Agora Sudoeste
Agora Sudoeste

Livramento: Homem morre afogado na Lagoa Zinho Tanajura

Livramento: Homem morre afogado na Lagoa Zinho Tanajura
Foto - Divulgação

Na madrugada do último sábado, 24 de agosto de 2024, por volta das 01h30min, a Polícia Militar da 46ª CIPM de Livramento de Nossa Senhora foi acionada para atender uma ocorrência de afogamento na Lagoa Zinho Tanajura, situada no Bairro Estocada. Ao chegar ao local, as autoridades constataram a veracidade dos fatos, com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) já presente, prestando assistência. De acordo com relatos de testemunhas, a vítima, identificada como Francisco Caires Albuquerque, teria se desequilibrado de um banco às margens da lagoa, caindo acidentalmente na água. Tentativas de resgate foram realizadas por pessoas presentes, mas, infelizmente, não tiveram sucesso. A Polícia Militar isolou a área até a chegada do Corpo de Bombeiros do 7º Grupamento de Bombeiros Militares (GBBM) de Vitória da Conquista, que realizou buscas no local. Após horas de operação de mergulho, o corpo de Francisco Caires Albuquerque foi localizado por volta das 12h52min. O corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para os procedimentos legais.


Futebol Solidário 2024: Brumado recebe grandes nomes do esporte em evento beneficente com a presença da lenda Manoel Tobias

Futebol Solidário 2024: Brumado recebe grandes nomes do esporte em evento beneficente com a presença da lenda Manoel Tobias

Brumado se prepara para receber mais uma edição do tradicional Futebol Solidário, que este ano chega à sua 7ª edição. O evento, marcado para o sábado, 21 de dezembro, a partir das 15h, promete reunir jogadores profissionais, ex-profissionais e amadores da região em uma grande festa de solidariedade no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro. O destaque desta edição será a presença ilustre da lenda mundial do futsal, Manoel Tobias, conhecido por sua trajetória vitoriosa e por ter inspirado gerações no esporte. A partida solidária visa arrecadar alimentos não perecíveis, sendo a entrada no evento a doação de 2kg de alimentos, que serão destinados a instituições de caridade locais. O Futebol Solidário 2024 promete não apenas um show dentro de quadra, mas também um gesto de união em prol dos que mais precisam. Organizado com o intuito de proporcionar diversão e, ao mesmo tempo, ajudar a comunidade, o evento é uma oportunidade de Brumado se engajar em um ato de solidariedade coletiva. A organização convida todos os brumadenses e amantes do esporte a participarem desse grande evento, que já se consolidou como um dos mais importantes encontros do futebol na região.



Dupla é presa em flagrante pelo crime de tráfico de drogas no Festival de Inverno Bahia

Dupla é presa em flagrante pelo crime de tráfico de drogas no Festival de Inverno Bahia
Foto - Divulgação / Polícia Civil

Dois suspeitos, de 18 e 19 anos, foram autuados em flagrante por equipes da 8ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/Vitória da Conquista), com o apoio do Departamento de Repressão à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), na madrugada deste domingo (25), durante o festival de Inverno Bahia, em Vitória da Conquista. A ação, que faz parte da operação “Diga Não as drogas”, visa reprimir o tráfico de entorpecentes na região. O trabalho de investigação apontou que, nas proximidades do festival, havia um local que funcionava como ponto de comercialização de drogas. Os suspeitos foram abordados em via pública e com eles apreendidas porções de maconha e cocaína embaladas e prontas para a venda. A dupla foi conduzida para a Delegacia Especializada de Investigação e Repressão ao Narcotráfico, realizou os exames legais e está à disposição da Justiça. Eles irão responder pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas. O material apreendido foi encaminhado para a perícia, no Departamento de Polícia Técnica (DPT).


Cooperativa da agricultura familiar abre loja própria em Vitória da Conquista

Cooperativa da agricultura familiar abre loja própria em Vitória da Conquista
Foto - Divulgação

Os chocolates da agricultura familiar seguem ampliando mercados pela Bahia. No último sábado (24/08), a Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), da marca Bahia Cacau, inaugurou sua terceira loja própria, a primeira no município de Vitória da Conquista, no Sudoeste Baiano. A loja vai comercializar os chocolates especiais da Bahia Cacau, produzidos de forma sustentável por agricultores e agricultoras familiares, incluindo assentados e assentadas de reforma agrária. A variedade de produtos promete encantar os visitantes com os bombons de chocolates com abacaxi, cupuaçu, banana, jaca, umbu, licuri, café, caju e goiaba, as barras de chocolate de 35%, 50%, 60%, 70% e 75% de cacau, além de outros derivados como geleias, mel de cacau, licor de mel de cacau e nibs de cacau. O presidente da cooperativa, Osaná Crisóstomo, comentou que a abertura de lojas próprias é parte da estratégia comercial da empresa, que já possui a loja da fábrica, em Ibicaraí, e o quiosque Bahia Cacau, no Shopping Jequitibá, em Itabuna. “Agora, o público conquistense e da região passa a ter chocolate especial bem pertinho de casa. Fazemos o chocolate com o cacau cabruca, plantado em meio a Mata Atlântica, garantindo a preservação do meio ambiente e o agricultor familiar tendo mais renda”, afirmou Crisóstomo.


Eleições 2024: Candidato a prefeito de Brumado, Guilherme Bonfim, realiza primeira caminhada de campanha

Eleições 2024: Candidato a prefeito de Brumado, Guilherme Bonfim, realiza primeira caminhada de campanha
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

No último sábado (24/08), o candidato a prefeito de Brumado, Guilherme Bonfim (PT), e sua candidata a vice-prefeita, Neidinha da Saúde, realizaram uma caminhada pelas ruas da cidade. O evento começou na Avenida Centenário e seguiu por diversas ruas e avenidas do centro comercial de Brumado, marcando a primeira grande movimentação da chapa. A caminhada contou com a presença do deputado estadual Vitor Bonfim, além de diversos candidatos e candidatas a vereadores que apoiam a candidatura de Guilherme e Neidinha. A mobilização política atraiu simpatizantes e eleitores, culminando em um encontro na praça Capitão Francisco de Souza Meira, onde os candidatos puderam conversar com a população e apresentar suas propostas.



Eleições 2024: Fabrício Abrantes Lança ‘Debate com o Povo’ no Mercado Municipal de Brumado

Eleições 2024: Fabrício Abrantes Lança ‘Debate com o Povo’ no Mercado Municipal de Brumado
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Na manhã da última sexta-feira, 23/08, o candidato a prefeito Fabrício Abrantes, acompanhado de seu vice, Dr. Marlúcio Abreu, esteve no Mercado Municipal de Brumado para dar início ao seu novo programa "Debate com o Povo". A população compareceu à feira e participou de forma incisiva, aproveitando a oportunidade para questionar Fabrício Abrantes sobre temas fundamentais que impactam tanto a cidade quanto a zona rural. Durante o evento, diversos problemas foram levantados pela comunidade. Mototaxistas presentes apontaram dificuldades com os buracos nas vias e as complicações para transitar em áreas de pedras, dificultando o trabalho diário. A população também trouxe à tona a questão da Zona Azul, e alguns brincaram, chamando Brumado de "cidade azul" devido à quantidade de cobranças por estacionamento. As preocupações com a zona rural também foram destaque, com pedidos urgentes por mais saúde, saneamento básico e água potável. Os moradores da zona rural solicitaram ainda melhorias nas estradas, ressaltando a necessidade de melhores condições para o deslocamento entre a zona rural e a cidade. Fabrício respondeu aos questionamentos dos presentes. Abiara Dias, advogada e esposa de Fabrício Abrantes, também esteve presente na feira e aproveitou o momento para destacar importantes projetos voltados para as mulheres, que fazem parte do plano de governo do candidato. Abiara falou sobre a implantação da Maternidade Municipal, uma medida aguardada por muitos, e sobre a instituição das Casas de Parto na zona rural, que visam oferecer um atendimento mais humanizado às gestantes da região. Além disso, ela apresentou o Projeto Margaridas, que busca empoderar e apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade, e destacou as iniciativas "Empreender Mulher" e "Banco da Mulher Empreendedora", que têm como objetivo incentivar e apoiar o empreendedorismo feminino, proporcionando acesso a recursos e capacitação.


Zonas Eleitorais do TRE-BA têm poder de polícia contra propaganda eleitoral irregular

Zonas Eleitorais do TRE-BA têm poder de polícia contra propaganda eleitoral irregular
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Com o início da divulgação das propagandas eleitorais para as Eleições Municipais 2024 na última sexta-feira (16/08), as zonas eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) passaram a atuar no exercício de poder de polícia sobre a propaganda eleitoral. Em Salvador, a  5ª, 11ª e 17ª zonas eleitorais são competentes para realizar as fiscalizações. O canal oficial de denúncias é o aplicativo Pardal, disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral nas lojas virtuais Google Play e Apple Store. Entre as competências de atuação das zonas eleitorais designadas pelo TRE-BA para exercer a atribuição de poder de polícia estão a autorização para determinar a imediata retirada, suspensão ou apreensão de peças publicitárias, bem como a  interrupção de atos de propaganda realizados em desacordo com as normas legais e regulamentares. Para Rita de Cássia Souza, Chefe de Cartório da 5ª Zona Eleitoral, a atribuição do poder de polícia serve, sobretudo, para manter o equilíbrio na disputa no pleito de 06 de outubro. “As denúncias já começaram a chegar aqui no cartório. O Pardal está sendo bastante utilizado pela população. Isso demonstra como a sociedade está preocupada com a normalidade do processo eleitoral”, enfatiza a servidora. Conforme disposto na Resolução Administrativa nº 6/2020 do TRE-BA, a atividade do exercício do poder de polícia é de responsabilidade de todas as zonas eleitorais. Contudo, nos municípios com mais de uma zona, no interior do estado, a competência é da 22ª (Jequié), 25ª (Ilhéus), 28ª (Itabuna), 41ª (Vitória da Conquista), 48ª (Juazeiro), 75ª (Barreiras), 84ª (Paulo Afonso), 56ª (Santo Antônio de Jesus), 121ª (Porto Seguro), 155ª (Feira de Santana), 170ª (Camaçari) e 203ª (Eunápolis) zonas eleitorais. 


Vitória perde para o São Paulo no MorumBis

Vitória perde para o São Paulo no MorumBis
Foto - Vitor Ferreira / ECV

O Vitória parou no 2º tempo na marcação adversária e volta de São Paulo sem pontuar. Após sofrer dois gols em quase meia hora de jogo no 1º tempo, o Rubro-Negro diminuiu o placar com Alerrandro batendo pênalti, pressionou, mas esbarrou na marcação do São Paulo e sofreu o revés de 2 a 1 no Morumbis, neste domingo (25) à noite. O Rubro-Negro ocupa a 17ª colocação com a mesma pontuação do Corinthians – 22 pontos que é superado em número de vitórias: o Vitória tem seis contra quatro do time paulista. O Vitória volta a jogar domingo (1º) contra o Vasco, às 18h30, no Barradão, pela 25ª rodada do Brasileiro da Série A.


Bahia empata em 0x0 com o Botafogo

Bahia empata em 0x0 com o Botafogo
Foto - Divulgação / E.C. Bahia

O Bahia empatou em 0x0 com o Botafogo neste domingo (25), na Arena Fonte Nova, em jogo válido pela 24ª rodada da Série A. Com o resultado, o Esquadrão chegou a 39 pontos e se mantém na quinta colocação. Na próxima rodada do Brasileirão, o Bahia enfrenta o Bragantino, fora de casa. O jogo está marcado para o domingo (1º), às 18h30. Antes, o Esquadrão enfrenta o Flamengo, na quarta (28), na Fonte Nova, no primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil.


INFORME PUBLICITÁRIO

Ofertas: Sábado Filé do Disbahia Supermercado

Ofertas: Sábado Filé do Disbahia Supermercado

90ª Zona Eleitoral deverá opta por não aplicar Lei Seca nas cidades de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras

90ª Zona Eleitoral deverá opta por não aplicar Lei Seca nas cidades de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Em entrevista concedida à imprensa de Brumado nesta quinta-feira (22/08), a promotora de justiça Daniela de Almeida anunciou que a 90ª Zona Eleitoral, responsável pelos municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, não publicará a portaria referente à aplicação da Lei Seca durante o período eleitoral. Segundo a promotora, o juiz eleitoral Tadeu Santos Cardoso confirmou em reunião que não emitirá a portaria. A Lei Seca, que tradicionalmente proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas no sábado que antecede o dia das eleições (05/10), não é uma exigência obrigatória do Código Eleitoral, sendo aplicada a critério de cada juiz eleitoral.



Polícia Civil cumpre mandado de busca em loja de celulares no Shopping Popular de Conquista e recupera iPhone roubado

Polícia Civil cumpre mandado de busca em loja de celulares no Shopping Popular de Conquista e recupera iPhone roubado
Foto - Divulgação / Polícia Civil

Na manhã desta sexta-feira (23/08/2024), a Polícia Civil da Bahia, por meio da 1ª Delegacia Territorial de Vitória da Conquista, cumpriu um mandado de busca e apreensão em uma loja de conserto e revenda de celulares usados localizada no bloco B do Shopping Popular de Vitória da Conquista. Durante a operação, os policiais recuperaram um iPhone 7 que havia sido roubado em 15 de abril de 2024, no bairro Zabelê. As investigações tiveram início em 13 de junho de 2024, após a recuperação de outro celular roubado pela Polícia Civil. Na ocasião, um homem foi responsabilizado pelo crime de receptação culposa, alegando ter adquirido o aparelho no Shopping Popular. A partir dessa informação, foi solicitado o mandado de busca e apreensão na loja suspeita. Com a apreensão do iPhone 7 roubado durante a ação policial, ficou comprovado que a loja comercializava produtos de origem ilícita. O proprietário do estabelecimento será indiciado por receptação qualificada em dois casos. A Polícia Civil continua as investigações para identificar outros possíveis crimes relacionados à loja e garantir que os envolvidos sejam responsabilizados.



Pé-de-Meia: pagamento a novos beneficiários começa segunda (26)

Pé-de-Meia: pagamento a novos beneficiários começa segunda (26)
Foto - Divulgação / MEC

OMinistério da Educação (MEC) começará a pagar, a partir da próxima semana, entre 26 de agosto e 2 de setembro, a primeira parcela (R$ 200) do programa Pé-de-Meia para os estudantes do ensino médio público cujas famílias tiverem se inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) até 15 de junho de 2024, desde que possuam renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo. As contas dos novos beneficiários do programa já foram abertas pela Caixa Econômica Federal. Os estudantes, porém, passam a receber o incentivo apenas após sua inclusão no programa, ou seja, não receberão retroativamente as quatro parcelas já pagas pelo Pé-de-Meia. Alunos que já faziam parte do Pé-de-Meia também receberão a quinta parcela do incentivo nesse mesmo período, de acordo com seu mês de aniversário. O pagamento é referente à frequência às aulas no mês de maio. 


24º BPM e Justiça Eleitoral promovem reunião para alinhamento de segurança nas eleições em Brumado e Malhada de Pedras

24º BPM e Justiça Eleitoral promovem reunião para alinhamento de segurança nas eleições em Brumado e Malhada de Pedras
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Em uma ação conjunta visando a segurança pública durante o período eleitoral, o 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em parceria com a 90ª Zona Eleitoral, realizou uma reunião de alinhamento com representantes das coligações partidárias. O encontro, solicitado pelo 24º BPM, teve como foco principal a prevenção de desordens durante as campanhas e o dia das eleições nos municípios de Brumado e Malhada de Pedras. O Tenente Coronel Elson Pereira, comandante do 24º BPM, destacou a importância da reunião em entrevista à imprensa. "A reunião foi proveitosa no sentido de pontuar aspectos que podem colaborar com a desordem pública. A ideia é a manutenção da ordem, não só nesse período de campanha, mas também no próprio dia das eleições, garantindo um processo eleitoral tranquilo e pacífico", afirmou o comandante.


Técnico Tite, do Flamengo, é hospitalizado após complicações causadas pela altitude em La Paz

Técnico Tite, do Flamengo, é hospitalizado após complicações causadas pela altitude em La Paz
Foto - Divulgação / Flamengo

O Clube de Regatas do Flamengo informou nesta quinta-feira que o técnico Tite, após a partida disputada em La Paz, precisou de atendimento médico devido a complicações de saúde relacionadas à altitude. O treinador apresentou elevações na frequência cardíaca e arritmia, o que levou o Departamento Médico do clube a agir prontamente. Durante o voo de retorno ao Rio de Janeiro, Tite foi monitorado de perto pelos médicos e pelo staff do Flamengo. Ao desembarcar, o técnico foi imediatamente encaminhado ao Hospital Copa Star, onde foi submetido a exames que diagnosticaram Fibrilação Atrial, uma condição caracterizada por batimentos cardíacos irregulares. Apesar da gravidade da situação, o laudo médico não apontou a necessidade de intervenção cirúrgica até o momento. Tite encontra-se lúcido e estável, mas permanecerá internado para tratamento com medicamentos, a fim de reverter o quadro. O Flamengo assegurou que o treinador está recebendo todos os cuidados necessários e que sua saúde será monitorada de forma constante. Mais atualizações serão fornecidas à medida que o tratamento evoluir.


Reunião no Fórum de Brumado alinha regras para Eleições Municipais de 2024

Reunião no Fórum de Brumado alinha regras para Eleições Municipais de 2024
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Na última quinta-feira (22/08), o Salão do Júri do Fórum Juíza Leonor da Silva Abreu, em Brumado, foi palco de uma importante reunião preparatória para as eleições municipais de 2024. Com a presença de representantes das candidaturas da 90ª Zona Eleitoral, que engloba os municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, o encontro visou alinhar diretrizes e reforçar as normas que devem ser seguidas durante o processo eleitoral, que ocorrerá em 06 de outubro. Estiveram presentes o Juiz Eleitoral, Dr. Tadeu Santos Azevedo, a promotora de Justiça, Daniela de Almeida, e o chefe do Cartório Eleitoral da 90ª Zona, Igor Araújo. A reunião foi organizada em conjunto com os comandos do 24º Batalhão e da 79ª Companhia de Polícia Militar, destacando-se a recente alteração que transferiu Aracatu para a jurisdição do 79º CIPM. Durante o encontro, o Juiz Eleitoral destacou a importância de manter um ambiente pacífico e ordenado durante a campanha, alertando para o cuidado em evitar a sobreposição de eventos em datas coincidentes, o que poderia fragilizar a segurança dos participantes e gerar transtornos. Além disso, foram reforçadas as proibições já previstas na legislação eleitoral, como o abuso no uso de aparelhos sonoros e fogos de artifício, que têm sido alvo de diversas representações.

Reunião no Fórum de Brumado alinha regras para Eleições Municipais de 2024
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A promotora de Justiça, Daniela de Almeida, enfatizou que, embora a lei permita o uso de som em eventos eleitorais, é fundamental que as regras sejam rigorosamente observadas, para evitar abusos que comprometam a ordem pública. Sanções como multas podem ser aplicadas em casos de propaganda irregular, com previsão de punição para partidos, coligações, federações ou candidatos que desrespeitarem as normas. Tanto o Ministério Público Eleitoral quanto as coligações e federações são responsáveis pela fiscalização das propagandas irregulares, reforçando o papel de todos os envolvidos em garantir eleições limpas, pacíficas e justas para a população.


Livramento de Nossa Senhora: Polícia Militar prende suspeito de furtos e recupera objetos roubados

Livramento de Nossa Senhora: Polícia Militar prende suspeito de furtos e recupera objetos roubados
Foto - Divulgação / Polícia Militar

 Em uma operação coordenada pela 46ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), um suspeito de envolvimento em uma série de furtos nas cidades de Livramento de Nossa Senhora e Piatã foi preso na manhã desta quinta-feira (22). A prisão ocorreu na rodoviária de Livramento, por volta das 9h, após uma ação rápida do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), acionado pelo Setor de Inteligência da corporação. O suspeito, que estava tentando fugir em um ônibus intermunicipal, havia cometido um furto na madrugada anterior em Piatã e já era monitorado pela polícia. Durante a abordagem ao veículo, os policiais localizaram o homem com diversos produtos provenientes de furtos realizados em dias anteriores nas duas cidades. Entre os itens apreendidos, estavam 11 aparelhos celulares de marcas variadas, um par de sapatos da marca Olympikus, além de uma carteira de trabalho que o suspeito usava para comprar passagens de ônibus e se hospedar em hotéis. Ele também estava em posse de R$ 74,00 em espécie, passagens de ônibus, um relógio de bolso, bonés e uma bolsa camuflada. O indivíduo foi conduzido à Delegacia de Livramento de Nossa Senhora, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. 


Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da UniFG nos campi Brumado e Guanambi

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da UniFG nos campi Brumado e Guanambi
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Estão abertas as inscrições para o Vestibular dos cursos de graduação em Medicina do Centro Universitário UniFG, parte integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país. O processo seletivo visa o preenchimento de 10 vagas no campus Brumado e 10 vagas na unidade de Guanambi. Os interessados devem se inscrever on-line, acessando o site, até o dia 11 de novembro de 2024. As provas acontecerão de forma presencial, no dia 17 de novembro, das 14h às 18h30, e contarão com questões objetivas e redação. O conteúdo dos exames abrangerá conhecimentos do Ensino Médio e destina-se a avaliar a capacidade de raciocínio, de pensamento crítico, de compreensão, de análise e de síntese do candidato. Como trata-se de um Vestibular Unificado, os candidatos terão a chance de indicar como segunda e terceira opções os cursos de Medicina e/ou campus de outras Instituições da Ânima Educação, sendo elas: Ages, Universidade Salvador (UNIFACS) e Faculdade Una de Tucuruí. O curso de Medicina da UniFG tem como objetivo garantir que o médico formado seja capaz de prestar atenção médica integral, fundamentada no equilíbrio de excelência técnica e relevância social, a partir de três focos de competência: gestão de serviços de saúde; cuidado individual e cuidado coletivo, e produção e difusão de conhecimentos na perspectiva da Educação em Saúde. Para isso, o graduando contará com projeto pedagógico inovador, com foco em seu projeto de vida e aprendizado na prática. Além de uma infraestrutura de ponta, laboratórios e equipamentos modernos. 


Polícia Civil realiza maior apreensão de cocaína do ano em operação na região de Irecê

Polícia Civil realiza maior apreensão de cocaína do ano em operação na região de Irecê
Foto - Divulgação / Polícia Civil

Uma operac?a?o da Poli?cia Civil na regia?o de Irece? resultou na maior apreensa?o de cocai?na do ano. Dois homens foram presos em flagrante e um adolescente apreendido. A ac?a?o desarticulou um laborato?rio de refino da droga, avaliada em R$ 11 milho?es. As investigac?o?es tiveram ini?cio ha? um ano e as dilige?ncias apontaram que o grupo criminoso atuava nas regio?es de Irece?, Lui?s Eduardo Magalha?es, Barreiras e Ibotirama. O refino da droga era realizado no laborato?rio e o entorpecente era distribui?do na capital baiana e em cidades do interior. Na propriedade, ale?m dos tre?s flagranteados, foram apreendidos centenas de tabletes de cocai?na, uma pistola calibre 9 mm, municiada, ?um vei?culo onde estavam armazenadas dezenas de tabletes da droga com destino a Salvador, uma balanc?a importada, ?quatro liquidificadores industriais, ?duas prensas hidra?ulicas avaliadas em R$ 36 mil, centenas de quilos de si?lica piroge?nica (po? utilizado para a produc?a?o da cocai?na) e fitas adesivas utilizadas para embalar os entorpecentes. A operac?a?o contou com a participac?a?o de equipes da Coordenac?a?o de Apoio Te?cnico a? Investigac?a?o (CATTI/Chapada), CATTI/Diamantina, Servic?o de Investigac?a?o (SI) das unidades territoriais de Xique Xique, Lapa?o e Ibipeba e da Delegacia de To?xicos e Entorpecentes (DTE/Irece?).


Caminhão quebrado interdita via no Centro de Brumado

Caminhão quebrado interdita via no Centro de Brumado
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Desde a tarde desta quinta-feira (22/08), uma interdição temporária afeta o trânsito na Praça Armindo Azevedo, no centro comercial de Brumado. Um caminhão baú com problemas mecânicos quebrou em frente a uma farmácia e, até a manhã desta sexta-feira (23/08), o veículo ainda permanecia no local, bloqueando uma das vias da praça. O caminhão, que apresentou falhas no sistema mecânico, impede o tráfego de veículos no trecho afetado. Para sinalizar o obstáculo e garantir a segurança dos motoristas e pedestres, cones foram colocados ao redor do veículo.



Operação conjunta desmobiliza crime organizado no Presídio de Itabuna

Operação conjunta desmobiliza crime organizado no Presídio de Itabuna
Foto - Divulgação

Uma operação conjunta foi deflagrada nesta quinta-feira, dia 22, no Presídio de Itabuna, para desarticular lideranças de facções criminosas com atuação na região sudoeste da Bahia que comandavam crimes, como homicídios e tráfico de drogas, de dentro da unidade prisional. Foram realizadas buscas e apreensões nas celas de detentos identificados como líderes. O objetivo da  'Operação Hegemonia' foi interromper o domínio e influência dessas organizações criminosas. As lideranças, mesmo presas, comandavam ações criminosas executadas nas ruas e expandiam seus territórios, promovendo, por meio de suas ordens, terror e insegurança para Itabuna e região. Cerca de 100 policiais civis, militares e penais e dois promotores de Justiça participaram da ação. A operação integrada foi articulada pelo Ministério Público do Estado da Bahia, por meio dos Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública (Ceosp) e Criminal (Caocrim), e pelas Secretarias de Administração Penitenciária (Seap) e Segurança Pública (SSP). A ação foi deflagrada pelos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e Atuação Especial na Execução Penal (Gaep) do MP; do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop) da Seap; da Polícia Militar, através da Cipe Cacaueira e da Polícia Civil, por meio do Deic e do Cati, e da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP).


Casos de rinovírus e covid-19 crescem no país, aponta Fiocruz

Casos de rinovírus e covid-19 crescem no país, aponta Fiocruz
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

As internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aumentaram em Goiás, Bahia, Paraíba, Sergipe e São Paulo. Em Goiás, a principal causa é a covid-19 entre a população idosa. Nos demais estados, a maior ocorrência é de rinovírus entre crianças e adolescentes de 2 até 14 anos de idade. Os dados estão no Boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (22) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Em relação às capitais, sete apresentam crescimento nos casos de SRAG: Aracaju, Brasília, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Salvador e São Paulo. A análise é referente à Semana Epidemiológica 33, do período de 11 a 17 de agosto. Nos dados nacionais, os casos de SRAG oscilaram na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) e há indícios de aumento na de curto prazo (últimas três semanas). As ocorrências de SRAG por vírus sincicial respiratório (VSR) e influenza A mantêm tendência de queda na maior parte do país. Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, os casos positivos tiveram prevalência de 22,6% por VSR; 19,4% por Sars-CoV-2 (covid-19); 16,3% por influenza A; e 1,8% por influenza B. Sobre o aumento dos casos de covid-19, a pesquisadora Tatiana Portela, do Programa de Processamento de Computação Científica da Fiocruz (Procc/Fiocruz) e do Boletim InfoGripe, reforça a importância da vacinação em dia para todas as pessoas dos grupos de risco.


Filho de Flávio José Morre em Acidente de Carro em Monteiro, PB

Filho de Flávio José Morre em Acidente de Carro em Monteiro, PB
Foto - Divulgação

Nesta quinta-feira (22), o cantor Jonh Mike Azevedo Remígio, conhecido artisticamente como Maike José, faleceu após sofrer um grave acidente de carro em Monteiro, no Cariri da Paraíba. O artista, de 40 anos, era filho do renomado músico Flávio José. Segundo informações da Polícia Militar, Maike José dirigia um carro de luxo em alta velocidade quando colidiu na traseira de outro veículo. Testemunhas relataram que o cantor estava dirigindo de forma imprudente e passou por um quebra-molas sem reduzir a velocidade. O carro atingido pelo cantor não teve feridos. No entanto, Maike José precisou ser socorrido e foi levado para o Hospital de Monteiro. Conforme o hospital, ele deu entrada por volta das 9h da manhã, já consciente, mas desorientado e com lesões no crânio. Além disso, apresentava sinais de embriaguez, o que ele negou. A causa oficial da morte ainda não foi divulgada pelo Hospital de Monteiro. 



Primavera Sunset em Brumado: 8 Horas do Melhor Open Bar e Open Food

Primavera Sunset em Brumado: 8 Horas do Melhor Open Bar e Open Food

O evento mais aguardado do ano, Primavera Sunset 2024, está prestes a trazer uma experiência única para Brumado. Marcado para o dia 14 de setembro, o evento promete ser um verdadeiro espetáculo, combinando serviço premium, comida e bebidas de alta qualidade com um ambiente sofisticado e reservado. Com apenas 800 ingressos disponíveis, o Primavera Sunset 2024 garante uma atmosfera exclusiva para os participantes, tornando cada momento especial. Entre as atrações confirmadas, estão os renomados artistas Jau, Alexandre Peixe e Dú Nosso Jeito, que prometem embalar o público com suas performances vibrantes e cheias de sucessos. Com 8 horas de música, o evento promete ser uma celebração inesquecível, combinando o melhor do entretenimento com o cuidado e atenção aos detalhes que já são marcas registradas do Primavera Sunset. Os ingressos podem ser adquiridos nos seguintes pontos de venda: Academia Axé Fit, Eurocar, Locafácil, Boutique Sandes, Tardizinha Bar, Ney Multimarcas e Uni Calçados. Não perca a oportunidade de fazer parte do Primavera Sunset 2024, o evento que promete marcar o ano com momentos de pura diversão e entretenimento.


Eleições 2024: Professor Cláudio Leite é o primeiro candidato entrevistado pela Rádio Nova Vida

Eleições 2024: Professor Cláudio Leite é o primeiro candidato entrevistado pela Rádio Nova Vida
Foto - Wilker Porto | Agora Sudoeste

A Rádio Nova Vida FM deu início, nesta quinta-feira (22), a uma série de entrevistas com os candidatos à prefeitura de Brumado. O primeiro a participar do projeto foi o professor Cláudio Márcio Leite dos Santos, representante do Partido Liberal (PL). Durante a entrevista, Cláudio Márcio apresentou suas propostas e discutiu questões relevantes para o futuro da cidade. O projeto da emissora prevê a realização de entrevistas com todos os candidatos, seguindo uma ordem determinada por sorteio. Na próxima quinta-feira (29), será a vez do candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Guilherme Bonfim. Em seguida, no dia 5 de setembro, Fabrício Abrantes, do partido Avante, ocupará o microfone da Nova Vida FM. Encerrando a série de entrevistas, Renato Santos, do Solidariedade, será o último a ser entrevistado, no dia 12 de setembro.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais