Agora Sudoeste
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Obras do novo aeroporto de Conquista seguem cronograma de execução

Obras do novo aeroporto de Conquista seguem cronograma de execução
Fotos: Amanda Oliveira | GOVBA

A construção do novo Aeroporto de Vitória da Conquista segue cronograma, com previsão de conclusão e entrega em 2016. Na manhã desta quarta-feira (13), uma equipe formada pelo secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, o diretor de terminais da Seinfra, Denisson Oliveira, e o diretor do Departamento de Infraestrutura e Transportes da Bahia (Derba), Saulo Pontes, acompanharam o andamento e a execução do projeto no canteiro de obras. As frentes de trabalho se dividem entre terraplanagem e a colocação da cerca no sítio patrimonial. Na avaliação de Cavalcanti, as obras estão em estágio satisfatório. “As obras estão andando até um pouco mais aceleradas do que o previsto no cronograma. Já estamos com toda a área da pista desmatada, com o serviço de terraplanagem avançada e previsão para o início da pavimentação da pista para o final de setembro”. Orçado em R$ 60,3 milhões, o aeroporto fortalece o desenvolvimento regional por meio da aviação, integrando um conjunto de investimentos em infraestrutura e transportes. Só em estradas construídas e recuperadas, concluídas desde 2009, foram investidos mais de R$ 100 milhões na região de Vitória da Conquista.

Obras do novo aeroporto de Conquista seguem cronograma de execução
Fotos: Amanda Oliveira | GOVBA

Construído à margem direita da BR-116, no sentido Bahia-Rio de Janeiro em direção ao município de Cândido Sales, o futuro terminal aeroportuário terá uma pista de pouso e decolagem com 2.100 metros de comprimento e 45 metros de largura, e área total de seis milhões de metros quadrados. O aeroporto contará com sistema de operação por Instrumento IFR (Instrument Flight Rules), tendo condições de operar aviões de grande porte, como o Boeing 737-800, independentemente das condições visuais, condições climáticas ou operação noturna. A maior capacidade permite ampliar o número de passageiros de vôos regulares e executivos, além do transporte de cargas. O projeto prevê ainda um pátio para aeronaves de 193 metros de comprimento e 50 metros de largura, uma pista para taxiamento de aviões, rampa de equipamentos, subestação elétrica, balizamento noturno e acessos viários, além de tudo que existe de moderno em termos de serviço de prevenção, salvamento e combate a incêndio. A infraestrutura e equipamentos do novo aeroporto foram projetados para garantir serviços de qualidade e segurança aos usuários por pelo menos 50 anos.


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