

Uma pesquisa divulgada pela Euromonitor International revela que os hábitos dos consumidores com gastos em produtos e serviços para o cuidado dos cabelos tem sido influenciado cada vez mais por fatores como inflação global e consequente aumento de preços. O cenário adverso pode ser uma oportunidade para introduzir no mercado produtos mais acessíveis. Foi exatamente com esse foco que as estudantes Stéfane de Souza, Laysa Amaral e Janaína Oliveira, do Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Rio das Contas, em Ipiaú, desenvolveram um tônico capilar, de baixo custo, a partir da folha goiabeira e do óleo de coco. As jovens identificaram que os produtos para cabelos crespos e encaracolados tem um valor acima do estimado, dificultando que o público-alvo mantenha os cabelos naturais. Segundo Stéfane, a escolha dos componentes principais deve-se aos benefícios que eles garantem no cuidado capilar. “A folha de goiabeira oferece ação antioxidante. Portanto, previne o envelhecimento precoce dos fios, além de proporcionar proteção UV e ajudar no controle da oleosidade. O óleo de coco, por sua vez, possui ação nutritiva, selando as cutículas e promovendo maciez e brilho aos cabelos. A combinação desses ingredientes formula um produto que supre as necessidades específicas dos cabelos crespos e encaracolados”, diz. Para garantir a qualidade e eficácia do tônico, um processo envolvendo sete etapas é realizado. Primeiramente, ocorre a coleta das folhas de goiabeira e a preparação do extrato desta matéria-prima. Em seguida, é feita a extração do óleo de coco. Entre as últimas etapas, que certificam o produto como orgânico, é preparada a formulação do tônico, para assim acontecer o envasamento, o controle de qualidade e, por fim, a distribuição para comunidade escolar.