

Faleceu neste domingo, o prefeito do município de Botuporã, no Sudoeste Baiano, Hedílio Brandão Marques, morreu aos 61 anos, na tarde deste domingo (4). O Doutor Tila (PMDB), como é conhecido, teria sofrido um infarto, chegou a ser socorrido mas não resistiu. O peemedebista deixa três filhos. Ele iria comemorar o aniversário no próximo dia 7 de setembro.

A prefeitura Municipal de Aracatu apresentou a população aracatuense , na manhã desta sexta-feira (03), os novos veículos adquiridos pela administração. Foram dois carros e duas motos adquiridos com recursos próprios e três máquinas e cinco ônibus com recursos conseguidos junto ao Governo Federal e Estadual. Os carros serão destinados à Secretaria de Educação e de Saúde, enquanto as motos para a vigilância epidemiológica. As máquinas serão usadas para abertura de aguadas e também na limpeza das estradas vicinais.
Prefeito de Aracatu, Sérgio Maia. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)
"Esse é um trabalho onde estamos mostrando a população que a cidade pode mudar, que quando os governantes tem interesse de trabalhar, certamente o município tende a ganhar, Estes são recursos do governo federal e do município, mas a gente tem o interesse de correr atrás ainda mais, pois recursos existem, coisa que o gestor passado não tinha interesse de buscar os benefício para o povo. Enquanto ele só pensava em perseguir, estou indo em busca de mais recursos para o nosso povo", disse o Prefeito Sérgio Maia (PV), em entrevista ao Brumado Agora.
Deputado Marquinho Viana. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)
O deputado Marquinho Viana (PV), grande parceiro da administração de Aracatu, em entrevista ao Brumado Agora, falou sobre essa ação. "O povo acreditou e votou em Sérgio e tá aí o resultado, ele tem mostrado que tem uma grande preocupação com o povo de Aracatu, tem dedicado muito no seu trabalho, são recursos do governo federal, mas ele foi atrás". Marquinho ainda anunciou novos investimentos que serão feitos na cidade. "Conseguimos a assinatura da ordem de serviço de mais 40 casas que serão feitas pelo programa Minha Casa, Minha Vida, e ainda tem mais, estamos buscando do Governo do Estado a construção de uma praça, a iluminação do centro da cidade já autorizada pelo vice-governador Otto Alencar, e ainda buscando junto a Sudesb a construção do muro e alambrados do estádio Carrapichão, e ainda pavimentação de algumas ruas. Vamos trabalhar muito mais para que Aracatu se torne uma cidade cada vez melhor".

Na semana que devia ter acontecido a cerimônia de inauguração da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) o ministro dos Transportes Cezár Borges, visitou o canteiro de obras no distrito de Ubiraçaba, em Brumado. O ministro disse em entrevista a impresa que as obras estarão prontas em 2014. A reportagem do jornal Valor Econômico percorreu todo o percurso de 1.022 quilômetros de onde deveria estar a ferrovia e constatou que "não há nem um metro de trilho de trens instalado". Nos primeiros 500 quilômetros do traçado, que ligam Barreiras a Caetité, "a ferrovia praticamente não existe", afirma a publicação.

A cidade de Brumado, que sempre foi considerada uma cidade pacata e hospitaleira, vem se tornando uma das mais violentas de toda a região. Isso se comprova pela grande quantidade de assaltos registrados nos últimos meses. "Não aguentamos mais essa situação". "Isso já está fora de controle, é uma assalto atrás do outro. Cadê a polícia? Cadê o prefeito? Cadê os vereadores? Será que só vão se mover depois que acontecer alguma coisa com eles? Pelo amor de Deus, estamos sem segurança. Esses marginais estão tomando conta da nossa cidade. Cadê as autoridades de nossa cidade, Brumado virou uma terra sem lei?". Esses são depoimentos de pessoas que a cada dia enviam suas palavras de revolta para a redação do Brumado Agora. A população brumadense espera por uma solução urgente. Medidas “para ontem” é o que cobra a população da cidade, principalmente os comerciantes que tem os seus estabelecimentos invadido por bandidos todos os dias. Outro internauta expressou sua indignação com o que está acontecendo na cidade, "Realmente estamos completamente sem segurança, presos em nossos lares, pelo que estamos percebendo é que a cidade está sem autoridade, a polícia quando chega o marginal já está. O que o comando está fazendo? sabemos que a violência está em todos os lugares, mas aqui está demais. Se todos os policiais, de soldado à oficiais, fossem para as ruas a população iria sentir-se mais protegida, pois é o que queremos, é que se dê um basta nessa violência e não só mostrar estáticas que não levam a nada. só no papel". Brumado é uma cidade com mais de 60 mil habitantes e o contingente policial não é o suficiente para atender as demandas de uma população desse porte, até quando o Governo do Estado irá virar as costas para uma cidade tão importante e de um povo trabalhador e que quer sempre o melhor? 'Brumado pede PAZ, o povo quer PAZ'.
O 'Café com o Brumado Agora' chega a marca de 12 edições
03 Ago 2013 // 09:34
Na marca da 12ª edição, o Café com o Brumado Agora apresentou a Brumado histórias de filhos da terra e de brumadenses de coração que fizeram e fazem parte do desenvolvimento da cidade. Em conversas leves e descontraídas, os entrevistados contaram grandes momentos vividos na cidade, as mudanças, as alegrias, tristezas e expectativas positivas para o futuro da 'Capital do Minério'. Hoje, o Brumado Agora apresenta os melhores momentos, até aqui, do Café que acompanha suas manhãs de sábado. (CONFIRA TODAS AS EDIÇÕES).



Durante Audiência Pública em Brasília - DF com os prefeitos João Hipólito (do município de Abaíra), Wilson Cardoso (Andaraí), José Barreira (Caetité), Rosana Cotrim (Igaporã), Ana Medrado (Mucugê), Clériston Pereira (Oliveira dos Brejinhos) e Luciana Muniz (Sebastião Laranjeiras), o ministro dos Transportes, César Borges, anunciou que estão garantidos os recursos para atender as reivindicações apresentadas pelos prefeitos. Entre as obras que serão atendidas estão a construção de um anel viário em Caetité com aproximadamente 20 km na BR 030, que vai permitir a retirada do tráfego pesado da área urbana e a recuperação da BR 430 entre Bom Jesus da Lapa/Igaporã/Caetité e do Circuito do Ouro e do Diamante, entre Abaíra e Mucugê. A Audiência contou com a presença do presidente do Partido República - PR na Bahia, deputado José Rocha. Segundo o ministro, as licitações para as obras de construção, recuperação e manutenção de rodovias só dependem do cumprimento de exigências técnicas e ambientais.

A Diocese de Caetité, com representantes de diversas paróquias, inclusive a Paróquia do Bom Jesus, de Brumado, realizaram uma excursão para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que aconteceu na última semana, no Rio de Janeiro. Junto aos demais peregrinos vindos de vários estados do país e do mundo, os integrantes da excursão participaram das missas, vigílias e atividades desenvolvidas para a integração dos jovens e recepção ao Papa Francisco, o qual veio ao Brasil especialmente para a Jornada. Em contato com a redação do Brumado Agora, os peregrinos da Diocese e Caetité e demais integrantes relataram que apesar das dificuldades como trem e metrô lotados fariam toda a perigrinação novamente. Eles ainda ressaltaram que " além de receber a unção do Espirito Santo, fizemos amizade com muita gente, conhecemos um pouco da cultura de cada nação". (CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS).
Na manhã desta quinta-feira (01), o secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli, esteve no município de Caetité, no território Sertão Produtivo, para apresentar as ações do Estado num diálogo com a sociedade organizada, de forma franca, democrática e participativa. O prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) participou do evento que foi realizado no CETEP – Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo (Antigo Colégio Modelo). De fevereiro a setembro deste ano, o Governo do Estado da Bahia está realizando os II Diálogos Territoriais, um encontro em cada um dos 27 territórios da identidade da Bahia, para apresentar à sociedade civil e aos poderes públicos municipais um balanço da gestão pública estadual, nos últimos 6 anos, e daquilo que está planejado para o futuro. Na oportunidade, os municípios avaliarão os resultados e o Governo explicará as razões de suas prioridades e ações.

Devia ter acontecido na última terça-feira, 30, a cerimônia de inauguração da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), estrada de ferro anunciada pelo ex-presidente Lula em 2010 para transformar a Bahia no novo corredor ferroviário de exportação do Brasil e tão comemorada pelo governador Jaques Wagner (PT) ao longo desses três anos. A reportagem do jornal Valor Econômico percorreu todo o percurso de 1.022 quilômetros de onde deveria estar a ferrovia e constatou que "não há nem um metro de trilho de trens instalado". Nos primeiros 500 quilômetros do traçado, que ligam Barreiras a Caetité, "a ferrovia praticamente não existe", afirma a publicação. CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA DO VALOR. Veja também a Vídeo Reportagem.

Faleceu na manhã desta quarta-feira (31), em sua residência no povoado de São Timóteo, Distrito de Livramento de Nossa Senhora, Cicinato Alves dos Santos, de 78 anos. A morte pode ter sido provocada por complicações decorrentes de uma doença, já que o empresário estava tratando de um câncer há algum tempo. Casado com Dona Josefina Dourado, Cicinato deixa filhos e netos, além de muita saudade de familiares e amigos. Homem público e respeitado foi um grande empresário e admirado pelo seu empreendedorismo, sem contar que por muitos anos representou politicamente a comunidade, onde esteve sempre de portas abertas para receber a todos, inclusive os mais pobres e humildes. Cicinato era pai de Dr° Romilson Dourado, ex delegado da cidade de Livramento, atualmente delegado titular da delegacia de Brumado.

O deputado Marquinho Viana (PV) prestigiou a presença do governador Jaques Wagner, o qual esteve nessa terça-feira (29) no Parque de Exposições de Salvador, realizando a entrega de retroescavadeiras, motoniveladoras e pás-carregadeiras às Prefeituras Municipais que sofrem com os problemas decorrentes das secas. Marquinho acompanhou o seu amigo e prefeito da cidade de Barra da Estiva, Adriano (Dinho) Carlos Dias Pires (PV), e também o prefeito do município Aracatu, Sérgio Maia (PV), na solenidade em que os prefeitos receberam do governador Jaques Wagner uma pá carregadeira para cada município, que vão entrar em operação para beneficiar os pequenos produtores rurais.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta quarta-feira (31) que o governo decidiu alterar um dos pontos do programa Mais Médicos: o que previa a ampliação de seis para oito anos do período de graduação em medicina – nos dois anos extras eles teriam de prestar serviços no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o ministro, o governo decidiu acatar a proposta de comissão de especialistas que analisa o programa. Pela proposta, os dois anos extras serão aproveitados como residência médica, que tem caráter de especialização e atualmente não é obrigatória. Com isso, os estudantes de medicina não ficariam impedidos de se formar após os seis anos de curso. Se prevalecesse a proposta original do programa Mais Médicos, a formação em medicina poderia durar até dez anos: oito de graduação (obrigatórios) e dois de especialização (residência médica). Segundo a nova proposta, os médicos recém-formados farão a especialização durante a residência médica, como atualmente, mas, no primeiro ano, a atuação será necessariamente no setor de urgência e emergência de uma unidade do SUS. No segundo ano, o recém-formado atuaria na área de especialização que escolheu. Informações Globo.com.

Quatro ladrões de bancos e de carros-fortes foram presos, com um fuzil modelo Barett – armamento capaz de derrubar um helicóptero e perfurar carros blindados –, durante a Operação Cangaço, deflagrada pela polícia baiana na região Oeste da Bahia, com o objetivo de combater crimes contra instituições financeiras. Além da participação das polícias Militar e Civil, houve o apoio da Secretaria da Segurança Pública, através da Superintendência de Inteligência, e do Ministério Público Estadual. Foram presos Gewides Moreira dos Santos, mais conhecido como “Capenga”, 40 anos, Edeílson Ribeiro da Silva, Veridiane de Souza Rocha e James David Santos Martins. Em confronto com a polícia, após resistir a prisão, Elizaldo Pastora da Silva, também componente da quadrilha, foi baleado e, embora socorrido, não resistiu aos ferimentos. Com o quinteto a polícia apreendeu também outros quatro fuzis, dentre eles um do modelo AK47, uma pistola de fabricação israelense, farta munição, carregadores alongados (comporta maior quantidade de munição), além de equipamentos como RED DOT (mira vermelha) e diversas ferramentas empregadas no arrombamento de cofres e carros-fortes.
O gerente do Bradesco de Cândido Sales foi sequestrado na manhã de hoje, em sua própria residência, por volta das seis horas da manhã. O grupo de assaltantes estava em dois carros e também levou a esposa do bancário como refém. A ação foi iniciada em Vitória da Conquista, mas, de acordo com a polícia, não houve pagamento de resgate. “O funcionário foi obrigado a retirar o resgate na agência, mas chegando ao local sofreu um desmaio e as orientações foram repassadas ao sub-gerente. Nesse momento, a polícia também foi acionada e o assalto acabou sendo frustrado”, explica o Subcomandante da CAESG, Vagner Ribeiro. A esposa do gerente só foi libertada por volta das 11h, próximo ao distrito de Veredinha, quando conseguiu uma carona até Cândido Sales. No primeiro semestre de 2013, 30 mortes foram registradas durante assaltos a agências bancárias no Brasil. Só na Bahia, foram 105 ataques desde o início do ano. Em Conquista e Região, nove ocorrências envolvem instituições financeiras. Para o Diretor de imprensa do Sindicato, Eduardo Moraes, a situação se repete e beira o descaso. “Tanto por parte do Bradesco, quanto pelo Estado. Se os bandidos agem no mesmo modus operandis é porque encontram facilidades. O Sindicato vai acompanhar o caso de perto, pois o colega é mais uma vítima dessa violência”, afirma Eduardo.

Odeputado Marquinho Viana (PV) e os colegas baianos, Carlos Geilson (PTN), José de Arimateia (PRB), Álvaro Gomes (PC do B), Aderbal Caldas (PP), e Coronel Gilberto Santana (PTN), visitaram a sede do CDR (Cômitê de Defesa da Revolução) em Havana, quando ouviram a exposição da Delegada de Bairro sobre as formas de integração entre membro do governo e a comunidade e o funcionamento das políticas públicas como a de Saúde, o funcionamento do PSF, a atuação dos médicos que trabalham oito horas por dia, de segunda a sábado, e mais dois plantões mensais aos domingos.

Uma criança de apenas 10 anos morreu após sofrer o rompimento do tendão da perna. O incidente aconteceu depois que a menina desenvolveu uma coreografia de funk, no Bairro Monte Azul, em Guanambi, que segundo informações de parentes da família, exigia um alongamento das pernas que causou o rompimento. A menina teve infecções que se generalizaram e veio a falecer nesta quinta-feira (26). A criança ficou 15 dias internada no Hospital Regional de Guanambi, mas não resistiu.

As novas cédulas, de R$ 2 e R$ 5, que começaram a circular nesta segunda-feira (29), vão ser substituídas aos poucos em todo o país. Na Bahia, vão ser 4,8 milhões de cédulas de R$ 2 e 3,6 mil de R$ 5, de acordo com o Banco Central. Elas terão maior durabilidade graças a uma tecnologia que protege cada nota. É um verniz impossível de ver a olho nu, mas que torna o papel mais forte. De acordo com o Banco Central, a mudança pode aumentar para dois anos o tempo de duração das cedulas, que hoje é de um ano e dois meses. As notas completam a chamada "segunda família" do Real. As de R$ 100, R$ 50, R$ 20 e R$ 10 foram lançadas nos últimos dois anos. As cédulas ficaram menores. O relevo nas figuras e a marca tátil no canto ajudam na identificação e difcultam a ação de falsificadores. Em 2012, 24.141 notas falsas foram apreendidas na Bahia. Este ano, já são 11.210. Informações G1.

O Grupo Internacional de Capoeira Topázio de Brumado vem inovando, adaptando a Capoeira ao MMA, criando a equipe TFB (Topázio Fight Brumado), em parceria com a Equipe Aranha Team Jiu-jitsu, do Sensei César Aranha. O MMA (Mixed Martial Arts, ou Artes Marciais Mistas), famoso no Brasil como vale-tudo, vem crescendo muito nos últimos anos, e a capoeira está tendo destaque no mundo das lutas, sendo introduzida no MMA por diversos lutadores Brasileiros. No dia 7 de setembro deste ano, os atletas Brumadenses Hugo Topázio e Iris Dogão estarão fazendo suas estreias no MMA representando a cidade de Brumado no evento 2º BFC (Barra Fighting Championship), nas categorias 84 kg e 66 kg, na cidade de Barra da Estiva: Hugo Topázio enfrentará o lutador Lauro Everton, da cidade de Itabuna, e Iris Dogão enfrentará o lutador Dilson Karate, da cidade Vitória da Conquista. Em entrevista, o lutador Hugo Topázio disse estar preparado para a competição, mas lamenta a falta de patrocinadores. “Estou muito bem preparado e muito confiante que irei trazer essa vitória para Brumado, especialmente para todos os capoeiristas brumadenses, agradeço muito as equipes Topázio Fight e Aranha Team, que estão totalmente empenhadas em minha preparação. Infelizmente, estou sem patrocinadores, espero que essa realidade mude até o dia da luta, que eu possa ser patrocinado, podendo assim melhorar minha preparação e trazer esse titulo para nossa terra.”

Duas pessoas perderam a vida na tarde desta segunda-feira (29) após se envolverem em um acidente de trânsito que ocorreu na entrada da cidade de Jânio Quadros na BA-623, trecho que liga as cidades de Presidente Jânio Quadros e Maetinga, no sudoeste Baiano. Segundo o Site Portal Jânio Quadros, o carro Fiat Strada de cor vermelha, capotou após o condutor perder o controle da direção. O passageiro Otacílio Almeida e o motorista Josué Vieira Cruz foram jogados para fora do carro e morreram na hora. O terceiro passageiro Antonio Dias Gomes, foi resgatado pela equipe de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e, encaminhado para Vitória da Conquista.
Durante nove dias, a Comunidade Católica de Caetité realizou os festejos de Senhora Sant’Ana, a padroeira do município. Tradições como as alvoradas e cortejos divididos entre os bairros da cidade continuaram sendo realizados este ano, com presença maciça de toda a população. Foram momentos de renovação do amor em Cristo através de Senhora Sant’Ana. No dia 26 julho, data na qual é comemorada o dia da Santa, o município vivenciou um dos momentos mais emocionantes de sua história. Como em 2013 é o Centenário da Diocese de Caetité as celebrações foram em dose dupla. Depois da realização da Missa Campal, com a presença da imagem da padroeira, celebrada no palco principal da Praça da Catedral, os fiéis seguiram em procissão pela Avenida Santana e Rua Barão, e, ao chegarem retornarem à Praça, puderam prestigiar o comovente e contagiante Show da Banda Ir ao Povo, um projeto do Padre Zezinho, que contagiou a todos com suas músicas de fé e esperança. Dos dias 19 a 25 de julho a população de Caetité e região foi presenteada com uma programação que atendeu a todos os gostos musicais. Foram dias de Samba, Rock, Pagode, Axé, Teatro, Balé, MPB e as atrações principais entraram pra história de Caetité com show inesquecíveis. Jau, Humberto Gessinger, César Menotti e Fabiano, Canindé, levaram milhares de pessoas às ruas para celebrar a alegria de ser caetiteense.

O Papa Francisco disse nesta segunda-feira (29) que os homossexuais não devem ser "julgados ou marginalizados" e que devem ser integrados à sociedade. Conversando com jornalistas a bordo do avião que o levou do Rio a Roma após a Jornada Mundial da Juventude, Francisco também afirmou que, segundo o Catecismo da Igreja Católica, a orientação homossexual não é pecado, mas os atos, sim. "Se uma pessoa é gay e procura Deus e a boa vontade divina, quem sou eu para julgá-la?", disse, em uma das mais generosas referências aos homossexuais já feitas por um pontífice. "O Catecismo da Igreja Católica explica isso muito bem", disse. "Ele diz que eles não devem ser marginalizados por causa disso, mas que devem ser integrados à sociedade." "O problema não é ter essa orientação. Devemos ser irmãos. O problema é fazer lobby por essa orientação, ou lobbies de pessoas invejosas, lobbies políticos, lobbies macônicos, tantos lobbies. Esse é o pior problema", disse. As declarações foram feitas quando o Papa respondia a uma pergunta sobre o chamado lobby gay do Vaticano. Informações G1.
Dia 26 de julho é comemorado o Dia dos avós e para celebrar esse dia especial a Creche Municipal Vereador Tadeu Martins Rocha, em Caculé preparou um delicioso café da manhã com direito a peças musicais e teatrais, interpretadas pelos alunos e professores, em homenagem aos avós. A escolha da data foi em razão da canonização de Sant'Ana e São Joaquim, os avós de Jesus Cristo, que em 1584, por decreto do papa Gregório VIII, foram considerados santos pela vida casta e por serem avós de Cristo.

Todos os holofotes do futebol baiano já estão voltados para a maior competição de futebol amador do país. Presidentes de Ligas Desportivas, desportistas e profissionais de imprensa de todos os cantos da Bahia foram apresentados, na manhã do último sábado (27), à edição 2013 do Campeonato Intermunicipal. No Othon Palace Hotel, em Salvador, a Federação Baiana de Futebol (FBF) realizou o XVI Congresso da competição. Centenas de pessoas lotaram o auditório do local para acompanhar e conferir todos os detalhes do certame aguardado com ansiedade por milhões de amantes do futebol espalhados por todo o Interior do Estado. As 66 Seleções ficaram divididas em 18 grupos. Doze grupos serão compostos por quatro Seleções, cada, e seis grupos com três Seleções, ambos regionalizados. A abertura do Intermunicipal será no dia 4 de agosto, com o confronto entre as Seleções de São Francisco do Conde e Lauro de Freitas, no Estádio Junqueira Ayres, em São Francisco do Conde. A competição será realizada até o dia 8 de dezembro. A seleção de Brumado está no grupo 15. A equipe brumadense terá como adversários as seleções de Macaúbas e Tremedal e a estreia da equipe será dia 18 de agosto contra Tremedal, na cidade em Ituaçu, local onde mandará seus jogos, devido ao fato do estádio dos Prazeres estar em reforma.