Uma Toyota Hilux branca, placa policial Sertania/PE foi roubada na manhã do último domingo (31), próximo a Vila Presidente Vargas, em Brumado. De acordo informações obtidas pelo Brumado Agora, o condutor desceu do carro para realizar uma necessidade fisiológica, contudo, ao retornar, foi surpreendido por dois indivíduos que, armados, desceram de outro veículo e o mantiveram refém, com mais duas pessoas que o acompanhavam no carro. Minutos depois, todos foram liberados em uma comunidade próxima e os bandidos fugiram levando o veículo. A polícia realizou diligencias na região, a fim de localizar os autores do crime e o veículo, mas, até o momento, nada foi localizado.
O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) encerrou agosto em alta de 0,12%. A taxa é o dobro da apurada na última prévia (0,06%), mas está abaixo da registrada no começo do mês (0,16%). A pesquisa, feita pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), mostra que seis dos oito grupos pesquisados apresentaram acréscimos. O grupo alimentação foi o que influenciou a média inflacionária ao reverter a queda média de 0,01% para alta de 0,13%. Entre os itens que ficaram mais caros está a carne bovina (de -0,54% para 0,34%). No grupo habitação, o índice subiu de 0,27% para 0,34%, puxado, principalmente, pelo condomínio residencial (de -0,28% para 0,05%). Em saúde e cuidados pessoais, o aumento foi 0,35% ante 0,27%. Entre as despesas em alta no grupo estão os serviços de salão de beleza, que passaram de 0,30% para 0,71%. No grupo despesas diversas, a taxa passou de 0,14% para 0,19% com influência vinda das clínicas veterinárias que reajustaram seus preços em 1,81% ante 1,15%. Em transportes, diminuiu a intensidade de queda (de -0,06% para -0,02%), reflexo da venda de gasolina a preços variando -0,40% ante -0,55%. E, em vestuário, houve movimento semelhante (de-0,70% para -0,50%). As cinco maiores influências de alta veiram dos grupos: refeições em bares e restaurantes (0,43%), aluguel residencial (0,65%), plano e seguro saúde (0,73%), leite tipo longa vida (3%) e tangerina (26,72%). Por outro lado, os grupos que mais contribuíram para queda foram: batata-inglesa (-21,47%), tarifa de telefone residencial (-1,93%), hotel (-3,63%), tomate (-5,88%) e massas preparadas e congeladas (-3,78%).
Eleições 2014: Em campanha Marquinho Viana e Zé Rocha fizeram reunião em Brumado
01 Set 2014 // 15:24
Anunciando o Plebiscito da Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, de 1º a 7 de Setembro, o Comitê Popular de Brumado esteve nas ruas da Cidade de Brumado, na manhã do último da última sexta-feira (29) de agosto, realizando panfletagem. Estiveram na atividade, membros do MODERA, da Associação Divina Providência e do Levante Popular da Juventude, sendo essas entidades, integrantes do Comitê Popular. A panfletagem foi feita em grandes logradouros da Cidade, como a Avenida Centenário e a Praça Teófilo Alves de Lima (Praça do Mercado) onde estava ocorrendo a feira livre, acompanhada de um carro de propaganda volante, reproduzindo o jingle do Plebiscito e músicas de protesto social. O Plebiscito em Brumado acontecerá a partir das 08:00 horas desta segunda-feira, dia 1º, com urnas instaladas na Associação Divina Providência, Associação dos Aposentados, Casa do Monsenhor e na Rádio Nova Vida. A meta do Comitê Popular é conseguir 5000 votos até o dia 7. O MODERA entendendo que a revisão do Código Florestal em 2012 não foi nada mais que a intervenção do poder econômico do agronegócio, restringindo as Áreas de Preservação Permanente para se apropriar de mais terras, engajou-se no Plebiscito no sentido de se conquistar mecanismos que garantam legitimidade à democracia brasileira e assim se proporcionar a aprovação de políticas públicas pela conservação do meio ambiente e o avanço para a construção de uma sociedade justa, livre, solidária e sustentável.
Weliton Lopes solicita maior amparo técnico e atuação da patrulha agrícola nas regiões de Ubiraçaba e Samambaia
01 Set 2014 // 14:31
O vereador Weliton Lopes dará entrada na sessão dessa segunda-feira (01.09) na indicação de n° 167/2014 onde solicita da administração municipal, que através da secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente promova a maior atuação da patrulha agrícola e assistência técnica para os pequenos produtores rurais da região de Ubiraçaba e Samambaia. O parlamentar destaca que os assentados e os pequenos produtores passam por muitas dificuldades para cultivar a terra e dela retirar o sustento das famílias e desta forma é de suma importância a intervenção do município com a atuação da patrulha agrícola, que possui equipamentos que realizam este serviço de forma gratuita. Explica que realizou a proposição atendendo a uma solicitação dos pequenos produtores da localidade da Lagoa de São João, que vem necessitando desses maquinários para a melhoria da produção, que garantirá maior rentabilidade. “Com a patrulha agrícola e a assistência técnica os pequenos produtores desenvolverão um trabalho mais efetivo, garantindo que não terão prejuízos com a perda da plantação. A secretaria municipal de Agricultura, Recursos Hídrico e Meio Ambiente poderá realizar o cadastramento através das associações para que todos sejam beneficiados. Temos certeza que essa ação contribuirá para uma melhor qualidade de vida dos agricultores”, frisou Weliton Lopes.
Brumado: Moradores cobram a pavimentação da Rua Israel Dias de Oliveira
01 Set 2014 // 14:23
Em contato com a redação do Brumado Agora, os moradores da Rua Israel Dias de Oliveira, que faz a ligação entre os bairros Olhos D’água, Santa Tereza e Monsenhor Fagundes fizeram algumas reivindicações. Além da quantidade de poeira gerada na via, que não é pavimentada, os populares reclamam da falta de iluminação. “Convivemos com muita poeira, e todos nós moradores estamos pagando nossos impostos. Queremos uma solução para este problema”, reivindicam.
Dilvanei Rodrigues Pereira, de 28 anos, veio a óbito na madrugada do último (31), após ser vítima de um atropelamento, quando seguia a pé sentido a sua residência, localizada na Fazenda Tapera, próximo ao distrito de Cristalândia, no município de Brumado, na noite de sábado (30). De acordo informações passadas a reportagem do Brumado Agora, dois homens seguiam a bordo de uma motocicleta, quando o condutor perdeu o controle do veículo e atingiu a vítima que foi ao chão e bateu com a cabeça . Condutor e carona também caíram da moto e todos foram encaminhados ao Hospital Magalhães Neto. No entanto, o estado de saúde de Dilvanei se agravou e ele faleceu ainda no hospital. Os demais feridos não correm risco de morte.
Acontece no próximo dia 30 de setembro, a partir das 9hs, no auditório do do CEEP (antigo Colégio Modelo), em Brumado, o 4º leilão de veículos da 18ªCiretran/Brumado. Os veículos a serem levados a leilão poderão ser visitados no local onde se encontram depositados no Setor de Guarda de Veículos na sede do órgão e nas Ciretrans envolvidas no processo, entre o período (dias úteis) de 08/09 a 15/09 de 2014, das 08h30 às 12h e das 13h30 às 17h00min. Os veículos serão leiloados no estado e condições em que se encontrão que se pressupõem conhecidas pelos licitantes por ocasião do leilão, não sendo aceitas reclamações posteriores, quanto aos referidos estados e condições, e nem sendo permitido ao Arrematante a execução de qualquer tipo de serviço nas dependências do Detran-Ba. , considerando a visitação indicada no item anterior.
Nesta segunda-feira (1º), comemora-se o Dia do Profissional de Educação Física e a Genes Academia não deixaria de homenagear a ele que nos incentiva a praticar atividades físicas, e assim melhorar nossa qualidade de vida. Esses profissionais são muito importantes, pois nos ajudam a ter uma vida mais saudável com a prática de exercícios, contribuindo para a melhoria da saúde do nosso corpo e mente. Além disso, estes profissionais nos ensinam que praticar atividades físicas pode ser algo muito divertido, quando não encarada apenas como uma obrigação e, com o tempo, a prática se torna um hábito, se tornando assim, algo prazeroso de se fazer. Essa data comemorativa teve origem em 27 de junho, quando nas comemorações de São Cosme e Damião, os mesmo organizavam brincadeiras para a criançada. Porém, com a regulamentação da profissão, a comemoração foi mudada para o dia primeiro de setembro. Parabéns a todos os Profissionais de Educação Física!
Segundo pesquisa, desinteresse em seguir carreira retira professores das salas de aula
01 Set 2014 // 10:20
Segundo pesquisa do professor José Marcelino de Rezende Pinto, da Universidade de São Paulo (USP), apesar de haver escolas sem professores no Brasil, o número de licenciados entre 1990 e 2010 seria suficiente para atender à demanda atual por docentes. Contudo, de acordo dados do relatório, faltam profissionais interessados em seguir carreira dentro da sala de aula. Com isso, o estudo aponta para a necessidade de tornar a profissão mais atrativa e de incentivar a permanência estudantil na área. Isso porque o número total de vagas na graduação é três vezes maior que a demanda por professores estimada nas disciplinas da educação básica. Outro dado importante da pesquisa aponta que, em todas as áreas, só as vagas de graduação nas universidades públicas já seriam suficientes para atender à demanda. “A grande atratividade de uma carreira é o salário. Mas, além da remuneração, o professor tem um grau de desgaste no exercício profissional muito grande. E isso espanta”, afirma o pesquisador. Para realizar a pesquisa, o autor cruzou a demanda atual por profissionais na educação básica com o número de formados nas diferentes disciplinas curriculares entre 1990 e 2010.
As motocicletas são campeãs de vendas no mercado, não só pela facilidade de aquisição, mas também pela economia e mobilidade que oferecem aos seus usuários. Em contrapartida, este meio de transporte também é o mais registrado em ocorrências de furto, roubo e acidente, principalmente pelo fato de sua estrutura não permitir uma segurança específica. Pensando nisso, a J. Abreu Corretora de Seguros, empresa especializada em vários segmentos do ramo, comprovando sua excelência no mercado, disponibiliza, agora, mais uma opção de produto: Seguro para motos. A partir de R$ 450,00 sua motocicleta estará totalmente segurada, abrangendo, inclusive, terceiros, portanto, com todas as vantagens que só a J. Abreu Corretora oferece. Para maiores informações, consulte-nos. Sua tranquilidade não tem preço! Fones: (077) 9968-7700 ou (077) 3441.3311.
Conquista: Última noite do Festival de Inverno teve Paralamas do Sucesso, Capital Inicial e Luan Santana
01 Set 2014 // 10:06
Os portões do Parque de Exposições Teopompo de Almeida estavam previstos para abrir às 19h desse domingo (31), último dia do Festival de Inverno Bahia, mas foi às 10h30 que a estudante Gabriela Santiago chegou ao local. “Sou fã de Luan Santana e essa é a primeira vez que venho a um show dele. Planejei viver todos os momentos, desde a passagem de som até o último minuto da apresentação”, explicou.
Quem abriu a festa no Palco 2014 foi Os Paralamas do Sucesso. Assim como o FIB – que completou 10 anos, o grupo também estava em ritmo de comemoração pelos 30 anos de carreira. Os integrantes da banda levantaram o público presente cantando sucessos como “Meu Erro”, “Óculos” e “Lanterna dos Afogados”. “É sempre um prazer estar aqui em Conquista. É a segunda vez que nos apresentamos no festival e vocês sempre nos recebem muito bem. Obrigada por tudo!”, agradeceu o Baterista Barone, em entrevista coletiva.
“Respirar Você” foi o ritmo que deu início a quarta apresentação do Capital Inicial no FIB. O grupo que mais uma vez fez parte da grade de atrações no evento foi convidado especial para a grande festa comemorativa e fez do show um espetáculo a parte. A banda mostrou porque é uma das queridinhas da festa e fez o público pular e cantar como se fosse o primeiro dia. “Capital é uma banda que a gente sempre curte ouvir. O show é sempre muito bom e eles já são a cara do Festival”, afirmou a comerciaria, Lene Santos.
O livramentense Kauan Daniel faz o uso de uma válvula na cabeça, devido ao diagnóstico de Hidrocefalia, desde poucos dias após o seu nascimento. Desde então, a família dedica atenção especial à criança, com inúmeros tratamentos, e sua mãe, Sônia Elisabteh, fez um apelo para que doações possam direcionadas ao garoto, já que este terá que realizar a troca da válvula, neste caso, em uma clínica particular, já que o processo pelo SUS será demorado e é necessário urgência em realizar o procedimento. “Venho através desse comunicado fazer um pedido de ajuda para Kauan Daniel. Ele tem Hidrocefalia e usa uma válvula que esta precisando ser trocada em Vitória da Conquista e terá de fazer particular , pois pelo SUS vai demorar muito e tem que ser rápido, para não vir a dar problemas de infecção”, solicita a mãe. As doações podem ser depositadas na Conta Poupança em nome de Sônia Elizabete Pessoa. 38.626-9 / Agência: 1054 operação: 013/ Caixa Econômica Federal.
Após ser informada sobre a possibilidade de redução do orçamento da Defensoria Pública para o ano de 2015 de R$ 163 milhões para R$ 152 milhões, aproximadamente, a Associação dos Defensores Públicos da Bahia (ADEP-BA) fará uma mobilização nesta segunda-feira (1º), a partir das 9 horas, durante sessão do conselho superior do órgão em Salvador, na Avenida Manoel Dias, na Pituba. Segundo Soraia Ramos, presidente da ADEP-BA, a defensora-geral Vitória Beltrão Bandeira apresentou uma planilha que indicava um possível corte de R$ 10.437.209,00 cuja cota teria sido determinada pelo governo do Estado e deveria ser aprovada imediatamente. Soraia revelou que, atualmente, a Bahia conta com 264 defensores públicos, que conseguem atender apenas 8% das comarcas baianas, alcançando o posto de 3ª pior Defensoria Pública do Brasil. “De 2013 para cá, o orçamento já foi reduzido em, mais ou menos 10%. Ao invés de aumentar, ou, no mínimo ficasse igual, ele foi reduzido, fazendo com que a Defensoria não consiga colocar mais defensores nas Comarcas e aumentar o atendimento para as pessoas que carecem dos serviços”, explicou a presidente.
No Dia Nacional de Prevenção de Acidentes com Crianças e Adolescentes, celebrado no sábado(30), especialistas alertaram que 90% desses casos que resultam em morte e internação poderiam ser evitados com atitudes simples. A Rede Primeira Infância e a organização não governamental (ONG) Criança Segura lançaram um relatório sobre prevenção de acidentes na primeira infância (até 9 anos), levando em conta dados de 2012 do Datasus. Principal causa de morte com crianças a partir de 1 ano de idade no Brasil, os acidentes nessa faixa etária foram responsáveis por 3.142 mortes e mais de 75 mil hospitalizações de meninos e meninas, naquele ano. Os acidentes de trânsito, que incluem atropelamentos e atingem passageiros de veículos, motos e bicicletas, representaram 33% das mortes, seguidos de afogamento (23%) sufocamento (23%), queimaduras (7%) e quedas (6%). Os atendimentos em hospitais passam a contar a partir de 24 horas de internação, ou seja, não são típicos de prontos-socorros.
Brumado: Major Berlink comenta possível reforço no efetivo policial no município
31 Ago 2014 // 11:00
Presente a inauguração das novas instalações do Posto Rodoviário 2.1/1 – Brumado, localizado na BA – 262, Km 439, trecho entre Brumado e Aracatu, na manhã desta sexta-feira (29), o Major Sílvio Berlink, comandante da 34ª Companhia independente de Polícia Militar, disse ser este um grande momento para a região, que recebe pela primeira vez a visita de um comandante geral da Polícia Militar e acrescentou estar feliz com a declaração do mesmo, quando se referiu a possibilidade de, em breve, novo efetivo policial ser disponibilizadopara a Capital do Minério. “A presença do comandante mostra a condição de atenção a nossa cidade, ficamos muito felizes com isso. Além disso, pensando em efetivo para nossa cidade, vemos que o comandante tem toda uma visão estratégica e saber da possibilidade de um novo efetivo alegra não só a companhia como toda a comunidade. É sempre bom termos boas notícias”, disse.
Brumado: Aluno da Escola Miguel Mirante foi classificado para 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa
31 Ago 2014 // 10:30
A Escola Municipal Miguel Mirante, situada na Zona rural do município de Brumado, no Povoado de Arrecife, congratula Paulo Ricardo, estudante da 8ª série, pela classificação na categoria crônica da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O aluno obteve a classificação através da crônica “Adeus Mercadão”, onde irá representar o município e escola nessa quarta edição da Olimpíada. O trabalho foi orientado pela professora Adriana Aguiar, coordenada pela articuladora Júnia Vieira e direcionada por Marly Nogueira. A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
Eleições 2014: CMDS realiza 1º Encontro de Candidatos a Deputado Estadual em Brumado
31 Ago 2014 // 10:00
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável realizará no dia 03 de setembro, das 08 às 12 horas, no Clube União Recreativa de Brumado, no centro da cidade, o 1º Encontro de Candidatos a Deputado Estadual, com a participação de diversas representações políticas da cidade e região. Durante o evento, haverá tempo disponível para que cada candidato se apresente, fale sobre seu currículo e quais projetos serão implementados em nosso município e região, o tempo será de 20 minutos, tendo em vista que há confirmada as presenças de 10 (dez) pretendentes: 01 - Manoel Araujo Lima – Manelão; 02 - José Ribeiro Neves; 03 - Gilson Dias; 04 – Aldenes Meira; 05 – Clério Moura; 06 - João Vitor Bonfim; 07 - Luciano Ribeiro; 08 - Nelson Leal; 09 -Fábio Souto 10- Marquinho Viana.
Das latas de lixo, o brasiliense Cícero Batista Pereira, 33 anos, recolhia as verduras e os livros. Com o que os outros descartavam, ele se alimentava e também cursou o ensino fundamental e desenvolveu o interesse pela ciência. Na adolescência, fez curso técnico em enfermagem e teve a certeza de que a área de saúde era o caminho dele. Para chegar até o diploma de medicina, recebido ontem, Cícero cruzou a W3 Norte incontáveis vezes. A cada parada de ônibus, vasculhou as prateleiras do projeto Biblioteca Popular, do Açougue Cultural, em busca de títulos que o ajudassem na preparação para o vestibular. O hábito se manteve na graduação. O ex-catador, nove irmãos e a mãe moravam na Nova QNL, o Chaparral, entre Taguatinga e Ceilândia. Eles percorriam os contêineres de supermercados e verdurarias da cidade para abastecer a casa. No horário contrário ao das aulas, Cícero também vigiava carros em busca de trocados para colaborar com o sustento. “Se a gente não comia, não tinha como estudar”, lembra. Um dia, Cícero encontrou uma câmera fotográfica Polaroid em meio a sacolas e restos de refeições. Curioso com o equipamento, levou-o para casa e, então, descobriu que gostava daquilo. “Naquela noite, peguei a lente e fiquei observando piolhos. Então, lembrei que tinha visto na escola que o piolho é um artrópode, assim como as aranhas. Isso estimulou a minha vontade de saber mais sobre ciência”, conta. A partir das lições sobre animais, o rapaz se interessou pelos conhecimentos relacionados à saúde humana, em razão, inclusive, do histórico familiar. Como o pai morreu quando ele tinha 3 anos e a mãe era dependente alcoólica, coube a Cícero cuidar dos irmãos. “Eu era o curandeiro lá de casa. Pegávamos comida no lixo, e, por isso, tínhamos muita disenteria e doenças de pele. Aí, eu usava receitas caseiras e plantas para fazer remédio para os meus irmãos”, explica. A higienização dos alimentos era feita com limão. “A gente colocava tudo de molho, lavava bem, mas não resolvia totalmente o problema”, conta. Informações do Correio Web.
CPM 22, Natiruts e Vanessa da Mata foram as atrações da segunda noite do Festival de Inverno Bahia
31 Ago 2014 // 09:09
Nem a temperatura mais baixa e uma leve garoa foram capazes de diminuir a animação neste sábado (30), no Festival de Inverno Bahia. Com o público cantando em coro, a banda CPM 22 foi recebida nessa segunda noite de festa. “É a primeira vez que estamos aqui em Vitória da Conquista e já da pra perceber a boa energia de vocês! Tomara que possamos voltar em outras oportunidades”, foi o que declarou Fernando Badauí, vocalista da banda, logo nos primeiros instantes do show, que durou cerca de uma hora e meia.
Na última sexta-feira (29), em continuidade a "Operação Cabrito”, o Pelotão Especial Tático Operacional (PETO) da Polícia Militar apreendeu um veículo Honda Fit, com adulterações e indícios de ser “dublê”, em Brumado. O veículo e condutor foram encaminhados a delegacia local, onde será verificado se o carro em questão é produto de furto ou roubo. O condutor do veículo foi ouvido na delegacia e depois liberado.
O corpo de um homem identificado como, Marcos Antônio Aquino da Silva, conhecido como Timbal, foi encontrado nesse sábado (30) a tarde em um matagal localizado no Km 05 da estrada da empresa Magnesita, em Brumado. Ele foi morto com dois tiros de arma de fogo. A Polícia Técnica foi acionada e encaminhou o corpo ao Instituto Médico Legal (IML). Esse é 10º homicídio registrado na Capital do Minério, o quinto somente no mês de agosto. A Polícia Civil já investiga o caso.
Em um jogo muito disputado, cheio de adrenalina e com ginásio lotado, a Ibar vence o Juventude por 5x4 e fica com o título do Campeonato Brumadense de Futsal 2014. A decisão foi mais uma vez foi em três partidas. Na primeira, o Juventude venceu por 7x5. Já na segunda, a Ibar conquistou a vitória por 6x5 levando a decisão para essa sexta-feira (29). O primeiro tempo terminou com vitória do Juventude por 2x0. Já no segundo a Ibar partiu pra cima e conseguiu virar o jogo.
Após o apito final os torcedores puderam comemorar a grande vitória. A Ibar foi vice-campeão nos últimos três campeonatos. Em 2011, perdeu para o Novo Esperança, 2012 Feirense e 2013 para o Juventude.
O programa de governo de Marina Silva divulgado nesta sexta-feira (29/08) diz que é preciso um novo modelo de concepção do Estado, que contemple "uma gestão participativa, competente e uma governabilidade pautada pela transparência". O programa avalia que os impasses atuais da sociedade não serão superados sem uma "ampla participação" e faz uma crítica ao governo Dilma Rousseff — nesse quesito e ao longo de todo o texto. "Na direção oposta, o atual governo trabalha para substituir o cidadão, com seu consentimento a cada quatro anos, na tomada de decisões e na gestão das políticas públicas", afirma. Diz ainda que o modelo de democracia está em "evidente crise" e que atualmente se pratica o "loteamento do Estado em troca do apoio parlamentar e do tempo de televisão". De concreto, o texto defende a deflagração de uma reforma política, com a sugestão de seis mudanças: 1) a unificação dos calendários das eleições gerais, com o fim da reeleição e a adoção do mandato de cinco anos; 2) novos critérios para eleição de cargos proporcionais, como o de deputados federais e estaduais, sem precisar quais; 3) permissão de candidaturas avulsas aos cargos proporcionais, com o cumprimento de determinados requisitos; 4) redefinição da propaganda eleitoral gratuita para melhorar a representatividade da sociedade brasileira; 5) permissão da convocação de plebiscitos e referendos pelo povo e facilitar a iniciativa de apresentação de leis de iniciativa popular; 6) e fortalecimento dos mecanismos de transparência nas doações de campanhas eleitorais.



















