Trabalho infantil afeta 168 milhões de crianças em todo o mundo, alerta Unicef

Trabalho infantil afeta 168 milhões de crianças em todo o mundo, alerta Unicef
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste


12 de junho de 2023 - No Dia Internacional contra o Trabalho Infantil, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgou uma estimativa alarmante: pelo menos 168 milhões de crianças são vítimas de trabalho infantil em todo o mundo. A data é marcada por ações para combater essa prática que afeta a infância e compromete o desenvolvimento de milhões de crianças.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) também denuncia que mais de 20 em cada 100 crianças entram no mercado de trabalho por volta dos 15 anos. Esses números chamam a atenção para a necessidade urgente de se tomar medidas efetivas para eliminar o trabalho infantil e garantir um futuro digno para essas crianças.

O Dia Mundial contra o Trabalho Infantil deste ano tem como slogan "Justiça social para todos - Acabem com o trabalho infantil!". A campanha visa a conscientizar a sociedade sobre essa questão global e mobilizar esforços para erradicar o trabalho infantil em todas as suas formas.

A Organização das Nações Unidas (ONU) ressalta que a experiência acumulada ao longo das últimas três décadas mostra que o trabalho infantil pode ser eliminado se forem abordadas suas causas profundas. É fundamental uma ação conjunta de governos, organizações internacionais, sociedade civil e setor privado para enfrentar essa realidade e proporcionar às crianças a proteção e os direitos que lhes são devidos.


Comentários


Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais