Brumado: Bandidos armados fazem 'arrastão' em bar, advogado também foi vítima

Brumado: Bandidos armados fazem 'arrastão' em bar, advogado também foi vítima
Os bandidos roubaram dinheiro das pessoas que estavam no bar. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Indivíduos armados abordaram clientes de um bar localizado na Rua Feliciano Santos, no Bairro das Flores, em Brumado. A ação foi registrada na noite desta segunda (04), por volta das 22 horas, e, segundo testemunhas, os referidos adentraram o local, ameaçando os presentes com armas de fogo e exigindo todo o valor em dinheiro que possuíam. Um advogado que também estava no local foi vítima da ação dos meliantes. Os bandidos fugiram do estabelecimento levando todo o dinheiro subtraído e, mesmo sendo acionada em seguida, a polícia não conseguiu capturá-los. A polícia realizou rondas pela cidade, no entanto, até o momento, os criminosos não foram localizados.


Brumado: Alessandro Lôbo alerta para demissões de 400 homem no canteiro da Fiol, em Ubiraçaba

Brumado: Alessandro Lôbo alerta para demissões de 400 homem no canteiro da Fiol, em Ubiraçaba
Segundo Alessandro Lôbo será demitidos 400 homens. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, desta segunda-feira (04), o vereador e presidente do legislativo, Alessandro Lôbo e Silva (PSL) comentou sobre a demissão de cerca de 400 homens que trabalhavam nas obras da Fiol, em Ubiraçaba, prestando serviço a empresa Andrade Gutierrez na construção de dormentes. “A empresa cessou a construção de dormentes. Todos os dormentes necessários à construção da ferrovia já foram concluídos, com isso, obviamente, as pessoas que estavam trabalhando na construção destes dormentes foram desligadas, por conta do término desta fabricação”, explicou. Silva pontuou ainda que essas demissões vão ser sentidas no comércio, pois causa um desaquecimento na economia local. “Com isso, nos já podemos prever aqui um desaquecimento, não de imediato, mas Brumado já vai começar a sentir este reflexo. Preocupa-nos muito o término da obra da ferrovia, Brumado tem um momento aquecido na economia, cerca de R$  500 mil/mês , entram de ISS (Imposto Sobre Serviços), entram na cidade, proveniente da construção da ferrovia. Então, como o processo de construção já está no final, isso começa a desacelerar”. O vereador ressaltou, ainda, que neste momento é necessário que a Casa cobre a construção do Porto Seco em Brumado, para que se gere empregos na cidade. “Temos que pensar no futuro, temos que cobrar da comissão da Fiol que o Porto Seco seja instalado em Brumado, para que nós não possamos vir a ver a riqueza de outros municípios passar por cima da nossa terra”, disse.


Chuva de granizo deixa casas sem telhas no interior da Bahia

Chuva de granizo deixa casas sem telhas no interior da Bahia
Chuva de granizo assusta moradores de Feira de Santana e Maragogipe. (Foto/Reprodução: Acorda Cidade)

Uma chuva de granizo assustou moradores de distritos situados nas regiões de Maragogipe e Feira de Santana na tarde de segunda-feira (4). Em São Roque do Paraguaçu e em Maria Quitéria, por exemplo, a tempestade acompanhada de granizo deixou várias casas destelhadas. Segundo moradores, fazia muito calor quando o tempo mudou de repente e uma nuvem de chuva se aproximou, com ventos fortes e trovoadas, provocando o fenômeno, que não é comum considerando o clima quente da região. O Climatempo aponta que ainda no último fim de semana foi registrada uma intensificação de nuvens de instabilidade na região nordeste, que se formou devido a um padrão de vento que se estabeleceu na atmosfera, conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Na extremidade desse sistema, ocorre a formação de nuvens carregadas. Com a intensificação do sistema, ocorrem tempestades e chuva de granizo. 


Beber com amigos duas vezes por semana é bom para saúde dos homens, sugere pesquisa

Beber com amigos duas vezes por semana é bom para saúde dos homens, sugere pesquisa
Robin Dunbar recomenda aos homens que, além de beber cerveja e conversar com os amigos praticar esportes, também duas vezes por semana é importante para saúde.

Sair para tomar cerveja e bater papo com os amigos é bom para a saúde dos homens, de acordo com pesquisa publicada na Inglaterra. O estudo da Universidade de Oxford revelou que o hábito de sair para beber, pelo menos duas vezes por semana com os amigos ajuda o homem a se recuperar mais rápido de doenças e coopera para o aumento de generosidade nos marmanjos. Um homem entrevistado pelo Brumado Agora e que pediu para não ter sua idade revelada acredita que os encontros semanais com os amigos faz bem. "Se a pesquisa está dizendo isso, não sou eu para contestá-la. Cada um segue seu ritmo de vida. Se ele não tomar exageradamente creio que aí faz bem". A pesquisa que revelou os benefícios das saídas semanais para beber com aos amigos para a saúde do homem foi realizada por Robin Dunbar, diretor do grupo de pesquisa social e evolucionário de neurociência da Universidade de Oxford, no Reino Unido. Robin Dunbar recomenda aos homens que, além de beber cerveja e conversar com os amigos praticar esportes, também duas vezes por semana é importante para saúde.


Eduardo Vasconcelos assume presidência do PSB em Brumado

Eduardo Vasconcelos assume presidência do PSB em Brumado
Eduardo Vasconcelos recém filiado ao PSB assume a presidência do partido. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

O vereador Márcio Moreira anunciou sua saída da presidência do PSB. A declaração foi proferida durante a sessão da Câmara de Vereadores de Brumado desta segunda-feira (04) e, de acordo o vereador, a presidência será assumida pelo  ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos. Em entrevista recente ao Brumado Agora, Márcio Moreira já havia informado  que o ex-prefeito iria assumir a legenda na Capital do Minério. Contudo, o parlamentar não deu maiores explicações, apenas falou sobre a mudança no comando da sigla no município. Com pretensões políticas em 2014, Eduardo deve buscar fortalecer o seu nome para a disputa do pleito.


Deputado Marquinho Viana e Dedé, prefeito de Tanque Novo, recebem médicos cubanos

Deputado Marquinho Viana e Dedé, prefeito de Tanque Novo, recebem médicos cubanos
Foto: Divulgação

O deputado estadual Marquinho Viana  (PV), esteve em Tanque Novo, no sudoeste da Bahia, na última sexta-feira (1º), quando o prefeito José Messias Carneiro "o Dedé" (PMDB) recebeu a dupla de médicos cubanos que trabalharão no município. O deputado considera que o programa Mais Médicos do governo federal contribuirá para ampliar o atendimento à população, melhorando as condições de saúde das famílias.


Brumado: 18ª Ciretran leiloa veículos apreendidos

Brumado: 18ª Ciretran leiloa veículos apreendidos
O leilão acontece na quarta-feira, 06, a partir das 09hs, na sede do 9º Batalhão da Polícia Militar, em Conquista. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

O Departamento Estadual de Trânsito do Estado da Bahia (Detran-BA) realizará leilão para a venda de veículos apreendidos e não retirados por seus proprietários dentro dos prazos e formas estabelecidos pela lei, na sede e diversos municípios do interior. Desta forma, a realização do 3º leilão para os veículos que se encontram na 18ª Ciretran-Brumado acontece no dia 06 de novembro, a partir das 09hs, na sede do 9º Batalhão da Polícia Militar, no município de Vitória da Conquista. Os interessados poderão visitar os veículos em horário de atendimento ao público da Ciretran, das 08:00hs às 12:00hs e das 13:30hs às 16:00hs.


Casos de estupros no país cresceram 18%, mostra relatório

Casos de estupros no país cresceram 18%, mostra relatório
Casos de estupros cresceram 18% no país, aponta Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

O número de estupros no Brasil subiu 18,17% em 2012, na comparação com o ano anterior, aponta o 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Em todo o país, foram registrados 50,6 mil casos, o correspondente a 26,1 estupros por grupo de 100 mil habitantes. Em 2011, a taxa era de 22,1. Os estados com as maiores taxas de estupro para cada 100 mil habitantes foram Roraima, Rondônia e Santa Catarina. As menores taxas, por sua vez, ocorreram na Paraíba, no Rio Grande do Norte e em Minas Gerais. O relatório completo será divulgado amanhã (5), em São Paulo. Segundo dados do documento, o total de estupros (50,6 mil casos) superou o de homicídios dolosos (com intenção de matar) no país. Foram registradas 47,1 mil mortes por homicídio doloso em 2012, subindo de 22,5 mortes por grupo de 100 mil habitantes em 2011, para 24,3 no ano passado, uma alta de 7,8%. Alagoas continua liderando o ranking de homicídios dolosos com 58,2 mortes por grupo de 100 mil habitantes, mas houve redução da taxa. Em relação a 2011, o índice recuou 21,9%, ou seja, passou de 2,3 mil mortes em 2011, para 1,8 mil mortes em 2012. Agência Brasil.


Brumado: PT define chapa para disputa do PED 2013

Brumado: PT define chapa para disputa do PED 2013
O Processo de Eleições Diretas deverá acontecer neste domingo (10). (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Após reunião entre membros integrantes do Partido dos Trabalhadores, em Brumado, definiu-se um novo diretório municipal, consensuada entre todos os membros, o qual mesclava militantes antigos do partido na Capital do Minério, que são comandados por Luiz Frederico (Fredinho) Rêgo, e a nova geração do partido, seguida pela ex-deputada estadual Marizete Pereira e seu esposo Edmundo Pereira Santos. No entanto, segundo José Luiz Ataíde, em entrevista ao Brumado Agora, na manhã desta segunda-feira (04), Fredinho, três dias após a decisão do grupo, apresentou uma nova chapa, onde seu grupo possuía 60% dos membros integrantes. Esta ação causou uma série de impasses dentro do partido municipal, já que os membros defendiam a inscrição da chapa consensuada pelo grupo. Com o imbróglio, a definição da chapa do diretório municipal passou para o nível estadual e, segundo uma fonte, a qual solicitou que sua identidade fosse preservada, o partido optou pela primeira chapa formada, aquela em que prevalece o consenso entre os membros. Mesmo nesta chapa, Fredinho continua a ser o candidato único a presidente do partido no PED (Processo de Eleições Diretas) que deverá acontecer neste domingo (10).


Vândalos destroem banco na Avenida Alta Leite em Brumado

Vândalos destroem banco na Avenida Alta Leite em Brumado
Ato de vandalismo destrói banco na Avenida Alta Leite. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Atos de vandalismo têm sido registrados com frequência em Brumado. Em sua grande maioria, os alvos são bens públicos, pagos com os impostos da população, mas que estão sendo destruídos por vândalos que não se preocupam com materiais e com a falta que farão aos cidadãos de bem. Na manhã desta segunda-feira (04), a reportagem do Brumado Agora flagrou um dos bancos da Avenida Alta Leite, localizada no bairro Santa Tereza, próximo ao antigo Matadouro Municipal, completamente destruído. Não há informações de quem possa ser o autor (res) do ato. Cabe lembrar que  a localidade informada é muito utilizada pela população para a prática de caminhadas e os bancos servem, tanto para o descanso destes, ou para a comunidade local em seus momentos de lazer.


Bahia é o 4º Estado com mais homicídios no Brasil, Brumado já registrou 19

Bahia é o 4º Estado com mais homicídios no Brasil, Brumado já registrou 19
19 pessoas foram assassinadas em Brumado em 2013. (Foto/Arquivo: Wilker Porto | Brumado Agora)

O número de assassinatos no Brasil em 2012 foi o maior desde 2008, e a Bahia contribui engordando essa preocupante estatística negativa. A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), atesta que o Estado da Bahia foi o 4º com mais homicídios no Brasil, com 40,7 por 100 mil habitantes, bem acima da média nacional, que foi de 25,8. As cinco primeiras posições da lista são ocupadas por estados do Norte/Nordeste. Alagoas lidera com 61,8 homicídios por 100 mil habitantes, seguido pelo Pará (44) e Ceará (42,5) e Sergipe (40). Em todo país foram 108 mil assassinatos em 2012, maior número desde 2008. Destes 74.136 foram homicídios dolosos, 1.810 assaltos seguidos de morte e 1.162 lesões corporais seguidas de morte. A Bahia ocupa ainda o 3º em mortes durante assaltos a bancos. Em Brumado já foram registrados esse ano 19 assassinatos. Informações Estadão.


Brumado: Zé Luiz diz que 'Fredinho descumpriu acordo para formação de chapa para disputa do PED'

Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

 

Em entrevista ao Brumado Agora na manhã desta segunda-feira, 04, o suplente de vereador, José Luiz Alves Ataíde (PT), explicou os imbróglios envolvendo o diretório municipal para o  PED - Processo de Eleições Diretas do Partido dos Trabalhadores. Segundo Ataíde,  após o falecimento de Washington Franco, a comissão provisória ficou com a presidência de Luiz Frederico (Fredinho) Rego. Com isso novas discussões foram abertas  para definir o diretório municipal, já que a provisória só poderia atuar até o dia 10 de novembro. “Discutirmos uma chapa para os membros diretórios, formamos uma comissão composta por 12 membros para discutir e elaborar uma chapa de consenso. Desta forma, mesmo com a indicação do meu nome para presidente, o qual renunciei, apoiando o nome de Fredinho, fechamos uma chapa de consenso, chapa competitiva e representativa, tanto da sede, quanto da zona rural, e tendo Fredinho como presidente”, explicou.

 

Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

 

No entanto, mesmo com o consenso do grupo, e com a chapa já formada, de acordo Ataíde, Fredinho apresentou uma  chapa, com novos membros compondo o diretório. “Todas as chapas foram acordadas pelos membros do grupo, mas para nossa surpressa, passados 3 dias, Fredinho apresentou uma nova chapa, inclusive, com pessoas que não havia participado de todas as reuniões. Ele queria 60% da chapa e que nós ficássemos com 40%. Ele descumpriu o que já estava acordado,  já tínhamos  uma chapa de consenso formada, então  criou-se um impasse”.  

 

Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

 

Ataide falou ainda sobre a senha  usada por Fredinho, senha esta que pertencia a Washington Franco e que foi bloqueada. “Ele [Fredinho] tentou usar a senha para cadastrar a chapa imposta por ele, mas a senha foi bloqueada, pois era do antigo presidente e não poderia ter sido usada. Desta forma, acabou-se o período de inscrição do diretório, e nem a chapa escolhida pelo consenso do grupo, tampouco a imposta por Fredinho, foi registrada e, após o dia 10 de novembro, data em que encerram-se as atividades da provisória, ficamos  a espera da decisão estadual e federal, para a formação do diretório”, declarou. Ataíde frisou ainda que, “Brumado pode ficar sem Diretório Municipal, por conta deste impasse. Apesar de todos estes problemas, temos que lavar toda esta roupa suja, temos que ter responsabilidade no processo político. O PT tem um compromisso com Brumado. Ele [Fredinho] teria  que ter, na condição de liderança, como líder maior do grupo, ter cumprindo com o pacto, desta forma, ele já seria presidente do diretório. Nossa responsabilidade é com o povo de Brumado”, finalizou.


As inscrições para o Festival de Música Popular - Brumado já estão abertas

As inscrições para o Festival de Música Popular - Brumado já estão abertas
As inscrições estão abertas até o dia 20 de novembro.

Estão abertas as inscrições O FEMP-B II (Festival de Música Popular – Brumado), festival de composições inéditas, voltado a todos os gêneros e estilos da música popular brasileira, que tem como objetivo fazer o intercâmbio e troca de experiências entre músicos, compositores, intérpretes, poetas e artistas que venham a valorizar a produção musical e cultural da Bahia e de todo o território nacional. As inscrições são gratuitas, limitadas a uma (01) obra por compositor, devendo o participante enviar o material via Internet, juntamente com a ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada, 01 a 20 de novembro de 2013, para o email: [email protected]. Todos os artistas, compositores ou intérpretes, deverão preencher todos os itens, obrigatórios, contidos na ficha de inscrição, disponível no site www.festivaisdobrasil.com.br.


Brumadense envia carta aberta ao Prefeito Aguiberto

Brumadense envia carta aberta ao Prefeito Aguiberto
Iara Costa dos Santos reivindica melhorias nas instalações do Cemitério Senhor do Bonfim. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Através de uma carta enviada ao Prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), a brumadense Iara Costa dos Santos reivindica melhorias nas instalações do Cemitério Senhor do Bonfim, tendo em vista ser o local onde estão sepultados os entes queridos de muitos moradores do município. “Tomo a liberdade de escrever-lhe esta carta para pedir, em nome de uma parte da população brumadense, que tem seus entes queridos (inclusive eu tenho meu pai, parentes e amigos) sepultados no Cemitério Senhor do Bonfim e sentimos tristeza de ir visitar e não poder limpar o túmulo (os). Pedimos V.Exª para espalhar torneiras por toda a área, ficando assim fácil para pegar água. A caixa que ali existe é longe dos que ficam mais distantes. No Dia de Finados, todos que ali estavam se queixavam. Aguardo o atendimento deste pedido a V.Exª, uma vez que este importante melhoramento atende aos anseios de parte da população. Agradeço e desejo a V. Exª que continue sendo um prefeito lutador. Sucesso em sua administração”, escreveu a brumadense.


São Paulo: motociclista grava tentativa de roubo a carro

São Paulo: motociclista grava tentativa de roubo a carro
Rapaz armado tenta abordar motorista e quase acaba sendo atropelado (Foto: Reprodução / G1)

Um motociclista flagrou o momento exato de uma tentativa de assalto em Guarujá, no litoral de São Paulo. Nas imagens, é possível ver um grupo de adolescentes, alguns armados, tentando obrigar um motorista a estacionar o veículo para praticar o roubo. Ao invés de parar, o condutor acelera e quase atropela um dos criminosos, que é obrigado a saltar para não ser levado pelo carro em alta velocidade. As imagens, gravadas no último dia 24, foram obtidas pelo G1 nesta segunda-feira (4). O vídeo foi obtido por meio de uma câmera instalada no capacete do motociclista, que tem o costume de gravar alguns caminhos que faz durante o dia a dia. Assistindo às imagens em câmera lenta, é possível observar o suspeito de camisa azul segurando uma pistola e apontando em direção ao motorista que vem no sentido oposto. Uma cópia das imagens foi entregue para a polícia poucos minutos após a tentativa de assalto. Segundo testemunhas, a Polícia Militar agiu rapidamente e se deslocou até o local para tentar identificar os suspeitos e fazer a abordagem. Assim que os policiais chegaram, porém, os quatro suspeitos já haviam deixado a área sem conseguir assaltar nenhum motorista. Informações G1.



Escola brumadense é premiada no Concurso Nacional de Cartazes

Escola brumadense é premiada no Concurso Nacional de Cartazes
Alunos da escola Maria Iranilde (Caic) mais uma vez são premiados em Brasília. (Foto: Divulgação)

Foram premiados pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça, no último dia 16 de outubro, em Brasília, os vencedores do Concurso Nacional de Cartazes. O concurso, que é realizado anualmente, tem como objetivo incentivar a reflexão e a discussão sobre a questão das drogas, tanto nos ambientes escolar, quanto no dia a dia do cidadão brasileiro. Com o tema “A prevenção ao uso de drogas é compromisso de todos”, o concurso reuniu estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de escolas de todo o país, divididos em quatro categorias. Foram premiados três cartazes por região (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste). Dentre os premiados, aparece a Escola Maria Iranilde Lôbo - CAIC, localizada no Bairro Malhada Branca, em Brumado, a qual foi vencedora nas seguintes categorias: 1ºLugar - Região Nordeste - 3º ano e 1º lugar - Região Nordeste - 5º ano. A Secretaria Municipal de Educação Cultura Esporte e Lazer - SEMEC sente-se orgulhosa pelos resultados da educação do município e mais uma vez agradece o empenho de todos os profissionais das unidades escolares de Brumado,  em especial a aos servidores da Escola Maria Iranilde Lobo, através da sua Diretora Rita de Cássia Miranda Brito e na oportunidade parabeniza aos alunos Mariana e Weslei pela conquista de tão relevante prêmio. 


IFBA Campus Brumado participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

IFBA Campus Brumado participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
O evento acontece entre os dias 05 a 09 de novembro.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada em todo o país desde 2004, sob a coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social e a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa. O IFBA Campus de Brumado, com o apoio da Prefeitura de Brumado, realizará o evento com o tema “Ciência, saúde e esporte”, de 05 a 09 de novembro, a fim de mobilizar a população a respeito de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T). O tema está em sintonia com os grandes eventos esportivos realizados ou previstos para acontecer no Brasil, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Em consonância com esta proposta, a II Semana de Ciência e Tecnologia, contará com mais de 40 atividades: (palestras, minicursos, campeonato de futsal e passeio ciclístico). Serão oferecidas mais de 600 vagas dentre as diversas atividades. São esperados alunos do Ensino Médio, Técnico, Tecnológico, Profissionalizante e do Ensino Superior de diversas instituições da cidade. Além de estudantes, as atividades estão abertas para toda a comunidade. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site: www.ifbabrumado.tk.O encerramento será com um passeio ciclístico pelas principais ruas de Brumado próximo sábado (09), às 07:30h, com concentração e saída da porta do IFBA


Arthur Maia entre os 10 deputados mais faltosos da Câmara

Arthur Maia entre os 10 deputados mais faltosos da Câmara
O deputado federal Arthur Maia está na lista dos 10 mais faltosos da Câmara dos Deputados. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Um boletim de frequência divulgado pelo Governo Federal apontou os parlamentares que menos compareceram as sessões, em Brasília, neste ano. Segundo dados da pesquisa, a dois meses do fim do ano, quase 40% da bancada baiana na Câmara dos Deputados faltou a mais de um quinto das 94 sessões no plenário. Na lista dos dez que menos compareceram, aparece em primeiro lugar Sérgio Brito (PSD), com índice de ausência de 30,9%, ou seja, o parlamentar não compareceu a 29 sessões, cinco delas sem apresentar justificativa, de acordo aponta o boletim de frequência divulgado no portal da Câmara. Para as outras 24, o deputado atribuiu a “obrigações político- partidária”. Condira a lista dos 10 mais ausentes às sessões: Popó Freitas (PRB), Arthur Maia e Luiz Argôlo (Solidariedade), Cláudio Cajado (DEM), Jânio natal (PRP), João Leão (PP) e Edson Pimenta (PSD). Embora tenham percentual de ausência um pouco maior que a do campeão Sérgio Brito, Zezéu Ribeiro e Nelson Pelegrino, ambos do PT, tiveram grande parte de suas 31 faltas, cada, justificadas, no caso de Zezéu, por questões de saúde e por missões parlamentares autorizadas, motivo apresentado 28 vezes por Pelegrino.


Projeto 'Cinemandante' é exibido em Malhada de Pedras

Projeto 'Cinemandante' é exibido em Malhada de Pedras
Foto: Divulgação

A fim de possibilitar a aproximação das populações interioranas às obras cinematográficas, o Centro Integrado Profª. Maria Sônia e Prof. Sá Teles - CIEMSST, localizado na Vila Presidente Vargas, desenvolveram o “Projeto Cinemandante”. Além de oferecer conhecimentos artísticos, o projeto realiza a integração entre os moradores das localidades em que acontece, levando, ainda, cultura através de palestras e de outros meios de demonstrações de arte. Em recente exibição, esteve presente o vice Presidente da Associação de Moradores da Lagoa das Cacimbas e Adjacências, do Município de Malhada de Pedras, o qual se entusiasmou com o projeto e o levou para a referida comunidade. Desta forma, uma sessão cinematográfica foi exibida no Município de Malhada de Pedras, com o filme “Narrador de Javé” e outras duas demonstrações artísticas promovidas pela Associação dos Moradores para o público presente: “A dança da lata d’água”, o cordel “Quem é da roça” (Antônio e Lucas) e “Contos e Causos” de autoria de Gileno Mafra.“O nosso Projeto “Cinemandate” atravessou fronteiras registrando a sua potencialidade de levar cultura de forma atraente ao povo”, ressaltam os organizadores.


Brumado: CARP apresenta exposição 'A Juventude quer viver'

Brumado: CARP apresenta exposição 'A Juventude quer viver'
O evento será realizado na Praça Coronel Zeca Leite dia 24 de novembro.

Aderindo a Campanha Nacional Contra Violência e Extermínio dos Jovens, a CARP – Comunidade de Adoradores e Resgate da Paz - apresenta aos brumadenses a exposição “A juventude quer viver". O evento será realizado na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura), no dia 24 de novembro, a partir das 18 horas, e tem como objetivo promover politicas públicas para o desenvolvimento integral dos jovens, contribuindo para que estes e a sociedade em geral se conscientizem dos problemas que afetam direta e indiretamente a juventude brumadense e se despertem para lutar pelos direitos que promovem uma cultura de paz e constroem uma sociedade mais justa e igualitária. “Além disso, o projeto pretende estender sua abrangência a fim de atingir um público maior para que juntos possamos unir a nossa voz a do Pe. Gisley, e a voz da nossa juventude e gritar: “vamos juntos e juntas gritar, virar o mundo. Chega de violência e extermínio de jovens”, pontuam os organizadores.


Ivete Sangalo lança nova música 'Tempo de Alegria'

Ivete Sangalo lança nova música 'Tempo de Alegria'
Ivete Sangalo se apresenta em Brumado no dia 29 de dezembro.

Ivete Sangalo lançou o single Tempo de Alegriaque será o carro-chefe da gravação do DVD em homenagem aos 20 anos de carreira, que acontece dia 14 de dezembro, na Arena Fonte Nova. A musa do Axé se apresentará em Brumado dia 29 de dezembro no Parque de Exposições Santa Inês no Trio Elétrico. Confira a música abaixo: 

 


Plano de saneamento não é elaborado por 70% dos muncípios

Plano de saneamento não é elaborado por 70% dos muncípios
Apenas 30% dos municípios devem concluir os planos de saneamento básico em 2013. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Apenas 30% das 5.570 prefeituras brasileiras devem concluir em 2013 o Plano Municipal de Saneamento Básico, previsto pela Lei 11.445/2007, que tornou obrigatória a elaboração dos planos, segundo estimativa do Ministério das Cidades e da Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar). Pelo cenário atual, 70% dos municípios ficarão impedidos de receber recursos federais para aplicar no setor, já que o Decreto 7.217/2010 determinou que, a partir de janeiro de 2014, o acesso a verbas da União ou a financiamentos de instituições financeiras da administração pública federal destinados ao saneamento básico estará condicionado à existência do plano. Segundo a Pesquisa de Informações Básicas Municipais 2011 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 609 municípios já haviam elaborado seus planos de saneamento. “Trabalhamos com a perspectiva de até o final do ano ter 30% dos municípios com seus planos concluídos. Esperávamos que o número fosse bem maior. Os prefeitos têm que correr para elaborar os planos porque o cenário com o qual o ministério trabalha é que esses prazos sejam mantidos”, disse o secretário nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Osvaldo Garcia. Para ele, é inconcebível um município “não ter um planejamento sobre uma área tão importante como o saneamento básico”. “O prefeito tem que destinar a verba da prefeitura para o que ele acha prioritário. Ele precisa saber se acha o plano de saneamento prioritário ou não. Mas ele vai ter que responder não recebendo verbas [para o setor] a partir do ano que vem”. Informações Agência Brasil.


Prefeitura de Livramento abre edital para Concurso Publico

Prefeitura de Livramento abre edital para Concurso Publico
As inscrições iniciaram nesta segunda-feira, 04. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

A Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora lançou edital do Concurso Público, no qual serão oferecidas 95 vagas para contratação imediata na Secretaria de Educação. O certame será organizado pela Alpha  Empreendimentos e Serviços Ltda e as provas acontecem no dia 22 de dezembro. O concurso oferece vagas para candidatos  de nível Fundamental, Nível Médio e Nível Superior, com salários que variam de R$ 678 a R$ 822. As inscrições devem ser realizadas de 04 a 15 de novembro, no valor de R$50, na Rua Ursino de Souza Meira Junior, S/N, no Centro  de Livramento. (Antigo Projeto Sertanejo, ao lado da ADAB), das 08h às 12h e das 14h às 17h30. (Confira o Edital).


Especialistas recomendam usar décimo terceiro para pagar dívidas

Especialistas recomendam usar décimo terceiro para pagar dívidas
Especialista dizem que a prioridade para o décimo terceiro deve ser a quitação de dívidas. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Responsável por injetar R$ 143 bilhões na economia brasileira neste ano, o décimo terceiro salário deve ser usado com cautela pelos trabalhadores. Em vez dos presentes de Natal, o dinheiro extra, recomendam especialistas, deve ser empregado para pagar dívidas ou poupado para aliviar o impacto das despesas que costumam pressionar o orçamento familiar depois do Ano-Novo. Segundo Gilberto Braga, professor do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), a prioridade para o décimo terceiro deve ser a quitação de dívidas, principalmente o cartão de crédito rotativo e o cheque especial. “Essas são as modalidades com taxas de juros mais altas. Quanto mais rápido o consumidor conseguir se livrar dessas obrigações, melhor”, recomenda. O consultor de varejo Alexandre Ayres acredita que o próprio momento econômico justifica o uso prioritário do décimo terceiro no pagamento de dívidas. “O endividamento dos consumidores não só está alto, como tem crescido de forma consistente neste ano. Sem dúvida, o uso mais prudente para o salário extra é a quitação de dívidas”, explica. Depois do pagamento das dívidas, o décimo terceiro deve ser usado como reserva para as despesas de início de ano. De acordo com Braga, o planejamento ajuda a reduzir o peso de gastos como materiais escolares, renovação de matrículas escolares e impostos como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), cobrados nos primeiros meses do ano em alguns estados e municípios. Agência Brasil.


Fisioterapia Tito Almeida - Atendimento Especializado

Fisioterapia Tito Almeida - Atendimento Especializado

CORRIJA A MÁ POSTURA! FAÇA REEDUCAÇÃO POSTURAL DINÂMICA!


Uma boa postura não é apenas uma questão de melhor aparência, mas também uma questão de saúde corporal. Ombros anteriorizados, coluna torácica com aumento acentuado da curvatura (hipercifose), retificação da coluna lombar, desvio lateral da coluna (escoliose), são algumas das principais alterações que podem gerar aspectos negativos tanto a nível de aparência, como também a presença de quadros álgicos crônicos como as dores de coluna. Na maioria das vezes, problemas posturais na infância podem gerar consequências serias na vida adulta. Nesses casos a prevenção é a melhor opção, uma vez que hábitos posturais incorretos são as princípais causas desses desvios. A reeducação postural dinâmica é uma técnica baseada em alongamentos e exercícios posturais com o intuito de equilibrar as tensões músculo esqueléticas realinhando o corpo e atuando no alivio das dores decorrentes da má postura, prevenindo lesões e melhorando a capacidade física das pessoas! Faça uma avaliação postural e saiba como está sua postura!

Fisioterapia Tito Almeida - Atendimento Especializado
Tito Almeida Fisioterapia

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais