Agora Sudoeste
Agora Sudoeste

Forró do Sítio Novo: 7ª edição com Trio da Huanna, Adelmário Coelho, Edgar Mão Branca e Max & Léo

Forró do Sítio Novo: 7ª edição com Trio da Huanna, Adelmário Coelho, Edgar Mão Branca e Max & Léo

Acontecerá dia 13 de junho a festa mais esperada de Brumado e região: o Forró do Sítio Novo 2015. A 7ª edição do evento terá como atrações: Trio da Huanna, Adelmário Coelho, Edigar Mão Branca e Max & Léo. Além disso, o evento contará com uma megaestrutura de som e luz, com dois palcos e ainda comida e bebida à vontade exeto Whisky. A realização é da Solegal e Beto Bonelly.


Servidores ativos do Estado devem se recadastrar para não ficar sem salário

Servidores ativos do Estado devem se recadastrar para não ficar sem salário

Servidores públicos ativos ocupantes de cargos efetivos nas secretarias da Saúde (Sesab), Educação (SEC) e Segurança Pública (SSP) têm até o dia 13 de abril para acessar o Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br) e efetivar o seu recadastramento. Após este prazo, aqueles que não efetivarem a atualização cadastral no prazo estabelecido deixarão de receber os seus vencimentos. A suspensão do pagamento será mantida até que o servidor regularize a sua situação. Devem se recadastrar servidores que estiverem em atividade nos órgãos contemplados nesta primeira fase do recadastramento, inclusive aqueles contratados como cargo comissionado ou em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e também os que estejam em situação de férias; licença médica, licença prêmio, licença maternidade e outras licenças; à disposição de órgãos dos três poderes (com ou sem ônus); em exercício de mandato eletivo; respondendo a processo administrativo; em readaptação funcional, além de residentes; estagiários e menores aprendizes. Quase 70% dos mais de 120 mil servidores vinculados a estes órgãos já concluíram o recadastramento, que foi instituído através do Decreto Estadual N°15.960, publicado no dia 21 de fevereiro deste ano. O objetivo é validar os locais e jornada de trabalho dos servidores e, com isso, operacionalizar o sistema de recursos humanos do Estado. Além de balizar informações importantes para os novos gestores da Administração Estadual, o resultado do processo servirá para identificar a existência de possíveis não conformidades, tais como o acúmulo indevido de cargos e a incompatibilidade de horários de trabalho. Ainda este ano, o Estado vai anunciar as outras duas fases do recadastramento de ativos, as quais contemplarão os servidores em atividade nas demais secretarias e órgãos da Administração Estadual. Dúvidas sobre o recadastramento de servidores ativos poderão ser esclarecidas através do e-mail[email protected]


Brumado: Em grande grande jogo LEM Vento em Popa Janjar Futsal vence o Juventude

Brumado: Em grande grande jogo LEM Vento em Popa Janjar Futsal vence o Juventude
Foto: Hugo Darlan | Brumado Agora

Um grande jogo de futsal foi realizado na noite de sexta-feira (27), no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, em Brumado. O confronto foi entre as equipes Juventude e LEM Vento em Popa Janjar Futsal e quem levou a melhor foi o time de Luís Eduardo Magalhães que venceu pelo placar de 10 a 6, mostrando  grande superioridade em relação a equipe da Capital do Minério. Um bom público compareceu no ginásio para prestigiar o jogo. O LEM Vento em Popa Janjar Futsal está se preparando para disputar a Taça Brasil. Já o juventude, que contou com os principais jogadores brumadenses, se prepara para disputar o Campeonato do Sudoeste. (CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS).


Brumado: Por falta de estrutura no Campus XX da Uneb, alunos tem aulas fora da sala

Brumado: Por falta de estrutura no Campus XX da Uneb,  alunos tem aulas fora da sala
Foto: Jone Walker

A falta de estrutura no Campus XX da Uneb, em Brumado, tem acarretado em uma série de desconfortos aos alunos. Segundo informações obtidas pelo Brumado Agora, na sexta-feira (27), os estudantes do terceiro semestre do Curso de Direito tiveram aulas fora da sala. "Um professor, se deparando com a falta de ar-condicionado em sala de aula, e com o muito queixar dos alunos, viu como opção a flexibilização, convidando os alunos a uma aula ao ar livre, o que para alguns foi até muito agradável, mas sabemos que na realidade foi apenas um reflexo da falta de estrutura de nosso Campus XX da UNEB. E amanhã? Qual será nosso desafio? ",  disse um aluno.


Criatividade para reduzir despesas e enfrentar as turbulências econômicas e políticas

Criatividade para reduzir despesas e enfrentar as turbulências econômicas e políticas
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Por Carlos Prates

 

Os especialistas afirmam e já estamos sentindo na pele os efeitos maléficos do baixíssimo crescimento do PIB – Produto Interno Bruto de 2014 e o agravamento da situação econômica nos primeiros três meses de 2015. Creio que iremos necessitar fazer muita economia e reduzir despesas, bem como segurar com unhas e dentes os empregos. Para tal, precisaremos de criatividade, motivação, apoio familiar e uma boa pitada de sorte. Assim, relacionamos algumas dicas para estimular a criatividade. Avalie o que pode ser útil para a sua vida pessoal e profissional: 1)     Faça um plano de ação, em conjunto com os seus familiares, objetivando analisar  o orçamento doméstico (receitas e despesas), o que fazer para aumentar as receitas e diminuir as despesas; 2)     Idem, para avaliar como está o seu emprego e dos seus familiares, quais as oportunidades e ameaças, com a possibilidade de piora da situação econômica do país; 3)     Aprimore a sua capacidade de leitura e busque mais notícias relacionadas à economia e a sua atividade profissional; 4)     Veja de que maneira você poderá contribuir para que a sua empresa economize e aumente as vendas. Isso sinalizará para os seus chefes o quanto você está comprometido; 5)      Faça anotações e tenha sempre em mãos, papel, caneta e lápis. Pesquisas afirmam que tendemos a esquecer mais de 80% do que julgamos lembrar. Quantas mensagens você recebe por dia? Não confie somente na memória. Use também a memória do seu computador, agenda, caderninho e tudo que for necessário; 6)     Quando estiver diante de situações difíceis, busque a calma e depois parta para a solução. Ataque os seus  problemas de maneira ordenada. Tem um ditado popular que afirma: “ao descobrir qual é o problema, você já encontrou  metade da solução”. Se  você definir erroneamente o problema, as soluções serão ineficazes. 7)     Sempre que possível,  tenha atitudes positivas e otimistas. Nenhuma crise econômica, por mais difícil que seja, será para sempre. Alguns economistas falam que em 2016 a mesma será amenizada. Pelo sim e pelo não, tenha um plano que contemple até 2017. 8)  Escolha um lugar para pensar  alguns minutos por dia. Há pessoas que preferem o quarto, outras, o banheiro; quando estão caminhando, fazendo amor, ouvindo música, na internet, dançando, cozinhando, dirigindo. E você, quais os seus locais preferidos? Durante a minha vida eu já enfrentei muitas crises econômicas e situações turbulentas. Creio que o atual momento é muito difícil, pois envolve aspectos políticos, moral, ético e tudo isso está contaminando a economia e a confiança de todos nós que fazemos parte do imenso Brasil. Vamos pensar e agir com autoconfiança, sem perder de vista os fatos reais. Outro aspecto relevante é cobrar ações eficazes dos políticos, pois grande parte do que está ocorrendo na economia foi consequência de má gestão administrativa e corrupção, muita corrupção!


Deputado Marquinho Viana solicita informatização do RETRAN de Barra da Estiva

Deputado Marquinho Viana solicita  informatização do RETRAN de Barra da Estiva
Foto: Divulgação

Em audiência na última terça-feira (24) com o Diretor Geral do DETRAN, Maurício Bacelar,e o assessor especial, ex-deputado Coronel Santana, o deputado Marquinho Viana (PV), solicitou  a informatização do RETRAN de Barra da Estiva e a sinalização vertical e horizontal da sede deste município e do município de Coribe.  Receptivo aos pedidos do deputado, o Diretor do DETRAN autorizou a informatização do RETRAN e a ida de um técnico para fazer o levantamento em Barra da Estiva, para a possível implantação da sinalização.


Brumado: Polícia Militar inicia operação de repressão contra o crime

Brumado: Polícia Militar inicia operação de repressão contra o crime
Foto: Divulgação | Polícia Militar

Um dia após assumir o comando da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM) o Major PM Jocevã Lima Oliveira iniciou um ciclo de operações preventivas, as quais serão realizadas durante todo o final de semana . Está sendo utilizado um efetivo com 25 policiais de Brumado e região, seis viaturas e 07 motocicletas . Segundo o Major, estas operações ocorrerão constantemente, não só em Brumado, como em toda a área de responsabilidade da Companhia.

Brumado: Polícia Militar inicia operação de repressão contra o crime
Foto: Divulgação | Polícia Militar

INFORME PUBLICITÁRIO

Brumado: Abasteça seu veículo no Posto Meira

Brumado: Abasteça seu veículo no Posto Meira
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Na hora de abastecer seu veículo vá ao Posto Meira, atendimento preferencial e combustíveis de qualidade. Aproveite essa super promoção gasolina por somente R$ 3,40 o litro. É isso mesmo R$ 3,40 o litro da gasolina no Posto Meira. Esse preço só é válido para este sábado (28). Posto Meira, Avenida Coronel Santos, 785, saída para Vitória da Conquista, Bairro São Felix. Telefone: 77 3441-7851.


Preço de medicamentos deve ter reajuste de entre 5% e 7,7% neste ano

Preço de medicamentos deve ter reajuste de entre 5% e 7,7% neste ano

Os percentuais oficiais de reajuste máximo no preço dos remédios devem ser divulgados pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), no dia 31 de março. Estima-se que o preço tenha reajuste máximo entre 5% e 7,7% neste ano, segundo estimativas da indústria farmacêutica, valores estes  superiores aos do ano passado, quando variavam de 1% a 5,7%, e também da inflação oficial de 2014 (6,41%). A previsão, no entanto, é que haja pouca variação em relação aos cálculos da indústria. Os índices, que se baseiam em fatores como produtividade e custos dos insumos, foram divulgados no Diário Oficial da União na quinta-feira (26). Ao todo, 19 mil produtos estão sujeitos ao novo reajuste. Entram nessa lista, por exemplo, medicamentos como Omeprazol, contra gastrite, e o antibiótico Amoxicilina. Na outra ponta, remédios fabricados por menos empresas, os quais as indústrias teriam facilidade para aumentar os preços, têm menor índice de reajuste permitido.


Genes Academia: Confira as academias confirmadas para a 2ª Corrida de Academias

Genes Academia: Confira as academias confirmadas para a 2ª Corrida de Academias

Academias de Brumado e região participarão no dia 12 de abril, em Brumado, da 2ª Corrida de Academias. O evento é promovido pela Genes Academia -  em comemoração aos seus 25 anos -  e é um incentivo a prática de esportes e a melhoria na qualidade de vida de pessoas de todas as idades. As seguintes academias já estão confirmadas na corrida: Academia do Clube Social, Victor Academia, LifeAcademia, Oficina do Corpo, Estimulo Academia, QualiVida Academia, Studios Movimento, Ana Rita Studio, Neto Studio, CorePersonal, Studio Zônia Amorim Personal, Barra Fitness e Erghos Academia e Júnior/Mirella Fitness, ambas de Livramento de Nossa Senhora. Reúna a sua turma e venha correr conosco! Realize a sua inscrição! Taxa de R$ 25, com direito a camisa. Informações pelos telefones: (77) 3441 -5016, falar com Mônia ou Nete.


Nota de Esclarecimento: Medcasa permanece suspenso em todos os municípios pactuados

Nota de Esclarecimento: Medcasa permanece suspenso em todos os municípios pactuados

A Prefeitura de Brumado através de nota informa que o Programa Medicamento em Casa (MEDCASA) encontra-se suspenso. Esta situação tem influenciado na reposição do estoque dos medicamentos da rede básica, os quais são distribuídos pela Farmácia Básica. Com isso, o município de Brumado é penalizado pela dificuldade em manter estoque desses medicamentos, pelo aumento da demanda de atendimento na Farmácia Básica e aumento do custo da contrapartida municipal. Esta situação tem indignado a população, principalmente os pacientes que dependem dos medicamentos disponibilizados pela rede básica e anteriormente entregues em suas residências.  O Programa Medicamento em Casa (MEDCASA) em nosso município, durante o período de 2008 a 2014, foi ampliado, chegando a 3525 pacientes cadastrados, sendo que desses: 2536 pacientes hipertensos; 90 diabéticos; 528 Hipertensos e Diabéticos; 371 pacientes do planejamento familiar. Porém, desde o mês de Dezembro o sistema MEDCASA encontra-se bloqueado, sem permitir qualquer acesso aos municípios pactuados, gerando uma desconfiança na reativação e continuidade do programa.  No dia 23 de março de 2015, a Coordenadora da COPEAF/DASF/SAFTEC da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), enviou Oficio Circular 001/ 2015, informando que atualmente o Programa Medicamento em Casa está sendo avaliado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde – COSEMS e, posteriormente, será avaliada em Comissão Intergestores Bipartite - Ba (CIB) à sua continuidade ou cancelamento.


INFORME PUBLICITÁRIO

Central das Soldas - Perfuração

Central das Soldas - Perfuração

Brumado: 'Só aumentar viatura e efetivo não adianta, temos que resolver também a questão social', disse comandante do CPR Sudoeste

Brumado: 'Só aumentar viatura e efetivo não adianta, temos que resolver também a questão social', disse comandante do CPR Sudoeste
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Em entrevista ao Brumado Agora na manhã de quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores, durante a cerimônia militar que marcou a passagem de comando da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM), onde o Major PM Silvio Berlink Santos foi substituído para o Major PM Jocevã Lima Oliveira, o Cel PM Inácio Paz de Lira Júnior, Comandante do Policiamento Regional Sudoeste,  falou sobre o efetivo da Polícia Militar, criminalidade e da importância do trabalho social no combate ao crime. “A violência e a criminalidade são fenômenos do mundo contemporâneo. O governador convocou recentemente 2 mil policiais, mas anualmente perdemos cerca de 700 policiais. Isso não significa dizer que é um déficit , o importante é que mais policiais foram convocados para formação e outros concursos virão. O que temos de “baixas” são essas saídas normais de policiais que se aposentam, que passam em concursos. Hoje, estamos investindo  e promovendo junto aos prefeitos municipais o incremento de novas tecnologias, como câmeras e sistemas de monitoramento que ajudam muito a Polícias Militar”, explicou. O Major desejou sucesso na jornada do novo comandante empossado, e observou a necessidade de resolver-se a questão social, na melhoria do enfrentamento a violência e a criminalidade. “Desejo ao Major Jocevâ  que cumpra a sua missão como foi anteriormente bem cumprida pelo Major Sílvio Berlink. Que ele tenha a certeza que a corporação busca o melhor para a sociedade. A corporação tem evoluído bastante, estamos há 190 anos prestando serviços e cada vez mais temos que melhorar nossas atividades. Lembramos que os problemas de segurança e criminalidade nas comunidades se resolvem, ou diminuem, não só com efetivo policial, mas também com investimentos na área de educação, lazer, esportes e espaços de convivência , que livram a juventude de ser cooptada para o tráfico e para o crime. Só aumentar viatura e efetivo não adianta, temos que resolver também a questão social”, asseverou.


Deputado Marquinho Viana participa de reunião com membros do 'Fórum pelo Nordeste'

Deputado Marquinho Viana participa de reunião com membros do 'Fórum pelo Nordeste'
Foto: Divulgação

Na Comissão de Agricultura da AL-BA, presidida pelo Deputado Vitor Bonfim, o Deputado Marquinho Viana (PV) compôs com os deputados baianos, Marcelo Nilo -  presidente da Assembleia -  Adolfo Viana, Luciano Simões e Eduardo Sales, o grupo que recebeu a comitiva de parlamentares pernambucanos, Odacy Amorim (PT), Miguel Coelho (PSDB),  Rodrigo Novaes(PSD) e Claudinano Martins Filho (PSDB), responsáveis por divulgar a proposta do 'Fórum pelo Nordeste', cujo principal objetivo é buscar soluções para a seca na Região Nordeste. A próxima reunião do Fórum será no dia 1º de abril, na Assembleia Legislativa de Alagoas.


Aprovado projeto que torna crime hediondo assassinato de policial em serviço

Aprovado projeto que torna crime hediondo assassinato de policial em serviço
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Projeto de lei que torna crime hediondo e homicídio qualificado assassinar policial, bombeiro militar, agentes penitenciários e integrantes das Forças Armadas e da Força de Segurança Nacional, quando estiverem em serviço, foi aprovado hoje (26) pela Câmara dos Deputados. Originário do Senado, o projeto retorna aos senadores para nova apreciação por ter sido modificado pelos deputados. O projeto prevê ainda que o agravamento da pena se estende em caso de assassinato do cônjuge, companheiro ou parente até o terceiro grau do agente público de segurança. Em tais casos, a pena será de reclusão de 12 a 30 anos, enquanto, no caso de homicídios simples, a pena de reclusão varia de seis a 20 anos. O texto dos senadores não tratava de penas no caso dos parentes dos agentes públicos. O projeto aprovado altera o Código Penal e a Lei de Crimes Hediondos e estabelece que a lesão corporal cometida contra agentes de segurança em serviço e seus parentes será aumentada de um terço a dois terços. São classificados atualmente como crimes hediondos o genocídio, a tortura, o estupro, o latrocínio e o sequestro, entre outros. Esses delitos não recebem indulto, anistia ou graça e não podem ser objeto de fiança.


INFORME PUBLICITÁRIO

Brumado: Confira as especialidades da Clínica Master

Brumado: Confira as especialidades da Clínica Master

Jogador brumadense Jonathan integrante do LEM Vento em Popa Janjar Futsal fala sobre o jogo contra o Juventude e sua carreira

Jogador brumadense Jonathan integrante do LEM Vento em Popa Janjar Futsal fala sobre o jogo contra o Juventude e sua carreira
Foto: Hugo Darlan | Brumado Agora

O brumadense Jonathan Aguiar , integrante da equipe do LEM Vento em Popa Janjar Futsal, em entrevista ao Brumado Agora falou sobre sua carreira como jogador de futsal e da expectativa em jogar na Capital do Minério. “É muito bom fazer parte desta equipe, honrar a camisa do LEM, que é o time onde atuo como profissional. Agradeço sempre a cidade de Brumado, pois foi aqui que aprendi a jogar, onde iniciei nas categorias do Ajax, com o famoso ‘Zé Veraldo’. Aqui no Ginásio de Esportes iniciei minha trajetória e vi grandes nomes do futsal aqui da cidade se destacarem, como exemplo do Marlon, que marcou muito o meu início de carreira e do qual sou fã”.

Jogador brumadense Jonathan integrante do LEM Vento em Popa Janjar Futsal fala sobre o jogo contra o Juventude e sua carreira
Osmélia mãe do jogado acompanhou o treino no Ginásio Antônio Alves Ribeiro. (Foto: Hugo Darlan | Brumado Agora)

O atleta espera que o jogo que acontece na noite de hoje (27), contra o Juventude, seja um grande jogo, e convida a população brumadense a lotar o ginásio. “O povo de Brumado tem um carinho e uma paixão muito especial pelo Futsal e espero que hoje a noite o Ginásio atraia um grande público, como antigamente, para ver o nosso time jogar e também o time da cidade, que respeito bastante e já vi jogar, no time há  pessoas que cresceram comigo”, disse o atleta.


Futsal: LEM Vento em Popa Janjar Futsal treinou na manhã desta sexta (27) em Brumado

Futsal: LEM Vento em Popa Janjar Futsal treinou na manhã desta sexta (27) em Brumado
Foto: Hugo Darlan | Brumado Agora

Na manhã desta sexta-feira (27), a equipe LEM Vento em Popa Janjar Futsal treinou no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, em Brumado, se preparando para o jogo de logo mais a noite contra o Juventude (representante brumadense). Em entrevista ao Brumado Agora, o técnico ‘Fininho’ falou sobre a equipe e o trabalho desenvolvido visando às demais competições. “Este ano, estamos com um bom trabalho. Já tivemos a participação na Copa Cataratas, onde tivemos uma avaliação positiva, apesar dos resultados, embora o nosso maior objetivo seja a Taça Brasil, que acontece no próximo mês, em Campo Grande”, disse Fininho.

Futsal: LEM Vento em Popa Janjar Futsal treinou na manhã desta sexta (27) em Brumado
Foto: Hugo Darlan | Brumado Agora

O treinador aposta na partida em Brumado para manter o ritmo de jogo da equipe e convida a população para assistir esta grande partida.  “Este amistoso que acontece aqui em Brumado veio em boa hora, porque nossa equipe precisa de jogo e  precisamos colocar os atletas em ritmo de jogo, pois, o treino é uma coisa e no jogo há possibilidade de corrigi-los. Esperamos que seja feito um bom espetáculo para quem possa comparecer e assistir a partida”, declarou.


Secretaria da Fazenda: Atendimento aos contribuintes de Brumado e região serão concentrados no SAC do município, a partir de abril

Secretaria da Fazenda: Atendimento aos contribuintes de Brumado e região serão concentrados no SAC do município, a partir de abril
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

O atendimento aos contribuintes da Fazenda Estadual em Brumado e região passará a ser feito, a partir de abril, exclusivamente na unidade do SAC - Serviço de Atendimento ao Cidadão localizada no município (Rua Exupério Pinheiro Canguçu, térreo, 300 Centro). A medida é parte da estratégia da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba) para otimizar as suas atividades, o que inclui a migração do atendimento para o SAC nos municípios que dispõem de postos do Serviço. As atividades específicas de fiscalização deixarão de ser feitas pela Inspetoria da Fazenda de Brumado, que será extinta, passando a ser centralizadas em Vitória da Conquista, município vizinho onde está instalada a Diretoria de Administração Tributária da região Sul (DAT-Sul).  Com o desenvolvimento tecnológico da Sefaz-Ba, que permite a fiscalização cada vez mais baseada nos dados digitais dos contribuintes processados via Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), as medidas de otimização já resultaram na extinção de outras inspetorias fazendárias: Ipiaú, Senhor do Bonfim, Santo Amaro e Itamaraju. Junto com a de Brumado, outra inspetoria que deixa de existir é a de Valença, que terá suas atividades de fiscalização absorvidas pela Infaz de Santo Antônio de Jesus.  Na unidade da Sefaz localizada no SAC de Brumado, os contribuintes têm acesso seguintes serviços: Ato Declaração de Isenção/ Imunidade ICMS/IPVA/ITD; Autorização para Confecção de Nota Fiscal via PAIDF; Baixa de IPVA; Cadastro - Produtor Rural; Cancelamento de NF – PAIDF; Consultas Cadastrais; Emissão de Nota Fiscal Avulsa; ITD - Cálculo,Emissão de Dae e Liberação de Guia; Levantamento da Situação Cadastral; Protocolo de Restituição de ICMS / IPVA / ITD / TAXA; Protocolização de Regimes Especiais; Protocolização de Termos de Acordo; Recebimento Docs Fiscais Não Utilizados (vencidos); Senha Internet (via Termo de Responsabilidade) e outras (Informações/Orientações).

 

 


Ex-vereador Léo Vasconcelos lamenta falecimento do seu grande amigo 'Nenzim'

Ex-vereador Léo Vasconcelos lamenta falecimento do seu grande amigo 'Nenzim'
Foto: Divulgação

Faleceu na madrugada desta sexta-feira (27), no Hospital Aristide Maltez, em Salvador, Adalberto Ribeiro dos Santos, 55 anos, conhecido como 'Nenzim' e irmão de João Ribeiro, ex - secretário da Fazenda de Brumado. Ele foi diagnosticado com câncer de próstata, não resistiu as complicações da doença e veio a óbito. O ex-vereador Léo Vasconcelos lamenta a morte do seu amigo, com sentimentos de solidariedade à família. 


UNEB: Sem salas de aula, calouros do curso de Direito em Brumado iniciam atividades no auditório

UNEB: Sem salas de aula, calouros do curso de Direito em Brumado iniciam atividades no auditório
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

“O curso de direito da UNEB em 2015 começou com um novo problema: a turma de calouros não terá sala para se instalar”. Esta informação foi enviada por alunos da instituição, que em contato com o Brumado Agora, disseram ainda que, para que as aulas tivessem início, a solução encontrada por seu diretor foi “acomodar os alunos num auditório, ao lado da qual há salas de setores da universidade”. O problema, entre outros, é que o local designado como “sala de aula” possui um fluxo intenso de pessoas, ou seja, não haverá a privacidade necessária para um bom rendimento pedagógico.

UNEB: Sem salas de aula, calouros do curso de Direito em Brumado iniciam atividades no auditório
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

"Há muita contrariedade entre os novos estudantes, que não esperavam que o campus estivesse instalado num antiga pousada com reduzidas dimensões e sem estrutura para fazer funcionar a contento cursos superiores. Falou-se ano passado que as instalações se mudariam para o antigo shopping. Mas isso por enquanto não saiu do papel. O curso de direito ainda não formou a primeira turma, o que deve acontecer em dois anos. Enquanto isso, a cada ano, uma nova turma ingressa sem saber o que será inclusive de seu destino institucional, pois, na verdade, o curso é uma turma de extensão da UNEB Camaçari”, observaram os alunos.

UNEB: Sem salas de aula, calouros do curso de Direito em Brumado iniciam atividades no auditório
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Ainda de acordo informações dos universitários, um professor - a fim de tentar consolidar a UNEB em Brumado -  está fazendo conexão entre uma pessoa interessada em fazer doação, com a administração superior da UNEB, a qual designou outro professor para incorporar uma área de no mínimo 40.000 metros quadrados, já tendo a UNEB garantido que, assim que for feita a transferência, irá colocar em orçamento para o próximo ano o início da construção. “Enquanto isso, para os calouros, as aulas serão mesmo no auditório, restando saber onde serão os eventos que precisem dele”, ressaltam os estudantes.


BA: Funcionário da Embasa paralisam por 24h na segunda (30)

BA: Funcionário da Embasa paralisam por 24h na segunda (30)
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Na próxima segunda-feira (30), os empregados da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) – setor administrativo - farão uma paralisação por 24h. A decisão foi confirmada na  noite dessa quinta-feira (26), após uma reunião da categoria. Os funcionários reivindicam  garantia imediata de cobertura do plano de saúde, no interior e na capital. De acordo com o secretário-geral do Sindae, Grigório Rocha, a prestação de serviço da Promédica é ineficiente. A operadora é responsável pelo plano de saúde dos funcionários da Embasa e foi contratada com dispensa de licitação por mais de R$ 38 milhões, em fevereiro deste ano. Entre as queixas dos empregados, estão a restrita rede de clínicas credenciadas na Promédica; a alegação, por parte das unidades de saúde, da falta de pagamento da operadora e a demora de 45 dias para conseguir marcar uma consulta. A categoria também pleiteia o início do processo de autogestão do plano de saúde. Caso a paralisação aconteça, o sindicato garante que não haverá prejuízo no abastecimento da população do estado. 


Veja as fotos da solenidade de passagem de comando da 34ª CIPM

Veja as fotos da solenidade de passagem de comando da 34ª CIPM
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Aconteceu na manhã de quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores de Brumado, a cerimônia militar que marcou a passagem de comando da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM). O Major PM Silvio Berlink foi substituído para o Major PM Jocevã Oliveira, em solenidade. (CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS).


Acusado de estupro no Rio Grande do Sul é localizado e preso em Barra da Estiva

Acusado de estupro no Rio Grande do Sul é localizado e preso em Barra da Estiva
Foto: Divulgação | Polícia Civil

Daniel Miranda dos Santos, de 41 anos, procurado pela polícia do Rio Grande do Sul, foi localizado e preso nessa quinta-feira (26), no município de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina. O referido é acusado de estupro, na cidade de Brasilândia, e após investigações do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Rio grande do Sul, em parceria com a polícia baiana, descobriu-se que ele estava residindo no município e trabalhando em uma empreiteira. O acusado foi apresentado na delegacia de Barra da Estiva e será transferido para a cidade de Brasilândia.


Rui Costa se reúne com APLB e conclama categoria a participar do Pacto Pela Educação

Rui Costa se reúne com APLB e conclama categoria a participar do Pacto Pela Educação
Foto: Amanda Oliveira | GOVBA

O governador Rui Costa apresentou a membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) o Pacto Pela Educação e conclamou toda a categoria a participar do programa, que será lançado na próxima segunda-feira (30). O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (26), na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e contou com a participação dos secretários da Educação, Osvaldo Barreto, de Relações Institucionais, Josias Gomes, e da coordenadora da APLB, Marilene Betros, entre outros representantes. "Dia 30 de março, nós vamos apresentar várias ações do Pacto, de material didático à capacitação de professores, que precisam estar envolvidos neste projeto e ser cada vez mais valorizados", disse o governador, que, recentemente, garantiu a substituição do regime de contrato PST pelo REDA em todo o estado. De acordo com o secretário da Educação, além dos trabalhadores, toda a sociedade está convocada a se envolver na busca da melhoria dos indicadores educacionais no estado.“O ato da segunda representa um momento histórico para a Bahia, quando o governador convidará os 417 prefeitos a assinar juntamente com ele um documento que representará um pacto do Governo com cada município baiano em prol da melhoria da qualidade da educação”, afirmou. O Pacto pela Educação visa melhorar o rendimento e a proficiência dos estudantes, resultando em melhores indicadores e desempenho escolar através de uma grande mobilização entre poderes públicos, educadores, pais, alunos e toda a sociedade. As ações previstas se dividem em cinco eixos temáticos que envolvem a colaboração entre Estado e municípios, fortalecimento da educação básica na rede estadual, educação profissional, parcerias com universidades, empresas e organizações sociais, além da integração família-escola. O ato de lançamento será realizado às 9h, no Senai/Cimatec, na Avenida Orlando Gomes, em Salvador.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais