Dia 27 de abril acontecerá o Amarok In Tour 2014

Dia 27 de abril acontecerá o Amarok In Tour 2014
Foto/Arquivo: Wilker Porto | Brumado Agora

Acontece no dia 27 de abril o maior evento de Amarok´s da Bahia, o Amarok In Tour 2014. O evento é uma realização da Brumauto – Sua concessionária Volkswagen em Brumado -  e promete ser sucesso em mais uma edição. O encontro terá partida inicial em frente a concessionária, passando por Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, de onde os participantes seguem pelas belas paisagens da Chapada Diamantina e seguem para o município de Érico Cardoso, continuando o trajeto para a cidade de Paramirim, onde será oferecido um almoço. A empresa irá divulgar toda a programação do evento, bem como o mapa da trilha de todo o percurso. Para maiores informações, ligue (77) 3441-5000.


Brumado: Acontece de 19 a 23 de março a 2ª Semana Espírita

Brumado: Acontece de 19 a 23 de março a 2ª Semana Espírita

Acontece em Brumado de 19 a 23 de março a 2ª Semana Espírita, no auditório do Semac, com o tema “Jesus e o Evangélico na visão Espírita”. O evento contará com palestras de temas variados, com a participação de expositores renomados de várias regiões, sempre a partir das 20hs, durante todos os dias. Participe.


Sisutec abre nesta segunda inscrição para vagas em cursos técnicos

Sisutec abre nesta segunda inscrição para vagas em cursos técnicos
Vagas são para cursos públicos e privados, com bolsa de estudos do MEC.

O Ministério da Educação abre, nesta segunda-feira (17), as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). A segunda edição do Sisutece oferecerá 291.338 vagas em cursos de ensino técnico para estudantes brasileiros. As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (17) e terminam às 23h59 do dia 21 de março. Os estudantes devem ser inscrever pelo site http://sisutec.mec.gov.br. As regras do programa foram divulgadas em edital na edição desta quinta do "Diário Oficial da União". As 291 mil vagas representam um aumento de 21% em relação às vagas oferecidas na primeira edição do Sisutec, segundo o ministro da educação, Henrique Paim. A divulgação da primeira chamada ocorre no dia 25 de março, e da segunda no dia 1º de abril. O período previsto para matrícula dos convocados na primeira chamada é de 26 a 28 de março, e da segunda entre 2 e 4 de abril. O sistema reúne vagas para cursos de ensino técnico tanto na rede pública quanto na privada. No caso da rede particular, se contemplado, o aluno terá bolsa de estudo. A seleção é feita a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. Para concorrer, o aluno não pode ter tirado zero na redação. Entre as vagas oferecidas nesta seleção, 85% serão destinadas para estudantes que, independentemente de renda per capita familiar, tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral. Informalções G1.


Taxa de natalidade cai 11% em 12 anos na Bahia

Taxa de natalidade cai 11% em 12 anos na Bahia
Foto: Reprodução

Segundo dados do IBGE, a taxa de natalidade diminuiu na Bahia, com diferença de 11% entre 2003 e 2012. Em relação ao restante do país, que apresentou pouca variação na natalidade, a Bahia aparece com 205.610 nascidos em 2012 contra 231.591 em 2003, sendo o mês de  março o que mais apresenta nascimentos no estado.


Veto a projeto que pode criar 400 novos municípios será decidido pelo Congresso

Veto a projeto que pode criar 400 novos municípios será decidido pelo Congresso
Foto: Reprodução

Doze são os Projetos de Lei (PL) aprovados em 2013 pelo Congresso Nacional e vetados pela  presidente Dilma Rousseff. No entanto, nesta terça-feira (18), a manutenção dos vetos será decidida pela  presidente , em sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado. Dentre os projetos, o mais discutido deverá ser o PL proposto pelo senador Mozarildo Cavalcante (PTB) que facilita a criação de novos municípios. Com a justificativa de que a nova lei aumentaria as despesas públicas, já que quase 400 municípios – 50 deles na Bahia - podem ser criados com sua promulgação, o projeto foi vetado integralmente. Na ocasião, o governo federal sinalizou que poderia apresentar uma proposta alternativa, contudo, de acordo com o autor do PL, estudos foram feitos e apenas 180 municípios novos seriam criados, sem aumento de custos, que seriam arcados, em boa parte, por uma redistribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).


Professores da rede estadual de ensino iniciam paralisação

Professores da rede estadual de ensino iniciam paralisação
O movimento deve permanecer até a próxima quarta-feira (19). (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Os professores da rede estadual de ensino paralisaram as atividades e devem permanecer com o movimento até a próxima quarta-feira (19). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (APLB-BA), o movimento adere à greve nacional decretada pela Confederação dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e , segundo Rui Oliveira, coordenador-geral da APLB, toda categoria aderiu ao movimento. Os docentes reivindicam destinação de 10% do Produto Interno Bruto para educação pública, investimento dos royalties do petróleo na "valorização da categoria", votação imediata do Programa Nacional de Educação (PNE) e cumprimento da lei do piso. Cabe lembrar, que novecentos mil alunos  retornaram às aulas na última segunda-feira (10), após 45 dias de férias, e uma paralisação pode estender ainda mais o período letivo que somente se encerrará  no dia 26 de janeiro de 2015.


Brumado: Nova diretoria do PT é empossada

Brumado: Nova diretoria do PT é empossada
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Na noite da última sexta-feira (14), em um evento que foi realizado no Clube dos Mineradores de Brumado, a nova diretoria do Partido dos Trabalhadores (PT) tomou posse. Luiz Frederico Rêgo, "o Fredinho", comandará a sigla na Capital do Minério pelos próximo quatro anos. Marcaram presença no evento o deputado federal Waldenor Pereira, o deputado estadual Zé Raimundo, a ex-deputada Marizete Pereira, vereadores e outras personalidades políticas de Brumado e região.


Participe do Brumado Agora também pelo WhatsApp

Participe do Brumado Agora também pelo WhatsApp

O Whatsapp é também uma ferramenta de interação entre o Brumado Agora e os seus leitores. Adicionando a rede o celular (77) 9992-3542 o leitor poderá utilizar o aplicativo para colaborar com a construção de notícias, enviando fotos, vídeos, áudios e textos. Todo o material enviado será inicialmente analisado e apurado pela redação do site, podendo ser publicado e, caso isso ocorra, o conteúdo receberá os devidos créditos do usuário que o compartilhou


Brumado: Morreu nesse sábado (15) o Avô do vereador Márcio Moreira

Brumado: Morreu nesse sábado (15) o Avô do vereador Márcio Moreira
Foto/Arquivo: Familiar

Fidelcino Rodrigues Moreira, avô do vereador Márcio Moreira (PSB), morreu na madrugada do último sábado (15), vítima de um câncer de próstata. Fidelcino que era natural do Povoado de Correias, zona rural de Brumado, e tinha 11 filhos. O corpo foi sepultado no mesmo dia no Cemitério Santa Inês.


Suposto sequestro de caminhoneiro é investigado pela polícia de Brumado

Suposto sequestro de caminhoneiro é investigado pela polícia de Brumado
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Um caminhoneiro, o qual trabalhava transportando uma máquina retroescavadeira, foi considerado desaparecido há cerca de 3 dias. No entanto, na madrugada dessa sexta-feira (14), ele conseguiu pedir ajuda a um amigo, foi socorrido e na delegacia de Brumado informou que durante três dias foi mantido em cativeiro por três homens. Ainda em depoimento a polícia, a vítima disse que os criminosos agiram  com uma caminhonete,  na entrada da comunidade de Umburanas, à margem da BR-030, em Brumado, local onde foi surpreendido e sequestrado. Do local, os bandidos ainda o fizeram trafegar pela região  por mais 90 minutos, o levaram para o  local onde foi mantido em cativeiro e deixaram-no livre por volta das 5h30 de sexta-feira (14). A vítima não apresentava nenhuma escoriação, hematoma aparente ou qualquer marca de violência. O caso está sendo investigado pela polícia.


Bahia: Acidente deixa seis mortos e mais de 30 feridos na BR-242

Bahia: Acidente deixa seis mortos e mais de 30 feridos na BR-242
Ônibus ficou com a lateral parcialmente destruída após tombar na BR-242 (Foto: Reprodução | TV Oeste)

Um ônibus com 37 pessoas a bordo tombou por volta das 22h de sexta-feira (14), no km 599 da BR-242, próximo ao posto fiscal do município de Muquém do São Francisco, na região oeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente provocou seis mortes, entre elas uma criança de dois meses ainda não identificada. O ônibus da empresa Rápido Federal saiu do município de Luís Eduardo Magalhães com destino a Salvador, quando o motorista perdeu o controle do veículo em uma saída de pista e tombou. O ônibus foi parar no canteiro ao lado da estrada. De acordo com o Hospital Regional de Ibotirama, 31 feridos deram entrada na emergência da unidade de saúde, oito em estado estável. Uma criança está internada na UTI pediátrica em estado grave. Nove pacientes precisam ser transferidos para o Hospital do Oeste, em Barreiras, para a realização de procedimentos complexos. A PRF informou que o teste de bafômetro foi aplicado no motorista e o resultado foi negativo. As equipes de socorro e viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tiveram dificuldades para prestar socorro devido ao número de feridos. O veículo já foi retirado do local e a polícia aguarda o laudo técnico para comprovar a causa do acidente. Informações G1.


Beto Bike lança a Corrida 'Brumado Sport Run'

Beto Bike lança a Corrida 'Brumado Sport Run'
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Em um evento realizado na noite dessa sexta-feira (14), o ciclista e empresário Alguiberto Santos (Beto Bike) lançou um projeto ousado e inovador. Para contemplar esta nova iniciativa, o empresário reuniu  profissionais da área esportiva, professores de Educação Física, nutricionistas, fisioterapeutas, médicos, o secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, Miguel Lima Dias (DEM) e ainda o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e a primeira dama, Ana Paula Dias, que deram suas contribuições em relação aos seus conhecimentos em atividades que melhoraram a qualidade de vida. Na ocasião, Beto Bike apresentou o projeto "Brumado Sport Run", uma corrida noturna que acontecerá em Brumado no dia 07 de junho deste ano. " Nosso objetivo  é fazer o povo de Brumado praticar uma atividade física, independente da modalidade. Vivo o esporte e quero todos vivendo comigo, pois unidos nos tornamos mais fortes", disse o empresário em entrevista ao Brumado Agora.

 

Fotos: Wilker Porto | Brumado Agora


Brumado: Caesg apreende arma e drogas, detém um maior e apreende um menor

Brumado: Caesg apreende arma e drogas, detém um maior e apreende um menor
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Em ronda no Bairro Urbis II, em Brumado, na madrugada deste sábado (15), uma guarnição da CIPE-Sudoeste (CAESG) prendeu um maior, portando um revólver calibre 38, apreendeu um menor  e uma quantidade de drogas.  Segundo informações dos policiais passadas ao Brumado Agora, assim que os indivíduos perceberam a presença da viatura fugiram pulando o muro de uma casa, momento em que os policiais seguiram em perseguição até que conseguiram prender o maior. Em continuação a diligência, o menor foi apreendido. Os dois foram encaminhados para a delegacia local, onde ficaram à disposição da justiça.


Luta em prol da reinstalação da defensoria pública em Brumado ganha forças

Luta em prol da reinstalação da defensoria pública em Brumado ganha forças
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

A retirada da Defensoria Pública Estadual de Brumado no dia 26 de março do ano de 2013, portanto, prestes há fazer um ano, tem causado muitos prejuízos a população dos três municípios a que atendia – Aracatu, Brumado e Malhada de Pedras, principalmente a mais carente. Este fato fez com que o vereador Weliton Lopes (SDD) compusesse com a sociedade civil e organizada uma comissão a fim de unir forças e realizar ações para que o importante órgão venha a ser reinstalado no município. Várias reuniões foram realizadas tendo a cada uma delas a agregação de novas entidades, demonstrando estarem conscientes da necessidade da Defensoria, pois milhares de processos já foram arquivados, muitos sem que os interessados fossem informados e outros por não terem condições financeiras de pagarem à custa de um profissional na área. Uma das principais ações promovida pela Comissão foi à realização de uma representação contra o Estado, que é o responsável pela Defensoria Geral do Estado, entregue ao Ministério Público, sendo imediatamente acatada e encaminhada ao juiz da Comarca. Foi encaminhada documentação para todos os representantes legais, que possuem a condição e a compromisso de cobrarem do executivo estadual a reinstalação da defensoria em Brumado e como grata satisfação alguns parlamentares já se uniram nessa luta e realizaram discursos declarando que irão se unir para que o benefício seja devolvido à população. Para o vereador Weliton Lopes (SDD) e para todos os integrantes da Comissão esse fato pode ser comemorado, pois a união de forças é fundamental para que a vitória seja alcançada. “Estamos todos unidos para que a população não sofra mais sem um direito que é garantido na Constituição”. 


Brumado: Carreta que presta serviço para a Fiol tomba na comunidade de Samambaia

Brumado: Carreta que presta serviço para a Fiol tomba na comunidade de Samambaia
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Uma carreta que presta serviços a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) Tombou no Povoado de Samambaia, zona rural de Brumado,  na tarde da última quinta-feira (13). De acordo informações passadas a reportagem do Brumado Agora, o acidente ocorreu logo após o veículo sair do canteiro de obras Fiol, no distrito de Ubiraçaba, momento em que o motorista perdeu o controle da direção e tombou em uma ladeira da estrada vicinal. Devido ao impacto, o motorista ficou preso às ferragens, mas foi socorrido pelo Samu 192 com a ajuda de maquinários e funcionário da empresa responsável pelo veiculo. O ferido foi encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto com lesões leves e já recebeu alta. A carreta foi guinchada e toda a água transportada acabou sendo derramada na estrada devido ao capotamento,  em como o óleo do motor do veículo.

Brumado: Carreta que presta serviço para a Fiol tomba na comunidade de Samambaia
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Aracatu: Homem é encontrado morto em tanque de água

Aracatu: Homem é encontrado morto em tanque de água
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Um homem identificado como José de Souza, de 71 anos, foi encontrado morto. O referido foi localizado em um tanque de água no quintal da própria residência, na Fazenda Riachão, propriedade situada entre Brumado e Aracatu. De acordo infornações passadas a reportagem do Brumado Agora, o idoso  foi buscar água, mas como demorou a retornar, familiares foram a sua procura, mas já o encontraram  sem vida dentro do reservatório. O corpo da vítima  foi encaminhado ao IML de Brumado, onde foi realizada a necropsia. A polícia investiga o caso.


Fotos: Happy Hour no Clube Social de Brumado

Fotos: Happy Hour no Clube Social de Brumado
Foto: Hugo Darlan | Brumado Agora

O Clube Social e Recreativo de Brumado realizou na sexta-feira, 14, para os associados e convidados mais uma agradável noite de Happy Hour, à beira da piscina, ao som de Joab Paiva e Vitória Andrade. (CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS).


Brumado: Mais um posto de combustíveis é assaltado

Brumado: Mais um posto de combustíveis é assaltado
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Um Posto de Combustíveis localizado na Avenida Centenário foi assaltado em Brumado nessa sexta-feira (14). Segundo informações passadas a reportagem do Brumado Agora, dois indivíduos, um deles portando uma arma de fogo, este ,segundo relato, aparentando ser menor de idade,  renderam um frentista, subtraíram uma quantia em dinheiro não informada, notas de abastecimento de clientes e ainda um  aparelho celular. A polícia  foi acionada, mas embora tenha realizado buscas na região, a fim de localizar os assaltantes, não conseguiu localizá-los.


Brumado: Dia 04 de abril tem Canindé e Vitório Queiroz na AABB

Brumado: Dia 04 de abril tem Canindé e Vitório Queiroz na AABB

Eles estão de volta! Canindé e Vitório Queiroz se apresentam na AABB, em Brumado, no dia 04 de abril (sexta-feira), a partir das 21hs. Venha curtir uma grande noite de seresta na ‘Melhor sexta-feira de Brumado’. Reserva de mesa e informações pelos telefones (077) 3441- 9739/9997-3432/8843-6257/9104-5212/8131 -0417.


Brumado: Prefeitura apoiará o Juventude no Campeonato do Sudoeste de Futsal

Brumado: Prefeitura apoiará o Juventude no Campeonato do Sudoeste de Futsal
Brumado sediará abertura do Campeonato do Sudoeste.

O time de futsal brumadense Juventude representará o município no 12º Campeonato Sudoeste de Futsal. Com isso o time passa a se chamar Brumado Futsal. O zonal de Brumado acontece nos dias 29 e 30 de março, no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, e o time será 100% apoiado pela Prefeitura Municipal. Além de uniformes, o time receberá bolas, tênis e toda a estrutura necessária para participar da competição.


INFORME PUBLICITÁRIO

Central das Soldas - Ferragens

Central das Soldas - Ferragens

Estão abertas as inscrições para o Encceja 2014

Foram divulgadas nesta sexta-feira (14) as datas para jovens e adultos se inscreverem no  Encceja 2014 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) e concluirem o ensino fundamental.Os interessados  poderão se inscrever  a partir da próxima segunda-feira (17) até 31 de março. Podem se inscrever, jovens e adultos a partir de 15 anos que não tiveram a oportunidade de concluir essa etapa dos estudos na idade apropriada. O Encceja é uma prova aplicada para jovens e adultos, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram chances de concluir o Ensino Fundamental em idade apropriada. O exame será aplicado em todo o País no dia 1º de junho pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.


Brumado: Monteiro Lobato promove encontro com o autor Luiz Roberto Dante

Brumado: Monteiro Lobato promove encontro com o autor Luiz Roberto Dante
Foto: Hugo Darlan | Brumado Agora

O renomado autor de livros de matemática,  Luiz Roberto Dante, participou de um encontro promovido pelo Centro Educacional Monteiro Lobato (CEML), na última quinta-feira (13), onde participou, ainda, de uma sessão de fotos e autógrafos com os alunos. No mesmo dia,  Dante participou ainda de um encontro com os professores do município e autoridades no auditório do SEMAC, onde foram proferidas palestras com temas relacionados a educação.

Brumado: Monteiro Lobato promove encontro com o autor Luiz Roberto Dante
Foto: Hugo Darlan | Brumado Agora

Vereador Weliton Lopes destaca a importância do carnaval como evento cultural e parabeniza gestor pela realização

Vereador Weliton Lopes destaca a importância do carnaval como evento cultural e parabeniza gestor pela realização
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

O mandato do vereador Weliton  Lopes (SDD) tem sido pautado na defesa de ações em áreas de extrema importância para o desenvolvimento e o crescimento de Brumado, oportunizando uma melhoria da qualidade de vida de toda a população. A preservação da cultura e o resgate de eventos culturais realizados na cidade é uma das bandeiras defendidas pelo parlamentar que através da harmonia com a administração municipal já conquistou o atendimento a uma de suas preposições com a nomeação do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural, Paisagístico e Ambiental do município de Brumado através do Decreto, através da publicação do Decreto nº 4.686 no último dia 05 de fevereiro. A ação deixou o vereador Weliton Lopes e as pessoas que também colaboraram com essa conquista, a exemplo, o professor José Walter Pires, muito satisfeito, pois a partir de então as ações culturais, artísticas e ambientais terão uma atenção especial e a população será imensamente beneficiada, já que são áreas relevantes. A realização do carnaval no período de 28 de fevereiro a 04 de março, resgatando uma das principais festas realizadas anteriormente no município, demonstrou que a esse empenho do parlamentar tem sido importante, assim como o comprometimento da administração municipal. “A realização do carnaval foi com certeza uma grande alegria para todos os brumadenses, que ansiavam pelo retorno desta festa que beneficia a todos, tanto na área de lazer como no comércio, ofertando emprego e renda. Parabenizo ao gestor e a toda comissão organizadora pela grande festa”, destacou Weliton. Em seu discurso na Câmara, na última segunda-feira, o vereador também destacou o cordel realizado pelo professor, sociólogo e advogado José Walter Pires intitulado: “Viva o Carnaval de Brumado – Uma História de Amor”, onde o mesmo destaca a importância da festa e solicita do gestor municipal a inclusão no calendário oficial de eventos da cidade, pois ao ser instituído por lei poderá ter orçamento destinado à sua realização.  


Praça da Câmara torna-se referência com rede de WIFI a disposição da população

Praça da Câmara torna-se referência com rede de WIFI a disposição da população
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

A utilização das redes de comunicação, ou seja, da internet, para a realização de consultas dos mais variados assuntos e acima de tudo das redes sociais, tornou-se uma coisa tão comum que se torna quase impossível imaginar o mundo sem esse benefício. A tecnologia oferece a cada dia meios mais rápidos e mais eficazes de realizar contato com pessoas a quilômetros de distância, assim como nos inteirarmos sobre o que acontece no mundo todo. Para oferecer a oportunidade às pessoas de terem este acesso de forma gratuita e promovendo a inclusão social, importante instrumento para a socialização de todos, o presidente do legislativo brumadense, vereador Alessandro Lobo e Silva disponibilizou acesso a rede de WI-Fi na Praça da Câmara. Essa ação fez com que a Praça tornasse referência para adultos e adolescentes, que podem reunir com amigos para acessarem as redes sociais, buscarem informações e também gozarem momentos de descontração. “Adoramos a idéia de oferecer a rede de WIFI na Praça da Câmara, pois assim podemos ter acesso de forma gratuita e também estarmos ao lado de nossos amigos. O local é muito agradável. Bom seria que outras praças também oferecessem este acesso”, declarou o estudante Luis Filipe.  O presidente Alessandro Lôbo e Silva observou que a disponibilização da rede de WiFi é uma ação que visa promover a inclusão social, pois a internet passou a ser um meio importante para a busca de informações de todo o mundo e também uma excelente ferramenta para os estudos. “Nossas ações visam sempre ofertar à população meios para que possam obter uma vida de melhor qualidade em todas as áreas e a informação é vital para a busca de um futuro mais promissor”, pontuou o vereador Alessandro Lôbo. 


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais