Inauguração do Complexo Eólico Aroeira deve manter a Bahia na liderança nacional da produção de energia renovável

Inauguração do Complexo Eólico Aroeira deve manter a Bahia na liderança nacional da produção de energia renovável
Foto - Feijão Almeida / GOVBA

Eletricidade suficiente para atender, anualmente, 849 mil residências é o que vai fornecer o Complexo Eólico Aroeira, do grupo Enel Green Power, inaugurado nesta sexta-feira (5), com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, no município de Umburanas. O empreendimento, que teve investimento de R$ 2,5 bilhões, amplia a capacidade de a Bahia produzir energia limpa, gerando emprego e renda para a população. Construído pela subsidiária brasileira do grupo Enel, líder mundial em energia sustentável, o empreendimento anunciou hoje a sua operação comercial. São 81 aerogeradores em oito parques eólicos instalados em Umburanas, Morro do Chapéu e Ourolândia, com 348,30 MW (Megawatts) de capacidade instalada. Por ano, o complexo deve gerar 1.800 GW (Gigawatts), equivalente à energia necessária para abastecer as residências evitando a emissão de mais de 757 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera. O governador Jerônimo Rodrigues pontuou que a produção de energia limpa será ampliada a partir da inauguração. “A entrega do Complexo Eólico Aroeira vai garantir que a Bahia continue liderando a produção de energia renovável”, afirmou Jerônimo. Para a instalação do parque, o Governo do Estado tem concedido incentivos fiscais e licenças para a instalação e operação do empreendimento, que permitiram a criação de três mil empregos em toda a cadeia produtiva, priorizando a contratação de trabalhadores de comunidades locais e promovendo formação profissional. O Parque Eólico Aroeira está entre os 68 empreendimentos no setor de energia renovável da Enel na Bahia. Desses, 50 são para geração por fonte éolica e 18 para fonte solar fotovoltaica. A empresa está construindo mais 10 empreendimentos no Estado, entre eles o Parque Eólico Pedra Pintada, que abrange as cidades de Umburanas e Ourolândia. De acordo com o presidente da Enel no Brasil, Antônio Scala, “Aroeira é a demonstração do compromisso da Enel com a geração renovável e distribuição de energia, gerando emprego e desenvolvimento sustentável. Chegamos até aqui porque acreditamos no Brasil”.


Deputado Marquinho Viana e líder político Wilson do Café visitam obra de ampliação de estação de tratamento de água em Barra da Estiva

Deputado Marquinho Viana e líder político Wilson do Café visitam obra de ampliação de estação de tratamento de água em Barra da Estiva
Foto - Divulgação

Na última sexta-feira, dia 5 de abril, o Deputado Marquinho Viana esteve em Barra da Estiva para acompanhar de perto o progresso da obra de ampliação e implantação da estação de tratamento de água no Distrito de Triunfo do Sincorá. Acompanhado pelo influente líder político Wilson do Café, Viana destacou a importância dessa iniciativa para a comunidade local.

Deputado Marquinho Viana e líder político Wilson do Café visitam obra de ampliação de estação de tratamento de água em Barra da Estiva
Foto - Divulgação

A obra em questão, que está sendo executada pelo Governo do Estado através da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), conta com recursos provenientes de uma emenda parlamentar do Deputado Marquinho Viana. Essa estação de tratamento de água terá capacidade para atender uma população de 600 habitantes, garantindo o acesso a água potável e de qualidade para os moradores do Distrito de Triunfo do Sincorá.


Palmeiras supera Santos e conquista 26º título paulista de sua história

Palmeiras supera Santos e conquista 26º título paulista de sua história
Foto - Divulgação / Palmeiras

Depois de perder o jogo de ida por 1 a 0, na Vila Belmiro, o Palmeiras venceu o Santos por 2 a 0, neste domingo (07), no Allianz Parque, e conquistou o terceiro título consecutivo do Campeonato Paulista, igualando o feito de 1932/33/34 – o Verdão também foi campeão em 2022 e 2023, diante do São Paulo e do Água Santa, respectivamente. Os gols da vitória palestrina foram marcados por Raphael Veiga, de pênalti, e Aníbal Moreno.


Flamengo vence o Nova Iguaçu e conquista seu 38º título do Campeonato Carioca

Flamengo vence o Nova Iguaçu e conquista seu 38º título do Campeonato Carioca
Foto - Divulgação / Flamengo

Na decisão do Campeonato Carioca, o Flamengo venceu o Nova Iguaçu, por 1 a 0, na tarde deste domingo (7), no Maracanã, e conquistou seu 38º título estadual. Bruno Henrique, que entrou na segunda etapa, marcou um belo gol que decretou a vitória do Mengão. Vale lembrar que o Mais Querido já havia vencido o jogo de ida por 3 a 0. Festa da Nação Rubro-Negra no Templo Sagrado do futebol! O Rubro-Negro volta a campo na próxima quarta-feira (10) para enfrentar o Palestino-CHI), às 21h30, no Maracanã, pela segunda rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores.


Acidente fatal na BA-148: Motorista perde a vida em colisão entre dois veículos

Acidente fatal na BA-148: Motorista perde a vida em colisão entre dois veículos
Foto - Leitor / Agora Sudoeste

No último sábado (06), um trágico acidente entre dois veículos resultou na perda de uma vida na BA-148, no município de Brumado. A colisão envolveu um Palio e um Onix, nas proximidades do Parque de Exposições Gilson Brito, no final da tarde. De acordo com informações preliminares, o impacto da batida foi devastador, levando o motorista do Palio a óbito no local do acidente. A identidade da vítima ainda não foi divulgada pelas autoridades. Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde do condutor do outro veículo envolvido na colisão. As circunstâncias exatas do acidente ainda estão sendo investigadas pelas autoridades competentes. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local para realizar o levantamento cadavérico, e o corpo do motorista foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado, onde passará por necropsia. Este trágico incidente marca o segundo acidente com vítima fatal registrado na BA-148 durante o último final de semana. Na primeira ocorrência, uma colisão entre dois veículos resultou em outra perda irreparável. 


Mulher é Morta a Facadas em Iuiu; Ex-Companheiro é Suspeito do Crime

Mulher é Morta a Facadas em Iuiu; Ex-Companheiro é Suspeito do Crime
Foto - Divulgação

Na cidade de Iuiu, no Sudoeste da Bahia, na madrugada deste domingo (7), quando uma mulher foi brutalmente assassinada a facadas. A vítima foi identificada como Eliete dos Santos Silva, e seu ex-companheiro, Adão Lima da Silva, é apontado como o principal suspeito do crime. Segundo informações da Polícia Civil, o caso ocorreu por volta das 1h30, na Travessa João Alexandre, no Centro da cidade. Testemunhas relataram que Adão fugiu do local em uma motocicleta vermelha sem placa. Equipes do 17º Batalhão de Polícia Militar foram acionadas para atender a ocorrência, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado para prestar socorro à vítima. No entanto, Eliete não resistiu aos ferimentos e veio a óbito ainda no local. A Polícia Civil informou que Adão Lima já havia tentado matar Eliete em 2019, quando foi preso. Na época, ele alegou que o crime foi motivado por uma traição. Em 2021, após julgamento, o suspeito foi condenado a 9 anos, 7 meses e 2 dias de prisão em regime fechado, cumpridos no Conjunto Penal de Brumado.


Prazo para regularizar título pela internet termina nesta segunda

Prazo para regularizar título pela internet termina nesta segunda
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Eleitores sem biometria cadastrada podem acessar os serviços eleitorais pela internet, chamados Título Net, somente até esta segunda-feira (8). Depois desse prazo, o eleitor sem as digitais cadastradas precisará ir a um cartório eleitoral até o dia 8 de maio para ser atendido e poder votar nas eleições municipais, marcadas para outubro. Segundo a Justiça Eleitoral, os eleitores com a biometria em dia podem continuar utilizando os serviços pela internet. É possível ver qual é a situação cadastral no site do TSE. O dia 8 de maio é o prazo final para regularizar a situação eleitoral, solicitar transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais. Após essa data, esses serviços ficarão indisponíveis, pois a Justiça Eleitoral passará a se dedicar a organização das eleições municipais. Primeiro título: Quem for tirar o título pela primeira vez precisa ir a um cartório eleitoral para coletar a biometria, que é gratuita. Esse cadastro evita que uma pessoa vote no lugar de outra e permite identificar se um eleitor tem mais de um registro eleitoral. A Justiça Eleitoral alerta que apenas fazer o pedido pela internet não é garantia da emissão do título ou a regularização eleitoral. É necessário anexar os documentos exigidos. 


PRF apreende carga de iPhones de última geração em Vitória da Conquista

PRF apreende carga de iPhones de última geração em Vitória da Conquista
Foto - Divulgação / PRF-BA

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), na manhã deste sábado (06), apreendeu 24 IPhones e 5 IPads de origem estrangeira que eram transportados sem documentação fiscal. Durante comando de enfrentamento ao crime em frente à Unidade Operacional PRF em Vitória da Conquista (BA) (Km 830 da BR 116), policiais rodoviários federais abordaram um ônibus interestadual, que vinha de São Paulo e tinha como destino o estado de Pernambuco. Procedeu-se uma fiscalização detalhada e durante a vistoria foram encontrados, entre as bagagens, uma caixa de papelão contendo aparelhos eletrônicos lacrados e sem o devido despacho aduaneiro. Diante dos fatos de crime evidente de descaminho, os equipamentos foram encaminhados para a Receita Federal, para adoção das medidas cabíveis. Previsto no art. 334 do Código Penal o crime de Descaminho (importar produtos sem o pagamento dos respectivos impostos), tem pena prevista de um a quatro anos de prisão. Este crime representa uma concorrência desleal com os comerciantes regularmente instalados e diminui os empregos com Carteira de Trabalho assinada no país.


Jovem brumadense é encontrado morto em Rio de Contas após desaparecimento

Jovem brumadense é encontrado morto em Rio de Contas após desaparecimento
Foto - Divulgação / Polícia Civil

O jovem Edinilton Cruz dos Santos, de 23 anos, natural de Brumado, teve um destino trágico após desaparecer na última terça-feira (02). Seu corpo foi encontrado sem vida na tarde deste domingo (07) em Rio de Contas, na região da Chapada Diamantina. Edinilton havia deixado Brumado para trabalhar na perfuração de poços artesianos, acompanhado de mais duas pessoas, no Povoado do Jiló, na Fazenda Japonês. Durante a madrugada, segundo relatos, o jovem teria manifestado o desejo de retornar para sua casa por duas vezes. O responsável pela equipe prometeu levá-lo de volta, mas após a última conversa na madrugada, Edinilton desapareceu. Uma força-tarefa da Polícia Civil foi montada para investigar o caso. O corpo de Edinilton foi encontrado por dois moradores locais, e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar a perícia no local. Posteriormente, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para necropsia.


Vitória conquista 30º título baiano de sua história

Vitória conquista 30º título baiano de sua história
Foto - Divulgação / E.C. Vitória

Na tarde de chuva neste domingo (7), o Vitória voltou a fazer festa na Arena Fonte Nova. Há 11 anos, no dia 7 de abril de 2013, na reinauguração do estádio, o Rubro-Negro goleou por 5 a 1 o Bahia. Já neste domingo, o Vitória não precisou golear: bastou o empate por 1 a 1 diante do rival para realizar um feito bem mais expressivo, a conquista do seu 30º título baiano. Como venceu de virada por 3 a 2 o jogo de ida realizado no Barradão, o Vitória entrou em campo com a vantagem do empate. Começou na frente com o zagueiro Wagner Leonardo, cedeu o empate em seguida, mas podia ter saído da Casa de Apostas Arena Fonte Nova com outra goleada. O Rubro-Negro abusou de perder gols, teve um não confirmado por causa da marcação de impedimento e acertou a trave do Bahia no segundo tempo. Everton Ribeiro marcou para o adversário. Foi o quatro BA-Vi da temporada, o terceiro pelo Campeonato Baiano, dois vencidos pelo Vitória – ambos por 3 a 2 de virada – e o empate deste domingo. Na Copa do Nordeste, o Rubro-Negro foi superado por 2 a 1 de virada. O Vitória encerrou o jejum de seis anos sem título estadual. Foi uma final digna. Gols, expulsão, goleiro adversário pegando tudo. Como precisava vencer, o Bahia tentou ir com tudo para frente. Após Lucas Arcanjo salvar conclusão de Thaciano, o Vitória marcou 1 a 0. Osvaldo bateu escanteio, a zaga tirou e a bola sobrou para Patric Calmon. O lateral novamente levantou na área, houve mais uma rebatida e Alerrandro encheu o pé. O goleiro defendeu parcialmente e o zagueiro Wagner Leonardo empurrou para as redes aos 13 minutos. A vantagem durou muito somente seis minutos. Everton Ribeiro aproveitou sobra de bola na área e empatou. Aos 32 minutos, o Bahia perdeu Rezende que fez falta em Osvaldo e foi expulso direto com ajuda do VAR. O Vitória voltou a crescer com um a mais e inclusive marcou gol com Rodrigo Andrade, porém, a arbitragem assinalou impedimento. Na etapa final, o Vitória foi o dono do jogo. Criou diversas oportunidades, botou uma bola na trave e não sofreu ameaça, conquistando o título.


Édio 'Continha', vice-prefeito de Brumado, declara apoio à pré-campanha de Fabrício Abrantes e se filia ao PP, presidido pelo vereador Beto Bonelly

Édio 'Continha', vice-prefeito de Brumado, declara apoio à pré-campanha de Fabrício Abrantes e se filia ao PP, presidido pelo vereador Beto Bonelly
Foto - Divulgação

O vice-prefeito Édio Pereira "Continha", declarou na noite deste sábado, dia 6 de abril, seu apoio e entrada para o grupo político do pré-candidato a Prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes. Continha se mostrou muito feliz e adepto aos novos rumos de sua caminhada, sendo bem recepcionado com calorosas palmas e felicitações. "É uma nova etapa da minha vida na qual apenas quero deixar o meu legado nesta cidade que tanto amo. Estar junto deste jovem líder Fabrício Abrantes me proporciona energia para continuar os trabalhos", disse Continha. Ressentimente o então pré-candidato a prefeito, Beto Bonelly também declarou apoio ao grupo de Abrantes, mas antes disso, havia conquistado o apoio integral de Continha para o seu projeto, o que demonstrou uma excelente capacidade de diálogo e articulação dentro do cenário político municipal. Por serem aliados, Bonelly articulou a entrada de Continha para o grupo, acrescentando ainda mais alcance e apoio para Fabrício e seu time. "Eu e Continha somos amigos há muitos anos, e quando estávamos pré-candidatos a prefeito, sempre tivemos um excelente diálogo conjunto. Quando ele declarou apoio para o meu projeto, não pude deixar de trazê-lo para o grupo político de Fabrício, pois sei que somente com a união de todos nós que conseguiremos construir um futuro melhor para Brumado", disse Bonelly em entrevista ao Agora Sudoeste.


Colisão frontal na BA-148 deixa uma pessoa morta e feridos no trecho entre Dom Basílio e Brumado

Colisão frontal na BA-148 deixa uma pessoa morta e feridos no trecho entre Dom Basílio e Brumado
Foto - Leitor / Agora Sudoeste

Uma tragédia marcou a manhã deste sábado (06) na BA-148, entre os municípios de Brumado e Dom Basílio, após uma colisão frontal entre dois veículos de passeio. O acidente envolveu um Fox e um Fiat Uno, resultando em danos devastadores nos automóveis. Segundo informações preliminares, após o impacto, o Fiat Uno saiu da pista, ocasionando a morte de um dos ocupantes que foi arremessado para fora do veículo, vindo a óbito no local. Outras pessoas envolvidas no acidente ficaram feridas e receberam os primeiros socorros no local, sendo posteriormente encaminhadas para uma unidade de saúde da região. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve presente no local para registrar a ocorrência e auxiliar no controle do trânsito. Além disso, equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram acionadas para realizar a perícia no local, a fim de investigar as causas do acidente. O corpo da vítima fatal foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado.


Brumado: ‘Mais uma conquista para o povo’, diz Fabrício Abrantes sobre a disponibilização dos serviços da Justiça Federal no município

Brumado: ‘Mais uma conquista para o povo’, diz Fabrício Abrantes sobre a disponibilização dos serviços da Justiça Federal no município
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A partir desta sexta-feira, 05, Brumado passa a ter um Ponto de Inclusão Digital (PID),  o órgão facilitará para a população  o acesso à Justiça Federal, antes só viabilizado por Vitória da Conquista. A chegada do PID, aconteceu através de um pedido do pré-candidato a prefeito, Fabrício Abrantes (Avante), viabilizado pelo Deputado Federal José Rocha (União Brasil), junto ao  Desembargador Federal, Dr. Carlos Pires Brandão, coordenador dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região, auxiliado pelo Juiz Federal João Paulo Pirôpo de Abreu. “Trabalho diariamente para conquistar benfeitorias de urgência para nosso povo. Saúde, educação, justiça, infraestrutura são pontos fortes e carentes no município. Escutar a população é o primeiro passo para entender o que o povo precisa. E tenho feito. O PID é mais uma conquista para o povo de Brumado. A parceria da OAB de Brumado e o Município de Brumado foram fundamentais nessa implantação”, afirmou Fabrício. De acordo com o Deputado José Rocha o ponto ou sala digital tem por objetivo maximizar o acesso à Justiça sem a necessidade de se deslocar para Vitória da Conquista para atos processuais nas ações que tramitam na Justiça Federal. “É um ganho extraordinário para Brumado, com a realização também depoimentos de partes, testemunhas, e outros colaboradores da justiça, por sistema de videoconferência aqui no município e também a realização de pericias” Disse. O empresário Fabrício Abrantes tem afirmado seus discursos que: “a política é um instrumento de transformação.”



Homem morre soterrado em garimpo no norte da Bahia

Homem morre soterrado em garimpo no norte da Bahia
Foto - Divulgação / Polícia Militar

Na quinta-feira (4), um trágico acidente ocorreu em um garimpo na cidade de Pindobaçu, no norte da Bahia, resultando na morte de Cleiton Oliveira de Souza, de 51 anos. O corpo da vítima só foi resgatado na manhã desta sexta-feira (5), após uma operação complexa envolvendo a colaboração de outros garimpeiros. Segundo relatos da Polícia Militar, os Corpos de Bombeiros da cidade e a Guarda Municipal de Pindobaçu foram prontamente acionados para atender à ocorrência. Entretanto, devido à natureza do acidente, que ocorreu no subsolo do garimpo, a equipe de resgate enfrentou dificuldades significativas para acessar o local e retirar o corpo da vítima.


CIPE Central forma turma em operações rurais

CIPE Central forma turma em operações rurais
Foto - Divulgação / Polícia Militar

Com objetivo de capacitar profissionais para enfrentar os desafios específicos das operações em áreas rurais, a Polícia Militar da Bahia, através da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE)/ Central, realizou, na manhã desta quinta-feira (4), a solenidade de formatura da turma do XVII Curso de Operações Rurais (COR), na base da unidade, no município de Jequié. Iniciado em 11 de março de 2024 e concluído na última terça-feira (2), o curso contou com a participação inicial de 47 alunos, dos quais nove concluíram. Destes, 46 eram da Polícia Militar do Estado da Bahia, e uma representava a Polícia Militar do Estado de Alagoas. “A grande importância do Curso de Operações Rurais está na capacidade de formar profissionais habilitados e preparados para enfrentar uma variedade de desafios, especialmente em ambientes rurais. Os participantes receberam conhecimentos necessários para responder eficazmente às situações encontradas nesses ambientes complexos e muitas vezes desafiadores. Por isso há um nível alto de exigência e consequente qualificação”, pontua o comandante da CIPE Central, major Baeta. O programa incluiu disciplinas como: Doutrina Institucional; Instrução Tática Individual; Técnicas de Orientação e Navegação; Primeiras Respostas em Ocorrências Envolvendo Artefatos Explosivos; Técnicas de Patrulha Policiais Militares; Armamento, Tiro Tático e Tiro de Combate; e Táticas e Técnicas de Combate Rural. “Os participantes estão de parabéns pela dedicação e comprometimento demonstrados ao longo do curso, e está confiante de que esses profissionais contribuirão significativamente para a segurança e proteção das comunidade Baiana”, completa o major Baeta.


Justiça mantém condenação de 50 anos a ex-deputada Flordelis

Justiça mantém condenação de 50 anos a ex-deputada Flordelis
Foto - Fernando Frazão / Agência Brasil

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) negou, por unanimidade, recurso de apelação da ex-deputada federal Flordelis e manteve sua condenação a 50 anos de prisão. Ela foi considerada culpada pela participação no assassinato de seu marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019. As condenações de Flordelis são por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio duplamente qualificado, uso de documento falso e associação criminosa armada, segundo o TJRJ. Os desembargadores também decidiram manter as condenações, pela participação no mesmo crime, de Simone dos Santos Rodrigues, filha biológica de Flordelis; de Adriano dos Santos Rodrigues, filho biológico da ex-parlamentar; e de Carlos Ubiraci Francisco da Silva, filho afetivo. A 2ª Câmara Criminal também decidiu anular a absolvição, pelo Tribunal do Júri de Niterói, de outras três pessoas acusadas de participar do crime: Rayane dos Santos, neta biológica da ex-deputada; Marzy Teixeira e André Luiz de Oliveira, ambos filhos adotivos. Eles serão submetidos a novo julgamento pelo júri.


Governo do Estado lança Edital do Programa Mais Futuro com R$ 53,5 milhões de investimentos

Governo do Estado lança Edital do Programa Mais Futuro com R$ 53,5 milhões de investimentos
Foto - Daniela Rodrigues

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) publicou, nesta sexta-feira (5), o edital 2024 para o Programa Mais Futuro. Instituído em 2015, o programa beneficia, com auxílio permanência, estudantes em condições de vulnerabilidade socioeconômica, oriundos de famílias cadastradas no CadÚnico; regularmente matriculados em curso de graduação presencial e que não tenha concluído qualquer outro curso de nível superior nas quatro universidades públicas estaduais (Uefs, Uneb, Uesc e Uesb). Isto representa um investimento superior a R$ 53,5 milhões do Governo do Estado. O objetivo do programa é possibilitar que, a partir do apoio financeiro, os estudantes possam se manter nas universidades e concluir os seus estudos. O Mais Futuro concede três tipos de auxílio permanência. São R$ 300 para o Perfil Básico direcionado a estudantes que moram nos mesmos locais onde estudam; R$ 600 para o Perfil Moradia, para aqueles que moram a uma distância superior a 100 km da universidade onde fazem a graduação. Há ainda o Perfil Complementar que contempla estudantes beneficiários de auxílio estabelecido por atos normativos de instituições estaduais de Ensino Superior ou de entes federativos diversos que atendam aos critérios estabelecidos pelos perfis Básico ou Moradia, conforme definido no inciso VI do Art. 5º da Lei nº 13.458, de 10 de dezembro de 2015, alterada pela Lei nº 14.360, de 01 de setembro de 2021. Inscrições: As inscrições para os estudantes que desejam participar do Mais Futuro ocorrerão no Sistema Online do programa, através do endereço eletrônico: de 08 de abril a 08 de maio de 2024. De acordo com o cronograma divulgado no edital, a publicação da lista final de homologados deverá ser divulgada no dia 07 de junho de 2024.


Conab: aumento na produção de carnes deve manter preços baixos

Conab: aumento na produção de carnes deve manter preços baixos
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Um aumento de 3,9% na produção das carnes bovina, suína e de aves deve assegurar o abastecimento do mercado brasileiro em 2024 e manter os preços em patamares mais baixos, aponta a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A avaliação foi divulgada pela instituição com o quadro de suprimento de carnes para 2024. A estimativa é que o Brasil alcance a produção de 30,88 milhões de toneladas neste ano, com disponibilidade de 21,12 milhões de toneladas destinadas a abastecer o mercado interno. “Além desse aumento na produção, os preços dos insumos para alimentação animal estão menores para o criador. Essa combinação de fatores tende a sustentar os preços das carnes em patamares mais baixos para os brasileiros e as brasileiras”, afirmou o presidente da Conab, Edegar Pretto. Da estimativa total de produção, cerca de 10 milhões de toneladas deverão ser de carne bovina, com 6,6 milhões de toneladas disponibilizadas para o Brasil. No caso da carne suína, devem ser produzidos este ano 5,55 milhões de toneladas, das quais 4,22 milhões de toneladas serão para consumo dos brasileiros. Já a avicultura de corte tem estimativa de produção de 15,4 milhões de toneladas e poderá disponibilizar para o mercado interno 10,3 milhões de toneladas. A exportação desses produtos também tem projeção de crescimento, de 6,6% para a carne suína, de 0,9% para a carne de frango e 15,7% para a carne bovina.


Novas unidades das Polícias Militar e Civil são inauguradas em Dom Basílio

Novas unidades das Polícias Militar e Civil são inauguradas em Dom Basílio
Foto - Alberto Maraux / SSP-BA

O município de Dom Basílio passou a contar com duas novas unidades para as Polícias Militar e Civil, entregues pelo Governo do Estado, nesta quinta-feira (4/04). A Delegacia Territorial (DT) e o Pelotão da 46ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Livramento de Nossa Senhora) foram inaugurados pelo governador Jerônimo Rodrigues, e pelo secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner. As equipes da PM e PC de Dom Basílio trabalharão lado a lado, após a construção das unidades no mesmo terreno. Elas receberam investimento de R$ 2,8 milhões e estão localizadas na Avenida Senhor do Bonfim, na entrada da cidade.Em espaço amplo, o Pelotão conta com salas de comando, operacional, de inteligência e vestiários. A DT é equipada com salas para delegado, recepção, atendimento, investigação e reconhecimento, além de custódia com celas. “A Segurança Pública é prioridade na Bahia. Na terça, formamos novos 712 delegados, escrivães e investigadores e, nesta quinta, entregamos unidades modernas para as Polícias Militar e Civil”, destacou o secretário Werner. Somente em 2024, o Governo do Estado inaugurou novas unidades da Segurança Pública nas cidades de Iraquara, Taperoá, Porto Seguro e Itagibá.


Eleições 2024: mais de 60 mil jovens já se alistaram na Bahia

Eleições 2024: mais de 60 mil jovens já se alistaram na Bahia
Foto - Divulgação

Jovens baianos, de 16 a 18 anos, já somam 61.024 alistamentos registrados até o momento pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) este ano. Este grupo, que votará pela primeira vez nas Eleições Municipais de 2024, é o foco da Semana do Jovem Eleitor, uma ação digital promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ocorreu de 18 a 22 de março. Dos jovens eleitores da Bahia que solicitaram a primeira via do título neste ano, 44.776 pertencem ao grupo em que o voto não é obrigatório (16 e 17 anos). Enquanto isso, pouco mais de 16 mil na faixa etária dos 18 anos, em que a participação nas eleições é obrigatória, se alistaram junto à Justiça Eleitoral baiana. 


Governador Jerônimo reafirma apoio a pré-candidatura de Guilherme Bonfim em Brumado

Governador Jerônimo reafirma apoio a pré-candidatura de Guilherme Bonfim em Brumado
Foto - Divulgação

Na manhã de ontem, em uma breve passagem por Brumado, o Governador Jerônimo declarou apoio irrestrito à pré-candidatura de Guilherme Bonfim (PT) para prefeito do município. O anúncio foi feito em um vídeo publicado nas redes sociais oficiais de Guilherme, e amplamente divulgado nas redes sociais, no qual o Governador destacou a importância do alinhamento político entre as esferas federal, estadual e municipal para o desenvolvimento de Brumado. Jerônimo, conhecido por sua atuação firme e determinada à frente do governo estadual, finalizou a sua fala dizendo que estará junto com Guilherme na caminhada até as eleições de outubro. A aliança entre Bonfim , Jerônimo e Lula representa uma união de forças em prol de um futuro promissor para Brumado. A declaração de apoio do Governador Jerônimo à pré-candidatura de Guilherme Bonfim gerou grande repercussão na cidade, com diversos apoiadores demonstrando entusiasmo com a possibilidade de uma gestão alinhada e comprometida com o progresso local. A expectativa é  que essa parceria fortaleça ainda mais a campanha de Bonfim.


Vitória da Conquista (BA), PRF intercepta carga de cigarros eletrônicos

Vitória da Conquista (BA), PRF intercepta carga de cigarros eletrônicos
Foto - Divulgação / PRF-BA

Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na última terça-feira (02), 62 cigarros eletrônicos e mais 10 insumos/essências durante fiscalização no Km 830 da BR 116, em Vitória da Conquista (BA). O fato aconteceu após os policiais abordarem um ônibus de viagem que fazia a linha São Paulo (SP) a Itapetinga (BA). Durante a fiscalização do compartimento de cargas, foi encontrada uma caixa contendo cigarros eletrônicos e insumos (essências) que estavam desacompanhados de documentação fiscal. Desta forma, a ocorrência foi encaminhada, juntamente com toda a mercadoria apreendida, para a Receita Federal. O ônibus foi liberado para seguir viagem. Vale ressaltar que o crime de contrabando acontece quando se trata de um produto cuja produção e comércio são proibidos no país, como é o caso dos cigarros eletrônicos.


Após 50 dias de buscas, ministro classifica captura como ‘vitória’

Após 50 dias de buscas, ministro classifica captura como ‘vitória’
Foto - Divulgação

Após 50 dias de buscas, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, classificou a captura de Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, e a prisão de pessoas que os ajudaram, como uma “vitória das forças de segurança”. A operação feita em conjunto entre a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal teve a participação de mais de 500 agentes de segurança de diferentes forças federais e estaduais. “É preciso lembrar que estamos lutando contra o crime organizado”, frisou o ministro, classificando o período de buscas como um prazo “razoável”. “Diria que segue os paradigmas internacionais de fugitivos de penitenciárias. Isso em um país de dimensões continentais. Além disso, o local onde eles se refugiaram é de mata, de caatinga, e a busca pela recaptura foi prejudicada por intensas chuvas. Isso em uma área imensa”, afirmou Lewandowski, atribuindo o que classificou como um “êxito” do Estado brasileiro ao trabalho conjunto de inteligência. De acordo com o ministro, os trabalhos de investigação continuam. "Ainda estamos investigando qual organização criminosa participou efetivamente das fugas. Em um primeiro momento, soubemos que, infelizmente, alguns moradores foram cooptados pelos criminosos, facilitando a fuga. Depois, houve, realmente, a vinda de veículos que os transportaram, primeiramente até Baraúna [RN], a 34 quilômetros de distância, de onde eles tentaram se evadir para o exterior, com o auxílio de vários outros carros", comentou o ministro. Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento serão encaminhados para a própria Penitenciária Federal de Mossoró, que passou por uma série de reformas e medidas de reforço na segurança após a fuga. Eles ficarão em celas separadas e sob constante monitoramento.


Ivana Bastos, governador e prefeito entregam mais de R$30 milhões em obras para Dom Basílio

Ivana Bastos, governador e prefeito entregam mais de R$30 milhões em obras para Dom Basílio
Foto - Divulgação

No próximo dia 07, o município de Dom Basílio comemora seus 61 anos de emancipação política e administrativa, mas a população recebeu, nesta quinta-feira (04), mais de R$ 30 milhões em investimentos. A deputada Ivana Bastos, representante do município na Assembleia Legislativa da Bahia, esteve ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, do prefeito Roberval Meira, do vice-prefeito Fernando e de todo o grupo político para entregar diversas obras nas áreas da educação, saúde, infraestrutura, segurança e recursos hídricos. “Temos uma história de muito trabalho e sucesso em Dom Basílio. Ao longo dos anos, estamos transformando a vida das famílias e garantindo mais e mais avanços para a cidade. Tenho muito orgulho em fazer parte desse time que não mede esforços para garantir o melhor para Dom Basílio”, afirmou a deputada. No início do dia, o grupo entregou a Escola Estadual de Tempo Integral José Caires Araújo. O novo equipamento tem 12 salas de aula, quatro laboratórios, teatro com 200 lugares, biblioteca, restaurante, sala de convivência, piscina semiolímpica, campo de futebol society com pista de atletismo e quadra poliesportiva coberta. O investimento, de cerca de R$ 25 milhões, vai atender 500 estudantes. Na saúde, a atenção primária ganha um importante reforço com a inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) Centro 05, no bairro Fonte Nova, que teve um investimento de R$ 1,2 milhão em um convênio firmado com a prefeitura municipal. Suas atribuições são promover a assistência básica, como consultas médicas, odontológicas, vacinação, ações de vigilância epidemiológica e sanitária. Na segurança, mais uma unidade conjugada da Delegacia Territorial e um Pelotão da PM foram entregues, com um investimento de R$ 3 milhões. A estrutura conta com sistema de telefonia, radiocomunicação e videomonitoramento. Oito policiais vão compor o pelotão. O dia de investimentos não parou. Também foram entregues a pavimentação do trecho de 7,8 km no acesso à Dom Basílio, uma obra de R$ 1,7 milhão. Foi autorizada a elaboração do projeto para pavimentação na BA-148, nos acessos às comunidades rurais da cidade, nos trechos de Lagoa do Morro, Caldeirão e Caiçara. Serão 7,7 km de estrada com um investimento de R$ 4 milhões. Para o desenvolvimento rural, foram entregues os sistemas integrados de abastecimento de água das comunidades de Caenda e Alagadiço, distantes 15 km da sede. O investimento de R$ 65 mil vai beneficiar 181 habitantes e garantir água de qualidade. Também foi autorizada a urbanização da praça e pavimentação de ruas na Várzea Funda.


Lula inaugura novo trecho da transposição do Rio São Francisco

Lula inaugura novo trecho da transposição do Rio São Francisco
Foto - Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quinta-feira (4), da inauguração da Estação Elevatória de Água Bruta Ipojuca e do trecho Belo Jardim-Caruaru da Adutora do Agreste de Pernambuco, no município de Arcoverde (PE). O sistema abastecerá o interior pernambucano com água da transposição do Rio São Francisco. Em discurso, Lula abordou os desafios políticos do projeto de deslocamento de parte das águas do rio, iniciado em 2005, e explicou a importância da água tratada para a saúde pública e o desenvolvimento das comunidades. O presidente lembrou das dificuldades enfrentadas pela população em razão da escassez hídrica e defendeu os investimentos públicos no projeto. “Havia uma bobagem de que tinha algum estado que se achava dono do rio. Graças a Deus, a gente elegeu o companheiro Jacques Wagner, governador do PT, e o Jacques Wagner, enquanto governador, falou: a água não é da Bahia, a água passa na Bahia, ela é do povo brasileiro. E, portanto, o Brasil tem o direito de fazer a transposição para trazer água para 12 milhões de brasileiros e brasileiras que moram no semiárido”, disse Lula. “A obsessão que eu tenho pelo Nordeste e pela questão da água no Nordeste é porque, quando eu tinha sete anos de idade, eu morava em Caetés [PE] e a gente tinha que buscar água num açude, buscar água no pote, eu e meus irmãos”, lembrou o presidente, contando os problemas de saúde em razão do consumo de água não tratada. “[Agora], o estado de Pernambuco terá água para todo mundo se fartar, bebendo, tomando banho e cuidando dos animais e cuidando da nossa agricultura”, acrescentou.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais