Municípios baianos assinam Pacto pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres

Municípios baianos assinam Pacto pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres

Nesta quarta-feira (19), em Salvador, representantes de 116 municípios baianos deverão assinar o Pacto pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. O ato, que acontece às 15hs, na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), formaliza o compromisso dos três níveis de gestão (Municípios, Estado e União) em estabelecer cooperações visando à execução de políticas com foco na redução dos índices de violência contra o segmento feminino. Alguns municípios, que já eram signatários do documento em 2008, assinarão a repactuação na solenidade, que integra o conjunto de mobilizações do “Março Mulheres”. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), Conselho de Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres (CDDM), UPB e Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). Na lista de prioridades do acordo estão as seguintes áreas de atuação: aplicabilidade da Lei Maria da Penha; ampliação e fortalecimento da Rede de Serviços para Mulheres em Situação de Violência; segurança cidadã e acesso à Justiça para as mulheres; garantia dos direitos sexuais e reprodutivos; enfrentamento à exploração sexual e ao tráfico de mulheres; além da garantia de iniciativas que promovam a autonomia das mulheres em situação de violência. Para o evento, são esperadas as presenças do governador Jaques Wagner, da titular da SPM, Vera Lúcia Barbosa, de prefeitos e prefeitas, do Governo Federal, bem como do Ministério Público (MP), Defensoria Pública e Tribunal de Justiça (TJ-BA).


Brumado: Foram realizadas eleições da sociedade civil para compor conselhos do CMAS e COMDICA

Brumado: Foram realizadas eleições da sociedade civil para compor conselhos do CMAS e COMDICA
Foto: Divulgação

Foi realizada no auditório do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão - SEMAC, na tarde da última quarta-feira (12), a  Assembleia de Eleições da Sociedade Civil para composição do Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS e do Conselho Municipal  dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA, biênio 2014/2016. As atividades são mediadas pela Coordenadora das Instâncias de Controle Social, Maria Nicéia de Oliveira Almeida Silva e pelo Presidente do COMDICA, Dr. Ivan Meira dos Santos. Durante a reunião, a mesa coordenadora foi composta pelo Presidente - Sr. José Francisco Ferraz Neto (Clube dos Desbravadores); Secretário - Sr. Marlúcio da Silva Gonçalves (Sociedade São Vicente de Paulo);  Mesário - Dr. Maurício Durval Ribeiro Ferreira (Ordem dos Advogados do Brasil - OAB).


Redução da maioridade penal pode ser votada nas próximas semanas

Redução da maioridade penal pode ser votada nas próximas semanas
Foto/Arquivo: Wilker Porto | Brumado Agora

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse hoje (18) que pretende colocar, em breve, na pauta de votação da Casa a proposta de emenda à Constituição que reduz a maioridade penal de 18 anos para 16 anos em casos de crimes hediondos. O presidente deu a declaração após encontro com os pais da adolescente Yorraly Ferreira, de 14 anos, que morava no Distrito Federal e foi assassinada pelo namorado. O rapaz foi preso duas horas antes de completar 18 anos. “Nós vamos conversar com os líderes e já assumimos o compromisso de pautar essa matéria. É evidente que é uma matéria complexa, mas será sobretudo a oportunidade para que cada um vote da maneira que ache que deve votar”, disse o presidente do Senado. A proposta, do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), foi rejeitada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, pela maioria governista. No entanto, ele apresentou recurso para que seja analisada no plenário do Senado. O texto da proposta estabelece que jovens maiores de 16 anos poderão cumprir penas equivalentes às dos adultos nos crimes de tortura, terrorismo, tráfico de drogas e os demais enquadrados como hediondos. A penalidade também poderá ser imposta em casos de lesão corporal grave ou roubo qualificado. Conforme a proposta, a punição só poderá ser pedida pelo Ministério Público. A decisão sobre esses casos também caberá a juízes da infância e da adolescência. A mãe de Yorraly, Rosemary Dias da Silva, pediu que Renan Calheiros interceda para que ela seja recebida pela presidenta Dilma Rousseff. “Quero que a presidenta me ouça, porque ela é mãe como eu sou, e ajude a aprovar a redução da maioridade penal para que outras mães não passem pelo que eu estou passando”, disse ao sair do encontro. Rosemary desmaiou e precisou ser atendida no serviço médico do Senado. Após se recuperar, ela disse que ficará acampada em frente ao Palácio do Planalto até ter um encontro com a presidenta Dilma. Agência Brasil.


Dia 07 de junho acontece a corrida Brumado Sport Run

Dia 07 de junho acontece a corrida Brumado Sport Run

Buscando proporcionar ainda mais qualidade de vida a população de Brumado e região, a loja Beto Bike Sports traz para Brumado um super evento, o Brumado Sport Run. A corrida acontecerá no dia 07 de junho de 2014, em comemoração ao aniversário de Brumado, e qualquer pessoa pode participar, basta obter maiores informações na Beto Bike Sports. Para ajudar no treinamento, a Loja Beto Bike Sports informa ainda que formará grupos de treinos todas quintas-feiras e sábados, com saída da loja. “Venha treinar e se preparar para esse maravilhoso evento esportivo. Lembrando que iremos ter professores de Educação física nos nossos treinos”, disse o empresário Alguiberto (Beto Bike).


Brumado: Major Berlink se reúne com mototaxistas para discutir regulamentação dos agentes

Brumado: Major Berlink se reúne com mototaxistas para discutir regulamentação dos agentes
Foto: Divulgação/PM

A fim de manter os mototaxistas informados sobre as ações de fiscalização da Polícia Militar  nas atividades realizadas pela categoria,  aconteceu na tarde desta terca-feira (18), no gabinete do Comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar, Major Sílvio Berlink, uma reunião com os representantes de mototáxis. A reunião contou com a presença de  22 representantes de empresas do ramo e com os mesmos foi dialogado sobre procedimentos que serão adotados pela polícia quanto a fiscalização  e ainda sobre a necessidade de regularizar a documentação dos agentes (CNH e CRLV) que trabalham nesta modalidade de transporte.

Brumado: Major Berlink se reúne com mototaxistas para discutir regulamentação dos agentes
Foto: Divulgação/PM

INFORME PUBLICITÁRIO

Quarta-feira é dia de economizar na Quarta Econômica do Disbahia

Quarta-feira é dia de economizar na Quarta Econômica do Disbahia

Disbahia Supermercado, em Brumado, filiado a Rede 7 de Supermercados fica localizado Rua Tenente Amarílio da Silva Leite, 260, Bairro das Flores. Fone: 77 3441-3070.


INFORME PUBLICITÁRIO

Brumado: Nesta quarta-feira, 19, tem o 'Madrugadão Preço de Banana' Eletrosom

Brumado: Nesta quarta-feira, 19, tem o 'Madrugadão Preço de Banana' Eletrosom

Nesta quarta-feira, 19, tem o 'Madrugadão Preço de Banana' Eletrosom. A Loja estará aberta a partir das 07h. É somente nesta quarta, são produtos com até 70% de desconto.


Deputado Marquinho Viana participa da comitiva do governador Jaques Wagner em visita a Mucugê

Deputado Marquinho Viana participa da comitiva do governador Jaques Wagner em visita  a Mucugê
Foto: Divulgação

O deputado Marquinho Viana (PV),  fez parte de um grupo de autoridades que esteve em Mucugê no último dia 14 de março, para prestigiar a festa em que o governador Jaques Wagner autorizou a elaboração de estudos  e projetos para a construção da barragem de Casa Branca.

Deputado Marquinho Viana participa da comitiva do governador Jaques Wagner em visita  a Mucugê
Foto: Divulgação

Dela participaram a anfitriã  do evento, a prefeita de Mucugê,  Ana Olímpia Medrado, o prefeito de Barra da Estiva, Dinho, a ex-prefeita deste município, Dona Lúcia, o ex-vice-prefeito Gil, de Ibicoara, o presidente do Agropolo Mucugê/Ibicoara/Barra da Estiva, Paulo, o coordenador do Agropolo, Evilásio, e os vereadores Gilson Dantas e Val Dias, do município de Barra da Estiva.

Deputado Marquinho Viana participa da comitiva do governador Jaques Wagner em visita  a Mucugê
Foto: Divulgação

Brumado: Loja Beto Bike Sports e a ACBTM realizam Treino premiado Vo2 de MTB

Brumado: Loja Beto Bike Sports e a ACBTM realizam  Treino premiado Vo2 de MTB
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Foi realizado no último domingo (16) pela Loja Beto Bike Sports e a ACBTM (Associação dos Ciclistas Brumadenses Terra do Minério) o Treino premiado Vo2 de MTB, com a participação de atletas de Brumado e Livramento de Nossa Senhor. A categoria elite percorreu 55 km em estradas vicinais ao do município de Brumado e ainda houve a participação da categoria feminino, mostrando a força da mulher Brumadense com a participação da atleta Luana Souza. “Agradeço a  todos os participantes e a ACBTM, pois sem a parceria deles não conseguiria organizar o evento. Unidos somos mais fortes'', disse  Alguiberto (Beto Bike), em entrevista ao Brumado Agora. Ao fim do treino, os vencedores foram os atletas de Brumado. 


Saúde: Casos de dengue no país caem 80% nos dois primeiros meses do ano

Saúde: Casos de dengue no país caem 80% nos dois primeiros meses do ano

Os casos de dengue registrados no Brasil nos dois primeiros meses deste ano caíram 80% em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, foram notificados 87 mil casos entre janeiro e fevereiro de 2014, contra 427 mil nos dois primeiros meses de 2013. Os dados fazem parte do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa), divulgado hoje (18) pelo Ministério da Saúde. Este ano, 1.459 municípios participaram do levantamento – 48% a mais do que na edição de 2013. De acordo com o ministério, a queda também foi observada em relação às ocorrências graves da doença (84%) e em relação às mortes (95%). Todas as regiões do país reduziram o número de casos de dengue no primeiro bimestre de 2014. A Região Sudeste obteve a maior redução, passando de 323,5 mil casos em 2013 para 36,9 mil. Em segundo lugar, está o Centro-Oeste, que passou de 122,8 mil para 28,2 mil. O Nordeste registrou queda de 29,6 mil para 7,9 mil; o  Norte passou de 22,3 mil para 6,9 mil e o Sul, de 20,3 mil para 6,9 mil casos. Apesar da redução, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, ressaltou que é preciso que a população permaneça alerta. “[Os resultados] não nos permitem comemoração”, disse, “Estamos no meio da temporada, apenas finalizando o verão”, completou. Noventa por cento dos casos de dengue registrados no país todos os anos entre janeiro e maio. Informações Agência Brasil.


Campanha mostra que pessoa com Síndrome de Down é como outra qualquer

Campanha mostra que pessoa com Síndrome de Down é como outra qualquer

Em maio do ano passado, a jovem Amanda Amaral Lopes, então com 24 anos, destacou-se como a primeira pessoa com Síndrome de Down (SD) na Bahia a concluir um curso de nível superior. O fato de ela ter se tornado bióloga, sem dúvida, quebrou paradigmas, ao mostrar que uma pessoa com SD é como outra qualquer, com seus sonhos, desafios e conquistas. É justamente o que mostra a recente campanha da Ser Down (Associação Baiana de Síndrome de Down), em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no próximo dia 21. A campanha – que conta com o apoio dos principais meios de comunicação da Bahia, além de veículos nacionais como o portal Terra – intensifica a promoção de uma sociedade capaz de conviver de forma natural com as diferenças. Afinal, pessoas como Amanda, a jovem bióloga, ainda sofrem preconceitos e enfrentam inúmeros obstáculos no processo de inclusão na sociedade. Os anúncios publicitários da campanha mostram imagens de pessoas com SD, a exemplo da pequena Lis, de 1 ano e 5 meses, e do casal Gustavo e Júlia, e são apoiados por textos que reforçam a ideia de que uma pessoa com Síndrome de Down é como outra qualquer. Constituem família, trabalham, estudam, enfim, possuem uma vida normal, produtiva. A campanha conta, também, com spots para rádios e comerciais para a tevê. Para Lívia Borges, uma das diretoras da Ser Down, o dia 21 de março marca a luta das pessoas com SD. “Elas ainda sofrem preconceito em vários espaços sociais. Mas já caminhamos com perspectivas de mudança”, salienta, destacando que, desde 2012, a data entrou para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas, a ONU, o que representa um avanço histórico e social. “É um marco civilizatório em Direitos Humanos para o Brasil e para as outras nações. Pelo terceiro ano consecutivo, a ONU promoverá nesta data uma conferência para discutir questões relativas às pessoas com Síndrome de Down. Este ano, em Nova York, nos Estados Unidos, o evento terá como tema o acesso aos cuidados de saúde. A corrente de transformação é mundial”, enfatiza.


Brumado: A Genes Academia faz aniversário e quem ganha qualidade de vida é você

Brumado: A Genes Academia faz aniversário e quem ganha qualidade de vida é você
Foto: Janine Andrade | Brumado Agora

A Genes Academia completa 23 anos de comprometimento com a sua saúde. A academia dispõe de aulas de natação (adulto e infantil), musculação, aeróbica e tem atraído ainda mais adeptos a prática de corrida. O intuito da Genes Academia é mostrar que  desenvolver algum tipo de atividade física é uma necessidade comum para o bem estar físico e mental do ser humano, além de ser também uma grande aliada no combate ao sedentarismo e aos seus efeitos nocivos. Por isso, sugere que a atividade deva ser praticada regularmente, o ideal é que seja no mínimo três vezes por semana, respeitando o limite do próprio corpo e com a supervisão de um profissional qualificado.

Brumado: A Genes Academia faz aniversário e quem ganha qualidade de vida é você
Foto: Janine Andrade | Brumado Agora

Pensando nisso, a Genes Academia inseriu em sua equipe a Educadora Física Mônia D`Arck Soares Oliveira (CREF 008563-G/BA), Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia Campus XII (2009) e Pós Graduanda em Saúde Pública com Ênfase em PSF. Em entrevista ao Brumado Agora, a educadora explicou os benefícios da prática de atividades físicas. “A prática de Atividade Física é importante para manutenção da saúde. Quando realizada de forma regular reduz substancialmente o risco de morrer de doença cardíaca coronária e diminui o risco de infarto, diabetes e pressão alta entre outras doenças.  Ajuda a controlar o peso corporal; Contribui para ossos, articulações e músculos sadios; Reduz o índice de quedas em idosos; Ajuda a aliviar a dor da artrite, artrose; Diminui os sintomas de ansiedade e depressão e estão associadas à menor número de hospitalizações, visitas médicas e medicação. Quem não pratica atividade física deve começar a se exercitar. Um exemplo de atividade é a  musculação que, além de proporcionar resultados estéticos, melhorar o desempenho desportivo e ajudar na prevenção, recuperação e reabilitação das mais diversas condições patológicas”, disseMônia Oliveira.

Brumado: A Genes Academia faz aniversário e quem ganha qualidade de vida é você
Foto: Janine Andrade | Brumado Agora

A profissional em Educação Física ressaltou ainda a importância de se ter o acompanhamento de um profissional qualificado na prática de Atividade Física. “Todo exercício físico deve ser supervisionado por um Profissional de Educação Física capacitado para avaliar, prescrever e controlar a atividade física, sempre respeitando as individualidades, objetivos e limitações dos alunos. Os benefícios da prática de exercícios físicos e desportivos só serão alcançados quando orientados e conduzidos por Profissional de Educação Física habilitado. É obrigatório que as academias tenham um professor de Educação Física, devidamente registrado no CREF (Conselho Regional de Educação Física) para supervisionar os seus alunos. Essa prática não é novidade na área da saúde. Para exercer suas profissões, médicos, enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas, por exemplo, devem possuir formação na área específica e registro no conselho respectivo. No caso da Educação física, isso é uma forma de proteger o praticante, garantindo a sua segurança e os seus resultados”, explicou.


Brumado: Justiça condena homem por assassinar cunhado

Brumado: Justiça condena homem por assassinar cunhado
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Sebastião Gomes Pereira, acusado de ter matado o cunhado José Silva da Cruz, de 51 anos, em janeiro de 2009, foi a júri popular na última segunda-feira (17), no Fórum Duarte Moniz, em Brumado. Embora tenha sido condenado pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães há oito anos, três meses e 29 dias de reclusão, o juiz acabou não decretando a prisão do réu, mas  aplicou medidas cautelares a serem cumpridas pelo condenado: não mudar da residência e nem dela se ausentar por mais de 10 dias; comparecer ao cartório criminal a cada três meses;  manter distância da viúva e dos descendentes e com eles não ter contato por qualquer meio; e pagar a viúva e aos filhos da vítima a multa de 360 salários mínimos, valor este determinado  com base  na estimativa de vida de 29 anos restantes à vítima. Sebastião Gomes Pereira pode recorrer da decisão.


Vereador Márcio Moreira diz que Magnesita não retribui o que explora em Brumado

Vereador Márcio Moreira diz que Magnesita não retribui o que explora em Brumado
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Durante a sessão da Câmara de Vereadores dessa segunda-feira (17), o vereador Márcio Moreira fez severas observações quanto a atuação da empresa Magnesita, em Brumado. Segundo o vereador, a empresa se beneficia da exploração da mina, dos recursos que a cidade disponibiliza, mas não dá o devido retorno, principalmente no que diz respeito a ações sociais  e  crescimento e desenvolvimento do  município. “A Magnesita não nos apresenta um retorno positivo, como  se nós dependêssemos dela, temos que mostrar que ela depende de Brumado, das riquezas que aqui temos. A empresa não doa um campo de futebol, um cemitério, não paga nem a sua dívida, vocês não tem ideia de quanto ela deve a Brumado, tanto no lado social quanto financeiro. São coisas que estão escapando aos olhos dessa câmera, que precisamos discutir e buscar soluções para estes problemas”, asseverou.


Brumado: Funcionários da Embasa encontram 9 filhotes de gato abandonados

Brumado: Funcionários da Embasa encontram 9 filhotes de gato abandonados
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Funcionários de uma empresa que presta serviço a Embasa, na estação de tratamento localizada no anel viário, na BR-030, em Brumado, encontraram um cesto contendo nove filhotes de gato na localidade, na da tarde dessa segunda-feira (17). Os animais provavelmente foram abandonados  e os funcionários temem que eles morram, pois necessitam de alimentação. Eles solicitam que, aqueles que se prontifiquem a ajudar,  levem alimentação para os filhotes ou os resgatem para adoção.

Brumado: Funcionários da Embasa encontram 9 filhotes de gato abandonados
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Brumadense é tema de matéria que contempla aumento de consumo em franquias

Brumadense é tema de matéria que contempla aumento de consumo em franquias
Manoel Matos e o filho Matheus (amarelo) são donos de nove lojas da Subway, seis em bairros populares. (Foto: Correio da Bahia)

O brumadense e empresário Manoel Matos foi destaque em uma matéria que enfatiza o aumento do consumo das classes C, D e E  que, além consumir produtos de grifes, amam uma promoção e gostam de comprar em franquias. A matéria publicada no site Correio da Bahia enfatiza que os moradores de bairros populares que antes precisavam ir para os grandes shoppings hoje já podem ter acesso aos mesmos serviços de franquias famosas nos seus bairros. O resultado é uma margem de lucro menor, mas que é compensada pelo movimento maior. Na Subway, por exemplo, os sanduíches ‘barato do dia’ e ‘baratíssimo’ representam 60% das vendas em bairros populares, segundo o agente de desenvolvimento do Norte-Nordeste, Frederico Pereira. “Em geral, a venda desses dois sanduíches representa 50% do total, mas tem loja que vende 30%, outra 40%”, conta. O ‘barato do dia’ custa  R$ 8,45 e o ‘baratíssimo’,  R$ 6,45. “Esses clientes querem ter acesso às mesmas coisas das classes A e B, comer na Subway é como se fosse uma grife. Isso acontece também em cidades do interior”, diz. Proprietário de nove franquias da Subway, seis delas em bairros populares, Manoel Matos compara os lanches preferidos da clientela: “Nos bairros nobres, sai muito sanduíche de frutos do mar e frango teriyaki. Mas nos populares, os campeões são o ‘barato do dia’ e o ‘baratíssimo’”, atesta. Matos foi o primeiro franqueado da rede, em meados de 2012, a apostar no segmento popular e abrir uma loja em Cajazeiras. “Apostei no crescimento do poder de compra das classes C e D”, revelou. 


CAESG prende casal que plantava maconha em casa

CAESG prende casal que plantava maconha em casa
Foto: Divulgação

Em rondas ostensivas na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, na tarde de segunda-feira (17), policiais da CAESG avistaram dois indivíduos em atitude suspeita no interior de um veículo Fiat Uno vermelho, na Avenida Integração, sendo abordados e identificados como Thales Diego Amorim Almeida, 25 anos e Tamara Santos Coelho Alves, 23 anos. Os policiais encontraram um pacote com aproximadamente 25g de maconha na bolsa da mulher, a qual confessou a propriedade da droga e, logo após, os policiais se deslocaram para a residência dos indivíduos, no Bairro Brasil, encontrando 1Kg de maconha prensada, 01 trouxa de sementes de maconha, 08 caqueiros com plantas de maconha, embalagens para acondicionamento da droga, 01 balança de precisão e a quantia em espécie de R$ 312,00, além de outros materiais. Os indivíduos foram encaminhados ao Plantão Central do Distrito Integrado de Segurança Pública de Vitória da Conquista, onde foram autuados em flagrante delito.


Brumado: Médico cubano fala sobre o Programa Mais Médicos

Brumado: Médico cubano fala sobre o Programa Mais Médicos
Foto: Janine Andrade | Brumado Agora

Atendendo ao Programa Mais Médicos, que prevê a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, investindo em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais, o médico cubano Enrique Péres já está em Brumado para  atuar na atenção básica do município, precisamente na Unidade de Saúde Dr. Paulo Vargas, no bairro Dr. Juracy, e, em entrevista ao Brumado Agora, falou um pouco sobre sua convocação. “Há seis ou sete meses atrás fomos convocados pelo Brasil, em um convênio entre a presidente e nosso país (Cuba), para que pudéssemos reforçar a Atenção Básica a Saúde neste país, para contemplar as pessoas mais necessitadas, onde há muitos anos, inclusive, não havia assistência médica gratuita, ou  médicos suficientes para suprir a demanda e as necessidades de cada região.  Aceitamos a proposta, para contribuir com o povo brasileiro, independentemente das situações que sabemos que poderíamos encontrar, como por exemplo, alguns colegas estão trabalhando em locais intricados, longe das capitais dos estados,  com dificuldade de acesso e situações estruturais precárias, embora outros, mesmo que estejam trabalhando em locais de melhor acesso, enfrentam precariedades na estrutura”, disse. O médico já esteve na unidade de saúde onde realizará os atendimentos e se disse surpreso com a estrutura encontrada que, segundo Ele, é excelente. “Estive com o Secretário de Saúde Cláudio Feres na Unidade Básica de Saúde, conhecendo as características da unidade, os equipamentos, as condições de trabalho, e pude perceber que há uma excelente condição para trabalhar. Além disso,  fui muito bem recebido por todos. Senti uma hospitalidade muito grande, agradeço a todos pela atenção e espero poder contribuir positivamente com o povo de Brumado, contemplando de forma positiva a área de saúde”, concluiu o médio. O médico cubano Enrique Péres aguarda apenas a liberação do seu registro para dar inicio as atividades em Brumado, o que provavelmente deverá acontecer nas próximas semanas. Enquanto isso, o médico está se familiarizando com a unidade de saúde, os profissionais envolvidos e as particularidades da cidade.


Brumado: Programa de recuperação fiscal do executivo é aprovado pela Câmara

Brumado: Programa de recuperação fiscal do executivo é aprovado pela Câmara

O Prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SDD) encaminhou à Câmara Municipal de Brumado e, esta aprovou, o PROJETO DE LEI nº 1.710 de 17 de Março 2014. Na sua Justificativa esclarece que o Programa de Recuperação Fiscal - REFIS BRUMADO 2014 tem por objetivo oferecer parcelamento para pagamento da Dívida Ativa Tributária Municipal, não só para pagamento à vista, como também de forma parcelada, conforme expresso na Tabela constante do Projeto, (Link), que trata a  matéria. O REFIS 2014,proporcionará melhores condições de pagamento para o Contribuinte que possui débitos inscritos na dívida ativa ajuizados ou não, por via de conseqüência, evitar a evasão de receita e diminuir da dívida ativada Fazenda Pública Municipal. Assim, visa facilitar a negociação de débitos tributários até 31/12/2014 e em débitos superiores a R$ 50.000,00 (Cinquenta Mil Reais), podendo ser parcelados em número maior de parcelas. É mais uma iniciativa do Prefeito Aguiberto Lima Dias em facilitar aqueles contribuintes físicos ou jurídicos que possuem débitos com a Fazenda Municipal de se regularizarem nas suas atividades empresaria e junto a Fazenda Municipal


Brumado: Colisão no Bairro Dr. Juracy

Brumado: Colisão no Bairro Dr. Juracy
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Um automóvel colidiu no fundo do “cavalinho” de uma carreta na tarde dessa segunda-feira (17), na Praça João Romão, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado. Segundo informações passadas a redação do Brumado Agora, o condutor do primeiro veículo perdeu o controle da direção e não conseguiu evitar a colisão. Devido o impacto, os ocupantes do automóvel  tiveram graves ferimentos, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e conduzidos ao Hospital Professor Magalhães Neto. As reais causas do acidente serão apuradas pela polícia, que esteve no local registrando a ocorrência.

Brumado: Colisão no Bairro Dr. Juracy
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora
Brumado: Colisão no Bairro Dr. Juracy
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Policiais militares realizam assembleia na próxima sexta-feira

Policiais militares realizam assembleia na próxima sexta-feira
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Uma assembleia geral com a participação de policiais e bombeiros, além de várias associações das categorias a exemplo da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra) e da Associação de Praças da Polícia Militar da Bahia (APPM-BA), será  realizada na próxima sexta-feira (21), a partir das  15h, no Wet'n Wild, na avenida Paralela, em Salvador. O encontro deliberará sobre aceitação ou rejeição, total ou parcial, das propostas apresentadas pelo governador Jaques Wagner. Além disso, será discutido o andamento do processo de modernização da Polícia Militar, que está sendo conduzido por um grupo de trabalho (GT) composto pelas associações da corporação e por membros do governo, que segundo o comandante geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, já existe o prazo até o dia 10 de abril deste ano para apresentação das medidas a serem adotadas pelo governo, decisão esta acordada entre os participantes de uma reunião realizada no dia 21 de fevereiro, com a participação do governador Jaques Wagner, secretários estaduais e associações de policiais militares.


Brumado: Morre o empresário Cleio Antônio Diniz

Brumado: Morre o empresário Cleio Antônio Diniz
Foto: Arquivo Familiar

O empresário Cleio Antônio Diniz veio a óbito na noite desta segunda-feira (17), por volta das 22h30m.  Natural cidade de Pará de Minas – MG, Diniz veio para Brumado em 1969, onde consolidou a empresa Transportes Cleza Ltda e obteve sucesso com o empreendimento. O corpo  receberá as últimas homenagens em sua residência localizada na Fazenda Olhos D’Água, na manhã desta terça-feira (18), por volta das 10:00 horas, e depois segue para Belo Horizonte, onde, por sua vontade, será sepultado junto a sua mãe.  Ele deixa 5 filhos e esposa.


Brumado: Pai de Santo é vítima de preconceito

Brumado: Pai de Santo é vítima de preconceito
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Alegando ser vítima de preconceito, um babalorixá da cidade de Brumado registrou uma ocorrência na delegacia local, na manhã desse domingo (16).  De acordo o denunciante, um jovem proferiu palavras preconceituosas contra a sua opção sexual e crenças religiosas e ainda ofendeu de maneira geral a todos os homens que praticavam o candomblé , embora ele mesmo seja adepto a crença. O acusado prestou depoimento e foi detido sob acusação de injúria agravada pelo preconceito, contudo, mediante fiança,  o mesmo pode responder em liberdade.


Brumado: Polícia Civil recupera moto furtada

Brumado: Polícia Civil recupera moto furtada
Foto: Divulgação

No início da noite desta segunda-feira, 17, a Polícia Civil de Brumado recuperou em uma construção abandonada, no Bairro Malhada Branca, uma motocicleta que havia sido furtada na noite de domingo (16), no Bairro Olhos D'água. Segundo informações passadas ao Brumado Agora pelo delegado coordenador da 20ª Coorpin, Leonardo Rabelo, o proprietário da motocicleta já compareceu a delegacia para retirar o veículo.


Campeonato do Sudoeste: Definidas as equipes que disputarão o zonal em Brumado

Campeonato do Sudoeste: Definidas as equipes que disputarão o zonal em Brumado
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Foram definidas as equipes que participarão do 12º Campeonato Sudoeste de Futsal, dias 29 e 30 de março, no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, em Brumado. São elas: Brumado Futsal, Caetité, Guanambi, Licínio de Almeida, Falcão (Aracatu) e Jânio Quadros. Além de Brumado, os zonais serão realizados em: São Félix do Coribe, Barra do Choça, Iguaí, Tanhaçu e Ibicoara. Os zonais finais e semifinais ainda não tem local definido. 


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais