Serviço interrompe temporariamente abastecimento em bairros de Brumado

Serviço interrompe temporariamente abastecimento em bairros de Brumado
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que para possibilitar a realização de manutenção programada com o objetivo de melhorar o abastecimento nos bairros Novo Brumado e Dr.Juracy, o fornecimento de água será temporariamente interrompido nesta quinta (16). O serviço será concluído no final do mesmo dia quando o abastecimento será restabelecido gradativamente. Enquanto realiza a intervenção, a Embasa recomenda o uso criterioso da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando todas as formas de desperdícios. Os moradores que possuem reservatório com capacidade de armazenamento suficiente para o atendimento das necessidades diárias não sentirão os efeitos da interrupção temporária. Locais afetados: Praça Adelina Lessa Santos, Rua Agenor Caetano da Silva, Rua Alcetides Catarino, Rua Padre Anchieta, Rua Antônio Jorge Cerqueira, Rua Padre Antônio Vieira, Rua Armindo da Silva Leite, Rua Armindo Meira Leite, Rua Arrecife, Av. Centenário, Rua Clóvis Coqueiro, Rua São Cosme, Rua Cristóvão, Rua Dilson da Silva Leite, Rua Eustáquio J. da Costa, Rua Hidelbrando Ferreira, Rua João Lima, Rua Papa João XXIII, Rua José Bonifácio de Souza, Rua José de Lima Amorim, Rua José Mariano da Silva, Rua Juscelino Kubitschek, Travessa Lagoa Funda, Rua Luiz da Gama, Rua Manoel José de Lima, Rua Maria dos S. Leite, Rua Maria Lobo, Rua Rui Barbosa, Rua Souza Cruz, Rua Tupi, Rua Valdite Novais Pinto e Rua Wilson Gonçalves.


Após morte de idoso com Covid-19, família reclama de ataques nas redes sociais

Após morte de idoso com Covid-19, família reclama de ataques nas redes sociais
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O aposentado Juscelino Gomes Moraes da Silva, 69 anos, foi a  22ª vítima do coronavírus na Bahia, anunciada pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) na manhã desta segunda-feira (13). Ele viajava com frequência para São Paulo para tratamento de glaucoma, onde contraiu a Covid-19. Ele tinha  histórico de diabetes e hipertensão. Em entrevista ao G1, um dos filhos da vítima, Marcone Fernandes da Silva contou  que o pai estava internado desde o dia 30 de março e lutou até o fim pela vida. “É duro, é difícil, ninguém imagina que vai acontecer, mas é a realidade. Todo mundo está sujeito a passar por isso. Mas meu pai foi um homem guerreiro. Até o último momento da vida dele, ele lutou para sobreviver”, afirmou. Depois de mais de 10 dias internado, o paciente apresentou uma melhora na noite do último domingo (13), porém a situação se complicou durante a madrugada e ele não resistiu. Para a família de Juscelino, além da dor da perda do pai, fica o sentimento de revolta pelas “fake news” que se espalharam pela vizinhança. De acordo com Marcone Fernandes da Silva, um grupo de pessoas espalhou que sua mãe estaria passeando pelas ruas disseminando o vírus entre as pessoas. "O mais duro é a sociedade preconceituosa. Meu pai sofreu muito com fake news nas redes sociais. Atacaram muito a minha família com mentiras”, disse.


Sessão do Legislativo com fortes debates entre os vereadores em plena crise da Covid-19

Sessão do Legislativo com fortes debates entre os vereadores em plena crise da Covid-19
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Ao contrário de que muitos imaginam que o Poder Legislativo está muito ativo durante a crise da Covid-19 em Brumado. Isso ficou provado nesta terça-feira (14), onde foi realizada uma sessão muito intensa, com as presença de todos os vereadores tendo vários debates calorosos entre as frentes de situação e oposição, inclusive com a votação do Projeto de Lei 06/2020 que visava estabelecer uma nova formatação geográfica, redefinindo novos limites geográficos para o município, o que provocou forte argumentações de ambos os lados. Todas as medidas protetivas foram observadas, estando todos com as máscaras de proteção e tubos de álcoo em gel. A questão da distribuição das cestas básicas também teve um tom mais pesado, inclusive com fortes críticas à atual da Secretaria de Educação, pela forma como vem sendo conduzido o processo. Com cerca de 4 horas de duração, a sessão demonstrou que os vereadores estão exercendo as suas funções de legisladores, apesar do momento de isolamento social. Vale ressaltar que a sessão não foi aberta à população, participando apenas os assessores e membros da imprensa.


Livramento: Veículos colidem frontalmente; homem veio a óbito no local

Livramento: Veículos colidem frontalmente; homem veio a óbito no local
Foto - Reprodução / Patrick Cassiano / Blog Regional

Um grave acidente foi registrado no fim da manhã desta terça-feira (14), na Avenida Paramirim, nas proximidades do Bairro Jurema em Livramento de Nossa Senhora. De acordo com informações do Blog Regional, dois veículos colidiram frontalmente na BA-152. Com impacto da colisão, um dos veículos  capotou e um homem veio óbito ainda no local, outros ocupantes dos veículos foram encaminhados a UPA 24H. Policiais da 46a CIPM  estão no local realizando todos os procedimentos necessários, sinalizando a via e aguardando a chegada do Departamento de Polícia Técnica e IML.


Especialistas preveem que Brasil não volta ao 'normal' antes de agosto

Especialistas preveem que Brasil não volta ao 'normal' antes de agosto
Foto - Divulgação

O Brasil conta atualmente com 1.328 mortes confirmadas e 23.430 casos no total da Covid- 19, com quase 50 dias desde que o primeiro caso de coronavírus foi confirmado no país. De acordo com informações da UOL, tanto o Ministério da Saúde quanto especialistas esperam que a situação piore cada vez mais até o mês de junho, e as estimativas mais otimistas projetam a doença sob controle apenas em agosto. Há cerca de dez dias, o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), projetou o retorno à normalidade "quem sabe em agosto". Já o governador Wilson Witzel (PSC), chegou a falar em preparação para "uma crise de seis meses" no Rio de Janeiro. Em Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) mudou de posição nas últimas semanas e passou a falar em afrouxamento do isolamento social, mas seu secretário de Saúde avisou ontem que "não dá para pensar em vida normal antes de junho". Conforme divulgou na semana passada, o Ministério da Saúde projeta a aceleração descontrolada da covid-19 durante o mês de maio, o que levaria a um pico de contaminação no início de junho. Duas semanas depois, começaria a diminuição dos casos. O número de mortos e infectados dependerá essencialmente do modelo de distanciamento social a ser adotado em todo o país, mas a pasta imagina que a duração do surto seja semelhante com ou sem quarentena ampliada. De acordo com essa projeção do Ministério da Saúde, a pandemia do novo coronavírus só estará sob controle na primeira semana de agosto.


Brumado: aviso de desligamento programado de energia elétrica na Avenida Antônio Mourão Guimarães

Brumado: aviso de desligamento programado de energia elétrica na Avenida Antônio Mourão Guimarães
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na próxima quinta-feira (16), das 09h às 12h, no centro da cidade, nas seguintes localidades: Avenida Dr Antônio Mourão Guimarães, Avenida Dr. Guilherme Dias, Avenida Centenário, e Praça Teófilo Alves de Lima. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.


Brumado: Médico Aurino Rocha diz que prefeitura precisa saber ouvir e ampliar a participação do povo nas decisões

Brumado: Médico Aurino Rocha diz que prefeitura precisa saber ouvir e ampliar a participação do povo nas decisões
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Por meio de publicação em sua página pessoal no Facebook, o médico Aurino Rocha observou a necessidade de diálogo do poder público com a população brumadense, a fim de conhecer as demandas dos cidadãos e entender a realidade de cada comunidade. "Saber ouvir as pessoas. Essa é uma prática pouco usual na política de Brumado, e talvez o motivo maior do seu distanciamento da realidade da maioria. Não há saída sem o diálogo, sem capacidade de extrair uma solução do trabalho em equipe. Como médico, tenho isso como princípio. E acredito que para cuidar melhor das pessoas e da cidade, temos que saber ouvir e ampliar a participação das pessoas nas decisões. Acabou o tempo da velha política personalista, onde tudo tem de estar centralizado em uma única pessoa que se acha dono da cidade, e assim faz tudo pela sua própria cabeça, sem ouvir e sem dar satisfação ao povo. Vamos inaugurar um novo tempo para Brumado, com mais liberdade, mais transparência, e mais união, pra gente modernizar a gestão, fazendo as transformações que precisamos, cuidando melhor de nossa gente", disse Aurino Rocha.


INFORME PUBLICITÁRIO

Brumado: troque o limite do seu cartão de crédito em dinheiro

Brumado: troque o limite do seu cartão de crédito em dinheiro

Em até 12x, você pode trocar agora o limite do seu cartão de crédito em dinheiro. Faça uma simulação agora pelo WhatsApp (77) 99966-6397. Cartões aceitos: Visa, Mastercard, Elo.


Livramento: prorrogado decreto por mais 08 dias mantendo suspensão do funcionamento de comércios não essenciais à população

Livramento: prorrogado decreto por mais 08 dias mantendo suspensão do  funcionamento de comércios não essenciais à população
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Em decisão publicada nesta segunda-feira (13), a Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora informou que prorrogou, por mais 08 dias, as medidas adotadas por meio do decreto de n°  034/2020, em decorrência da Pandemia do novo Coronavírus. A decisão considera o fato das cidades vizinhas de Brumado, Abaíra, Rio do Pires e Paramirim terem casos testados positivos para Covid-19. Ainda segundo o comunicado, a prorrogação segue também a orientação do Ministério Público Federal de que gestores municipais poderão responder por Improbidade Administrativa, caso não tomem as decisões que respeitem a formação da estrutura de saúde para tratamento e contenção do novo coronavírus. Com a decisão, continua permitido apenas o funcionamento de serviços considerados essenciais a população como farmácias, supermercados, oficinas mecânicas, borracharias, postos de combustíveis, materiais de construção, distribuidora de produtos disque entregas, lojas de produtos agrícolas e veterinárias, galpões de frutas e verduras (desde que obedeça a exigência de utilização de máscaras de proteção por todos os seus funcionários). Também é exigida a limitação de entrada de clientes e fornecimento de álcool em gel 70%.


Mesmo com crise de saúde em virtude da Covid-19, prefeitura de Barra da Estiva vai gastar R$957 mil em obras de infraestrutura

Mesmo com crise de saúde em virtude da Covid-19, prefeitura de Barra da Estiva vai gastar R$957 mil em obras de infraestrutura
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Barra da Estiva, nesta segunda-feira (13), foi apresentado projeto de lei de autoria do prefeito João de Didi, o qual tem como objetivo destinar  verba de quase R$1 milhão de reais, oriundos do pré-sal, que foi rateado entre os municípios pela União, para a construção de praças na Avenida Cristo Redentor e no calçamento do bairro Alto Alegre, na sede, e construção e calçamento do Povoado do São Jorge, zona rural do município. Diante da situação de Pandemia em todo o mundo, com ações prioritárias voltadas a atenção a saúde e medidas de combate ao novo coronavírus, os vereadores de oposição se manifestaram observando que este não seria o momento para priorizar infraestrutura e sim a saúde. Como as obras também são necessárias, sugeriram que parte dos recursos fossem destinados para a compra de equipamentos em combate ao vírus. 


Saque em dinheiro do auxílio emergencial começa dia 27

Saque em dinheiro do auxílio emergencial começa dia 27
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Benefício de R$ 600 pagos a trabalhadores de baixa renda afetados pela pandemia de coronavírus, o auxílio emergencial começará a ser sacado em dinheiro no próximo dia 27. A Caixa Econômica Federal, responsável pelos pagamentos, anunciou o novo calendário na noite dessa segunda-feira (13). Os saques ocorrerão conforme o mês de nascimento do beneficiário. As retiradas ocorrerão no dia 27 para os nascidos em janeiro e fevereiro, no dia 28 para os nascidos em março e abril, 29 para os nascidos em maio e junho, 30 para os nascidos em julho e agosto. Em maio, será a vez de os nascidos em setembro e outubro sacarem o benefício no dia 4; e os nascidos em novembro e dezembro, no dia 5. O dinheiro poderá ser retirado sem a necessidade de cartão em casas lotéricas, caso elas estejam abertas, e em caixas eletrônicos. A Caixa ressalta que não é necessário retirar o dinheiro porque o dinheiro depositado na poupança digital pode ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, para pagamento de boletos e contas domésticas e para transferências ilimitadas para contas da Caixa, permitindo até transferências mensais gratuitas para outros bancos nos próximos 90 dias.


Brumado: Sindsemb realiza a campanha 'Isolamento Social sem fome'

Brumado: Sindsemb realiza a campanha 'Isolamento Social sem fome'

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brumado (Sindsemb) está realizando a campanha "Isolamento Social sem fome". A ação tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis para doação a famílias com  trabalhadores informais que precisam estar em isolamento em decorrência da Covid-19. As doações podem ser entregues na sede do Sindsemb, na Rua Antônio Pinheiro Cangussu, n° 285, no centro de Brumado. Telefone (77) 9.9997-3117.


Lei que obriga o uso de máscaras de proteção em empresas entra em vigor em 72h

Lei que obriga o uso de máscaras de proteção em empresas entra em vigor em 72h
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Nesta terça-feira (14), foi publicada no Diário Oficial do Estado a Lei 14.258, que determina a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção em locais de trabalho, para evitar a contaminação pela Covid-19. Pela nova lei, sancionada pelo governador Rui Costa ontem (13), os empregadores devem fornecer e fiscalizar o uso por seus funcionários, em estabelecimentos comerciais, industriais, bancários, no transporte rodoviário, metroviário e de passageiros em geral, tanto público quanto privado. Esta Lei entra em vigor no prazo de 72 horas após a sua publicação. O não cumprimento da nova lei estadual resultará em pagamento de multas, cujos valores serão definidos em regulamentação específica, ainda a ser divulgada pelo Governo do Estado. Os recursos oriundos da penalidade serão destinados às ações de combate à Covid-19. O projeto de lei de autoria do Governo do Estado foi encaminhado pelo governador Rui Costa à Assembleia Legislativa e aprovado, por unanimidade, pelos deputados, no último sábado (11). Além das máscaras, os estabelecimentos têm que oferecer locais para higienização das mãos com água corrente ou disponibilizar pontos com álcool gel 70%.


Junta Comercial de Brumado está funcionando em regime especial de atendimento

Junta Comercial de Brumado está funcionando em regime especial de atendimento

A Junta Comercial de Brumado está funcionando em regime especial de atendimento, em razão das recomendações estabelecidas para contenção do avanço do Coronavírus. Os processos podem ser entregues na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado (CDL), em horário comercial, acompanhados do comprovante de pagamento. Para maior segurança de todos, o protocolo será entregue posteriormente. Informações pelos telefones (77) 3441-1222 / 3441-7027/ 9.9864-8688 / 9.9969-7790.


Polícia Militar apreende pássaros silvestres em Livramento 

Polícia Militar apreende pássaros silvestres em Livramento 
Foto - Divulgação / Polícia Militar

Durante Patrulhamento Tático Operacional no bairro Taquari, na noite desta segunda-feira (13), em Livramento de Nossa Senhora, uma guarnição da 46a CIPM avistou um grupo de indivíduos na calçada de uma residência, em atitude suspeita. Foi dada voz de abordagem e dois desses indivíduos fugiram, adentrando em uma edificação. O local foi revistado, no entanto,  os suspeitos não foram localizados. Foram encontrados pássaros silvestres de diversas espécies: totalizando 25 pássaros e 20 gaiolas. A guarnição apresentou o proprietário da residência na Delegacia Territorial,  juntamente com os pássaros, para que fossem adotadas as ações legais cabíveis.


Câmara dos Deputados aprova ajuda a estados e municípios para compensar perda de arrecadação com pandemia

Câmara dos Deputados aprova ajuda a estados e municípios para compensar perda de arrecadação com pandemia
Foto - Divulgação

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (13), ajuda financeira da União a estados, Distrito Federal e municípios para compensar a queda de arrecadação do ICMS e do ISS deste ano em relação a 2019. A previsão de queda é causada pela pandemia de Covid-19. O texto (Projeto de Lei Complementar 149/19) será enviado ao Senado. A matéria foi aprovada por 431 votos a 70, na forma do substitutivo do deputado Pedro Paulo (DEM-RJ), e prevê que o dinheiro deverá ser usado em ações de enfrentamento ao coronavírus. Os recursos serão entregues de maio a outubro e se referem à diferença de arrecadação, quando houver, entre os meses de abril a setembro dos dois anos. Assim, por exemplo, se em setembro não for verificada queda de arrecadação, não haverá repasse. A Constituição determina que 25% do ICMS, tributo estadual, sejam entregues aos municípios de seu território, segundo a proporção da arrecadação do tributo na localidade. Por esse motivo, o projeto exige que a União repasse diretamente essa parcela aos municípios, segundo sua participação no rateio do imposto usada em 2019. Para receberem os recursos, os estados e municípios devem encaminhar ao governo federal o demonstrativo da receita corrente líquida (RCL) apurada no mês anterior até o dia 15 de cada mês. Se houver atraso, apenas 10% da arrecadação dos tributos em 2019 será repassada até o envio dos dados. Caso o montante antecipado seja maior que a compensação devida, a diferença será deduzida do repasse do mês seguinte ou, se ocorrer no último mês, descontada dos primeiros repasses dos fundos de participação dos estados (FPE) ou dos municípios (FPM). A expectativa de queda de arrecadação é da ordem de 30% em relação ao ano passado, algo em torno de R$ 80 bilhões se forem contados os seis meses (maio a outubro). Segundo o relator, o projeto contém a exata dimensão das necessidades de combate à pandemia. “Quanto mais demoramos em tomar as decisões, mais a população está em risco”, disse Pedro Paulo, cumprimentando os deputados que ajudaram no alcance de um acordo.


Rui Costa autoriza retorno do transporte intermunicipal em cidades sem novos registros de Covid-19

Rui Costa autoriza retorno do transporte intermunicipal em cidades sem novos registros de Covid-19
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O governador Rui Costa anunciou, na noite desta segunda-feira (13), a retomada do transporte intermunicipal em 14 cidades baianas que estão há 14 dias ou mais sem novos casos de coronavírus. O anúncio foi feito durante transmissão ao vivo, por meio das redes sociais do governador.  A partir desta terça-feira (14), serão retomadas a circulação, saída e chegada de transporte coletivo intermunicipal nos municípios de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Canarana, Conceição do Jacuípe, Conde, Correntina, Dias D’Ávila, Entre Rios, Guanambi, Itamaraju, Jequié, Nova Soure, Pojuca e São Domingos. “Essas cidades já podem estabelecer transporte com outras cidades que não tenham caso positivo”, disse Rui.  O decreto, que será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça (14), também acrescenta Abaíra, Camacã, Canavieiras, Cansanção, Capim Grosso, Itapé, Jaguaquara, Rio do Pires e Serra do Ramalho à lista dos municípios com transporte intermunicipal suspenso. No total, são 68 cidades baianas atingidas pela medida preventiva, que visa diminuir a circulação de pessoas nas ruas, como forma de combate à disseminação do novo coronavírus. Durante a transmissão, o governador ainda assinou e encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) o projeto de lei para garantir que todos os estudantes da rede estadual de ensino recebam um vale alimentação. O Governo do Estado vai investir R$ 44 milhões com recursos próprios na medida, beneficiando cerca de 800 mil alunos.


Brumado tem 449 casos notificados de novo coronavírus

Brumado tem 449 casos notificados de novo coronavírus

A Secretaria de Estado de Brumado (Sesau) informou que há 449 casos notificados de novo coronavírus em Brumado. No novo boletim, divulgado na tarde desta segunda-feira (13), a Sesau revelou o quantitativo de casos que aguardam resultado: são 03 em espera até o momento. O município segue com oito casos confirmados, há 32 descartados, ninguém foi hospitalizado. Os casos notificados são aqueles em que a pessoa apresentou sintomas da doença e que podem ser um potencial suspeito. Três pessoas já foram curadas. Não há óbitos confirmados de Covid-19.


Brumadense que reside em Abaíra é diagnosticado com Coronavírus

Brumadense que reside em Abaíra é diagnosticado com Coronavírus
Foto - Divulgação

Um brumadense, que atualmente reside no município de Abaíra, foi diagnosticado com a Covid-19. De acordo com informações do secretário de saúde de Brumado, Cláudio Feres, o diagnóstico foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde de Abaíra. Em contato com o paciente, Feres foi informado pelo mesmo que estava em processo de recuperação, se curando do vírus. Disse ainda que ficou em isolamento desde o momento que descobriu que estava contaminado e não vem a Brumado há mais de 40 dias.


Brumado: prefeito Eduardo Vasconcelos diz que nova reunião será realizada para avaliar abertura de outros comércios

Brumado: prefeito Eduardo Vasconcelos diz que nova reunião será realizada para avaliar abertura de outros comércios
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Por meio de decreto publicado nesta segunda-feira (13), a Prefeitura Municipal de Brumado flexibilizou a abertura das casas de materiais de construção, serralherias e marcenarias, lojas de auto peças, lava jatos, e chaveiro. Os comércios autorizados a funcionar deveriam evitar aglomerações, distância de 2m entre as pessoas, bem como conter em seu interior insistentes realizações de barreiras, distâncias mínimas, uso de máscaras, etc, e proporcionar a higienização constante das mãos. As empresas citadas ficam ainda obrigadas a fornecer em máscaras aos funcionários para a proteção contra a Covid-19. De acordo com o prefeito Eduardo Vasconcelos, a abertura destes comércios levou em consideração o fato de nestes locais ser possível o ordenamento de pessoas, com distanciamento, atento as regras da Vigilância Sanitária, que continuará a fiscalização in loco das medidas que devem ser ser adotadas pelos clientes e proprietários dos estabelecimentos. O gestor ressaltou ainda que dependendo da forma de como comerciantes e clientes se comportaram, uma nova reunião será realizada na próxima sexta-feira (17) para avaliar todos os aspectos e verificar a possibilidade de flexibilização para a abertura de outros estabelecimentos comerciais. "Temos que criar uma cultura. O importante é a cultura. Se nós tivéssemos uma cultura de pessoas mais disciplinadas como acontecem nas culturas mais antigas, milenares, como Japão, Alemanha, que passou por guerras e processos de campos de concentração, passaram por muito sofrimento, muita dor. Você aprende pelo amor, você aprende pela dor. Eles que já sofreram tanto, são disciplinados. A Alemanha tem um dos mais baixos índices da Europa , e o Japão, Coreia do Sul, tiraram de letra", disse o prefeito.


Governo destina R$ 44 milhões para alimentação de estudantes da rede estadual

Governo destina R$ 44 milhões para alimentação de estudantes da rede estadual
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O governador Rui Costa anunciou que encaminha, ainda nesta segunda-feira (13), à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), um projeto de lei para garantir que todos os estudantes da rede estadual de ensino recebam um vale alimentação. O Governo do Estado vai investir R$ 44 milhões com recursos próprios na medida, que vai beneficiar cerca de 800 mil alunos. O governador explicou que a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) avalia junto às instituições financeiras a forma de viabilizar que o recurso chegue o mais rápido possível aos estudantes. “Essa é uma medida para garantir que esses jovens possam reforçar a alimentação em suas famílias neste momento de pandemia do novo coronavírus. Tenho certeza que teremos o empenho da Assembleia Legislativa pela aprovação do projeto. Estamos em diálogo com os bancos para verificar o formato mais rápido de fazer esse dinheiro chegar na mão de cada família”, destacou Rui. O governador também revelou que, ainda nesta segunda-feira (13), será sancionado o projeto de lei do Governo do Estado que determina que estabelecimentos privados e públicos, em funcionamento, assegurem máscaras para seus funcionários em serviço e fiscalizem o uso do material. O projeto foi aprovado pela Alba no último sábado (11) e abrange todos os estabelecimentos industriais e comerciais. Com a nova lei, o uso deixa de ser opcional e passa a ser obrigatório.


21ª Subseção da OAB - Brumado, lamentou falecimento do cantor e compositor Moraes Moreira

21ª Subseção da OAB - Brumado, lamentou falecimento do cantor e compositor Moraes Moreira
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Em nota de pesar, a 21ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na Bahia, Brumado, lamentou o falecimento do cantor e compositor Moraes Moreira, irmão do advogado José Walter Pires tio do colega Eric Bernardino Pires, ocorrido no dia 13 de abril deste ano a cidade do Rio de Janeiro. "Moraes Moreira, 72 anos, deixa relevante legado a música popular brasileira. A 21ª Subseção da OAB/BA - Brumado, neste momento de profunda dor, se solidariza com amigos e familiares", disse Kleber Lima Dias, presidente da 21ª subseção da OAB/BA Brumado.


Flamengo e Bahia prestam homenagens ao cantor Moraes Moreira

Flamengo e Bahia prestam homenagens ao cantor Moraes Moreira
Foto - Valter Pontes /SECOM

O futebol sempre esteve entre as paixões do cantor e compositor baiano Moraes Moreira, que faleceu nesta segunda-feira (13), no Rio de Janeiro, de infarto agudo do miorcárdio, conforme informou a assessoria de imprensa do artista. O cantor, de 72 anos, fez diversas canções sobre o tema e outras em homenagens a ídolos da bola, como a que reverencia o rubro-negro Zico.  Quando o craque da Gávea parou de jogar bola, Moraes compôs a canção “Saudades do Galinho” (2008). Pelas redes sociais, o Flamengo lamentou “profundamente a morte do ilustre rubro-negro” e “desejou força aos familiares e amigos neste momento tão triste”. O Bahia Esporte Clube também prestou condolências ao ex-integrante do grupo Novos Baianos (1969/1975). “A Bahia e o Bahia choram. Um dos maiores ícones da nossa música e Carnaval, o eterno Moraes Moreira no deixou nesta manhã chuvosa de segunda-feira. Ai, ai saudade, você vai nos matar”. Em 1988, quando o Tricolor sagrou-se campeão brasileiro, Moraes cantava no trio elétrico que percorreu Salvador com Bobô e companhia. Com mais de 60 discos gravados, Moraes Moreira começou a tocar sanfona aos 12 anos na cidade natal, Ituaçu. Em entrevistas à imprensa, conta que o gosto pelo futebol foi adquirido com o rádio e que apesar de “simpático ao Bahia, era flamenguista”.


INFORME PUBLICITÁRIO

Agende um horário para fazer o Certificado Digital na CDL de Brumado

Agende um horário para fazer o Certificado Digital na CDL de Brumado

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado apresenta os beneficios do Certificado Digital: Segurança nas transações eletrônicas; Assinatura digital de documentos e e-mails, garantindo sua autenticidade; Redução de custos; Desburocratização dos processos; Redução de tempo nas transações; Eliminação de papéis. Para mais esclarecimentos, entre em contato com a área de Certificação Digital da CDL de Brumado: (77) 3441-1222 ou 3441-7027. "Estamos trabalhando com agendamento, seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde", informa a CDL.


Centro da Covid-19 em Brumado que está sendo montado na unidade da UPA poderá entrar em funcionamento ainda essa semana

Centro da Covid-19 em Brumado que está sendo montado na unidade da UPA poderá entrar em funcionamento ainda essa semana
Foto - Divulgação

As ações que vêm sendo tomadas pela Prefeitura de Brumado no sentindo de dar a melhor segurança médica possível para a população durante a pandemia da Covid-19 vem surtindo um efeito positivo, o que pode ser comprovado no achatamento da curva, onde não surgiram novos casos positivos nos últimos dias. Entre as várias medidas que vêm sendo tomadas está a abertura do Centro da Covid-19 que está sendo montado na unidade da UPA no Bairro Malhada Branca. O Centro poderá entrar em funcionamento ainda nessa semana, o que ampliará ainda mais o atendimento de qualidade aos pacientes que foram acometidos pela doença. As equipes estão trabalhando em ritmo intenso para que todo o cronograma seja cumprido à risca.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais