MP denuncia dois PMs por morte de cigano na região de Brumado

MP denuncia dois PMs por morte de cigano na região de Brumado
Foto - Divulgação

O Ministério Público estadual denunciou nesta terça-feira, 20, dois policiais militares  por homicídio qualificado por motivo torpe e sem possibilitar defesa da vítima, o jovem cigano Lindomar Santos Matos. Conforme a denúncia, oferecida pela 4ª Promotoria de Justiça de Brumado e pelo Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp), o crime ocorreu em 30 de julho de 2021, no Distrito de Lagoa Grande, no município de Aracatu, e teria como motivação vingar a morte de dois policiais, ocorrida em 13 de julho de 2021 no Distrito de José Gonçalves, zona rural do município de Vitória da Conquista. As investigações apontaram que Lindomar foi encurralado em um cômodo externo de um bar localizado na BA-142 e foi executado com dez disparos de fuzil, sem qualquer chance de defesa, alguns deles efetuados à curta distância. Segundo a denúncia, a vítima de 15 anos fugia desde a noite anterior de uma perseguição policial à sua família e não consta nenhum registro que o adolescente tenha cometido qualquer delito que justificasse a busca policial contra ele, que chegou a contar com quatro guarnições. A perseguição teria começado após um residente negar abrigo ao jovem cigano e chamar a polícia, evidenciando que os policiais já sabiam previamente a identidade do rapaz.  A denúncia se baseia em laudos periciais que demonstram que a quantidade de disparos efetuados pelos policiais militares (eles alegaram um total de quatro tiros à distância) e o local em que a vítima foi atingida divergem com o alegado por eles. A perícia indica que o jovem recebeu dez tiros, sendo que pelo menos dois foram pelas costas e que houve alteração da cena do crime com a retirada do corpo de Lindomar, já sem vida, para forjar uma falsa prestação de socorro em hospital da região.  “Os denunciados tinham a intenção clara e evidente de executar a vítima, considerando a desproporção da força utilizada pelos agentes públicos contra o adolescente, os quais deveriam saber dosá-la, se realmente houvesse a intenção de apenas se defender. Ademais, estavam em superioridade numérica e portavam armas não letais capazes de imobilizar a vítima, facilitando a sua captura, sem alcançar o resultado morte”, destaca a denúncia.


Senado aprova fim da ‘saidinha’ de presos

Senado aprova fim da ‘saidinha’ de presos
Foto - Jefferson Rudy / Agência Senado

O Senado aprovou nesta terça-feira (20) o projeto de lei (PL) 2.253/2022 que restringe o benefício da saída temporária para presos condenados. O projeto, relatado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), previa a revogação total do benefício, mas foi alterado para permitir as saídas de presos que estudam. Na prática, o texto extingue a liberação temporária de presos em datas comemorativas e feriados, que tem sido chamada popularmente de “saidinha”. O texto, aprovado com 62 votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção, voltará para a análise dos deputados. Apresentado pelo deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), o projeto, como veio da Câmara, revogava dispositivos da Lei de Execução Penal (Lei 7.210, de 1984) que tratavam das saídas temporárias. Pela legislação em vigor, o benefício vale para condenados que cumprem pena em regime semiaberto. Atualmente eles podem sair até cinco vezes ao ano, sem vigilância direta, para visitar a família, estudar fora da cadeia ou participar de atividades que contribuam para a ressocialização. O texto foi aprovado com mudanças pelo Senado. Uma das emendas aceitas, do senador Sergio Moro (União-PR), reverte a revogação total do benefício. Pelo texto aprovado, as saídas temporárias ainda serão permitidas, mas apenas para presos inscritos em cursos profissionalizantes ou nos ensinos médio e superior e somente pelo tempo necessário para essas atividades. As outras justificativas atualmente aceitas para as saídas temporárias — visita à família e participação em atividades que concorram para o retorno ao convívio social — deixam de existir na lei. — O projeto acaba com as saídas temporárias em feriados, o que é diferente da autorização para o preso estudar ou trabalhar fora do presídio quando em regime semiaberto ou em regime aberto. (...) Por ter total pertinência, obviamente, nós resgatamos esse instituto, que, de fato, contribui para a ressocialização dos presos, que é a possibilidade de estudarem, de fazerem um curso profissionalizante — explicou o relator, que disse considerar a solução apresentada por Moro a mais adequada.


Mutirão de Saúde em Brumado oferece consultas oftalmológicas na Policlínica Municipal Manoel Fernandes a partir desta quarta (21/02)

Mutirão de Saúde em Brumado oferece consultas oftalmológicas na Policlínica Municipal Manoel Fernandes a partir desta quarta (21/02)
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A partir desta quarta-feira, 21 de fevereiro, os moradores de Brumado terão a oportunidade de realizar consultas oftalmológicas na Policlinica Municipal Manoel Fernandes, por meio do Mutirão de Saúde promovido pela Secretaria de Saúde do município. O anúncio foi feito pelo secretário de saúde, Cláudio Feres, que destacou a importância do programa para a comunidade local. Segundo Feres, serão oferecidas um total de 3000 consultas oftalmológicas e 1500 cirurgias, proporcionando atendimento especializado para os moradores que necessitam de cuidados com a visão. O secretário ressaltou que o mutirão é uma oportunidade para aqueles que têm mais de 40 anos e precisam de consulta com oftalmologista.

Mutirão de Saúde em Brumado oferece consultas oftalmológicas na Policlínica Municipal Manoel Fernandes a partir desta quarta (21/02)
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

"Vamos ofertar 3000 mil consultas e 1500 cirurgias. Você que tem mais de 40 anos e precisa de consulta com oftalmologista, ainda dá tempo, procure uma de nossas UBS e faça seu cadastro", afirmou Cláudio Feres. Os cadastros para as consultas oftalmológicas podem ser realizados nas unidades básicas de saúde do município. A iniciativa visa facilitar o acesso da população aos serviços de saúde ocular, contribuindo para a prevenção e tratamento de doenças oftalmológicas na comunidade brumadense.


Polícia Militar e SEMA realizam operação ambiental em Paramirim para combater carvoarias ilegais

Polícia Militar e SEMA realizam operação ambiental em Paramirim para combater carvoarias ilegais
Foto - Divulgação / Cippa Lençóis

Na manhã desta segunda-feira (20/02), uma operação conjunta entre a Polícia Militar da Bahia (PMBA) e a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) foi realizada em Paramirim, município localizado no interior baiano. A ação visava combater atividades ilegais de produção de carvão vegetal, com foco nos Povoados da Lagoa da Noruega, Piripiri, Santo Antônio e Santana. Durante a operação, foram encontrados quatro fornos de carvão ilegais em pleno funcionamento. Estes fornos representavam uma grave ameaça ao meio ambiente e à saúde pública, uma vez que sua atividade é responsável pela degradação florestal e pela emissão de poluentes atmosféricos nocivos. Além dos fornos, as equipes também descobriram 36 sacos de carvão prontos para venda, totalizando aproximadamente 5m³ do produto. Mesmo não sendo possível localizar os responsáveis pela operação das carvoarias clandestinas, as autoridades destruíram os fornos e garantiram que o carvão seria destinado corretamente pela SEMA.


Com registro de roubo em São Paulo, Strada é recuperada em Cândido Sales

Com registro de roubo em São Paulo, Strada é recuperada em Cândido Sales
Foto - Divulgação / PRF-BA

Agosto de 2023 é a data em que a Strada foi roubada na cidade de São Paulo de acordo com o boletim de ocorrência. O veículo foi abordado durante fiscalização de combate ao crime da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na tarde desta segunda (19), na BR-116 em Cândido Sales. Antes mesmo de confirmarem que o veículo era produto de roubo, os policiais levantaram essa suspeita após observarem sinais de que os elementos identificadores da caminhonete haveriam sido adulterados. As placas fixadas inclusive não eram as originais; o veículo era um clone. Aos PRFs o motorista disse que pagou R$ 8 mil pelo carro, através de uma negociação feita com um homem no estado de São Paulo. Acrescentou ainda que fez o pagamento via transferência bancária e que recebeu a caminhonete por um caminhão ‘cegonha’. Mesmo tentando se justificar, o homem foi encaminhado para a delegacia da Polícia Civil, onde será investigado a possível prática de receptação e adulteração.


Livramento: PETO da 46ª CIPM Recebe Instrução Técnica com Carabina AR-15

Livramento: PETO da 46ª CIPM Recebe Instrução Técnica com Carabina AR-15
Foto - Divulgação / Polícia Militar

Na manhã desta terça-feira (20/02), a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) promoveu uma instrução de caráter teórico e prático destinada ao efetivo do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO). Sob a orientação do Subcomandante da Unidade, Capitão PM Araão Durval, os militares foram capacitados em habilidades essenciais relacionadas ao manuseio e manutenção da Carabina 5,56x45mm IWI ARAD, plataforma AR-15. Essa iniciativa demonstra o compromisso da 46ª CIPM em fortalecer ainda mais as atividades operacionais da tropa, garantindo que os policiais estejam devidamente preparados para enfrentar os desafios inerentes à missão de proteger e servir a comunidade. O treinamento visa aprimorar as habilidades técnicas dos agentes, proporcionando-lhes os conhecimentos necessários para atuarem de forma eficaz e segura no cumprimento de suas atribuições.


‘Vamos trabalhar para Lula e Jerônimo vencerem as eleições em todas as cidades da Bahia’, afirma presidente do PT baiano

‘Vamos trabalhar para Lula e Jerônimo vencerem as eleições em todas as cidades da Bahia’, afirma presidente do PT baiano
Foto - Divulgação

O presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, afirmou que a legenda e o arco de alianças que compõem a base do governador da Bahia, Jerônimo, Rodrigues vão se empenhar para o gestor baiano e o presidente Lula saírem vitoriosos no maior número de municípios baianos nas eleições municipais deste ano e que o pleito de 2024 será um dos mais disputados dos últimos anos. A declaração do dirigente partidário foi dada em entrevista ao programa Bahia Notícias no Ar, da Rádio Salvador FM, nesta terça-feira, dia 20. O dirigente estadual realçou que serão priorizadas as candidaturas com base em critérios estabelecidos no Conselho Político, como a reeleição de candidatos, e dos postulantes que tiverem condições de vencer. “Temos a responsabilidade de o partido do presidente da república, temos a responsabilidade de ser do partido do governador do Estado, que governa esse estado há 18 anos. E se a gente gosta de receber apoio, nós também temos que saber apoiar. Hoje, nós temos 202 pré-candidatos a prefeitos pelo PT, mas vamos dar uma enxugada”. Éden afirmou ainda que o PT é um partido muito grande, muito enraizado, mas também tem uma grande responsabilidade: “manter a base de apoio de Jerônimo e de Lula, ampliar essa base de apoio e vamos trabalhar para que Lula e Jerônimo vençam as eleições em todas as cidades da Bahia”, disse éden, ao informar que onde houver a candidatura do PT competitiva, vai pedir apoio aos aliados e quando um aliado estiver em melhores condições para derrotar o Carlismo e o Bolsonarismo, receberá respaldo dos petistas”. Durante a entrevista, Éden manifestou o compromisso não só de intensificar as campanhas para cargos majoritários, como também para vereadores e vereadoras em toda a Bahia. “Há uma demanda da sociedade para votar em mulheres e mais mulheres, de ter mais mulheres nos espaços de poder. É só a gente pegar a nossa votação para deputado e deputada em Salvador na eleição passada. A mais votada foi Lídice da Mata, foi Olívia Santana, Vilma Reis, Marta Rodrigues, Maria Marighella, Marta Rodrigues, todas muito bem votadas, e mulheres negras. Isso não é cota, não é para atender, é claro que é necessário ter uma política reparatória, mas é que há uma demanda maior da sociedade por mais mulheres nos espaços de poder”, realçou.


Estado lança Nota Fiscal Fácil para apoiar negócios de MEIs, produtores rurais e transportadores autônomos

Estado lança Nota Fiscal Fácil para apoiar negócios de MEIs, produtores rurais e transportadores autônomos
Foto - Divulgação

Microempreendedores individuais, transportadores autônomos de cargas e pequenos produtores rurais da Bahia agora contam com a Nota Fiscal Fácil, um forte aliado para o crescimento e a formalização dos seus negócios. Gratuito e de utilização simples, pronto para ser baixado e utilizado no celular por usuários de toda a Bahia, o aplicativo disponibilizado pelo Governo do Estado acaba de ter sua operacionalização regulamentada por decreto do governador Jerônimo Rodrigues. Ao permitir a emissão e o gerenciamento de notas e outros documentos fiscais eletrônicos de forma descomplicada, a Nota Fiscal Fácil (NFF) chegou para melhorar a estruturação e a formalização dos negócios de categorias profissionais que enfrentam desafios para inserção no mercado. Entre os contribuintes alcançados pela iniciativa da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) estão os cerca de 460,5 mil microempreendedores individuais (MEIs) inscritos no Estado, além dos Transportadores Autônomos de Cargas (TACs) e dos pequenos produtores rurais, que já podem baixar o aplicativo nas plataformas Android e IOS.


Restaurante Popular de Brumado: Mais de 600 mil refeições servidas em pouco mais de 2 anos

Restaurante Popular de Brumado: Mais de 600 mil refeições servidas em pouco mais de 2 anos
Foto - Divulgação

O Restaurante Popular de Brumado tem se destacado como uma importante conquista para a população local. Em pouco mais de dois anos de funcionamento, a iniciativa já serviu mais de 600 mil refeições, evidenciando sua eficiência, qualidade e relevância para o município. Com o objetivo de oferecer alimentação saudável e acessível para todos, o Restaurante Popular disponibiliza refeições por apenas R$ 3,00, um valor simbólico que contribui para a segurança alimentar da população. Além disso, é importante ressaltar que a prefeitura cobre todos os custos além desse valor, garantindo que o serviço seja acessível para todos os cidadãos. Essa iniciativa tem sido fundamental para garantir que os moradores de Brumado tenham acesso a uma alimentação adequada, especialmente para aqueles que enfrentam dificuldades financeiras.


Inscrições para concurso da Adab já estão abertas e seguem até 4 de abril

Inscrições para concurso da Adab já estão abertas e seguem até 4 de abril
Foto - Divulgação

Começam nesta segunda-feira (19) as inscrições para o concurso público da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Realização da Secretaria da Administração do Estado (Saeb) em parceria com a Adab, o certame do Edital Saeb 01/2024 está oferecendo 120 vagas para o cargo de Fiscal Estadual Agropecuário e 40 para o cargo de Técnico em Fiscalização Agropecuária. Os interessados em concorrer a uma das oportunidades oferecidas para o cargo de Fiscal Estadual Agropecuário podem escolher entre duas áreas de atuação: Defesa Sanitária e Inspeção Animal ou Defesa Sanitária Vegetal. No primeiro caso, é preciso ter graduação em Medicina Veterinária e, no segundo, em Agronomia. Com remuneração inicial de R$ 6.513,00, os aprovados obedecerão a um regime de trabalho de 40 horas semanais. Já os candidatos ao cargo de Técnico em Fiscalização Agropecuária devem possuir formação de nível técnico em Agropecuária, nos termos definidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, fixadas por meio de Resolução da Câmara de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC). A remuneração para a classe inicial do cargo será de R$ 2.442,00, também para 40 horas semanais. Trinta por cento das vagas serão reservadas aos candidatos que se autodeclararem negros (pretos/pardos). O concurso também prevê um percentual de 5% do número de vagas exclusivo para candidatos com deficiência, de acordo com a legislação vigente. As inscrições devem ser realizadas no site da FGV.


Presidente da CDL de Brumado elogia Carnaval como impulsionador da economia local

Presidente da CDL de Brumado elogia Carnaval como impulsionador da economia local
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Durante uma entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (19/02), o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado, Orlando Gomes, expressou otimismo em relação ao impacto positivo do Carnaval na economia do município. Gomes enfatizou que essa celebração foi uma solicitação feita ao pré-candidato a prefeito Guilherme Bonfim desde o ano anterior. "Solicitei o retorno das nossas atividades culturais em nossa cidade", afirmou Gomes. "Vibrei como presidente da CDL e também como comerciante quando foi anunciada a realização do Carnaval neste ano." Além de manifestar seu apoio entusiástico ao evento, Gomes revelou ter aceitado prontamente o convite para fazer parte da comissão organizadora. "Solicitei e fui atendido que fossem valorizadas as atrações de nossa cidade e também dada prioridade aos nossos ambulantes e comerciantes", acrescentou. O presidente da CDL ressaltou ainda a importância do Carnaval como um catalisador da economia local, fornecendo uma oportunidade valiosa para os comerciantes e empreendedores da região. A iniciativa de promover o evento foi recebida com entusiasmo pela comunidade empresarial de Brumado, que vê no Carnaval não apenas uma celebração cultural, mas também uma oportunidade para impulsionar o comércio e fortalecer a economia do município.


INFORME PUBLICITÁRIO

Maxxnet: Internet de Alta Velocidade e Suporte Excepcional para Empresas

Maxxnet: Internet de Alta Velocidade e Suporte Excepcional para Empresas

Em um mundo cada vez mais digital e competitivo, ter uma conexão de internet confiável e de alta velocidade é essencial para o sucesso de qualquer empresa. E é exatamente isso que a Maxxnet oferece: a chave para levar o seu negócio ao próximo nível. Imagine sua empresa com acesso à internet de alta velocidade, suporte técnico disponível 7 dias por semana e ainda desfrutando de uma vasta seleção de canais abertos e fechados, filmes e séries. Com a Maxxnet, essa realidade está ao seu alcance. E por que confiar na Maxxnet? Porque somos especialistas em atender as necessidades específicas das empresas em Brumado e região. Com uma vasta experiência no mercado, entendemos as demandas únicas do mundo corporativo e oferecemos soluções sob medida para cada cliente. Além disso, nossa equipe está comprometida em fornecer uma instalação rápida e eficiente, para que sua empresa não perca tempo e comece a desfrutar dos benefícios da Maxxnet o mais rápido possível. Não deixe para depois a oportunidade de impulsionar o seu negócio. Entre em contato conosco pelo WhatsApp no número 77 99856-9999 e descubra os planos personalizados que temos para oferecer à sua empresa.


PRF flagra Amarok a quase 180 km/h na BR 324

PRF flagra Amarok a quase 180 km/h na BR 324
Foto - Divulgação / PRF-BA

esta segunda-feira (19), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou uma caminhonete Amarok a 173 km/h no Km 379 da BR-324, trecho do município de Gavião, distante 250 quilômetros de Salvador.

O flagrante foi registrado pelo radar portátil da PRF durante comando de fiscalização de velocidade. O local tem um alto fluxo de veículos, inclusive bem sinalizada com placas indicativas, onde o limite de velocidade é de 100 km/h.

A essa velocidade, o motorista será autuado por dirigir em velocidade superior à máxima em mais de 50%, que é uma multa gravíssima, com sete pontos na CNH, além do valor de R$ 880,41 e a suspensão imediata do direito de dirigir, conforme o artigo 218 do CTB.

Excesso de velocidade é uma das principais causas de morte nas rodovias federais. A velocidade em que o condutor transitava, coloca em risco não só a segurança de quem está no veículo, mas também dos demais usuários da rodovia. Quando o condutor de um veículo excede o limite indicado para via, ocorre o aumento do tempo necessário para frear, assim como eleva as chances de perder o controle da direção, ampliando os riscos de gerar acidentes graves e óbitos, pois limita a capacidade de se antecipar aos perigos da via.

Atento a esta situação, a PRF vem intensificando as operações de excesso de velocidade. O objetivo é fazer com que os condutores respeitem os limites atribuídos a cada tipo de via do Código de Trânsito Brasileiro.


Grande esquema de Segurança é garantido para o Carnaval de Brumado

Grande esquema de Segurança é garantido para o Carnaval de Brumado
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O Carnaval de Brumado, que promete agitar o próximo final de semana, contará com um impressionante esquema de segurança, assegurado pelo comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Elson. Durante uma entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (19/02), o Tenente Coronel Elson detalhou os preparativos para garantir a tranquilidade e o bem-estar dos foliões. "O planejamento do policiamento do Carnaval já está em curso. Receberemos na quarta-feira o reforço de equipes como o tático móvel, TOR da PRE, CIPE Sudoeste, Rondesp, que estarão realizando a saturação em conjunto com a 24º BPM", afirmou o comandante. Ele ressaltou que a Operação Carna Brumado começará já na quarta-feira, com uma intensificação das ações de segurança.


Grande esquema de Segurança é garantido para o Carnaval de Brumado
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Para garantir a eficácia do esquema de segurança, será disponibilizado um total de 97 policiais militares por dia, sendo 76 apenas no circuito da festa. "Temos anos de experiência em prestação de serviços, o que nos permite planejar e executar operações com eficiência", acrescentou o Tenente Coronel Elson. Além disso, medidas preventivas serão adotadas, incluindo abordagens e busca pessoal nos foliões e ambulantes. O comandante revelou que realizou uma reunião com os vendedores ambulantes para evitar a presença de objetos cortantes ou perfurantes durante o evento, visando garantir a segurança de todos os presentes. O apoio da Polícia Civil também será fundamental para garantir a ordem durante o Carnaval de Brumado. "Acredito que tudo ocorrerá bem, pois a PM estará lá garantindo a segurança de todos", concluiu o Tenente Coronel Elson, transmitindo confiança e tranquilidade à população. Com um esquema de segurança robusto e o comprometimento das forças policiais, os foliões poderão desfrutar do Carnaval de Brumado com alegria e paz, celebrando essa festa tão tradicional com segurança e diversão.


Governador Jerônimo atende pedido de Guilherme Bonfim para recuperação da Rua Exupério Pinheiro Canguçu

Governador Jerônimo atende pedido de Guilherme Bonfim para recuperação da Rua Exupério Pinheiro Canguçu
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O pré-candidato a Prefeito Guilherme Bonfim, viabilizou a recuperação da Rua Exupério Pinheiro Canguçu, uma das vias de acesso mais importantes de Brumado. As máquinas já estão em operação desde a manhã de hoje (20/02). A intervenção para recuperação desta via vital para o município foi possível graças aos esforços coordenados por Guilherme Bonfim em parceria com o Deputado Vitor Bonfim, que intermediou o pedido junto ao Secretário de Infraestrutura do Estado Bahia, Sérgio Brito. A pronta resposta positiva do Governo do Estado demonstra o comprometimento com o desenvolvimento e a qualidade de vida dos cidadãos de Brumado.


Governador Jerônimo atende pedido de Guilherme Bonfim para recuperação da Rua Exupério Pinheiro Canguçu
Foto - Divulgação

Além disso, Guilherme também ressaltou os esforços contínuos para viabilizar o Carnaval de Brumado e outras obras que já estão em andamento na cidade, com o objetivo de promover o desenvolvimento local.  "Há anos, não realizávamos o nosso tradicional Carnaval e agora já é realidade. Mas, apesar da importância dos festejos, não podemos ignorar o fato da nossa cidade necessitar de outras intervenções que tenho orgulho de contar com o apoio do governador para realizá-las’’, pontuou Bonfim.


Desconto agora é de 8% para quem quitar o IPVA 2024 à vista

Desconto agora é de 8% para quem quitar o IPVA 2024 à vista
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Os proprietários de veículos licenciados na Bahia ainda podem pagar o IPVA 2024 com um desconto atrativo, de 8% para quitação à vista, oferecido pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA). Os prazos de vencimento, com início em março, desta vez variam de acordo com o número final da placa do veículo, e podem ser consultados no Calendário do IPVA 2024. De acordo com a Sefaz-BA, trata-se de nova oportunidade para quem perdeu o desconto de 15% oferecido aos contribuintes até o último dia 7 de fevereiro. Para as placas terminadas com os números 1 e 2, o pagamento deve ser realizado até os dias 27 e 28 de março, respectivamente. Em abril, vencem as placas de final 3 (29/04) e 4 (30/04). Em maio, é a vez das placas 5 (28/05) e 6 (29/05). Já em junho, encerram os prazos para as placas 7 (27/06) e 8 (28/06). O calendário de desconto se encerra em julho para as placas terminadas em 9 (30/07) e 0 (31/07). O abatimento é calculado de forma automática na hora do pagamento, que pode ser feito pelos canais das instituições parceiras da Sefaz-BA: Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob. Outra possibilidade é pagar via pix, também em cota única, o DAE Integrado (Documento de Arrecadação Estadual), que engloba IPVA, Licenciamento e eventuais multas. Este novo procedimento, que pode ser feito por meio do portal ba.gov.br, implantado em 2023 em uma parceria entre a Sefaz-BA, o Detran e a Secretaria da Administração do Estado (Saeb).


Deputado Estadual Marquinho Viana articula demandas de Livramento de Nossa Senhora em audiência com Chefe de Gabinete do Governador

Deputado Estadual Marquinho Viana articula demandas de Livramento de Nossa Senhora em audiência com Chefe de Gabinete do Governador
Foto - Divulgação

Nesta segunda-feira (19/02), o Deputado Estadual Marquinho Viana desempenhou um papel crucial ao representar os interesses do município de Livramento de Nossa Senhora em uma audiência com o Chefe de Gabinete do Governador Jerônimo Rodrigues, Adolpho Loyola. O encontro, que contou com a presença do prefeito Ricardinho e da vice-prefeita Joanina, foi marcado por discussões aprofundadas sobre diversas questões pertinentes à comunidade. Durante a reunião, foram abordados diversos assuntos de relevância para o desenvolvimento e bem-estar dos cidadãos de Livramento de Nossa Senhora. Entre os temas discutidos estiveram questões relacionadas à infraestrutura, saúde, educação e outras áreas fundamentais para o progresso da cidade. O Deputado Marquinho Viana demonstrou um compromisso sólido com o município ao pleitear recursos e apoio do governo estadual para atender às necessidades locais. O prefeito Ricardinho e a vice-prefeita Joanina acompanharam de perto as discussões, demonstrando o alinhamento entre o governo municipal e estadual na busca por soluções que beneficiem a população de Livramento de Nossa Senhora.


Governo acompanha situação dos municípios atingidos pelas chuvas e atua na liberação do tráfego nas rodovias baianas

Governo acompanha situação dos municípios atingidos pelas chuvas e atua na liberação do tráfego nas rodovias baianas
Foto - BA-130 Ponto Astério/ Divulgação

O Governo do Estado segue acompanhando a situação dos municípios afetados pelas chuvas, que voltaram a cair em alguns municípios, nos últimos dias. Com base em informações recebidas das Prefeituras, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, na tarde desta segunda-feira (19), os números referentes à população atingida pelas enchentes. Até a situação presente, são 200 desabrigados e 3.769 desalojados em decorrência dos efeitos diretos do desastre. Até o momento, foram contabilizados seis óbitos. Os números correspondem às ocorrências registradas em 44 municípios afetados. É importante destacar que, desse total, 30 estão com decreto de Situação de Emergência (SE), são eles: Anagé, Barra, Cansanção, Cícero Dantas, Contendas do Sincorá, Cotegipe, Cravolândia, Dário Meira, Ibicuí, Iguaí, Ilhéus, Itaju do Colônia, Lagoa Real, Medeiros Neto, Milagres, Monte Santo, Muquém do São Francisco, Mutuípe, Nova Canaã, Quijingue, São Miguel das Matas, Saubara, Ubaíra, Wanderley, Maiquinique, Nordestina, Valença, Itororó, Pedro Alexandre e Santa Luzia. Também de acordo com a Sudec, as informações estão sendo atualizadas constantemente, uma vez que as equipes das Coordenações Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdecs) e das secretarias municipais estão fazendo os levantamentos técnicos dos danos e prejuízos causados pelas altas precipitações.


Carnaval de Brumado: Entrevista coletiva revela detalhes da Folia na Capital do Minério

Carnaval de Brumado: Entrevista coletiva revela detalhes da Folia na Capital do Minério
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Em uma entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (19/02), a comissão organizadora do Carnaval de Brumado reuniu a imprensa para divulgar os últimos detalhes da festa momesca que promete agitar a Capital do Minério nos próximos dias. Com uma programação intensa, o Carnaval de Brumado terá sua abertura na sexta-feira (23/02), seguindo até o domingo (25/02), com dois trios elétricos e shows também no coreto da Praça Capitão Francisco de Souza Meira. Diversos representantes importantes estiveram presentes na mesa da entrevista coletiva, incluindo o pré-candidato a prefeito de Brumado, Guilherme Bonfim, o presidente da CDL de Brumado, Orlando Gomes, o comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Elson, e dois representantes dos barraqueiros que irão atuar na folia, Kau Coquiteis e Val do Acarajé.



Carnaval de Brumado: Entrevista coletiva revela detalhes da Folia na Capital do Minério
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Guilherme Bonfim expressou sua visão sobre o evento, destacando que o Carnaval de Brumado é um projeto de longo prazo, não se limitando apenas a 2024, mas visando resgatar a tradição carnavalesca para os próximos anos. Ele ressaltou a inclusão de um projeto social envolvendo catadores, visando oportunidades de coleta durante o evento. Bonfim também anunciou uma expectativa de receber mais de 30 mil pessoas por dia e explicou as taxas para os barraqueiros, destinadas apenas para custos de energia elétrica. Martine, no domingo (25/02), será dedicado especialmente às crianças, com uma programação específica.


Carnaval de Brumado: Entrevista coletiva revela detalhes da Folia na Capital do Minério
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Orlando Gomes, presidente da CDL de Brumado, demonstrou entusiasmo com o retorno do Carnaval para impulsionar a economia local e promover atividades culturais. Ele destacou seu papel na comissão organizadora e enfatizou a importância de valorizar as atrações locais e dar prioridade aos ambulantes e comerciantes da região.



Carnaval de Brumado: Entrevista coletiva revela detalhes da Folia na Capital do Minério
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O Tenente Coronel Elson, comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar, compartilhou detalhes sobre o planejamento de segurança para o evento. Ele anunciou a presença de 97 policiais militares por dia, sendo 76 somente no circuito do Carnaval. Medidas de segurança incluem abordagens nos portais de entrada para evitar objetos cortantes e perfurantes, além da proibição de coolers e garrafas de vidro no circuito, com espetinhos tendo as pontas cortadas. Com a experiência de participar do planejamento do Réveillon em Salvador, o Tenente Coronel expressou confiança na segurança do evento, garantindo que a PM estará presente para garantir a tranquilidade e a diversão de todos os foliões. Com todas essas informações, o Carnaval de Brumado promete ser uma festa memorável, unindo tradição, cultura e segurança para celebrar a folia momesca na região.


Brumado: Guias do IPTU 2024 já podem ser consultadas

Brumado: Guias do IPTU 2024 já podem ser consultadas

As guias para pagamento do IPTU 2024 do município de Brumado já estão disponíveis para consulta. A emissão pode ser feita através do site da Prefeitura de Brumado, em Cidadão – Guias de IPTU. Quem quitar em parcela única até dia 08 de março terá um desconto de 15%.  As guias físicas do IPTU estão sendo distribuídas pelos Correios e até o próximo mês serão entregues em todas as residências. É muito importante que os proprietários de imóveis/terrenos urbanos façam o pagamento deste imposto, pois além de terem suas propriedades regularizadas, ao quitarem o IPTU ajudam no desenvolvimento do município, já que o valor obtido com o imposto pode ser investido em obras de vários setores, como educação e saúde, que recebem 25% e 15%, respectivamente, do recurso obtido. Veja outra informações sobre o IPTU 2024: Pagamentos podem ser feitos por boleto, cartão e PIX. Para realizar o pagamento você pode acessar o site da Prefeitura de Brumado, entrar em contato pelo WhatsApp (77) 99999-2878, ou ir até a SEFAZ; O contribuinte também tem a opção de pagar o IPTU em até 5 parcelas mensais e consecutivas, com o valor mínimo de R$50,00; O valor do IPTU é calculado com base no valor venal, que é uma estimativa de preço para a propriedade feita pela Prefeitura de Brumado ou Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp da SEFAZ: (77) 99999-2878.


Terceira morte por dengue confirmada na Bahia em 2024, casos se concentram na região sudoeste

Terceira morte por dengue confirmada na Bahia em 2024, casos se concentram na região sudoeste
Foto - Divulgação / PixBay

Nesta segunda-feira (19), a Secretaria de Saúde do estado (Sesab) confirmou a terceira morte por dengue este ano na Bahia. Com um total de 8.674 casos prováveis da doença notificados entre 31 de dezembro de 2023 e 18 de fevereiro de 2024, a preocupação com a proliferação do vírus cresce, principalmente na região sudoeste do estado. Das três mortes registradas, duas ocorreram em Jacaraci, incluindo uma trágica perda de uma criança de 5 anos no dia 8 de fevereiro. A terceira morte foi registrada na cidade de Piripá, embora a data exata não tenha sido detalhada pela Sesab. Além desses casos, uma morte em Caetité está sob investigação como suspeita de dengue. O impacto da doença é alarmante em diversos municípios baianos, com um total de 23 deles atualmente em estado de epidemia, de acordo com dados do Sistema de Notificação de Agravos e Notificações (Sinan). Os municípios em epidemia incluem Anagé, Belo Campo, Bonito, Botuporã, Brejões, Condeúba, Encruzilhada, Feira da Mata, Ibiassucê, Ibicoara, Ibitiara, Igaporã, Ipiaú, Iramaia, Irecê, Jacaraci, Matina, Morro do Chapéu, Mortugaba, Novo Horizonte, Piripá, Rodelas e Vitória da Conquista. O Sinan também revela que as cidades com o maior número de Coeficiente de Incidência (CI) de dengue são Piripá, Jacaraci, Bonito, Morro do Chapéu, Encruzilhada, Mortugaba, Novo Horizonte, Ibiassucê, Brejões e Botuporã, com a região sudoeste do estado liderando este ranking preocupante. A Sesab continua a apelar à população para que adote medidas preventivas, como eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, e buscar atendimento médico em caso de sintomas suspeitos, como febre alta, dor de cabeça intensa, dores musculares e manchas vermelhas pelo corpo.


Mortes por dengue chegam a 113 no país; 438 óbitos são investigados

Mortes por dengue chegam a 113 no país; 438 óbitos são investigados
Foto - Divulgação / Fiocruz

Desde 1º de janeiro, 113 pessoas morreram em todo o país em decorrência de infecção por dengue. De acordo com o painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde, há ainda 438 mortes em investigação para a doença. Os números mostram que, em menos de dois meses, o Brasil contabiliza 653.656 casos prováveis de dengue, o que leva a um coeficiente de incidência de 321,9 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. As mulheres respondem pela maioria das infecções (55%), enquanto os homens registram 45%. A faixa etária dos 30 aos 39 segue na liderança de casos de dengue, seguida pelo grupo de 40 a 49 anos e pelo grupo de 50 a 59 anos. O Distrito Federal registra, atualmente, o maior coeficiente de incidência (2.814,5), seguido por Minas Gerais (1.061,7), Acre (644,7), Paraná (611,6) e Goiás (569,6). Em número de casos absolutos, Minas Gerais aparece em primeiro lugar (218.066). Em seguida estão São Paulo (111.470), Distrito Federal (79.287), Paraná (69.991) e Rio de Janeiro (49.263).


24° BPM inicia Projeto de Prevenção à Violência nas Escolas de Brumado

24° BPM inicia Projeto de Prevenção à Violência nas Escolas de Brumado
Foto - Divulgação / Polícia Militar

Na manhã desta segunda-feira (19/02), o 24° Batalhão de Polícia Militar (BPM) deu início ao Projeto de Policiamento Comunitário Escolar nas instituições públicas de ensino do município de Brumado. Em parceria com a Secretaria de Educação local, a iniciativa tem como objetivo principal promover a segurança pública dentro das escolas, além de estreitar os laços com a comunidade escolar e outros órgãos do Sistema de Defesa Social e Segurança Pública. O projeto inclui uma série de atividades, como visitas comunitárias, projetos sociais, palestras e atividades cívicas, todas voltadas para a prevenção da violência e promoção de um ambiente escolar seguro e acolhedor. A presença policial nas escolas busca não apenas garantir a integridade física dos estudantes e professores, mas também fomentar a construção de uma cultura de paz e respeito mútuo.


Disque 100: denúncias registradas crescem 38% durante o Carnaval de 2024

Disque 100: denúncias registradas crescem 38% durante o Carnaval de 2024
Foto - Divulgação

O canal de denúncias “Disque 100”, da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), registrou mais de 73 mil violações durante o carnaval de 2024. O dado revelado nesta segunda-feira (19/02) é reflexo do empenho do MDHC em ampliar a divulgação do serviço nacionalmente durante o período de folia, o que contribuiu para um aumento de 38% no número de denúncias quando comparado com o carnaval de 2023. Em 2024, foram registradas 73,9 mil violações a partir de 11,3 mil denúncias no período de 8 a 14 de fevereiro. Durante o carnaval 2023, foram 53,5 mil violações por meio de 8,1 mil denúncias. Mais uma vez, a maior parte dos casos envolvem suspeitas de crimes contra crianças e adolescentes: foram mais 26 mil casos. Comparando os dados referentes ao período de 16 a 22 de fevereiro de 2023 ao mesmo período carnavalesco de 2024, observou-se um aumento de 30% no total do número de violações contra o público infantojuvenil. Já as denúncias recebidas durante o mesmo recorte de dias chegaram a 4.712, 32% a mais do que no carnaval de 2023. Cada denúncia conte uma ou mais violação de direitos humanos.


Defesa de Bolsonaro quer adiar depoimento à PF em caso sobre golpe

Defesa de Bolsonaro quer adiar depoimento à PF em caso sobre golpe
Foto - Carolina Antunes / PR

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro pediu nesta segunda-feira (19) o adiamento de seu depoimento à Polícia Federal (PF) no caso que apura uma suposta organização criminosa para elaborar um golpe de Estado. Assim como outros investigados, Bolsonaro foi intimado a comparecer à PF na próxima quarta-feira (22) para prestar esclarecimentos sobre a suposta trama golpista. Os advogados do ex-presidente, contudo, afirmaram que ele “opta, por enquanto, pelo uso do silêncio”. A defesa acrescenta que o ex-presidente somente deverá prestar depoimento quando tiver acesso integral às provas no processo, “não abdicando de prestar as devidas declarações assim que tiver conhecimento integral dos elementos”. Os advogados alegaram que a decisão do relator, ministro Alexandre de Moraes, que autorizou medidas cautelares contra Bolsonaro, “contém excertos de supostas conversas presentes nos celulares apreendidos ao longo de todo este procedimento investigatório, mídias as quais a defesa não teve acesso até hoje”. Os defensores destacam que as investigações começaram há pelo menos 10 meses, sem que nesse tempo tenha sido franqueado o acesso da defesa às provas. Por esse motivo, o silêncio se faz necessário para preservar o “direito à ampla defesa, cujo pleno exercício está sendo tolhido pelo represamento de elementos cruciais para a compreensão dos fatos”. Bolsonaro é um dos alvos na Operação Tempus Veritatis, deflagrada há quase duas semanas pela PF. Ele teve o passaporte apreendido e foi proibido de se comunicar com os demais investigados. São investigados também seus ex-assessores diretos, incluindo militares que integraram o alto escalão do governo. Foram cumpridas 48 medidas cautelares na operação Tempus Veritatis (Hora da Verdade, em latim), quatro delas de prisão preventiva. De acordo com a PF, o grupo investigado é suspeito de tentar “viabilizar e legitimar uma intervenção militar” no Brasil.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais