O que é cartão de crédito pré-pago?

O que é cartão de crédito pré-pago?

    Os cartões pré-pagos são um tipo de cartão de crédito, mas com algumas particularidades. Ele é regulamentado pelo Banco Central e, talvez, a principal diferença é que o próprio usuário é quem estabelece o valor do limite de uso por meio de um sistema de recarga de crédito.

Há alguns casos em que o cartão seja atrelado ao saldo disponível na conta corrente do portador, como se fosse um cartão de débito.

Com ele, você consegue ter mais segurança na hora de efetuar pagamentos na função crédito sem perder o controle das suas finanças e sem precisar transacionar com dinheiro em espécie. Além disso, você ainda conta com outros benefícios como:

  • Utilização para compras e on-line;

  • Pagamentos de aplicativos;

  • Assinaturas recorrentes;

  • Compras internacionais.

    Você pode até achar estranho e muito parecido com o cartão de débito, como já dito acima. Porém, acontece que muitos desses serviços citados não aceitam o cartão de débito na hora de contratar seus serviços ou fazer uma compra online, por exemplo.

Neste último caso, inclusive, ao optar pela opção cartão de crédito e usar o modelo pré-pago, você tem sua compra aprovada no mesmo instante e recebe o produto adquirido de forma mais rápida.

Cartão de Crédito Pré-Pago: 5 vantagens de usá-lo

    As modalidades de pagamentos estão evoluindo cada vez mais e oferecendo possibilidades antes inexistentes aos consumidores. O Cartão de Crédito Pré-pago é um exemplo disso e tem dado cada vez mais segurança e poder de compra às pessoas.

    Acontece que o cartão de crédito convencional ainda passa por algumas exigências antes de ser aprovado e nem todas as pessoas conseguem acesso a ele.

Sendo assim, essa modalidade de cartão surge como uma alternativa interessante, mais democrática e de fácil aquisição, útil tanto para quem não quer ter o cartão de crédito convencional por algum motivo, ou principalmente para aqueles que não conseguiram ser aprovados nesse método.

Por isso, este conteúdo vai te dar mais detalhes sobre o que é o cartão de crédito pré-pago, quais as vantagens e benefícios ao usá-lo e como conseguir o seu.

 

Qual a diferença para o cartão de crédito comum?

    Comparando o cartão de crédito pré-pago ao cartão de crédito comum, provavelmente a maior diferença está no fato de que o seu titular precisa pagar antes de usar, diferente do convencional, que você paga uma fatura depois do período pré-estabelecido pela administradora.

Ainda nessa lógica, entende-se que o cartão de crédito pode ser considerado um empréstimo, pois a instituição financeira permite que uma pessoa faça compras com o cartão e pague os valores devidos somente depois.

Sendo assim, a empresa oferece o crédito confiando que o consumidor vai realizar o pagamento do valor total no dia determinado. Quando isso não ocorre, a empresa cobra juros muito altos para não ficar no prejuízo.

Então, outra diferença entre os dois produtos é que, ao oferecer o cartão de crédito pré-pago, as instituições financeiras não correm o risco de inadimplência por parte do cliente. Por isso que ele pode ser oferecido inclusive para quem tem score baixo ou está negativado no mercado.

Um detalhe importante na diferença entre esses dois tipos de cartão de crédito é que, no pré-pago, você não consegue parcelar suas compras. Ou seja, as compras precisam ser feitas à vista.

Como funciona o cartão de crédito pré-pago?

    Para entender bem a lógica do cartão de crédito pré-pago, imagine a lógica de um celular pré-pago.

Para utilizar os serviços desse tipo de telefone, você precisa comprar créditos no chip, ou fazer a recarga. Assim, o saldo vai sendo consumido de acordo com a sua utilização. Quando acabar, é necessário inserir mais crédito para continuar utilizando.

No cartão pré-pago, o funcionamento acontece da mesma forma. O consumidor define o valor que quer colocar de crédito e utiliza até acabar. E quando isso acontece, basta inserir mais crédito e pronto, volte a usá-lo normalmente. Ela pode ser da bandeira Mastercard, Visa, Elo ou outras.

Aproveitando, vale ressaltar que, por mais parecido que ele seja do cartão de débito, alguns detalhes peculiares o diferem. Para se ter um cartão de débito, por exemplo, é necessário ter uma conta corrente em algum banco. Já com o cartão de crédito pré-pago não existe essa obrigatoriedade.

Vantagens do cartão de crédito pré-pago

  1. Sem taxa de anuidade

    A taxa de anuidade é uma tarifa cobrada quando se tem um cartão de crédito. No entanto, quando esse meio funciona no método pré-pago, essa taxa não existe. Ou seja, além de se controlar financeiramente, você ainda consegue economizar na isenção dessa taxa.

  1. Maior controle dos gastos

    Por falar em controle financeiro, essa é uma importante vantagem de se usar o cartão de crédito pré-pago. Acontece que você pré-define o quanto pretende gastar naquele período e recarrega o crédito, seja via transferência ou depósito por boleto bancário.

  1. Sem taxas de juros

    Como explicado anteriormente, quando se tem uma fatura para pagar e não efetua o pagamento em dia, a instituição financeira cobra taxa de juro e multa por este atraso.

    Isso não acontece no cartão de crédito pré-pago. Afinal, todo o limite que você vai utilizar já foi pago previamente, então não há riscos de atrasos, nem mesmo taxa de limite excessivo.

  1. Contratação sem burocracia

    O processo de contratação do cartão de crédito pré-pago é muito mais simples que o cartão convencional. Isso porque, como já dito, não há risco de inadimplência e, assim, não é necessário consultar nome nos órgãos de proteção de crédito, comprovação de renda e outros detalhes.

  1. Função internacional

    Além de todos os tópicos citados acima, o cartão de crédito pré-pago normalmente tem, também, a função internacional. Isso significa que você pode tanto viajar e fazer pagamentos no exterior, ou fazer compras online em sites do Brasil e do exterior.

    Pronto, agora você já conhece todas as vantagens de se ter um cartão de crédito pré-pago e as principais diferenças entre ele e o cartão convencional. E aí, ele faz sentido para você ou para a sua empresa? Afinal, esse modelo também está disponível na versão cartão pj.

 


Comentários


Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais