Agora Sudoeste
Agora Sudoeste

Bahia: 2ª Etapa de Vacinação Contra a Febre Aftosa

 Bahia: 2ª Etapa de Vacinação Contra a Febre Aftosa
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Vacinar, declarar e geolocalizar. Esses serão os procedimentos adotados pelos criadores de bovinos e bubalinos para imunizar todo o rebanho baiano contra a febre aftosa. Até o dia 30 de novembro a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) segue com a 2ª etapa, com o objetivo de vacinar 12.407.167 cabeças em todo o Estado. A meta é imunizar 100% do rebanho ou alcançar índice superior aos 94,70% da última campanha. As explorações pecuárias ocorrem em aproximadamente 300 mil propriedades que precisam estar georreferenciadas no sistema de defesa da Adab.

“A Bahia está livre da doença há 25 anos, possui o status de Zona Livre de Aftosa Com Vacinação e busca a mudança desse patamar, seguindo todas as exigências sanitárias dos órgãos competentes para que, em breve, não haja mais necessidade de vacinação. E a cadeia produtiva tem se mantido unida neste intuito de manter o rebanho livre da aftosa”, avalia o diretor geral da Adab, Lázaro Pinha.

Depois da vacinação dos animais, o produtor tem até 15 dias para se dirigir ao escritório da Agência mais próximo de sua propriedade para declarar o ato. Ele deve levar a relação de bovinos e bubalinos nascidos, mortos e vacinados, discriminados por quantidade, sexo e idade, juntamente com a nota ou cupom fiscal de compra da vacina. 


Comentários


Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais