

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, afirmou que mais de 300 corretores contratados para avaliar as redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 foram afastados do processo de correção das provas. Em entrevista ao G1, Costa explicou que os corretores foram afastados porque seus supervisores verificaram que eles não cumpriram os requisitos de qualidade. "Os corretores têm um supervisor que vê a qualidade, nós temos 23 itens de checagem de qualidade. Ele faz checagem, quando não havia jeito, se não estava cumprindo, os corretores que foram retirados", afirmou o presidente do órgão responsável pelo Enem. Nesta semana, as redações de dois estudantes levantaram o debate sobre o critério de correção do Enem pela peculiaridade dos textos, que incluíram, no meio da dissertação sobre imigração no século 21, trechos do hino do Palmeiras e de uma receita de miojo. A nota final da prova deles foi 500 e 560, respectivamente --a pontuação vai de 0 a 1.000. Informações G1.
O deputado Marquinho Viana (PV), recebeu em seu gabinete na Assembléia Legislativa os vereadores do município de Tanhaçu, Vado da Jurema, Tõe Brito (presidente da Câmara Municipal), Miguel de Deca e Dr. Thiago, que reivindicaram a ampliação do sistema de água da sede do município de Tanhaçu e do Distrito de Sussuarana, obras da competência da Embasa. De imediato, o deputado Marquinho agilizou reunião na Embasa para atendimento da solicitação, para atender as reivindicações das comunidades

21 de março Dia Internacional da Síndrome de Down. A síndrome de Down, ou trissomia do 21, é uma condição geneticamente determinada. Trata-se da alteração de cromossoma mais comum em humanos. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, a cada 600 a 800 nascimentos, uma criança tem síndrome de Down, independentemente de etnia, gênero ou classe social. A data foi criada em 2006 com o objetivo de valorizar as pessoas com a síndrome, conscientizar a sociedade sobre a importância da promoção de seus direitos e, assim, permitir que elas tenham vida plena e digna, como membros participativos em suas comunidades. Agência Brasil.

O Movimento de Luta Pela Terra (MLT) convida todos os filiados e simpatizantes para participar dos encontros regionais que aconteceram em diversos municípios do Estado da Bahia, onde na oportunidade estaremos construindo a pauta de reivindicação 2013 que será entregue ao Governo do Estado da Bahia e discutindo o “Projeto Político Eleitoral de 2014 do MLT”.
Encontros:
Itabuna: 22 de Março / 2013
Brumado: 27 de Março / 2013 (local: Clube do Sindmineradores de Brumado, às 9 horas) a confirmar.
Irecê: 05 de Abril/ 2013
Bom Jesus da Lapa: 12 Abril / 2013
Eunapolis: 19 de Abri l/ 2013
Bonito: 26 de Abril / 2013
“Este encontro será de grande importância para o MLT, pois estaremos ineditamente discutindo uma candidatura para deputado estadual de dentro do movimento, na oportunidade estaremos confirmando o nome do presidente da câmara de vereadores de Itabuna, Aldenes Meira como representante deste projeto.” Afirma o vereador Agno Meira.
Barra da Estiva: Comissão de agricultura debate encontro de produtores rurais
20 Mar 2013 // 16:46
A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia voltou a se reunir na manhã de ontem, sob a presidência do deputado Luiz Augusto (PP). Na pauta da reunião, o V Encontro dos Produtores Rurais de Barra da Estiva e Região, que acontece entre os dias 25 a 27 de abril, com o tema "O café como fonte de saúde e forte sustentação econômica". De acordo com o deputado Marquinho Viana (PV), o evento integra um conjunto de ações desenvolvidas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Barra da Estiva e Prefeitura Municipal, que visa à melhoria da qualidade do café produzido, bem como à diversificação da produção agrícola do município. O parlamentar ainda revelou que o encontro já trouxe bons resultados para a cafeicultura de Barra da Estiva, que melhorou a qualidade e, consequentemente, tem conseguido melhores preços no mercado. "Convidamos o governador Jaques Wagner, o vice Otto Alencar e o secretário da Agricultura Eduardo Salles, que já confirmou presença. Esse encontro visa à integração com a cafeicultura entre produtores, técnicos especializados, comerciantes e investidores", disse Marquinho Viana

Uma locomotiva pesando cerca de 120 toneladas chegou a Brumado, na noite desta terça-feira, 19. A máquina foi transportada por uma carreta com 12 eixos e 48 rodas, vinda da cidade Gurupi, localizada em Tocantins, e ficará no canteiro da empresa Andrade Guitierrez empresa que presta serviço à Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL), e está instalada em Ubiraçaba/Brumado. A locomotiva irá puxar 19 vagões que irão transportar brita no trecho de 172 km que corresponde ao lote F4 entre Caetité e Sussuarana.
Uma mega operação foi montada para a passagem da locomotiva em Brumado. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)
O equipamento pertence a Andrade e não há previsão de quando começará operar. Uma mega operação foi montada, desde as 5 horas da manhã, para que a carreta transportasse a locomotiva e pudesse passar em Brumado, seguindo um trajeto que teve inicio na entrada da cidade na BA-148 até a saída na BR-030, sentido Caetité. A carreta foi acompanhada por batedores da empresa transportadora, Polícia Militar, DTTU e funcionários da terceirizada. Uma equipe da Coelba também acompanhou a comitiva, pois, devido à altura da locomotiva, esta poderia tocar na rede elétrica. A reportagem do Brumado Agora acompanhou toda essa movimentação.
Clique nas imagens para ampliar - Fotos: Wilker Porto | Brumado Agora
Na manhã de terça-feira (19), policiais da CIPE/Sudoeste (CAESG) recuperaram um carro roubado numa abordagem realizada às margens da BR-116, na cidade de Planalto-Ba. O VW/Polo sedan prata, ano 2012/13, tinha sido roubado em Salvador-Ba neste último sábado (16), e estava sendo levado para uma oficina localizada no bairro Ibirapuera, em Vitória da Conquista-Ba. O veículo apresentava perfurações de tiros, e seria receptado por quatro mil reais. Celso Amorim e Silva,35 anos foi preso conduzindo o veículo. Ele estava vestido com o uniforme de uma viação baiana de transporte intermunicipal, e confessou que já trouxe cinco veículos roubados de Salvador-Ba para cidades do sudoeste baiano. Também foi preso Florisvaldo Frota Magalhães Filho, conhecido como “Fred, filho de Branco”, 24 anos, mecânico conquistense, que aguardava a chegada do veículo. Existem suspeitas de que outras Oficinas e motoristas de ônibus conquistenses estejam envolvidos no esquema criminoso de receptação de veículos roubados em Salvador e região metropolitana. Os dois indivíduos foram conduzidos para o Distrito Integrado de Segurança Pública de Vitória Conquista para serem autuados em flagrante.

Morreu aos 66 anos o cantor Emílio Santiago, que estava internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. A informação foi confirmada pela assessoria da unidade hospitalar. O sambista sofreu um acidente vascular cerebral isquêmico (AVC), no dia 7 de março. O motivo e o horário da morte não foram informados pela assessoria do hospital. O local e horário de enterro também não foram divulgados. O cantor, vencedor de diversos festivais de música, iniciou a carreira na década de 70 e gravou grandes sucessos como Saygon, Lembra de Mim e Verdade Chinesa. O último disco de Emílio Santiago foi "Só danço samba (ao vivo)", lançado em 2012, junto com um DVD. Informações G1.
Em reunião da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública, realizada na manhã dessa terça-feira (19), o Deputado João Bonfim, membro titular do colegiado, fez o uso da palavra para apresentar aos Deputados e a todos os presentes a sua preocupação diante da atual onda de violência que tem assustado os moradores de Brumado, sua terra natal. Em sua intervenção, o Deputado citou matérias da imprensa local e ainda ressaltou a situação dos Policiais Militares do interior, que, igualmente aos da capital, não estão recebendo vale-transporte, necessitando tirar do próprio bolso o valor para sua locomoção ou pegando carona. Diante da situação exposta, os membros da Comissão se comprometeram a organizar comitiva para, no próximo dia 25, comparecerem à Secretaria de Segurança Pública com o intuito de buscar, junto ao Secretário Maurício Teles, ações para solucionar os problemas na área da segurança em Brumado e em outros municípios baianos. Em entrevista concedida a veículo da região, João Bonfim, que já solicitou a instalação de Sistema de Videomonitoramento na sede do município e melhorias para a Polícia Técnica, reafirmou seu compromisso com os brumadenses, colocando-se à disposição do prefeito Aguiberto Lima Dias para que possam buscar soluções junto ao Governo do Estado. Bonfim solicitou também a instalação de Sistema de Videomonitoramento, por meios de câmeras de segurança, para Caetité, Bom Jesus da Lapa e Guanambi. Além disso, pleiteou viaturas para a Polícia Militar de Sítio do Mato e Caetité e viabilizou a entrega da viatura para a PM de Riacho de Santana.
Na última semana o PTC (Partido Trabalhista Cristão) realizou em Salvador o 2º Encontro Nacional das Mulheres. Estiveram presente no evento o Presidente do Partido em Brumado, Renato Mendonça, o Vereador Santinho e Carlinhos Moura. Segundo Mendonça, o encontro foi bastante interessante sobre os temas debatidos, bem como a apresentação de Carlinhos ao Presidente do Partido, Rivailton Veloso. Na oportunidade, aproveitaram para conversar com a Presidente da UPB, a Maria Quitéria, que foi umas das palestrantes do referido encontro, e está sendo cogitada para ser candidata a Governadora do Estado.

O prefeito de Malhada de Pedras, no sudoeste da Bahia, Valdeci Alves Bezerra (PT), o Ceará, está sendo alvo de uma ação civil pública de improbidade administrativa que foi ingressada pelo Ministério Público de Brumado por considerar como improbidade Administrativa os festejos juninos realizados em 2011 sob o título de “Arraiá do Ceará”, configurando, segundo o MP, como promoção pessoal, vez que o mesmo atende pela alcunha de “Ceará”. “Agindo desta maneira o gestor deu caráter totalmente pessoal ao referido evento, assumindo a sua propriedade, em prejuízo do erário municipal. Com sua atitude, o requerido se promoveu utilizando-se de recursos do município, tendo o referido gasto ao menos R$ 82.340,00 com organização do evento, sendo R$ 81.500,00 com a contratação da empresa “A L P de SANTANA ME” e R$ 840,00 gastos com publicidades”, ressaltou o promotor de Justiça Paulo César de Azevedo. Azevedo relatou ainda que em 2011 era comemorado o terceiro ano do evento, pois sobre o palco continha a seguinte expressão: “3º Arraiá do Ceará”. O promotor pediu a perda de mandato do gestor, ressarcimento integral do dano causado aos cofres públicos, no valor de R$ 82.340,00, e suspensão dos direitos políticos.


Circulando no papamóvel, o papa Francisco pôde ser visto hoje (19) de perto, durante cerca de 20 minutos, por quem estava na Praça São Pedro. Sorridente, o papa acenou e, em alguns momentos, abençoou os fiéis. Houve peregrinos que passaram a noite nas áreas próximas à praça para garantir um lugar próximo ao local por onde o papa passaria. Os portões só foram abertos às 5h30 (1h30 de Brasília). O papa desceu do automóvel para beijar e dar a bênção a um deficiente físico que estava no colo de um homem. Francisco fez um carinho no braço do deficiente. Ele também beijou crianças que foram levadas até ele e as abençoou. Do alto do papamóvel, Francisco conversou com alguns fiéis. Ele não se sentou em nenhum momento. O clima de emoção e fé contagiou os arredores da Praça São Pedro. Alguns fiéis levaram objetos para serem benzidos pelo papa. Terços e cruzes eram vistos nas mãos dos peregrinos. O papa desfilou entre os fiéis por cerca de 20 minutos. Os sinos tocaram enquanto Francisco podia ser visto pelos fiéis. O papamóvel passou por áreas limitadas dentro da Praça São Pedro. As pessoas ficaram isoladas por cercas de ferro guardadas sob rigoroso esquema de segurança. As bandeiras latino-americanas, inclusive a do Brasil, destacavam-se em meio à multidão. Agência Brasil.

Um acidente na BA-263, próximo a Condeúba, por volta das 14 horas desta segunda-feira (18), deixou três pessoas mortas: o casal Belchior Ribeiro da Silva e Bárbara Ferreira Ribeiro e a criança Caio de quatro anos. De acordo com informações colhidas pelo Blog do Anderson, um Pálio pegou fogo numa colisão com uma caçamba. Belchior, que trabalhava na Cambuí Veículos, e o seu filho de quatro anos faleceram no local. Bárbara morreu a caminho do Hospital Geral de Vitória da Conquista. O condutor da caçamba não teve ferimentos. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) em Vitória da Conquista. A causa da ocorrência ainda não foi divulgada.


Uma cultura originária da África, introduzida no Brasil pelos escravos, o maxixe já é tradição no Nordeste, e tem mercado garantido na região de Brumado, no centro-sul baiano. Desde os anos 90, com o trabalho da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA), 80 famílias de agricultores conseguem uma boa renda de forma sustentável. O maxixe é uma cucurbitácea, como a abóbora, pepino, melão e melancia. Seus frutos são fonte de sais minerais, principalmente zinco, e têm poucas calorias. Com essa percepção, o técnico da EBDA, José Augusto Pinheiro de Azevedo, viu a possibilidade de introduzir, nesse nicho de mercado, famílias das comunidades Bernardo José, Lagoa do Mourão e do Distrito de Itaquaraí.
O início do trabalho começou com a instalação de área com perímetro irrigado. O ciclo produtivo do maxixe é de 45 dias, com produção durante todo ano, e cada produtor consegue colher de 25 a 30 sacas, que atualmente eles vendem na faixa de R$45 reais, a saca. Hoje, toda a produção dos agricultores familiares assistidos pela EBDA é absorvida pelo comércio local, o que gera uma renda de R$300 a R$400 reais por semana, a depender das condições de mercado. Com o apoio da empresa, eles produzem a própria semente, fazem a adubação, a biofertilização, ensacagem e comercialização. “Tenho o maior orgulho de ter insistido nesse trabalho com o maxixe; é por essa persistência que sou apelidado na região como Zé do Maxixe”, conta, rindo, José Augusto. O agricultor Everaldo Aguiar de Moraes, conhecido como Pelé, e sua esposa, Liomar de Santana Moraes, conhecida por Fia, têm uma propriedade de 15 hectares, e dessa área utilizam 1,5 ha para a cultura do maxixe. Com esse espaço eles produzem aproximadamente cerca de 10 sacos de maxixe por semana. “Desde que começamos nunca deixamos de plantar por que este é um dinheiro seguro; sempre vendemos para os municípios de Jequié, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Vitória da Conquista e até mesmo Salvador”, disse animado seu Pelé.

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspende a fabricação, a distribuição, a comercialização e o consumo, em todo o território nacional, de lotes de produtos da marca Ades de uma linha de produção da fábrica da Unilever, em Pouso Alegre (MG). De acordo com a Anvisa, a medida foi tomada por suspeita de que os lotes não atendam a exigências legais e regulamentares do órgão. A resolução foi publicada hoje (18) no Diário Oficial da União. Na última quinta-feira (14), a agência informou que estava acompanhando o recall de um lote da bebida Ades Maçã 1,5 litro que foi envasado com solução de limpeza. De acordo com a fabricante Unilever Brasil, houve falha no processo de higienização das máquinas, o que resultou no envasamento de embalagens com a solução de limpeza. Cerca de 96 embalagens foram distribuídas em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Paraná com o produto impróprio para consumo. Agência Brasil.

Os contribuintes que não fizeram o pagamento antecipado e em cota única do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto de 10% ainda podem aproveitar o desconto de 5%. Para isso, é preciso observar o calendário de pagamento do IPVA 2013 e verificar o dia e o mês do vencimento de cada final de placa. Para os carros com final de placa 1 ou 2, o prazo termina em 18 e 19 deste mês. Já os veículos com final de placa 3 ou 4, o prazo termina em 22 e 23 de abril. Até os dias 20 e 21 de maio, os proprietários de veículos com final de placa 5 ou 6 podem pagar o imposto com desconto. Para os carros com final 7 ou 8, o limite é 17 e 18 de junho, e as datas de vencimento para os carros de final de placa 9 ou 0 são 22 e 23 de julho. Confira no site da Sefaz o valor e outras informações sobre o IPVA, que também podem ser obtidas através do call center da Secretaria Estadual da Fazenda, pelo 0800 071 0071. O imposto pode ser pago em qualquer agência do Banco do Brasil ou Bradesco, bastando apresentar o número do Renavam. Existe ainda a opção de parcelar o imposto em três vezes, sendo que a data de vencimento da primeira cota é a mesma do pagamento com desconto. Caso o contribuinte prefira pagar em cota única, sem desconto, as datas de vencimento são 20 de maio (final de placa 1), 21 de maio (final de placa 2), 20 de junho (final de placa 3), 21 de junho (final de placa 4), 22 de julho (final de placa 5), 23 de julho (final de placa 6), 19 de agosto (final de placa 7), 20 de agosto (final de placa 8), 23 de setembro (final de placa 9) e 24 de setembro (final de placa 0).

Por Antônio Novais Torres
Estamos todos assustados, horrorizados, estarrecidos, humilhados e impotentes ante tanta violência – urbana, rural, familiar, comercial –. Violência de toda ordem praticada pelos bandidos que investem contra as autoridades, contra a lei e contra a sociedade. Arrostam a todos sem nenhum receio, levando sofrimento, angústia, medo e outras consequências pelos crimes perpetrados. Essa gente precisa ser punida exemplarmente pelo mal que tem causado à sociedade cotidianamente. A segurança é um direito social na forma em que preceitua a Constituição: “Os abusos cometidos sujeitam os responsáveis às penas da Lei”. Art. 9° § 2°.Segurança é um direito fundamental do indivíduo. Este não deverá ter a liberdade e a integridade física e moral privadas por nenhum meio.
Por Antônio Novais Torres
Estamos todos assustados, horrorizados, estarrecidos, humilhados e impotentes ante tanta violência – urbana, rural, familiar, comercial –. Violência de toda ordem praticada pelos bandidos que investem contra as autoridades, contra a lei e contra a sociedade. Arrostam a todos sem nenhum receio, levando sofrimento, angústia, medo e outras consequências pelos crimes perpetrados. Essa gente precisa ser punida exemplarmente pelo mal que tem causado à sociedade cotidianamente.
A segurança é um direito social na forma em que preceitua a Constituição: “Os abusos cometidos sujeitam os responsáveis às penas da Lei”. Art. 9° § 2°.Segurança é um direito fundamental do indivíduo. Este não deverá ter a liberdade e a integridade física e moral privadas por nenhum meio.
Há, contudo, de se refletir sobre as responsabilidades sociais, quer do governo ou da sociedade. A elite não dá importância aos despossuídos, levando-os a constituírem uma classe de párias da sociedade que, sem oportunidades, analfabetos e marginalizados, enveredam-se pelos descaminhos sociais e praticam todo tipo de ilicitude que alegam ser sua subsistência. Todavia, o ditado popular receita que “Pau que nasce torto morre torto”, quem tem a índole perversa dela se prevalecerá para conquistar os seus desejos.
O homem do campo, geralmente de pouca instrução, vem para a cidade e sofre as consequências do subemprego e da marginalização, porquanto na urbe exige-se mão de obra qualifica que ele não tem, obrigando-o a projetar-se, muitas vezes, no submundo do crime.
As grandes empresas aderiram ao processo da terceirização, situação em que os operários tiveram seus salários achatados. Com a terceirização, prática adotada pela globalização, as empresas priorizaram, de maneira exacerbada, o lucro em detrimento do cunho social.
Os bancos reduziram o número de funcionários e praticaram o arrocho salarial, cortando vantagens e demitindo funcionários que aderiram ao Programa de Demissão Voluntária (PDV). Deduz-se, portanto, que a ganância ou usura é o único objetivo para lucrarem ainda mais.
A família tem-se degenerado, desmoronando-se ante tanta liberdade consentida. As liberalidades da TV, da internet e de outros meios de informações deletérias à sociedade, como a promiscuidade do sexo e a excentricidade dos valores éticos e morais têm combalido as famílias que sofrem as consequências de atos impudicos praticados sem o menor escrúpulo.
Juízes investidos da intocabilidade cometem abuso de poder, quando não, crimes, que ficam acobertados pelo poder absolutista da justiça, o que precisa ser revisto. A impunidade, segundo a visão do povo, tem concorrido para o aumento dos desmandos sociais.
Todos esses problemas, além de outros não citados, contribuem para que a marginalidade tome fôlego e cresça assustadoramente, pondo em risco a inviolabilidade do indivíduo.
A Constituição tem sido descumprida pela falta de leis complementares não aprovadas para a necessária aplicabilidade. É preciso passar o país a limpo, recuperar os poderes corruptos, revitalizar as instituições, estimular o patriotismo, valorizar a ética, a moral e os bons costumes. Todo esse aparato, contudo, tem de passar pelo processo da educação, a fim de conscientizar permanentemente a população para o exercício da cidadania.
Rui Barbosa, considerado o ícone da justiça brasileira e homem das letras, fez a seguinte citação: “De tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos maus, o homem chega a rir-se da honra, desanimar-se da justiça e ter vergonha de ser honesto”.
Toda essa violência contra o cidadão, toda essa corrupção que assola o país, a qual agride o direito constitucional, os direitos civis, enfim, a cidadania, tem afastado os homens de bem – os sérios e corretos, os dignos e de caráter sem jaça – dasdecisões a que são chamados para definir os destinos da Nação.
Enfim, todas essas mazelas e a crescente marginalidade têm a ver com o descaso e a omissão dos governos e da sociedade que permitiram tais desmandos e criaram cobras para mordê-los, assim diz o adágio popular. Se não forem tomadas posições enérgicas para pôr fim a essa conturbação social, a anarquia tomará conta da situação.
Que se lute em defesa do direito à liberdade, do direito de ir e vir, enfim, que se lute pelos direitos do ser humano. Que se faça justiça para banir da sociedade o corruptor, o marginal, pois compete ao Estado estabelecer essas medidas de contenção para os desagravos sociais.
Homo nascitur ad laborem (o homem nasce para o trabalho). Quem não aceitar essa citação infelizmente terá de prestar conta da sua inércia ao Juiz celeste e ao terreno. Que as autoridades cumpram o múnus que lhes é atribuído pelo Estado e que este promova as condições para a execução do autorizado.

Brumado está sofrendo uma onda de violência fora do comum nas últimas 24 horas, porém, a Câmara Municipal já havia se pronunciado a respeito da necessidade de melhoria na segurança pública da cidade, uma vez que, por meio do requerimento nº 003/2013 de autoria do vereador Castilho Viana, aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária do dia 18/02/2013, foi solicitada uma audiência pública ao Secretário de segurança pública do estado, Maurício Barbosa, com a finalidade de debater esse tema que ultimamente está em evidência constante. Contudo, devido aos graves fatos ocorridos desde ontem, quinta-feira (14 de março) o presidente do legislativo, Alessandro Lôbo, juntamente com a mesa diretora, na tentativa encontrar o mais rápido possível uma solução para o problema, enviou um ofício ao secretário de segurança pública do estado,solicitando a antecipação de tal audiência, com o intuito de realizá-la, no máximo, até o final do próximo mês, dependendo apenas da disponibilidade de agenda do secretário supracitado.
Na última sexta-feira, dia 08/03, durante visita ao município de Rio do Antônio, o deputado Marquinho Viana (PV), reuniu-se com o Sr. Edgar, ex-prefeito do município, em sua residência no Distrito de Ibitira. Participou do encontro, tambem, Deca (José Souza Alves) candidato a prefeitura de Rio do Antônio, quando debateram assuntos relativos ao progresso e desenvolvimento do município.
O prefeito de Licínio de Almeida, Alan Lacerda Leite, esteve no gabinete do Deputado João Bonfim apresentando demandas do município e buscando o apoio para viabilizá-las. Dentre as solicitações, que já foram encaminhadas aos Órgãos competentes, estão o pedido de revisão do orçamento, através do Programa Luz Para Todos, para a inclusão de quatro consumidores na obra de eletrificação rural do Povoado de Santa Efigênia, e o pedido de melhorias na rede elétrica da localidade de Caiana, que tem sofrido constantemente com quedas de energia. O prefeito pleiteou ainda a liberação de 200 horas máquina (motoniveladora), objetivando a recuperação das estradas vicinais do município, e a pavimentação asfáltica do trecho urbano da BA-026, numa extensão de 1.800 metros.

No fim da tarde de quarta-feira (13) o Corpo de Bombeiros do 7º Grupamento, através do seu Núcleo de Operações Aquáticas, foi acionado pelo Centro Integrado de Comunicações – CICOM do 193 para proceder com as buscas do jovem Juneuton Marques do Santos, 20 anos, que foi vítima de afogamento na cachoeira conhecida com Peral, no município de Ituaçu, no sudoeste baiano. Segundo o Blog da Resenha Geral, a equipe de mergulhadores deslocou na madrugada desta quinta (14) para o referido local, onde após alguns mergulhos localizaram o corpo do jovem.

Na tarde desta quinta-feira, 14, o Brumado Agora entrevistou cinco ciclistas que passaram por Brumado e estão pedalando de Brasília à Itacaré, no litoral da Bahia. "Queríamos ir para uma cidade do litoral da Bahia e recebemos boas informações de lá. Sabemos também que é uma cidade onde são praticados vários esportes radicais, inclusive iremos fazer várias trilhas de Mountain Bike", disse um dos ciclistas ao BA. Os ciclistas estão pedalando à noite, pois durante o dia o sol é escaldante. Os cinco ciclistas saíram de Brasília na tarde de sexta-feira, 09, e pretendem chegar ao destino no sábado (16). Eles contam ainda com um carro de apoio e serão 1400 km rodados quando chegarem ao destino. Entre os ciclistas, profissões diversas: proprietário de loja de bicicleta, Funcionário público, Cabeleireiro e Vigilante, todos amantes do ciclismo. "Há um ano tivemos essa ideia agora estamos colocando em prática", finalizou um comerciante de bicicleta de 56 anos de idade.


A polícia apreendeu nesta quinta-feira, 14, cinco suspeitos de explodir um caixa eletrônico do Banco do Brasil na cidade de Ibiassuçê. Um dos bandidos foi atingindo por um tiro em confronto com a polícia, mas conseguiu fugir juntamente com o restante do bando. Devido a explosão por dinamites, a agência ficou completamente destruída. "O que nos deixa triste é que a agência do principal banco da cidade ficará fechada por algumas semanas", disse um morador da cidade ao Brumado Agora.

A presidenta Dilma Rousseff viaja a Roma para participar da cerimônia de coroação do papa Francisco na próxima terça-feira (19). A presidenta decidiu aceitar o convite do Vaticano no início da tarde desta quinta-feira (14). A informação é do porta-voz da Presidência, Thomas Traumann. Na solenidade, o papa receberá as vestes e o sapato vermelho, além do anel do pescador - símbolo do sucessor de São Pedro, patrono da Igreja, que é usado no dedo anular direito. O cajado poderá ser entregue antes.

Bandidos explodiram um caixa eletrônico do Banco do Brasil na cidade de Ibiassuçê, a 78 km de Brumado, no sudoeste da Bahia. A ação aconteceu durante a madrugada desta quinta-feira, 14. Segundo informações da polícia, bandidos usaram dinamites para a detonação. Parte da agência ficou destruída devido à explosão. Várias buscas estão sendo feitas na região na tentativa de prender os autores do atentado contra a instituição financeira. Ainda não foi informada a quantia levada pelos bandidos.