Pesquisa revela que alguns produtos da cesta básica ganharam versões menores e tiveram aumento nos preços

Pesquisa revela que alguns produtos da cesta básica ganharam versões menores e tiveram aumento nos preços
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Conforme pesquisa feita pela consultoria Horus a pedido do GLOBO, pelo menos sete categorias de produtos da chamada cesta básica ampliada ganharam versões menores e tiveram reajuste nos preços. A chamada reduflação - quando o volume das embalagens encolhe e o preço se mantém inalterado ou aumenta - aparece nitidamente nas embalagens de filezinho de peito de frango tipo sassami, por exemplo. Segundo o levantamento, eles tiveram redução média de 14,8 gramas, enquanto o quilo aumentou R$ 4,14. É uma queda de 1,6% no volume e um salto de 35,5% no preço. No caso do sabão em pó, os pacotes ficaram 50,9 gramas menores. Mas, como o quilo do produto subiu 19,9% (ou R$ 1,06), na prática é como se o consumidor levasse para casa 214,5 gramas a menos. “O filezinho de frango é um bom exemplo do que acontece quando a reduflação não tem efeito: a embalagem diminuiu, mas o preço não se manteve. Foi a categoria que menos diminuiu a gramatura média, é verdade, mas foi a que mais aumentou o preço. Diante do cenário econômico, o que vemos é que as embalagens de 700g ganharam relevância, por se encaixarem mais no bolso do consumidor”, diz Alessandro de Luca, analista de inteligência da Horus. A pesquisa feita pela Horus analisou produtos de diversas marcas dentro dos 51 itens da cesta básica ampliada. Destes, cerca de 20 passaram pelo fenômeno de diminuição de tamanho, segundo de Luca. E pelo menos sete tiveram volume reduzido seguido de aumento de preço: sabão em pó, barra de chocolate, biscoito wafer, achocolatado em pó, leite em pó, coxa e sobrecoxa de frango e filezinho de peito de frango tipo sassami.


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