CEEP: PARA GARANTIR VAGA, PESSOAS DORMIRAM NA FILA

CEEP: PARA GARANTIR VAGA, PESSOAS DORMIRAM NA FILA Muita gente dormiu na frente do Colégio para garantir uma matricula. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Uma longa fila foi formada na  noite dessa terça-feira, 19, por pessoas que visam garantir uma vaga de estudo na CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional). Muitas destas pessoas  foram para a frente do antigo Colégio Modelo, com colchões, travesseiros e cobertores, tudo isso para conseguir uma matrícula no colégio. As matrículas ainda terão início nesta quinta-feira, 21, mas foi grande a movimentação durante a terça e muitos ainda continuam no local até o dia de hoje e provavelmente à noite. Para passar o tempo, muitos levam jogos como baralhos, para se distraírem.


COMUNICADO: BOMBA ROUBADA NÃO PERTENCE A EMBASA

COMUNICADO: BOMBA ROUBADA NÃO PERTENCE A EMBASA A Embasa informa que a bomba não pertence a empresa. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Em relação à notícia veiculada por alguns veículos de imprensa de Brumado sobre o furto de uma bomba do sistema de abastecimento de água da cidade, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que o referido equipamento não pertence à empresa. A bomba estava sendo destruída para que o cobre fosse retirado, e um rapaz foi preso. Segundo a Polícia, populares que viram três homens na região da ponte do Padre, próximo ao Rio do Antônio desmontando o equipamento fizeram a denúncia. Com a chegada da polícia ao local, os indivíduos fugiram, no entanto, um deles foi capturado.


BRUMADENSE CRIA MÉTODO DE CALENDÁRIO PERMANENTE

BRUMADENSE CRIA MÉTODO DE CALENDÁRIO PERMANENTE Aposentado brumadense cria novo método de Calendário Permanente. (Foto: Janine Andrade | Jornal do Sudoeste)

Fascinado pela Matemática e suas possibilidades, o aposentado brumadense Cristóvão Meira, de 65 anos, criou uma nova fórmula de Calendário Permanente. Após 7 anos de pesquisas e muitos estudos, Cristóvão Meira desenvolveu um método fácil e muito prático para o acompanhamento dos dias, meses e anos, sem a necessidade de a cada fim de ano trocar-se o calendário. Com o novo modelo, é possível situar-se do ano 1000 até 2999, no mesmo calendário, já que o método possui mais de 470 mil combinações de dia/mês/ano. Além disso, o projeto foi desenvolvido em outras línguas, como inglês, Dinamarques, Francês, entre outro, e até mesmo na língua Tupi, pois, de acordo com o aposentado, a ideia é expandir e mostrar a outras culturas a facilidade do calendário. Segundo o aposentado Cristóvão Meira, o objetivo do projeto foi criar um produto sustentável, já que os modelos atuais de Calendário utilizam muito papel e muitos exemplares são descartados todos os finais de ano, para que novos sejam utilizados. “Este calendário visa substituir o atual, pois é econômico e completamente viável para se produzir. O modelo atual, todo ano é substituído gerando gastos e muitas vezes degradando a natureza, já que muitas vezes é descartado de forma incorreta. Com o Calendário Permanente não há a necessidade de substituição”, explicou o aposentado Cristóvão Meira. Questionado pelo Jornal do Sudoeste sobre a existência de outros modelos, inclusive na internet, ele afirma que os apresentados são complexos e de difícil utilização e acesso aos usuários comuns. Ressaltou, ainda, que a intenção é atingir a todas as massas, inclusive, aquelas pessoas que não possuem as condições mínimas e básicas de sobrevivência, muito menos internet e acesso a informação. 


BRUMADO: ACESSO AO APERTADO DO MORRO ÀS ESCURAS

BRUMADO: ACESSO AO APERTADO DO MORRO ÀS ESCURAS A pista que dá acesso ao Bairro Apertado do Morro está completamente às escuras. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Através de um email enviado à redação do Brumado Agora, moradores do Bairro Apertado do Morro, em Brumado, reclamam da escuridão na pista que dá acesso ao Bairro. “Precisa-se urgentemente de iluminação na pista do bairro apertado do morro, onde o mesmo se encontra em uma escuridão de dar medo. Pedimos que o setor de iluminação da Prefeitura de Brumado resolva esse problema”, disse a internauta do BA. Nossa reportagem passou no local na noite de terça-feira, 19, e flagrou a escuridão no local.


BARRA DA ESTIVA: POLÍCIAS PRENDEM ASSALTANTES

BARRA DA ESTIVA: POLÍCIAS PRENDEM ASSALTANTES Os dois bandidos foram presos após terem assaltado um posto de gasolina. (Foto: Divulgação)

Na noite dessa terça-feira, 19, após operação conjunta entre as policias militares de Barra da Estiva, Tanhaçu e CAESG (Cipe/Sudoeste), foram presos em flagrante delito Lucicleyton Silva do Nascimento, de 22 anos, e Jazon Luis Oliveira do Nascimento Junior, de 19 anos, que já possui um mandado de prisão em aberto pelo crime de trafico de drogas, na cidade de Salvador, por realizarem um assalto a mão armada em um posto de gasolina, por volta das 5h27 da madrugada. Além disso, os acusados feriram com um tiro na perna o frentista Ronaldo Santos Caíres, e com eles ainda foi encontrado um revólver Taurus Cal. 38, duas folhas de cheque e R$ 105,00, em espécie, além do celular do referido frentista.


BRUMADO: MAIS UMA BAIXA NO TRÁFICO DE DROGAS

BRUMADO: MAIS UMA BAIXA NO TRÁFICO DE DROGAS A droga estava tinham vindo de São Paulo, e seria entregue a um traficante em Brumado. (Foto/Composição: Wilker Porto | Brumado Agora)

As Polícias Militar e Civil tem agido incessantemente no combate ao tráfico de drogas em Brumado e, na noite desta terça-feira (19), após um trabalho de investigação, policiais do serviço de inteligência da polícia civil e do SME (Sessão de Missões Especiais) da polícia militar conseguiram prender Fabiano da Conceição, 28 anos, com 4 kg de maconha, 1 kg de pasta base de cocaína e mil ampolas para embalo de droga. O acusado  foi preso após descer de um ônibus na garagem da Novo Horizonte. A polícia informou que conseguiu chegar ao homem após receber informações de que ele estaria chegando à cidade com a droga. Ele foi preso em flagrante, encaminhado para a delegacia e deverá responder por tráfico de drogas. Essa é a segunda grande apreensão de drogas na cidade. No último sábado (16), a polícia militar apreendeu 10 kg de entorpecentes.


POLÍCIAS APREENDEM ACUSADOS DE TRÁFICO EM BRUMADO

POLÍCIAS APREENDEM ACUSADOS DE TRÁFICO EM BRUMADO A apreensão da droga e do material aconteceu no Bairro Santa Tereza. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Uma operação das polícias civil e militar no início da noite desta terça-feira, 19, chamou a atenção de quem passava pelo Bairro Santa Tereza, em Brumado. Três viaturas fizeram cercaram uma casa, após suspeitar de um grupo que estava em frente. Ao adentrarem a residência, os policiais encontraram uma quantidade de maconha e cocaína, ampolas para embalo de cocaína, R$ 4 mil reais em espécie, cachimbos, um narguile, um notebook, um tablete, e peças de uma moto desmonta. Todo o material foi apreendido e encaminhado para a delegacia onde deverá ser periciado. Três rapazes e uma mulher foram detidos sob a suspeita de tráfico de drogas e estão à disposição da justiça.

POLÍCIAS APREENDEM ACUSADOS DE TRÁFICO EM BRUMADO A droga e o material apreendidos será encaminhada para perícia. (Foto/Composição: Wilker Porto | Brumado Agora)

ALAB PROMOVEU PALESTRA SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

ALAB PROMOVEU PALESTRA SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Psicóloga Eliane Gusmão palestrante da noite. (Foto: Janine Andrade | Jornal do Sudoeste)

Na noite dessa segunda-feira, 18, a Academia de Letras e Artes de Brumado (ALAB), em parceria coma a Secretaria de Educação de Brumado e a Academia de Cultura da Bahia (ACB), realizaram no auditório do SEMAC, em Brumado, palestra com a psicóloga conquistense Eliane Quadros Gusmão, professora universitária (UNEB), integrante da Academia de Cultura da Bahia e da Academia Internacional de Letras, Ciências e Artes, sediada em Buenos Aires, Argentina, com o tema ‘Inteligência Emocional’. A psicóloga falousobre as habilidades do seu humano em lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação e relacionamentos interpessoais. “Em Brumado há bons representantes na educação e na cultura. Trazer o tema ‘Inteligência Emocional’ para ser aqui abordado é de grande valia, pois o tema está presente nos vários ramos do ensino, como também no mundo coorporativo”, disse a psicóloga. Estiveram presentes ao evento: a atual presidente da ALAB, Ailma Trindade Leite; Miguel Lima Dias, representando o prefeito Aguiberto Lima Dias; Acadêmico Antônio Novais Torres, Cofundador da ALAB; o médico Geraldo Leite Azevedo, ex-presidente da ALAB; a Secretária de Educação do Município, Professora Acácia Gondim Ribeiro e  o advogado e escritor Benjamim Batista.


JUSSIAPE: ATRAVÉS DE MARQUINHO ESTÁDIO SERÁ GRAMADO

JUSSIAPE: ATRAVÉS DE MARQUINHO ESTÁDIO SERÁ GRAMADO Foto: Divulgação

O deputado Marquinho Viana juntamente com Bel, Prefeito de Jussiape solicitaram ao Superintendente de Desportos do Estado da Bahia, Sr. Bobô  (Raimundo Nonato Tavares da Silva), a implantação do gramado do Estádio de Futebol do referido município, sendo de pronto atendidos. Com a autorização de Bobô, brevemente, o Estádio estará gramado.


BRUMADO: CARRO FUMACÊ IRÁ ATUAR NA CIDADE

BRUMADO: CARRO FUMACÊ IRÁ ATUAR NA CIDADE O carro fumacê atuará em Brumado durante os próximos 15 dias. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Após uma reunião realizada na tarde desta terça-feira, 19, entre a Secretaria Municipal de Saúde de Brumado e a Divep – Diretoria Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) ficou definido que o carro fumacê atuará em Brumado, durante 15 dias. Isso devido ao grande número de casos de dengue na cidade. Segundo Agnaldo Orrico, “o objetivo da nossa visita à Brumado, é avaliar a situação da dengue no município e a partir dessas informações, fazer um planejamento estratégico para reduzir as ocorrências de dengue na cidade. Em função do aumento do número de casos, fizemos mudanças de estratégias no combate a dengue. Lembrando que o combate é feito durante o ano todo, só que nesse momento é necessário fazer uma reorganização das ações e das execuções das atividades”. O carro fumacê estará atuando em Brumado a partir desta terça e durante os próximos 15 dias, em pontos estratégicos, definidos pela vigilância epidemiológica de Brumado e do Estado, onde foi feito um mapeamento desses lugares. A secretária de Saúde solicita  que a população dos bairros, onde será feito a dedetização, abra as portas e janelas e cubra os alimentos.

BRUMADO: CARRO FUMACÊ IRÁ ATUAR NA CIDADE O carro fumacê irá dedetizar pontos estratégicos na cidade. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

BRUMADO: CARNE CLANDESTINA APREENDIDA NO MERCADO

BRUMADO: CARNE CLANDESTINA APREENDIDA NO MERCADO Carnes clandestinas e em estado de decomposição apreendidas em Brumado. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Na tarde desta terça-feira, 19, uma ação conjunta realizada pela ADAB, Polícias Militar e Civil, Secretária da Fazenda e Vigilância Sanitária Municipal, apreendeu carne clandestina no mercado de Carnes, em Brumado. A reportagem do Brumado Agora acompanhou de perto a ação que, segundo informações da ADAB, só foi possível devido a denúncias de que carnes de suínos e bovinos, de origem clandestina, estariam sendo comercializadas no mercado. Em entrevista ao Brumado Agora, o gerente regional da ADAB, Márdio David Alves, comentou a ação. “O que nós apreendemos aqui no mercado municipal foi carne clandestina de suínos. Encontramos carnes estragadas, já em estado de decomposição, carnes com bicho, carne que não foi inspecionada pelos veterinários da ADAB, que não passou pelos procedimentos legais e não foi passada também pelo frigorífico. São carnes de animais abatidos clandestinamente, com isso, essa mercadoria foi apreendida. O proprietário será conduzido à delegacia e irà responder processo no Ministério Público por vender produto de risco”, ressaltou.


MATRÍCULAS ABERTAS NO COLÉGIO ESTADUAL DE BRUMADO

MATRÍCULAS ABERTAS NO COLÉGIO ESTADUAL DE BRUMADO As matrículas terão início na quinta-feira, 21. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Nesta quinta feira 21/02 e sexta-feira 22/02, o Colégio Estadual de Brumado realizará as matrículas para alunos que cursarão o 1º ano do ensino médio, concluintes da 8º (9º) do Ensino Fundamental da rede municipal. Vale lembrar que os alunos de 1º, 2º e 3º do Ensino Médio da rede estadual e privada deverão fazer suas matrículas nos dias 27 e 28 de fevereiro. O horário de atendimento será das 8h às 20h. Os pais ou responsável deverão comparecer à unidade escolar portando 2 fotos 3x4, xérox e original do RG, CPF, certidão de nascimento, comprovante de residência (água, luz, telefone), histórico escolar ou declaração do aluno.Maiores informações, através do número (77) 3441-3604.


WP ÁUDIO ESTÚDIO: GRAVAÇÕES DE PROPAGANDAS

WP ÁUDIO ESTÚDIO: GRAVAÇÕES DE PROPAGANDAS WP Áudio Estúdio - Wilker Porto

O WP Áudio Estúdio conta com o que a de melhor em produção de áudio digital, possuímos os mais modernos equipamentos profissionais disponibilizados no mercado, além do renomado Locutor e Produtor WILKER PORTO, agregamos também locutores com vasta experiência em rádio e locução de off, somos especialistas em chamadas comerciais de eventos (shows, campanhas religiosas, aniversários de cidades e rádios…), fazemos também com a mesma qualidade gravação para carro de som com efeitos e montagens exclusivas do WP Áudio Estúdio, produzimos vinhetas faladas para rádios e web rádios, e entregamos o seu material no mesmo dia para aprovação. Entre em contato, através de nosso email, [email protected] ou celular 77 9992-3542.


BRASIL: GOVERNO FEDERAL AMPLIA BOLSA FAMÍLIA

BRASIL: GOVERNO FEDERAL AMPLIA BOLSA FAMÍLIA Com ampliação do Brasil sem Miséria, 2,5 milhões de famílias vão receber complemento de renda

Com a ampliação do Programa Brasil sem Miséria, anunciada hoje (19) pelo governo federal, cerca de 2,5 milhões de famílias cadastradas no Bolsa Família vão receber complemento para alcançar a renda mínima de R$ 70 por pessoa, considerado o patamar que supera a linha da extrema pobreza. A partir de março, quando passarão a receber o benefício, nenhuma família cadastrada estará abaixo dessa linha. Com a ação, o governo considera que terá retirado da miséria cerca de 22 milhões de pessoas desde 2011. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, esse incremento custará aproximadamente R$ 770 milhões este ano, elevando o orçamento do Bolsa Família em 2013 para R$ 24 bilhões. Apesar de eliminar a pobreza extrema das famílias cadastradas, o ministério estima que aproximadamente 700 mil famílias estejam nessa condição e precisem ser localizadas. A presidenta Dilma reforçou, nos discursos que fez este ano, a importância da colaboração dos prefeitos para encontrar essas famílias e cadastrá-las no Bolsa Família para que também deixem a situação de miséria até 2014.


FEIJÃO E ARROZ: APRENDA A DRIBLAR A ALTA DOS PREÇOS

FEIJÃO E ARROZ: APRENDA A DRIBLAR A ALTA DOS PREÇOS Veja como driblar o reajuste nos preços.

O tradicional feijão com arroz e farinha estão caros. E as soluções para enfrentar a alta de cesta básica, principalmente nos produtos essenciais à mesa do baiano como a farinha de mandioca (66,67%), o feijão (20,80%) e o arroz ( 9,81%) são a pesquisa e o drible. Este é o conselho de Selma Magnavita, presidente do Movimento das Donas de Casa e Consumidores da Bahia (MDCBa). “Em primeiro lugar, a gente aconselha a pesquisar o mais barato, ou seja, uma marca com o mesmo valor nutricional, mas com preços mais acessíveis”, aconselha Magnavita. Ela prossegue indicando que em segundo lugar se pode driblar a situação: “Se você consome 10kg de feijão por mês, passe acomprar 6kg e complemente com legumes”, afirmou. Assim também pode se fazer com os outros produtos, compras de menor quantidade. E com a farinha, a dona de casa deve fazer mais pirão, pois o prato com pouca farinha rende mais. “Por exemplo, a carne cozida com legumes. Deve-se usar menos o produto e coloca mais legumes, sempre encontrados na região, e o prato é acompanhado de pirão”, afirma a presidente da MDCBa. Outro prato indicado por Magnavita é o macarrão, que pode ser também acrescentado de frango e legumes. Ela ensina a receita: “é o macarrão com cenoura e batatas. Deixa o frango cozinhar bem e os legumes também. Coloca no forno, após acrescentar o caldo do frango cozido, inclusive podem-se colocar rodelas de ovos cozidos por cima”. Por Noemi Flores - Tribuna.


BRUMADO: HOMEM É PRESO DESMONTANDO BOMBA D'ÁGUA

BRUMADO: HOMEM É PRESO DESMONTANDO BOMBA D'ÁGUA O rapaz e a bomba foram encaminhados para a delegacia de Brumado. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Na manhã desta terça-feira, 19, a Polícia Militar 34ª CIPM-Brumado, com a guarnição PETO - Pelotão Especial Tático Operacional prendeu um rapaz que, segundo informações da própria polícia, estava desmontando uma bomba d'água para a retirada do cobre. A polícia foi informada do crime por populares que viram três homens na região da ponte do Padre, próximo ao Rio do Antônio desmontando o equipamento. Com a chegada da polícia ao local, os indivíduos fugiram, no entanto, um deles foi capturado. A polícia tentará identificar o proprietário do equipamento. O homem capturado foi encaminhado para a delegacia, onde prestará depoimento e ficará a disposição da justiça.


CÂMARA: VEREADORES BRUMADENSES RECEBEM NOTEBOOKS

CÂMARA: VEREADORES BRUMADENSES RECEBEM NOTEBOOKS Os notebooks foram entregue pelo presidente Alessandro Lobo a todos os vereadores. (Foto/Reprodução: Luan Vinicius | Jovem Hits)

Aconteceu nessa segunda-feira, 18, mais uma sessão da Câmara de Vereadores de Brumado e, durante a reunião, o presidente da Casa, Alessandro Lobo (PSL), entregou um notebook a cada um dos 13 vereadores. Os aparelhos serão utilizados para auxiliar os mandatos dos vereadores e, lembrou Alessandro, todos os notebooks pertencem ao legislativo. “Vocês, a partir de agora, terão mais conectividade. Todos os aparelhos são do patrimônio do município e são somente para o uso em prol do mandato”. Cada vereador assinou um termo de responsabilidade. Essa é uma das primeiras ações do presidente do Legislativo que tinha prometido oferecer condições para que os vereadores possam trabalhar e  atender as demandas da população.


BRUMADO: MATRICULAS ABERTAS NO CEEP

BRUMADO: MATRICULAS ABERTAS NO CEEP As matrículas terão início na quinta-feira, 21. (Foto/Arquivo: Wilker Porto | Brumado Agora)

Terão início nesta quinta-feira, 21, as matrículas do CEEP - Centro de Educação Profissional - (antigo Colégio Modelo). Os cursos autorizados pela SEC foram: Meio ambiente, Contabilidade e Logística, nos turnos matutino e vespertino, e curso de Administração (para alunos maiores de 18 anos, que será ministrado no turno noturno. A direção informa ainda que para efetivar a matrícula é necessário o CPF do aluno,portanto, quem ainda não o possui  deve providenciá-lo até quinta feira.


BRUMADO: CASA ARROMBADA NO BAIRRO OLHOS D’ÁGUA

BRUMADO: CASA ARROMBADA NO BAIRRO OLHOS D’ÁGUA A casa foi arrombada na Rua Senegal, no Bairro Olhos d'água. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Na tarde do último domingo (17), uma casa localizada na Rua Senegal, no Bairro Olhos d’água, em Brumado, foi invadida por bandidos. “Nossa casa ficou vazia das 10h às 14 horas e, quando meu marido chegou em casa, percebeu que havia sido arrombada”, disse uma mulher que manteve contato com o Brumado Agora. Ainda segundo a vítima, que pediu reserva de identidade, os arrombadores subtraíram: uma TV LED de 22 polegadas, dois celulares, uma aliança e várias jóias. “Peço que se alguém viu algum movimento estranho por estas imediações que informem polícia, pois qualquer informação é valida. Essa não é a primeira vez que me acontece, já arrobaram minha casa antes, às vezes chego apensar que pode ter sido a mesma pessoa”, finalizou a proprietária da casa.


BRUMADO: AGUIBERTO FAZ BALANÇO DE GOVERNO

BRUMADO: AGUIBERTO FAZ BALANÇO DE GOVERNO Aguiberto acredita que os primeiros 100 dias de governo serão difíceis. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

O prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PSL) deu entrevista à jornalista Mirna Bianca do Jornal Tribuna do Sertão e questionado se após 40 dias no cargo, já é possível apontar quais as principais dificuldades em administrar uma cidade como Brumado, ele respondeu: “Geralmente esses primeiros 100 dias são difíceis, por que é preciso, em um curto espaço de tempo, tomar conhecimento daquilo que mais necessita o município. Mas o nosso primeiro passo é estruturar a parte do pessoal, que vai trabalhar na área da Educação, já que nós tivemos muitas demissões no governo passado. Então estamos estruturando a secretaria para podermos dar início às aulas no dia 18 de fevereiro. O nosso carro chefe da administração vai ser a Educação, pois entendemos que a Educação é a base de tudo. Mas temos também a Saúde, que está necessitando de algumas contratações. E a prefeitura está vivenciando ainda o que foi acordado no TAC [Termo de Ajustamento de Conduta, assinado pelo ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos com o Ministério Público], que diz que todas as contrações devem ser através de concurso ou processo seletivo. E até 30 de abril, prazo que a Promotoria Pública nos deu, estaremos regular com os contratados por concurso público ou processo seletivo”, finalizou o prefeito da Capital do Minério.