A Companhia Independente de Policiamento de Proteção Ambiental (CIPPA/Lençóis) intensificou, ao longo do dia 5 de janeiro, ações de fiscalização ambiental em municípios da Chapada Diamantina, após denúncias relacionadas à caça ilegal, pesca predatória e manutenção irregular de animais silvestres. As operações resultaram na apreensão de armas artesanais, materiais utilizados para caça e na entrega voluntária de aves silvestres.
No município de Iraquara, durante diligências realizadas na zona rural da Fazenda Pratinha, suspeitos fugiram ao perceber a aproximação policial, abandonando duas espingardas artesanais, além de pólvora, chumbo, espoletas e outros apetrechos comumente utilizados na prática da caça ilegal. Ainda na mesma localidade, os policiais recolheram uma rede de pesca empregada em atividade irregular.
Já em Itaberaba, o patrulhamento urbano e rural possibilitou a entrega voluntária de aves silvestres por moradores, após orientação ambiental. Na ação, também foram apreendidas uma espingarda artesanal e uma ferramenta agrícola encontradas abandonadas em área rural. As aves recolhidas, por apresentarem comportamento bravio, foram devolvidas ao seu habitat natural, enquanto gaiolas e armadilhas foram destruídas para evitar reincidências.
Todo o material apreendido foi apresentado nas Delegacias Territoriais de Iraquara e Itaberaba, onde as ocorrências foram formalmente registradas, seguindo os procedimentos legais. As ações foram executadas por tropas especializadas do Comando de Policiamento Especializado (CPE), por meio da CIPPA/Lençóis, reforçando o compromisso da Polícia Militar da Bahia com a preservação ambiental e a segurança das comunidades da região.



















