A convenção nacional do PT escolheu, por aclamação, o nome de Luiz Inácio Lula da Silva para ser o candidato à Presidência da República. Não foi definido quem será o vice-presidente na chapa de Lula. O encontro também homologou o apoio do PCO e do PROS à candidatura do PT. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preso em Curitiba, desde 7 de abril, após ter sido condenado em segunda instância no caso do triplex de Guarujá. O ator Sérgio Mamberti leu uma carta escrita por Lula, onde ele afirmou que "querem fazer uma eleição presidencial de cartas marcadas, excluindo o nome que está à frente na preferência popular em todas as pesquisas".
Foi realizada em Brumado a Mostra de Dança do CEEP em Gestão e Meio Ambiente
05 Ago 2018 // 08:13
Foi realizado no Auditório do CEEP em Gestão e Meio Ambiente, em Brumado, nesta sexta-feira (03), a Mostra de Dança da instituição de ensino. Se apresentaram: Alexandre Moreira - Dança Contemporânea e relato sobre experiência no Dance; Grupo da Terceira Idade - Viva a vida e viva bem! - Carimbó; Grupo Cultural Ojú Orun; Grupo Ginga Brasil - Maculelê; 5* Juliana Barreto - Balett clássico e jazz; Swag Dance Oficial - Mix Dance ( Funk, pagode baiano, arrocha, hip hop); Dance Fitness - Zumba; e Life Dance - Danças populares.
O evento teve como objetivo apreciar as diferentes expressões rítmicas, artísticas e expressivas presentes em Brumado e também estimular os alunos a participarem do DANCE, projeto estrutural do Governo do Estado da Bahia que incentiva a dança nas escolas estaduais. Organizaram o evento as educadoras Ana Rita Pereira, Iacy Georgether Santos e Edneide Barreto.
“Aprendi com a minha família valores que me conduziram até aqui. E um deles foi a humildade, o pé no chão. Vamos seguir trabalhando muito e quem tiver perna para me acompanhar me siga”, afirmou o governador Rui Costa na Convenção, que confirmou sua candidatura à reeleição pelo PT neste sábado (4), no Parque de Exposições de Salvador. Mais de 30 mil pessoas participaram do ato, que também oficializou os quatro pré-candidatos da chapa Mais Trabalho por Toda a Bahia, composta também pelos candidatos a vice-governador, João Leão (PP), e a senador, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD). “Vamos seguir levando saúde para o interior da Bahia e apostando na educação como instrumento de transformação da vida humana. Por isso, vamos planejar um programa de Governo audacioso, ousado, para a área da educação, com a construção de 600 quadras cobertas nas escolas e o funcionamento em tempo integral, dando um salto de qualidade ainda maior”, acrescentou o governador na entrevista concedida à imprensa. O nome da chapa majoritária, “Mais Trabalho Por Toda a Bahia” também foi oficializado durante o ato. Além de PT, PSD, PP, PC do B, PSB, PR e PRP, que possuem representantes na chapa majoritária, também formam a coligação principal PDT, Podemos, Avante, PMB, PTC, PMN e Pros, totalizando 14 partidos. A base de Rui Costa vai se organizar da seguinte maneira na disputa por vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados: Coligações de deputados estaduais - Chapão: PT, PSB, PSD, PP, PR, PDT, PRP, PMB, Podemos, Avante e Pros - Chapinha: PTC e PMN - PC do B sai sozinho na disputa estadual. Coligações de deputados federais: Chapa 1: PT, PSB, PSD, PC do B, Avante, Podemos, PR, PP. Chapa 2: PDT e PROS. Chapa 3: PTC, PMN, PRP e PMB.
Brumado: Venha se deliciar com as variedades do café da manhã na Padaria Pérola
05 Ago 2018 // 07:36
Comece bem o seu dia! Passe na Padaria Pérola - Confeitaria e Conveniências - e experimente as mais variadas guloseimas além do já tradicional pão francês, sempre quentinho. A padaria dispõe de café da manhã todos os dias com: Tortas doces e salgadas, Sanduíche Natural, Salgados, Pizza, Pão na chapa, Sucos, Vitaminas, Farofa de Carne e ainda grande variedade de pães: pão de coco, cenoura, cearense, amanteigado, cebola, salgados diversos, tortas, trufas, pão de queijo, broa de milho e muito mais. Conheça a Padaria Pérola, localizada na Rua Cel. Santos, 327, Bairro São Félix (Saída para Vitória da Conquista). Telefones: (77) 3441-0754 / 9 9968-7717. Aceitamos encomendas!
Na noite deste sábado (04) uma guarnição do PETO da Polícia Militar em patrulhamento pelo bairro Olhos D'água, em Brumado, abordou um indivíduo suspeito de praticar vários roubos no município, onde após verificação na residência do mesmo foi encontrado um revólver calibre 32, arma está provavelmente utilizada nesses assaltos. O suspeito foi preso em flagrante e conduzido a unidade policial juntamente com a arma para que fosse tomadas medidas cabíveis.
Brumado: adolescente é apreendido por ato infracional análogo à tráfico de drogas
04 Ago 2018 // 11:10 Janine Andrade
Na sexta-feira, 03, guarnições do PETO da 34ª CIPM e de Patrulhamento Rural realizavam rondas no Bairro São Félix, em Brumado, quando suspeitaram de um adolescente. Durante a abordagem, o jovem informou espontaneamente que possuía uma porção de maconha no interior de sua residência, situada na Rua Piloto Marques. Ao chegar no local informado, após autorização da proprietária do imóvel e genitora do conduzido, os militares fizeram uma busca minunciosa no interior da casa, onde encontraram 01 (uma) pequena porção de substância semelhante a maconha, 01 (uma) balança de precisão e sacos plásticos. O adolescente e o material foram levados à sede da 20ª Coorpin, onde o fato foi registrado.
Brumado: advogado Tiago Amorim tem candidatura a deputado estadual homologada PSD
04 Ago 2018 // 10:56 Janine Andrade
Caravana BIM-2018 chega a Brumado através da Faculdade Pitágoras- Unopar
03 Ago 2018 // 16:45
Para levar informação e conhecimento sobre a tecnologia BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção ) os profissionais da área tecnológica, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia realizarão em Brumado a Caravana BIM-2018. O BIM representa uma das mais importantes invocações gerenciais dos últimos anos, uma ferramenta revolucionária, trazendo importantes mudanças tecnológicas. O evento acontece no auditório da Faculdade Pitágoras- Unopar, no dia 22 de agosto, das 18h30min às 21h. No local será recebida a doação de 2kg de alimento não perecível.
Começa nesta sábado (04) o 9º Agosto Gospel, evento realizado pelo Ministério de Jovem da Igreja Missões do Evangelho Pleno (IMEP), em Brumado. A atividade terá início as 19h e segue durante os quatro sábados do mês de agosto. A abertura contará com Ministério Plenitude, Ministério de Coreografia (IMEP) e preletor Pastor João Paulo. Venha e traga sua família. Rua Coronel Tibério Meira, nº 447, no centro de Brumado.
José Ronaldo, foi oficializado hoje (3) candidato ao governo da Bahia pelo Democratas. Com 67 anos de idade e mais de 40 anos de atuação política, ele disputa pela primeira vez o Palácio de Ondina, mas traz no currículo a experiência de quem foi vereador e quatro vezes prefeito de Feira de Santana, segunda maior cidade do estado – sempre eleito em primeiro turno -, três mandatos como deputado estadual, um como deputado federal, além de ter ocupado a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). Durante a convenção, que contou com a participação do prefeito ACM Neto, foram confirmados também os nomes de Jutahy Junior (PSDB) e Irmão Lázaro (PSC) para a disputa do senado. A surpresa da manhã ficou pela apresentação da médica Mônica Bahia (PSDB) – membro da Ordem dos Médicos do Brasil e uma das lideranças do Movimento Brasil Livre – como candidata a vice-governadora. O anúncio foi guardado em sigilo e só revelado pelo próprio José Ronaldo, ao final do seu discurso. O agora candidato ao governo do estado informou também a composição de partidos que vai caminhar sob o slogan “A mudança vem do interior” – uma alusão à história do democrata, que nasceu em Paripiranga, no sertão baiano. A coligação une os partidos Democratas, PSDB, PRB, PSC, SD, PV, PHS, PSL, PPS e PTB.
Brumado: Edmilson da comunidade Boi morto declara apoio a Márcio Moreira e Arthur Maia
03 Ago 2018 // 14:16 Janine Andrade
Edmilson Borges, mais conhecido na comunidade como "Edilson do Boi Morto", o qual apoiou na eleição passada o grupo oposicionista a Eduardo Vasconcelos, do qual chegou a conseguir 150 votos para um vereador que ele apoiava, acaba de declarar apoio a Arthur Maia e Márcio Moreira. "Vim para o grupo situacionista. Irei apoiar Márcio Moreira por ser um filho da terra e um político promissor. Já Arthur Maia terá meu apoio pois lutou pelo asfalto de Ubiracaba e estará trazendo o progresso para nossa comunidade", disse Borges. O anúncio do apoio foi feito na presença do vereador e presidente da Câmara de vereadores, Léo Vasconcelos. Moreira disputará às eleições de outubro para deputado estadual e Maia tentará a reeleição para deputado federal.
Embora os brasileiros ainda estejam sensíveis aos efeitos da lenta recuperação econômica e do desemprego, a maioria (61%) dos consumidores deve ir às compras neste Dia dos Pais – o dado é levemente superior aos 55% de entrevistados que realizaram compras na mesma data do ano passado. A conclusão é de um levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Ao todo, a expectativa é de que quase 93 milhões de pessoas façam alguma compra no período, o que deve movimentar uma cifra aproximada de R$ 13,9 bilhões nos setores do comércio e serviços. Apenas 28% dos consumidores não devem presentear alguém na data, sendo que a principal justificativa é o falecimento do pai (70%). Comemorado tradicionalmente no segundo domingo de agosto, o Dia dos Pais é considerado por muitos o ‘patinho feio’ das datas comemorativas por não injetar cifras tão expressivas como Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados. Mesmo assim, a comemoração serve de termômetro para analisar o desempenho do varejo no segundo semestre, ainda permeado por incertezas no campo político e por uma recuperação econômica gradual.
O médico cubano Yanier Samón, 32 anos, que integrava o Programa Mais Médicos do governo federal e atuava no Programa Saúde da Família (PSF) do distrito de São Timóteo, e estava internado em Livramento de Nossa Senhora, com suspeita de inflamação no pâncreas, veio a óbito na quinta-feira (02) durante transferência do hospital daquele município para uma unidade de saúde em outra localidade. Diante do caso, o prefeito Ricardinho Ribeiro decretou luto oficial de três dias em razão do falecimento do médico.“Pela relevância dos inúmeros e inestimáveis serviços prestados, e o legado de contribuições deixadas à comunidade Livramentense, como homem público - Fica, por este Ato Administrativo, decretado, com profundo pesar, luto oficial por três dias, em virtude do falecimento do Sr. Yanier Samon de Hombre, era Servidor Público Municipal, ocupante do Cargo de Médico, lotado na Secretaria Municipal de Saúde, em Livramento de Nossa Senhora’’.
Vitória da Conquista: jovem que matou namorada de 13 anos, grávida, foi condenado a 16 anos de prisão
03 Ago 2018 // 10:57
Na manhã de quinta-feira (02), Carlos Henrique Silva Almeida, 20 anos, foi condenado a 16 anos e oito meses de prisão por ter matado a namorada de 13 anos, que estava grávida, com um tiro na testa. O crime ocorreu em Vitória da Conquista, no dia 9 de fevereiro do ano passado. De acordo com o Ministério Público (MP), o réu, que já está preso de forma cautelar há mais de um ano, cumprirá o restante da pena em regime inicialmente fechado. Ainda segundo informações do MP, o promotor sustentou no Tribunal do Júri que, no dia do crime, o acusado foi armado para a casa da namorada Maricélia Santos Oliveira, e eles começaram a discutir por conta da gravidez, que ele não aceitava. Conforme o MP, durante a discussão entre o casal, Carlos teve clara intenção de matar, quando disparou um tiro na testa da vítima. Cabe recurso da decisão.
Aracatu: prefeitura disponibiliza novos veículos e equipamentos de informática as secretarias
03 Ago 2018 // 10:33 Janine Andrade
A Prefeitura Municipal de Aracatu incorporou a sua frota mais três veículos novos, para facilitar o andamento dos trabalho dos diversos setores, principalmente na saúde. "Atendendo os pedidos dos nossos servidores, entreguei os secretários municipais equipamentos de informática, que irão proporcionar melhores condições de trabalho refletindo na melhorias e na eficácia dos serviços públicos a população. Essa semana também reunir com todos os secretário para resolver as demandas do município", disse a prefeita Lêda Matias.
Será analisaro por Luiz Edson Fachin um pedido da família do ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB-BA) que solicita ao Supremo Tribunal Federal (STF) a quebra do sigilo telefônico do Núcleo de Inteligência da Polícia Federal em Salvador. De acordo com reportagem da TV Globo, a defesa da família de Geddel quer saber de qual número partiu a denúncia anônima que levou a Polícia Federal a encontrar o apartamento onde foram encontrados os R$ 51 milhões. O pedido é assinado pelo advogado Gamil Foppel, responsável pela defesa de Marluce Vieira Lima (mãe de Geddel) e de Lúcio Vieira Lima (deputado federal e irmão do ex-ministro)."[A defesa] requer a quebra do sigilo telefônico do NIP da Superintendência da Polícia Federal da Bahia a fim de verificar quais números ligaram para o referido terminal no dia 14 de julho de 2017, possibilitando a identificação do número (e respectivos dados cadastrais) responsável pela ligação anônima referida na informação nº 15/2017", diz o pedido.
Em nota, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) comunicou nesta quinta-feira (02) que irá concorrer à uma vaga Câmara dos Deputados. No texto, Aécio afirma que tomou a decisão "com a responsabilidade daqueles que sempre colocaram os interesses de Minas acima de qualquer projeto pessoal". Ele cita "ataques violentos e covardes" dos quais tem sido alvo, mas ressalta que "a verdade prevalecerá e com ela restará provada a correção de todos os meus atos". Segundo informações da Agência Senado, o senador apresentou aos aliados uma série de argumentos que justificariam sua decisão, como o receio de ser responsabilizado por uma eventual derrota de Antonio Anastasia (PSDB) ao governo de Minas. Depois de meses afastado do estado, em meio ao desgaste provocado pelas investigações da delação do empresário Joesley Batista, além de outros inquéritos da Operação Lava-Jato, Aécio passou as últimas semanas se movimentando entre Belo Horizonte e o interior de Minas.
A seleção brumadense de Futebol disputou na noite de quinta-feira (02), no Estádio Gilberto Cardoso, mais um amistoso em preparação para o Campeonato Intermunicipal 2018. O time da Capital do Minério enfrentou o selecionado de Maetinga e venceu pelo placar de 5x1.
Os gols de Brumado foram marcados por: Zé Márcio 2, Bimba 1, Tarcísio 1 e Yan 1. O Congresso Técnico que definirá os adversários da Seleção de Brumado no intermunicipal será realizado neste sábado (04).
Raquel Dodge orienta procuradores regionais eleitorais de todo o país a darem 'tratamento uniforme' a todos os inelegíveis
03 Ago 2018 // 08:28
Foram divulgadas pela Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria, instruções normativas da procuradora-geral Eleitoral, Raquel Dodge, nas quais orienta os procuradores regionais eleitorais de todo o país a darem ‘tratamento uniforme’ a todos os inelegíveis. Segundo o Estadão, os documentos trazem sugestões de parâmetros a serem adotados pelos procuradores na apresentação de ações à Justiça Eleitoral que contestam os registros de candidaturas. Entre eles, está o de esclarecer a responsabilidade do partido e do candidato que usarem recursos públicos para custear campanha de pessoas impedidas, pela legislação, de se candidatarem. O Ministério Público vai cobrar o ressarcimento dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Campanha usados por candidatos com inelegibilidade reconhecida pela Justiça Eleitoral. A cobrança também vai incluir os gastos públicos com o custeio do horário eleitoral no rádio e na televisão dedicado ao candidato. Em outro documento, a Procuradoria-Geral Eleitoral também orienta os procuradores sobre como cadastrar as ações de impugnação de registro no sistema interno do Ministério Público Federal, de forma a possibilitar a geração de dados estatísticos. A medida também busca padronizar a análise da lista entregue na última semana ao MPF com 7.431 nomes de gestores públicos com contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Convenções partidárias para escolha de candidatos podem ocorrer até domingo (5)
03 Ago 2018 // 07:59
Domingo (5) é o prazo final para os partidos políticos realizarem convenções destinadas a deliberar sobre coligações e a escolher os candidatos, inclusive os respectivos vices e suplentes, para as Eleições Gerais 2018. Os partidos e coligações devem registrar na Justiça Eleitoral os candidatos escolhidos em convenção até as 19h do dia 15 de agosto. As convenções partidárias são reuniões de filiados a uma legenda para o exame de assuntos de interesse da agremiação. A Lei das Eleições (caput do artigo 8º), por sua vez, define os prazos para a escolha dos candidatos e a deliberação das coligações (união de dois ou mais partidos a fim de disputarem eleições) nos anos em que se realizarem os pleitos. Desde o dia 20 de julho, os partidos puderam promover convenções para definir as coligações e escolher os candidatos para as Eleições Gerais de 2018. Nas eleições deste ano, serão escolhidos durante as convenções os candidatos aos cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal e deputado estadual/distrital. Com a homologação das convenções realizadas, é permitida a formalização de contratos que gerem despesas e gastos com a instalação física e virtual de comitês de candidatos e de partidos políticos. No entanto, o efetivo desembolso financeiro somente pode ocorrer após a obtenção do número de registro de CNPJ do candidato e a abertura de conta bancária específica para a movimentação financeira de campanha e emissão de recibos eleitorais.
Aracatu: prefeita busca viabilizar atendimento de abastecimento de água à população em situação emergencial e excepcional
03 Ago 2018 // 07:00 Janine Andrade
Preocupada com a situação da escassez de água no município, a prefeita Lêda Matias entrou com solicitação junto à Secretaria Nacional de Defesa Civil, através da CIVALERG, para viabilizar o atendimento de abastecimento de água à população em situação emergencial e excepcional, até que a situação junto a defesa nacional seja regularizada, o que acontecerá em breve. Para amenizar a gravidade da situação até que o pedido seja atendido, a Prefeitura Municipal disponibilizou caminhões pipa para atender ao máximo de pessoas possíveis. "Conheço a necessidade da nossa região, estou me esforçando para diminuir os efeitos da falta de chuva sobre a nossa população. E dando continuidade a minha preocupação com a zona rural de Aracatu, o município tem realizado atividades como recuperação de limpeza de aguadas, estradas vicinais e passagens molhada", disse a prefeita.
Com muita entrega da equipe e encarando o forte Palmeiras de igual para igual, o Bahia ficou no empate em 0 a 0 com a equipe paulista, na noite desta quinta-feira (2), na Fonte Nova, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil 2018. Com o resultado, o Esquadrão vai para o jogo de volta, no dia 16, na Arena Palmeiras, precisando de um triunfo para ficar com uma inédita vaga nas semifinais. Novo empate, por qualquer placar, leva a decisão para os pênaltis. Sem tempo para descanso, o Bahia agora volta suas atenções para o Brasileirão. No domingo (5), às 19h, a equipe visita o Fluminense, no Maracanã.
Até a próxima terça-feira (07), feriados municipais alteram o funcionamento das unidades da Rede SAC nos municípios de Brumado, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Inhambupe. Bom Jesus da Lapa, onde se comemora a Romaria do Padroeiro Senhor Bom Jesus da Lapa, é a cidade com maior alteração no atendimento do Ponto SAC: a unidade local estará fechada entre esta quinta (02) e a próxima terça (07), retomando o funcionamento habitual na quarta-feira (08). Também no dia 02 estarão fechadas as unidades de Barreiras, que retoma o atendimento já na sexta (03) e de Luís Eduardo Magalhães, cujo funcionamento volta ao normal na segunda-feira (06). Inhambupe e Brumado, por sua vez, não estarão funcionando na segunda (06). Em ambas as unidades, o atendimento retorna normalmente na terça-feira (07).
Com o objetivo de incrementar a qualificação de profissionais das áreas de saúde e administração, que atuam nos hospitais e demais serviços de saúde, no que se refere às habilidades e competências gerenciais, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa) e em parceria com a Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, promove o Curso de Especialização em Administração Hospitalar e Sistemas em Serviços de Saúde. O curso, cuja abertura é hoje (02), às 17 horas, na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba), formará gestores e assessores, para exercerem liderança em processos de transformação organizacional, de forma a elevar o padrão de qualidade e segurança do usuário e reduzir os custos dos serviços e sistemas de saúde. O processo de especialização conta com conteúdos teóricos e práticos, uma grade curricular contemporânea e customizada, na qual serão discutidas as Políticas de Saúde, Epidemiologia, Planejamento e a Avaliação no âmbito do SUS e da Saúde Suplementar, entendendo a Organização e a Gestão de Sistemas de Saúde no seu contexto socioeconômico, ambiental e tecnológico (tanto no que se referem às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), como aquelas aplicadas à Atenção à Saúde). Neste sentido serão estudados aspectos relativos à Engenharia Clínica, Qualidade em Serviços de Saúde e a Segurança do Paciente e Redes de Atenção. A gestão organizacional, tendo como foco a Gestão da Produção Hospitalar, Logística e Gestão de Pessoas, serão assuntos de grande relevância durante o curso, uma vez que não é possível a gestão de sistemas e serviços de saúde sem desenvolver, capacitar, motivar e cuidar do capital humano e da integração dos processos de trabalho. Por fim, o curso destaca a importância do gestor dominar a Gestão de Recursos Financeiros e de Custos dos Sistemas e Serviços de Saúde, pois embora saúde não tenha preço, os serviços da saúde necessitam de sustentabilidade e possuem responsabilidade ética e social. Para tanto serão estudados aspectos referentes à Economia da Saúde e Indicadores de Avaliação dos Serviços de Saúde. O curso decorre de uma pareceria entre a Sesab, UFBA, Rede de Inovação e Aprendizagem em Gestão Hospitalar (InovarH) e Associação de Hospitais do Estado da Bahia (AHSEB), agregando assim experiências de profissionais que atuam no setor público e aqueles que atuam no mercado.



















