de semana para declarar Imposto de Renda

Contribuintes têm último fim de semana para declarar Imposto de Renda

Este é o último fim de semana para os contribuintes preencherem a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2016, antes do encerramento do prazo, no dia 29 de abril, próxima sexta-feira. De acordo com o último balanço divulgado pela Receita Federal, ontem (22), chegava o 15.046.172 o número de declarações enviadas. Ou seja, pouco mais da metade (52,8%) dos documentos previstos para este ano. O programa gerador da declaração para ser usado no computador pode ser baixado no site da Receita Federal. O órgão liberou um perguntão, elaborado para esclarecer dúvidas quanto à declaração referente ao exercício de 2016, ano-calendário de 2015. Quem perder o prazo de entrega estará sujeito a multa de R$ 165,74 ou de 1% do imposto devido por mês de atraso, prevalecendo o maior valor. A multa máxima pode chegar a 20% do imposto devido. Cerca de 28,5 milhões de contribuintes deverão enviar à Receita Federal a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física em 2016. A estimativa é do supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir. O número representa crescimento de 2,1% em relação aos 27,9 milhões de documentos entregues no ano passado.


Clube Social: neste domingo (24) tem Manhã de Sol ao som do grupo Censura Livre

Clube Social: neste domingo (24) tem Manhã de Sol ao som do grupo Censura Livre

Venha curtir o seu domingo (24) na Manhã de Sol do Clube Social e Recreativo de Brumado. Traga a sua família e desfrute de momentos agradáveis ao som de Grupo Censura Livre. Clube Social, sua melhor opção de lazer!


Anatel proíbe redução na velocidade de internet fixa por tempo indeterminado

Anatel proíbe redução na velocidade de internet fixa por tempo indeterminado
Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) proibiu, por tempo indeterminado, que as operadoras de telefonia reduzam a velocidade da internet banda larga fixa de seus clientes. A decisão, tomada pelo conselho da agência, foi anunciada hoje (22) à noite. A proibição, que antes tinha prazo de 90 dias, agora vai vigorar até que a Anatel analise a questão da limitação de franquias de banda larga após reclamações de consumidores. “Até a conclusão desse processo, sem prazo determinado, as prestadoras continuarão proibidas de reduzir a velocidade, suspender o serviço ou cobrar pelo tráfego excedente nos casos em que os consumidores utilizarem toda a franquia contratada, ainda que tais ações estejam previstas em contrato de adesão ou plano de serviço”, diz a agência reguladora em nota publicada em seu perfil em uma rede social. O site da agência registrou instabilidades ao longo do dia. Na última segunda-feira (18), a Anatel havia proibido a limitação da franquia de internet banda larga fixa pelo prazo de 90 dias. No entanto, o presidente da agência, João Rezende, informou que a regulamentação do serviço no Brasil não impede esse modelo de negócio.


INFORME PUBLICITÁRIO

Brumado: Promoção de gasolina no Posto Meira por R$ 3,80 o litro neste sábado e domingo

Brumado: Promoção de gasolina no Posto Meira por R$ 3,80 o litro neste sábado e domingo
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Na hora de abastecer seu veículo vá ao Posto Meira, atendimento preferencial e combustíveis de qualidade. Aproveite essa super promoção gasolina por somente R$ 3,80 o litro somente neste sábado (23) e domingo (24). É isso mesmo R$ 3,80 o litro da gasolina no Posto Meira, localizado na Avenida Coronel Santos, 785, saída para Vitória da Conquista, Bairro São Felix. Telefone: 77 3441-7851.


Rui formaliza consulta ao TCE para contratar policiais civis

Rui formaliza consulta ao TCE para contratar policiais civis

Durante visita às obras de requalificação que o Governo do Estado está executando no Centro Antigo de Salvador, na manhã desta sexta-feira (22), o governador Rui Costa anunciou que consultará o Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), para viabilizar a contratação de mais policiais civis. Rui reafirmou o compromisso de realizar a convocação, mas ressaltou que está impedido de fazer isso em razão da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O governador voltou a explicar que o Estado ultrapassou o limite de gastos com pessoal estabelecido pela LRF e, por esse motivo, não pode fazer novas contratações, exceto para substituir aposentadorias e óbitos. "Estou empenhado em chamar o maior número de policiais civis possível, mas não posso fazer isso à revelia da PGE e do TCE. O entendimento inicial da PGE é de que só poderíamos chamar esses policiais para as vagas abertas pelas aposentadorias e mortes a partir de janeiro deste ano, mas eu entendo, e estou pedindo parecer do TCE sobre o assunto, que a data que devemos ter como base é a mesma da publicação do edital do concurso. Se o TCE assim entender, a gente deve chamar cerca de 250 pessoas, entre agentes e delegados", afirmou Rui. Mesmo estimando a quantidade de novos contratados, o governador destacou que chamará "exclusivamente o número que a PGE e o TCE referendar como entendimento do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal", sob o risco de ter as contas do Estado rejeitadas pelo Tribunal de Contas.

 

 


PRE apreendeu veículo com restrição de roubo em Tanhaçu

PRE apreendeu veículo com restrição de roubo em Tanhaçu
Foto: Divulgação | PRE

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE)  apreendeu um automóvel com restrição de roubo durante ronda realizada próximo a um desvio localizado nas imediações do Posto Policial de Sussuarana, distrito de Tanhaçu. Na ocasião, assim que percebeu a presença da guarnição, o condutor do Gol de placa policial EIA-4022 - São Bernardo do Campo/ SP , que estava na companhia de outros dois indivíduos,  abandonou  o veículo próximo a um restaurante. Os policiais verificaram a procedência do veículo e , após consulta no sistema, constataram que este possuía restrição de roubo. O veículo foi encaminhado à  delegacia de Tanhaçu e a polícia iniciou as buscas pelos homens que abandonaram o veículo.


Copa Regional de Futsal: Juventude vence Presidente Jânio Quadros por 5x0

Copa Regional de Futsal: Juventude vence Presidente Jânio Quadros por 5x0
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Na noite da última quarta-feira (20),  o Juventude de Brumado venceu a equipe de Presidente Jânio Quadros pelo placar de 5x0, em partida pela Copa Regional de Futsal. O jogo aconteceu no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro e foi válido pela fase de classificação da competição.  Com a vitória, o Juventude segue invicto com três vitórias em três jogos.


INFORME PUBLICITÁRIO

Central das Soldas - Equipamentos de Proteção Individual

Central das Soldas - Equipamentos de Proteção Individual

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais