Cliente baixa renda pode ter desconto de até 65% na tarifa de energia

Cliente baixa renda pode ter desconto de até 65% na tarifa de energia Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Desde o início da pandemia, a Coelba incluiu no benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) mais de duzentos e sessenta mil baianos proativamente, contribuindo para um incremento de 19% da base de clientes em um ano e três meses. Isso coloca a empresa entre uma das distribuidoras do país que mais tem cadastrado clientes no benefício, que concede desconto de até 65% na conta de luz aos consumidores classificados com baixa renda. Com uma estratégia inovadora, a companhia passou a realizar o cadastro de forma proativa, por meio da consulta ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Assim que o sistema do CadÚNico é atualizado, a cada mês, a Coelba passa esse banco de dados para o seu sistema e aplica o desconto previsto para cada beneficiário. Só nos últimos seis meses mais de 30 mil clientes receberam o desconto por essa modalidade de inclusão. “A inserção automática, realizada pela Coelba cruza as informações dos contratos com os dados do CadÚnico, disponibilizados periodicamente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em aproximadamente um ano, conseguimos aumentar a nossa base de clientes cadastrados na Tarifa Social em cerca de 19%, comenta a superintendente de Relacionamento com Cliente da Coelba, Cynira Alana. Na maioria dos casos, os inscritos tiveram o seu direito garantido sem sequer procurar a empresa. “Isso demonstra o compromisso da Coelba com a população, ainda mais em um período econômico agravado pela pandemia", afirma a superintendente.