Pré-candidato a prefeito de Brumado, Dr. Aurino se diz entusiasmado com pré-candidatura

Pré-candidato a prefeito de Brumado, Dr. Aurino se diz entusiasmado com pré-candidatura
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Com pré-candidatura ativa nas redes sociais, onde tem publicado vídeos apresentando propostas do seu plano de governo e emitido opiniões sobre os diversos temas, o médico Arino Rocha (Podemos) aposta na renovação política e se diz entusiasmado com a pré-campanha. "A corrida é de longa distância, e estamos ganhando terreno a cada dia que passa, com base em uma renovação política verdadeira, que representamos  para Brumado. Estou entusiasmado com a repercussão das nossas propostas, e muito feliz pela adesão de pessoas de bem, que sabem que juntos vamos mudar nossa cidade. Uma mudança segura, fincada nos princípios de honestidade e competência, de sensibilidade e capacidade gerencial. Nossas alianças serão construídas em torno disso, das profundas transformações administrativas, políticas  e sociais que vamos fazer", disse o pré-candidato a prefeitura de Brumado, médico Aurino Rocha. 


Pesquisa Atlas Político: 54% dos entrevistados é favorável a impeachment de Bolsonaro

Pesquisa Atlas Político: 54% dos entrevistados é favorável a impeachment de Bolsonaro
Foto - Reprodução / YouTube

Segundo levantamento realizado pelo Atlas Político -  pesquisa realizada com 2.000 pessoas entre os dias 24 e 26 de abril, a maioria dos entrevistados (54%) é favorável a um processo de impeachment contra o presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido). A pesquisa mostra ainda que 58% das mulheres são favoráveis a um processo de destituição do presidente enquanto entre homens o percentual cai para 49%. Entre os evangélicos, apenas 39% são a favor do impeachment e 53% são contra. Entre católicos, esses percentuais são de 59% a favor da destituição e 29% contra ela. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais. A Câmara dos deputados já recebeu ao menos 19 pedidos que acusam o presidente de crime de responsabilidade, sendo oito deles protocolados neste ano. E um vigésimo pedido deverá ser entregue nos próximos dias pelo partido que elegeu Bolsonaro, PSL.


Conquista: Oito toneladas de alimentos são arrecadadas em Drive Thru

Conquista: Oito toneladas de alimentos são arrecadadas em Drive Thru
Foto - Divulgação / SSP-BA

Oito toneladas de donativos foram arrecadadas durante o Drive Thru Solidário, realizado no sábado (25), promovido pelo Comando de Policiamento Regional do Sudoeste (CPRSO), no estacionamento do Shopping Conquista Sul. As doações serão entregues para famílias em situação de vulnerabilidade, na cidade de Vitória da Conquista. De acordo com o comandante da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Vitória da Conquista), major Nivaldo Góes Oliva Júnior, cerca de 1.000 veículos passaram pelo local e deixaram as doações. " Muitos carros, motos e até pedestres fizeram questão de colaborar com esta iniciativa", contou. Os ocupantes de veículos e pedestres que passaram pela blitz solidária e fizeram doações também receberam máscaras de proteção individual fornecidas pela unidade. O oficial revelou que famílias de baixa renda previamente cadastradas serão beneficiadas. "A Patrulha Solidária visita as famílias carentes e realiza o cadastramento. As pessoas da comunidade também nos auxiliam identificando novas famílias a serem cadastradas", reforçou. Os cidadãos que não conseguiram realizar doações têm até o próximo domingo para contribuir, pois o shopping segue recebendo alimentos.


Detran-BA passa a oferecer impressão do CRLV-e em casa nesta segunda-feira (27)

Detran-BA passa a oferecer impressão do CRLV-e em casa nesta segunda-feira (27)
Foto - Divulgação / Detran-BA

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), em parceria com o SAC Digital, passa a oferecer nesta segunda-feira (27), a partir das 9h, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico obrigatório ( CRLV-e), que acaba com a versão impressa e a segunda via do documento. O serviço será oferecido no site www.sacdigital.ba.gov.br, onde  a pessoa poderá também fazer uma cópia do CRLV-e. Assim que o acesso estiver disponível, o cidadão terá a comodidade de baixar gratuitamente o documento do veículo digital no celular, válido em todo o país, se estiver com o licenciamento em dia. Ele deverá fazer o cadastro no site do SAC Digital, clicar em CRLV-e e digitar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Para pessoa jurídica, será necessário informar também a placa do carro, se a empresa não possuir certificado digital. A cópia do CRLV-e só poderá ser feita pelo site, com validade atestada por um QR Code que deve constar na impressão.


Brumado: Live Solidária da Banda Censura Livre arrecada mais de 15 toneladas de alimentos

Brumado: Live Solidária da Banda Censura Livre arrecada mais de 15 toneladas de alimentos
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

No último sábado (25) a Banda Censura Livre realizou em Brumado um Live solidária para aquisição de alimentos para doação às famílias necessitadas do município. Foram mais de cinco horas de música ao vivo, acompanhada com grande participação da população brumadense. Bruno Caíres e Rafa Dias fizeram participação. O alcance e a solidariedade das pessoas foi ainda maior do que esperado: as doações chegaram também de outras cidades e até de outros países. Ao final da live, que foi um grande sucesso, foram contabilizadas mais de 15 toneladas de alimentos arrecadados. A Live foi uma realização de Humberto Cézar, Weverton Teixeira, Tiago Pinto (Loca Fácil) e Wilker Porto (Agora Sudoeste). "Foi altamente positiva essa ação, primeiramente agradecer os músicos da banda Censura Livre, os patrocinadores e em especial a todos que fizeram as doações", disseram os organizadores.


Idoso é diagnosticado com Covid-19 em Livramento; este é o terceiro caso no município

Idoso é diagnosticado com Covid-19 em Livramento; este é o terceiro caso no município
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Conforme dados da Secretaria municipal de Saúde de Livramento de Nossa Senhora, subiu para 03 o número de casos confirmados da Covid-19. O paciente é um idoso que esteve em viagem recente ao Estado de São Paulo. Ele foi atendido UPA 24h Dr° Marilton Tanajura Matias na manhã do último sábado (25), onde realizou os exames necessários e posteriormente houve a confirmação da doença. Ele está em isolamento e não há informação atualizada sobre seu estado de saúde.


Brumado: blitz fiscaliza o cumprimento da obrigatoriedade do uso de máscaras

Brumado: blitz fiscaliza o cumprimento da obrigatoriedade do uso de máscaras
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Como medida de prevenção a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura Municipal de Brumado estabeleceu, por meio de decreto municipal, que toda a população deve usar, obrigatoriamente, máscaras quando tiver que sair de casa, visando a busca de bens e/ou serviços em estabelecimentos públicos e privados. A fim de fiscalizar o cumprimento da medida, na manhã desta segunda-feira (27), representantes  da Câmara Dirigentes Lojistas (CDL), Prefeitura Municipal, Vigilância Sanitária e Guarda Municipal estão realizando blitz em diversos pontos da cidade. O objetivo é conscientizar a população quando ao uso do acessório e sua importância.


Covid-19: sobe para 62 os casos notificados já descartados em Brumado

Covid-19: sobe para 62 os casos notificados já  descartados em Brumado
Foto - Divulgação

Em Boletim Informativo Covid-19 – Coronavírus  divulgado neste domingo (26), às 18h59  pela Secretaria Municipal de Saúde de Brumado, 62 casos notificados da doença tiveram resultado negativo. São atualmente 583 casos notificados suspeitos da doença, 08 casos confirmados, 08 curados, 13 aguardam resultado a ser emitido pelo Lacen, e não há internação em decorrência do vírus.


Bahia tem 2.209 casos confirmados de Covid-19 e registra 73 óbitos

Bahia tem 2.209 casos confirmados de Covid-19 e registra 73 óbitos

A Bahia registra 2.209 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Considerando o número de 471 pacientes recuperados e 73 óbitos, 1.665 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. No momento, 243 pacientes confirmados para Covid-19 em toda a Bahia encontram-se internados, sendo 72 em UTI. O boletim epidemiológico registra 5.360 casos descartados e 11.283 notificações. Hoje temos 202 profissionais de saúde positivos para coronavírus. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.


Covid-19: Brasil adota uso de máscaras como política de saúde pública

Covid-19: Brasil adota uso de máscaras como política de saúde pública
Foto - Tomaz Silva / Agência Brasil

O uso de máscaras de proteção facial já vinha sendo apontado como uma medida importante de proteção para evitar a infecção do novo coronavírus (covid-19). Com a ampliação da pandemia, essa atitude passou a ser tratada como políticas públicas de prefeituras e governos estaduais, com regras recomendando ou até mesmo obrigando a adoção deste recurso de prevenção contra a doença. Na Bahia, a exigência do uso de máscaras também tem como foco os trabalhadores de atividades cuja natureza envolva o atendimento ao público. A regra estipulou a necessidade dos empregadores fornecerem o material e fiscalizarem o seu uso, sob pena de multa de R$ 1 mil por funcionário. Decreto da Prefeitura de Brumado determina o uso obrigatório de máscaras pela população a partir desta segunda-feira (27).


INFORME PUBLICITÁRIO

Brumado: faça a troca de óleo de seu veículo no Posto Meira

Brumado: faça a troca de óleo de seu veículo no Posto Meira
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Seu carro está precisando fazer a troca de óleo? Então venha para o Posto Meira e confira a super promoção. Posto Meira, Avenida Coronel Santos, 785, saída para Vitória da Conquista, Bairro São Félix. Telefone: (77) 3441-7851.


Decreto da Prefeitura de Brumado determina o uso obrigatório de máscaras pela população

Decreto da Prefeitura de Brumado determina o uso obrigatório de máscaras pela população
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Através de decreto Municipal o prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos determinou a obrigatoriedade do uso de máscaras por toda a população brumadense, quando tiver que sair de casa, visando a busca de bens e/ou serviços em estabelecimentos públicos e privados. Parágrafo Único – A utilização obrigatória de máscaras pelos funcionários, servidores e colaboradores dos estabelecimentos deverão obedecer as determinações da Lei Estadual nº 14.258, de 13 de abril de 2020 e Decreto nº 19.636 de 14 de abril de 2020, estando sujeito às punições estabelecidas nestes instrumentos legais. Art. 2º - Os estabelecimentos, que forem, gradativamente, autorizados a funcionar e aqueles já em funcionamento deverão, além de cumprir às determinações legais de fornecer as máscaras aos seus funcionários e colaboradores, devem, também, somente atender ao cliente, que esteja, devidamente, protegido com o uso de máscara. Parágrafo Único – O não cumprimento da exigência do cliente estar de máscaras para ser atendido implicará em consequências na respectiva licença para funcionamento do respectivo estabelecimento, após regular processo administrativo iniciado com eventual autuação dos fiscais municipais. Art. 3º - As máscaras a serem exigidas para a população serão as máscaras caseiras, pois as máscaras cirúrgicas, sob pena de faltar, deverão ser priorizadas para quem está doente, para quem cuida dos doentes, para quem está nos serviços de saúde ou ainda quem faz a limpeza nos serviços de saúde.


Brumado: prefeitura flexibiliza abertura de comércios e setores como saúde, odontológicos, fisioterápicos e salões de beleza

Brumado: prefeitura flexibiliza abertura de comércios e setores como saúde, odontológicos, fisioterápicos e salões de beleza
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Em decreto publicado nesta sexta-feira, 24 de abril, a Prefeitura Municipal de Brumado flexibilizou a abertura de mais comércios, desde que atendidas as medidas de prevenção a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). Conforme o documento, o atendimento presencial ao público nos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços poderão ocorrer a partir da próxima segunda-feira , 27 de abril, dentro do contexto de flexibilização e retorno gradual das atividades, devendose manter suspensas, ainda, as seguintes atividades: eventos esportivos, casas de shows, festas, clubes de lazer, bares, restaurantes, sorveterias e similares, academias, escolas, cultos religiosos, cinema. Bares, restaurantes e sorveterias, bem como cafés, lojas de conveniência, distribuidoras de bebidas e congêneres será restrito com a sistemática de retirada dos produtos no local ou na modalidade delivery, estando vedada a disposição de mesas nos estabelecimentos. Na execução dos serviços autorizados a funcionar devem ser adotadas todas as cautelas para evitar a propagação da infecção e a transmissão local do Coronavírus, em especial, o distanciamento mínimo entre as pessoas, uso de mascaras e higienização das mãos. O acesso de clientes ao estabelecimento (comercial e de prestação de serviço) fica limitado a uma pessoa a cada 15m2 (quinze metros quadrados) por área destinada a atendimento a cliente. Os estabelecimentos de saúde, odontológicos e fisioterápicos devem primar pela quantidade mínima de pacientes para evitar as aglomerações, priorizando-se a sistemática de agendamentos. Os salões de beleza e estética somente poderão funcionar com agendamentos sem filas de espera, devendo realizar a higienização constante dos instrumentos de trabalho e demais requisitos de prevenção. O transporte de passageiros entre os distritos e sede do município poderá ocorrer, desde que os veículos sejam devidamente cadastrados e credenciados junto ao SMTT, oportunidade em que serão estabelecidas regras para se evitar as aglomerações nos veículos, utilização de máscaras, ventilação e disponibilização de álcool para higienização das mãos, emitindo-se autorizações especificas. A administração municipal, através de seus fiscais e com o apoio da polícia militar, realizará fiscalizações especificas nos estabelecimentos autorizados, realizando-se os fechamentos, acaso não estejam funcionando, com as restrições estabelecidas no decreto. " Fica expressamente consignado que a flexibilização da abertura dos estabelecimentos não implica em incentivo à circulação das pessoas, devendo ficar em casa aqueles que puderem, devendo a saída em busca de bens e serviços ocorram em situações inadiáveis", ressalta a administração municipal.


Bahia tem 1.979 casos confirmados de Covid-19 e 67 óbitos ?

Bahia tem 1.979 casos confirmados de Covid-19 e 67 óbitos ?
Foto - Divulgação

A Bahia registra 1.979 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 17,9% do total de casos notificados no estado. Considerando o número de 452 pacientes recuperados e 67 óbitos, 1.460 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.? Os casos confirmados ocorreram em 111 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (61,55%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Ilhéus (825,49), Uruçuca (682,29), Barra do Rocha (525,03) e Itabuna (487,75).? No momento, 230 pacientes confirmados para Covid-19 em toda a Bahia encontram-se internados, sendo 68 em UTI. O boletim epidemiológico registra 5.360 casos descartados e 11.053 notificações. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.? Entre os dias 1º de março e 24 de abril, o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou o total de 14.354 exames. No momento há 1.596 amostras em análise laboratorial.


Brumado: prefeitura flexibilizará a abertura de mais comércios para a próxima segunda (27)

Brumado: prefeitura flexibilizará a abertura de mais comércios para a próxima segunda (27)
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Em reunião realizada nesta sexta-feira, 24 de abril, com representantes da CDL,  Ordem de Ministros Evangélicos do Sudoeste Baiano (Omesb), equipe da Vigilância Sanitária, agentes da Superintendência Municipal de Transito e Transportes (SMTT), Secretaria Municipal de Saúde, administração municipal e outras representações, discutiu-se a flexibilização, para a próxima semana, com a abertura de outros comércios. “Vamos flexibilizar alguns comércios e continuar monitorando dia a dia, semana a semana, para saber como a Covid-19 irá se comportar em nosso município. Nós estamos tomando todos os cuidados possíveis para evitar uma contaminação em massa. Sabemos que o serviço público de saúde tem um limite, mas ao mesmo tempo precisamos trabalhar com o equilíbrio entre saúde e economia, sabendo da dificuldade de o comércio vem passando por conta da pandemia. Como Brumado, há mais de 20 dias, não apresenta mais novos casos, podemos começar a ensaiar uma possível volta, com equilíbrio e responsabilidade. A expectativa a liberação dos principais comércios da cidade. Escolas, festas, clubes, bares e restaurantes permanecem fechados”, disse o secretário de saúde Cláudio Feres. Um decreto que determinará quais serão os comércios que estarão liberados para funcionamento deverá ser publicado no final da tarde desta sexta pela prefeitura.


Brumado: CDL promove campanha de conscientização e distribui 2.000 máscaras no centro da cidade

Brumado: CDL promove campanha de conscientização e distribui 2.000 máscaras no centro da cidade
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Em campanha de conscientização, diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado realizaram na manhã desta sexta-feira (24), campanha de conscientização no centro comercial do município. A CDL, com o apoio de vários empresários, disponibilizou 2.000 máscaras para serem distribuídas para população e ao mesmo tempo orientar sobre a importância de usá-las. A ação contou ainda com o apoio da Administracao municipal, Polícia Militar e Guarda Municipal.


Brumado: MP recomenda que prefeitura forneça aos profissionais de saúde EPI’s e afaste temporariamente servidores do grupo de risco, colocando-os preferencialmente em teletrabalho

Brumado: MP recomenda que prefeitura forneça aos profissionais de saúde EPI’s e afaste temporariamente servidores do grupo de risco, colocando-os preferencialmente em teletrabalho
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Promotor de Justiça Millen Castro Medeiros de Moura,  considerando que é direito constitucional dos trabalhadores em geral e, pois, dos servidores públicos, o exercício seguro da atividade laboral ou funcional, com redução dos riscos inerentes, por meio de normas de saúde, higiene e segurança , com proteção do meio de trabalho, âmbito do sistema de saúde (artigo 200, VIII, da Constituição da República) e que a OMS dispõe que os equipamentos de proteção individual (EPI’s) para profissionais que lidam com público envolvem máscaras cirúrgicas, álcool em gel 70º INPM, luvas e, bem como que o município de Brumado postulou no artigo 4ª, § 1º, do Decreto Municipal nº 5.256, de 20 de março de 2020, que “todos os funcionários municipais, que atuam demandas exclusivamente administrativas, deverão desempenhar, quando possível, suas atividades em regime de home office devidamente organizados com as Secretarias hierarquicamente vinculados”, e considerando, ainda, que é dever do empregador fornecer os equipamentos necessários à proteção dos seus funcionários, especialmente nesta pandemia, de alto risco de contágio, recomenda ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, que  em 05 dias, forneça aos profissionais de saúde os seguintes Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s): máscara cirúrgica, capote, luva, proteção ocular (óculos ou máscara facial), gorro e álcool em gel 70º INPM. A recomendação do MP indica ainda que a prefeitura forneça a todos os servidores municipais que tenham contato direto com o público: máscara, álcool em gel 70º INPM, luvas e protetor ocular; afaste temporariamente de contato com o público, colocando-os preferencialmente em teletrabalho, os servidores públicos enquadrados no grupo de risco, quais sejam as pessoas com idade superior a 60 anos, diabéticos, hipertensos, asmáticos, cardiopatas, grávidas, portadores de doenças crônicas, dentre outros; e comunique ao Ministério Público, em 24 horas, se irá acolher a recomendação.


Com entrega de nova ala do Lacen, Bahia passa a ter capacidade para realizar mil testes diários da Covid-19

Com entrega de nova ala do Lacen, Bahia passa a ter capacidade para realizar mil testes diários da Covid-19
Foto - Paula Fróes / GOVBA

A capacidade da Bahia de processar testes para o novo coronavírus salta de 400 para 1.000 exames por dia, com a entrega, nesta sexta-feira (24), da nova ala do Laboratório Central (Lacen) da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), realizada pelo secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas. O secretário afirmou que “o investimento superior a R$ 2 milhões, em obras e equipamentos, tornou o Lacen o maior laboratório do País em capacidade de realização de exames da Covid-19, e foi idealizado de forma preventiva para o estado, ainda em janeiro, quando a China divulgou o início da pandemia mundial”. O Laboratório fica na Rua Waldemar Falcão, 123 – Horto Florestal, em Salvador. Ainda de acordo com Vilas-Boas, "esse primeiro pilar, que é o do diagnóstico, compreendeu a construção deste prédio, a ampliação do laboratório de biologia molecular, a aquisição de novos equipamentos e a contratação de insumos. Isso alçou o Lacen da Bahia ao principal laboratório público estadual do Brasil na capacidade de realizar exames para coronavírus”.


Moro diz que tem que preservar sua biografia e seguir no combate à corrupção ao anunciar demissão do Ministério da Justiça

Moro diz que tem que preservar sua biografia e seguir no combate à corrupção ao anunciar demissão do Ministério da Justiça
Foto - Isaac Amorim

Na manhã desta sexta-feira (24), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, anunciou - em pronunciamento no Ministério da Justiça , a demissão do cargo.  De acordo com informações do G1, a demissão foi motivada pela decisão de Bolsonaro de trocar o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, indicado para o posto pelo agora ex-ministro. Ao anunciar a demissão, Moro afirmou que disse para Bolsonaro que não se opunha à troca de comando na PF, desde que o presidente lhe apresentasse uma razão para isso. "Presidente, eu não tenho nenhum problema em troca do diretor, mas eu preciso de uma causa, [como, por exemplo], um erro grave", disse Moro. Moro disse ainda que o problema não é a troca em si, mas o motivo pelo qual Bolsonaro tomou a atitude. Segundo o agora ex-ministro, Bolsonaro quer "colher" informações dentro da PF, como relatórios de inteligência. "O grande problema é por que trocar e permitir que seja feita interferência política no âmbito da PF. O presidente me disse que queria colocar uma pessoa dele, que ele pudesse colher informações, relatórios de inteligência. Realmente, não é papel da PF prestar esse tipo de informação", disse Moro. De acordo com Moro, ele disse para Bolsonaro que a troca de comando na PF seria uma interferência política na corporação. Ele afirmou que Bolsonaro admitiu isso. "Falei para o presidente que seria uma interferência política. Ele disse que seria mesmo", revelou Moro. Moro afirmou que sai do ministério para preservar a própria biografia e para não contradizer o compromisso que assumiu com Bolsonaro: de que o governo seria firme no combate à corrupção. "Tenho que preservar minha biografia, mas acima de tudo tenho que preservar o compromisso com o presidente de que seríamos firmes no combate à corrupção, a autonomia da PF contra interferências políticas", declarou.


Coronavírus: taxa de contágio vai de 40% para 09% na Bahia, segundo secretário de saúde do estado

Coronavírus: taxa de contágio vai de 40% para 09% na Bahia,  segundo secretário de saúde do estado
Foto - Divulgação

Conforme gráfico  apresentado nesta sexta-feira (24) pelo secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, a Bahia registrou uma redução drástica da taxa de transmissão diária de Covid-19. Segundo os dados, publicados pelo Bahia Notícias, a taxa de contágio diário, que estava em 40% no dia 16 de março, agora é de 9%, mas ainda considerado alto pelo governo do estado. "Precisamos de esforços adicionais para reduzi-la abaixo de 7%, idealmente a 5% ao dia. Caso contrário passaremos a ter dificuldades com leitos no final de maio", pontuou Vilas-Boas em suas redes sociais. Ainda de acordo com o secretário de Saúde, se a taxa de 30% continuasse a acontecer, caso não fosse feito o isolamento social em grande parte do estado, a Bahia teria mais de 600 mil casos nesta sexta. "A vitória da nossa sociedade, com o apoio da imprensa às ações dos governos estadual e municipais é possível ser vista nesse gráfico [acima] de tendência de redução ao longo dos últimos 40 dias", comemorou o secretário.


Livramento: caminhão arrasta fios elétricos e derruba padrão de energia de emissora de rádio ao passar pela Avenida Presidente Vargas

Livramento: caminhão arrasta fios elétricos e derruba padrão de energia de emissora de rádio ao passar pela Avenida Presidente Vargas
Foto - Reprodução / Ailton Oliveira / Livramento Manchete

Na noite desta quinta-feira (23), durante tráfego na Avenida Presidente Vargas, em Livramento de Nossa Senhora, um caminhão arrastou fios elétricos e derrubou o padrão de energia da Rádio Portal FM. De acordo com informações do site Livramento Manchete, o motorista não se atentou a altura dos fios, resultando no incidente. Os fios caíram na rua, mas não houve feridos. Moradores isolaram a área até a chegada da equipe da Coelba para realizar o reparo. A Polícia Militar esteve no local para registrar a ocorrência. 


Esmael Oliveira Ribeiro reaparece; ele estava desaparecido entre Brumado e Aracatu

Esmael Oliveira Ribeiro reaparece; ele estava desaparecido entre Brumado e Aracatu
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Um homem identificado como Esmael Oliveira Ribeiro, que estava desaparecido desde a última quarta-feira, 22 de abril, retornou para a casa. De acordo com informações de familiares, ele está muito assustado e se limitou a dizer que durante todo este tempo estava amarrado, com muita sede, e não passou mais informações sobre o que teria acontecido. Ele se trancou no quarto e a família aguarda um tempo para que ele se recupere.


Bahia: Bunker com R$ 7,5 milhões em cocaína é desmontado

Bahia: Bunker com R$ 7,5 milhões em cocaína é desmontado
Foto - Divulgação / SSP-BA

Um bunker (esconderijo subterrâneo) com R$ 7,5 milhões em cocaína foi desmontado, na quinta-feira (23), durante operação conjunta envolvendo forças estaduais da Bahia e de Goiás, além das polícias Federal e Rodoviária Federal. O flagrante aconteceu na cidade baiana de Luís Eduardo Magalhães, na região Oeste. Meia tonelada de cocaína encontrada enterrada pertencia a uma organização internacional de tráfico de drogas. O material ilícito seria enviado, segundo informações preliminares, para Europa. Equipes da Cipe Cerrado, representando a polícia baiana, juntamente com as outras forças de segurança localizaram o bunker em um imóvel, no bairro Jardim Paraíso. Assim que os primeiros agentes entraram na casa, um traficante atirou e acabou ferido no confronto. Mesmo socorrido, o homem não resistiu. Com ele foram apreendidos uma pistola calibre 40, carregador e munições. Após a resistência com o criminoso apontado como "homem de confiança" da quadrilha, os policiais iniciaram as varreduras à procura de entorpecentes. Perto da piscina, nos fundos do imóvel, as equipes desconfiaram da tonalidade de uma parte do gramado. Durante escavação foram encontrados, em uma espécie de cofre, 500 tabletes de cocaína. "Mais uma ação integrada exitosa. Esse é o tipo de trabalho que desempenhamos na Bahia e ampliaremos as parcerias com a PF e PRF em 2020", declarou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

 


Brumado: 96% do empresariado quer a abertura progressiva do comércio; diz CDL

Brumado: 96% do empresariado quer a abertura progressiva do comércio; diz CDL
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado divulgou relatório sobre o perfil do comércio durante o período de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus – Covid-19. De acordo com o levantamento, mais de 87% do empresariado local não possui uma fonte alternativa de renda e vive somente do comércio.  80% dos comerciantes  teve mais de 75% de queda no faturamento e 20% já demitiu pelo menos um funcionário. A pesquisa indica ainda que 96% do empresariado quer a abertura progressiva do comércio e 20% enxerga a possibilidade de fechamento das empresas.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais