Após inundação, cidade baiana vai entrar em estado de emergência

Após inundação, cidade baiana vai entrar em estado de emergência
Foto - Divulgação / Corpo de Bombeiros de Paulo Afonso

A prefeitura de Coronel João Sá, município no nordeste da Bahia próximo à divisa com Sergipe, vai decretar estado de emergência por causa da inundação ocorrida na região depois que o Rio dos Peixes transbordou, provocando o rompimento parcial da Barragem de Quati. A informação é do coordenador local da Defesa Civil, Diego Santos. Segundo ele, não há vítimas fatais. “Conseguimos tirar as pessoas das casas que poderiam ser atingidas quando percebemos que a água na barragem iria transbordar”, afirmou à Agência Brasil. Segundo ele, o trabalho de retirada das famílias começou às 9h da manhã. O transbordamento, que provocou posteriormente duas rachaduras na barragem, ocorreu por volta das 11h. Ele declarou à Agência Brasil que a barragem está “parcialmente destruída”, mas parou de escoar grande volume de água. Ainda chove na região. Por causa da inundação, 350 famílias estão desalojadas e foram acolhidas em casas de parentes, amigos e em três escolas do município. Além de Coronel João Sá, a BR-235 na altura do povoado de Pedro Alexandre (BA) e de Poço Redondo (SE) foi atingida pelas águas e está coberta de lama. Em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro declarou que “o governo está à disposição dos prefeitos para qualquer providência que por ventura seja necessária”.


Aracatu comemora 57 anos de emancipação política

 Aracatu comemora 57 anos de emancipação política
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Emancipada, pela lei estadual 1.708, de 12 de julho de 1962, quando foi elevada à categoria de município, desmembrado do município de Brumado, Aracatu comemora nesta sexta-feira (12) seus 57 anos de história. Região ocupada anteriormente por indígenas, a atual cidade de Aracatu teve sua origem na fazenda São Pedro, de propriedade do coronel Salustiano Rodrigues de Souza Machado, da tradicional família dos Machados, razão pela qual a fazenda São Pedro passou a se chamar "Gameleira dos Machados". "Gameleira" por, na fazenda, haver uma grande quantidade dessa frondosa árvore, e "Machados" em homenagem a seu primeiro dono. Atualmente a cidade tem como prefeito, Sérgio Maia. o Agora Sudoeste parabeniza o povo aracatuense pelos 57 anos de emancipação política.


INFORME PUBLICITÁRIO

Café Brumado - O Sabor Encontrado

Café Brumado - O Sabor Encontrado

Encontrado em todos os supermercados e mercearias, o Café Brumado - O Sabor Encontrado - é uma boa pedida para quem prioriza a qualidade, sabor inigualável e inúmeros benefícios a saúde.


Festa de emancipação política de Aracatu acontece nesta sexta (12) com show da cantora Gospel Ana Nóbrega

Festa de emancipação política de Aracatu acontece nesta sexta (12) com show da cantora Gospel Ana Nóbrega

Nesta sexta-feira, dia 12 de julho tem festa de aniversário de 57 anos de emancipação política do município de Aracatu. O evento acontece às 20h com a cantora gospel Ana Nóbrega. As igrejas evangélicas se unem mais uma vez para organizarem este grande evento realizado pela Prefeitura Municipal de Aracatu e Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo. Você é o nosso convidado.


Câmara aprova regras favoráveis a policiais e pensão menor que mínimo na reforma da Previdência

Câmara aprova regras favoráveis a policiais e pensão menor que mínimo na reforma da Previdência
Foto - Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Até as 2 horas da madrugada desta sexta-feira (12), o Plenário da Câmara dos Deputados analisou 11 destaques à proposta de reforma da Previdência (PEC 6/19). Em razão de discordâncias sobre os termos de um acordo de procedimentos para a continuidade da votação, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, encerrou os trabalhos e convocou sessão extraordinária para as 9 horas de hoje a fim de prosseguir na análise da reforma. O próximo destaque que será analisado é do PDT e pretende diminuir de 100% para 50% o pedágio de uma das regras de transição, válida para os segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e do regime próprio dos servidores públicos. Na sessão que teve início nesta quinta-feira (11), os deputados aprovaram duas emendas e um destaque supressivo, envolvendo regras de transição para policiais, regra de cálculo mais benéfica para as mulheres e tempo de contribuição menor para homens na aposentadoria por idade. Dos 11 destaques analisados, cinco não chegaram a ser votados porque foram considerados prejudicados após a aprovação anterior de texto alternativo. Outros três foram rejeitados. Com 344 votos a favor e 132 contra, o Plenário aprovou emenda do DEM que permite o acréscimo de 2% para cada ano que passar dos 15 anos mínimos de contribuição exigidos para a mulher no Regime Geral de Previdência Social. O texto-base da reforma previa o aumento apenas para o que passasse de 20 anos.


Estudantes de Caetité desenvolvem dispositivo para evitar afogamentos de crianças em piscinas

Estudantes de Caetité desenvolvem dispositivo para evitar  afogamentos de crianças em piscinas
Foto - Divulgação

Com a finalidade de reduzir as mortes por afogamentos em piscinas causadas por descuidos ou acidentes, os estudantes Artur Zico Souza, 16 anos, e Wellinton Martins Bispo, 18, que fazem o curso técnico em Administração, no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo (CETEP), localizado em Caetité (579 km de Salvador), desenvolveram o projeto ‘Bip Life: salvando vidas’. Trata-se de um dispositivo acoplado em uma cinta torácica, que emite um sinal para os celulares dos pais ou responsáveis alertando-os que a criança corre risco de se afogar em piscinas. Para a construção do protótipo, os estudantes utilizaram uma cinta com material elástico, arduino, receptor de campainha e sirene. Quando os dois parafusos da cinta entram em contato com a água, após a criança entrar na piscina, uma sirene localizada no clube ou hotel é acionada para alertar sobre o perigo e, também, é realizada uma ligação para o celular dos pais O aparelho poderá ser utilizado, ainda, em janelas, portas e escadas para evitar possíveis acidentes fatais e diminuir os riscos de mortes em outras áreas, além de piscinas.

Estudantes de Caetité desenvolvem dispositivo para evitar  afogamentos de crianças em piscinas
Foto - Divulgação

O estudante Artur Souza falou da relevância do projeto. “Ele foi projetado com a esperança de salvar vidas e tivemos esta ideia depois de sabermos da ocorrência de mortes por afogamentos no município de Rio de Contas, que fica próximo à nossa cidade. Esperamos que isso vire uma lei em todos os clubes ou piscinas de hotéis, evitando assim, mortes no mundo todo”, explicou o estudante. O professor e orientador Emílio Aurélio Souza, que também é pai de Artur, ressaltou a importância do projeto para o aprendizado dos estudantes. “Fico feliz em poder auxiliá-los na construção da pesquisa, pois possui um cunho social e que pode salvar muitas vidas. Além de todo o conhecimento obtido com os estudos realizados, eles também aprenderam muito através do apoio de profissionais como engenheiros e técnicos. A iniciativa também estimula o empreendedorismo, visto que o produto poderá ser patenteado”, disse o educador. O projeto já foi apresentado na VI Feira Nacional de Ciências e Aprendizagem do Brasil – Expo Nacional MILSET Brasil, realizada no mês de maio, no Ceará. Por meio deste evento, eles foram credenciados para participar da X Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola Açaí, que será realizada em dezembro, no município de Abaetetuba, no Pará. Além disso, eles irão participar da Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC), que acontecerá no mês de setembro, na cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina.


INFORME PUBLICITÁRIO

M & M Motos: adquira sua moto semi-nova, à vista ou financiada

 M & M Motos: adquira sua moto semi-nova, à vista ou financiada

No mês do Motociclista adquira sua moto semi-nova, à vista ou financiada, com fácil aprovação e financiamento pela M&M Motos em até 42 meses. Faça-nos uma visita: M & M Motos - Av. Cel. Santos, nº 380, em Brumado. Telefones (77) 3441-7244 / 9.9910-8575.


Brumado: acusado de furto de celular e dinheiro é detido pela Polícia Militar

Brumado: acusado de furto de celular e dinheiro é detido pela Polícia Militar
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Na manhã desta quinta-feira (11) uma guarnição do PETO da Política Militar (34ª CIPM-Brumado)  foi solicitada por populares informando que um cidadão teria encontrado na Rua Antônio Ribeiro, o meliante que teria furtado o seu celular e cerca de R$200,00 reais de sua esposa na última sexta-feira (05) na Rua na rua Virgílio Ataide N° 654. De imediato os PM's se deslocaram para o local, momento em que foi conduzido o suposto autor e o proprietário bens furtado à Depol 20° COORPIN para registro e medidas cabíveis.


Inscrições para o Intermunicipal 2019 já foram encerradas

Inscrições para o Intermunicipal 2019 já foram encerradas
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Falta pouco! A maior competição de futebol amador do Brasil está prestes a invadir os estádios municipais da Bahia. Vem aí a 62ª edição do Campeonato Intermunicipal. As inscrições já foram encerradas e a procura foi grande. Dezenas de municípios, dos quatro cantos do estado, mostraram interesse em participar do certame. Afinal, a competição é uma espécie de "Copa do Mundo" do futebol amador. Ganhar o Intermunicipal é o objetivo principal de qualquer Seleção na temporada. E as candidatas ao título de 2019 serão conhecidas em breve. A FBF divulgará nas próximas semanas a lista de participantes. Além das concorrentes à taça de campeã, a entidade também divulgará outros detalhes, como a data e local do Congresso Técnico, evento que marca o lançamento oficial do campeonato, e o período de disputa.


Brumado: WSouza instala sistema de gestão de almoxarifado no Hospital Professor Magalhães Neto

Brumado: WSouza instala sistema de gestão de almoxarifado no Hospital Professor Magalhães Neto
Foto - Divulgação

A empresa WSouza Sistemas instaloiu sistema de gestão de almoxarifado implantado no Hospital Professor Magalhães Neto permite maior transparência na gestão dos materiais e medicamento em todos os setores da unidade e melhor qualifica os relatórios gerados mensalmente e aprestado a gestão municipal para a promoção de atividades internas que priorizem o consumo consciente de todos os materiais. Para conhecer a WSouza Sistemas, acesse www.redewsouza.com.br.


Barragem se rompe em cidade na BA

Barragem se rompe em cidade na BA
Foto - Reprodução / TV Bahia

Uma barragem se rompeu em um povoado da cidade Pedro Alexandre, na manhã desta quinta-feira (11). Conforme a Defesa Civil da cidade, as fortes chuvas que caem na região do Rio do Peixe contribuíram para o rompimento da estrutura. Não há informações sobre feridos. Ainda não há detalhes sobre à composição da barragem. A Defesa Civil ainda não tem detalhes sobre o tamanho e a quem pertence a estrutura. De acordo com a Superintendência de Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec), o caso ocorreu por volta das 11h, no distrito de Quati. Por conta da quantidade de lama, as estradas estão intransitáveis, o que dificulta o atendimentos pelos órgãos à população. As informações são do Portal G1 Bahia.


MEC pretende implantar no país 108 escolas cívico-militares até 2023

MEC pretende implantar no país 108 escolas cívico-militares até 2023
Foto - Divulgação / Exército Brasileiro

O Ministério da Educação (MEC) pretende implementar 108 escolas cívico-militares até 2023. Essa é uma das ações previstas no Compromisso Nacional pela Educação Básica, documento apresentado hoje (11), em Brasília. Ele reúne ações que estão sendo planejadas para serem implementadas até o fim do atual governo. Além das escolas militares, pretende-se dar celeridade à conclusão de mais de 4 mil creches até 2022; conectar 6,5 mil escolas rurais por meio de satélite em banda larga em todos os estados; e ofertar cursos de ensino a distância para melhorar a formação de professores, até 2020, entre outras ações.


Acontece em Brumado 20 e 21 de Julho acontece na AABB a Jornada Esportivas Microrregional de AABBs

Acontece em Brumado 20 e 21 de Julho acontece na AABB a Jornada Esportivas Microrregional de AABBs

Dias 20 e 21 de Julho acontece na AABB Brumado a Jornada Esportivas Microrregional de AABBs 2019 (JEMAB), com a participação de 8 cidades disputando 8 modalidades, muito esporte, diversão e shows, todos os amantes do esporte Brumadense estão convidados para torcer por nossas seleções nesse grande evento que movimentará a capital do minério, aberto ao público. 


Deputado Marquinho Viana parabeniza Piatã pelo aniversário de emancipação política

Deputado Marquinho Viana parabeniza Piatã pelo aniversário de emancipação política

O município de Piatã festeja hoje (11.7), o seu grande dia, o aniversário de emancipação política. Assim, o deputado Marquinho Viana (PSB), congratula-se com toda a população. as autoridades políticas do município e, de forma especial, com o amigo e vereador Manoel Miron Matos. O deputado envia mensagem de parabéns para todos de Piatã.


20ª COORPIN: Delegada ministra palestra sobre Lei Maria da Penha

20ª COORPIN: Delegada ministra palestra sobre Lei Maria da Penha
Foto - Divulgação / Polícia Civil

A Delegada Ellen Mara Lages Neiva Pierotti, profissional engajada na defesa dos direitos das mulheres,  ministrou uma palestra em um evento promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social  e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher da Prefeitura Municipal de Caetité, divulgando a importância e aplicação da Lei Maria da Penha e o empoderamento feminino. Em sua fala a Delegada Ellen chamou a atenção para a necessidade de capacitação de pessoal para acolhimento e atendimento das vítimas de violência doméstica. Diversos segmentos participaram das palestras, a exemplo de assistências sociais, conselhos tutelares, vereadores e membros da sociedade em geral.


Mandato busca valorização dos agricultores familiares de Palmas de Monte Alto na CDA

Mandato busca valorização dos agricultores familiares de Palmas de Monte Alto na CDA
Foto - Divulgação

Na última terça-feira (09), o secretário de Agricultura do município de Palmas de Monte Alto, Miro Lima, acompanhado do chefe de gabinete da deputada Ivana Bastos, Marcílio Seixas, esteve na Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) para uma reunião com a coordenadora de Reforma Agrária, Isabel Oliveira. Na ocasião, o secretário entregou a documentação necessária para a renovação da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP/Pronaf) dos agricultores familiares dos assentamentos Nova Esperança e Palmeiras, localizados na cidade. Com a liberação da DAP/Pronaf, 52 assentados que comercializam produtos da agricultura familiar poderão acessar diversas políticas públicas, a exemplo do Pronaf, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater). Segundo Miro Lima, esse documento certifica os agricultores familiares. “Com a DAP os assentados ficam autorizados a comercializar os produtos para a merenda escolar, por exemplo, assim como podem acessar o crédito em instituições bancárias para melhorar a produção, dentre outros benefícios”, destacou o secretário.


Empresas alemãs devem produzir caminhão elétrico na Bahia

Empresas alemãs devem produzir caminhão elétrico na Bahia
Foto - Divulgação

Indústrias alemãs devem firmar parceria com a Bahia e trazer novos investimentos para o estado. Este é o caso da Evum Motors, que pretende fabricar um modelo de caminhão elétrico adequado à produção agrícola; do grupo Hirmer, que busca construir um resort na região sul; e da Odex GbR, que deve fabricar a Odex Med - uma goma de mascar inovadora com função de escova, creme e enxaguante bucal antibacteriano. A prospecção foi feita por uma missão do Governo do Estado que se reuniu com empresários alemães nesta segunda-feira (8), em Munique (Alemanha). “O caminhão elétrico da Evum Motors  é inteiramente adequado às atividades agrícolas, em particular à agricultura familiar, bem como a serviços urbanos de pequeno porte, tais como coleta seletiva, manutenção de parques e jardins”, explicou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro. De acordo com ele, a empresa se mostrou muito interessada em conhecer as condições de fornecimento desse caminhão para o setor agrícola baiano. O caminhão elétrico pode ser carregado diretamente de uma tomada comum, durante seis horas, e possui autonomia de 100 quilômetros.


Brumado: Faça suas compras nas lojas participantes da Liquida Bahia

Brumado: Faça suas compras nas lojas participantes da Liquida Bahia

Até o dia 14/07, está acontecendo a LIQUIDA BAHIA, a maior promoção do varejo baiano. Brumado está fazendo parte com preços especiais de tirar o fôlego. Nas compras acima de R$50,00 você ainda concorre a um Ford Ecosport 0KM, 10 Smartv 40” e 25 vale-compras de R$2.000,00. Confira abaixo onde comprar e adquirir o seu cupom: Ademylos Confecções, Madeireira Real, Millenium Móveis, Squaresom, Polly Móveis, Amil Tecidos, Real Calçados Loja 1, Distribuidora de Gás Esmeralda, M & M Motos, Caminho da Roça Agropecuária, Mineira Calçados, Posto Meira, Super Bom Preço, Bêda Auto Elétrica, Silvana Calçados, Compra Mais, Dell Esportes e Calçados, Minas Calçados, Amorim Pisos, Loja Anjos, Real Calçados Loja 2, Takki, Mecadiesel, Charmoni, Capricho Modas, Paraíso dos Colchões, Baim Gás, Malharia Ademylos, Rosynox, Nanda Confecções, Copellar, Bazar Líder, Ótica Ver mais, Ker luxa, Serralheria Santa Rita, Sapeka.


Bahia chega a 93,80% de vacinação contra Febre Aftosa e reforça fiscalização ao rebanho não declarado

Bahia chega a 93,80% de vacinação contra Febre Aftosa e reforça fiscalização ao rebanho não declarado
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Fruto de um trabalho do Governo do Estado, através da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) e dos produtores a Bahia alcançou 93,80%, durante a primeira etapa de vacinação contra a Febre Aftosa. Das quase 10 milhões de cabeças, foram vacinados 9.316.986 animais. Esse índice supera as exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em que os números nos estados devem ser superiores a 90% do rebanho. Os produtores que não vacinaram ou não declararam serão multados no valor de R$ 53 por cabeça e R$ 160 por propriedade não declarada, ficando impedido de vender ou transportar o rebanho. Com esses dados, a Adab vai reforçar a fiscalização para os produtores inadimplentes. No Estado, estão cadastradas 269.768 mil propriedades de bovinos e bubalinos. Para o diretor-geral da Adab, Maurício Bacelar, esses números comprovam o trabalho educativo, o comprometimento do Governo do Estado e dos produtores com a garantia de livre da aftosa. A segunda etapa da campanha de vacinação será realizada durante o mês de novembro e abrange bovinos e bubalinos de até dois anos de idade.


Brumado: Faculdade oferece 300 vagas em cursos de férias gratuitos

Brumado: Faculdade oferece 300 vagas em cursos de férias gratuitos
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Faculdade Pitágoras de Brumado, cidade do sudoeste baiano, está com inscrições abertas para cursos de férias gratuitos. São oferecidas 300 vagas para diversas áreas de atuação. As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível na internet. As aulas começaram na terça-feira (9), mas seguem até o dia 30 do mesmo mês. Apesar do início de alguns cursos, os demais ainda estão com inscrições abertas. As aulas acontecem das 19h às 22h, na instituição de ensino, localizada no bairro Monsenhor Antônio Fagundes. Os cursos disponíveis são: Biocombustíveis como uma nova maneira de energia (11/07); Casas Conceito (16/07); Introdução aos Elementos de Física Básica (18/07); Equações algébricas (23/07); Acessibilidade - acesso e circulação nos espaços coletivos além da norma (25/07); Aprendendo a fazer um modelo de negócio (30/07).


Prefeito de Brumado participa de reunião no Ministério da Infraestrutura

Prefeito de Brumado participa de reunião no Ministério da Infraestrutura
Foto - Divulgação

O prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB) participou de uma reunião no Ministério da Infraestrutura, em Brasília, para despachar com o Ministro Tarcísio Gomes, em companhia dos prefeitos de Vitória da Conquista, Herzen Gusmão e de Salvador, ACM Neto. Nessa oportunidade, Vasconcelos tenta obter recursos daquele ministério para melhorar a logística da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) BR-030 e FCA, ferrovias e rodovias que demandam o município.


Dia dos Pais do Clube Social de Brumado terá shows de Tuca Fernandes, Chris Pimenta e Thiago Araújo

Dia dos Pais do Clube Social de Brumado terá shows de Tuca Fernandes, Chris Pimenta e Thiago Araújo

O Clube Social de Brumado realiza dia 10 de agosto a tradicional festa do Dia dos Pais. O evento será realizado no salão de festas do CSB com show do cantor Tuca Fernandes, intérprete, instrumentista e compositor de inúmeros sucessos que marcaram a história do carnaval baiano, seus maiores sucessos, “Milla”, “Praieiro”, “É Verão”, “Ê Saudade”, "Chuva na Janela", entre outros. Tuca é conhecido pela mistura enérgica de ritmos e letras. A festa também terá shows de Chris Pimenta e Thiago Araújo. Informações e reservas de mesas na secretaria do Clube ou pelos telefones: 77 3441-5020 ou 77 9 8817-1612.


Brumado: homem é detido após ser flagrado com drogas no Bairro São Jorge

Brumado: homem é detido após ser flagrado com drogas no Bairro São Jorge
Foto - Divulgação / Polícia Militar

Na noite de quarta-feira (10) a guarnição de Rádio Patrulha com apoio da SOint e sob comando do oficial de operações, em rondas pelo bairro São Jorge, as GU’s receberam a denúncia de populares de que naquele bairro estaria ocorrendo intenso tráfico de drogas. Após isso os policiais depararam-se com um elemento em atitude suspeita, que ao avistar a viatura, tentou evadir-se deixando cair dois papelotes com substância análoga a cocaína. As guarnições acompanhou o indivíduo conseguindo abordá-lo próximo a sua residência. Segundo informações da Polícia Militar, ao ser indagado sobre a quantidade de droga que havia dispensado, ele confirmou a existência de mais entorpecentes em sua residência. De forma imediata e em pronto emprego, as GU’s realizaram buscas no imóvel onde foi apreendida a seguinte quantidade de entorpecentes: 01 tabletes de aproximadamente 500g e 19 papelotes com substâncias análogas à cocaína, 07 porções menores de substância análoga à cocaína; 03 papelotes contendo substância análoga à maconha; 01 balança de precisão. Além disso, foram encontrados 02 recipientes contendo um líquido desconhecido. Diante disso, a guarnição da RP conduziu o suspeito para a Delegacia Territorial de Brumado, onde foi lavrado o BO e termo de apresentação e apreensão.


Copa do Brasil: Bahia empata com Grêmio no Sul

Copa do Brasil: Bahia empata com Grêmio no Sul
Foto - Felipe Oliveira / E.C. Bahia

O primeiro duelo das quartas de final da Copa do Brasil terminou empatado. Jogando em Porto Alegre-RS, Grêmio e Bahia empataram em 1 a 1 na noite desta quarta-feira (10). Para avançar de fase, o Esquadrão precisa vencer o adversário por qualquer placar na próxima quarta (17), às 19h15, na Fonte Nova. Na sexta (12), a equipe realiza o último treino para enfrentar o Santos, pelo Campeonato Brasileiro, no próximo sábado (13), às 19h, no estádio de Pituaçu.


Plenário aprova texto-base da reforma da Previdência por 379 votos a 131

Plenário aprova texto-base da reforma da Previdência por 379 votos a 131
Foto - Divulgação / Câmara dos Deputados

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou em 1º turno, por 379 votos a 131, o texto-base da reforma da Previdência (PEC 6/19). Agora os parlamentares começarão a votar os destaquesapresentados à proposta. Os destaques podem ser de emenda ou de texto. Para aprovar uma emenda, seus apoiadores precisam de 308 votos favoráveis. No caso do texto separado para votação à parte, aqueles que pretendem incluí-lo novamente na redação final da PEC é que precisam garantir esse quórum favorável ao trecho destacado. A matéria foi aprovada na forma do substitutivo do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), que apresenta novas regras para aposentadoria e pensões.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais